• Nenhum resultado encontrado

Allegro TM STR 200 Biorreator de tanque agitador de uso único

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Allegro TM STR 200 Biorreator de tanque agitador de uso único"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

USD2923

Allegro

TM

STR 200 Biorreator de tanque

(2)

Características e benefícios

Características

Benefícios

Biocontêiner e estrutura fixa com design quadrado e impulsor

de formato largo, montado na parte inferior com conexão mecânica

direta para o motor de acionamento

Excelentes características de mistura e de transferência de massa,

eficiente em operações de fluxo para cima ou para baixo

A embalagem do biocontêiner é composta de mangueiras, filtros

e conectores assépticos em revestimentos de espuma; conexões

codificadas por cor para as utilidades do sistema (ar, sensor e linhas

de líquidos)

A embalagem protege o biocontêiner durante o transporte e facilita

a instalação rápida

O biocontêiner foi projetado com 9 portas de alimentação de líquidos,

espaço livre e portas reservas de meio, até 4 portas para sensores

convencionais, 2 portas de amostragem, 2 respiros com filtros

integrados, aerador circular, aerador de tubulação aberta e cobertura

de gás

Biocontêiner totalmente configurável, indicado para operações

de produção de lote simples até aplicações “fed batch” complexas

Controlador de processo totalmente funcional com interface de usuário

gráfica, 4 controladores de fluxo mássico térmico, 4 bombas, controle

PID para parâmetros de processo críticos (temperatura, pH, oxigênio

dissolvido), software de acordo com CFR 21, Parte 11

Fácil operação em ambientes de produção, total capacidade para

operações em ambiente BPF e fácil conformidade com os requisitos

de registro eletrônico de lote e documentação

Software controlador com capacidade OPC

Opção de operação pronta para uso ou integração com sistemas

de controle e supervisão em nível local, em total conformidade com

CFR 21, Parte 11 em qualquer modo

Aplicações

O biorreator de uso único Allegro STR 200 foi desenvolvido e testado para a cultura de células de mamíferos e para a produção de biofarmacêuticos e vacinas. As aplicações típicas incluem:

} Cultura de células suspensas

} Expansão de cultivo para biorreatores de maior escala

} Produção em escala piloto

} Produção para estudos clínicos

Com todas as superfícies de contato do produto constituídas de componentes de uso único, as exigências de manutenção, como limpeza e sua validação são mínimas. Isso torna o biorreator de uso único a primeira opção para plantas de fabricação flexíveis, como encontrado no desenvolvimento de processo, produção de vacina ou fábricas CMO.

(3)

Desempenho do sistema

O biorreator de uso único Allegro STR 200 é projetado para volumes de trabalho entre 60 e 200 litros. O biocontêiner é montado em células de carga para medir a quantia exata de líquido que é adicionada ao reator e para enchimento e dosagem automáticos.

A temperatura no biorreator é controlada com um aquecedor. Ele possui capacidade de transferência de calor suficiente para aquecer uma carga inteira de 200 litros em 12 horas de 4°C a 37 °C. O controlador irá regular automaticamente a temperatura no ponto de ajuste exigido.

Fácil instalação

Em vários designs de biorreatores de uso único atuais há o risco de dano à bolsa do biorreator durante o transporte e instalação. É muito importante, então, que a bolsa seja embalada adequadamente e que a interação do operador com o equipamento seja bem definida. A Pall desempenhou um estudo de projeto industrial para otimizar a embalagem e a configuração do biorreator.

Instalação

A Pall otimizou os procedimentos para a instalação do biocontêiner no biorreator e para a operação da cultura de células. Na parte interna da porta do biorreator, um guia pictográfico conduz o operador através de todas as etapas para configurar e conectar o biocontêiner ao controlador. Todas as conexões são claramente identificadas com marcas e etiquetas coloridas e numeradas por ordem de instalação, garantindo uma configuração simples e rápida. Os componentes montados na parte superior do biocontêiner permanecem na embalagem de espuma até que o biocontêiner seja inflado por completo para evitar qualquer dano ao sistema de biorreator. Sensores verificam as operações críticas e acionam travas assim que os pontos de checagem específicos são alcançados.

(4)

Controlador

O biorreator de uso único Allegro STR 200 é fornecido como um sistema pronto para uso. O controlador mantém quatro bombas peristálticas para controlar a adição de líquidos dentro do biocontêiner durante o funcionamento do reator. Os sensores podem ser conectados para monitorar a execução da cultura de células e registrar os dados em um protocolo do lote. O controlador possui uma interface de usuário bem estruturada e mantém todos os controles para executar operações de acordo com o Código de Regulamentos Federais dos EUA (CFR 21, Parte 11).

Interface do usuário

Toda a interação do usuário pode ser desempenhada na interface de tela de toque ergonômica colorida, integrada ao controlador. A interface é bem estruturada e oferece acesso rápido a todas as funções relevantes. Este design de interface de usuário comprovado é comum a todos os sistemas automáticos Pall atuais.

