• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO SEMESTRAL DE OUVIDORIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO SEMESTRAL DE OUVIDORIA"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

1

1º SEMESTRE 2018

RELATÓRIO SEMESTRAL

DE OUVIDORIA

(2)

2

INTRODUÇÃO

O presente Relatório apresenta os resultados das atividades da Ouvidoria no primeiro semestre de 2018, com o objetivo de proporcionar o acesso aos clientes, reguladores e administradores as informações do Banco CBSS de forma transparente e objetiva. Apresentamos o processo de atendimento da Ouvidoria, mediante o compartilhamento dos principais números que representam as demandas atendidas, assim como as ações e realizações do período. Apresentamos, por fim, as avaliações internas das atividades da Ouvidoria e as recomendações de melhorias de processos para a redução de demandas.

(3)

3

SUMÁRIO

Mensagem da Diretora ... 4

Valores do Banco CBSS S/A ... 5

Missão e objetivos da Ouvidoria ... 6

Missão da Ouvidoria ... 6

Objetivos da Ouvidoria ... 6

Relacionamento entre as diversas entidades afins ... 7

Seção Descritiva ... 7

Estrutura (organograma, células de atendimento) ... 7

Quadro e composição ... 7

Infraestrutura (Instalações, Sistema de Registro) ... 8

Proposições corretivas e aprimoramento de processos ... 8

Certificação da equipe e treinamentos ... 9

Classificação das demandas: critérios utilizados ... 9

Outras demandas ... 9 Canais de atendimento ... 10 Seção Estatística ... 11 Demandas Recebidas ... 11 Prazo de solução ... 11 Motivos de Reclamações ... 12 Distribuição Geográfica ... . 14 Considerações Finais ... 15

(4)

4

MENSAGEM

DA DIRETORA

O principal pilar da Ouvidoria do Banco CBSS é ser um agente facilitador e transformador, com foco na melhoria contínua do relacionamento empresa e cliente e na promoção de um atendimento cada vez mais assertivo, diligente e eficiente.

O primeiro semestre de 2018 apresentou grandes desafios e, consequentemente, muito trabalho.

O estreitamento da relação com nossos clientes, a partir das manifestações recebidas, culminou no Comitê Mensal de Ouvidoria, que tem como objetivo levar aos gestores do Banco CBSS a voz do cliente e buscar medidas que facilitem o relacionamento, modificando processos e aprimorando nossos produtos e serviços.

O cartão digio reposicionou o Banco CBSS no mercado, trouxe inovação e boas perspectivas para a empresa, levando todas as áreas, inclusive a Ouvidoria, a evoluir no planejamento para 2018.

Ainda há um caminho longo a percorrer e a busca contínua pela melhoria continuará sendo a grande força da Ouvidoria para trilhar essa rota.

Esther Dalmas

Diretora Executiva

(5)

5

VALORES DO

BANCO CBSS S/A

O Banco CBSS S/A foi fundado no dia 01.05.2014, uma nova instituição financeira que já nasce com tradição, solidez e confiança.

NOSSOS VALORES SÃO

• Integridade;

• Excelência;

• Paixão por servir e pertencer; • Crescer com resultado;

(6)

6

MISSÃO E OBJETIVOS

DA OUVIDORIA

MISSÃO DA OUVIDORIA

Ser o legítimo representante do cliente na Instituição, na defesa de seus direitos de consumidor, na busca de resolução definitiva das reclamações e na identificação de melhorias nos canais de atendimento, comunicação, produtos e serviços.

OBJETIVOS DA OUVIDORIA

• Disseminar a cultura de cidadania;

• Mediar eventuais conflitos entre os clientes e a empresa e buscar soluções com agilidade e eficácia;

• Atuar com transparência, isenção e respeito ao consumidor;

• Garantir, com facilidade de acesso, o direito de manifestação;

• Propor soluções corporativas e melhorias à Organização.

(7)

7

RELACIONAMENTO ENTRE AS DIVERSAS ENTIDADES AFINS

Uma das atividades conduzidas pela Ouvidoria do Banco CBSS é o relacionamento institucional com órgãos reguladores, entidades de classe e defesa do consumidor e demais ouvidorias do mercado financeiro, sempre na busca pela excelência no atendimento e pela adoção de melhores práticas de mercado.

Nesse sentido, a Ouvidoria do Banco CBSS esteve presente em encontros periódicos na Comissão de Ouvidoria da FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, na Comissão de Ouvidoria da ACREFI – Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento, Comitê de Ouvidoria da ABRAREC, SEMARC 2018 (Seminário de Relacionamento com Clientes), bem como em eventos com foco em excelência no atendimento, inovação e tendências deste mercado.

SEÇÃO DESCRITIVA

ESTRUTURA

Esta seção descreve a estrutura da Ouvidoria Corporativa Elopar e sua adequação às exigências legais e regulamentares quanto ao quadro de colaboradores, aos processos implementados, aos equipamentos e às instalações, considerando a natureza das atividades da Ouvidoria e as características de nossos serviços e clientes.

