• Nenhum resultado encontrado

2ª Reunião dos Cidadãos Estrangeiros da Cidade de Yao do ano fiscal de 2018 Sumário da ata da reunião

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2ª Reunião dos Cidadãos Estrangeiros da Cidade de Yao do ano fiscal de 2018 Sumário da ata da reunião"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

2ª Reunião dos Cidadãos Estrangeiros da Cidade de Yao do

ano fiscal de 2018 【Sumário da ata da reunião】

Data e horário: Dia 8 de fevereiro de 2019(sex.) das 19h às 20h30 Local: 7º andar da Prefeitura Municipal, Sala de reunião 701

Membros participantes: NONAKA Mônica, PARK Yanghaeng, KAWAMOTO Yolanda, PARK Koon-ae, LE THI KIEU Nga, FUJITO Satomi (títulos omitidos)

Divisão Encarregada das Atividades (Divisão de Apoio de Trabalho): Chefe de Divisão MORITA Secretariado (Divisão Internacional e Cultural): Chefe de Divisão KAMATA, Assistente da Chefia KAWAZOE, Chefe encarregado DEMIZU, Examinador principal TOMITA

1. Abertura

2. Sobre a situação (ano fiscal de 2017) de progresso do Plano de Promoção de Convivência Multicultural da Cidade de Yao

Explicação sobre o documento 1 a partir do secretariado <Opiniões>

・Existem locais onde é difícil de se saber se está contribuindo para a promoção da convivência multicultural, mesmo vendo a coluna da classificação ou dos motivos da avaliação. Por exemplo, em relação à “Realização do seminário de conscientização sobre os direitos

humanos” da atividade no 2 da meta básica 4, não há descrições em relação aos estrangeiros

dentro da classificação ou dos motivos de avaliação. Talvez, dentro do seminário, possa ter sido mencionado também sobre os direitos humanos dos estrangeiros, porém, quando uma pessoa que não tem o conhecimento da atividade ver este documento, acho que sentirá que é difícil de entender.

・No documento tem sido mencionado sobre os cidadãos estrangeiros, sendo que mesmo nas atividades que são considerados que estão contribuindo para a promoção da convivência multicultural, possuem a avaliação B. Existem também casos contrários. Como é difícil unificar um padrão de avaliação, quando visto combinado com a coluna dos motivos, é necessário que seja efetuado um melhoramento para que seja uma descrição que possa nos convencer. ・Em relação à “Eliminação da discriminação de entrada nas moradias de aluguel privadas

(Propagação e promoção das atividades de apoio ao aluguel Osaka Anshin) ” da atividade no

38 da meta básica 1, estão descritos o número de registro de imóveis na cidade de Yao e o número de lojas colaboradoras, porém, acho que estes números não são somente para os estrangeiros, mas sim números em geral, incluindo os idosos e as pessoas com deficiências. Ouvi dizer que são poucas as empresas que colaboram limitando a entrada nas moradias somente para os estrangeiros. Mesmo nos casos apresentados como exemplos bem

(2)

sucedidos, tendo como premissa que é difícil a entrada de estrangeiros nas moradias, são casos que exigem atendimentos diferentes dos japoneses, como de exigir um valor de depósito alto, etc., pelo qual é possível se sentir como é profunda a raiz de discriminação em relação à entrada de estrangeiros nas moradias. Nas atividades da província de Osaka, como a cidade de Yao, existem problemas difíceis por não existir uma divisão encarregada, porém existe a necessidade de se ter reconhecimento da existência de problemas em relação à entrada dos estrangeiros nas moradias.

・Dentro da situação de realização das atividades, estão incluídos também as que não são para os estrangeiros. Por exemplo, em relação à “Realização da alfabetização e aulas de japonês” da atividade no 27 da meta básica 1, acho que as aulas de alfabetização de Nishigoori, não são realizadas para os estrangeiros. A partir desta descrição, parece que está sendo realizada para os estrangeiros, assim, é necessário de se dar um jeito no método de descrição para saber se é ou não uma atividade para os estrangeiros.

3. Troca de opiniões – Tema: “Sobre o apoio aos trabalhadores estrangeiros”

Explicação a partir do secretariado sobre o documento 2 , documento 3, documento 4

・A partir de abril deste ano, será efetuada a revisão da Lei de Controle de Imigração, onde será criada uma nova qualificação de estadia de “Habilidade específica”, voltada para o aumento da recepção de trabalhadores estrangeiros. Através disso, mesmo nas profissões em que até agora, não eram aceitos por serem considerados como trabalhadores não qualificados, foi construído um mecanismo para a recepção mais ampla de mão de obra estrangeira.

