• Nenhum resultado encontrado

Manual do Estudante 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Estudante 2021"

Copied!
66
0
0

Texto

(1)

Manual do

Estudante

2021

(2)

APRESENTAÇÃO DO MANUAL

Prezado(a) Estudante,

Parabéns pelo seu ingresso na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre!

Seja bem vindo(a)!

Este é um momento especial em que você inicia uma importante etapa de sua vida.

A UFCSPA é uma universidade pública, federal e gratuita com a missão de “Produzir e compartilhar conhecimento e formar profissionais da área das ciências da saúde com princípios humanistas e responsabilidade social”.

O ano de 2021 inicia de forma atípica, devido à pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2. Estamos empenhados na organização e desenvolvimento de um ano letivo que prime pela qualidade com que os processos de ensino sempre foram desenvolvidos na UFCSPA. Serão proporcionadas ações para aprendizagens e convívio, nas atividades acadêmicas e culturais, através de diferentes modalidades (educação a distância, educação presencial, modelo híbrido).

A universidade buscou enfrentar os desafios trazidos pela pandemia e adaptar todo seu funcionamento cumprindo as exigências e cuidados com biossegurança, seguindo as recomendações dos órgãos competentes para cada momento conforme quadro epidemiológico. Nosso empenho é para que você tenha uma formação com excelência e humanização. Desejamos que você usufrua e construa muitos conhecimentos através das atividades e serviços que oferecemos, dentre eles envolvimento com programas e projetos de pesquisa e extensão.

Neste Manual do Estudante você pode conferir seus direitos e deveres e encontrará as principais informações sobre a estrutura administrativa e dos cursos, órgãos que regulamentam e coordenam todos os processos operacionais da graduação, inclusive sobre o DERCA, setor que auxilia e detém o registro de toda sua vida acadêmica. É muito importante a leitura do Manual do Estudante para que você conheça o funcionamento da sua Universidade e de seu curso!

Ainda é importante destacar que você acompanhe as comunicações através do

e-mail institucional e das redes sociais da instituição.

A Pró-Reitoria de Graduação está sempre disponível para atender as demandas e necessidades de nossos estudantes.

Porto Alegre, abril de 2021. Márcia Rosa da Costa Pró-Reitora de Graduação

(3)

A UFCSPA

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), instituída pela Lei nº 11.641, de 11 de janeiro de 2008, é uma Instituição Federal de Ensino Superior sucessora da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA).

Foi criada com o nome de Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre em atendimento a uma solicitação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre em 8 de dezembro de 1953 e teve suas atividades didáticas iniciadas em 22 de março de 1961.

Desde a sua criação, o seu desenvolvimento esteve associado à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, atual hospital de ensino, onde os professores atuam em atividades de ensino, pesquisa e assistência.

A UFCSPA possui ainda um Distrito Docente-Assistencial (DDA) geograficamente definido para suas atividades práticas, numa parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e o Grupo Hospitalar Conceição, onde ocorrem atividades que promovem a integração entre o ensino, a assistência e a extensão. Nessa proposta, a Universidade participa ativamente dos serviços de saúde da cidade, buscando na formação acadêmica a interação com a sociedade, de modo que o ensino esteja articulado às demandas individuais e coletivas da população, atuando de forma longitudinal e integral, beneficiando a população, os profissionais e os próprios acadêmicos.

O território de abrangência do DDA da UFCSPA é definido como sendo a zona Norte/Eixo Baltazar, que conta atualmente com 12 unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Na busca de um processo de ensino-aprendizagem cada vez mais qualificado, a Universidade mantém parcerias, também, com outros locais de práticas acadêmicas, tais como Instituto de Cardiologia (ICFUC), Hospital de Pronto Socorro (HPS), Hospital Presidente Vargas (HPV), além de clínicas, empresas, restaurantes, clubes esportivos, entre outros. A listagem completa e atualizada pode ser visualizada no endereço eletrônico ufcspa.edu.br/estagios.

Os cursos da universidade têm se destacado com um alto índice de desempenho em todas as avaliações a que são submetidos. Atualmente a UFCSPA oferece treze cursos de bacharelado: Biomedicina Diurno, Biomedicina Noturno, Enfermagem, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão em Saúde, Informática Biomédica, Medicina, Nutrição, Psicologia, Química Medicinal, além de três cursos de Tecnologia: Gastronomia, Alimentos e Toxicologia Analítica.

A importância do ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvidos pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre pode ser avaliada também pelos seus 63 (sessenta e três) programas de Residência Médica, 4 (quatro) programas de Residência Multiprofissional, 9 (nove) Cursos de Especialização

lato sensu e 12 (doze) programas de pós-graduação stricto sensu reconhecidos pela

Capes.

Esta é a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, uma instituição de ensino superior qualificada em Ciências da Saúde, com um passado de tradição, um presente de realizações e um futuro com ambição de desenvolvimento.

A REITORIA

A Administração Superior da Universidade compreende os Conselhos Superiores, a Reitoria e a Vice-Reitoria.

A Reitora, Professora Lucia Campos Pellanda, administra e conduz a Universidade. Nos seus impedimentos, ela é substituída pelo Professora Jenifer Saffi, Vice-Reitora.

(4)

A Reitoria da Universidade conta com órgãos executivos de sua política, que são as Pró-Reitorias. As atividades de cada uma delas estão expressas na sua denominação e seus responsáveis são indicados pela Reitora.

Reitora

Lucia Campos Pellanda Vice-Reitora

Jenifer Saffi

Pró-Reitora de Graduação Márcia Rosa da Costa

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Dinara Jaqueline Moura

Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis Mônica Maria Celestina de Oliveira

Pró-Reitor de Administração Leandro Mateus Silva de Souza Pró-Reitora de Planejamento Alessandra Dahmer

Pró-Reitora de Gestão com Pessoas Ana Cláudia Souza Vazquez

COORDENADORES E VICE-COORDENADORES

DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Curso de Biomedicina Diurno Coordenadora: Alessandra Peres

Vice-coordenador: Luiz Carlos Rodrigues Júnior Curso de Biomedicina Noturno

Coordenadora: Melissa Medeiros Markoski Vice-coordenadora: Juliana Trevisan da Rocha Curso de Enfermagem

Coordenadora: Rita Catalina Aquino Caregnato Vice-coordenadora: Luísa Amália Diehl

Curso de Farmácia

Coordenadora: Kellen Cristhinia Borges de Souza Vice-coordenadora: Maria Ismenia Zulian Lionzo Curso de Física Médica

Coordenador: Mirko Salomón Alva Sánchez Vice-coordenadora: Carolina Noele Renz Curso de Fisioterapia

Coordenador: Marcelo Faria Silva

Vice-coordenadora: Caren Luciane Bernardi Curso de Fonoaudiologia

Coordenadora: Deisi Cristina Gollo Marques Vidor Vice-coordenadora: Bárbara Costa Beber Curso de Gastronomia

Coordenadora: Luana Duarte Teles Vice-coordenador: Ricardo Yudi Akiyosh

(5)

Curso de Gestão em Saúde

Coordenadora: Mariana de Freitas Dewes Vice-coordenadora: Taís Maria Neuderer Curso de Informática Biomédica Coordenador: Luciano Costa Blomberg

Vice-coordenadora: Claudia Elizabeth Thompson Curso de Medicina

Coordenador: Paulo José Zimermann Teixeira Vice-coordenadora: Maria Eugênia Bresolin Pinto Curso de Nutrição

Coordenadora: Fabiana Viegas Raimundo Vice-coordenadora: Johanna Dagort Billig Curso de Psicologia

Coordenadora: Mayte Raya Amazarray

Vice-coordenadora: Joana Corrêa de Magalhães Narvaez Curso de Química Medicinal

Coordenadora: Juliana Maria Forain Miolo Schneider Vice-coordenador: Rodrigo Ligabue Braun

Curso de Tecnologia em Alimentos

Coordenadora: Cheila Minéia Daniel de Paula Vice-coordenadora: Vivian Caetano Bochi Curso de Toxicologia Analítica

Coordenador: Josias de Oliveira Merib Vice-coordenador: Tiago Franco de Oliveira

CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUN)

É o órgão de maior poder decisório em relação aos assuntos administrativos, didáticos, científicos e disciplinares. Os discentes dos cursos de graduação ou de pós-graduação possuem 7 (sete) representantes (titular e suplente), além de representantes dos servidores docentes e técnico-administrativos. Existe uma agenda anual de reuniões ordinárias do CONSUN, disponível na página do Conselho no sítio institucional.

