• Nenhum resultado encontrado

APESAR DA RESISTÊNCIA DOS TRABALHADORES, GOVERNO CORRUPTO IMPÕE REFORMA TRABALHISTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APESAR DA RESISTÊNCIA DOS TRABALHADORES, GOVERNO CORRUPTO IMPÕE REFORMA TRABALHISTA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

APESAR DA RESISTÊNCIA DOS

TRABALHADORES, GOVERNO CORRUPTO

IMPÕE REFORMA TRABALHISTA

A nova legislação entra em vigor dia 11 de novembro

Exerça seu direito à

cidadania, seja sócio (a)

do Sinpro ABC e receba a

agenda 2018 de brinde.

Novembro Azul!

Segundo INC, um

homem morre de câncer

de próstata a cada 38

minutos no Brasil.

Docente demitido tem

salário garantido até

janeiro de 2018.

Governo corrupto de

Michel Temer quer

aprovar “Reforma da

Previdência”

ainda este ano

Página 02

Página 02

Página 03

Página 05

(2)

Diretoria: José Jorge Maggio, Edilene Arjoni Moda, Rafael Pereira Fieri, Aloísio Alves da Silva, Mariana de Melo Rocha, Paulo Roberto Yamaçake, Marcelo Buzetto, Alex Silva Nogueira, Alexandre Cevalhos Linares, Carlos Ayrton Sodré, Celia Regina Ferrari, Cristiane Gandolfi, Denise Filomena Lopes Marques, Edélcio Plenas Gomes, Elias José Balbino da Silva, Gladston Alberto Minoto da Silva, Helio Sales Rios, Jorge Gonçalves de Oliveira Junior, José Carlos Oliveira Costa, José Oliveira dos Santos, Marcelo Buzetto, Maria Aparecida de Donato, Nelson Valverde Dias, Thiago Figueira Boim.

Diretor de Comunicação: Nelson Bertarello ı Jornalista responsável: Sérgio Corrêa - mtb 19065 Diagramação: Israel Barbosa ıTiragem: 2000 exemplares

Data de fechamento: 06/11/2017 ı Site: www.sinpro-abc.org.br/ ı facebook.com/sinproabc/ E-mail: imprensa@sinpro-abc.org.br ı

Endereço: Rua Pirituba, 65 - B. Casa Branca - Santo André - SP CEP: 09015-540 ıTelefone: (11) 4994-0700

Os artigos assinados são de responsabilidade do autor, não expressando, necessariamente, a opinião do SINPRO ABC. Sugestões e opiniões mande e-mail: imprensa@sinpro-abc.org.br

Boletim Informativo publicado pelo Departamento de Comunicação do Sindicato dos Professores do ABC, filiado à CUT, FEPESP e CONTEE ıISSN: 1679-8474

O PROFESSOR

Nossos Direitos

Para dúvidas e denuncias você

pode usar nosso Whatsapp

(11)

9 8921-2588

Novembro Azul

Orgulho em pertencer!

A professora ou o professor que optou em não receber a primeira parcela do 13º salário nas férias de julho, agora em novembro, terá o salário mais recheado. A data limi-te para que o empregador pague a primeira parcela do abono é 30 de novembro.

1ª parcela

Se o docente tiver um ano ou mais de registro, o valor corres-ponde a 50% do seu salário sem descontos, já que os impostos são cobrados no pagamento da segun-da parcela. Agora se você tem me-nos de um ano de casa deve fazer a seguinte conta: divida o salário por 12 e multiplique esse valor pela quantidade de meses trabalhados

Novembro tem pagamento da

1ª parcela do 13º salário

durante o ano atual. Fique atento, já que cada mês trabalhado, ao menos, 15 dias equivale ao mês completo.

2ª Parcela

Já a segunda parcela do 13º sa-lário deverá ser paga pela empresa ao trabalhador, no máximo, até o dia 20 de dezembro. Nessa parce-la ocorre o desconto referente ao INSS e ao imposto de renda, entre 8% e 11% e 7,5% e 27,5% respecti-vamente. Então é normal, o traba-lhador tomar um rápido susto na segunda parcela, ao perceber que o valor está um pouco abaixo do seu real salário, pois estão sendo descontados esses tributos

Na educação básica, as escolas devem assegurar os salários até o dia 20/01, pelo menos. No ensino superior, os professores recebem, no mínimo, até o dia 18/01. No Sesi e Senai, estão garantidos os salários até o reinício das aulas de 2018.