・Atualmente, em dezembro de 2018, existem 7.342 cidadãos estrangeiros que moram na cidade de Yao, com a tendência de aumento também de agora em diante. Através da criação da nova qualificação de estadia de “Habilidade específica”, de agora em diante, é previsto o aumento ainda maior do número de estrangeiros que irão viver na cidade de Yao.

・O documento 4 , são os trechos dos principais apoios aos estrangeiros extraídos a partir das “Medidas gerais para a recepção e a convivência com a mão de obra estrangeira”, que estão sendo estudadas pelo governo japonês e onde estão escritos juntos os apoios aos cidadãos estrangeiros, adequados a estes apoios e que são realizados pela cidade de Yao.

・Em relação ao tema: “Sobre o apoio aos trabalhadores estrangeiros”, gostaria de efetuar a troca de opiniões, centralizado em dois pontos de vista, de evitar a solidão dos trabalhadores

estrangeiros e de entregar as informações dos serviços públicos aos trabalhadores

estrangeiros. Gostaria que pensassem como alvo de trabalhadores estrangeiros, não somente os novos trabalhadores estrangeiros que virão ao Japão de agora em diante, mas incluindo todos os trabalhadores estrangeiros que vivem atualmente na cidade de Yao.

Explicação a partir da Divisão de Apoio de Trabalho, sobre os movimentos na cidade de Yao em relação ao apoio aos trabalhadores estrangeiros, etc.

(3)

・A cidade de Yao não possui informações além das que estão relatadas na mídia.

・O governo, para receber as pessoas com a nova qualificação de estadia, está discutindo sobre os problemas dos estagiários técnicos.

・Mesmo com a vinda de estrangeiros somente por causa da falta de mão de obra para o trabalho, como até agora, pelo fato de existência de casos de ocorrência de situações como de não poder ser efetuado o apoio da vida cotidiana, de se tornar isolado, etc., e como não pode ser assim, o governo pretende efetuar os empenhos firmemente.

・Na cidade de Yao, também até agora, tem sido efetuado o empenho para a promoção da convivência multicultural, e também de agora em diante, pensamos que seria bom se conseguíssemos realizar avançadamente as medidas de convivência multicultural. ・ A partir do relato da Hello Work, o número atual de trabalhadores estrangeiros da cidade de

Yao é previsto ser de 2200 a 2300 pessoas. Porém dentro deste número, não estão incluídas as pessoas com visto permanente, não podendo se ter o conhecimento correto, porém um fato verdadeiro é que há muitos trabalhadores estrangeiros que já estão trabalhando na cidade de Yao.

・ O governo está dizendo que irá receber um grande número de trabalhadores estrangeiros, isto é, 300 mil ou mais em 5 anos, porém, como ainda não estão claras as medidas, etc. para não ocorrerem diferenças entre as áreas metrópolitanas e regionais, ainda não se sabe quantas pessoas virão para a cidade de Yao.

・ A cidade de Yao é uma cidade de fabricação de produtos, onde existe um grande número de empresas em geral, e existem também muitas empresas que ainda estão com problemas de falta de mão de obra. Pela existência de tal situação, pensamos que irá aumentar a recepção de trabalhadores estrangeiros.

・As empresas que contratam pela primeira vez os estrangeiros, conseguem ensinar o trabalho, porém, estão com problemas sem saber quais os apoios que são necessários, do ponto de vista da vida cotidiana. Atualmente, as empresas apresentam como local para consultas, o balcão da Divisão Internacional Cultural ou do Centro de Intercâmbio Internacional da cidade de Yao.

・ No momento da empresa receber o trabalhador estrangeiro e pensar também sobre a vida deste estrangeiro, se existisse na cidade de Yao, um Centro de Consultas Onestop (de Balcão Único), para o atendimento geral de recepção da mão de obra estrangeira e para a convivência, seria possível efetuar o atendimento às consultas desde os momentos antes de ser empregado, acho que seria bom se existisse, pois acho que poderia ser efetuado também o esclarecimento para as empresas.

