• Nenhum resultado encontrado

nas salas de aula Leia o código QR para descarregar a app e participar neste trabalho artístico!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "nas salas de aula Leia o código QR para descarregar a app e participar neste trabalho artístico!"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)nas salas de aula A Earth Speakr é um trabalho artístico iniciado por Olafur Eliasson. Convida as crianças a falarem pelo planeta e os adultos a escutarem-nas com atenção. Leia o código QR para descarregar a app e participar neste trabalho artístico! Para obter mais informações, visite: www.earthspeakr.art/pt As escolas estão a integrar a Earth Speakr nos seus programas letivos, tendo como objetivo dar maior destaque e atenção ao que as crianças têm para dizer. Partilhe a sua experiência com os hashtags #earthspeakr #earthspeakrinclassrooms. recicle o material impresso.

(2) O que é a Earth Speakr? A Earth Speakr é um trabalho artístico coletivo que convida as crianças a serem artistas. O futuro da Earth Speakr depende dos Earth Speakrs: da sua criatividade e imaginação. Este trabalho artístico é composto pelos seus pensamentos e visões, preocupações e esperanças. O que criam poderá ser divertido e extravagante, sério ou poético. Na Earth Speakr não há certos nem errados, e qualquer pessoa poderá participar sem dificuldade. A Earth Speakr convida as crianças a dizerem o que sentem e pensam, e a participarem na formação do nosso mundo e do planeta, no presente e no futuro. A vida na Terra é uma coexistência de pessoas, animais, plantas e ecossistemas. Temos de reconhecer esta coexistência e, em seguida, tomar as medidas adequadas para a nutrir e reforçar. Nos debates atuais sobre a política climática, é essencial que as vozes da próxima geração sejam ouvidas de forma clara e inequívoca, uma vez que são elas que irão habitar o futuro que estamos a presentemente a moldar. O meu trabalho artístico, a que dei o nome de Earth Speakr, convida as crianças a falarem pelo clima, seja com preocupação ou esperança. Com a app Earth Speakr, podem expressar-se através de qualquer coisa à sua escolha nos ambientes onde vivem. Este trabalho artístico reúne as suas vozes e amplifica o que têm a dizer. Nós – adultos, decisores e políticos – precisamos de ouvir as mensagens criativas das crianças e levá-las a sério. – Olafur Eliasson, artista Tal como muitos dos trabalhos artísticos de Eliasson, a Earth Speakr aborda a forma como vivenciamos o mundo. Convida as crianças a refletirem sobre o que veem e como veem – o que sentem e pensam – e a abrirem-se a experiências partilhadas para além das fronteiras físicas e culturais.. Qual é a melhor forma de a sua turma participar? Integre a Earth Speakr nos seus programas letivos! Utilize os conjuntos de ferramentas da Earth Speakr como guias para incorporar de forma divertida e adaptável o trabalho artístico nos seus programas. Quer no exterior, quer no interior! A Earth Speakr permite-lhe interagir com a comunidade local num diálogo sobre o futuro do nosso planeta duma forma única que ultrapassa fronteiras. A integração da Earth Speakr nos seus eventos pode complementar os debates sobre a arte, o clima, o ambiente, a ação social e os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, dando às crianças uma plataforma de criação de novos conteúdos e partilha de ideias. Amplifique as vozes das crianças e aprenda com as suas perspetivas únicas. Convidamos-vos a darem largas à vossa imaginação criativa! Os exemplos das atividades de todos os kits podem ser combinados ou adaptados, e servem de inspiração. Os kits também podem ser utilizados pelas famílias.. Fotos: Lars Borges, 2020. 2/10.