É o que garantem as convenções coletivas dos professores de educa-ção básica (cláusula 22) e de ensino superior (cláusula 21) e os acordos coletivos do Sesi (cláusula 19), do Senai (cláusula 19) e do Senai Supe-rior (cláusula 19).

O Sindicato dos Professores do ABC tem buscado, incessantemente, ampliar os canais de comunicação com representantes de diversas Ins-tituições de Ensino, para manter os direitos trabalhistas da categoria.

Devido ao crescente processo de implantação do sistema “Ensino à Dis-tância” (EaD), o mercado tem se torna-do cada vez mais enxuto, demitintorna-do docentes e aumentando o volume de trabalho dos professores e professo-ras no segmento online, favorecendo o lucro abusivo.

Em campanhas desenvolvidas pe-los sindicatos, federações e confede-rações, como o Sinpro ABC, Fepesp e Contee, lembramos que a “Educação não é Mercadoria”, e que temos o de-ver de respeitar e manter a qualidade do ensino, passando pela valorização e ampliação dos direitos trabalhistas dos professores e professoras, res-ponsáveis pela transmissão do co-nhecimento.

O Sindicato dos Professores do ABC, nos seus 31 anos de história e lutas, trabalha em favor da ampliação do diálogo permanente com os man-tenedores e seus representantes, para que a categoria seja respeitada e seu trabalho valorizado.

Sinpro ABC amplia diálogo para

manter direitos dos docentes

É o que está acontecendo em al-gumas Instituições de Ensino como a Fundação Santo André e a Univer-sidade Metodista, que têm atrasado o pagamento de salários dos docen-tes e não cumprido os compromissos garantidos por lei, como o depósito do FGTS. Na busca de soluções que resolvam o problema, a direção do Sinpro ABC tem se reunido com os professores e professoras dessas insti-tuições e mediado o debate e a nego-ciação entre as reitorias e a categoria.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Professores do ABC, José Jorge Maggio, o sindicato centra sua luta em defesa de “nenhum direi-to a menos” para manter as conquis-tas dos professores e professoras.

“Estamos num processo de nego-ciação com as reitorias da Fundação Santo André e Metodista para que os salários dos docentes sejam pagos em dia e que os compromissos assu-midos pelas Instituições sejam cum-pridos, afinal os trabalhadores não podem ser penalizados por conta de uma política econômica desastrosa, por parte do governo”, afirmou.

Segundo Maggio, além de cobrar o pagamento dos salários em dia e o depósito do FGTS, o Sinpro ABC tem

ganho diversas ações na justiça do trabalho em benefício da categoria. “Nós vencemos processos significati-vos na justiça em favor dos docentes tanto da Fundação, quanto da Meto-dista, agora é fazer valer as decisões”, disse Maggio.

O presidente do Sinpro ABC infor-mou ainda, que o que está ocorrendo na FSA e na Metodista também tem acontecido em outras Instituições,

mas que o Sindicato está atento e tem providenciado as medidas jurídicas cabíveis para fazer valer os direitos dos professores.

Se em sua escola há atraso de sa-lário ou descumprimento de algum direito trabalhista, denuncie ao sindi-cato. Você não precisa se identificar: 49940700; www.sinpro-abc.org.br ; Whatsapp: 9 8921-2588.

Docente demitido a partir de 16/10 tem

salário garantido até janeiro/2018

Todo professor que for demitido sem justa causa a partir de 16 de outubro tem direito a

receber o salário até o final do recesso, em janeiro de 2018.

Como esse direito faz parte das convenções e acordos coletivos, é sempre bom lembrar: ele é uma con-quista das campanhas salariais e, para ser mantido, depende sempre de toda a categoria.

Convenção Coletiva e CLT

Desde 1995, a CLT (art. 322, §3º) garante o direito ao pagamento das férias quando o professor é demitido no final do ano letivo ou no curso das férias.

A mudança na CLT teve origem no Enunciado nº 10 do Tribunal Superior do Trabalho que, desde 1969, assegu-rava o pagamento das férias escolares em caso de demissão no final do ano. Com isso, a Justiça garantia a sobrevi-vência do professor até o reinício das aulas, num novo trabalho. Embora não fosse lei, o enunciado (na época era chamado de súmula) servia para orientar as decisões dos juízes nas instâncias inferiores.