・Quem deve supervisionar as empresas que estão violando a Lei de Normas Trabalhistas é a Inspetoria de Normas Trabalhistas, fato que não pode ser efetuado pela cidade, porém estamos nos empenhando firmemente para o esclarecimento às empresas, em cooperação com a Inspetoria de Normas Trabalhistas.

(4)

・Estamos adiantado o ajuste para poder ser efetuado também, o seminário para as empresas sobre a nova qualificação de estadia de “habilidade específica” que será estabelecida. Por exemplo, se for um estagiário técnico, como a empresa deve pagar um valor correspondente para empregá-lo, gostaria de que não ocorram casos de ser enganados por grupos de

gerenciamento mal intencionados. Penso que seria bom que se fosse ligado à garantia de mão de obra das empresas, com a utilização adequada do sistema.

<Troca de opiniões>

・ Dentro dos empenhos efetuados pela cidade de Yao até agora, relembrando os problemas ocorridos dentro do fornecimento de informações e das consultas, acho que é importante ordenar o que a cidade pode fazer e o que não pode fazer, o que deve ser feito pelas pessoas privadas e pelo governo, etc.

・ A partir da experiências do passado, acho que é possível efetuar os preparativos de apoio em relação aos novos estrangeiros que são considerados que irão aumentar.

・ Sinto uma insegurança se a consciência dos cidadãos conseguirá acompanhar ou não. Mesmo que esteja compreendendo que não se pode efetuar a discriminação, ao pensar de modo estereótipo, acho que ocorrerão momentos que poderão ferir os sentimentos dos estrangeiros mesmo sem más intenções.

・A cidade de Yao é uma cidade onde já vivem um grande número de estrangeiros e acho que de agora em diante também, a convivência entre os estrangeiros que já vivem até agora no Japão e as novas pessoas que vêm para o Japão será um dos temas a ser revolvido.

・Ouvimos falar bastante nas notícias, a palavra: trabalhadores estrangeiros, porém existe a necessidade das pessoas que estão do lado de recebé-los pensem firmemente que eles são pessoas que vivem e que são moradores da região. Acho que devemos possuir a consciência de recebé-los mais calorosamente e de que estamos vivendo juntos. Acho que nós devemos pensar em como fazer para conseguirmos realizar tal esclarecimento da consciência. ・ No Japão, com a redução da natalidade e o aumento de idosos, a população ativa diminuirá

significadamente de agora em diante, existindo a situação da necessidade de depender dos trabalhadores estrangeiros. Se temos que depender, o importante é o compartilhamento com todos, com a premissa da existência da necessidade de ir convivendo firmemente.

・ Dentro das medidas de atendimento geral para a recepção de mão de obra estrangeira e para a convivência, existem medidas e apoios para os estrangeiros que virão ao Japão, porém não estão incluídos os conteúdos como, o esclarecimento, preparação mental, etc. em relação aos moradores regionais que estão do lado da recepção.No Centro de Intercâmbio

Internacional da cidade de Yao, para a compreensão multicultural dos cidadãos, tem sido realizadas as atividades como de apresentação da cultura estrangeira,etc., porém é difícil fazer infiltrar aos cidadãos a consciência da convivência multicultural, somente com isto. Gostaria que me ensinasse, se existir um bom método para fazer com que os cidadãos reconheçam

(5)

mutuamente a diversidade.

・ Sobre o esclarecimento da convivência multicultural, é difícil ter uma ideia de uma medida concreta. Quando a distância é afastada, existem muitas pessoas que acham que o intercâmbio internacional e a cultura estrangeira são bons, porém, quando a distância é próxima,o reconhecimento muda no momento em que sentem a diferença com a sua pessoa. Mesmo vendo pelo conteúdo das consultas,etc., é possível saber que os problemas são criados dentro de relacionamentos mais próximos.

・ Existe a necessidade de esclarecimento, porém qualquer que seja o conteúdo do

esclarecimento efetuado, é difícil evitar a colisão. No momento da ocorrência de problemas, acho que a capacidade regional é testada no momento de como é efetuada a orientação para a resolução destes problemas. O importante é possuir a força e a ligação para a resolução dentro da região.

