• Nenhum resultado encontrado

ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DE 2006 A 2011*

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DE 2006 A 2011*"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

estudos , Goiânia, v . 40, n. 1, p . 13-20, jan./mar . 2013. 13

RAFAEL ANDRETTO NAPOLEONE, DAGMAR SILVA PINTO

DE CASTRO

Resumo: o presente estudo contextualiza a evolução do ensino em

admi-nistração no Brasil, a responsabilidade social no ensino da admiadmi-nistração, e apresenta estudo bibliométrico referente ao ensino, a administração e a responsabilidade social, utilizando, como base de pesquisa, os principais pe-riódicos da área de administração, publicados no período de 2006 a 2011. Os achados mostram que foram divulgados 44 artigos tratando do assunto pesquisado, que os trabalhos concentraram-se na Revista de Administração Contemporânea, e que em 2010 houve uma considerável queda na evolução do número de publicações, recuperada novamente no ano de 2011.

Palavras-chave: Administração. Ensino. Responsabilidade Social.

Méto-do Bibliométrico.

O

conhecimento é um recurso essencial na sociedade econômica atu-al. Drucker (1997), diz que os trabalhadores do conhecimento con-stituem os principais grupos sociais e que os executivos conhecem as melhores formas para a alocação do conhecimento.

A administração é uma prática comum atual, porém obteve diversos en-foques ao longo dos anos. Apesar de tratamentos diversos, a administração se consolida como forma de aprimorar os meios objetivando atingir ótimos fins. Ou seja, a administração propõe o desenvolvimento da melhor forma para obter os resultados pretendidos.

Segundo Stoner (1999), a administração pode ser definida como o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização para alcançar os objetivos almejados.

No início do século XX, o crescimento econômico e o desenvolvimento de infra-estruturas diversas, trouxeram consigo a necessidade do preparo de recursos humanos e a adoção de métodos de trabalho mais sofisticados. Con-seqüentemente, teve-se o surgimento do ensino da administração no Brasil.

ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO

E RESPONSABILIDADE SOCIAL:

ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

DE 2006 A 2011*

(2)

estudos , Goiânia, v . 40, n. 1, p . 13-20, jan./mar . 2013. 14 14

A formação do profissional de administração necessita ser mais completa neste am-biente de constante evolução. Considerando que a responsabilidade social consolida-se a cada vez mais na academia e na vida empresarial, é de grande importância o estudo da responsabilidade social na formação de administradores.

O presente trabalho pretende contextualizar a evolução do ensino em administra-ção no Brasil, a responsabilidade social no ensino da administraadministra-ção, e apresentar um estudo bibliométrico referente ao ensino, a administração e a responsabilidade social, utilizando, como base de pesquisa os principais periódicos da área de administração, publicados no período de 2006 a 2011.

O artigo está organizado da seguinte forma. Inicialmente será apresentada uma revisão da literatura sobre o ensino em administração no Brasil, bem como uma revisão da literatura sobre a responsabilidade social no ensino da administração. Na seqüência, será apresentado o estudo bibliométrico realizado e a análise dos resultados obtidos, e termina com as considerações finais.

ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL

Conforme Nicolini (2004), o ensino da administração no Brasil surgiu em 1902, na Academia de Comércio, no Rio de Janeiro, e na Escola Álvares Penteado, em São Paulo. Porém, sua regulamentação só ocorreu em 1931, com a criação do Ministério da Educação. Esta regulação está relacionada ao crescimento econômico, ao desenvolvi-mento de infra-estrutura de transportes, energia e comunicações, ou seja, situações que promoveram a necessidade do preparo de recursos humanos e a adoção de métodos de trabalho mais sofisticados. Conseqüentemente, em 1938 criou-se o Departamento de Administração do Setor Público (DASP) e, em 1944 instituiu-se a Fundação Getúlio Vargas (FGV), objetivando o preparo de profissionais especializados na administração pública e privada.

Conforme Barros e Passos (2000), o governo de Juscelino Kubistchek impulsio-nou o ensino da administração no Brasil. Neste período, várias organizações surgiam e prosperavam, demandando assim profissionais especializados em administração.

