• Nenhum resultado encontrado

SAIBA COMO DIMINUIR OS CUSTOS COM ROTATIVIDADE DA EQUIPE DE SUA LOJA DE MÓVEIS PLANEJADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SAIBA COMO DIMINUIR OS CUSTOS COM ROTATIVIDADE DA EQUIPE DE SUA LOJA DE MÓVEIS PLANEJADOS"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

SAIBA COMO DIMINUIR OS CUSTOS

COM ROTATIVIDADE DA EQUIPE DE

SUA LOJA DE MÓVEIS PLANEJADOS

(2)

Introdução 3

Os custos da alta rotatividade de funcionários na sua loja 5

Como identificar os motivos do alto turnover 10

O que fazer para melhorar a retenção de colaboradores 16

Como mensurar os resultados 21

Conclusão 26

(3)
(4)

4

INTRODUÇÃO

Controlar custos de um negócio não é tarefa simples. Além daqueles mais conhecidos como matéria-prima e salários, existem também os chamados custos ocultos, difíceis de serem identificados e calculados, mas que roubam os lucros e a tranquilidade dos empresários.

A rotatividade da equipe, acertos trabalhistas e até mesmo o

consequente impacto nas vendas dessas movimentações são alguns dos eventos que mais geram custos difíceis de serem identificados. E como livrar sua loja de móveis planejados desses custos? Evitando o acontecimento dos fatos geradores, é claro. Este e-book trará algumas dicas de como melhorar a gestão de reposição do quadro e seus benefícios.

Se o seu estilo de administração preza pela eficiência e qualidade, esse material está cheio de dicas práticas para você tornar sua equipe mais lucrativa e fiel. Acompanhe!

(5)
(6)

6

OS CUSTOS DA ALTA ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS NA SUA LOJA

Antes de qualquer coisa, de quais custos exatamente estamos falando? Ocultos, diretos e indiretos? E como eles impactam as finanças da loja?

Para entender melhor essas nomenclaturas e como esses custos se aplicam ao processo é preciso analisar o ciclo do vínculo empregatício de um funcionário.

CUSTOS DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Independentemente do número de vagas em aberto, ao iniciar um processo de recrutamento e seleção alguns custos são inevitáveis, como o de divulgação de vagas.

É possível pedir indicação para equipe e anunciar em sites gratuitos, mas a qualidade dos candidatos pode não atender o perfil da vaga e alongar o processo de reposição.

A divulgação da vaga em sites especializados pagando pacotes completos com opções de pesquisas avançadas pode ser uma escolha mais estratégica, pois seu custo será justificado ao diminuir o tempo de reposição. Isso pode ser considerado um custo direto do processo.

(7)

OS CUSTOS DA ALTA ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS NA SUA LOJA

Porém, em etapas mais avançadas, os custos indiretos e ocultos podem surgir como no caso de uma entrevista com o gerente da loja. Ao retirar o gerente de suas funções para fazer as entrevistas, os custos da hora desse profissional também farão parte da conta. Ao pensar em duas ou três entrevistas, o tempo perdido será pequeno, mas e se nenhum dos três candidatos atenderem as necessidades da loja? Então além do custo da hora do gerente, todo o processo precisará ser reiniciado gerando novos custos.

No caso, a hora do gerente é um custo indireto da reposição de quadro e o retrabalho é um custo oculto.

(8)

8

OS CUSTOS DA ALTA ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS NA SUA LOJA

CUSTOS DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO E CAPACITAÇÃO

Estes definitivamente não são custos ocultos: salários, benefícios, regularização do profissional, treinamentos e até mesmo uniformes sob medida, se for padrão da loja.

Mesmo que o candidato já tenha experiência com vendas de móveis planejados, precisará aprender as rotinas da loja, suas políticas e portfólio de produtos.

O novo funcionário pode ficar alguns dias dedicado ao treinamento sem realizar vendas ou começar acompanhando um funcionário mais experiente. Em qualquer situação, já representará um custo na folha de pagamento da loja.

Além disso, a atenção que ele receberá dos demais funcionários tomará tempo de trabalho da equipe e poderá, por consequência, atrapalhar as vendas da loja como um todo.

Como a rotina das lojas é muito corrida, nem sempre esses detalhes são relevantes na hora de avaliar os custos da rotatividade de equipe, mas, com certeza, deveriam, pois afetam os resultados de vendas.