・ Em relação à nova “habilidade específica” a ser estabelecida a partir de agora, baseado nas reflexões até agora, acho que o governo e as instituições de recepção irão realizar com responsabilidade, porém, afinal de contas, as pessoas que virão o Japão, escolherão como local de consulta, o professor da aula de japonês ou o balcão de consulta da administração pública, por isso, sinto que é importante o sistema de acompanhamento dos órgãos autônomos locais. Com este significado, também para os novos estrangeiros que virão de agora em diante, acho existe a necessidade de se pensar em encaixar as medidas realizadas pela cidade de Yao, sem pensar separadamente dos cidadãos estrangeiros que vivem na cidade de Yao até agora, sendo necessário pensar nas medidas de agora em diante tendo como alvo as duas partes.

・Com a medida de atendimento do governno, existe a necessidade de discussão do quanto as atividades devem ser expandidas, porém, como meu pensamento, gostaria que fosse

expandido ativamente.

・ Não existe a necessidade de se pensar separadamente nas pessoas que moram na cidade de Yao e que possuem a qualificação de estadia de habilidade específica. Acho que a diferença é somente o motivo da vinda ao Japão, porém os problemas que enfrentarão como pessoa que vive no dia a dia serão os mesmos.

・ Em relação à qualificação de estadia, está certo pensar que por um certo tempo, ocorrerão mudanças de estagiários técnicos para habilidade específica? Como pode ser mudada mesmo sem experiências, acho que devem existir pessoas que desejam mudar.

・Na cidade de Yao, já moram um grande número de trabalhadores estrangeiros e de estagiários técnicos, porém, normalmente, acho que há muitos casos em que vivem em grupo, perto das empresas, e devido ao problema do idioma, e como pessoas que vivem na região, acho que não têm quase nenhum contato com outros moradores da vizinhança. As famílias com crianças, possuem a ligação através das escolas ou creches, porém, no caso dos estagiários técnicos que não estão acompanhados pela família, não podem ter esta ligação. Acho que uma das

(6)

coisas que pode ser feita pela cidade ou o grupo civil, é fornecer um local para um bom

encontro. Caso não sejam realizados bons encontros, haverá também perigo de ser promovido o preconceito ou a discriminação.

・Um pouco antes, foi falado que são muitos os casos dos trabalhadores estrangeiros estarem vivendo em grupo perto das empresas, porém nestes casos, será que não existe uma ligação mesmo com a comunidade de pessoas da mesma nacionalidade?

・Acho que os vietnamitas possuem. Quando eles não têm trabalho, ouvi dizer que muitas pessoas se relacionam com os agrupamentos da região. Porém, acho que existem diferenças dependendo da região. Existem pessoas que não encontram de maneira alguma com as pessoas de mesma nacionalidade.

・Acho que as pessoas da Indonésia também se reúnem bastante. Ouvi dizer que existem locais como local para as pessoas de casamento internacional com japoneses e os estagiários técnicos ser reunirem como a mesquita, etc.

・ Acho que é necessário dar um jeito em relação ao encontro com os moradores japoneses da vizinhança.

・ Como responsabilidade da parte de recepção, é necessário que o apoio ao trabalhador estrangeiro seja efetuado pela empresa, etc., porém mesmo assim acho que ocorrerão dificuldades. Neste momento, o ideal seria de estar construído um sistema de apoio pela região ou pelos órgãos autônomos regionais.

・ Os cidadãos estrangeiros da cidade de Yao não são somente as novas pessoas que vêm para a cidade. Há pessoas que moram no Japão por 30 a 40 anos, que já se passaram 1 ou 2 gerações e que receberam a educação da língua materna e do japonês no Japão, existindo um cenário completamente diferente dos novos estrangeiros que virão ao Japão. É lamentável por fazer se sentir que o alvo das medidas em relação ao estrangeiros que estão sendo discutidas atualmente na mídia, é somente em relação aos novos estrangeiros que virão ao Japão. ・ Na cidade de Yao, pensa-se que os cidadãos estrangeiros são todas as pessoas, incluindo as

que moram por um longo tempo até as novas pessoas que virão ao Japão, e gostaria que fosse analisado principalmente sobre quais são as necessidades das novas pessoas e quais são os problemas que possuem as pessoas que moram por longo tempo.

・ Existem também, vários modos de pensar sobre os estrangeiros, de ser por nacionalidade, de ser pela origem, porém, o que é certo é que está sendo diversificado e que existe a

necessidade de se pensar olhando a situação como um todo.