Nicolini (apud CLOSS et al., 2009) diz que cinco fases caracterizam o ensino da administração no Brasil. A primeira consiste no processo de habitualização, tendo a sua propagação gerada pela imitação dos conhecimentos básicos. A segunda fase inicia no final da década de 1940 e é marcada pela influência do modelo americano devido ao convênio realizado pelos dois países. Conforme Fischer (2001), este convênio é responsável pelas criações das escolas de administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Universidade Federal da Bahia (UFBA). No ano de 1965 se inicia a terceira fase. Esta fase está relacionada à regulamentação da profissão, período em que foram instituídos o ensino de administração e a categoria de técnico em administração. Segundo Nicolini (apud CLOSS et al., 2009), a quarta fase foi marcada pela atualização do ensino de administração, pois este permaneceu inalterado por um longo período, tornando-se assim obsoleto considerando as mudanças que ocorriam no mundo. Esta reformulação foi finalizada somente em 1993, quando foi apresentado um novo currículo mínimo fixado pelo Conselho Federal de Educação. Finalizando, a

(3)

estudos , Goiânia, v . 40, n. 1, p . 13-20, jan./mar . 2013. 15 15 quinta fase está relacionada às Leis de Diretrizes e Bases, de 2004. Porém, vale ressal-tar que em tais diretrizes não foi estabelecido um currículo mínimo. Assim, o ensino da administração tornou-se sem padrão, fazendo com que as escolas de administração fossem comparadas a fábricas. Nesta linha de comparação, Nicolini (apud CLOSS et al., 2009) diz que as escolas recebem o aluno, a matéria-prima, e o transforma, em suas linhas de montagens, no produto final que é o administrador.

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO

Responsabilidade social se torna cada vez mais presente na academia e nas orga-nizações. Conforme Medeiros et al. (2007), as instituições de ensino procuram formar profissionais aptos para a gestão da responsabilidade social, fazendo com que esses conheçam os seus significados, suas implicações, bem como éticos e socialmente res-ponsáveis.

Ashley (2002) define a responsabilidade social como o compromisso que uma or-ganização deve ter para com a sociedade, agindo de maneira proativa e coerente. Assim, a organização deve assumir obrigações de caráter moral, além das estabelecidas em lei, mesmo que essas não estejam vinculadas às suas atividades.

Carroll (1991) diz que a responsabilidade social é composta pelos componentes econômico, legal, ético e filantrópico. O componente econômico está relacionado a um desempenho consistente mesmo com a maximização dos ganhos. O componente legal relaciona-se à otimização do desempenho considerando as leis, regulamentos entre outros. O componente ético diz respeito ao desempenho consistente consideran-do expectativas morais e éticas da sociedade. E o componente filantrópico, que está relacionada à contribuição com o bem-estar da sociedade.

Conforme Enderle e Tavis (1998), as empresas podem estar em três níveis éticos. O primeiro nível é quando a empresa cumpre os mínimos requisitos éticos. O segundo nível é quando a organização é provedora do bem-estar social, seguindo compromissos além do objetivo econômico. E o terceiro nível é quando são transparecidos ideais éticos, sendo a organização proativa em relação às demandas sociais.

As empresas passaram a adotar a responsabilidade social como parte estratégica, alocando recursos objetivando atingir até mesmo vantagem competitiva. Santos (2008), diz que a alocação de recursos para a responsabilidade social é um meio das empresas institucionalizarem tanto a imagem, quanto suas operações, consolidando assim uma melhor posição competitiva.

Segundo Atakan e Eker (2007), as universidades estão adotando postura parecida das empresas em relação aos incentivos para discussões relacionadas à responsabi-lidade social. Afirmam que há discussões sobre o papel das instituições de ensino na difusão da responsabilidade social e das práticas a ela associadas. Este fato está relacionado aos comportamentos antiéticos nos negócios e também ações irrespon-sáveis relacionadas aos gestores que pertenceram às universidades de administração. Urdan e Huertas (2004) dizem que a educação é uma solução para evitar essas ações antiéticas, pois impacta diretamente na formação dos indivíduos. Gonçalves-Dias et. al. (2006) falam do valor da educação e da importância na capacitação dos alunos de

(4)

estudos , Goiânia, v . 40, n. 1, p . 13-20, jan./mar . 2013. 16 16

administração objetivando não só a atingir um bom desempenho empresarial, mas também a minimizar os problemas socioambientais.

Conforme Souza et al. (2003), no Brasil as diretrizes curriculares para o curso de administração contemplam as competências requeridas, bem como as atividades para despertar a consciência das implicações éticas do exercício profissional. Segundo Ca-nopf e Passador (2004), a preocupação com as questões sociais precisa estar presente no meio acadêmico e este deve buscar a formação de profissionais com a capacidade de corresponder às expectativas de toda a sociedade.