Antes mesmo da mudança na CLT, nossas convenções coletivas

passa-ram a regulamentar o Enunciado nº 10, aperfeiçoando-o. Desde 1993, em caso de demissão a par-tir de 16 de outubro, ficam assegu-rados os salários até o término do recesso escolar, em janeiro do ano seguinte. O direito é garantido a todos os professores, indepen-dentemente do tempo de serviço na escola ou na IES.

A sindicalização é um direito dos trabalhadores e trabalhadoras, além de ser um exercício de cidadania. Os sindicatos são legítimos representan-tes dos funcionários junto aos empre-gadores. Participar das lutas sindicais e sustentar a estrutura sindical signi-fica atuar em ações que valorizam as professoras e professores, contribuin-do para manutenção e ampliação de direitos.

Hoje, mais do que nunca, temos que garantir nossos direitos e con-quistas:

• Pagamento de hora atividade;

• Pagamento do DSR;

• Pagamento do recesso escolar de 30 dias corridos,pois temos 30 dias de fé-rias e 30 dias de recesso escolar; • Pagamento de hora-extra. • Bolsa de estudos;

• Plano de saúde (SESI/SENAI e Ensino Superior);

• Garantia semestral de salários, entre outros.

Confira o que o Sinpro ABC ofere-ce aos associados (as):

• Assistência médica e odontológica; • Assistência Jurídica para que os direi-tos trabalhistas sejam respeitados; • Descontos em redes farmacêuticas; • Convênios com lojas, restaurantes, ci-nemas e uma ampla rede de

prestado-Exerça seu direito à cidadania,

seja sócio (a) do Sinpro ABC

res de serviços;

• Convênios com pousadas e hotéis em diversas regiões do litoral e interior; • Formação profissional oferecendo cursos e palestras.

Seja associada (o) do Sindicato dos Professores do ABC e ganha a “Agen-da do Professor 2018” de brinde, no ato da filiação.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, no Brasil, um ho-mem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Anualmente, são 13.772 novos casos da doença, o que representa 28,6% das ocorrên-cias de câncer masculino, perdendo somente para os tumores de pele. Segundo Lucas Nogueira – urologis-ta, “não é possível prevenir a doença, mas o diagnóstico precoce está rela-cionado com a diminuição da morta-lidade”.

Para esclarecer dúvidas a respeito do tema, a Sociedade Brasileira de Urologia elencou algumas perguntas sobre o câncer de próstata.

Ter pai, irmão ou tio com a doen-ça aumenta meu risco?

Sim, a hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a do-ença. Um parente de primeiro grau com a doença duplica sua chance. Dois familiares com a doença aumen-tam essa chance em cinco vezes. Para quem tem casos na família, o reco-mendado pela Sociedade Brasileira de Urologia é procurar um urologista a partir dos 45 anos.

Pessoas da raça negra têm maior risco de desenvolver a doença?

Estudos apontam que afrodescen-dentes têm risco 60% maior de de-senvolver a doença e a taxa de morta-lidade é três vezes mais alta.

Professor, previna-se contra o

câncer de próstata!

O sedentarismo pode aumentar o risco para desenvolvimento do câncer de próstata?

Sim, o sedentarismo e a obesidade estão relacionados a alterações meta-bólicas que podem levar a alterações moleculares responsáveis pela gêne-se da neoplasia.

A atividade física regular tem um papel relevante na prevenção e no tratamento?

Essa prática saudável pode agir de modo protetor, e tem sido um fator modificável para o câncer de próstata por causa dos seus potenciais efeitos: fortalecimento imunológico, preven-ção da obesidade, capacidade do exercício em modular os níveis hor-monais e redução do estresse. Fique atento e procure um urologista.

Dr. Lucas Nogueira – urologista – Sociedade Brasileira de Urologia.

AGENDA:

A “agenda do professor 2018 está sendo distribuída pelos funcionários do departamento de Organização de Base e diretores do Sinpro ABC , nas escolas do ensino privado. Para os associados e associadas, a agenda é gratuita. Caso você ainda não seja sócio (a) do Sinpro, essa é uma boa oportunidade para sua filiação.