QUADRO E COMPOSIÇÃO

A Ouvidoria Corporativa Elopar está inserida na Diretoria de Governança Corporativa do grupo Elopar.

Com a função de Ouvidora do Banco CBSS S/A temos a Talita Nunes de Gouveia, e como Diretora de Ouvidoria, Esther Dalmas.

(8)

8

INFRAESTRUTURA (INSTALAÇÕES, SISTEMA DE REGISTRO)

A Ouvidoria Corporativa Elopar está alocada em sala própria, restrita, para garantir a confidencialidade das informações e a serenidade necessária para execução dos trabalhos inerentes à função.

A URA da Ouvidoria é integrada ao sistema em que as demandas são registradas, de propriedade da empresa Uranet, hospedado na nuvem. Todas as ligações feitas para este componente organizacional, sejam elas demandas pertinentes à Ouvidoria ou não, são devidamente registradas em sistema, além do sistema permitir gravar 100% das ligações, que possibilita o resgate das gravações logo após contato com os nossos analistas. Além disto, o sistema é um workflow funcional e ágil, que permite o encaminhamento às áreas que prestam suporte ao tratamento das demandas, controle de prazos e retorno aos clientes através da ferramenta.

.

PROPOSIÇÕES CORRETIVAS E

APRIMORAMENTO DE PROCESSOS

A principal melhoria implantada neste semestre foi a alteração do nosso sistema de registro de demandas. Optamos por unificar o sistema de atendimento e cadastro das demandas, para nos trazer ganhos operacionais e de qualidade, além de garantir a segurança do cadastro de todas as ligações recebidas em nossa Ouvidoria. Por sua hospedagem ser na nuvem, garantimos também que o plano de continuidade da operação seja efetivo.

Ainda como aprimoramento nos processos, alteramos nossa árvore de motivos e submotivos, padronizando-as conforme a árvore da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) e Consumidor.gov. Assim, além de temos melhor visibilidade da causa raiz das queixas apresentadas por nossos clientes, mantemos um padrão de mercado que possibilita melhor análise comparativa.

Com a recorrência do Comitê Mensal de Ouvidoria, temos reportado mensalmente os números para os gerentes e/ou suplentes. Com essa troca, conseguimos fazer melhorias pontuais e alinhamentos nos processos.

Algumas das melhorias identificadas neste semestre foram:

• Carta de contestação de despesas: Sugerimos melhorias na redação da carta, visando melhor compreensão do trâmite por parte do cliente;

• Criação de ponto focal para Ouvidoria na processadora dos cartões Digio, visando melhorar a qualidade dos subsídios e esclarecimentos prestados à Ouvidoria.

• Treinamento oferecido pela Ouvidoria para a operação de SAC, como forma de mostrar a importância de resolver o problema do cliente no primeiro nível de atendimento.

• Participação do jurídico nos Comitês de Ouvidoria, possibilitando o acompanhamento da evolução de demandas na esfera cível.

• Alterações no fluxo de análise de contestação, com uma gama maior de documentos que possibilitam uma análise mais assertiva da área responsável. .

(9)

9

Além da certificação de Ouvidoria, toda a equipe participou do treinamento de Introdução à Defesa do Consumidor, promovido pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor, na modalidade de Educação à Distância, no período de 27/03/2018 à 16/04/2018.

CERTIFICAÇÃO DA EQUIPE E TREINAMENTOS

Improcedente: Caso a demanda não esteja amparada pelas normas que norteiam nossa atividade ou caso tenha sido identificada ausência de veracidade da manifestação com o levantamento de informações e análise de documentação.

Procedente: Caso a demanda esteja amparada pelas normas que norteiam nossa atividade e tenha sido identificada veracidade na manifestação, com o devido atendimento do pleito do cliente.

CLASSIFICAÇÃO DAS DEMANDAS: CRITÉRIOS UTILIZADOS

Por decisão institucional, faz parte das atribuições da Ouvidoria a gestão das manifestações recepcionadas por meio do RDR (Sistema de Registro de Demandas do Cidadão - Circular 3729/2014), do site Consumidor.GOV e por meio dos Procons. Suas estatísticas não compõem o presente relatório.

(10)

10

CANAIS DE

ATENDIMENTO

Cartão de crédito Visa/Master

4004 0127 Capitais e regiões metropolitanas 0800 701 0127 Demais localidades

Cartão de crédito Elo

3003 1245 Capitais e regiões metropolitanas 0800 726 1245 Demais localidades

Crédito Pessoal

3003 8734 Capitais e regiões metropolitanas 0800 333 8734 Demais localidades

Atendimentos disponíveis de segunda a sábado das 08h00 às 22h00

Cartão de Crédito digio

3004-9920 (capitais e regiões metropolitanas) 0800-721-9920 (demais localidades)

fale@digio.com.br

Chat do app: Serviço exclusivo para clientes

(Atendimento disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana)

SAC

0800 333 8735

SAC Deficientes auditivos ou fala

0800 333 8736

Atendimentos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Ouvidoria

0800 333 1474

Atendimento disponível de segunda a sexta-feira das 11h às 16h

(11)

11

SEÇÃO ESTATÍSTICA

DEMANDAS RECEBIDAS

No 1º semestre de 2018 foram registradas 117 demandas de clientes que acionaram diretamente a Ouvidoria do Banco CBSS por meio do canal 0800.