PESQUISA BIBLIOMÉTRICA

Conforme Gil (2002), o estudo em questão classifica-se como descritivo, pois objetiva apresentar as características de determinada população, fenômeno, ou o estabelecimento de relações entre fatos. Assim, pretendem-se apresentar as produções científicas dos prin-cipais periódicos na área de Administração, cuja plataforma teórica é as palavras-chave utilizadas para pesquisa.

O trabalho classifica-se como um estudo bibliométrico, utilizado para quantificar o emprego de indicadores bibliométricos para medir a produção científica. Conforme Cardoso et al. (2005), a bibliometria tem como objetivo a pesquisa das publicações, mensurando a repercussão e o impacto de determinados autores ou periódicos, e pro-porcionando assim o conhecimento de suas ocorrências.

Em relação aos procedimentos operacionais de levantamento dos dados das pes-quisas, foram escolhidos os seguintes periódicos: Revista de Administração Contem-porânea (RAC), editado pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD); Revista Eletrônica de Administração (REAd), editado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Revista de Administração Mackenzie (RAM), editado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; e a Revista de Desenvolvi-mento Econômico (RDE), editado pela Universidade Salvador. Foram consideradas na pesquisa as publicações do período de 2006 a 2011, que publicaram trabalhos envolven-do o ensino da administração e a responsabilidade social no ensino de administração.

Com relação aos critérios de seleção dos trabalhos, foi verificado se o título ou as palavras-chave continham os termos administração, ensino e responsabilidade social. Após, procedeu-se a leitura dos artigos para confirmação do emprego desses termos no tema de pesquisa e sua efetiva relação com a Administração. Esses procedimentos possibilitaram mapear dados sobre os títulos dos artigos, autores, bem como as princi-pais referências utilizadas.

Análise dos Resultados

A Tabela 1 apresenta a quantidade de artigos publicados, por ano, nos periódicos escolhidos para o estudo. Verifica-se que dentre os periódicos analisados, destaca-se a Revista de Administração Contemporânea (RAC), editado pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD), como o veículo de maior divulgação do assunto, com 36% dos trabalhos pesquisados.

(5)

estudos , Goiânia, v . 40, n. 1, p . 13-20, jan./mar . 2013. 17 17 Tabela 1: Publicações relacionadas aos temos administração ensino e responsabilidade social, verificadas nas revistas escolhidas para o estudo 2006-2011

Periódico 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Total RAC - Revista de Administração Contemporânea 4 4 3 5 - - 16 RDE - Revista de Desenvolvimento Econômico - 2 - 1 - - 3 REAd - Revista Eletrônica de Administração 2 2 - 3 4 1 12 RAM - Revista de Administração Mackenzie - 1 3 2 - 7 13 Nota: dados da pesquisa.

Na Tabela 2 classificam-se, por número de autores, os artigos encontrados na pesquisa bibliométrica. Dentre esses artigos, constata-se que a maior parte (36%) foi elaborada por dois autores. Em resumo, verifica-se que os artigos analisados foram elaborados por uma média de 2,5 autores.

Tabela 2: Publicações relacionadas aos termos administração, ensino e responsabilidade social, por número de autores, e verificadas nas revistas escolhidas para o estudo 2006-2011.

Periódico Número de autores Total Média 1 2 3 4 5

RAC - Revista de Administração Contemporânea 3 7 6 - - 16 2,2 RDE - Revista de Desenvolvimento Econômico 3 - - - - 3 1,0 REAd - Revista Eletrônica de Administração 1 2 4 5 - 12 3,1 RAM - Revista de Administração Mackenzie - 7 4 1 1 2,7 Nota: dados da pesquisa.

Autor Total % Total

Dalila Alves Corrêa 3 2,7%

Daniela Abrantes Ferreira Serpa 3 2,7%

Eduardo Eugênio Spers 3 2,7%

Elisabete Stradiotto Siqueira 3 2,7%

Ivelise Rasera Bragato 3 2,7%

Alexandre de Pádua Carrieri 2 1,8%

Alfredo Rodrigues Leite da Silva 2 1,8%

Lucelena Ferreira Fourneau 2 1,8%

Marcos de Castro 2 1,8%

Thiago Duarte Pimentel 2 1,8%

Nota: dados da pesquisa.