(3)

Reforma da Previdência

Campanha Nacional

No decorrer do próximo ano, o calendário civil está recheado de feriados que serão comemorados durante a semana. Ao todo serão 15, contando com os municipais que celebram os aniversários de fundação das cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Para alguns desses feriados, também estão sendo propostas emendas nas

Janeiro

01: Confraternização Universal 22: Término do recesso escolar 22 e 23: Planejamento 24: Início do ano letivo

Fevereiro 12 e 13: Carnaval 14: Quarta-feira de Cinzas Março 30: Paixão de Cristo Abril

08: Aniversário de Santo André 21: Tiradentes

30: Emenda

Maio

01: Dia internacional do Trabalhador 31: Corpus Christi

Junho

01: Emenda

28: Início da férias escolares

Julho

09: Revolução Constitucionalista 28: Aniversário de São Caetano do Sul

Agosto

02: Início do semestre

*20: Aniversário de São Bernardo do Campo Setembro 07: Independêcia do Brasil Dia Letivo Planejamento (SBC) Planejamento (SA e SCS) Feriados Emenda Sábados e domingos Férias Recesso Escolar

Legenda

Proposta de calendário escolar 2018

D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S LETIVO JAN 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 6 FEV 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 17 MAR 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 21 ABR 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 20 MAI 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 21 JUN 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 18 JUL 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 2 AGO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20* 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 23 SET 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 19 OUT 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 21 NOV 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 17 DEZ 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 15

Total geral 200

datas comemorativas celebradas às terças e quintas-feiras, sendo compensa-das às seguncompensa-das e sextas-feiras.

O Sindicato dos Professores do ABC, como faz todos os anos, apresenta uma proposta para o calendário 2018, onde são respeitados os 200 dias letivos, exi-gidos por lei. Confira abaixo.

Outubro

12: Nossa Senhora de Aparecida 15: Dia dos Professores

Novembro 02: Finados 15: Proclamação da República 16: Emenda 19: Emneda 20: Consciência Negra Dezembro

22: Termino do ano letivo 23: Início do recesso escolar 25: Natal

“Apagar o professor é apagar o fu-turo”. Esse é o slogan da Campanha Nacional contra a desprofissionali-zação do professor: pela valoridesprofissionali-zação da educação, na defesa dos direitos e contra as reformas, lançada pela Confederação dos trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Con-tee).

As reformas da Previdência, Tra-balhista e da Terceirização irrestrita, que retiram direitos dos trabalha-dores e atingem em cheio o setor educacional e a sala de aula; a refor-ma do ensino médio, que rebaixa a formação dos professores, destrói as licenciaturas e compromete a qualidade do ensino, permitindo a contratação de qualquer pessoa com “notório saber”; o movimento Escola Sem Partido, que ameaça a

liberdade de ensinar e aprender e os projetos pedagógicos críticos e de-mocráticos… tudo isso aprofunda a desvalorização do magistério, levan-do a um fenômeno de desprofissio-nalização.

De acordo com a secretária ge-ral da Contee, Madalena Guasco, a campanha foi desenvolvida especi-ficamente para o magistério devido a gravidade dos golpes contra essa categoria. “Não podemos nos calar diante de tanto descaso com a edu-cação e desrespeito com as profes-soras e professores que atuam como transmissores do saber e formadores de opinião em todas as áreas. Temos um compromisso moral e principal-mente social na formação dos profis-sionais que vão atuar no mercado de trabalho”, afirmou.

A campanha “Apagar o professor é apagar o futuro” está sendo reali-zada em todo o País, com a distribui-ção de material informativo, buscan-do a conscientização da categoria para lutar contra a dominação cultu-ral, econômica, política e social que aflige o País, de modo específico no universo da Educação.

A Contee convoca todas as enti-dades filiadas a participarem dessa campanha. É só baixar os materiais disponíveis no Portal: www.contee. org.br e divulgar na sua cidade, na sua base, nas suas redes sociais e promover atividades e debates con-tra a desprofissionalização do pro-fessor, afinal: um país sem professor é um país sem futuro.

Com informações da Contee.

Participe da campanha contra a

desprofissionalização do professor!

Calendário Escolar 2018

O ministro da Fazenda, defen-sor da classe empresarial, Henrique Meirelles, reafirmou que a meta do governo corrupto de Michel Temer é aprovar a reforma da Previdência ain-da em 2017. Segundo ele, tem se em-penhado pessoalmente em conversar com alguns líderes da base e feito reuniões com o deputado relator do projeto para agilizar o processo já no apagar das luzes de 2017, principal-mente quando a atenção do povo estiver voltada para as festas de final de ano. “A expectativa é de que a Re-forma da Previdência seja aprovada no correr desses últimos dois meses do ano”.