22

12

23 25

11

24

jan/18 fev/18 mar/18 abr/18 mai/18 jun/18

Entradas por mês

PRAZO DE SOLUÇÃO

A Resolução 4433/2015 define que a Ouvidoria deve responder ao cliente, conclusivamente, em até 10 dias úteis. No primeiro semestre de 2018, o prazo médio de resposta da Ouvidoria foi de 7 dias úteis. Tivemos 6% de demandas prorrogadas em todo semestre, em razão da complexidade em seu tratamento, que representam 07 casos.

(12)

12

MOTIVOS DE RECLAMAÇÕES

Abaixo apresentamos os motivos e submotivos reclamados na Ouvidoria, bem como o resultado da análise:

16 14 14 11 9 6

Principais Reclamações

Não entrega de cartão Cobrança de compra/saque não reconhecido / Contestação de cobrança Negativação indevida referente à pagamento já efetuado Não envio / atraso do boleto ou fatura / dificuldade com o pagamento 44 73

RESULTADO

Improcedente Procedente

(13)

13

Motivo/ Submotivo Total Atendimento / SAC 11 SAC - Demanda não resolvida / não respondida 4 Má qualidade no atendimento presencial ou outros canais (mau atendimento/ constrangimento) 4 SAC - Dificuldade para cancelar o serviço 2 Dificuldade em realizar a portabilidade do contrato 1 Cobrança / Contestação 63 Cobrança de compra/saque não reconhecido / Contestação de cobrança 14 Negativação indevida referente à pagamento já efetuado 14 Cobrança em duplicidade / Cobrança referente a pagamento já efetuado 9 Dificuldade na Renegociação / parcelamento de dívida 6 Dificuldade na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores 5 Negativação indevida (não cumprimento de acordo de parcelamento) 4 Anotação indevida no SCR (contrato renegociado) 3 Cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos / não informados 3 Cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado 3 Cálculo de juros, saldo devedor (contestação, solicitação de histórico, dúvidas) 1 Margem consignável não liberada 1 Contrato / Oferta 7 Dificuldade para rescindir o contrato / cancelar o serviço 4 Alteração / rescisão de contrato sem solicitação / aviso prévio 2 Oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa 1 Vício de Qualidade 36 Não entrega de cartão 16 Não envio / atraso do boleto ou fatura / dificuldade com o pagamento 11 Dificuldade para alterar/ ativar serviços 4 Bloqueio / Suspensão indevida do serviço 3 Clonagem, fraude, furto e roubo 2 Total Geral 117

(14)

14

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

41% das demandas foram de clientes domiciliados no Estado de São Paulo, 15% Minas Gerais, 9% do Rio de Janeiro, 6% do Paraná e 5% da Bahia. Os 23% restantes estão divididos entre as demais Unidades da Federação.

41%

15%

9% 6%

5%

Demandas por UF

(15)

15

CONSIDERAÇÕES

FINAIS

A partir de uma manifestação de um cliente em âmbito da Ouvidoria podemos desenvolver processos de melhorias em nossos produtos e serviços. Por isso, entender a necessidade dos clientes, saber escutar, mediar os conflitos e apoiá-los são as etapas que nos ajudam a evoluir.

(16)

16

Referências

Documentos relacionados

No 2º semestre de 2019, foram recebidos 28 chamados na Ouvidoria Interna da Gerencianet e 02 chamados no RDR Sistema de Demandas do Cidadão do Banco Central do Brasil.

Tanto nas r|dios como nos demais veículos EBC , a cobertura do encaminhamento da proposta de nova Previdência tem sido feita em tom informativo e equilibrado desde o dia 19

Em contato com o departamento financeiro fomos informados de que você aceitou o acordo, neste caso não temos como realizar a devolução do valor de juros pago a

para apresentação no cartório, recebimento da fatura referente a linha de celular adquirida na cooperativa, aprovar portabilidade de crédito para outra instituição; Dificuldade

Neste quarto debate, moderado pelo treinador Miguel Miranda, dois treinadores abordarão duas temáticas distintas mas cada vez mais presentes no panorama desportivo nacional:

As reclamações abordaram dificuldade de contato nos canais de atendimento disponibilizados pela cooperativa para tratar de reclamações relacionadas à (ao): atendimento de

As demandas de ouvidoria são recebidas através dos canais de comunicação disponibilizados aos clientes e usuários através do site da Instituição e do Grupo

Nesse sentido, no 2º semestre de 2018, 79 demandas foram recebidas e respondidas diretamente pelos canais internos da Ouvidoria, o qual habilita os demandantes