• Nenhum resultado encontrado

Terceirização: avanços e retrocessos no serviço público

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Terceirização: avanços e retrocessos no serviço público"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE HUMANIDADES “OSMAR DE AQUINO” CAMPUS III – GUARABIRA-PB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO. Joab Araújo Meireles. TERCEIRIZ AÇÃO: AVANÇ OS E RETROCESSOS NO SERVIÇO PÚBLICO. Guarabira 2014.

(2) U n i v e r s i d a d e Es ta d u a l d a P a r a í b a. Joab Araújo Meireles. TERCEIRIZ AÇÃO: AVANÇ OS E RETROCESSOS NO SERVIÇO PÚBLICO. Monografia apresentada à Banca Examinadora do Curso de Direito da. Universidade. Paraíba. como. Estadual. exigência. da para. obtenção do título de Bacharel em Direito.. Orientador: Prof. Francisco Elias. Guarabira 2014.

(3)

(4) Terceirização: avanços e retrocessos no serviço público Joab Araújo Meireles. Aprovado em 19/02/2014. BANCA EXAMINADORA. ________________________________ Prof . Francisco Elias Bento de Assis / UEPB Orientador. ________________________________ Prof. Ricardo Fernandes Marinho / UEPB Examinador. ________________________________ Prof. Ivison Sheldon Lopes Duarte / UEPB Examinador.

(5) Dedico este trabalho a todos que contribuiram direta ou indiretamente em minha formação acadêmica, em especial meus pais Leonardo e Joana Dar'c, que com seu incentivo me permitiram chegar onde estou; minha esposa, Alana, e minha filha, Maria Valentina, que me deram muita força e alegria nesse período..

(6) T E R C E I R I Z A Ç Ã O : AVA N Ç O S E R E T R O C E S S O S N O S E RV I Ç O PÚBLICO Joab Araújo Meireles*. RESUMO Depois de observar na prática as dificuldades encontradas pela Administração Pública para descentralizar seus serviços de apoio, buscou-se analisar as hipóteses legais de terceirização de serviços, indicando as principais falhas desses tipos de ajustes. Apresenta -se uma análise das normas que regulam a matéria, da opinião doutrinária e jurisprudencial, a fim de indicar as diretrizes para uma contratação hígida. Adicio nalmente, busca-se apresentar soluções plausíveis em prol de avanços trabalhistas e empresariais nesta área. P a l a v r a - c h a v e : Te r c e i r i z a ç ã o - Av a n ç o h i s t ó r i c o - Te r c e i r i z a ç ã o n o serviço público brasileiro - Relação com concursos públicos e cadastros de reserva - Os Bancos e sua terceirização disfarçada. *Graduando em Direito na Universidade Estadual da Paraíba; Bancário na Caixa Econômica Federal. E-mail: joab.a.meireles@hotmail.com.

(7) ABSTRACT After observing the practical difficulties encountered b y public authorities to decentralize its support services, we sought to e x a m i n e t h e l e g a l h yp o t h e s e s o u t s o u r c i n g s e r v i c e s , i n d i c a t i n g t h e m a i n f a i l u r e s o f t h e s e t yp e s o f a d j u s t m e n t s . I t p r e s e n t s a n a n a l ys i s o f t h e r u l e s g o v e r n i n g t h e m a t t e r, d o c t r i n a l a n d j u r i s p r u d e n t i a l opinion, to indicate the guidelines for a healthy female hiring. A d d i t i o n a l l y, w e s e e k t o p r o v i d e p l a u s i b l e s o l u t i o n s i n f a v o r o f labor and business developments in t his area. K e yw o r d : O u t s o u r c i n g - H i s t o r i c a l A d v a n c e m e n t - O u t s o u r c i n g i n the Australian Public Service - Public Relations contests and entries booking - Banks and his disguised outsourcing.

