• Nenhum resultado encontrado

HP Software Support Foundation

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HP Software Support Foundation"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Com mais de 20 anos de excelência e experiência, o HP Software Support oferece suporte técnico abrangente e atualizações para a HP Software. Sua equipe de TI pode ter acesso rápido e confiável a especialistas bem treinados que dão consultoria sobre recursos da HP Software, identificação de problemas, diagnóstico e soluções. O HP Software Support fornece mais do que suporte pós-vendas para manter seu ambiente – ele foi desenvolvido para aumentar o tempo de operação, reduzir o TCO e gerar resultados de negócios eficientes.

Capacite sua empresa com o HP

Software Support

• Solução de problemas: obtenha acesso a recursos técnicos especializados

• Atualizações de software: receba as atualizações mais recentes, novos recursos e soluções disponíveis

• Acesso: aproveite o suporte on-line 24 horas para autodiagnóstico

• Estabilidade: aumente o desempenho do sistema e reduza paralisações

• Redução de TCO: permita uma resolução mais rápida de problemas e reduza o consumo de recursos

• Otimização: aprimore seu ambiente de TI com nossos conhecimentos técnicos

• Comunicação: receba notificações proativas sobre novos patches e versões de software; participe de fóruns de discussão; pesquise nossa ampla base de conhecimento on-line.

HP Software Support Foundation

Especificações técnicas

Destaques das características

• Atualizações de software

– Download de atualizações para determinados produtos da HP Software

– Notificação de e-mail para novas versões – Solicitação de atualizações on-line • Suporte 24 horas para autodiagnóstico • Análise eficiente e eficaz de problemas

– Identificação de problemas

– Acesso a recursos técnicos especializados – Disponibilidade em 10 idiomas

– Gerenciamento hierárquico

• Objetivos de tempo de resposta definidos com Objetivos de tempo de resposta aprimorados para clientes 24x7 • Recurso de software e suporte operacional

• Opções de períodos de cobertura e níveis de serviço (9x5 ou 24x7)

Para obter mais informações sobre todas as nossas ofertas de suporte, acesse:

(2)

2

Software Support Online

Suporte de autoatendimento a seu alcance

Disponível 24 horas por dia, fornece as ferramentas de suporte técnico interativo necessárias para gerenciar seus softwares da HP , permitindo que sua equipe de TI faça um autodiagnóstico -rapidamente ou registre casos de suporte de maneira eletrônica. O HP Software Support Online (SSO) oferece uma ampla gama de conhecimentos da HP Software, levando até você abrangentes recursos de suporte. Além disso, o SSO fornece relatórios on-line sobre incidentes a um número ilimitado de usuários. Ele permite:

• Fazer pesquisas em nossa extensa base de

conhecimentos técnicos para problemas conhecidos, documentos técnicos, manuais e patches

• Registrar, acompanhar e atualizar casos eletronicamente

• Analisar, revisar e renovar seu contrato do HP Software Support

• Registrar-se para notificações de e-mail para vários patches e atualizações de produtos da HP Software • Baixar eletronicamente os patches mais recentes

para produtos da HP Software

Acesse o SSO: www.hp.com/go/hpsoftwaresupport

Quando considerar o regime 24x7

• As necessidades e a disponibilidade da TI mudam depois do horário do expediente ou nos finais de semana

• É necessário maior tempo em atividade • A implantação global é uma meta

• Ambiente de TI com complexidade média a alta • Objetivo de tempo de resposta em uma hora para

problemas com severidade 1

Os objetivos de tempo de resposta são tempos de resposta iniciais típicos para solicitações de suporte. A HP geralmente pode não fornecer essa resposta nos objetivos de tempo de resposta.

Definições:

Nível de severidade 1 – Crítico: sistema de produção parado – O produto HP não pode ser utilizado, resultando em uma interrupção total do trabalho ou outro impacto crítico nas operações. Não há nenhuma solução disponível. Os casos recém-recebidos serão avaliados por meio de conversas com o cliente para confirmar se atendem aos critérios e poderão ser classificados com gravidade menor, se for o caso. Nível de severidade 2 – Sério: falha em recurso/ função principal – As operações ficam seriamente limitadas. Existe uma solução alternativa disponível. Nível de severidade 3 – Médio: falha em um recurso/ função secundária – O produto não funciona conforme esperado, há um impacto pequeno na utilização e uma solução implantada aceitável. Severidade 4 – Baixa: problema secundário – Pode ser classificado como uma solicitação para documentação, informações gerais, solicitação de aprimoramento e assim por diante.