Na Tabela 3 apresentam-se os autores com maior presença em publicações. Destacam-se Dalila Alves Corrêa, Daniela Abrantes Ferreira Serpa, Eduardo Eugê-nio Spers, Elisabete Stradiotto Siqueira e Ivelise Rasera Bragato como os autores que possuem o maior número de artigos encontrados nos periódicos pesquisados (13,4% do total).

Tabela 3: Autores com maior presença nas publicações relacionadas aos termos administração, ensino e responsabilidade social, verificadas nas revistas escolhidas para o estudo 2006 – 2011

(6)

estudos , Goiânia, v . 40, n. 1, p . 13-20, jan./mar . 2013. 18 18

Pesquisas sobre trabalhos envolvendo o ensino da administração e principalmente sobre a responsabilidade social no ensino de administração são recentes. Assim, veri-fica-se que o tema pode ser um relevante espaço para novas pesquisas. Os resultados apresentados mostram o baixo número de trabalhos considerando-se a importância do tema, embora se perceba uma evolução da relevância do tema na atualidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A administração é uma prática comum atual, porém obteve diversos enfoques ao longo dos anos. No início do século XX, teve-se o surgimento do ensino da adminis-tração no Brasil. Esta foi conseqüência da demanda de recursos humanos e métodos de trabalho mais sofisticados gerados pelo desenvolvimento das mais variadas formas de infra-estruturas, como transportes, energia e comunicações.

A responsabilidade social se torna cada vez mais presente na academia e nas or-ganizações. A universidade de administração deve assumir o papel de proporcionar uma formação que contemple a responsabilidade social, pois futuramente esses alunos ocuparão cargos em empresas e enfrentarão situações envolvendo aspectos éticos e de interesses sociais.

O objetivo deste estudo foi contextualizar a evolução do ensino em administração no Brasil, a responsabilidade social no ensino da administração e apresentar um estudo bibliométrico referente ao ensino, à administração e a responsabilidade social, utilizando, como base de pesquisa os principais periódicos da área de administração, publicados no período de 2006 a 2011.

Após a análise dos resultados do estudo bibliométrico, verificou-se 44 artigos relacionados aos temas pesquisados. Em relação aos periódicos nos quais foi direcio-nado este estudo, observa-se uma concentração de publicações na RAC (Revista de Administração Contemporânea), correspondendo com 36% dos trabalhos publicados.

Apesar das limitações da pesquisa e embora ainda seja uma área com grande opor-tunidade de desenvolvimento na área da administração, no que tange principalmente a responsabilidade social no ensino da administração, verifica-se extrema relevância do tema e a importância de se realizar pesquisas empíricas devido aos aspectos éticos e de interesses organizacionais e sociais que envolvem este tema.

EDUCATION IN ADMINISTRATION AND SOCIAL

RESPONSIBILITY: BIBLIOMETRIC STUDY OF SCIENTIFIC PUBLICATIONS FROM 2006 TO 2011

Abstract: this study contextualizes the evolution of education in administration in Brazil,

the social responsibility in management education, and presents bibliometric study con-cerning the teaching, management and social responsibility, using as a basis the major research, journals in the field of administration, published in the period 2006-2011. The findings show that 44 articles have been published dealing with the subject researched, the work concentrated in the Journal of Contemporary Management, and in 2010 there was a considerable drop in the evolution of the number of publications, recovered again in 2011.

(7)

estudos , Goiânia, v . 40, n. 1, p . 13-20, jan./mar . 2013. 19 Keywords: Administration. Education. Social Responsibility. Bibliometric Method.

Referências

ASHLEY, Patricia Almeida. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2002.

ATAKAN, M. G. Serap; EKER, Tutku. Corporate Identity of a Socially Responsible University: A Case from the Turkish Higher Education Sector. Journal of Business Ethics, v. 76, n. 1, p. 55-68, 2007.

BARROS, Manoel Joaquim Fernandes; PASSOS, Elizete Silva. Remando a Favor da Maré: Racionalidade Instrumental no Curso de Administração de Empresas. Revista

Organização & Sociedade, v. 7, n. 19, p. 161-174, 2000.

CANOPF, Liliane; PASSADOR, Cláudia Souza. A responsabilidade social na gradua-ção em administragradua-ção da região sudoeste do Paraná: obrigagradua-ção cumprida ou demanda atendida? In: ENANPAD, 28. Anais... Curitiba: Anpad, 2004.