(8) 1. INTRODUÇÃO. Diante das mudanças ocasionadas pela globalizaçã o, crises econômicas,. políticas. e. culturais,. que. acabaram. elevação nos preços dos produtos e serviços, o. meio. provocando empresarial,. no desafio de manter suas vendas competitivas, não perder clientes e conseguir uma margem segura de lucro, buscou aprimor ar as técnicas e mecanismos de produção de maneira a possibilitar redução nos custos e ganhos na qualidade dos pr odutos. Foi então que surgiu o questionamento: por que não transferir para terceiros a incumbência pela execução das ações secundárias, passand o a concentrar todos os esforços na atividade principal, gerando mais resultados? Assim, as empresas , e seguindo pelo mesmo caminho as entidades públicas, passaram a descentralizar algumas atividades até então só a elas vinculadas. Atividades acessórias , e mesmo alguns serviços essenciais, foram sublocados a empresas terceiras qua as executavam com a utilização de mão -de-obra própria. Desta forma, este artigo traça um estudo sobre este processo de terceirização, sobretudo no segmento bancário, que atual mente vem cada vez mais delegando seus serviços financeiros a empresas parceiras. Buscamos identificar as falhas e controvérsias em nossa legislação no que se refere à terceirização no serviço público brasileiro,. com. enfoque. aos. bancos. públicos,. indicando. um. caminho propício ao desenvolvimento desta prática, sem com isso comprometer os avanços trabalhistas conquistados ao longo dos anos.. 2. CONCEITO. A terceirização, seguindo síntese do conceito, constitui numa prática empresarial no qual uma empresa con trata outra para.

(9) realizar as atividades não principais desta, a fim de que se possa focar mais efetivamente na função central do negócio. Uma das principais vantagens indicadas da terceirização é que o contratante da mão-de-obra consegue centralizar seus e sforços no lucro da empresa, deixando a cargo da contratada todas as responsabilidades que envolvem a prestação de serviços, como seleção, admissão, treinamentos. e. acompanhamentos. -. ações. essenciais. para. a. contratação de profissionais capacitados e compete ntes. Os segmentos de segurança e serviços são as áreas mais terceirizadas por grande parte das empresas, que levam em conta, além da qualificação dos profissionais contratados, a praticidade ao precisarem suprir necessidades urgentes, como a substituição rápida. e. eficaz. de. funcionários. por. motivos. de. férias,. afastamentos, licenças, entre outros. Quando a mão -de-obra é contratada, os custos e dificuldades de se encontrar um substituto para o colaborador ausente ficam a cargo da própria companhia. Já na terceirização, essa substituição é automaticamente realizada pela empresa prestadora de serviços. Apesar. das. praticada com. várias. cautela.. vantagens,. a. terceirização. deve. ser. Uma má gestão de terceirização pode. implicar para as empresas um descontrole e desc onhecimento de sua. mão. de. obra,. a. contratação. involuntária. de. pessoas. inadequadas, perdas financeiras em ações trabalhistas movidas pelos empregados terceirizados, dentre outros problemas. O princípio básico é o de que não se deve terceirizar a sua atividade-fim. Sendo assim, uma organização que desconhece a si mesma, em um processo de terceirização, corre sério risco de perder. sua. competitivo. exemplos. de. identidade. e. Dentro. serviço. do. terceirizações. principalmente público,. satisfatórias,. o por como. seu. diferencial. exemplo, é. o. têm -se. caso. dos. serviços de limpeza, vigilância e tecnologia da informação. Neste caso, a terceirização é indicada , pois a atividade-fim do serviço público não é qualquer dessas hipóteses .. 9.

(10) Dentre as desvantagens da terceirização e stão a precarização da mão de obra, o desconhecimento da administração e da filosofia da empresa, o risco de não cumprimento de contratos, perdas financeiras oriundas de ações judiciais, dentre outros.. 3 . AVA N Ç O H I S T Ó R I C O D A S R E L A Ç Õ E S T R A B A L H I S TA S. No período histórico da Idade Antiga, prevaleceu o regime de escravidão, ao qual eram submetidos os prisioneiros de guerra pelos. povos. vencedores,. não. havendo,. de. maneira. nenhuma,. qualquer traço característico de uma relação de trabalho, vez que era prestado sob forma de exploração humana e sem qualquer tipo de remuneração. Diante da evolução histórica das sociedades humanas surge, na Idade Média, o regime feudal, que era caracterizado pela concentração de poder nas mãos dos senhores feudais, tidos como legítimos. reis,. uma. vez. que. eram. proprietários. das. terras. produtivas, denominadas feudos, valendo -se do trabalho dos servos para seu sustento e de sua família. Como formas de recompensa pelo trabalho prestado, eram dados aos servos abrigo e alimentos, isso depois, obviamente, de satisfeitas as necessidades de alimento dos senhores feudais. O regime feudal, entretanto, entrou em crise com a revolta dos servos diante das péssimas condições de vida a que eram submetidos.. Em. conseq uência,. surgiram,. posteriormente ,. as. corporações de ofício, que, como o próprio nome sugere, eram organizações detentores. artesanais. dos. meios. compostas de. pelos. produção,. e. chefes, pelos. que. eram. companheiros. os e. aprendizes que lhes prestavam serviço em troca de salário. Com o fim da Idade Média e início da Idade Moderna, surge na história da humanidade o absolutismo monárquico, uma espécie de governo no qual somente aos reis cabiam as vantagens políticas e a dominação social era praticamente absoluta. Conseq uentemente, a outra classe menos favorecida, a nobreza pródiga, os ditos 10.