Serviços HP Software

Informações sobre pedidos

O suporte da HP Software 9x5 pode ser solicitado usando os códigos de produto de serviço HA106A1 (inicial 1 ano), HA106A3 (inicial 3 anos) e HA106AC (contratual).

O suporte da HP Software 24x7 pode ser solicitado usando os códigos de produto de serviço HA107A1 (inicial 1 ano), HA107A3 (inicial 3 anos) e HA107AC (contratual). Mais informações

Para obter mais informações sobre os serviços HP Software, acesse

www.hp.com/go/hpsoftwaresupport/support_options Por meio de ofertas inovadoras em Suporte, Software-as-a-Service (SaaS) e Serviços Profissionais, fazemos com você uma parceria para ajudar a garantir seu sucesso e retorno sobre o investimento.

Para acessar o suporte técnico interativo, acesse

www.hp.com/go/btosoftware e veja os principais recursos e os serviços oferecidos.

A Comunidade de soluções da HP Software é seu lugar para fazer contatos sociais, aprender e participar via fóruns, eventos, blogs e mais. Para saber mais, acesse

www.hp.com/go/swcommunity

Objetivos de tempo de

resposta Nível de severidade 1 Nível de severidade 2 Nível de severidade 3 Nível de severidade 4

9x5 em dias úteis, em

horário comercial local 2 horas 6 horas 8 horas 1 dia útil

24x7, segunda a domingo,

365 dias por ano 1 hora com resposta priorizada do suporte

(3)

3

Especificações e recursos do HP Software Support

Recurso Especificações do serviço

Software Support

Online Você tem acesso 24x7 ao SSO, incluindo acesso a contratos de suporte, downloads de atualizações e gerenciamento de seu perfil. O SSO fornece acesso a uma base de dados de conhecimento, incluindo informações relacionadas a sintomas conhecidos e soluções propostas, especificações e documentação técnica.

Autodiagnóstico

avançado Após um registro de caso original ou uma consulta à base de conhecimento, você receberá uma resposta inteligente. Parâmetros expandidos de consulta permitem métodos flexíveis de pesquisa. Você pode pesquisar produtos e versões específicos. Suas tentativas de pesquisa são carregadas no histórico de casos, permitindo que os engenheiros detectem os problemas.

Acesso a recursos

técnicos Você pode acessar nossos recursos técnicos para assistência na solução de problemas de software ou operacionais por meio do SSO ou por telefone. Opção de período de

cobertura Você tem a opção de escolher cobertura 9x5 ou 24x7. O atendimento é baseado no local do seu contrato de suporte. • 24x7: disponível 24 horas por dia, de segunda a domingo, 365 dias por ano.

• 9x5: disponível entre 8:00 e 17:00 em horário comercial local, excluindo feriados. Os objetivos de tempo de resposta para chamados realizados fora do período de cobertura serão aplicados no próximo dia útil. Idioma usado no

suporte Nossos centros internacionais estão estruturados para oferecer acesso ao idioma local na maioria dos países. Em geral, a HP oferece suporte a seus produtos em inglês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, espanhol, português, russo ou chinês (cantonês e mandarim). Dependendo da disponibilidade de engenheiros, o suporte pode estar disponível em outros idiomas. O suporte fora do horário comercial local padrão pode ser fornecido apenas em inglês.

Gerenciamento

hierárquico A HP estabeleceu procedimentos formais de hierarquia para facilitar a solução de problemas de software complexos. Atualizações de

software “Atualizações” significam correções de bugs, patches e novas Versões Principais e Complementares geralmente disponibilizadas pela HP, seus cessionários ou sucessores, para clientes com contratos de suporte atuais ativos. Uma Atualização é considerada Software, quando comercialmente disponibilizada pela HP, a seu cessionário ou um sucessor.

Quando a HP lança Atualizações a determinados manuais de referência e da HP Software, deve disponibilizá-los para seu gerente de sistema. Você pode optar dentre vários tipos de mídia. Códigos de acesso e chaves de licença necessários são disponibilizados diretamente ou por meio das instruções fornecidas.

