• Nenhum resultado encontrado

Regulação bimestral do Processo Ensino Aprendizagem - 3º bimestre Ano: 3º ano Ensino Médio Data:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulação bimestral do Processo Ensino Aprendizagem - 3º bimestre Ano: 3º ano Ensino Médio Data:"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Regulação bimestral do Processo Ensino Aprendizagem - 3º bimestre

Ano: 3º ano Ensino Médio Data:

Disciplina: História Professor: Luis Fernando

Caro estudante;

Ao longo do bimestre desenvolvemos diversas atividades para um bom aprendizado. Apresentação de trabalhos, avaliações, anotações no caderno, textos complementares, atividades, aulas expositivas, debates. É fundamental que você busque nesse momento todas as suas atividades e anotações, caso tenha algo incompleto aproveite para buscar com um colega e atualizar seus registros.

3º Ano

- Os anos Vargas – 1930 - 1945 - O Estado Novo

- Estados Totalitários – Fascismo e Nazismo - Crise de 1929 Referências: Caderno Atividades e trabalhos Capítulos do livro: 68, 69, 70, 71, 72 e 73

(2)

TRABALHO DE HISTÓRIA

Ano: 3º ano Ensino Médio Data:

Disciplina: História Professor: Luis Fernando

Nome: Nº:

TRABALHO DE REGULAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 3º BIMESTRE - 2015

1) Leia o texto:

A crise de 1929 e dos anos subsequentes teve sua origem no grande aumento da produção industrial e agrícola, nos EUA, ocorrido durante a 1ª Guerra Mundial, quando o mercado consumidor, principalmente o externo, conheceu ampliação significativa. O rápido crescimento da produção e das empresas valorizou as ações e estimulou a especulação, responsável pela "pequena crise" de 1920-21. Em outubro de 1929, a venda cresceu nas Bolsas de Valores, criando uma tendência de baixa no preço das ações, o que fez com que muitos investidores ou especuladores vendessem seus papéis. De 24 a 29 de outubro, a Bolsa de Nova York teve um prejuízo de US$ 40 bilhões. A redução da receita tributária que atingiu o Estado fez com que os empréstimos ao exterior fossem suspensos e as dívidas, cobradas; e que se criassem também altas tarifas sobre produtos importados, tornando a crise internacional.

RECCO, C. História: a crise de 29 e a depressão do capitalismo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u11504.shtml. Acesso em: 26 out. 2008. (com adaptações). a) Explique o que foi a crise de 1929

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(3)

b) Quais as medidas tomadas pelo governo dos Estados Unidos para conter a crise. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 2) Como a crise de 1929 refletiu no Brasil?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 3) Leia os textos Texto 1

“Digo que nos oporemos com todas as forças às tentativas de socialização, de estatização, de coletivização.

Basta de socialismos de Estado. Tampouco iremos renunciar à luta, que se pode chamar doutrinária, contra nossas doutrinas, que nem são verdadeiras, nem, sobretudo fatais.

Negamos que existam duas classes, porque existem muitas mais, negamos que se possa explicar toda a história humana pelo determinismo econômico.

Negamos vosso internacionalismo, porque o internacionalismo é uma mercadoria de luxo, só acessível aos ricos, enquanto o povo está desesperadamente unido à terra natal.

Mas não é só. Nós afirmamos que precisamente agora começa a verdadeira história do capitalismo, pois este não é somente como dizeis, um sistema de opressão, mas também uma seleção de valores, uma coodernação de hierarquias e um sentido mais amplo da responsabilidade pessoal.(...)”

(4)

Texto 2

“(...)Ao proletariado sofredor das nossas cidades, aos trabalhadores oprimidos das fazendas e das estâncias, à massa miserável do nosso sertão e muito especialmente aos revolucionários sinceros, aos que estão dispostos à luta e ao sacrifício em prol da profunda transformação por que necessitamos passar, são dirigidas estas linhas. Somos governados por uma minoria que, proprietária das terras, das fazendas e latifúndios e senhora dos meios de produção e apoiada nos imperialismos estrangeiros que nos exploram e nos dividem, só será dominada pela verdadeira insurreição generalizada, pelo levantamento consciente das mais vastas massas das nossas populações dos sertões e das cidades.

Contra as duas vigas-mestras que sustentam economicamente os atuais oligarcas, precisam, pois, ser dirigidos os nossos golpes — a grande propriedade territorial e o imperialismo anglo-americano. Essas as duas causas fundamentais da opressão política em que vivemos e das crises econômicas sucessivas em que nos debatemos.

O Brasil vive sufocado pelo latifúndio, pelo regime feudal da propriedade agrária, onde se já não há propriamente o braço escravo, o que persiste é um regime de escravidão e semi-servidão. O governo dos coronéis, chefes políticos, donos da terra, só pode ser o que ai temos: opressão política e exploração impositiva. (...)

