• Nenhum resultado encontrado

EDITAL SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE JOVENS PROJOVEM URBANO NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO-BA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE JOVENS PROJOVEM URBANO NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO-BA."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

MUNICÍPIO DE JUAZEIRO ESTADO DA BAHIA

EDITAL SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE JOVENS –

PROJOVEM URBANO – NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO-BA.

1. OBJETO

1.1. A PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO/SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E IGUALDADE SOCIAL – SEDIS comunica aos interessados que selecionará profissionais para a operacionalização do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação/Formação Básica, Qualificação Profissional, Inclusão Digital e Participação Cidadã – PROJOVEM URBANO, em Juazeiro/BA.

1.2. Integram este instrumento convocatório, dele fazendo parte como se transcritos em seu corpo, os seguintes anexos:

• Anexo I – Planilha de distribuição e estimativa de vagas e funções, contendo discriminação dos pré-requisitos técnicos exigidos por função;

• Anexo II – Atribuições das funções;

• Anexo III – Modelo de Declaração a ser apresentada pelos interessados;

• Anexo IV – Relação dos locais onde serão implantados os Núcleos da juventude.

2. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PROJOVEM URBANO

2.1. O PROJOVEM URBANO representa uma ação da Política Nacional de Juventude, a ser executada em conjunto pelos Governos Federal e Municipal, objetivando proporcionar aos jovens em situação de exclusão e vulnerabilidade social:

• Formação integral para elevação de escolaridade, com conclusão do ensino fundamental;

• Qualificação profissional, com certificação de formação inicial;

• Inclusão digital com instrumento de inserção produtiva e de comunicação;

• Ampliação do acesso dos jovens a cultura e ao esporte;

• A participação cidadã pelo desenvolvimento de ações comunitárias de interesse público.

2.2. O PROJOVEM URBANO atenderá a jovens de 18 a 29 anos, que não concluíram o ensino fundamental, mas sabem ler e escrever e não tenham vínculo formal de trabalho, durante 18 meses em dias úteis no turno da noite.

(2)

MUNICÍPIO DE JUAZEIRO ESTADO DA BAHIA

2.3. No Município de Juazeiro, a meta de atendimento prevista para este exercício é de 800 (oitocentos) jovens, distribuídos em quatro (04) Núcleos de Juventude, na Zona Urbana, cada um deles formado, respectivamente, por duzentos (200) jovens em cinco (05) turmas, totalizando-se vinte (20) turmas. O presente processo de seleção destina-se à implementação do PROJOVEM URBANO no Município de Juazeiro-BA.

2.4. O programa constituir-se-á de um curso de formação integral do jovem assistido, com carga horária total de 2.000 horas, sendo 1.560 horas presenciais em Formação Escolar Básica (1092 h), Qualificação Profissional (390 h) e Participação Cidadã (78 h) e 440 horas não presenciais a serem desenvolvidas em dezoito (18) meses letivos (78 semanas) com percurso formativo organizado em seis unidades, com duração de três meses cada, nas quais os diferentes componentes curriculares integram-se em eixos estruturais com progressão de aprendizagem. As horas presenciais (20 h/s) incluem as atividades em sala de aula, visitas, pesquisas de campo, participação em palestras, práticas relacionadas ao campo de Qualificação Profissional, Inclusão Digital e à Participação Cidadã, sob a supervisão de um Educador. As horas não presenciais são dedicadas às leituras e atividades das unidades formativas e à elaboração de planos e registros. 2.5. O PROJOVEM URBANO rege-se pelo PPI – Projeto Pedagógico Integrado,

cuja finalidade é promover a inclusão social dos jovens brasileiros que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua re-inserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhe oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania, e se orienta pela integração indissolúvel entre educação básica, qualificação profissional, inclusão digital e ação comunitária, em perspectiva de cooperação interdisciplinar, voltada para o desenvolvimento do saber, de conhecimentos, competências e valores de solidariedade, cidadania e cooperação.