Os termos de licença para Atualizações devem ser (a) conforme descrito nos termos de licença de software da HP, correspondentes à licença de software subjacente pré-requisito do cliente, (b) de acordo com os termos atuais de licença do fabricante do software de terceiros, e (c) quaisquer termos adicionais de licença de software que possam acompanhar as Atualizações fornecidas de acordo com esse serviço.

Patches À medida que novos patches forem se tornando disponíveis, a HP irá publicá-los no SSO para facilitar o acesso. A HP fornecerá instruções sobre como obter o patch por meio do fabricante do software original para determinados produtos de terceiros.

Pessoas designadas

(4)

4

Recurso Especificações do serviço

Suporte a hardware Se você possuir um contrato de manutenção de hardware da HP no local, o suporte a software irá registrar uma solicitação de serviço para a organização de suporte a hardware em seu nome. Caso você não possua um contrato de manutenção de hardware da HP no local, o suporte a software poderá auxiliá-lo com o registro de uma solicitação de serviço por chamado.

Versão de software Uma Versão Principal geralmente inclui grandes aperfeiçoamentos ou novas funcionalidades, indicados pela mudança no número à esquerda da casa decimal (por exemplo: da versão 6.0 para 7.0). Uma Versão Complementar geralmente inclui aperfeiçoamentos funcionais, indicados pela mudança à direita da primeira casa decimal (por exemplo: versão 6.1 para 6.2).

Licenças por período Na compra do Suporte em conjunto com uma licença por período, a HP oferece suporte somente pelo SSO. Todos os casos devem ser registrados on-line.

Produtos que não são

da marca HP A HP oferecerá suporte a determinadas versões de softwares que não sejam da HP somente se esse software receber suporte do fornecedor. A distribuição de determinadas atualizações de produtos de outros fabricantes, contratos de licença e chaves de licença pode ser feita diretamente do fornecedor para a sua empresa.

Suporte simultâneo Para qualquer Atualização oferecida no Suporte, ou qualquer migração autorizada pela HP, sem custos adicionais, de um produto de Software atual para um produto da HP Software diferente (“Software

migrado”), a HP autoriza você, por um período de seis (6) meses a partir da entrega do Software migrado, a menos que especificado de outra forma pela HP (pelas categorias listadas abaixo) como parte de um comunicado de migração oficial do Software da HP (“Período de migração”), a usar tanto a versão de Software atual quanto o Software migrado simultaneamente (“Período de uso simultâneo”). Não obstante o acima disposto, o Período de uso simultâneo não pode se estender além do final do suporte para o produto de Software atual. Durante o Período de uso simultâneo, você está autorizado somente a usar o Software migrado para gerenciar o mesmo ambiente que é gerenciado atualmente usando a versão de Software atual. No final do Período de uso simultâneo, sua licença para a versão do Software atual terminará. A HP irá classificar cada migração de Software em uma das quatro categorias seguintes:

• Padrão (Período de uso simultâneo de 6 meses) • Avançado (Período de uso simultâneo de 12 meses) • Complexo (Período de uso simultâneo de 18 meses) • Excepcional (Período de uso simultâneo de 24 meses)

Fim do suporte A HP oferece suporte para as Versões Complementares atuais e anteriores da Versão Principal atual. A HP fornecerá suporte à Versão Complementar mais recente de uma versão Principal (por exemplo, 6.2) para (i) vinte e quatro (24) meses a partir da data em que uma nova Versão Principal (por exemplo, 7.0) se tornar disponível ou (ii) até a data em que a próxima Versão Principal (por exemplo, 8.0) se tornar disponível, o que ocorrer primeiro. Se a HP descontinuar um produto e não disponibilizar outra Versão Principal comercialmente como uma Atualização, a HP fornecerá suporte por vinte e quatro (24) meses contados a partir da data de aviso de descontinuação do produto. A HP poderá descontinuar ofertas específicas de Suporte não mais fornecidas pela HP mediante notificação com sessenta (60) dias de antecedência. Retorno ao suporte Se você deixar que o Suporte perca a validade, a HP cobrará todas as tarifas de Suporte vencidas e

poderá cobrar uma taxa administrativa de quinze por cento (15%) sobre o total das tarifas de suporte vencidas para reiniciar o Suporte. A HP pode solicitar também que você faça alterações a determinados hardwares ou softwares para atender aos requisitos de elegibilidade de novas Versões. Você somente poderá se reinscrever mediante o pagamento dos seguintes encargos: (i) a taxa anual de Suporte do termo de renovação, (ii) cem por cento (100%) de todas as taxas anuais de Suporte que teriam sido pagas se você não tivesse interrompido as ofertas de Suporte e (iii) a taxa administrativa de quinze por cento (15%), se aplicável.