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE)

É o órgão que supervisiona e orienta o ensino, a pesquisa e a extensão. Os discentes possuem 8 (oito) representantes (titular e suplente), sendo 7 (sete) dos alunos de cursos de graduação e 1 (um) dos alunos de pós-graduação, além de representantes dos servidores docentes e técnico-administrativos. Existe uma agenda anual de reuniões ordinárias do CONSEPE, disponível na página do Conselho no sítio institucional.

COMISSÃO DE GRADUAÇÃO (COMGRAD)

A Comissão de Graduação é responsável pela supervisão das atividades pedagógicas dos Cursos de Graduação.

A COMGRAD é a responsável pela organização do currículo e pode reformulá-lo sempre que necessário. Além disso, é quem analisa as equivalências de disciplinas, propõe horários, número de vagas em disciplinas, turmas e orienta os alunos em assuntos relacionados com o seu curso. Cada curso de graduação possui sua própria COMGRAD.

(6)

COORDENADOR DE CURSO

O Coordenador de Curso é o responsável pela administração e coordenação das atividades didático-pedagógicas do curso, pela orientação dos discentes nos aspectos acadêmicos e pedagógicos, pelo acompanhamento do desempenho dos docentes no curso, dentre outras atribuições definidas no Regimento Geral.

DEPARTAMENTO ACADÊMICO

É a unidade da estrutura universitária para efeito de organização administrativa, didático-científica e de distribuição de pessoal, congregando professores de áreas de conhecimento afins, com objetivos comuns de ensino, pesquisa e extensão. São 16 os departamentos da Universidade, conforme apresentado na página 19.

CALENDÁRIO ACADÊMICO

O Calendário Acadêmico estabelece as datas das atividades acadêmicas e o início e término do período letivo. Estes deverão ser cumpridos rigorosamente, sob pena de indeferimento do pedido por estar fora de prazo. Você poderá acessar o Calendário no site da UFCSPA, no link ufcspa.edu.br/calendario.

CURRÍCULO

O currículo dos cursos da Universidade é semestral – os alunos matriculam-se nas disciplinas semestralmente.

Todas as disciplinas são obrigatórias, com exceção das Disciplinas Eletivas e das atividades dos Programas de Desenvolvimento de Conhecimento Integrado (PDCIs), as quais, quando o aluno opta por realizar, podem ser aproveitadas como Atividade Complementar.

DISCIPLINAS

Disciplinas Obrigatórias – São disciplinas fixadas no currículo de cada curso, tidas como imprescindíveis à formação que a Universidade visa proporcionar.

Disciplinas Optativas – São disciplinas de livre escolha do aluno oferecidas pelo curso. As disciplinas optativas complementam a formação profissional, numa determinada área ou subárea de conhecimento, permitindo maior flexibilização curricular. As disciplinas optativas não podem ser aproveitadas como Atividades Complementares, pois integram a grade curricular.

Disciplinas Eletivas – São disciplinas de livre escolha do aluno que não integram a matriz curricular e são oferecidas para todos os cursos da Universidade. Objetivam o enriquecimento cultural, o aprofundamento e/ou a atualização de conhecimentos específicos que complementam a formação acadêmica em determinada área do saber. As disciplinas eletivas podem ser utilizadas para integralização do número total de horas de Atividades Complementares.

Programa de Desenvolvimento de Conhecimento Integrado (PDCI) – São atividades oferecidas pela UFCSPA que não integram a matriz curricular, sendo de livre escolha do aluno a partir de um elenco oferecido para os cursos da Universidade. Representam um conjunto de estudos, conteúdos teóricos e/ou práticos oferecidos por professores de diferentes áreas de conhecimento e/ou departamentos. Objetivam integrar conhecimentos de diferentes áreas do saber. As atividades do PDCI podem ser utilizadas para integralização do número total de horas de Atividades Complementares. O processo de avaliação é realizado conforme o disposto no Regimento Geral da Universidade, Norma Operacional 02/2018 – PROGRAD e Resolução 63/2019 – CONSEPE.

(7)

ESTÁGIOS

Os estágios têm a finalidade de proporcionar a complementação da formação universitária e constam de atividades de prática pré-profissional.

Estágio curricular obrigatório é o estágio fixado no currículo do curso, com regulamento próprio, necessário para a integralização curricular e exigido pela legislação educacional em vigor.

Estágio curricular não obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional pelo aluno e que não faz parte do currículo fixado para o curso. É computado como Atividade Complementar.

Ambos os estágios só poderão ser desenvolvidos em instituições conveniadas com a UFCSPA.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As Atividades Complementares são atividades que não fazem parte das disciplinas curriculares obrigatórias, relacionadas com a área de conhecimento do curso por meio de estudos e práticas educativas. Devem ser realizadas concomitantemente ao curso em que o aluno está regularmente matriculado.

As Atividades Complementares, regulamentadas por norma aprovada pelo CONSEPE, visam contemplar o aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo aluno regularmente matriculado, através de estudos e práticas educativas.

INTERNACIONALIZAÇÃO

A UFCSPA promove uma formação internacional para seus estudantes, desde o ingresso, com oportunidades que vão além da mobilidade acadêmica virtual e presencial. São oferecidas gratuitamente outras atividades de caráter internacional, tais como cursos de línguas e culturas (ver Programa de Línguas Adicionais e Idiomas sem Fronteiras), disciplinas em língua estrangeira, eventos científicos, palestras online, feiras, entre outras. Essas ações são divulgadas pelo Escritório de Internacionalização nos canais de comunicação institucionais.

PROGRAMA DE TUTORIA

O Programa de Tutoria visa ao acompanhamento e à orientação sistemática a grupos de alunos dos cursos de graduação em todas as séries, por professores tutores, com vistas a auxiliar na identificação de possíveis dificuldades, necessidades, demandas e perspectivas da formação profissional, bem como na promoção de práticas educativas que favoreçam a formação integral do aluno, contemplando seu desenvolvimento intelectual e psicossocial. Cada curso estabelece o cronograma de atividades da Tutoria. Em cada série se dá ênfase a determinados aspectos conforme descrição na tabela abaixo:

Série Objetivo Principal

da Série Sugestões de Atividades

1ª Conhecimento e exploração do curso Semanal Apresentação da instituição Apresentação do curso Apresentação e exploração/visitação de locais de atuação profissional

(8)

Série Objetivo Principal

da Série Sugestões de Atividades

2ª Construção da identidade profissional Semanal/quinzenal

Conhecimento sobre os órgãos de representação/legislação

Profissionais com atuações diferenciadas e ingressando no mercado

Planejamento da carreira: Entrada no mundo dos estágios

Abordagem da relação profissional da saúde com o paciente

3ª Discussão sobre

estágios/ TCC Preparação para os estágiosPlanejamento da carreira Trabalho de conclusão de curso Formatura

4ª/5ª Finalização

do curso EstágiosPlanejamento da carreira Formatura

Todas as séries Relacionamento interpessoal Dinâmicas de grupo

Resolução de problemas

Autorregulação da aprendizagem

Este programa é coordenado pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP). Se cumprida a frequência mínima obrigatória, a Tutoria pode ser utilizada para integralização do número total de horas de Atividades Complementares.

PRÉ-REQUISITO

É a condição que se deve cumprir para cursar determinada disciplina na UFCSPA. Algumas disciplinas não possuem pré-requisito.

CORREQUISITO

É a disciplina cujo conteúdo é desenvolvido concomitantemente com outra disciplina.

REQUISITO DE POSIÇÃO

É a exigência do cumprimento prévio de determinado número de créditos (percentual do número de créditos do curso) ou de uma certa carga horária para que seja permitida a matrícula em uma disciplina.

ORDENAMENTO

É o cálculo realizado automaticamente pelo sistema da universidade para definir a ordem de preferência de alunos na ocupação das vagas de um mesmo curso.

(9)

Quanto melhor posicionado no fluxo ideal da Matriz curricular, mais chances o(a) aluno(a) tem de obter a vaga.

QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO

É uma solicitação que decorre de situações excepcionais e depende de autorização das COMGRADs dos cursos de graduação.