(11) b u r g u e s e s , n ã o c o n s e g u i a m s e i m p o r a o s r e i s , t a l e r a s e u p o d e r. Dessa forma, só lhes restou, então, fugir para as cidades fora da dominação dos reis. E assim eles se uniram e formaram os b u r g o s , q u e e r a m o s c e n t r o s d e c o m é r c i o d o s b u r g u e s e s . Ta l r e a ç ã o foi positiva e prosperou a ponto de daí se originar o chamado modo de produção capitalista. O ideal capitalista era o máximo de lucro com o máximo de exploração da força de trabalho, que não era valorizada tanto quanto era explorada, tendo em vista a baixa remuneração que recebiam. os. ininterruptas. trabalhadores de. trabalho. que. eram. repetitivo.. E. submetidos todo. o. a. lucro. horas obtido,. resultante desse trabalho, era investido na atualização e renovação d o s m e i o s d e p r o d u ç ã o , m a s n u n c a n a v a l o r i z a ç ã o d o t r a b a l h a d o r. Diante do investimento feito na evolução dos meios de produção,. surgiram,. consolidando. o. como. sistema. conseq uência,. capitalista.. Durante. as esse. indústrias, período. da. história nasceu o Estado Constituc ional Liberal, que possuía uma postura não intervencionista, predominando o ideal de liberalismo político-econômico, que tinha como base a propriedade privada. Nesse início das atividades industriais, prevaleceram dois i m p o r t a n t e s m o d o s d e p r o d u ç ã o : o f o r d i s t a e o t o yo t i s t a . F a z - s e importante conhecer esses conceitos, pertinentes à ciência da administração de empresas, para melhor compreender a evolução dos meios de produção e das relações de trabalho, em busca do lucro, seu maior objetivo. O modo fordi sta se fundava em um padrão verticalizado de produção, ou seja, a maioria das atividades necessárias para se alcançar o produto final era realizada dentro da p r ó p r i a e m p r e s a . J á o m o d o d e p r o d u ç ã o t o yo t i s t a , a o c o n t r á r i o , adotou padrão horizontal de produção, ou seja, as empresas não mais precisavam se preocupar tanto com os detalhes de produção de suas. matérias-primas. produção,. pois. essa. ou. itens. utilizados. preocupação. seria. nas. suas. transferida. linhas aos. de seus. fornecedores. Criava-se, dessa maneira, uma rede de produtores e fornecedores, iniciando -se, nas indústrias, a delegação a terceiros 11.