(3) Procure o símbolo em casa ou à distância.. sempre que quiser descobrir atividades adequadas à aprendizagem online,. A Earth Speakr utiliza a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) e inclui uma app gratuita, disponível na App Store e no Google Play, bem como um site interativo em 25 idiomas. Os conjuntos de ferramentas – para salas de aula, bibliotecas e museus – podem ser descarregados gratuitamente na secção "Envolvam-se, participem" do site. Visite a página Web no seu idioma para obter informações atualizadas: www.earthspeakr.art/pt/envolvam-se-participem/. Quem é responsável pela criação deste conjunto de ferramentas? Este conjunto de ferramentas foi criado pela Studio Olafur Eliasson em parceria com o Goethe-Institut de Milão. Trata-se dum recurso concebido para integrar o trabalho artístico Earth Speakr num contexto de sala de aula, homenageando a relação que as crianças estabelecem com os colegas de turma e os educadores. Está também disponível (em alemão) uma planificação detalhada de aula: www.earthspeakr.art/de/mitmachen. Trazer a Earth Speakr para a sala de aula Explorar o mundo com a Earth Speakr Comece por explorar o mapa da Earth Speakr para experienciar mensagens – chamadas Speakrs – além-fronteiras. Faça perguntas que incentivem as crianças a ouvir e a formular respostas ao que as outras crianças já partilharam. Os educadores podem encontrar antecipadamente mensagens que correspondam aos tópicos de debate.. GEOGRAFIA Consegues encontrar o sítio onde estás agora no mapa da Earth Speakr? Há alguma mensagem perto desse sítio? Quais são as cidades na Europa (ou no país onde vives) que já visitaste? Consegues encontrar uma mensagem no mapa nalgum sítio a que já tenhas ido? O que é que diz? Explora várias regiões diferentes à procura de mensagens feitas nas montanhas, perto da água, em comunidades rurais, etc. Que partes da Europa têm de lidar, agora ou no futuro, com que tipos de alterações climáticas? Será que algumas pessoas vão ser mais afetadas do que outras? 3/10.

(4) CIÊNCIA OU BIOLOGIA Explore as mensagens filtrando-as na página Web dentro de Comunidades da Earth Speakr específicas: Animais, Cidade, Reciclagem, Invenções, Água, Plástico, Poluição, Plantas. Tente encontrar mensagens que tenham conteúdo semelhante para as poder comparar. Todos podem encontrar uma mensagem com uma árvore ou uma luz, etc. e partilhar. Responde usando os Speakrs. Escolhe um animal ou uma planta de que gostes. Tenta pensar como se fosses esse animal e imagina como será o ecossistema em que vive. Como é o seu mundo? Junta factos e inclui-os na tua mensagem, para que as outras pessoas que ouçam o teu animal ou a tua planta a falar consigam saber como é mundo em que vivem. Pensa no facto de não haver apenas um mundo no Universo inteiro – o teu, o do teu país ou o dos seres humanos – mas muitos outros! Cada animal tem um mundo próprio, e este mundo tem coisas em comum com o mundo dos outros animais.. IDIOMA ESTRANGEIRO Dependendo do idioma que estiver a ser estudado, visite um país que fale esse idioma e escute as respetivas mensagens. Consegues perceber o que estão a dizer? As perguntas dessas pessoas são diferentes das que tu ou os teus amigos fazem? Se forem diferentes, achas que se deve ao facto de terem um cultura diferente? Na tua opinião, quais são as diferenças entre os jovens que vivem no teu país e os jovens que vivem no país que escolheste?. CIÊNCIA INFORMÁTICA Olhe para a app e o site da Earth Speakr e debata a tecnologia utilizada na criação desse trabalho artístico. Se tivesses de fazer uma app relacionada com o clima, a que é que ias dar mais importância? O que é que essa app ou esse site iam fazer? Tens alguma ideia sobre a melhor forma de, usando a tecnologia, dar mais força às vozes e às ideias das crianças sobre o que pode ser o futuro?. CIÊNCIA POLÍTICA, CIDADANIA OU ÉTICA Explore as mensagens da Earth Speakr enquanto reflete acerca da forma como as sociedades (os governos, etc.) prestam atenção ao que pensa uma determinada comunidade. Quem está representado? Aborde o tópico de escutar todas as pessoas, incluindo crianças e, até, as perspetivas não humanas. Como é que se pode conceber uma forma de dar voz a seres não humanos? Será que dispomos da hierarquia certa para cuidar da Terra? Quem é que pode falar numa democracia participativa? Acha que se deveria poder votar na maioria das eleições antes dos 18 anos? Podemos dar uma voz à Terra? Será que deveríamos debater o clima? Quem tem o poder necessário para orientar os debates que moldam a sociedade em vivemos?. 4/10.