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA (CURSO)

Após a integralização do primeiro semestre de curso, o Trancamento de Matrícula pode ser solicitado por alunos regularmente matriculados que desejam interromper o curso. A solicitação para o trancamento deve ser encaminhada à COMGRAD do curso, via SEI – Sistema Eletrônico de Informações e em prazo previsto em Calendário Acadêmico, para análise. Os períodos de trancamento de matrícula são computados para efeito de jubilamento, conforme Resolução nº 050/2013, art. 2º, parágrafo 1º.

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA (POR DISCIPLINA)

Após a integralização do primeiro semestre de curso, o Trancamento de Matrícula pode ser solicitado, conforme prazo em Calendário Acadêmico, por alunos regularmente matriculados que necessitam trancar determinadas disciplinas. A decisão pelo trancamento deve considerar à análise do fluxo curricular do aluno e a orientação de matrícula da Coordenação de Curso.

CANCELAMENTO DA MATRÍCULA

O cancelamento de matrícula, voluntário ou compulsório, é a cessação total do vínculo do aluno com a Universidade. O cancelamento voluntário ocorre por solicitação do aluno ou em função de transferência para outra instituição de ensino superior.

O cancelamento compulsório, conforme Art. 64 do Regimento Geral, ocorre: a) por motivos disciplinares;

b) quando ultrapassado o prazo máximo necessário para a integralização curricular estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso e nas regras de jubilamento estabelecidas pela Resolução nº 50/2013 do CONSEPE;

c) pela não renovação da matrícula nos prazos estabelecidos no calendário acadêmico;

d) em caso de reprovação por frequência em todas as disciplinas do semestre no qual o aluno está matriculado;

e) por matrícula simultânea em cursos de graduação da UFCSPA e/ou em outra instituição pública de ensino superior.

JUBILAMENTO

É o desligamento do discente por ter atingido o tempo máximo de permanência no curso. O prazo de permanência nos cursos pode ser conferido neste manual e página institucional em Normas e Documentos da Graduação.

LÁUREA ACADÊMICA

A Láurea Acadêmica é uma honraria de reconhecimento ao mérito acadêmico do aluno com desempenho destacado durante a sua formação em cursos de graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

(10)

OUTORGA DE GRAU E FORMATURA

É o ato solene pelo qual a instituição de ensino atribui publicamente o título de graduado ao aluno que concluiu o curso. A Norma para Colação de Grau é aprovada pelo CONSUN e disponibilizada no site institucional.

DISPENSA DE DISCIPLINAS

A dispensa de disciplinas poderá ocorrer quando houver equivalência de carga horária e conteúdo programático de no mínimo 80% entre as disciplinas cursadas pelo aluno e as disciplinas do currículo do curso da UFCSPA a serem dispensadas. O aluno deverá solicitar a dispensa de disciplina por equivalência à Coordenação do Curso, mediante apresentação do histórico escolar e do conteúdo programático da disciplina cursada em outra instituição, via processo administrativo a ser aberto no SEI – Sistema Eletrônico de Informações. O pedido deve ser feito nos prazos definidos no Calendário Acadêmico. ATENÇÃO: as disciplinas dispensadas não serão consideradas para efeito do cálculo de coeficiente de rendimento escolar e não garantem vaga em caso de reprovação por frequência em todas as disciplinas em que o/a aluno/a esteja matriculado/a.

FREQUÊNCIA

A frequência é obrigatória em todas as atividades curriculares (teóricas e práticas) propostas nos planos de ensino. Mesmo que o aluno obtenha boas notas no decorrer de uma disciplina, ele será automaticamente reprovado se não tiver o mínimo de 75% de presença nas aulas e atividades programadas pelo professor. Para atividades de estágio curricular obrigatório e internato, a frequência deverá ser integral (100%). Esse dispositivo vale para todo o ensino superior no Brasil.

Em nenhuma hipótese existe a possibilidade de abono de faltas, exceto quando o aluno estiver no exercício de função de representação nos Conselhos Superiores, conf. Art. 115 do RG da universidade. As faltas por motivo de doença ou outros não poderão exceder o limite máximo previsto no Regimento Geral da UFCSPA, ou seja, 25%. A justificativa de faltas deverá ser apresentada apenas nos casos em que a falta ocasionar prejuízo acadêmico.

EXERCÍCIOS DOMICILIARES

Há duas situações previstas em lei nas quais o aluno pode se ausentar das aulas para a realização de exercícios domiciliares: a) alunas em licença gestante, a partir do 8º mês de gestação e nos três meses seguintes ao parto; b) alunos acometidos por doenças que impeçam o seu deslocamento até a Universidade. Em ambos os casos, a dispensa mediante exercícios domiciliares deve ser solicitada ao Coordenador do Curso, via SEI – Sistema Eletrônico de Informações, com apresentação de atestado médico indicando a necessidade de realização dos Exercícios Domiciliares. Mesmo se concedida a dispensa, o aluno não ficará liberado da realização de provas e exames. Mais informações estão disponíveis em ufcspa.edu.br/sobre-a-ufcspa/normas/ prograd/1223-portaria-normativa-27-2013-prograd-de-5-de-fevereiro-de-2013.

NOTAS

A nota final para aprovação sem exame deve ser igual ou superior a 7,0 (sete) em todas as disciplinas da Universidade.

O aluno que obtiver notas parciais cuja média final for maior ou igual a 7,0 (sete) nas disciplinas estará dispensado de realizar o exame final. Em disciplinas com nota

(11)

final inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 4,0 (quatro), o aluno obrigatoriamente fará o exame.

Para ser aprovado após o exame final, o aluno precisa ter: a) nota no exame igual ou superior a 4,0 (quatro); b) (média final x 6,0 + exame final x 4,0) / 10 ≥ 6,0 (seis).

Se a nota do exame for inferior a 4,0 (quatro) ou a nota calculada no item “b” for inferior a 6,0 (seis), o aluno está reprovado na disciplina (Artigo 76 do Regimento Geral).

Ao aluno que deixar de comparecer à avaliação, na data fixada, poderá ser concedida segunda oportunidade, requerida no prazo de cinco dias úteis após a data da avaliação, se comprovado motivo justo. A solicitação deve ser realizada via SEI.

Poderá ser concedida revisão de nota atribuída, quando requerida pelo aluno no prazo de até 5 (cinco) dias úteis após a discussão sobre desempenho discente. A solicitação deve ser realizada via SEI.

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

A integralização curricular é o cumprimento da carga horária total das disciplinas/ estágios/atividades prevista no Projeto Pedagógico do Curso e fixada no currículo. O aluno poderá colar grau (receber diploma) após a integralização do currículo do seu curso, desde que respeitado o prazo máximo de permanência definido no Projeto Pedagógico e na Resolução nº 050/2013 do CONSEPE e discriminada na matriz curricular de cada curso.

ATESTADOS E HISTÓRICOS

A solicitação de atestados de frequência é feita junto à secretaria de curso. A emissão de 2º via de históricos finais é solicitada na Secretaria do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA), observados os prazos usuais. O prazo máximo para a entrega de documentos é de 10 dias úteis, mas pode ser maior conforme o tipo de documento solicitado. Os atestados de matrícula e históricos parciais devem ser emitidos pelo próprio aluno, no Portal do Aluno e, caso necessário, validados na Coordenação do Curso.

SERVIÇO MILITAR

Os alunos, durante os cursos de Medicina e Farmácia, em idade de prestar o Serviço Militar, têm direito de solicitar o adiamento de sua incorporação até o fim do curso. Para isso, logo depois da primeira matrícula devem fazer o seguinte:

– preencher a Ficha de Apresentação Anual (FIAP) na Secretaria Geral (DERCA); – apresentar a FIAP à Junta de Serviço Militar para solicitar o adiamento e lá retornar anualmente para renová-la.

Informações relativas ao Serviço Militar podem ser obtidas na Junta Militar de Porto Alegre.

SEI – SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO

O SEI é um sistema de produção de documentos digitais que traz agilidade, economia e transparência na tramitação de processos. Possui uma interface amigável e intuitiva, permite o acesso remoto, acesso a usuários externos, controle de nível de acesso, base de conhecimento e textos padrão. Acarreta a economia de papel, que contribui para uma melhoria na utilização do espaço físico na UFCSPA. Agiliza as análises processuais, por meio da consulta imediata e simultânea, possibilitando a consulta nas mais variadas áreas de interesse inclusas nos trâmites definidos. É através

(12)

dele que os estudantes solicitam trancamento de curso, atestados de matrícula, declarações diversas entre outros. Para acesso, basta seguir os procedimentos descritos na página ufcspa.edu.br/sei.