(9)

CUSTOS COM PROCESSO DE DEMISSÃO

O processo de demissão tem duas situações críticas. A primeira é quando o funcionário recém-contratado não tem o perfil da loja e tudo o que foi investido em sua contratação e treinamento é perdido ainda em seu período de experiência. O que, aliás, também tem como consequência o retrabalho e novos custos com o processo de preenchimento da vaga.

Outra situação comum é quando um vendedor mais experiente é demitido ou pede demissão. Além dos custos com o processo de desligamento, existe também uma perda do seu conhecimento e experiência.

Causas trabalhistas também podem surgir trazendo gastos e estresse para a equipe e o dono da loja, que precisará restabelecer o clima organizacional.

(10)

COMO IDENTIFICAR OS MOTIVOS

DO ALTO TURNOVER

(11)

COMO IDENTIFICAR OS MOTIVOS DO ALTO TURNOVER

São muitos custos diretos e indiretos em um só processo, não é mesmo? Mas além do impacto financeiro, a alta rotatividade da equipe também deve ligar outro alerta no dono da loja. A cobrança excessiva, a falta de motivação e outros diversos fatores podem aumentar o turnover, termo também usado para abordar a rotatividade de funcionários e atrapalhar a qualidade do atendimento.

Neste tópico, explicaremos como identificar os motivos da alta rotatividade da equipe.

(12)

12

COMO IDENTIFICAR OS MOTIVOS DO ALTO TURNOVER

FUNCIONÁRIOS FORA DO PERFIL DA LOJA

Esse é um dos principais motivos de turnover, causado por erros no processo de recrutamento. Ao analisar as últimas demissões de funcionários, é possível identificar um padrão no tempo de permanência na empresa, média de vendas, entre outros fatores.

Fazendo um comparativo com a performance de membros mais antigos da equipe, os traços

faltantes do perfil ficarão evidentes, permitindo que esses dados sejam levados em consideração nos recrutamentos futuros.

FALTA DE MOTIVAÇÃO E POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO

Planos de metas são excelentes ferramentas para motivar a equipe nas vendas, mas você deve ter em mente que não são apenas os resultados que motivam uma equipe.

Ter a possibilidade de desenvolver a carreira, assumir novos desafios, ganhar premiações e reconhecimento também são formas de estimular a motivação.

(13)

COMO IDENTIFICAR OS MOTIVOS DO ALTO TURNOVER

Quando os funcionários não encontram um ambiente que favorece seu crescimento, tendem a buscar outras oportunidades no mercado ou se estagnarem e contaminarem os colegas com o desânimo e insatisfação.

Usar pesquisas de clima organizacional e pedir feedbacks constantes sobre o modelo de gestão da loja podem ser maneiras eficientes de identificar a desmotivação e atuar sobre ela. Um dos benefícios que as lojas de móveis planejados oferecem é a personalização, por isso seus vendedores devem estar sempre motivados, com autoestima elevada e confiantes para encantar os clientes.

(14)

14

COMO IDENTIFICAR OS MOTIVOS DO ALTO TURNOVER

RELACIONAMENTO CONTURBADO COM COLEGAS OU SUPERIORES

Outro motivo que leva funcionários a pedirem demissão é o relacionamento ruim com colegas ou superiores. A promoção de eventos e dinâmicas de integração regularmente não só auxilia na identificação dessas relações conflituosas, como ajuda na resolução delas. Estimular apenas a competição saudável e constantemente avaliar os métodos de gestão e a forma como supervisores atuam também são medidas importantes, mesmo que isso signifique refletir sobre suas próprias ações!

(15)

COMO IDENTIFICAR OS MOTIVOS DO ALTO TURNOVER

REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS POUCO ATRAENTES

Salários baixos e poucos benefícios são alguns dos motivos mais comuns para que funcionários busquem outros empregos.

Esse fator, muitas vezes, está relacionado ao que empresas concorrentes estão ofertando para atingir profissionais mais experientes ou simplesmente porque os ganhos não estão sendo suficientes para as despesas familiares dos vendedores.

Nesse caso, é preciso rever a possibilidade de aumentar comissões, oferecer outros benefícios que não impactem as finanças e tentar construir o melhor ambiente de trabalho para a equipe. E existe algo a mais que pode ser feito? Vejamos no tópico a seguir.