Meirelles disse ainda que os gas-tos do sistema previdenciário so-mam 55% do orçamento público, no entanto, afirmou que os cerca de R$ 4,2 bilhões liberados pelo

presiden-Governo ilegítimo quer aprovar

“Reforma da Previdência” ainda este ano

te Michel Temer para emendas par-lamentares (compra de votos) dos deputados para votar em favor do presidente, livrando-o de denúncias de corrupção, não vai comprometer o Orçamento de 2017 e 2018.

Relatório de CPI do Senado diz

que déficit da Previdência é falso

O senador Hélio José (PROS-DF) apresentou no dia 23/10, o relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Previdência, que inves-tigou as contas do seguro social no País. O texto de 253 páginas conclui que “inexiste déficit da Previdência Social ou da Seguridade Social” no Brasil. Segundo ele, e diversos espe-cialistas, os argumentos utilizados pelo governo para propor a reforma da Previdência, apresentam “falhas graves” e inconsistentes”.

“São absolutamente imprecisos, inconsistentes e alarmistas os argu-mentos reunidos pelo governo federal sobre a contabilidade da Previdência Social, cujo o objetivo é aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucio-nal) nº 287, de 2016”, afirmou o relator da CPI.

Hélio José ressaltou ainda que são os empresários que têm dívidas mi-lionárias com o povo, e que elas estão sendo perdoadas por Michel Temer. “O governo tem que cobrar a dívida ativa de empresas brasileiras de gran-de porte, que gran-deixaram gran-de contribuir com a Previdência Social, mas conti-nuam sendo beneficiadas com polí-ticas governamentais”. No relatório final da CPI, ele cita como exemplo o débito da JBS: uma dívida de R$ 2,4 bilhões com o sistema de Seguridade Social. “Está faltando cobrar dos

de-vedores e não querer prejudicar tra-balhadores e aposentados, mais uma vez”, disse o senador.

Outro argumento contido no re-latório da CPI é a criação da Desvin-culação de Receitas da União (DRU), em 1994, ainda na gestão FHC. “Uma parcela significativa dos recursos ori-ginalmente destinados ao financia-mento da Previdência foi redireciona-da. Segundo cálculos da Associação Nacional de Anfip (Auditores Fiscais da Receita Federal), somente entre 2005 e 2014, um montante da ordem de R$ 500 bilhões foi retirado da Pre-vidência”, criticou Hélio José.

O relatório final da CPI da Previ-dência deverá ser votado agora em novembro, quando os senadores que compõem a CPI vão analisar a pro-posta e propor emendas à versão do relator.

(4)

Consciênca Negra

Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novem-bro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

Interesses econômicos ditam o fim da

escravidão no Brasil

O Brasil foi o último país da América Latina a abolir a escravidão, em 13 de maio de 1888, após a promulgação da Lei Áurea. Já o Haiti foi o primeiro País Latino onde os próprios escravos, através de lutas e rebeliões, se tornaram li-vres em 1804. Em Cuba a escravidão foi praticada até 1886. Na época, o comér-cio de negros tinha sido adotado por portugueses e espanhóis que faziam o tráfico escravo para que a mão de obra africana fosse utilizada na exploração das riquezas naturais americanas em benefício da Europa.

No início, o comércio era controlado por Portugal que já havia exportado

es-Importância de Zumbi

para a História do Brasil

cravos do Congo desde 1441. Os por-tugueses seguiram sendo os merca-dores de escravos de maior destaque até o começo do século XVII, quando foram superados pelos neerlandeses, franceses e ingleses. Foram centenas de anos explorando os negros até que a escravidão fosse abolida em nosso continente.

No entanto, alguns livros de his-tória questionam mitos da libertação dos escravos no País. O próprio fim da escravidão gera controvérsias. De acordo com alguns historiadores, os ingleses tinham motivos ideológicos para pressionar pelo fim da escra-vidão. Pesquisadores afirmam que o interesse era econômico e estava relacionado com o preço do açúcar exportado da América Latina para a Europa, o que desmistifica a figura da Princesa Isabel, como heroína da es-cravatura.