SETORES DA UFCSPA

DEPARTAMENTO DE REGISTRO E

CONTROLE ACADÊMICO (DERCA)

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DERCA é órgão executivo subordinado à Pró-Reitoria de Graduação que tem como finalidade gerenciar e registrar os dados da vida acadêmica desde a admissão com a matrícula do aluno, conferindo declarações e atestados, até a conclusão do curso, com a emissão de certificados de conclusão, expedição e registros de diplomas dos cursos de graduação da UFCSPA.

O DERCA desenvolve ações conjuntas com as coordenações dos cursos de graduação, a fim de atender aos procedimentos de matrícula, renovação de matrícula, mudanças de situação do vínculo acadêmico, aproveitamento de estudos e atividades complementares, entre outros registros referentes à graduação. É extremamente importante que os registros sejam realizados de modo a garantir não só o cumprimento da legislação educacional e das normas internas da UFCSPA, mas também gerar informações de qualidade e integridade para a instituição e para os estudantes.

Integram o Departamento de Registro e Controle Acadêmico:

– Divisão de Secretaria: onde a comunidade interna e externa é atendida com suas demandas. E-mail para contato: derca@ufcspa.edu.br

-Divisão de Registro Acadêmico: divisão que efetua todos os registros, assentamentos e controles referentes à vida do discente dentro da Universidade.

E-mail para contato: registro@ufcspa.edu.br

– Divisão de Registro de Diplomas: responsável pelo registro dos diplomas dos discentes. E-mail para contato: registrodiplomas@ufcspa.edu.br

– Divisão de Secretaria de Ensino: tem por finalidade prestar atendimento, no que tange a serviços acadêmicos, aos professores e alunos que possuem atividades no Complexo Hospitalar Santa Casa. E-mail para contato: secretariadeensino@ ufcspa.edu.br.

Durante o regime de contingência estabelecido para o controle da pandemia do COVID-19, a UFCSPA mantém-se prioritariamente em regime de trabalho remoto. Informações institucionais devem ser direcionadas preferencialmente aos e-mails dos setores competentes indicados no corpo deste Manual do Estudante.

SECRETARIA DE EXTENSÃO

A Secretaria de Extensão é um setor de apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis que atende a comunidade interna e externa, oferece informações sobre cursos, eventos, projetos e programas de extensão desenvolvidos na UFCSPA, acompanhando, auxiliando e orientando a comunidade na organização de ações de extensão. A Secretaria de Extensão funciona no segundo andar do prédio 1, sala 217, das 8h às 19h. Contatos podem ser feitos pelo e-mail extensao@ ufcspa.edu.br.

(13)

SECRETARIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Secretaria dos Cursos de Graduação é responsável pelo acompanhamento das atividades relacionadas ao curso, pelo fornecimento de cartas de apresentação, por informações sobre estágios curriculares e convênios, atestados de frequência, entre outros. Contatos podem ser feitos pelo e-mail do curso (nomedocurso@ ufcspa.edu.br) e pelos telefones disponíveis na lista de ramais na página institucional e no final deste Manual.

ESCRITÓRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Para a implementação de ações de internacionalização, a UFCSPA conta com o Escritório de Internacionalização (EInter), unidade vinculada à Vice-Reitoria que atua no acompanhamento de estudantes estrangeiros matriculados na Instituição e que saem para mobilidade acadêmica, no apoio à celebração de acordos de cooperação com instituições estrangeiras, na interlocução com representantes de instituições estrangeiras e na organização de informações institucionais para representação da Universidade no exterior.

Mais informações no site ufcspa.edu.br/internacionalizacao. Contatos podem ser feitos pelo e-mail inter@ufcspa.edu.br.

BIBLIOTECA

A Biblioteca Professor Paulo Lacerda de Azevedo foi criada em 1962 e registrada no Instituto Nacional do Livro sob o nº 19.945, na categoria de Biblioteca Universitária. Tem por objetivo contribuir para o aprimoramento dos programas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, oferecendo acesso a recursos informacionais científicos na área de Ciências da Saúde. Atende alunos da graduação, pós-graduação, docentes técnicos-administrativos, pesquisadores e comunidade em geral.

A área física da Biblioteca integra dois ambientes, um no térreo e outro no mezanino, dispostos em espaços para acervo, usuários, atendimento e para o desempenho de funções administrativas e técnicas dos funcionários.

Contempla um ambiente com microcomputadores, oito salas para estudo em grupo, mesas para estudo com luminárias, sofás e poltronas para leitura e uma área para estudo individual e pesquisas online, Sala 408, no 4º andar do prédio 1 da UFCSPA. Disponibiliza 51 microcomputadores na Biblioteca e 20 na sala de apoio à pesquisa online (408), com recursos de internet e intranet.

Possui instalações adequadas a portadores de necessidades especiais, microcomputador com softwares para deficientes visuais, fone para áudio e impressora Braille.

Oferece livre acesso ao acervo, catálogo informatizado e a possibilidade de fazer reservas e renovações com acesso local e remoto pela internet através do endereço

ufcspa.phlnet.com.br.

O acervo, atualmente, dispõe de 47.383 exemplares, com 18.181 títulos entre livros impressos, periódicos, teses e recursos multimídia na área da saúde. Disponibiliza recursos como o Portal de Periódicos CAPES/MEC que oferece mais de 45 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. A Biblioteca possui assinatura para acesso a livros eletrônicos e de uma ferramenta de evidências médicas com acesso restrito, além de disponibilizar uma seleção de importantes fontes de informações científicas e tecnológicas de acesso gratuito na web através da página da Biblioteca no site da UFCSPA.

(14)

SERVIÇOS PRESTADOS PELA BIBLIOTECA

– Empréstimo domiciliar de livros, teses e dissertações, acervo multimídia; – Apresentação dos recursos e serviços da Biblioteca aos usuários; – Visitas programadas;

– Orientação personalizada às Bases de Dados;

– Levantamento bibliográfico (Portal da Capes, PubMed e outras); – Solicitação de registros de ISBN;

– Capacitação de usuários; – Orientação para normatização; – Serviço de Referência online; – Empréstimo entre Bibliotecas. – Recursos

– Catálogo online;

– Reservas, Renovação online;

– Acesso remoto ao Portal Capes (CAFe); – Scanner de autoatendimento;

– Salas de estudo; – Microcomputadores; – Rede Wi-Fi;

– Mural eletrônico (TV LCD);

– Sistema de Geração Automática de Ficha Catalográfica da UFCSPA; – Recursos de acessibilidade.

HORÁRIO DA BIBLIOTECA

Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h30, e aos sábados, das 8h às 14h Sala de Pesquisas On-line (408): Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h Contato: biblioteca@ufcspa.edu.br ou por telefone (51) 3303-8735/8736

NÚCLEO CULTURAL

O Núcleo Cultural é responsável pela gestão e promoção do ciclo cultural semestral da universidade. Apoia, planeja e difunde ações relacionadas a expressões artísticas e culturais, promovidas em parceria com a comunidade da UFCSPA e a sociedade. A programação pode ser acompanhada nas redes sociais do Núcleo Cultural. Mais informações em ufcspa.edu.br/cultura.

ASSESSORIAS DA PRÓ- REITORA DE GRADUAÇÃO

CPE – COORDENAÇÃO DE PROCESSOS DE ENSINO

Essa coordenação é responsável por assessorar as coordenações de cursos e chefias de departamentos diretamente sobre os aspectos operacionais de promoção do ensino na graduação, relacionados ao desenvolvimento de práticas e estágios, normativas dos cursos de graduação, processos de conclusão de curso e colação de grau, visando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino desenvolvido na UFCSPA.

CPROA – COORDENAÇÃO DE PROCESSOS AVALIATIVOS

Essa coordenação tem como principais objetivos orientar e assessorar os docentes sobre os processos envolvidos na avaliação da aprendizagem (avaliação do aproveitamento e frequência) à luz do PPI, dos PPCs, do Regimento Geral da UFCSPA e da legislação pertinente e desenvolver processos de gestão da PROGRAD,

(15)

reorganizando documentos normativos, descrevendo atividades e estabelecendo fluxos.

NAP – NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) é composto por servidores docentes e técnicos. O NAP atua especialmente na atenção e suporte aos discentes e docentes no que tange às questões do ensino-aprendizagem e tem como objetivos:

– promover a saúde e o bem-estar do corpo discente e docente por meio de ações psicoeducativas no contexto institucional;

– contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, integrando a formação acadêmica com a realidade social e o mundo do trabalho;

– estimular e colaborar para o desenvolvimento de projetos e ações que contribuam para a convivência da comunidade acadêmica com a diversidade biopsicossocial e cultural.