2.6. O PROJOVEM URBANO alia teoria e prática, formação e ação, educação, trabalho e participação cidadã, para que se obtenha plena inserção do jovem à sociedade. Os profissionais contratados para a execução do programa serão submetidos à formação continuada para se adequarem à dinâmica pedagógica integrada que o caracteriza.

2.7. Os profissionais que pretendem trabalhar na execução do PROJOVEM URBANO devem possuir:

• Competência na sua área específica de atuação; • Conhecimentos de informática;

• Disponibilidade de tempo conforme especificado para cada função; • Adequação à dinâmica pedagógica integrada que caracteriza o

PROJOVEM;

• Adaptação ao público-alvo do PROJOVEM, reconhecendo as especialidades de comunicação e relacionamento com jovem em situação de exclusão social.

(3)

MUNICÍPIO DE JUAZEIRO ESTADO DA BAHIA 3. ENTREGA DE CURRÍCULOS

3.1. Os profissionais interessados deverão apresentar os currículos, juntamente com a Declaração, cujo modelo encontra-se no Anexo III deste, em um envelope lacrado contendo na sua frente o nome, cargo e local de trabalho pretendido e endereçado à Comissão Especial de Seleção do PROJOVEM URBANO. O período de recebimento do envelope é do dia 2 a 4 de setembro de 2009, das 08:00 às 12:00 h e das 14:00 às 18:00 h, na Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social - SEDIS, situada na Praça Municipal Imaculada Conceição (da Bandeira), s/n, Centro, Juazeiro-BA.

3.2. O candidato será responsável pela exatidão das informações contidas no seu currículo. Qualquer informação falsa prestada ou informação não comprovada geram eliminação e afastamento do candidato no processo. 3.3. Não serão objeto de análise os currículos apresentados em período ou local

diverso do indicado.

3.4. Somente serão recebidos currículos entregues pessoalmente pelos candidatos ou seus prepostos, não sendo necessária a apresentação de procuração. 3.5. O currículo deverá conter:

• Identificação completa do interessado (nome completo, estado civil, documento de identidade, CPF, identidade profissional, quando obrigatório para o exercício da função);

• Endereço completo com telefone para contato e endereço eletrônico (se houver);

• Identificação da função para a qual pretende ser selecionado;

• Demonstração de formação compatível com os requisitos da função para a qual se candidatar (Anexo I);

• Demonstração de experiência para a respectiva função;

• Informação relativa aos demais requisitos estabelecidos para a função pretendida, conforme previsto no Anexo I deste instrumento convocatório.

3.6. Só serão pontuados os cursos e experiências profissionais que tiveram correlação com a função para a qual o candidato concorre.

3.7. O profissional interessado somente poderá se candidatar para uma função e unidade de trabalho prevista no Anexo I.

3.8. A comprovação da Graduação para os candidatos às funções de nível superior deverá ser efetuada mediante à apresentação de Diploma ou de Declaração de Conclusão de Curso emitidos por Instituição de Ensino reconhecida pela Autoridade Pública, e os candidatos à função de nível médio devem comprovar a conclusão do Ensino Médio, através da apresentação da sua Ficha 19, emitida, igualmente, por Instituição reconhecida.

(4)

MUNICÍPIO DE JUAZEIRO ESTADO DA BAHIA 4. PROCEDIMENTOS PARA SELEÇÃO

4.1. A Comissão Especial de Seleção do PROJOVEM URBANO será responsável pela seleção dos profissionais que atendam aos requisitos técnicos e administrativos exigidos neste instrumento convocatório, mediante análise de currículos, entrevista com questionário e treinamento dos princípios e ações do PROJOVEM URBANO, sendo todas as etapas eliminatórias e classificatórias.

4.2. Também são requisitos para seleção e posterior contratação: • Ter sido aprovado no presente processo seletivo;

• Apresentar cópia (autenticada) de todos os documentos solicitados na época da sua contratação;

• Ser brasileiro nato ou naturalizado; • Ter maioridade de 21 anos;

Disponibilidade de templo exclusivo (30 horas/semanais);

• Não ter qualquer restrição de ordem criminal que impeça o livre exercício de direitos (apresentar certidão negativa do cartório competente).