(12) da responsabilidade pela produção de um ou mais itens necessários ao seu funcionamento. Dessa maneira, percebe-se estar dentro de um processo de mudança. de. paradigmas,. e. as. consequências. sociais. dele. decorrentes. Assim, surge aos poucos o fenômeno da terceirização como uma evolução da realidade histórico -cultural, que deve ser estudada de forma que se possa perceber sua extensão e seu alcance diante das diversas transfo rmações sociais pelas quais passaram as comunidades, e seus reflexos nas relações de trabalho. Neste contexto, a terceirização, propriamente dita, originou se nos Estados Unidos, por volta de 1940, quando este país aliou -se aos países europeus para comba ter as forças nazistas, durante a segunda guerra mundial. Foi muito aplicada ao longo do conflito, pois as indústrias da época precisavam concentrar -se na produção, c a d a v e z m e l h o r, d a s a r m a s n e c e s s á r i a s p a r a a m a n u t e n ç ã o d a superioridade aliada, e então d escobriram que algumas atividades de suporte à produção dos armamentos poderiam ser passadas a outros empresários prestadores de serviços, mediante a contratação destes. Após o término da conflagração mundial, a terceirização evoluiu e consolidou -se como uma técnica administrativa eficiente e eficaz, quando aplicada adequadamente. O termo foi criado em meados da década de 80, numa alusão aos conhecidos contratos de terceiros. Outros optaram pelo termo "parceirização". para. se. evitar. que trate. o terceiro. com o um. estranho, um desconhecido. Mas o termo que se popularizou, e pelo qual o instituto é conhecido nacionalmente, é o de terceirização, e m b o r a l á f o r a , o f e n ô m e n o s e j a d e n o m i n a d o d e o u t s o u rc i n g . A terceirização foi gradativamente implantada, no Brasil, c om a vinda das primeiras empresas multinacionais, principalmente as automobilísticas.. Dessa. terceirização. conhecida. era. época. até. como. aproximadamente contratação. de. 1989,. serviços. a de. t e r c e i r o s . Vi n h a s e n d o a p l i c a d a a p e n a s p a r a r e d u z i r c u s t o s d e m ã o de-obra. As empresas se utilizavam deste recurso simplesmente para obter alguma economia em atividades pouco significativas e 12.

(13) ainda. não. se. preocupavam. em. gerar. ganhos. de. qualidade,. eficiência, especialização, eficácia e produtividade. Algumas inteiros primeiro. que. empresas. chegaram. participavam. processo,. muitos. a. terceirizar. indiretamente empregados. da. departamentos. produção.. tornaram -se. Nesse. micro. ou. pequenos empresários, com algum apoio da empresa que trabalhava antes. Hoje, a terceirização é um fato concre to e muito exercida por. diversos segmentos. Há empresas de vários tipos que atuam. como terceirizadas em várias áreas, da comunicação empresarial à informática, de consultoria ambiental ao serviço de refeições. Antes de se tornar algo comum, a terceirizaçã o foi alvo de várias críticas. A principal é que os trabalhadores estavam perdendo seus direitos.. 4 . T E R C E I R I Z A Ç Ã O N O S E RV I Ç O P Ú B L I C O B R A S I L E I R O. O marco evolutivo da terceirização no serviço público tem suas raízes no Decreto -Lei 200/67, cujo art. 10º, § 7º, dispunha:. Art. 10º, § 7º :"Para melhor desincumbir-se das t are fa s de planejamento, c o o rd e n a ç ã o , s u p e r v i s ã o e c o n t ro l e e c o m o ob je t ivo d e i mp ed i r o c re sc i men to desmesurado da máquina administrativa, a Administração p ro c u r a r á desobrigar-se da re al i zaç ão material de ta refa s e x e c u t i v a s , re c o r re n d o , s e m p re q u e possível, à execução i n d i re t a , mediante contrato, desde que e x i s t a , n a á re a , i n i c i a t i v a p r i v a d a suficientemente desenvolvida e capacitada a desempenhar os e n c a rg o s d a e x e c u ç ã o " .. Houve também a lei n. 5645/70 e a l ei 6019/74 tratando do assunto. Os entes públicos observaram que os benefícios de delegar tais funções eram enormes e cada vez mais interessantes, devido a vários. fatores. que. incluem. até. mesmo. a. relação. com. os. empregados. A forma genérica como haviam terceirizado seus 13.