O apoio psicopedagógico do NAP aos alunos é oferecido no âmbito pessoal e no coletivo. O primeiro é denominado de “atividades de assistência”, e o segundo é caracterizado pela oferta de oficinas e grupos em diversos temas, bem como pelo Programa de Tutoria.

O NAP coordena o Programa de Tutoria da UFCSPA, que visa oferecer aos alunos, a partir do seu ingresso, um contato próximo com docentes e outros colegas, apoiando sua integração no ambiente da faculdade, com novos métodos de estudo e gestão do tempo. As atividades assistenciais do NAP estão voltadas para o atendimento individual de alunos e/ou docentes com demandas diversas, através da técnica do Aconselhamento Psicológico (AP) com a equipe de psicologia da instituição. Em 2020, em adequação ao momento, o serviço ampliou os atendimentos para a modalidade online e passou a ofertar e-grupos de escuta e acolhimento para demandas diversas a todos acadêmicos da graduação. Além disso, atualmente o NAP está em contato direto com a comunidade acadêmica por meio das redes sociais, nas quais são divulgadas as diversas atividades como lives, e-oficinas, e-grupos, cards interativos, entre outros. Para mais informações, acesse o link ufcspa.edu.br/nap.

Conheça-nos também pelo:

– Facebook: facebook.com/napufcspa

– Instagram: instagram.com/napufcspa

– Youtube: youtube.com/channel/UCYQ5gsU5dPKICTOeoYkDGag

– Qualquer dúvida, o aluno pode entrar em contato pelo e-mail nap@ufcspa.edu.br, ou pelas redes sociais.

NITED – NÚCLEO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Esse núcleo possui como objetivo principal fomentar o desenvolvimento de tecnologias educacionais que contribuam para o fortalecimento da identidade pedagógica da UFCSPA nos diferentes processos educacionais envolvidos na graduação.

Por tecnologia educacional, entende-se a aplicação de diferentes recursos tecnológicos como ferramentas para o desenvolvimento de ações de ensino. Nesse sentido, o uso de tais recursos vai além da simples aplicação instrumental de tecnologias, uma vez que pressupõe a execução de um planejamento didático- pedagógico que possibilite o desenvolvimento de metodologias inovadoras que favoreçam as condições de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde.

(16)

PROGRAMAS INSTITUCIONAIS

PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

A Monitoria, prevista na lei 9.394/96 e regulamentada pelo Decreto nº 85.862/81, é um espaço de ensino-aprendizagem em que o monitor oferece auxílio ao professor e suporte aos acadêmicos, estimulando o interesse pela docência superior e aprimorando a qualidade do ensino. O Programa de Monitoria Voluntária é divulgado durante o ano letivo no site institucional, em ufcspa.edu.br/monitoria, e a chamada se dá por meio de editais.

PROGRAMAS DE BOLSAS ACADÊMICAS

Os alunos da graduação podem concorrer a bolsas na Universidade por meio de programas institucionais. Os programas de extensão, iniciação à docência e iniciação científica são atividades que visam incentivar a participação de alunos em ações para a qualificação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão universitária. Os programas de bolsas acadêmicas são divulgados durante o ano letivo no site institucional, e a chamada se dá por meio de editais.

PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PID)

O Programa de Iniciação à Docência tem como objetivo proporcionar a realização de atividades ligadas a projetos que estimulem o desenvolvimento de metodologias inovadoras que contribuam com a melhoria do ensino na graduação através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas. O processo seletivo ocorre anualmente, por meio de edital próprio.

Informações pelo e-mail cpid@ufcspa.edu.br. Mais informações poderão ser encontradas no link ufcspa.edu.br/pid.

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) E PROGRAMA DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO (ITI)

A iniciação científica e a iniciação tecnológica e inovação têm como finalidade despertar a vocação e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projetos de pesquisa ou de tecnologia e inovação, orientados por pesquisador qualificado. A seleção dos alunos bolsistas é feita pelos professores contemplados no edital anual, elaborado pelo Comitê Institucional dos Programas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Inovação (CIPIC).

Mais informações poderão ser obtidas no link ufcspa.edu.br/iniciacao-cientifica

ou pelo e-mail cipic@ufcspa.edu.br.

PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA

A mobilidade acadêmica (também conhecida como intercâmbio) proporciona aos discentes de graduação a oportunidade de desenvolver parte de sua formação em outras Instituições de Educação Superior (IES) do país e do exterior, seja em modalidade presencial ou virtual. Do mesmo modo, possibilita que estudantes de outras IES brasileiras ou estrangeiras desenvolvam parte da formação acadêmica na UFCSPA.

Para realizar uma mobilidade, o aluno deverá ficar atento às informações e períodos de inscrição em programas ou oportunidades específicas, divulgados pelos canais da Universidade e em ufcspa.edu.br/mobilidade. Contatos podem ser feitos pelo e-mail mobilidadeacademica@ufcspa.edu.br.

(17)

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

O Programa de Assistência Estudantil da UFCSPA está alinhado ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) do Governo Federal e visa apoiar e auxiliar na permanência de estudantes com baixa renda (até 1,5 salário mínimo nacional) na Universidade, a fim de que concluam cursos de graduação em período de tempo mais próximo possível do recomendado pela UFCSPA.

O processo de seleção para concessão dos auxílios é anual, sendo priorizados estudantes em primeira graduação de nível superior e com limite de renda familiar

per capita de até 1,5 salário mínimo nacional e oriundos da rede pública de educação

(ensino médio). Atualmente, a UFCSPA conta com auxílios nas seguintes modalidades: auxílio-permanência, auxílio-transporte, auxílio-alimentação e auxílio-moradia.

Mais informações poderão ser encontradas no link ufcspa.edu.br/assistencia.

PROGRAMA DE LÍNGUAS ADICIONAIS (PLA)

O Programa de Línguas Adicionais tem por objetivo proporcionar à comunidade da UFCSPA a possibilidade de aquisição de línguas adicionais, contribuindo para a educação linguística na universidade e para ações de humanização da saúde. Para tanto, desenvolve ações de pesquisa e de ensino, com disciplinas obrigatórias na graduação e cursos de formação na modalidade extensão em língua espanhola, francesa, italiana e Libras.

PROGRAMA IDIOMA SEM FRONTEIRAS (ISF)

O Idiomas Sem Fronteiras (IsF) oferece cursos de língua (inglês, português para alunos estrangeiros e japonês), em formato presencial e a distância, bem como preparatórios para exames de proficiência. Todas as ações são gratuitas e valem para a integralização de horas complementares, bem como pontos nos editais de mobilidade acadêmica. Os cursos têm períodos de inscrição específicos, noticiados nos canais de comunicação da Universidade.

Mais informações poderão ser encontradas no link ufcspa.edu.br/idiomas. Contatos podem ser feitos pelo e-mail isf@ufcspa.edu.br.

VIDA ACADÊMICA

DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES (DCE)

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) é o órgão de representação discente na universidade conduzido pelos alunos. O DCE congrega os Centros Acadêmicos dos cursos. Contatos podem ser feitos pelo e-mail dce@ ufcspa.edu.br.

CENTRO ACADÊMICO

O Centro Acadêmico é o órgão de representação discente, conduzido pelos próprios alunos, que elegem seus coordenadores. Cada curso possui seu próprio Centro Acadêmico.

DIREITOS E DEVERES DOS ESTUDANTES

Os direitos e deveres dos alunos estão dispostos no Regulamento Disciplinar Discente, aprovado pelo CONSUN em 12 de setembro de 2013 e revisado em 02/08/2018. O documento está disponível no Anexo III deste manual, bem como no site

(18)

da UFCSPA em ufcspa.edu.br/sobre-a-ufcspa/normas/conselhos-superiores/322-consun/1012-resolucao-38-2018-consun.

PORTAL DO ALUNO

O Portal do Aluno é um portal de serviços acadêmicos vinculado ao Sistema de Informações para o Ensino (SIE).

O portal permite que os alunos matriculados efetuem a rematrícula online em disciplinas obrigatórias, eletivas, optativas e alguns estágios e tenham acesso à grade horária de disciplinas, à alteração de dados pessoais, à frequência e notas das disciplinas nas quais estão matriculados, entre outros.