(16)

O QUE FAZER PARA MELHORAR A

RETENÇÃO DE COLABORADORES

(17)

O QUE FAZER PARA MELHORAR A RETENÇÃO DE COLABORADORES

Algumas soluções, embora tradicionais, são eficazes em seus propósitos se bem planejadas, ajudando a eliminar gastos desnecessários ou demandando apenas investimentos pontuais.

MELHORAR O PROCESSO DE RECRUTAMENTO

Tanto para eliminar custos com o retrabalho do processo como também para montar equipes de alta performance, o processo de recrutamento pode ser melhorado para corrigir falhas na identificação de bons candidatos.

Fazer simulações de vendas, criar cenários do cotidiano da loja e pedir que os candidatos atuem pode ser uma excelente maneira de melhorar a escolha.

Verificar detalhes nos currículos dos candidatos também pode sinalizar alguns traços de seu perfil vendedor. Analisando suas experiências é possível identificar se ele já atuou com o perfil de cliente da loja, mais sofisticado ou popular, por exemplo.

(18)

18

O QUE FAZER PARA MELHORAR A RETENÇÃO DE COLABORADORES

CRIAR POLÍTICAS DE RETENÇÃO DE TALENTOS

Reter talentos também significa não perder bons vendedores para a concorrência.

Conversar regularmente com cada membro da equipe, conhecer suas metas pessoais, pontos fortes e que precisam de desenvolvimento permite que o gestor atue como um coach de seus funcionários, dando orientações para que eles progridam.

Com informações estratégicas sobre cada um deles, o gestor pode criar políticas de retenção personalizadas para toda a equipe.

(19)

O QUE FAZER PARA MELHORAR A RETENÇÃO DE COLABORADORES

CAPACITAR REGULARMENTE E OFERECER BOAS FERRAMENTAS DE TRABALHO

Modernizar o atendimento não é um benefício apenas para os clientes, mas, também, para os funcionários. Investir em bons sistemas para atendimento torna a organização do trabalho mais eficiente e permite que o vendedor foque no relacionamento com o cliente.

Além disso, mantê-los sempre atualizados com as novidades do mercado, oferecendo treinamentos e cursos de aprimoramento, também valoriza a relação de trabalho e aumenta seu vínculo com a empresa.

OFERECER FEEDBACKS E PREMIAÇÕES COMO RECONHECIMENTO

Se o gestor já compreendeu seu papel de coach motivador e orientador profissional da sua equipe, precisa aprimorar a forma de dar feedback.

As críticas e orientações devem ser objetivas e claras, focando apenas nos aspectos profissionais. Cada funcionário receberá os feedbacks de uma maneira e o gestor deve estar preparado para fazer ajustes que favoreçam o entendimento.

(20)

20

O QUE FAZER PARA MELHORAR A RETENÇÃO DE COLABORADORES

Premiações e reconhecimento podem ser coisas diferentes. Um grande volume de vendas que ultrapasse a meta mensal da loja merece um prêmio ou bônus para o vendedor.

Assim como uma venda complicada ou que ofereça visibilidade para o negócio também deve ter o esforço reconhecido.

Fechar uma venda para um cliente influente na sociedade, que seja uma figura de referência na área de decoração, por exemplo, pode render muito mais.

(21)
(22)

22

COMO MENSURAR OS RESULTADOS

Para acompanhar se as estratégias para diminuir a rotatividade na loja estão tendo sucesso é preciso escolher alguns indicadores de performance que apontem as informações desejadas. Alguns deles são:

TEMPO MÉDIO DE CONTRATO DE TRABALHO

Este indicador indica a média de tempo de contrato da equipe. Em uma equipe experiente e antiga esse indicador será alto.

Sua atualização frequente mostrará suas variações e se estiver diminuindo recorrentemente, indicará a necessidade de reavaliação dos métodos de retenção de talentos.

(23)

COMO MENSURAR OS RESULTADOS

CUSTO E RECEITA MÉDIA POR FUNCIONÁRIO

Esses indicadores são importantíssimos. Podem ser analisados individualmente, por equipe ou loja, no caso em que existam mais de uma filial.

O custo médio por colaborador calculará seu salário, benefícios, valores cobrados pela regularização profissional, treinamentos, despesas inesperadas e ausências. A soma desses custos dividido pelos dias úteis trabalhados representará o custo médio para mantê-lo.