CARDOSO, Ricardo Lopes; MENDONÇA NETO, Octávio Ribeiro; RICCIO, Edson Luiz; SAKATA, Marici Cristine Gramacho. Pesquisa científica em contabilidade entre 1990 e 2003. Revista de Administração de Empresas, v. 45, n. 2, p. 34-45, 2005. CARROLL, Archie B. The Pyramid of Corporate Social Responsibility: Toward the Moral Management of Organizational Stakeholders. Business Horizons, v. 34, n. 4, p. 39-48, 1991.

CLOSS, Lisiane Quadrado; ARAMBURU, Juliane Viégas; ANTUNES, Elaine Di Die-go. Produção Científica sobre o Ensino em Administração: uma Avaliação Envolvendo o Enfoque do Paradigma da Complexidade. Revista Gestão.Org, v. 7, n. 2, p. 150-169, 2009.

DRUCKER, Peter. A sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1997.

ENDERLE, Georges; TAVIS, Lee A. A balanced concept of the firm and the measure-ment of its long-term planning and performance. Journal of Business Ethics, v. 17, n. 11, p. 1129-1144, 1998.

FISCHER, Tânia Maria Diederichs. A Difusão do Conhecimento sobre Organizações e Gestão no Brasil: Seis Propostas de Ensino para o Decênio 2000/2010. Revista de Administração Contemporânea, p. 123-139, 2001.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVES-DIAS, Sylmara Lopes Francelino; TEODÓSIO, Armindo dos Santos de Souza; SILVA, Hermes Moretti Ribeiro; CARVALHO, Selma. A inserção da temá-tica ambiental em cursos de administração: uma tipologia para (re)pensar a formação de administradores. In: ENANPAD, 30. Anais... Salvador: Anpad, 2006.

MEDEIROS, Cintia Rodrigues de Oliveira; BORGES, Jacquelaine Florindo; SÁ, Ra-quel Cristina Radamés. A formação do administrador e a responsabilidade corporativa: ambigüidades e contradições no comportamento do futuro gestor. In: ENANPAD, 31. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2007.

NICOLINI, Alexandre. Qual Será o Futuro das Fábricas de Administradores? Revista

de Administração de Empresas, v. 43, n. 2, p. 44-54, 2003.

NICOLINI, Alexandre. A Trajetória do Ensino de Administração Analisada por um Binóculo Institucional: Lições para um Novo Caminho. In: ENANPAD, 28. Anais... Curitiba: Anpad, 2004.

(8)

estudos , Goiânia, v . 40, n. 1, p . 13-20, jan./mar . 2013. 20

SOUZA, Washington José; CARVALHO, Virgínia; XAVIER, André Moura. Mercado, ética e responsabilidade social na formação dos profissionais de administração e de ciências contábeis: uma análise teórico-comparativa sob a ótica das diretrizes curricu-lares nacionais. In: ENANPAD, 27. Anais... Atibaia: Anpad, 2003.

STONER, James A. F.; FREEMAN, R. Edward. Administração. 5 Ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1999.

URDAN, André Torres; HUERTAS, Karina Zuniga Huertas. A ética no ensino de ma-rketing: graduandos em administração no Brasil versus Estados Unidos. In: ENANPAD, 28. Anais... Curitiba: Anpad, 2004.

* Recebido em: 04.12.2012. Aprovado em: 20.12.2012. RAFAEL ANDRETTO NAPOLEONE

Mestrando em Administração de Empresas pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Produtos Financeiros e Gestão de Riscos pela FIA. Bacharel em Sistemas de Informação pela Unesp. E-mail: rnapoleone@gmail.com.

DAGMAR SILVA PINTO DE CASTRO

Pós-doc pela UW. Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Professora e Pesquisadora do PPGA e da Cátedra Gestão de Cidades-FAE/UMESP. Atua na linha de Gestão de Pessoas e Organizações. E-mail: dagmar.castro@metodista.br.

Referências

Documentos relacionados

escola particular.. Ainda segundo os dados 7 fornecidos pela escola pública relativos à regulamentação das atividades dos docentes participantes das entrevistas, suas atribuições

177 Em relação às funções sintáticas desempenhadas pelas estruturas inalienáveis, da mesma forma como acontece para os tipos de estruturas inalienáveis, é curioso o fato de que,

The challenge, therefore, is not methodological - not that this is not relevant - but the challenge is to understand school institutions and knowledge (school

[r]

The present study evaluated the potential effects on nutrient intake, when non- complying food products were replaced by Choices-compliant ones, in typical Daily Menus, based on

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

Por outro lado, os dados também apontaram relação entre o fato das professoras A e B acreditarem que seus respectivos alunos não vão terminar bem em produção de textos,