Outro mito questionado é que Lei Áurea acabou com a escravidão no Brasil. Apesar de representar o fim de uma era, a lei não resolveu o pro-blema da escravidão. Apenas mudou a forma que era feita a atividade. “Li-vres”, os negros passaram a contrair dívidas praticamente impagáveis e ficavam o resto da vida pagando dívi-das intermináveis.

Homenagem a Luiz Gama

A Universidade Mackenzie (SP) re-alizou nos dias 03 e 04 de novembro um evento em que o Conselho Fede-ral da Ordem dos Advogados do Bra-sil inscreveu oficialmente Luiz Gama nos quadros da advocacia nacional.

Após 133 anos de sua morte, nos-so maior advogado receberá o justo reconhecimento da instituição que representa advogados e advogadas de todo o País.

Luiz Gama, negro nascido em 1830, chegou a ser escravizado, filho da libertária e ex-escrava Luíza Mahin. Chegando a São Paulo, conseguiu a liberdade, tornando-se depois im-portante jornalista, poeta e militan-te político de posições republicanas e abolicionistas. Tentou formar-se advogado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, mas apesar de formalmente livre, o racismo não permitiu. Ainda assim, Luiz Gama tor-nou-se advogado provisionado, com autorização para atuar nos tribunais em defesa de escravos que lutavam por liberdade. Com teses brilhantes e atuação combativa libertou centenas de escravos, tornando-se exemplo no exercício da advocacia.

Luiz Gama, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

Férias e recesso escolar

O Sindicato dos Professores do ABC traz uma série de parcerias para que você cuide do corpo e da mente: Planos de Saúde, Agências de viagem, hotéis e pousadas, Acupuntura, Beleza / Estética, Clínica Geral/ Diversos Tratamentos/Consultas, Corretora de Seguros, Otorrinola-ringologia e Exames de Audição, aparelhos auditivos e acessórios, Fisioterapia / Ortopedia, Fonoaudiologia e Audiometria, Odontologia, Oftalmologia e Ótica, Psicologia - Acupuntura – Psicoterapia, Gastroen-terologia, Farmácia e Nutrição.

Como janeiro é alta temporada de verão, trazemos algumas opções para que você descanse na praia ou no campo e economize no bolso, já que, através da parceria com o SINPRO ABC, os hotéis e pousadas dão descontos nas diárias que podem chegar a 50%.

• Pousada da Praia Guarujá (Praia Pernambuco) - Av. Marjory da Silva

Prado, 835 - Guarujá SP - Fone: 13 3029-7998 – desconto de 50% - com mensalidade/manutenção de R$ 25,00 e carência de 90 dias para uso.

www.pousadadapraiaguaruja.com.br

• Recanto Verde Praia Hotel - Rua Benedito Vitorino dos Santos, 197 -

São Sebastião – SP Tel: (12) 3863-2451 - Descontos 10% a 15% - www.

recantoverdepraiahotel.com.br

• Sisnaturcard Agência de Viagem - R. Doutor Flaquer nº 289 conj.

63/65 - Centro São Bernardo do Campo - (011)4125-0480/4330-8996 - Tabela Própria - www.sisnaturcard.com.br

• Club de Férias - Agência de Viagem - Rua Roberto Simonsen, 120 - 3º

andar - CJ. 305 - Centro - São Paulo - (11) 3101-4002 / 3101-0022 / 3104-5644 - Descontos de 10% a 38% - www.clubdeferias.com.br

• Hotel Vale do Sonho - Rua João Barbosa de Oliveira, 1888 - B.

Fre-guesia da Escada Guararema – SP - (11) 4693-1894 - Desconto de 5% a 15% - www.valedosonho.tur.br

• Hotel Mantovani - Rua França, 34 – Centro – Águas de Lindóia – SP -

(19) 3824-1000 - 10 a 15% - www.hotelmantovani.com.br

• Pousada Marambaia - Rua Itaberaba, 534 – São Sebastião – SP -

3451-6626 - Desconto de 5% a 20% - www.pousadamarambaia.com.br • Themas Olímpia Resort - (17) 3280-3000 (11) 3014-0066 - (11) 4396-5702 cel (11) 99457-2333 - Desconto de 5 a 10% - reservas@thermaso-limpiaresort.com.br - edna_chiorlin3@hotmail.com com Edna Chiorlin - www.thermasolimpiaresort.com.br

