• Nenhum resultado encontrado

A Arca da Aliança traz bênçãos quando... Está em posse dos escolhidos de Deus.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Arca da Aliança traz bênçãos quando... Está em posse dos escolhidos de Deus."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

O texto de 1 Samuel 5:1-6, conta-nos uma derrota que trouxe grandes consequências, pois além de perderem uma batalha, Israel perdeu a Arca da aliança. Que era o objeto mais

precioso para os hebreus, era o símbolo da presença manifesta de Deus no meio do seu povo, assim também, hoje, Deus habita em sua igreja através de Cristo, e é a igreja quem carrega sua presença. Perder a arca significava perder a esperança. Imagine que se em posse da arca não conseguiram vencer, como esperar vitória quando o inimigo está com ela? Mas o

interessante é que a mesma arca que traz o poder da Presença de Deus trouxe destruição em posse dos filisteus. Por isso, vamos meditar quando é que a presença de Deus traz a benção.

A Arca da Aliança traz bênçãos quando...

Está em posse dos escolhidos de Deus.

Deus falava com Seu povo de cima da tampa da arca, onde havia dois querubins com as asas voltadas para o centro. A arca era um lugar para se ter um encontro com Deus. Assim, também a Igreja é o lugar onde Deus fala com Seu povo e onde podemos encontrá-lO. A arca simboliza o Senhor Jesus, mas também representa a Igreja hoje. E por isso Deus não poderia abençoar os filisteus, pois eram inimigos declarados da vontade de Deus; eles serviam a um deus chamado Dagom, “o deus cara de peixe”, que na literatura antiga é ocasionalmente citado como pai do “deus Baal”.

(2)

Pergunto para vocês: Como Deus pode abençoar um inimigo? Contudo, precisamos definir biblicamente quem são os inimigos de Deus. A Bíblia nos diz que temos três diferentes inimigos:

1) SATANÁS — acima e abaixo de nós. De acordo com a posição elevada da igreja, Satanás

está por baixo de nós. Satanás, apesar de opositor direto da luz, está subjugado por Cristo:

"Para isto se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo" (1 João 3:8).

2) A CARNE — em nós; a carne coloca-se contra o Espírito Santo: "... a carne milita contra o

Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si" (Gálatas 5:17).

3) O MUNDO — fora de nós; que está fora de nós, mas opõe-se diretamente ao Pai: "Se

alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele" (1 João 2:15).

Sendo assim podemos dizer que a arca nunca vai ser bênçãos nas mãos dos que andam na carne (Romanos 8:8) e dos que amam o mundo. (1 João 2:15).

Para que possamos entender isso é importante dizer que DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS. MAS NOSSO DEUS ESTABELECE PRINCÍPIOS. “Vendo Moisés que o povo

estava desenfreado, pois Arão os deixara à solta para vergonha no meio de seus inimigos, pôs-se em pé à entrada do arraial e disse: quem é do Senhor venha até mim.

(3)

O princípio incluiu nossa responsabilidade ao chamado de Deus em nossas vidas. No texto bíblico acima vemos claramente que os levitas tiveram a iniciativa própria, decidiram em fazer a vontade de Deus. Para carregar a arca tem que ter compromisso com Ele. São homens e mulheres que irão negar a si mesmos, aos seus desejos carnais, e buscarão a vontade de Deus em suas vidas. Se quisermos a benção de Deus temos que priorizá-lo.

A Arca da Aliança traz bênçãos quando...

Está em posse de pessoas tratam-na com temor.

No templo de Dagon a arca tinha outro significado, ela não passava de mais um item de coleção. Algumas pessoas não são abençoadas por Deus, pois são apenas religiosos, não nasceram de novo, não tem uma nova vida, não amam a presença de Deus, são crentes apenas da boca para fora. Jesus certa vez disse:

Mateus 15:7-9

7  Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: 8  Este povo se

aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração

está longe de mim.

(4)

É como aquele crente que só abre a bíblia apenas no domingo quando o pastor pede para ler um versículo. Existe uma atitude ímpia da parte daqueles que dizem já saberem tudo sobre Deus, tudo sobre a bíblia; ora quem sabe tudo não precisa mais de nada, não precisa buscar.

Jeremias 29:13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

A arca da aliança só abençoa os que realmente tem temor, paixão; de Todo coração quer dizer com todas suas forças, com vontade, com amor. Mas o que mais vemos são pessoas que não citam mais os versículos do que vivem, falam mais sobre a bíblia do que leem, e pior são os que usam o nome de Deus para respaldar suas vontades, suas heresias.

A arca da Aliança traz maldição quando levada com negligencia. A Arca trouxe destruição, Maldição, vergonha, pois estava fora do padrão estabelecido por Deus.

A Palavra de Deus é como um manual em nossas vidas. Uma vez que acreditamos que Deus estabelece princípios temos que entender que Ele também estabelece padrões. Por exemplo:

Lemos em outra passagem, que a arca teve de ser resgatada. Em 2 Samuel 6:1-11, o rei Davi tentou trazer a arca da aliança para Jerusalém em um

(5)

destruir se estivermos edificando fora do padrão, fora da visão de nossa igreja.

A arca da aliança traz bênçãos quando...

Existe um anfitrião disposto a cuidar arca da aliança.