(5)

5

Especificações e recursos do HP Software Support (cont.)

Recurso Especificações do serviço

Qualificação do suporte a

software Para qualificação contínua do Suporte, o Cliente deve manter todas as licenças de produtos de Software com o mesmo código de peça e todos os produtos de Software pré-requisitos tecnicamente dependentes, que fazem parte da mesma implementação em todos os números de identificação de contrato de suporte (“SAID”) (conjuntamente denominados “Conjunto de licenças”) do Cliente no mesmo nível do suporte a Software.

Para que não restem dúvidas, são fornecidos os seguintes exemplos: O Cliente possui dois Conjuntos de licenças para um determinado produto da HP Software:

Conjunto de licenças da HP

Software Número de licenças Nível de suporte a software necessário

Exemplo de cenário aceitável Exemplo de cenários NÃO permitidos

Conjunto de licenças Um para

Produto A 100 24x7 Manter um contrato de suporte a software válido para TODAS as 100 licenças em nível 24x7

Exemplo 1:

• 25 licenças com suporte 24x7 • 75 licenças com suporte 9x5 Exemplo 2:

• 25 licenças com suporte 24x7 • 75 licenças sem contrato de

suporte a software válido Conjunto de licenças Dois para

Produto A 200 9x5 Manter um contrato de suporte a software válido para TODAS as 200 licenças em nível 9x5

• 50 licenças com suporte 9x5 • 150 licenças sem contrato de

suporte a software válido O Cliente não pode cancelar o Suporte para uma parte das licenças em um Conjunto de licenças a menos que o Cliente, no momento da renovação do Suporte, (i) encerre os direitos de licença das licenças sem suporte, ou (ii) certifique que as licenças sem suporte não serão usadas e não receberão nenhum dos serviços fornecidos por meio do Suporte (a “Certificação”). A Certificação deve ser fornecida por um representante autorizado do Cliente por meio de uma carta por escrito enviada à HP de acordo com as disposições de notificação no contrato de Suporte vigente do Cliente com a HP. A HP se reserva o direito de fazer auditoria da conformidade do Cliente com a Certificação a qualquer momento. Se o Cliente optar por reiniciar o Suporte para qualquer uma das licenças sem suporte cobertas pela Certificação, os termos e condições de Retorno ao Suporte serão aplicáveis.

Cancelamento É possível cancelar pedidos de Suporte ou excluir o Software do Suporte para que entre em vigor na próxima data de renovação do Suporte e mediante notificação por escrito com sessenta (60) dias de

antecedência. Os ajustes de taxas passarão a vigorar na data da próxima renovação, sujeitos aos termos de Qualificação do suporte a software destas especificações técnicas.

(6)

6

Termos do HP Software Support

Esta oferta de suporte é regida pelos Termos de pedido único da HP para Suporte, a menos que especificado de outra forma no documento de cotação do Suporte (“os Termos”). Todos os termos em maiúsculas usados nestas especificações técnicas, mas que não estiverem definidos de outra forma, terão o significado atribuído a eles nos Termos. No caso de conflitos entre estas especificações

técnicas e os Termos, estas especificações técnicas terão precedência. A oferta de Suporte estabelecida nestas especificações técnicas está disponível para as linhas de produtos HP BTO (Business Technology Optimization) e IM (Information Management).

Atualizações – Atualizações de software NÃO são um recurso do suporte básico. Somente para finalidades de esclarecimento, as definições da HP Software de Atualizações estão incluídas abaixo

• Atualização – Atualização do tipo de licença significa a atualização de um tipo de licença para outro após a compra do cliente.

Um exemplo seria mudar de uma Licença por local para uma Licença por área.