• NACIONAL INN – Rede de Hotéis no Brasil - 5% desconto, usar

códi-go: SINPROABC2016 - www.nacionalinn.com.br

• Pousada Weekend Búzios - Rua Maria Rodrigues Latina, 10 - Geribá –

Armação de Búzios – RJ - fone (22) 2623-2416 - Desconto: 10% cartão e 15% dinheiro - www.pousadaweekendbuzios.com.br

• Pousada Família Jantonio – Socorro

Estrada Vicinal do Bairro do Saltinho a Lavras de Baixo – Saltinho – SP Fone: (19) 5704-8082 / (19) 98304-0397 - Desconto 15%

www.pousadafamiliajantonio.com.br

Aproveite as férias e comece 2018 renovado!

Confira outras parcerias do SINPRO ABC em nosso site:

www.sinpro-abc.org.br O recesso não é concedido por

liberalidade das instituições de ensi-no, nem está previsto na CLT. Ele está garantido nas convenções coletivas de trabalho, que têm força de lei. Por esse motivo, é um direito exclusivo dos professores de educação básica e de ensino superior que lecionam na rede privada do Estado de São Paulo.

O recesso de 30 dias na educação

30 dias de recesso – direito adquirido!

básica são ininterruptos. No ensino superior, a divisão é possível desde que se garanta dez dias entre março de um ano e fevereiro do ano seguin-te e vinseguin-te dias em janeiro.

Diferença entre férias

coletivas e recesso

As férias estão previstas na

Consti-tuição e na CLT e são direitos de todos os trabalhadores. Já o recesso de 30 dias está garantido nas Convenções Coletivas e, portanto, é um direito ex-clusivo dos professores da rede priva-da no Estado de São Paulo. O recesso precisa ser renegociado a cada data base.

As férias são pagas antecipada-mente junto com o adicional de 1/3,

ao contrário do recesso que é pago como um salário normal, na data ha-bitual de pagamento (no máximo até o 5º dia útil do mês subsequente).

Fique atento, pois as escolas não podem exigir trabalho dos profes-sores durante o recesso.

Melhores salários e condições de trabalho:

Só com Sindicato forte!

SINDICALIZE-SE

www.sinpro-abc.org.br

Programe já sua viagem de verão. Sócios do Sinpro ABC têm

desconto de até 50% em pousadas e hotéis do interior e litoral

Programe já sua viagem de verão. Sócios do Sinpro ABC têm

desconto de até 50% em pousadas e hotéis do interior e litoral

(5)

Sinpro ABC realiza jantar em homenagem

aos professores e professoras

Veja mais fotos em

www.facebook.com/sinproabc

ou acesse o RQ ao lado

Em comemoração ao mês do professor, o Sindicato dos

Professo-res do ABC (Sinpro) realizou no dia 21/10 a “Festa dos ProfessoProfesso-res

2017”. O evento foi celebrado com um jantar a fantasia, que reuniu

cerca de mil pessoas no restaurante Florestal, em São Bernardo do

Campo, e também lançou a agenda 2018 do Sinpro ABC.

Referências

Documentos relacionados

A Tabela 6 identifica as categorias de CI mais empregadas nos estudos investigados. Percebe-se que as categorias empregadas referem-se a categorias que mesclam a

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

É, precisamente, neste âmbito que se apresentam quatro áreas que, dada a sua forte vertente estratégica, poderão influenciar significativamente as organizações, a

As questões das decisões tomadas pelo doente gravitam, pois, à volta do seu consentimento com prévia informação e esclarecimento o que, se é determinante para

Por fim, dada as previstas asserções, o presente artigo conclui a nulidade da Língua Esperanto como proposta de embate ao imperialismo americano, conquanto, o

de Auditoria e Gestão de Riscos, realizadas em 25/07/14. 2) O Conselho de Administração deliberou que o Comitê de Ética passará a ser um comitê interno e se reportará ao

Este artigo possui a seguinte estrutura: na se¸ c˜ ao II s˜ ao explanados os Fundamentos da Termodinˆ amica aplicados ` as m´ aquinas t´ ermicas; a se¸ c˜ ao III exp˜ oe o

O Parque Municipal de Mucugê, com 270 ha, também faz divisa com o PNCD nas cercanias daquela cidade, tendo sido instituído para proteger ecossistemas dos baixos cursos dos rios