Ainda em 2 Samuel 6:10-11, depois disso da morte de Uzá, Davi perguntou quem poderia receber a arca em sua casa e guardá-la até que ele entendesse como trazê-la a Jerusalém. Mas quem teria a coragem de levar para dentro de casa algo que se mostrou tão perigoso? Porém, um homem se dispôs a receber a arca. Seu nome era Obede-Edom. Ele recebeu a arca em sua casa e, por causa disso ele, sua família e tudo o que possuía receberam a bênção de Deus.

2 Samuel 6:10-11

10  E não quis Davi retirar para junto de si a arca do SENHOR, à cidade de Davi; mas Davi a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu.

11  E ficou a arca do SENHOR em casa de Obede-Edom, o giteu, três meses; e abençoou o SENHOR a Obede-Edom, e a toda a sua casa.

Como podemos receber a arca em nossa casa? RECEBENDO UMA CÉLULA EM CASA. Precisamos hoje de muitos irmãos como Obede-Edom, que se disponham a receber a arca em suas casas, tornando-se anfitriões.

(6)

Se Obede-Edom foi abençoado por receber a arca, cada anfitrião de uma célula pode desfrutar da mesma bênção. Todavia, muitos desafios precisam ser superados para que possamos receber a mesma bênção que Obede-Edom recebeu.

*** Já ouvi pessoas dizendo que não queriam ter uma célula em sua casa porque não queriam ter uma batalha espiritual dentro de casa. Diziam isso porque pessoas seriam salvas e

transformadas na célula, e isso traria retaliações do maligno. Rejeitaram a célula com medo da batalha espiritual. Essas pessoas não entendem que já estão numa guerra, quer queiram ou não, e nem se dão conta de que o medo já é um ataque maligno.

Certamente, receber uma célula envolve muitos cuidados, mas, quando fazemos com encargo, recebemos a bênção de Deus. Obede-Edom recebeu a arca sem pensar nos possíveis riscos. Ele queria a bênção e estava disposto a pagar o preço para tê-la

OBEDE-EDOM HONROU A DEUS COM SUA CASA. Jesus disse que

“quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta; quem recebe um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo” (Mt 10.41).

QUEM RECEBE UMA CÉLULA COMO QUEM RECEBE A ARCA DA ALIANÇA RECEBERÁ O GALARDÃO E A BÊNÇÃO QUE ESTÁ SOBRE A ARCA.

(7)

OBEDE-EDOM FOI O ANFITRIÃO E O GUARDIÃO DO AMBIENTE DA CÉLULA. Obede-Edo m certamente evitava se ausentar de casa para que ninguém tocasse indevidamente na arca. O anfitrião deve evitar a todo custo estar ausente no dia da reunião da célula.

OBEDE-EDOM NÃO ENTREGOU A SUA CASA PARA SER USADA POR DAVI. Na verdade, ele ficou ali para cuidar da arca. Há anfitriões que entregam sua casa, mas não participam da célula. Isso é tomado pelas pessoas como indiferença e má vontade. Os anfitriões devem ser mais do que sorridentes e simpáticos; eles devem participar ativamente da célula.

CONCLUSÃO: As coisas de Deus nunca são neutras. POR QUE A ARCA FOI MALDIÇÃO para os Filisteus, para Davi e seus soldados e, no entanto, para Odede-Edom, foi bênção? O que determina se algo de Deus será bênção ou maldição é a nossa atitude de obediência e fé. Quando ignoramos os princípios da Palavra de Deus acontece o que aconteceu com os

filisteus, quando tomaram a arca e a colocaram no templo de seu deus, Dagon. Por causa disso, Deus enviou muitas pragas sobre a cidade.  O local onde a arca está sempre será um lugar abençoado. A Palavra de Deus diz que o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom e tudo o que ele tinha. Nenhum anfitrião ficará mais pobre ou terá prejuízo por causa da arca. Se ele acolhê-la com o coração alegre, ele receberá a bênção de Obede-Edom.

(8)

Referências

Documentos relacionados

Portanto, por um contexto computacional, os números binários são estudos porque “os computadores atualmente utilizam o sistema binário para representar

(3) O desenvolvimento de métodos mais sensíveis para detecção de anticorpos específicos contra o dador (AECD) bem como de estratégias de dessensibilização são

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

Caso a resposta seja SIM, complete a demonstrações afetivas observadas de acordo com a intensidade, utilizando os seguintes códigos A=abraços, PA=palavras amáveis, EP= expressões

Ex.: Azul de metileno – pode ser um corante vital se estiver em baixa concentração; O soluto de Lugol é um corante não vital pois mata rapidamente o material biológico.. Não

2.1 ANÁLISE MERCADOLÓGICA 2.2 MISSÃO DA EMPRESA 03 CONCORRÊNCIA 04 FORNECEDORES 05 PLANO DE MARKETING 5.1 PLANO DE VENDAS 06 CUSTOS 07 INVESTIMENTO 08 ANÁLISE FINANCEIRA 09

Os candidatos deverão enviar para o e-mail que será divulgado no dia do Resultado da etapa de Dinâmica de Grupo, as cópias dos comprovantes de escolaridade e experiência

Teatro Marcos Lindenberg – Rua Botucatu, 862 – 2º andar (Online temporariamente) Coordenadoras: Profa.. Nilva Simeren Bueno