(5) Encontrar a sua voz com a Earth Speakr Atividades concebidas para aumentar a confiança na capacidade de as crianças expressarem as suas ideias. Como encontra a forma de expressar o que quer dizer? A dramatização (“roleplaying”) e a criação de personagens desenvolvem a empatia e permitem que as crianças explorem emoções e perspetivas que lhes são alheias, enquanto desviam o foco das suas próprias ações. As crianças são, assim, capazes de explorar diferentes identidades e personagens no seu percurso de descoberta duma voz autónoma, refletindo, simultaneamente, no significado que essa aquisição tem para a sua própria vida. IDADES: 7 a 11 anos. Dramatização com fantoches Utilize um fantoche para criar diálogos de dramatização: entre as crianças e um fantoche; entre dois fantoches; ou entre um fantoche e um objeto. É também possível utilizar qualquer objeto do quotidiano em vez de fantoches (frutas, artigos escolares, imagens retirados dum livro, objetos existentes na sala de aula). Cada fantoche apresenta-se a si próprio: quem é, onde vive, do que gosta e o que faz. Os fantoches são encorajados a falar, mas também a ouvir e a repetir o que os outros já disseram para mostrar que está realmente atento ao que se passa (“escuta ativa”). Poderão ser usadas as mensagens da Earth Speakr como forma de motivar os diálogos entre os fantoches. Encoraje as crianças a desenvolverem a narrativa.. IDADES: 12 a 17 anos. Dramatização com repórteres Incentive as crianças a fazerem de repórteres, em pares ou pequenos grupos. Uma das crianças pode escolher um objeto em nome do qual irá fará, e outra poderá fazer de jornalista que a irá entrevistar acerca dum tópico adequado à sua idade, como as alterações climáticas, o futuro, ou quaisquer outros temas incluídos nos currículos em vigor. O repórter também poderá assumir o papel dum animal ou duma planta diferentes, ou dum objeto, e fazer perguntas a partir dessa perspetiva. Um jornalista ou repórter quer informar-se melhor sobre a visão do mundo doutra pessoa, para partilhar as respetivas histórias com as outras pessoas. Às crianças que desempenham o papel de repórter poderá, então, pedir-se para “transmitir” essas informações às restantes crianças. Incentive a escuta ativa para debater a forma como escutam de forma diferente enquanto rocha, árvore, etc. Inventa os teus Speakrs em conjunto com outras crianças. Os vossos Speakrs podem fazer e responder a perguntas.. Partilhar a sua voz com a Earth Speakr Sugestões de atividades para incentivar as crianças a formularem as suas próprias mensagens individualmente ou em grupos. INDIVIDUAL. Expressão criativa Podes falar sobre os teus pensamentos ou as tuas ideias sobre o que é melhor para o planeta Terra através da música ou através da poesia ou da escrita criativa. Depois, podes usar a app da Earth Speakr para gravar a tua voz a cantar a tua música ou a dizer o teu poema. O teu próprio trabalho artístico pode ser o pano de fundo da tua mensagem. Partilha o teu Speakr clicando no botão Partilhar!. 5/10.

(6) GRUPO. Visita de Estudo com a Earth Speakr Se for numa visita de estudo ou num passeio pela natureza ou na sua cidade, leve a Earth Speakr consigo e escreva mensagens quando chegar ao destino. Mais tarde, e já de volta à sala de aula, pode ampliar o mapa e ver todas as mensagens escritas perto dele. Planeia o passeio pesquisando antecipadamente e tem em conta as questões ambientais que afetam esse espaço. E como vai ser a viagem para lá chegar? Consegues imaginar-te a falar como se fosses um elemento desse ambiente? Consegues ouvir as ervas e o céu e tudo o que vês? O que é que achas que eles têm para dizer? O que é que vês e que não estavas à espera de ver? Coloca mensagens para que as outras pessoas as encontrem.. TODOS. Criar um Loud Speakr (altifalante) para a sala de aula Os Loud Speakrs são coleções de mensagens partilhadas com o mundo no mapa da Earth Speakr. Estão colocados num local geográfico específico, para que possam ser experienciados por Realidade Aumentada (RA) na vida real. É possível criar facilmente um Loud Speakr no site da Earth Speakr, para destacar as mensagens da Earth Speakr e encorajar mais pessoas a ouvi-las. As crianças e os adultos que tenham a app poderão ver os Loud Speakrs no seu mapa e em RA. Os Loud Speakrs também podem ser vistos no site, sem que seja preciso deslocar-se até à sua localização física. Um Loud Speakr local pode servir como inspiração para crianças que participam no trabalho artístico pela primeira vez. Explore as mensagens filtrando-as na página Web dentro de Comunidades da Earth Speakr específicas: Animais, Cidade, Reciclagem, Invenções, Água, Plástico, Poluição, Plantas. Faça uma seleção para formar um Loud Speakr. Porquê escolher estas opções? É possível criar uma ligação entre o tópico escolhido e o local onde foi colocado o Loud Speakr? Dá diferentes perspetivas sobre um determinado tópico? Como é possível a coexistência de várias perspetivas no mesmo grupo?. 6/10.

(7) TODOS. Organizar o seu evento ou workshop online Procure o símbolo sempre que quiser descobrir atividades particularmente adequadas à aprendizagem online, em casa ou à distância. As crianças podem ligar-se a essa atividade ou evento (até em conjunto com as respetivas famílias), e um orientador do workshop pode apresentar online os diversos aspetos dos Earth Speakrs. Os orientadores de atividades podem incentivar as crianças a explorar e a interagir com tópicos ambientais nos respetivos ambientes imediatos – exterior e interior – colocando mensagens em objetos relacionados com embalagens e reciclagem, utilização da água ou artigos alimentares e resíduos, por exemplo. A partilha de mensagens Earth Speakr em diversas plataformas facilita a promoção de debates. Se as crianças quiserem, poderão descarregar os seus próprios Speakrs e enviar ficheiros de vídeo originais a um orientador de atividades, para que este as compile em conjunto. No final dum workshop, as crianças podem publicar e marcar as respetivas mensagens com uma combinação de etiquetas da Comunidade inspiradas no evento em que participaram. As mensagens podem então ser encontradas no mapa interativo usando a função de filtro, e transformadas num Loud Speakr que demonstre visualmente a participação do grupo. Partilhe o seu Loud Speakr com os participantes, os amigos, a família ou até mesmo com políticos e decisores da sua zona!. TODOS. Criar a sua própria atividade Earth Speakr Seja inventivo! Sinta-se à vontade para incorporar a Earth Speakr no seu programa para destacar a forma como as crianças podem defender o planeta. Se tiver alguma nova ideia, gostaríamos muito de a conhecer! Utilize o modelo de cartaz fornecido para criar um cartaz de evento personalizado que irá direcionar as crianças e as famílias para o seu evento e para descarregar a app: www.earthspeakr.art/pt/envolvam-se-participem/ Para partilhar as suas outras ideias, envie um e-mail para getinvolved@earthspeakr.art com “#earthspeakrinclassrooms” na linha do assunto.. Juntar-se a uma rede em crescimento com o hashtag #earthspeakrinclassrooms Gostaríamos muito de ouvir e ver a Earth Speakr em ação. Publique imagens nas redes sociais com o hashtag #earthspeakrinclassrooms. Para apresentar a sua atividade na Earth Speakr no calendário de eventos do site, preencha um breve formulário na secção “Envolvam-se, participem” da página Web: www.surveymonkey.de/r/EarthSpeakrEvent 7/10.

(8) Orientações gerais para integrar a Earth Speakr no seu programa Divirta-se com a Earth Speakr! Deixe as crianças liderar! Promova a participação liderada pelas crianças e deixe que estas identifiquem as questões que as preocupam. Os adultos podem trabalhar para facilitar o debate em vez de o liderar. Fomente a curiosidade das crianças em relação ao ambiente, apoie o debate sobre a sustentabilidade e incentive a colaboração. Não há respostas certas ou erradas!. Grupos etários Pense bem nas atividades que correspondam às idades em causa. As atividades podem ser pensadas para esforço ou exploração individuais ou adaptadas ao trabalho em pares ou grupos. Para crianças com menos de 12 anos, os melhores resultados são obtidos com grupos mais pequenos (até 10 crianças).. Configuração técnica A Earth Speakr pode ser apresentada antes duma atividade que convide as crianças a descarregar a app em casa e a experimentá-la com a sua família. O conhecimento prévio do que a Earth Speakr é poderá ajudar a aproveitá-la da melhor forma, mas descobrir o trabalho artístico em conjunto também é divertido.. Fotos: Lars Borges, 2020. Utilização de equipamento partilhado Para experienciar coletivamente os elementos digitais do trabalho artístico, precisará de: um quadro interativo, um ecrã de projeção ou um ou mais computadores e tablets com acesso à Internet para utilizar o site interativo www.earthspeakr.art/pt Para experimentar as funcionalidades da app, necessita de pelo menos um smartphone com a app Earth Speakr pré-instalada. Para determinar quais os smartphones que podem ser usados, consulte aqui as especificações de compatibilidade: www.earthspeakr.art/pt/download-app-pt/. 8/10.

(9) É importante salientar que as mensagens de crianças com menos de 16 anos não podem ser publicadas sem o consentimento dos pais ou encarregados de educação, o qual é concedido através das funcionalidades integradas na app na primeira vez que uma mensagem é finalizada e publicada no mapa. Os utilizadores que usem um só dispositivo para várias crianças são responsáveis por qualquer conteúdo criado na conta desse dispositivo e, por conseguinte, têm de receber antecipadamente o consentimento dos pais ou encarregados de educação de todos os utilizadores. Por este motivo, a app Earth Speakr é utilizada da forma mais adequada quando as crianças têm uma conta própria num dispositivo individual. As crianças terão de ter o seu e-mail de utilizador e palavrapasse à mão para iniciar sessão noutro dispositivo. Mesmo que não tenham uma conta, as crianças poderão participar ouvindo os Speakrs na app e no site, e criando Loud Speakrs no site. Observe as precauções relativas à COVID-19 apropriadas à sua área. No caso do equipamento partilhado, tenha em atenção que a maioria dos smartphones e tablets podem ser limpos com um toalhete com desinfetante ou álcool isopropílico a 70%. Verifique a compatibilidade com os fabricantes dos dispositivos.. Utilização de equipamento individual Para os alunos que possam ter o seu próprio smartphone, é possível realizar atividades nas quais todos os participantes usam dispositivos individuais. Recorde aos alunos que deverão trazer o seu próprio dispositivo com a app Earth Speakr já instalada e o consentimento dos pais ou encarregados de educação previamente dado. Só as crianças que tenham recebido o consentimento dos pais ou encarregados de educação com antecedência poderão publicar mensagens.. Fotos: Lars Borges, 2020. A app e o website Earth Speakr são acessíveis para pessoas com deficiências? A Earth Speakr é, por definição, participativa. Se tiver uma deficiência, formar uma equipa com alguém pode ser uma maneira de participar em todos os aspetos do trabalho artístico: gravar e captar mensagens, experienciar mensagens existentes e partilhá-las com outras pessoas. A app é compatível com as funcionalidades de acessibilidade integradas no iOS e no Android, e o site foi desenvolvido de acordo com as Diretrizes de Acessibilidade Web do W3C. Partilhe connosco quaisquer atividades que, na sua opinião, sejam particularmente adequadas ao aumento da acessibilidade. Gostaríamos muito de as incluir nas atualizações deste conjunto de ferramentas.. 9/10.

(10) Ao usar a app, de que forma estão as crianças protegidas? A Earth Speakr foi concebido para dar largas à criatividade exclusiva das crianças, ocultando quaisquer características de identificação de forma a proteger a sua identidade e privacidade. Ao criar uma mensagem, a app recolhe um ficheiro de áudio e um vídeo que é composto por movimentos animados dos olhos e da boca; não regista nenhuma informação sobre a aparência física da criança. Cada mensagem apenas será divulgada no site e na app se for confirmada como concluída. Qualquer criança que crie uma mensagem conserva a propriedade do seu trabalho artístico. Ela estará a cocriar o trabalho artístico. O trabalho artístico é totalmente compatível com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD). Leia aqui todas as políticas legais em vigor. As Orientações da Comunidade também destacam o facto de não se partilhar nenhuma informação pessoal. Qualquer pessoa pode denunciar e solicitar a remoção de uma mensagem que não cumpra as Orientações da Comunidade. Qualquer pessoa pode denunciar e solicitar a remoção de uma mensagem que não cumpra as Orientações da Comunidade. Para consultar outras Perguntas Frequentes e Guias de Instruções sobre o trabalho artístico, visite: www.earthspeakr.art/pt/perguntas-frequentes/. Fotos: Lars Borges, 2020. © Olafur Eliasson, Earth Speakr, 2020 A Earth Speakr foi criada por Olafur Eliasson com as pessoas do seu estúdio, crianças, adolescentes, parceiros criativos e um grupo de investigadores e peritos. É financiada pelo Ministério Federal dos Negócios Estrangeiros. Olafur Eliasson (nascido em 1967) é um artista plástico que trabalha com escultura, pintura, fotografia, filme, instalação e suportes digitais. O seu estúdio está localizado em Berlim. www.olafureliasson.net soe.tv. da Alemanha no âmbito da presidência alemã do Conselho da União Europeia 2020, e realizada em parceria com o GoetheInstitut.. Atualizado em 2020-09-08 10/10.