(14) serviços acabou criando uma discussão e um questionamento sobre o que seria ou não serviço terceirizado. A própria jurisprudência trabalhista migrou de uma visão mais tímida dessa relação na década de 70 para uma interpret ação mais agressiva sobre o que seria esse vínculo entre trabalhadores e empresas na década de 90. As interpretações eram as mais diversas possíveis, com jurisprudências diversas e de forma não uniforme. D e p o i s d e m u i t o d i s c u t i r, s u r g i r a m e n t e n d i m e n t o s m a i s u n â n i m e s sobre. qual. jurisprudência. seria. a. correta. As. súmulas. de. n.. 256/1986 e a de n. 331/1993 (revisão da súmula 256) serviram c o m o r e f e r ê n c i a s . Ve j a :. "TST Enunciado nº 331 - Revisão da Súmula nº 256 - Res. 23/1993, DJ 21, 28.12.1993 e 04.01.1994 - Alterada (Inciso IV) - Res. 96/2000, DJ 18, 19 e 20.09.2000 -Mantida - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 Contrato de Prestação de Serviços - Legalidade I - A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal, formando-se o vínculo diretamente com o tomador dos serviços, salvo no caso de trabalho temporário (Lei nº 6.019, de 03.01.1974). II - A contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, não gera vínculo de emprego com os órgãos da Administração Pública direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da CF/1988). (Revisão do Enunciado nº 256 TST) III - Não forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços de vigilância (Lei nº 7.102, de 20.06.1983) e de conservação e limpeza, bem como a de serviços especializados ligados à atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinação direta. IV - O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços quanto àquelas obrigações, desde que haja participado da relação processual e conste também do título executivo judicial. (Alterado pela Res. 96/2000, DJ 18.09.2000) V - Os entes integrantes da Administração Pública direta e indireta respondem subsidiariamente, nas mesmas condições do item IV, caso evidenciada a sua conduta culposa no cumprimento das obrigações da Lei n.º 8.666, de 21.06.1993, especialmente na fiscalização do cumprimento das obrigações contratuais e legais da prestadora de serviço como empregadora. A 14.

(15) aludida responsabilidade não decorre de mero inadimplemento das obrigações trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada. VI - A responsabilidade subsidiária do tomador de serviços abrange todas as verbas decorrentes da condenação referentes ao período da prestação laboral.". A. Constituição. Federal,. em. seu. artigo. 37,. II,. também. estabelece que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e t í t u l o s , r e s s a l t a n d o - s e q u e o i n c i s o I V, d o m e s m o a r t i g o , d i z q u e , durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carre ira. A importância do concurso público surge da necessidade de garantir uma isonomia entre todos (art. 5º, caput, da CF/88), na medida em que permite que qualquer pessoa, desde que preencha requisitos mínimos, possa participar de seleção e, eventualmente, ingressar no serviço público. Outrossim, tão importante quanto o aspecto da isonomia, há a questão que visa garantir a observância dos princípios básicos que regem a administração em geral, insertos no caput do artigo 37 da Carta Magna, que prevê que a a dministração pública obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Deste modo, o concurso público se mostra como a maneira mais correta de ingresso no serviço público, pois necessita de norma que estabeleça a forma como será realizada a seleção (legalidade), que permita a participação de todos (impessoalidade) que preencham os requisitos legais, sem qualquer favorecimento ou fraude. no. processo. seletivo. (moralidade),. dando -se. ao. maior. número possível de pessoa s o conhecimento de sua realização e permitindo-se que se escolham aqueles que, por mérito próprio,. 15.

(16) tenham logrado as melhores posições de classificação (publicidade e eficiência). A contratação de trabalhadores para a prestação de serviços públicos, sem sua aprovação prévia em concurso, nada mais é do que uma burla ao preceito constitucional, que se justifica pela impessoalidade e igualdade de oportunidades a todos os cidadãos. Pensava-se que depois da CF/88 seria diminuído o ritmo das contratações em forma de terceirização. Porém, depois da súmula 331/1993, afastado o risco de que o trabalhador venha a ser reconhecido passaram. como. a,. cada. empregado. da. vez. utilizar-se. mais,. Administração, da. os. órgãos. contratação. de. trabalhadores por meio de empresas pre stadoras de serviços. Assim, atendem às suas necessidades de pessoal, sem se submeterem ao oneroso e demorado processo de seleção por meio de concurso público. Esta atitude vem em prejuízo do próprio órgão público, que passa a ter suas atividades desenvo lvidas por pessoas que não foram selecionadas por sua capacidade técnica e aptidão e dos trabalhadores que, assim, restam "erigidos" à duvidosa condição de servidores públicos de 2ª categoria, frequ entemente realizando o trabalho a par dos servidores admit idos por concurso público, porém, sem receberem os mesmos salários, benefícios e garantias. Prejudica, por igual, o cidadão que aspira a ingressar no serviço público, pelos meios regulares e que, freq uentemente, já prestou e foi aprovado em concurso, mas que não é investido no cargo,. pois. o. desempenhado,. trabalho de. forma. que. iria. realizar. mais. barata,. pelos. já. está. sendo. "servidores. de. segunda". Finalmente,. esta. prática. acaba. determinando. prejuízo. à. sociedade, que vai receber um serviço prestado por um funcionário que não tem compromisso final com o resultado do seu trabalho e que, por vezes, não tem o preparo necessário para o desempenho da função. que. lhe. foi. atribuída.. É. necessário,. portanto. que. os. 16.