・ Dizendo se não há problemas das pessoas estrangeiras que moram por longo tempo no Japão, existem as preocupações de relacionamento com os japoneses dos arredores e de sua

identidade, a insegurança em relação ao emprego, o fato de receber comportamentos discriminativos, por isso, gostaria que estas partes também fossem considerados e refletidos nas medidas.

(7)

de Associação de Vietnamitas de Yao, que celebra o ano novo chinês e realiza o festival do meio outono, existindo também um local para a se reunirem. Neste local existe também a ligação com as pessoas japonesas e acho que existe também a oportunidade de aprender a cultura, etc. do Japão. Porém, dentro da vida cotidiana regional normal, acho que é difícil a ligação entre os vietnamitas e os japoneses. Não sei onde fica este local.

・Mesmo que o lado da pessoa que efetua o apoio, estiver pensando em manter uma ligação por desejar efetuar o apoio, existem casos do lado que recebe, estar pensando que não quer ser apoiado. Sinto a dificuldade de construir a ligação.

・É lógico que a empresa deve efetuar um apoio firmemente, porém existe uma limitação por existirem problemas de idioma. Neste momento, acho que seria bom se pudesse ser efetuado o envio de intérprete, porém o tema é de até onde a cidade irá efetuar o apoio.

・ Um ponto bom dos estagiários técnicos é que todos estão inscritos na cooperativa, e que o apoio em relação aos estrangeiros é efetuado pela cooperativa e não pela empresa e acho que existem algumas partes que estão indo bem. Como o sistema da habilidade específica é diferente, há algumas partes que nos preocupam.

・ Existem casos em que se fala mal da cooperativa, porém não significa que todas as

cooperativas são ruins. Há cooperativas que interrompem o relacionamento por avaliar que a empresa não é boa em relação aos trabalhadores estrangeiros.

・Também em relação ao salário, existe uma insegurança se será pago um salário igual. ・Existem estrangeiros que se sentem solitários, mesmo que vivem por longo tempo no Japão e

acho que é realmente difícil evitar o isolamento das novas pessoas que virão ao Japão. ・Acho que o método de entregar as informações dos serviços será a rede da internet, por isso,

acho que ser tornará necessária a ordenação do ambiente da rede, como de aumentar os locais onde se pode conectar o Wi-Fi, etc.

・ É necessário o contrato, como do smartphone, etc. após vir ao Japão, porém, acho que somente por ter uma pessoa que efetue o apoio para efetuar este contrato, poderá mudar grandemente facilitando a obtenção das informações.

4. Sobre o resumo da reunião dos cidadãos estrangeiros da cidade de Yao

Explicação a partir do secretariado sobre o documento 5

・Gostaria que verificassem sobre o conteúdo, para ver se não há algo diferente do propósito, algo que está faltando, etc.

<Opinião>

・ No artigo 2o da diretriz de instalação da reunião dos cidadãos estrangeiros da cidade de Yao,

está escrito: “Na reunião dos cidadãos estrangeiros, deve ser discutido sobre os itens

relacionados à promoção das medidas de internacionalização desta cidade, como de melhoria da conveniência da vida dos cidadãos estrangeiros, convivência com os moradores da região, itens relacionados à promoção da participação na administração municipal, etc., e apresentar

(8)

estas opiniões para a cidade”. Por favor, apresente resumindo as “opiniões a partir da reunião dos cidadãos estrangeiros da cidade de Yao”, refletindo o conteúdo da reunião de hoje no documento 5.

・ Em relação ao hate speech (discurso de ódio), foi estabelecida uma lei no Japão e embora tenha sido esclarecido através da publicação de cartazes também dentro da cidade, sinto que na rede da internet estão sendo reforçadas as expressões provocantes de discriminação e preconceitos em relação a uma raça ou etinia específica. Não devemos perdoar o hate speech na cidade de Yao e acho que existe a necessidade de emitir esta mensagem.

・Dentro das atividades eleitorais, existem cenas de estarem sendo efetuadas expressões de incitar a discriminação e o preconceitos em relação a uma raça ou etnia específica. Para que a cidade de Yao seja uma cidade onde são respeitados os direitos humanos, sinto que seria bom que fosse efetuado o apelo sobre os pontos bons da cidade de Yao, como os empenhos para a convivência multicultural, etc.