O acesso ao portal se dá através do link na página institucional portalaluno. ufcspa.edu.br/aluno.

Para o primeiro acesso, o “usuário” solicitado é o número de matrícula, e a senha, a data de nascimento (ddmmaaaa). Por segurança, recomenda-se alterar a senha após efetuar o primeiro acesso no Portal.

PORTAL MINHA UFCSPA

O Minha UFCSPA é o portal interno que centraliza os principais serviços da UFCSPA para discentes e servidores. A plataforma visa a facilitar o acesso a informações úteis para a comunidade universitária, contribuindo para a transparência da UFCSPA. O acesso ao portal pode ser realizado pelo endereço minha.ufcspa.edu.br informando usuário e senha institucionais.

AMBIENTE VIRTUAL

O “Moodle” é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) adotado pela UFCSPA, que possibilita o desenvolvimento de atividades, o esclarecimento de dúvidas, a discussão de temas relevantes referentes a cada disciplina e/ou projetos. Nesse ambiente, o estudante encontra diversas ferramentas disponíveis, entre elas: lista, fórum, chat, agenda, blog, wiki, referências online e outros. O acesso se dá através do endereço moodle.ufcspa.edu.br.

ARMÁRIOS GUARDA-VOLUMES

A Universidade disponibiliza armários guarda-volumes para utilização exclusiva de alunos matriculados do 1º ao 6º semestre dos cursos de graduação. Para ter direito ao uso regular deles, cada aluno deverá providenciar a assinatura do Termo de Compromisso disponível no site institucional ufcspa.edu.br/sobre-a-ufcspa/normas/ proplan/1243-resolucao-01-2010-proplan-de-01-de-marco-de-2010.

A distribuição dos armários é diária e após utilização, o usuário deverá providenciar a devolução da chave ao local onde a retirou, na entrada da Biblioteca.

CONTROLE DE ACESSO

Para entrar nas dependências da Universidade, o aluno deverá portar seu crachá individualizado e ter registro junto ao setor de informática. Além disso, no hall de entrada, que dá acesso ao prédio 1, é necessário fazer a identificação no sistema de controle biométrico, que verifica suas impressões digitais e registra entrada e saída. Essas identificações são importantes para a segurança da Universidade e da própria comunidade acadêmica.

(19)

DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS

1. Departamento de Ciências Básicas da Saúde Chefe: Elizabeth de Carvalho Castro

Vice-chefe: Silvana de Almeida

2. Departamento de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas Chefe: Thatiane Alves Pinoschi Alva

Vice-chefe: Filipe Santana da Silva 3. Departamento de Clínica Cirúrgica Chefe: Ernani Luís Rhoden

Vice-chefe: Carlos Roberto Schwartsmann 4. Departamento de Clínica Médica Chefe: Eduardo Garcia

Vice-chefe: Rosana Mussoi Bruno

5. Departamento de Educação e Humanidades Chefe: Ana Boff de Godoy

Vice-chefe: Cleidilene Ramos Magalhães 6. Departamento de Enfermagem Chefe: Luccas Melo de Souza

Vice-chefe: Graciele Fernanda da Costa Linch 7. Departamento de Farmacociências Chefe: Tiago Franco de Oliveira Vice-chefe: Josias de Oliveira Merib 8. Departamento de Fisioterapia Chefe: Adriana Kessler

Vice-chefe: Patrícia Viana da Rosa 9. Departamento de Fonoaudiologia Chefe: Cibele Cristina Boscolo Vice-chefe: Márcia Salgado Machado

10. Departamento de Ginecologia e Obstetrícia Chefe: Patrícia El Beitune

Vice-chefe: Carla Maria de Martini Vanin 11. Departamento de Métodos Diagnósticos Chefe: Sheila Bunecker Lecke

Vice-chefe: Sandrine Comparsi Wagner 12. Departamento de Nutrição

Chefe: Clarice Krás Borges da Silveira Vice-chefe: Manuela Poletto Klein

13. Departamento de Patologia e Medicina Legal Chefe: Adriana Vial Roehe

Vice-chefe: Rita de Cássia Sant’Anna Alves 14. Departamento de Pediatria

Chefe: Francisco Scornavacca Vice-chefe: Tânia Maria Rohde Maia 15. Departamento de Psicologia Chefe: Gabriela Peretti Wagner Vice-chefe: Adriana Jung Serafini 16. Departamento de Saúde Coletiva

Chefe: Maria Cláudia Schardosim Cotta de Souza Vice-chefe: Alice de Medeiros Zelmanowicz

(20)

REGIMENTO GERAL DA UFCSPA

TÍTULO III

DA ORGANIZAÇÃO E DO REGIME

DIDÁTICO-CIENTÍFICO

CAPÍTULO I

DO ENSINO

Art. 50. A Universidade ministra cursos de graduação e pós-graduação.

Art. 51. Os cursos de graduação são abertos aos portadores de certificado ou diploma de conclusão de estudos do ensino médio.

Art. 52. Os cursos de pós-graduação stricto sensu, especialização e aperfeiçoamento são abertos a portadores de diplomas de graduação ou equivalente, nos termos da legislação vigente.

CAPÍTULO II

DO ENSINO DE GRADUAÇÃO

SEÇÃO I

DA ESTRUTURA DOS CURSOS

Art. 53. O currículo dos cursos de graduação é integrado por disciplinas presenciais e/ou à distância, atividades complementares e estágios curriculares com a seriação estabelecida, cargas horárias respectivas, duração total e prazos de integralização.

Parágrafo único. A integralização curricular é feita através do sistema seriado. Art. 54. Entende-se por disciplina um conjuntohomogêneo e delimitado de conhecimentos ou técnicas correspondentes a um programa de estudos e atividades, que se desenvolvem em determinado número de horas/aula, distribuídas ao longo do ano letivo.

Parágrafo único. Carga horária de uma disciplina é a soma total de horas destinadas às atividades didáticas, integradas no plano da disciplina, desenvolvidas sob a supervisão de professor regente, em aulas teóricas, teórico-práticas e/ou práticas, inclusive fora do âmbito da Universidade.

SEÇÃO II

DO REGIME ESCOLAR

Art. 55. O ano letivo regular, independente do ano civil, abrange no mínimo 200 dias, distribuídos em dois períodos letivos regulares.

Parágrafo único. O período letivo terá a duração necessária para que se completem os dias letivos previstos, bem como para o integral cumprimento do conteúdo e carga horária estabelecidos nos programas das disciplinas nele ministradas.

Art. 56. As atividades da Universidade são definidas anualmente em calendário acadêmico, aprovado pelo CONSEPE, do qual constarão, pelo menos, o início e encerramento dos períodos de matrícula e dos períodos letivos.

(21)

SEÇÃO III

DO PROCESSO SELETIVO

Art. 57. Os processos seletivos, em quaisquer modalidades, como forma de acesso de alunos, fazem-se na forma da legislação vigente e respectivos Editais.

Parágrafo único. As normas do Edital do processo seletivo serão estabelecidas pelo Pró-Reitor de Graduação.

Art. 58. A classificação obtida é válida para a matrícula no período para o qual se realiza o concurso.

Parágrafo único. No caso de desistência formal ou não comparecimento de candidato classificado em processo seletivo à matrícula inicial, no prazo fixado pela Universidade, é facultado o preenchimento da vaga gerada, observada a ordem de classificação dos candidatos, desde que a matrícula ocorra nos primeiros 20 dias do início das aulas.

SEÇÃO IV

DA MATRÍCULA, DO TRANCAMENTO E DO

CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

Art. 59. A matrícula realiza-se em prazos estabelecidos no Edital do processo seletivo e calendário acadêmico, mediante documentação exigida no Edital.

Art. 60. A matrícula é por disciplina e semestral, renovada em prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico.

Parágrafo único. Ressalvado o disposto no art. 63, a não renovação da matrícula implica abandono do curso e desvinculação automática do aluno da Universidade.

Art. 61. A matrícula é efetivada pelo aluno ou seu representante legal.

Art. 62. É admitida a matrícula nos semestres seguintes com dependência em disciplinas de semestres anteriores, desde que observada a compatibilidade de horários e pré-requisitos.

Parágrafo único. A matrícula em estágios curriculares obrigatórios seguirá as determinações do Projeto Pedagógico e do Regulamento de Estágio de cada curso.