Comparar o custo médio individual com a receita média, que tem o cálculo feito com os mesmos princípios acima, indicará se o funcionário é lucrativo ou não para a empresa.

(24)

24

COMO MENSURAR OS RESULTADOS

RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO (ROI)

É possível avaliar o ROI de diversas ações da loja, como o investimento na contratação de determinado funcionário ou do treinamento oferecido à equipe.

Compara-se o valor investido na contratação e o quanto o funcionário já lucrou para a empresa, ou quanto a equipe melhorou suas vendas depois do treinamento realizado.

ÍNDICES DE RECLAMAÇÕES TRABALHISTAS

Se a rotatividade estiver alta, as chances de ocorrerem reclamações trabalhistas aumentarão. Esse índice, portanto, acompanha o número de contestações judiciais pelo número de desligamentos de funcionários.

Quanto maior o índice, pior para as contas da empresa. A alta desse indicador também deve servir de alerta para que o processo e o contrato de trabalho sejam revistos e melhorados.

(25)

COMO MENSURAR OS RESULTADOS

Pesquisas de Clima Organizacional, custo per capita dos benefícios oferecidos, índices de metas batidas e quase os demais indicadores de gestão de recursos humanos são válidos para esse acompanhamento. Porém, a escolha dos mais significativos deve ser feita pelo gestor, pois usar muitos deles pode tirar o foco da atuação. Ou seja, eles precisam ser escolhidos de acordo com o que o dono da loja está precisando analisar.

(26)
(27)

CONCLUSÃO

Manter uma equipe engajada e fiel à loja não é uma tarefa fácil. Vendedores precisam se sentir regularmente desafiados e reconhecidos, e isso exige muito do gestor.

(28)

28

CONCLUSÃO

O esforço, porém, é recompensado. Manter uma equipe mais experiente diminui as falhas no atendimento, mantém uma regularidade no estilo de atendimento e as pessoas tendem a criar laços que favorecem o clima organizacional.

Ter funcionários talentosos também permite que o dono da loja distribua as tarefas com pessoas competentes e confiáveis, dando oportunidades de aprendizado para a equipe e também deixando sua rotina mais livre para planejar novas ações e investimentos.

Além de todas essas vantagens, a redução de custos é evidente, como ficou provado neste e-book. Cada profissional envolvido, ferramenta ou espaço representam um custo para a loja.

E seja para repor o quadro de funcionários ou para treinar a equipe, sempre que esses recursos são acionados representam um custo para o negócio, reforçando a importância de serem bem utilizados e apurados.

Repor o quadro de funcionários é uma realidade de todas as lojas de móveis planejados em geral, mas evitar esse processo ou fazê-lo com o máximo de eficiente é fundamental para as finanças do negócio.

(29)

SOBRE A EMPRESA

Nascida no setor moveleiro, a Focco é uma empresa que há 28 anos oferece as melhores práticas de gestão ao mercado.

Ela atua junto dos seus clientes como parceira na gestão, oferecendo recursos que congregam tecnologia e as melhores práticas de gestão do mercado. A empresa conta com um time de consultores especialistas, que detém um índice de mais de 90% de satisfação no atendimento.

São inúmeras parcerias de sucesso, com pequenas, médias e grandes empresas. Uma história de sucesso que vai mudar a rentabilidade, trazendo mais sucesso à sua loja!

Referências

Documentos relacionados

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Para Piaget, a forma de raciocinar e de aprender da criança passa por estágios. Por volta dos dois anos, ela evolui do estágio sensório motor, em que a ação envolve os

Não existem dados clínicos disponíveis para pacientes com alteração hepática grave (Child Pugh C) (ver itens “Contra-indicações” e “Características Farmacológicas”). -

In this work, TiO2 nanoparticles were dispersed and stabilized in water using a novel type of dispersant based on tailor-made amphiphilic block copolymers of

Para eficiência biológica, de forma geral, utiliza-se a comparação de produtividades entre sistemas (monocultivo e cultivo consorciado), sendo avaliados a partir de

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Com o intuito de aperfeic¸oar a realizac¸˜ao da pesquisa O/D, o objetivo do presente trabalho ´e criar um aplicativo para que os usu´arios do transporte p´ublico informem sua origem

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre