• Nenhum resultado encontrado

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO

A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA ANO/SÉRIE: 6º ano PROFESSORES RESPONSÁVEIS: LUANA, LUZIVAM E PRISCILA

3º PERÍODO CRONOGRAMA

AULA 1: TRANSFORMAÇÕES DAS PAISAGENS NATURAIS: O ESPAÇO RURAL E SUAS PAISAGENS

AULA 2: TRANSFORMAÇÕES DAS PAISAGENS NATURAIS: O ESPAÇO RURAL E SUAS PAISAGENS (Continuação)

AULA 3: TRANSFORMAÇÃO DAS PAISAGENS ANTRÓPICAS

INTRODUÇÃO: PAISAGENS TRANSFORMADAS

Os seres humanos modificam as paisagens naturais ao longo de sua existência. As mais favoráveis à vida e, por esse motivo, mais habitadas, acabam sendo as mais transformadas: matas são substituídas por lavouras e pastagens, originando paisagens agrárias; surgem cidades, que constituem as paisagens urbanas; instalam-se fábricas, que formam as paisagens industriais; constroem-se estradas, pontes, aeroportos, túneis; minérios são explorados em minas.

Quanto maior o desenvolvimento tecnológico, maior é o grau de interferência dos seres humanos sobre a paisagem. As sociedades tradicionais não provocam modificações expressivas e permanentes nas paisagens, já que viviam da coleta, caça e pesca e se deslocavam quando os recursos se esgotavam. Mas sociedades mais complexas como a nossa podem modificar intensamente o meio.

(2)

TRANSFORMAÇÕES DAS PAISAGENS NATURAIS: O ESPAÇO RURAL E SUAS PAISAGENS (LIVRO DIDÁTICO PÁGINAS 164 À 173)

Caro aluno (a), no primeiro período estudamos que a paisagem é composta pelo conjunto de elementos naturais e culturais percebidos e vistos em um local. Por muito tempo na paisagem do Espaço Rural havia o predomínio de elementos naturais. Porém, atividades típicas do setor primário como a agricultura, pecuária e extrativismo, nos últimos anos vem sofrendo transformações. Hoje percebemos um Espaço Rural cada vez mais modernizado.

A modernização que alcança o Espaço Rural é resultado da investimento empregado na produção sob a forma de máquinas, defensivos químicos, engenharia genética, serviços meteorológicos, além de avançadas técnicas de irrigação, manejo de animais, preparação do solo e assessoria tecnológica e financeira.

A agricultura e pecuária por exemplo, são atividades que sofreram importantes transformações ao longo dos anos. O processo de mecanização do campo corresponde a introdução de novas tecnologias e ferramentas mais avançadas no processo produtivo. A mecanização do campo é um dos principais transformadores da paisagem atualmente.

(3)

PAISAGEM AGRÍCOLA TRANSFORMADA

A prática da agricultura é uma das mais antigas atividades desenvolvidas pelos humanos. No Período Neolítico, a constituição das primeiras técnicas e materiais utilizados para o cultivo de plantas e confinamento de animais foi a principal causa para aquilo que se denominou como a sedentarização do ser humano, o que permitiu a sua moradia fixa em uma dada localidade, embora a coleta e a caça tenham convivido por muito tempo lado a lado da agricultura.

O desenvolvimento da agricultura, portanto, esteve diretamente associado à formação das primeiras civilizações, o que nos ajuda a entender a importância das técnicas e do meio técnico no processo de construção das sociedades e seus espaços geográficos. Nesse sentido, à medida que essas sociedades modernizaram suas técnicas e tecnologias, mais a evolução da agricultura conheceu os seus avanços. Hoje usamos a expressão Revolução Verde para indicar o conjunto moderno de tecnologias aplicadas a agricultura.

A Revolução Verde consistiu na modernização da agricultura em escala global, efetivada por meio da incorporação de inovações tecnológicas na produção. Teve como base as sementes geneticamente modificadas, os maquinários agrícolas e os insumos químicos, como fertilizantes e agrotóxicos.

O arcabouço tecnológico da Revolução Verde contemplou:

 Melhoramento genético de espécies vegetais (como o trigo e o arroz) e desenvolvimento de híbridos (As frutas híbridas são resultados das combinações de duas frutas similares), proporcionando a sua adaptação a condições climáticas e de solo variadas bem como um aumento na produtividade;

 Maquinários como tratores, utilizados em várias etapas da produção agrícola, semeadeiras e colheitadeiras;

 Adubos, fertilizantes e defensivos agrícolas ou agrotóxicos empregados no preparo do solo, na correção dos índices de acidez, no controle de doenças e pragas que podem acometer as lavouras, entre outros;

 Modernização dos sistemas de irrigação. 

(4)

mundoeducação.com.br

Vantagens e desvantagens da Revolução Verde

O advento das novas técnicas produtivas na agropecuária trouxe aspectos positivos e negativos a diversas áreas, como econômica, social e ambiental.

A principal vantagem trazida pela Revolução Verde foi o ganho de eficácia na produção agrícola, que suscitou o aumento de produtividade em diversas lavouras, com destaque para os cereais e para os grãos, como a soja e o milho.

Por intermédio do melhoramento genético e do desenvolvimento de fertilizantes e técnicas de preparo do solo, foi possível adaptar os cultivos a condições climáticas e solos diversos, como o caso da soja nos Cerrados. Somou-se a isso o avanço nas pesquisas e no incremento tecnológico proporcionado pelos trabalhos derivados da Revolução Verde.

Entre as desvantagens desse processo, houve a expulsão de pequenos proprietários e trabalhadores rurais do campo. Isso se deu, em primeiro lugar, pelo aumento dos custos relativos para a produção devido à concorrência com grandes proprietários e grandes empresas. As novas técnicas incorporadas ao campo exigiram, ademais, maior qualificação profissional, o que acabou por colocar muitos trabalhadores menos qualificados em situação de desemprego.

Os insumos utilizados no preparo do solo e manutenção das culturas, como fertilizantes e agrotóxicos, podem ser extremamente prejudiciais à saúde humana. Em se tratando do meio ambiente, o emprego desses elementos ocasiona a contaminação dos solos e de recursos hídricos.

Ademais, a intensificação do uso do solo e o modelo monocultor podem levar ao esgotamento de nutrientes e danos à sua estrutura.

A PAISAGEM DA PECUÁRIA TRANSFORMADA

(5)

Seja em pequenas propriedades leiteiras – através de equipamentos modernos de ordenha das vacas, seja em confinamentos de gado de corte – com o uso de softwares de gestão capazes de calcular com exatidão a quantidade e fórmula das rações oferecidas no cocho, a tecnologia está presente.

Confira aqui algumas mudanças que fazem parte dessa evolução na pecuária:

Balanças eletrônicas

Permitem a automatização da coleta de dados de cada animal, reduzindo significativamente o tempo necessário para a coleta, erros no número de animais e perda de informação. A coleta de dados, como o peso do rebanho, fica muito mais fácil e precisa com o uso de dispositivos eletrônicos. Além disso, existem sensores eletrônicos que monitoram o ambiente e geram dados sobre as condições do local como temperatura, vento, luz e umidade. Tudo isso para proporcionar mais conforto ao animal.

Brinco, coleira e chip eletrônico

Os identificadores eletrônicos utilizam alta tecnologia para proporcionar maior comodidade e melhores resultados aos criadores. Esses tipos de equipamentos facilitam a identificação e a leitura dos movimentos do animal 24h por dia.

Melhoramento genético

Um dos principais fatores do crescimento da pecuária nacional está diretamente ligado ao melhoramento genético. As técnicas de reprodução bovina, como a inseminação artificial em tempo fixo e a transferência de embriões, ajudaram nesse crescimento.

Controle pecuário via drones

Os drones podem ser utilizados de várias formas na fazenda: monitorando os animais, no pastoreio, na pulverização em pontos de difícil acesso do pasto e, também, auxiliando na fiscalização da propriedade.

Alguns Problemas da Pecuária

O desmatamento é uma prática muito comum para a realização da pecuária. A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos.

(6)

As queimadas, método muito utilizado para a retirada da vegetação original, intensificam a poluição atmosférica, além de reduzirem os nutrientes do solo.

Além da substituição da cobertura vegetal pelas pastagens, outro problema ambiental é a compactação do solo gerada pelo deslocamento dos rebanhos. O solo compactado dificulta a infiltração da água e aumenta o escoamento superficial, podendo gerar erosões. Esses animais, através da liberação de gás metano, também contribuem para a intensificação do aquecimento global.

ATIVIDADE DO LIVRO DIDÁTICO

RESOLVER NO CADERNO AS QUESTÕES 1 E 6 LOCALIZADAS NAS PÁGINAS 176 E 177 RESPECTIVAMENTE.

TRANSFORMAÇÃO DAS PAISAGENS ANTRÓPICAS (Livro didático página 178 a 183)

Paisagens antrópicas são paisagens criadas pelo homem e que estão cada vez mais sofrendo alterações. Podemos considerar uma paisagem antrópica um espaço geográfico.

Tanto o espaço rural quanto o urbano sofrem alterações antrópicas (humanas). Porém, é evidente que o espaço urbano desde o seu surgimento se constituiu uma paisagem humanizada, ou seja, é produzido, vivenciado, apropriado e transformado com base em ações humanas.

Nas grandes cidades, a paisagem urbana é constituída por trânsitos de veículos, fluxo de pedestres, indústrias, edifícios, construções, poluição sonora, visual e principalmente do ar, alguns desses elementos causam um maior acúmulo de poluentes, podendo provocar diversas doenças respiratórias à população e também problemas na estrutura das cidades.

veja.abril.com.br

(7)

melhores: ruas mais bem conservadas, acesso a saneamento básico, existência de iluminação pública, proximidade a locais que oferecem serviços bancários, educacionais, de saúde, entre outros. Por outro lado, existem grupos sociais que vivem em lugares menos privilegiados, sendo dificultado seu acesso ao saneamento básico, aos serviços de saúde, educacional etc., como também lhes é dificultado o acesso ao transporte, seja pela distância que existe entre os locais de habitação e trabalho, seja pelo preço e condições do transporte público.