• Situação regular junto ao respectivo órgão de classe, quando obrigatória à filiação para o exercício da profissão;

• Estar em dia com as obrigações eleitorais (apresentar comprovante); • Não possuir qualquer vínculo trabalhista com na esfera municipal,

estadual ou federal;

• Apresentar Certificado de Reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino;

4.3. As vagas disponíveis serão preenchidas por ordem de classificação do interessado.

4.4. A Comissão Especial de Seleção do PROJOVEM URBANO analisará os currículos profissionais, considerando prioritariamente os requisitos necessários a cada função.

4.5. Serão entrevistados os candidatos que obtiverem a seguinte classificação na análise curricular:

EDUCADOR DE FORMAÇÃO BÁSICA (Habilitação em Área Curricular do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas (História e Geografia), Ciências da Natureza (Ciências e Biologia) e Língua Inglesa) – até o 6º lugar; EDUCADOR DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ (Assistente Social)

– até o 4º lugar;

EDUCADOR DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR ARCO DE OCUPAÇÃO (Docência Nível Superior) em

(5)

MUNICÍPIO DE JUAZEIRO ESTADO DA BAHIA

Qualificação Profissional de Serviços Pessoais, de Saúde e de Administração - até o 8º lugar.

4.6. A ordem de classificação de currículos será divulgada no site www.juazeiro.ba.gov.br, na Rádio Juazeiro em horários de informes da Prefeitura e afixado no mural da Prefeitura Municipal, na SEDIS e na Secretaria de Educação, a partir do dia 14/09/2009.

4.7. Juntamente com a ordem de classificação, serão divulgadas a data e hora de comparecimento do candidato para entrevista. O não comparecimento na data designada importa em desistência do processo seletivo.

4.8. No momento da entrevista, o profissional deverá apresentar toda a documentação que comprova as informações prestadas em seu currículo profissional.

4.9. Na hipótese de ocorrer empate no resultado do processo seletivo, será adotado como critério de desempate, a idade, valendo para esse fim, o mais idoso.

4.10. A listagem final dos classificados será emitida em ordem decrescente de classificação, por função, unidade de trabalho, respeitada a sua opção, ou seja, nos bairros: João XXIII, Quidé, São Geraldo e Malhada da Areia. 4.11. A partir do dia 14/09/2009 será divulgada no site www.juazeiro.ba.gov.br,

na Rádio e afixada no mural da Prefeitura Municipal, na SEDESC e na Secretaria de Educação, a relação final de profissionais selecionados para contratação, em conformidade com o número de vagas oferecido, por função e local de trabalho.

5. DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1. Será facultado à Comissão Especial de Seleção do PROJOVEM URBANO promover diligências destinadas à aferição dos critérios de seleção.

5.2. Este procedimento de seleção não implica direito à contratação do profissional. A futura contratação fica condicionada às efetivas necessidades para operacionalização do PROJOVEM URBANO e do numero de Núcleos/Turmas formados.

5.3. Havendo necessidade, poderão ser ampliados os números de profissionais selecionados para preenchimento de vagas do PROJOVEM URBANO.

5.4. Os candidatos selecionados serão contratados durante um período determinado equivalente a implementação do Programa PROJOVEM URBANO (20 turmas) pelo Município de Juazeiro-BA, sob Regime Jurídico dos Servidores Público de Juazeiro, na conformidade da Lei Municipal nº 1.460, de 19 de novembro de 1996.

5.5. Por se tratar de contratação para preenchimento de um programa específico, com prazo determinado, o eventual vínculo empregatício estabelecido com os profissionais selecionados para o PROJOVEM URBANO não importa em continuidade de serviços por tempo indeterminado, e em nenhuma

(6)

MUNICÍPIO DE JUAZEIRO ESTADO DA BAHIA

6

hipótese gera estabilidade contratual ou vínculo direto com os órgãos administrativos da esfera federal e municipal.

5.6. A remuneração e as demais condições de trabalho dos profissionais eventualmente contratados estão devidamente informados no Anexo I deste documento.