• Atualização – Atualização da quantidade de licenças significa a atualização para uma contagem mais alta de licenças após a compra do cliente. Um exemplo seria a atualização de 1.000 nós para 2.500 nós

Os termos adicionais a seguir passar a ser incorporados a estas especificações técnicas:

Geral a. Exclusões. A HP não é obrigada a fornecer serviços de garantia ou suporte para qualquer reivindicação resultante de:

1. Preparação inadequada do local, ou condições ambientais ou do local que não estejam em conformidade com as especificações do local da HP;

2. A não conformidade do Cliente com a especificação da HP, as descrições do trabalho ou estas especificações técnicas;

3. Manutenção ou calibração imprópria ou inadequada;

4. Mídia, software, interface, suprimentos ou outros produtos de terceiros ou do Cliente; 5. Modificações não executadas ou autorizadas pela HP;

6. Vírus, infecção, worm ou código mal-intencionado semelhante não introduzido pela HP; ou 7. Abuso, negligência, acidente, perda ou danos ocorridos em trânsito, danos por fogo ou água,

perturbações elétricas, transporte pelo cliente ou outras causas além do controle da HP.

b. Disponibilidade local. O Cliente pode solicitar suporte de ofertas de suporte atuais da HP. Alguns recursos, ofertas e cobertura (e software relacionado) podem não estar disponíveis em todos os países ou áreas. Além disso, o fornecimento de suporte fora das áreas de cobertura da HP aplicáveis pode estar sujeitos a tarifas de viagem, tempos de resposta mais longos, compromissos de reparos ou restauração reduzidos e horas de cobertura reduzidas.

c. Realocação. A realocação de qualquer software coberto por suporte é responsabilidade do cliente e está sujeita à disponibilidade local e pode resultar em mudanças nas taxas de suporte. Pode ser necessário um aviso prévio razoável para a HP para iniciar o suporte após a realocação. Para produtos de software, qualquer realocação também está sujeita aos termos de licença para esse software. O cliente pode ser solicitado a executar Documentos de transação novos ou com emendas como resultado da realocação. d. Provedores de serviços: A HP se reserva o direito e o cliente concorda com o uso da HP de provedores de

serviços autorizados pela HP para auxiliar no fornecimento de suporte.

e. Modificações. O cliente permitirá que a HP, mediante solicitação da HP e sem custos adicionais, modifique o software para aprimorar a operação, a capacidade de suporte e a confiabilidade, ou para atender a requisitos legais.

f. Força maior. Nenhuma das partes será responsabilizada por atrasos de execução nem pela não execução devido a motivos de força maior; entretanto, esta disposição não se aplicará às obrigações de pagamento do cliente.

(7)

7

Termos do HP Software Support (cont.)

Acesso ao local e aos

produtos

O Cliente deve fornecer acesso à HP ao software coberto pelo suporte; e, se aplicável, adequar o espaço de trabalho e as instalações a uma distância razoável do software; acesso a e uso de informações, recursos de clientes e instalações conforme razoavelmente determinado necessário pela HP para prestar serviço ao software; e os outros requisitos de acesso descritos nestas especificações técnicas. Se o cliente não fornecer esse acesso, resultando na incapacidade da HP de fornecer suporte, a HP terá o direito de cobrar o cliente pelo chamado de suporte com as taxas de serviço publicadas da HP. O Cliente é responsável pela remoção de qualquer software não qualificado para o suporte, conforme orientado pela HP, para permitir que a HP execute o suporte. Se o fornecimento do suporte for dificultado devido a um software não qualificado, a HP cobrará o cliente pelo trabalho extra com as taxas de serviço publicadas na HP.

Suporte a software a. Qualificação. O cliente pode adquirir o suporte a software disponível para software da marca HP apenas se puder fornecer evidência de que tenha adquirido adequadamente uma licença apropriada da HP para esse software. A HP não terá nenhuma obrigação de fornecer suporte devido a alterações ou modificações ao software não autorizadas pela HP ou para software para o qual o cliente não possa fornecer uma prova suficiente de uma licença válida.

b. Documentação. Se o cliente adquirir uma oferta de suporte a software que inclua atualizações de documentação juntamente com o direito de copiar essas atualizações, o cliente poderá copiar essas atualizações somente para o software sob essa cobertura. As cópias devem incluir os avisos apropriados de marca comercial e direito autoral da HP.