Automação e transferência de dados

A interface de usuário possui todos os recursos técnicos conforme exigido pelo CFR 21, Parte 11. Um documento separado

disponível relaciona todos os requisitos e explica como são solucionados no biorreator Allegro STR 200. Os dados do lote coletados podem ser transferidos manualmente através de memória flash USB. Com o servidor OPC incorporado, também é possível coletar os dados do lote automaticamente com qualquer sistema SCADA durante a operação do reator.

(5)

Biocontêiner

Um dos principais componentes no biorreator de uso único Allegro STR 200 é o biocontêiner Allegro STR 200. Ele é feito do mesmo filme de baixos extraíveis, totalmente transparente, como todos os outros sistemas de processamento Allegro. Os biocontêineres são 100% testados para integridade na fabricação. Devido ao design autoexpansivo exclusivo do biocontêiner Allegro, não

há a necessidade de o operador ajustar manualmente a posição do biocontêiner dentro do reator durante a instalação, reduzindo ainda mais o risco de danificar o biocontêiner durante o uso. Todas as portas e conexões são etiquetadas com marcas numeradas e coloridas, fornecendo orientações sobre como configurar e conectar o biocontêiner ao equipamento.

Conjunto de impulsor e aerador

Assim como nos vários misturadores de uso único Allegro, a carcaça de vedação do impulsor é instalada na parte inferior do biocontêiner. Ela conecta o impulsor de uso único ao motor do biorreator. O aerador circular é instalado ao redor dele. Há três linhas de gás conectadas ao conjunto do impulsor e do aerador, uma fornecendo gás estéril ao aerador circular, outra fornecendo gás estéril para a tubulação aberta de aeração (opcional) e a terceira permitindo um teste de estanqueidade de vedação para as vedações mecânicas na carcaça de vedação do impulsor.

Personalização

Todas as mangueiras e equipamentos no biocontêiner Allegro STR 200 podem ser personalizadas para atender às necessidades exatas do seu processo. O biocontêiner é equipado com todas as portas de conexão necessárias:

} 1 entrada de cobertura de gás que é geralmente equipada com um filtro de gás grau esterilizante

} 2 portas de respiro que são geralmente equipadas com filtros de respiro grau esterilizante aquecidos

} 1 entrada de gás para o aerador circular que é geralmente equipada com um filtro grau esterilizante

} 1 entrada de gás para o aerador de tubulação aberta que é geralmente equipada com um filtro grau esterilizante

} 9 portas para adição de líquido dentro do biocontêiner

} 1 porta para o sensor de temperatura

} 4 portas para a introdução asséptica de sensores convencionais

} 2 portas de amostra

} 1 porta de drenagem inferior

A equipe de projeto de sistemas da Pall irá ajudá-lo a desenvolver a configuração correta do biocontêiner que atenda às suas necessidades.

(6)

Qualificação

O biorreator de uso único Allegro STR 200 foi desenvolvido de acordo com as mais recentes diretrizes BPF e é fabricado e testado para o sistema de qualidade Pall. Foi desenvolvido para produção BPF.

Certificados

O biorreator Allegro STR 200 é fornecido com a documentação completa. A documentação contém a descrição do equipamento, instruções para uso e um conjunto de certificados para o trabalho de teste inicial e calibração.

Validação

Um guia de validação está disponível para o biorreator Allegro STR 200. O guia de validação abrange todo o trabalho de validação básico realizado pela Pall no sistema de biorreator. Ele também possui orientações sobre como qualificar o biorreator. A Pall também fornece um serviço de qualificação no local, usando um conjunto de documentos preparados que permite uma qualificação relativamente simples, totalmente compatível com a BPFA. Seguindo as diretrizes recentes de BPF, uma operação de qualificação total (OQ1) foi feita nos primeiros sistemas fabricados. Os clientes receberão cópias dos procedimentos e resultados dessa operação de qualificação, sendo que eles precisarão apenas repetir uma qualificação mais curta (OQ2) no biorreator instalado.

Registros eletrônicos (CFR 21, Parte 11)

O controlador do biorreator Allegro STR 200 oferece todos os recursos técnicos exigidos para operar o sistema de acordo com o CFR 21, Parte 11. Um administrador pode configurar usuários e definir direitos de usuário e senhas. A segurança da senha obedece aos requisitos para assinaturas eletrônicas do CFR 21, Parte 11. Os registros eletrônicos são salvos em um formato protegido e opções de backup para sistemas externos estão disponíveis. O controlador também oferece uma interface OPC para controlar totalmente as operações no biorreator de um sistema SCADA externo.

Manutenção preventiva e serviços

(7)

Desempenho de cultura de células

O biorreator de uso único Allegro STR 200 traz uma nova dimensão para o processo de cultura de células. A Pall tomou um cuidado especial durante o desenvolvimento do biorreator para otimizá-lo para cultura de células de mamíferos. O design cúbico fixo apresenta uma excelente mistura e faz máximo uso da área de ocupação do biorreator para volumes de cultura de células de 60 até 200 litros. O impulsor largo, firmemente instalado na parte inferior, é responsável por períodos de mistura rápidos com a velocidade do impulsor baixa. O design completo permite maiores viabilidades e densidades de células tanto em cultura de células de lote como em “fed batch”.