5.7. No ato da contratação, o profissional deverá fornecer à Comissão todos os documentos que lhe sejam solicitados.

5.8. Ao participar desta seleção os profissionais interessados demonstram integral conhecimento e anuência com todas as suas condições, bem como com todas as condições estabelecidas para eventual contratação e exercício da função junto ao PROJOVEM URBANO.

5.9. Os casos omissos serão decididos pela Comissão Especial de Seleção do PROJOVEM URBANO.

Juazeiro-BA, 1º de setembro de 2009.

ISAAC CAVALCANTE DE CARVALHO Prefeito Municipal

(7)

ANEXO I

DISTRIUIBUIÇÃO DE VAGAS E PRÉ-REQUISITOS POR FUNÇÃO 1- FORMAÇÃO BÁSICA

FORMAÇÃO ESTIMATIVA DE VAGAS PRÉ-REQUISITOS

Licenciatura em História ou Geografia 04

Licenciatura em Matemática 04

Licenciatura em Inglês 04

Licenciatura em Português 04

Licenciatura Biologia, Química ou Física 04

Disponibilidade de tempo 30 horas/semanais; Conhecimento básico em informática (operação de software de texto, planilhas, correio eletrônico, navegação via internet).

2- PARTICIPAÇÃO CIDADÃ

FORMAÇÃO ESTIMATIVA DE VAGAS PRÉ-REQUISITOS

Graduação na área de Serviço Social (Assistente Social)

02 Disponibilidade de tempo 30 horas/semanais;

3- QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

FORMAÇÃO ESTIMATIVA DE VAGAS PRÉ-REQUISITOS

Graduação na área de Saúde, Administração Serviços Pessoais (formação Superior e Nível Médio com qualificação na área proposta)

(8)

ANEXO II

ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES

DIMENSAO CARGA HORARIA/SEMANAL ATRIBUIÇÕES Ensino Fundamental 30 h Participação Cidadã 30 h Qualificação Profissional 30 h

Exercer o domínio instrumental de trabalho específico de sua área de conhecimento; Situar criticamente sua prática e as representações sociais sobre seu campo de atuação;

Exercer o papel de Orientador Social na integração de temas transversais nas dimensões curriculares;

Garantir que a aprendizagem corresponda aos Eixos Estruturantes e à Matriz Curricular do Programa Nacional.

(9)

ANEXO III DECLARAÇÃO

Declaro minha manifestação de interesse em participar do Programa ProJovem Urbano como Educador

___________________ (Formação Básica ou Participação Cidadã e ou Qualificação Profissional) e afirmo ser do meu

conhecimento que terei de aceitar e cumprir todos as determinações e pré-requisitos do Edital Simplificado do Programa

ProJovem Urbano do município de Juazeiro-BA.

Juazeiro-BA,_____/____/_____.

Assinatura do Candidato RG e CPF

(10)

ANEXO IV

LOCALIZAÇÃO DOS NÚCLEOS DA JUVENTUDE

Núcleo I – Educandário João XII e Colégio Jutahy Magalhães – Piranga

Núcleo II – Escola Luís Cursino – Bairro Tancredo Neves – Juazeiro III

Núcleo III – Escola CAIC Misael Aguilar – Malhada da Areia

(11)

ANEXO IV

QUADRO DE FUNÇÕES E VENCIMENTO – BASE (V.B.) – PROJOVEM URBANO

FUNÇÕES V.B.

(R$)

Educador

1.000,00

Psicopedagogo

1.000,00

Merendeira

500,00

Apoio Administrativo (Nível Médio)

838,69

Assessor Técnico (Nível Superior)

1.500,00

Coordenador Executivo

2.000,00

Referências

Documentos relacionados

• Embora todas as vigas ao final da VUS estejam com o concreto no mesmo estado de fissuração, a capacidade mecânica da viga com 30 mm de cobrimento é maior, uma vez

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Tem a finalidade de identificar a percepção do grupo de especialistas selecionados sobre o comportamento futuro de fatores críticos (e forças que os impulsionam.. e os limitam)

(essencialmente toalhas adamascadas, damasquilho de linho e algodão, panos de linho e lenços de linho e algodão, desenvolvidos essencialmente em 17 freguesias do concelho

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.