Luiz Carlos Prestes – 1930. Buenos Aires. Texto 3

"Discordo do último manifesto revolucionário do General Luís Carlos Prestes. Não creio na exeqüibilidade da revolução desencadeada pela massa inerme do proletariado (...). A revolução possível no Brasil terá (...) de continuar a apoiar-se nos mesmos meios em que tem sido alicerçado até aqui (...) deverá haver, assim, lugar em suas fileiras (...) para o burguês e o proletário. Mas não creio que lá cheguemos adotando o exotismo dos conselhos de operários, marinheiros e soldados, que nos aconselha o general Luís Carlos Prestes (...). Creio sim no equilíbrio excelência de um regime baseado na representação proporcional de todas as classes, erigido em regulador imparcial de suas dependências e interesses recíprocos (...), seguindo a diretriz já apontada por Alberto Torres (...) ou por um caminho paralelo, que busque as novas tendências e necessidades (...) do nosso meio."

Declaração de Juarez Távora, Maio, 1930 a) Muitos historiadores aproximam a ideologia do governo Vargas ao fascismo Italiano. Na

declaração de um de seus ministros (texto 3) podemos identificar essa filiação. Procure trechos nos textos 1 e 3 que os aproxime e explique.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(5)

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

b) As propostas de Luiz Carlos Prestes apresentadas no texto 2 deixam clara sua aproximação

com a ideologia socialista. Quais as criticas apresentadas por Prestes a sociedade brasileira no inicio do século XX? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

4) Em 20 de Fevereiro de 1909, o jornal parisiense publica um manifesto do Futurismo, escrito por

aquele que, na altura, era o seu único membro: o poeta e escritor Filippo Tommaso Marinetti. Pouco tempo depois, vários pintores e intelectuais italianos aderem ao futurismo (Balla, Boccioni, Carrà, Severini e Primo Conti). Os traços fundamentais desta escola estética são conhecidos: culto do movimento e energia, desprezando a "arte estática" do passado. A cidade, a maquinaria e a velocidade passarão a ser os novos valores culturais. Ora, será em nome deles que o fascismo de Mussolini brotará. O espírito bélico, misógino que despreza o academismo e o espírito de museu, são originariamente princípios do futurismo. Os futuristas são os principais impulsionadores da entrada da Itália na primeira guerra mundial e estarão com Mussolini na famigerada "marcha sobre Roma" de 1922.

http://expressoriente.blogspot.com/2004/10/o-futurismo-e-o-fascismo.html Texto 3

Manifesto do Futurismo

1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade. 2. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia.

3. A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o extase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco.

(6)

4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia.

5. Nós queremos entoar hinos ao homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita.

6. É preciso que o poeta prodigalize com ardor, fausto e munificiência, para aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais.

7. Não há mais beleza, a não ser na luta. Nenhuma obra que não tenha um caráter agressivo pode ser uma obra-prima. A poesia deve ser concebida como um violento assalto contra as forças desconhecidas, para obrigá-las a prostar-se diante do homem.(...)

9. Nós queremos glorificar a guerra - única higiene do mundo - o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos libertários, as belas idéias pelas quais se morre e o desprezo pela mulher. 10. Nós queremos destruir os museus, as bibliotecas, as academia de toda natureza, e combater o moralismo, o feminismo e toda vileza oportunista e utilitária.(...)

Manifesto Futurista - Filippo Tommaso Marinetti – 1909. Texto 4

“Exigimos a reunião de todos os alemães numa Grande Alemanha. Exigimos territórios para a alimentação do nosso povo e o estabelecimento do excedente de nossa população. Não pode ser cidadão senão aquele que faz parte do povo. Não pode fazer do povo senão quem for de sangue alemão (...) Portanto (...)

Programa do Partido Nazista exposto por Hitler em 1920.

Texto 5

1ª Guerra termina em outubro com pagamento alemão RENATO MARTINS - AGÊNCIA ESTADO

28 Setembro 2010 | 16h 33

A revista semanal alemã Der Spiegel informa que a Alemanha fará em 3 de outubro seu último pagamento das reparações de guerra relativas à Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Com o pagamento de 56 milhões de euros, o conflito, que deixou 16 milhões de mortos, estará oficialmente encerrado, 92 anos depois. O país comemora no mesmo dia a reunificação alemã. Segundo a revista, pelo Tratado de Versalhes, imposto pelas potências que venceram o conflito, a Alemanha, declarada a única culpada, deveria pagar como reparações 269 bilhões de marcos de ouro, equivalentes a 96 mil toneladas de ouro. Em 1929, um acordo reduziu essa dívida a 112 bilhões de marcos de ouro. O país emitiu bônus para quitar a dívida em 1924 e em 1930.