Problemas na Paisagem Urbana

Os problemas urbanos são muitos e bem variados, as grandes cidades sofrem principalmente com as poluições, engarrafamentos, violência, desemprego, desigualdade social, locais inadequados para moradia, saúde, educação, infraestrutura, etc. Os diversos tipos de poluição (hídrica, visual, do solo, sonora, atmosférica) são causadas principalmente pelo modo de produção e consumo estabelecidos pelo capitalismo, o intenso fluxo de automóveis e as indústrias são os principais responsáveis pelo lançamento de gases tóxicos na atmosfera.

ATIVIDADE

1- “A inovação nas técnicas produtivas, o uso de máquinas e a utilização de

recursos para melhorar a produtividade e diminuir as perdas por causas naturais provocaram significativos impactos na Paisagem agrícola”.

Todos baixo são impactos ambientais decorrentes da produção agrícola, MENOS:

a) desmatamento

b) contaminação do solo c) poluição da água d) reutilização da água

2-Das opções abaixo, a que não representa um problema ambiental na agricultura é:

a) perda da biodiversidade b) erosão dos solos

c) desmatamento d) mobilidade urbana

(8)

3-O ______________ é um dos principais problemas ambientais no Brasil que transforma as Paisagens, acontece desde a chegada dos portugueses em 1500 com a retirada do Pau-brasil.

Das alternativas abaixo, a que preenche corretamente a lacuna é: a) uso de agrotóxicos

b) efeito estufa c) desmatamento

d) empobrecimento do solo

4-Muitos impactos ambientais trazem consequências graves e algumas vezes irreversíveis para o meio ambiente. Alguns deles são causados pelo homem e surgem, sobretudo, pela falta de consciência ambiental, como o uso indiscriminado dos recursos naturais.

Todas as alternativas abaixo trazem exemplos de ações positivas relacionadas com a consciência ambiental, menos uma, a marque:

a) a economia de água e de energia b) emissão de gases poluentes c) o descarte correto do lixo d) a redução do consumo

5-Das alternativas abaixo, todas representam problemas vivenciados no espaço urbano, menos uma:

a) poluições

b) engarrafamentos c) desigualdade social d) efeito estufa

(9)

ATIVIDADE DO LIVRO DIDÁTICO

RESOLVER NO CADERNO AS QUESTÕES 2, 3 E 5 DA PÁGINA 184.

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

FERNANDES, Maíra; TEIXEIRA, Daniel Zungolo; GORGATTI, Isabela; DELLORE, Cesar Brumini; FONSECA, Eugênio Pacceli da; NAGIB, Gustavo; SANTOS, Jonatas Mendonça dos. ARARIBÁ MAIS GEOGRAFIA. 1 ed. São Paulo, Moderna, 2018.

PENA, Rodolfo F. Alves. "Evolução da agricultura e suas técnicas"; Brasil

Escola. Disponível em:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/evolucao-agricultura-suas-tecnicas.htm. Acesso em 19 de março de 2021.

“Revolução Verde”, Mundo Educação. Disponível em:

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-revolucao-verde.htm. Acesso

em 19 de março de 2021.

“Agropecuária e os Problemas Ambientais”, Mundo Educação. Disponível em:

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-revolucao-verde.htm. Acesso

Referências

Documentos relacionados

Marandú apresentam maior acúmulo de folha, relação folha:colmo , maior produção de material verde no resíduo de massa seca, e menor acúmulo de material morto.. As intensidades

O aumento da função cerebral é causado pelo grande número de impulsos que são transmitidos do centro da vigília do sistema, reticular ativador para o córtex cerebral

Este estudo busca identificar os fatores que influenciam companhias listadas na BM&FBovespa a pagar dividendos acima do mínimo obrigatório estabelecido em lei

C.( Participante Externo/Co-Autor ) , 2011.Seleção de Contratos de Prestação de Serviços de Telecomunicações: Um Estudo de Caso com Demanda Fuzzy e Tarifa Ajustável; Anais do

Os pontos fortes do estudo referem-se: à contribuição científica, que demanda ainda de investigações sobre a qualidade do sono na população de adolescentes

Em relação à justificativa da não adesão ou da não utilização dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil naquelas escolas que desejam aderir à publicação,

Tal como na experiência laboratorial de Klopman (1994), depois de realizadas as simulações, são produzidos os perfis verticais da velocidade média horizontal, num gráfico com

Apresentação ininterrupta de imagens imóveis ou estáticas durante um longo período pode causar o efeito de “imagem queimada” no seu ecrã, também conhecido como