Art. 63. É concedido o trancamento de matrícula, interrompendo temporariamente os estudos, por até dois semestres consecutivos, para fins da manutenção do vínculo acadêmico do aluno à Universidade e seu direito à renovação de matrícula.

§ 1º O trancamento é concedido se requerido em época hábil, de acordo com o calendário acadêmico.

§ 2º A readmissão só poderá ocorrer no período letivo subsequente ao período de trancamento de matrícula.

§ 3º é vedado o trancamento de matrícula no semestre em que ocorrer: I – o ingresso por processo seletivo;

II – a transferência proveniente de outra instituição, excetuada a transferência ex officio;

III – reprovação do aluno no semestre em referência.

§ 4º É vedado o trancamento de matrícula por três semestres consecutivos. Art. 64. Cancelamento de matrícula é a cessação total dos vínculos do aluno com a Universidade.

§ 1º O cancelamento voluntário de matrícula ocorrerá: I – por transferência para outra instituição de ensino superior; II – por expressa manifestação de vontade.

§ 2º O cancelamento de matrícula por ato administrativo compulsório ocorrerá: I – em decorrência de motivos disciplinares;

II – quando ultrapassado o prazo máximo necessário para a integralização curricular estabelecido no Projeto Pedagógico do curso;

(22)

III – quando não renovada a matrícula no prazo estabelecido no calendário acadêmico;

IV – em caso de reprovação por frequência em todas as disciplinas do semestre no qual o aluno está matriculado.

V – se verificada matrícula simultânea em curso de graduação da UFCSPA e de outra instituição pública de ensino superior.

SEÇÃO V

DA TRANSFERÊNCIA E DO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

Art. 65. A transferência de aluno de outra instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, poderá ser efetuada para curso de graduação correspondente ao de origem.

§ 1º A transferência será feita por meio de processo seletivo de ingresso a ser divulgado em edital público.

§ 2º A transferência ex officio se dará na forma da lei.

Art. 66. O aluno transferido estará sujeito às adaptações curriculares que se fizerem necessárias, após análise dos estudos realizados com aprovação no curso de origem, feita pela Comissão de Graduação.

§ 1º O aproveitamento e as adaptações curriculares obedecerão a normas estabelecidas pelo CONSEPE.

§ 2º Para aproveitamento integral de disciplina é necessária a equivalência de no mínimo 80% em carga horária e conteúdo.

Art. 67. Para a integralização do curso exige-se carga horária total não inferior à prevista na Universidade.

Art. 68. Os alunos transferidos e em adaptação curricular deverão obrigatoriamente cursar as disciplinas dos semestres anteriores ao seu ingresso, antes ou concomitantemente às disciplinas do semestre de ingresso, observada a compatibilidade de horários.

Art. 69. A Universidade poderá conceder aos alunos matriculados em curso de graduação, transferência para outra instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, mediante requerimento do interessado.

§ 1º Não é concedida a transferência para o último ano do curso pretendido. § 2º Não é concedida a transferência a aluno que se encontre respondendo a inquérito administrativo ou cumprindo penalidade disciplinar.

SEÇÃO VI

DO PLANEJAMENTO DO ENSINO E DA

AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO

Art. 70. A avaliação do desempenho escolar é feita por disciplina, incidindo sobre a frequência e o aproveitamento.

Art. 71. Integram o currículo dos cursos de graduação as disciplinas obrigatórias e eletivas, os estágios e as atividades complementares necessários à integralização curricular.

Art. 72. O ensino de cada disciplina será ministrado de acordo com seu plano de ensino, submetido, a cada período letivo, ao Departamento e à Comissão de Graduação, conforme o Projeto Pedagógico do curso.

§ 1º O plano de ensino de cada disciplina deverá incluir, além da ementa, carga horária, objetivos, conteúdo programático, na forma de unidades ou sequências, metodologia de ensino, forma das experiências de aprendizagem, critérios da avaliação do desempenho acadêmico, bibliografia básica e complementar.

(23)

§ 2º O plano de ensino de cada disciplina deve ser disponibilizado aos alunos no início de cada período letivo.

§ 3º Cada disciplina será coordenada por um professor regente, responsável administrativo pela disciplina.

Art. 73. A frequência às aulas e demais atividades escolares, permitida apenas aos matriculados, é obrigatória, vedado o abono de faltas, salvo o previsto em lei e o disposto no artigo 115 deste Regimento.

§ 1º Independente dos demais resultados obtidos, é considerado reprovado na disciplina o aluno que não obtenha frequência de, no mínimo, 75% das aulas e demais atividades programadas.

§ 2º A verificação e registro de frequência é de responsabilidade do professor regente.

Art. 74. O aproveitamento escolar é avaliado por meio de acompanhamento contínuo do aluno e dos resultados por ele obtidos nos exercícios acadêmicos e no exame final.

Parágrafo único. As avaliações na disciplina, em número mínimo de três, visam à avaliação progressiva do aproveitamento do aluno e constam de provas escritas, orais, práticas e outras formas de verificação, exceto valoração e pontuação da frequência, previstas no plano de ensino da disciplina.

Art. 75. A cada avaliação de aproveitamento é atribuída uma nota, expressa em grau numérico de zero a dez.

§ 1º Ao aluno que deixar de comparecer à avaliação, na data fixada, poderá ser concedida segunda oportunidade, requerida no prazo de cinco dias úteis após a data da avaliação, se comprovado motivo justo.

§ 2º Ressalvado o disposto no Parágrafo 1º, atribui-se nota zero ao aluno que deixar de submeter-se à avaliação prevista, na data fixada, bem como àquele que utilizar meio fraudulento na avaliação.

§ 3º Poderá ser concedida revisão de nota atribuída, quando requerida pelo aluno no prazo de dois dias úteis de sua divulgação.

Art. 76. É considerado aprovado na disciplina o aluno que:

I – tendo frequência igual ou superior a 75% das atividades programadas, alcance média igual ou superior a 7,0 (sete);

II – tendo a frequência igual ou superior a 75% das aulas dadas, alcance, após o exame final, média igual ou superior a 6,0 (seis), resultado da aplicação da fórmula:

Média final após o exame = (Média da disciplina × 6 + Nota do exame final × 4) / 10

§ 1º Fará o exame final o aluno que tiver obtido a frequência igual ou superior a 75% e média inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 4,0 (quatro).

§ 2º As médias são apuradas até a segunda decimal, sem arredondamento. § 3º É reprovado na disciplina o aluno que não atingir os resultados estabelecidos nos incisos I e II do caput deste artigo.

SEÇÃO VII

DOS ESTÁGIOS

Art. 77. Os estágios supervisionados constam de atividades de prática pré-profissional, exercidas em situações reais de trabalho, sem vínculo empregatício, obedecida a legislação e normas vigentes.

Art. 78. Os estágios são coordenados pela Comissão de Estágio de cada curso. Parágrafo único. Observadas as normas deste Regimento, os estágios obedecerão a regulamentos próprios, elaborados pelas Comissões de Estágio.

(24)

REGULAMENTO DISCIPLINAR DISCENTE

Conforme disposto no Estatuto e no Regimento Geral da UFCSPA.

OBJETO E ÂMBITO DE APLICAÇÃO

Art. 1º Constitui objetivo deste Regulamento estabelecer as normas disciplinares especificando direitos, deveres e responsabilidades dos discentes, assim como as sanções e suas respectivas aplicações, nos termos do Art. 121 do Regimento Geral da Universidade.

Art. 2º Este Regulamento aplica-se a todos os discentes regularmente matriculados em cursos ou disciplinas isoladas, ou com matrícula trancada, ou inscritos em atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFCSPA, quaisquer que sejam suas formas e duração.

Art. 3º Considera-se infração disciplinar a ação ou omissão prevista neste Regulamento que tenha se efetivado ou produzido seus efeitos, em todo ou em parte, nas dependências da Universidade ou nos locais de realização de atividades relativas ao fazer universitário.

§1º - Considera-se praticada a infração disciplinar quando da ação ou omissão, ainda que seja outro o tempo do resultado.

§2º - As dependências da Universidade incluem, para os efeitos deste Regulamento, os bens móveis e imóveis de posse ou propriedade da UFCSPA.

§3º - O fazer universitário inclui todas as atividades de ensino, pesquisa ou extensão ligadas à UFCSPA, de caráter oficial, inclusive as realizadas fora de suas dependências.