Mistura

Uma das principais características de um biorreator para a cultura de células de mamíferos é a excelente mistura à uma velocidade relativamente baixa do impulsor. O largo impulsor de lâmina de corte ranhurada obtém uma excelente mistura sem um impacto

negativo na viabilidade da célula.

Transferência de massa

O biorreator de uso único Allegro STR 200 oferece a adição de gás através de aerador ou cobertura. Isso permite aos usuários alcançar valores kLa muito altos que são ideais para a cultura de células de mamíferos.

Velocidade da agitação (RPM) Sensor inferior Sensor superior

Tempo de mistura (s)

Velocidade da agitação (RPM)

(8)

Densidade e viabilidade da célula

O formato especial do biorreator de uso único Allegro STR 200 oferece mistura e transferência de gás excelentes e proporciona um ambiente ideal para células de mamíferos. As taxas de crescimento e as viabilidades da célula confirmam que o biorreator Allegro STR 200 é uma excelente plataforma para a cultura de células de mamíferos na indústria farmacêutica. O filme Allegro é qualificado pela Farmacopeia dos Estados Unidos (USP) <87> Testes de Reatividade Biológica, in vitro (citotoxidade de MEM) e tem demonstrado ser livre dos conhecidos leachables citotóxicos como bis(2,4-di-tert-butilfenil)fosfato (bDtBPP).

Dimensões

Largura, altura, profundidade 2130 mm, 1620 mm, 1176 mm

Peso Aproximadamente 420 kg

Volume de trabalho 60 – 200 litros

Sensores convencionais 12 mm de diâmetro e 220 a 225 mm de comprimento Dados elétricos

Requisitos de energia elétrica 220-240 V, 50/60 Hz, 16A

Tipo de plugue Plugue IP44 2P+E reto livre de 16A 230V

Segurança elétrica Marcação CE

Dados técnicos

Tempo de processo (h)

Densidade da célula viável (por mL)

Viabilidade da cultura (%)

Densidade da célula viável 10L

Viabilidade 10L

Densidade da célula viável 200L

Viabilidade 200L

Tempo de processo (h)

(9)

Dados técnicos

Materiais dos componentes

Equipamento do biorreator Aço inoxidável 316

Manta aquecedora Silicone

Camada de contato do biocontêiner Polietileno de baixa densidade Impulsor do biocontêiner Polisulfona

Aerador circular Polietileno de alta densidade Vedações da carcaça de vedação Polietileno de peso molecular ultra alto Portas do biocontêiner Polietileno de baixa densidade Material padrão das mangueiras C-flex

Carcaça de vedação (partes externas) Polisulfona Funções

Velocidade do impulsor 25 a 150 rpm

Direção do impulsor Fluxo para cima ou para baixo

Faixa de temperatura 30 a 40 °C

Ajuste de temperatura ± 0,1 °C

Aeração do aerador circular Máx. 40 litros padrão por minuto Aeração de cobertura Máx. 20 litros padrão por minuto Aerador de tubulação aberta/retirada de CO2 Máx. 20 litros padrão por minuto

Controle de pH 2-12 pH, incremento de 0,01

Controle de DO 0 – 200% de saturação de ar, incremento de 0,1 % Bombas

Velocidade da bomba 0 – 100 rpm

Tamanho das mangueiras Máx 8 mm ID

Espessura recomendada da parede da mangueira

1,6 mm

Condições ambientais

Armazenagem 4 °C a 40 °C, 80% UR, não condensável

Operação 5 °C a 30 °C, 10% a 70% UR, não condensável

Limpeza Água, etanol 70%, IPA

(10)

Informações para pedidos

Equipamento do biorreator de uso único Allegro STR 200 STR200T

Biorreator de uso único Allegro STR 200 com aerador circular 609-60T

Conjuntos abaixo, para introdução de sensores de pH e DO no biocontêiner de 200 L 639-80N

Sensor de temperatura STR200-1217

Cabo do sensor de DO STR200-9X1

Cabo do sensor de pH STR200-9X2

(11)

Corporate Headquarters Port Washington, NY, USA

Visite nossa página na web em www.pall.com/allegro Envie-nos um e-mail para o endereço: allegro@pall.com

Escritório internacionais

Cabo do sensor de pressão STR200-9X3

Cabo de energia STR200-9X4

Bandeja de autoclave do sensor STR200-1037

Informações para pedidos

AllegroSystems

The Single-Use Solution ™

Referências

Documentos relacionados

The main objectives of this data analysis are divided into two classes: i) General Statistics: give an overview of structured information on Wikipedia as a whole, showing raw numbers

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

A médio/longo prazo será notória a diminuição do número de avarias, devido ao natural ajustamento do plano de manutenções preventivas implementado, a melhoria

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-