(11) www.earthspeakr.art. Introduction. Before we start The following best practices are recommended: . 1. Devices to use. Kids should be invited to bring their personal devices to the Earth Speakr workshop. Kids and parents should first check if their personal device supports the Earth Speakr app, using the provided Supported Device List on the next page.. 2. Renting Devices. The workshop leader should ensure that there is a minimum of approximately one device for every three kids in attendance. Referencing the Supported Devices list below, workshop leaders should evaluate how many devices should be rented for the workshop. For rental devices, we suggest the following: . Android: Samsung Galaxy S9. iOS: iPhone X or newer. Tablet: iPad – 5th generation or newer . 3. Operating systems. Android devices used in the workshop are recommended to run Android 9 or newer. . iPhones or iPads used in the workshop are recommended to run iOS 13 or newer.. 4. Wifi Connection. A good wifi connection is required for the workshop. A 4G internet connection offers the optimal experience. The app also runs well on 3G internet connection. However, a slower connection leads to a slower experience. .

(12) www.earthspeakr.art. 5. Advance download of the app . All rented devices should have the app pre-installed and. tested by the workshop leader (please see attached Guide. or attend an Earth Speakr webinar). If kids arrive without. the app downloaded on their personal devices, they will. need their smart phone or tablet password to unlock the device, and will need their Google Play (Android) or. their App Store (Mac) account information in order to download the app.. 6. Parental Consent . All kids under the age of 16 making messages in Earth. Speakr require parental consent. For personal devices, this can be done in advance using the built-in functions in the app or using the online sign-up (please see attached Guide). Kids with personal devices should have their Earth Speakr account email and password, in case needed for. verification (e.g. if their account is accidentally signed out during the workshop). For shared devices, no personal log-in is necessary. For shared devices, please see the provided parental consent forms.. 7. Tips for face tracking. Face tracking does not work in the dark; make sure to be in a light space for optimal performance. Also make sure the kid is looking into the screen when recording the message.. Now you should be ready to get started. :-).

(13) www.earthspeakr.art. Introduction. Supported Devices The Earth Speakr app uses advanced technologies, such as face tracking and Augmented Reality. For these features to work well, they require a device with a strong processor and good front and back cameras.. This list consist of devices that are recommended for the best experience. iOS. Android. iPhone 11 Pro iPhone 11 iPhone XS. iPhone XR. iPhone X. iPhone 8. iPad Pro. iPad - 5th gen. and up. iPad Air - 3rd. gen. iPad mini - 5th gen. and up. Google Pixel 3. Google Pixel 4. OnePlus 7 OnePlus 7 T OnePlus 8 Samsung Galaxy S9 Samsung Galaxy S10 Samsung Galaxy A20s* Samsung Galaxy A50* Xiaomi Redmi Note 8*. * = Sticky mode not very responsive, so manual mode is prefered option. The following list features devices that are technically supported, but could potentially not provide the best experience due to the systems and technical specifications.. iOS . Android. iPhone 11 Pro Max. iPhone XS Max. iPhone 8 Plus. iPhone 7. iPhone 7 Plus. iPhone 6s. iPhone 6s Plus. iPhone SE. Google Pixel 2. Google Pixel 3a. Google Pixel 4. One Plus 6T. One Plus 7 Pro. One Plus 7T Pro. One Plus 8 Pro. Before the workshop: Workshop leaders should pre-install the app on all rented devices and test the app before the workshop begins.. Please see the attached ‘How-To guides’ for using the app..

(14)

Referências

Documentos relacionados

As IMagens e o texto da Comunicação (com as legendas incluídas) devem ser enviadas por correio eletrônico. Comitê

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

[r]