Art. 4º Constitui objetivo do presente Regulamento Disciplinar Discente assegurar condições de desenvolvimento das atividades acadêmicas, coibindo:

I- a prática de atos definidos como infração pelas leis penais; II- tratamentos desrespeitosos e discriminatórios;

III- o uso de meios fraudulentos, com o propósito de lograr aprovação ou qualquer tipo de vantagem, quer para si como para terceiros;

IV- a perturbação do bom andamento das atividades escolares;

V- o descumprimento das determinações vigentes sobre trote acadêmico; VI- a utilização indevida do nome e símbolos da UFCSPA;

VII- danos ao patrimônio da UFCSPA;

VIII- o descumprimento das normas de biossegurança e de utilização dos espaços e equipamentos para prevenção de acidentes na UFCSPA;

IX- a discriminação por origem social, étnica, racial, geográfica, situação econômica, orientação sexual, gênero, deficiência, ou por qualquer outra forma, inclusive por meio de redes sociais.

Art. 5º O discente responderá administrativamente pelos atos praticados no âmbito da UFCSPA, classificados nos termos dos arts. 7º, 8º, 9º e 10 deste Regulamento.

SANÇÕES DISCIPLINARES

Art. 6º As infrações disciplinares discentes classificam-se em: I- leves, passíveis de advertência;

II- médias, passíveis de advertência ou repreensão;

III- graves, passíveis de repreensão ou suspensão máxima de 30 (trinta) dias, ressalvada a aplicação de agravante;

IV- gravíssimas, passíveis de suspensão, em prazo superior a 30 (trinta) dias, limitado na forma do art. 12, inciso III, ou de desligamento.

(25)

Art. 7º São infrações disciplinares leves:

I- proceder de modo a importunar a outrem ou causar perturbação das atividades acadêmicas;

II- apresentar-se, no âmbito da UFCSPA, sob efeito de substâncias tóxicas, entorpecentes, ou em estado de embriaguez, de modo que ponha em perigo a segurança própria ou alheia;

III- não respeitar as normas da Instituição relativas ao ato de fumar e consumo de bebidas alcoólicas.

Art. 8º São infrações disciplinares médias:

I- ameaçar alguém, por palavra, escrito, gesto, ou qualquer outro meio simbólico; II- danificar coisa pública ou alheia;

III- devassar o conteúdo ou se apossar indevidamente de correspondência física ou eletrônica alheia;

IV- enviar spams, mensagens fraudulentas ou ameaçadoras por meio da rede da Universidade;

V- utilizar pessoal ou recursos materiais da Universidade em serviços ou atividades particulares;

VI- usar de terceiros ou de meios ilícitos para auferir frequência;

VII- recorrer a meios fraudulentos para lograr conceito, nota, aprovação, promoção ou outra vantagem, para si ou para outrem;

VIII- retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da Universidade;

IX- provocar a ação da autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de infração ou irregularidade, que sabe não se ter verificado;

X- consumir substâncias ilícitas nas dependências da Universidade. Art. 9º São infrações disciplinares graves:

I- ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave:

II- opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça; III- ofender a integridade física ou a saúde de outrem;

IV- constranger alguém a desrespeitar a lei;

V- destruir, inutilizar ou furtar coisa pública ou alheia;

VI- danificar patrimônio histórico, artístico, científico, cultural ou ambiental da Universidade;

VII- divulgar, ceder ou comercializar, sem a autorização da autoridade competente, dados relativos a pesquisas da Universidade;

VIII- acessar computadores, drives externos, como pen drive e HD, softwares, dados, informações, redes ou porções restritas do sistema computacional da Universidade, sem a devida autorização;

IX- plagiar, total ou parcialmente, obras literárias, artísticas, científicas, técnicas ou culturais;

X- vender drogas ou substâncias entorpecentes nas dependências da Universidade.

Art. 10. São infrações disciplinares gravíssimas:

I- destruir ou inutilizar o patrimônio histórico, artístico, científico, cultural ou ambiental da Universidade;

II- praticar ato que resulte em lesão corporal grave, gravíssima ou morte;

III- constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com intuito de obter para si ou para outrem vantagem indevida, a fazer, tolerar que se faça, ou deixar de fazer alguma coisa;

IV- praticar estupro ou outros crimes contra a dignidade sexual, tipificados como crimes em lei;

(26)

V- praticar, induzir ou incitar, por qualquer meio, a discriminação ou preconceito de raça, gênero, orientação sexual, cor, etnia, religião, procedência nacional ou por qualquer outro critério;

VI- valer-se do nome e símbolos da Universidade para obter lucro ou vantagem pessoal ou de outrem;

Art. 11. Conforme o grau da infração cometida, será aplicada sanção disciplinar ao discente infrator.

Art. 12. Constituem sanções disciplinares:

I- advertência, oral e imposta em particular, não se aplicando em caso de reincidência;

II- repreensão, com cópia anexada na pasta do discente;

III- suspensão, implicando o afastamento do discente de todas as atividades universitárias por um período não inferior a 3 (três), nem superior a 60 (sessenta) dias, ressalvada a aplicação de agravante;

IV- desligamento.

§1º - Serão consideradas agravantes: reincidência em infração da mesma ou maior gravidade; cometimento de infração mediante violência ou grave ameaça, com emprego de arma ou com substância inflamável, explosiva ou intoxicante; ou cometimento de infração por discente que se serve de anonimato ou de nome fictício ou suposto.

§2º - A ocorrência de agravante autoriza a aplicação de sanção hierarquicamente mais grave, no caso de advertência ou repreensão, ou o aumento da sanção até a metade, no caso de suspensão.

Art. 13. As sanções disciplinares previstas nos incisos II, III e IV do art. 12 serão registradas pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA), sendo canceladas após o decurso de 2 (dois) anos se o discente não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

Art. 14. As sanções de repreensão e suspensão poderão ter sua aplicação suspensa pelo Reitor quando, por solicitação do aluno e interesse da Universidade, puderem ser substituídas por trabalhos em prol da Instituição.

§1º - A sanção de repreensão poderá ser substituída por 4 (quatro) horas de trabalhos à comunidade universitária, em atividade compatível com sua área do conhecimento.

§2º - A sanção de suspensão poderá ser substituída, na razão de 2 (duas) horas por dia de suspensão, por trabalhos à comunidade universitária, em atividade compatível com sua área do conhecimento, em totais não inferiores a 6 (seis) nem superiores a 40 (quarenta) horas.

§3º - A suspensão definitiva da aplicação da sanção estará condicionada à plena execução da obrigação substitutiva, firmada em termo de compromisso pelo discente e pelo Reitor(a).

PROCESSO DISCIPLINAR

Art. 15. Ao(À) Reitor(a) caberá a iniciativa de apuração das faltas disciplinares previstas neste Regulamento, mediante processo administrativo, constituindo comissão disciplinar, no prazo de 7 (sete) dias consecutivos a contar da ciência da falta.

§1º - A comissão disciplinar será composta por dois docentes e um discente, designados pelo Reitor(a).

§2º - A presença de todos os membros da comissão é indispensável para a realização de todos os procedimentos.

§3º - A autoridade pessoalmente ofendida, se houver, fica impedida de participar do processo disciplinar, em qualquer de suas fases, sendo substituída, quando

Referências

Documentos relacionados

- Orientação quanto à montagem dos relatórios semanais e de final de semestre. O desempenho enfoca o manejo, a participação, a postura profissional, assiduidade, pontualidade

Professor of Public International Law at the Federal University of Minas Gerais, Brazil... Professor of Public International Law at the Pontifical Catholic University of

A presente Dispensa de Licitação encontra-se fundamentada no artigo 24º, inciso II da Lei Federal nº

ICBS E72-FAL01 1 Histologia e Embriologia (B) Adjunto-A DE Graduação em Ciências Biológicas, Ciências da Saúde ou áreas afins, e Doutorado em Ciências Morfológicas ou

Segundo Gomes (2012), toda articulação do Estado, na aceleração e intensificação da ocupação desta malha urbana, ocasionou um intenso processo de especulação

Por isso, a UNISUAM forma Nutricionistas capacitados a planejar, executar e avaliar ações e atividades de atenção alimentar e nutricional que envolva seu principal objeto de

Resolução (será considerado apenas o que estiver dentro deste espaço). A noção de cidadania gerada pela visão liberal a partir do século XVIII foi uma resposta do Estado às

Procurada pela reportagem, a agência brasileira reconhece que “alguns países europeus indicaram ou passaram a exigir o uso de máscaras N95 e PFF2 ou equivalentes pela