・Este ano, completam-se 40 anos após a ratificação da Carta Internacional do Direitos Humanos. Neste ano de marco, gostaria que fosse pensado novamente sobre a administração dos direitos humanos, e que também de agora em diante, a cidade de Yao, continue a efetuar a administração de bem-estar e a administração dos direitos humanos para que os japoneses e os estrangeiros possam viver juntos.

・Acho que existem problemas que estão ocorrendo além do limite que pode ser efetuado pela cidade de Yao, porém incluindo também estes problemas, são todos, temas da região. Com este significado, acho que é importante verificar e refletir no momento da reunião, o fato de que existe a postura de não perdor a discriminação dentro do ponto de vista de reconhecer a diversidade, com respeito aos direitos humanos.

5. Outros

Explicação a partir do secretariado, de que o período do cargo de membros da reunião dos cidadãos estrangeiros do 4o período é até o dia 31 de março de 2019, e que esta é a última reunião dentro do período do cargo.

・ Conforme está incluído também no Plano de Promoção de Convivência Multicultural da Cidade de Yao, esta reunião dos cidadãos será realizada continuamente também de agora em diante e gostaríamos de receber a impressão e a opinião de cada um dos membros, para tomarmos como referência de agora em diante.

<Opinião, impressão, etc.>

・ Houve momentos em que foi difícil fazer opiniões de grande escala, porém aprendi muito. Utilizando estas experiências, penso em colaborar também de agora em diante para a convivência multicultural da cidade de Yao.

・ Dentro de uma situação em que a administração dos direitos humanos se torna rigorosa, penso que seria bom que fossem continuados os empenhos de convivência multicultural que a cidade de Yao

(9)

veio efetuando até agora.

・ Nesta reunião consegui fazer com que fossem conhecidas as atividades do Centro de Intercâmbio Internacional da cidade de Yao, e sinto que seria bom se pudesse expandir ainda mais os empenhos voltados para a realização de uma sociedade de convivência multicultural, ouvindo o opinião de todos os senhores, também de agora em diante.

・ Acho que foi muito bom ter feito a troca de opiniões com todos, nesta reunião. Faz muito tempo que moro no Japão, mas sinto que é um país bom para morar.

・ Acho que não há outros locais onde os cidadãos estrangeiros podem opinar denttro da administração pública, por isso gostaria que continue a considerar esta reunião com importância e trabalhei neste período com o pensamento de desejar que seja continuado e para que seja algo ainda melhor. A troca de opinião nesta reunião, acho que seria bom que fosse ligada ao melhoramento dos mecanismos de convivência multicultural na cidade de Yao.

・ Como esta reunião, acho que é muito valioso o local onde se pode expor as opiniões dos cidadãos estrangeiros. Mesmo na mesma posição de estrangeiro, existem opiniões diferentes opiniões dependendo do cenário, etc. até agora, por isso acho que foi o período de 2 anos em que pude aprender muito. Sentimos que está sendo transmitido o fato de considerar os cidadãos estrangeiros com grande importância e desejo que a reunião dos cidadãos estrangeiros seja continuada e que seja algo muito significativo, também de agora em diante.

Referências

Documentos relacionados

Cumprir as obrigações lhe outorgadas legalmente pelo Artigo 47 e incisos do Regulamento dos Serviços de Comunicação Multimídia, anexo à Resolução ANATEL n.º

Na outra etapa, foram utilizados os testes tradicionais para avaliação do vigor de sementes por meio dos testes de primeira contagem de germinação, envelhecimento

No caso de descumprimento de qualquer cláusula ou obrigação ajustada neste contrato, a parte que der causa ao descumprimento sujeitar-se-á ao pagamento de multa penal, não

- Não convém que o Refletor Sirius G8 seja utilizado em proximidade com ou empilhado sobre outro equipamento, caso o uso em proximidade ou empilhamento seja necessário, convém que

Com efeito, a referência à capacidade económica das populações de uma forma vaga, a recuperação integral dos custos sem considerar as diversas contribuições para esse objetivo

Enquanto isso, no Brasil, o Centro de Informações do Exército colocava em prática a Operação Juriti, que consistia em infiltrar agentes dentro dos grupos de exilados políticos

provas suficientes para embasar a sua procedência, embora houvesse indícios de fraude na realização da pesquisa, haja vista que, nas eleições de 2016, uma pesquisa

(2006), foram tratados e avaliados oito pacientes com AVE isquêmico, com idades entre 40 e 81 anos, sendo seis com paresia em membro superior e dois com plegia, que