A Alemanha suspendeu os pagamentos em 1931, por causa da crise financeira global, e recusou-se a retomá-los em 1933, quando Adolf Hitler chegou ao poder. Em 1953, a Alemanha Ocidental concordou em assumir a dívida e pagou o montante principal nos anos seguintes, mas o acordo permitia que o país adiasse o pagamento dos juros acumulados entre 1945 e 1952 até que estivesse reunificada, o que aconteceria somente em 1990

(7)

a) quais ideais ligam o futurismo e o fascismo? Utilize trechos dos textos para exemplificar sua resposta ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

b) qual a relação entre o futurismo e as inovações tecnológicas que surgiram a partir da II

Revolução Industrial? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(8)

c) Qual a relação entre o nazismo e as crises vividas pela Alemanha após a I Guerra Mundial? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

d) Demonstre a existência de racismo, expansionismo e ideal anti-democrático a partir do textos

citados e do lema nazista: “Um povo, um império e um guia”

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(9)

5) Leia o texto:

Seu êxito (de Hitler) foi possível pelo caos e (pela) desintegração do governo alemão que se seguiram à crise econômica de 1929 e foi resultado da complacência política de conservadores e comunistas para com o ‘fenômeno grotesco e transitório’ do nazismo (…).Mas o nazismo foi também produto do passado, ainda que não um inevitável produto, pela conjunção de uma série de fatores de natureza diversa: entre eles o autoritarismo, o militarismo, o racismo, o fracasso da revolução democrática de 1848, a derrota na Primeira Guerra Mundial, a hiperinflação dos primeiros anos 1920, a já referida crise econômica aberta em 1929.

(Adaptado de Boris Fausto. Folha de São Paulo, 11/12/2007.) a) Explique o processo de ascensão do Partido Nazista ao poder na Alemanha.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(10)

b) Explique qual era o papel da Gestapo e das SS durante o governo de Hitler na Alemanha. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 6) Leia os textos abaixo:

Texto 1

“A ideologia nazista estendeu-se também às escolas e universidades. Todos os professores dos jardins de infância à universidade, foram compelidos a se filiarem à Liga Nacional Socialista de Professores e a ensinar o que lhes era ordenado. As universidades alemãs, outrora famosas por suas pesquisas cientificas, tornaram-se centros de ciência racista. Fora das escolas, organizações de juventude independentes (incluindo as igrejas) foram banidas e todos os jovens alemães, rapazes e moças, desde a idade de 6 anos, foram induzidos a se filiar à Juventude Hitlerista.”

BULLOCK, Alan. A Alemanha de Hitler. In: Século XX. “Brasileiros: como chefe da nação, exulto e sinto fortalecida a fé que sempre tive no futuro do Brasil. A grande virtude nacional, neste momento histórico, deve ser uma virtude militar – a disciplina; as circunstâncias impõem à nossa conduta o atributo dos povos fortes – a tenacidade. A nação, disciplinada e tenaz, há de realizar os seus altos objetivos de progresso sob a proteção do pavilhão auriverde, símbolo da unidade e da grandeza do Brasil”

(11)

Texto das cartilhas escolares distribuídas durante o regime do Estado Novo – 1937 – 1945.

tenacidade: persistência, constância pavilhão auriverde: bandeira brasileira.

Tanto o regime nazista Alemão como o Estado Novo no Brasil fizeram uma forte intervenção na formação da mentalidade da juventude. Esse modelo de intervenção que não se restringia as escolas, era a maneira de criar um pensamento favorável ao regime.

a) Qual a intenção desses governos ao transmitirem os valores acima aos jovens?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 7) Faça uma pesquisa de um documento de propagando do Estado Novo e faça uma análise do documento escolhido. Cole o documento na página a seguir.

(12)
(13)

b) Escreva a análise do documento ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

A viscosidade aparente pode ser constante (ideal Bingham plastic) ou não (generalized plastic) em relação à tensão de cisalhamento.... Tipos dependentes

- O cliente será responsável por suportar os custos de reparação do equipamento no caso deste se danificar durante o período de alugu- er. A reparação será realizada

c) permanência: como a modalidade a distância contribui para a permanência do aluno em instituições escolares; quais são as dificuldades encontradas pelos alunos

Considerando o enraizamento da subjetividade nas redes vinculares e em sintonia com Kaës, passamos a incluir uma nova dimensão na escuta clínica e a definir o sujeito não apenas como

Cantamos, oramos, lemos a Bíblia juntos; consequentemente cresceremos juntos. A família torna-se amiga, próxima, confidente. O elo familiar torna-se mais forte. Cria laços

4.3 O candidato deverá entregar o resultado do exame em envelope aberto para o(s) representante(s) da Coordenação Administrativa do Serviço de Medicina do Trabalho, do Departamento

Primeira parte: Estudo na apostila. Estudar potência e associação mista de resistores nas páginas 55 e 57. Segunda parte: Exercícios de fixação para serem feitos no caderno. 1)

Quando se começou a assistir à massificação dos sistemas de informação geográfica, pelas vantagens que prestavam ao planeamento e no apoio à toma- da de decisões, o