Uso de ferramentas proprietárias de serviço para suporte

A HP exigirá o uso do cliente de determinados programas de manutenção e diagnóstico de rede e sistemas de hardware e/ou software (“Ferramentas proprietárias de serviço”), bem como determinadas ferramentas de diagnóstico que possam ser incluídas como parte do sistema do cliente, para fornecimento de suporte sob certos níveis de cobertura. As Ferramentas proprietárias de serviço são e permanecem de propriedade única e exclusiva da HP, são fornecidas “como estão” e incluem, mas não estão limitadas a: software de gerenciamento remoto de falhas, ferramentas de suporte de rede, Insight Manager, Instant Support e Instant Support Enterprise Edition (conhecido como “ISEE”). As Ferramentas proprietárias de serviço podem residir nos sistemas ou locais do cliente. O cliente pode somente usar as Ferramentas proprietárias de serviço durante o período de cobertura de suporte aplicável e apenas conforme a permissão da HP. O cliente não pode vender, transferir, atribuir, penhorar ou de qualquer forma dar em garantia ou transmitir as Ferramentas proprietárias de serviço. Após o término do suporte, o cliente devolverá as Ferramentas proprietárias de serviço ou permitirá que a HP remova essas Ferramentas. O Cliente também será solicitado a:

a. Permitir que a HP mantenha as Ferramentas proprietárias de serviço residentes nos sistemas ou locais do cliente, e auxiliar a HP em sua execução;

b. Instalar as Ferramentas proprietárias de serviço, incluindo a instalação de quaisquer atualizações e patches;

c. Usar a capacidade de transferência de dados eletrônicos para informar a HP sobre eventos identificados pelo software;

d. Se necessário, adquirir hardware de conexão remota especificada pela HP para sistemas com serviço de diagnóstico remoto; e

e. Fornecer conectividade remota por meio de uma linha de comunicações aprovada.

Responsabilidades do Cliente a. Backup de dados. Para reconstruir arquivos, dados ou programas perdidos ou alterados do cliente, o cliente deve manter um sistema ou procedimento de backup separado que não seja dependente do software sob suporte.

b. Soluções alternativas temporárias. O Cliente irá implementar soluções alternativas ou procedimentos temporários fornecidos pela HP enquanto a HP busca soluções definitivas.

c. Ambiente perigoso. O Cliente irá notificar a HP caso use software em um ambiente que imponha possíveis riscos para a saúde ou para a segurança dos funcionários da HP ou terceiros contratados. A HP pode requerer que o cliente mantenha esse software sob supervisão da HP e pode adiar o serviço até que o cliente corrija esses riscos.

d. Representante autorizado. O Cliente terá um representante presente quando a HP fornecer suporte no local do cliente.

e. Lista de softwares. O Cliente irá criar e manter uma lista de todos os softwares sob suporte incluindo: o local do software e os níveis de cobertura. O Cliente deve manter a lista atualizada durante o período de suporte aplicável.

(8)

Este é um impresso digital da HP Indigo.

www.hp.com/go/getconnected

Conecte-se

Veja as tendências de tecnologia, os alertas e as soluções da HP para resultados que fazem a diferença

© Copyright 2009-2011 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos e serviços HP são as estabelecidas nas declarações de garantia expressa que acompanham tais produtos e serviços. Nada aqui contido deve ser interpretado como constituindo garantia adicional. A HP não será responsável por omissões, erros técnicos ou erros editoriais contidos neste documento.

Referências

Documentos relacionados

Nota Para obter mais informações sobre como usar o Instant Share e o software HP Image Zone ou o software cliente HP Instant Share (Mac), consulte a Ajuda do HP Image Zone na

• Gerar nos alunos de Análise e desenvolvimento de software a capacidade de analisa, documentar e especificar sistemas computacionais de informação.. Estes devem fazer uso

• O ciclo de vida iterativo e incremental pode ser visto como uma generalização da abordagem em cascata: o software é desenvolvimento em incrementos e cada incremento é desenvolvido

• Deve-se avaliar o conjunto de requisitos essenciais para a definição do Documento de Visão do software e este deve incluir o escopo do projeto e suas limitações, bem como

• Depois de determinar os custos e benefícios para uma possível solução, você pode realizar a análise de custo- benefício.. Estudo

• Requisitos são tipicamente utilizados como informações fundamentais para a fase de projeto de um produto ou serviço, especificando as propriedades e funções necessárias

Paulo Borba e Fernando Castor Centro de Informática.. Universidade Federal

• erro de execução-problema semântico: copiar msg de erro no google; depurar; manual; msg para lista com todo o. contexto,