(17) Tr i b u n a i s , a o i n t e r p r e t a r a C o n s t i t u i ç ã o , c o í b a m a d e t u r p a ç ã o e a má utilização da "terceirização" pelo administrador público.. 5 . O C A D A S T R O D E R E S E RVA E A T E C E I R I Z A Ç Ã O. A administração pública, na medida em que tem a faculdade de realizar ou não o concurso público, uma vez feito e homologado, não pode, a seu simples arbítrio, deixar escoar o prazo de validade e não convocar aqueles que foram aprovados, até mesmo porque, ao escolher. a. via. do. concurso,. pressupõe -se. que. tenham. sido. evidenciadas a necessidade da contratação e a disponibilidade orçamentária para tanto. Dúvida surge, quando o concurso é para formação do chamado "cadastro verdadeira. de. reserva".. tentativa. de. A. nosso. burla. v e r,. às. tal. instituto. premissas. revela -se. estabelecidas. pela. jurisprudência pátria ao longo das últimas duas décadas após a entrada em vigor da nova Constituição Federal, no sentido de que o candidato aprovado tem direito subjetivo à nomeação. A. administração. pública,. em. todas. as. esferas,. federal,. estadual e municipal, bem como em todas as suas vertentes, seja em órgãos da admini stração direta, autárquica ou fundacional, bem como nas empresas públicas e sociedades de economia mista, tem se valido de tal expediente, com o subterfúgio que visa apenas a suprir eventuais vagas surgidas no prazo de validade do certame, sem que fique, por demasiado tempo, desprovida de material humano. O mais grave na conduta da administração em relação a esta modalidade. de. certame. é. que,. invariavelmente,. sob. o. frágil. argumento de que o concurso foi para cadastro reserva, se permite contratar pessoas de. forma precária, mesmo tendo candidatos. aprovados em "lista de espera", normalmente o fazendo por meio de terceirizações, para o exercício de funções e atividades próprias dos cargos objeto do concurso público.. 17.

(18) Ocorre que o judiciário, nos últimos anos e. felizmente,. também atentou para tal estratégia e vem, conforme as provocações surgidas nas mais variadas instâncias, consolidando o entendimento de que, embora, a princípio, o candidato aprovado em cadastro de reserva tenha mera expectativa de direito à n omeação, o fato da administração. pública. utilizar. material. humano. decorrente. da. contratação de forma precária, por terceirizações por exemplo, para a realização de atividades própria de concursados, garante a estes últimos o direito líquido e certo à nomea ção. O atual posicionamento dos tribunais é no sentido de não tolerar práticas violadoras tanto dos princípios constitucionais quanto da boa-fé daqueles que se submetem aos certames públicos. A utilização de mão de obra de forma precária, em especial qua ndo decorrente de terceirização, não pode servir de óbice à contratação daqueles que, por esforço próprio, e depois de abdicação de tempo à família e muito estudo, foram preteridos por puro capricho do gestor público em adotar uma política de alocação de r ecursos humanos,. segundo. observar. que. constitucionais,. alegam,. esta há. "mais. prática muito. econômica",. acaba. por. instituídas. e. quando. ofender ratificadas. devem. disposições pelo. Poder. Judiciário como parte do rol de garantias do indivíduo. Conclui-se. que. o. concurso. público. é. instrumento. de. consolidação da democracia, na medida que permite a um grande número de pessoas, regra geral, sem qualquer distinção, disputar o ingresso nos quadros de servidores da administração pública. Infere-se ainda, que, uma vez realizado e homologado o concurso, não se pode deixar de nomear os aprovados dentro do número de vagas, salvo se comprovada uma conjugação de fatores que. impliquem. na. configuração. de. situação. absolutamente. excepcional a justificar a não contratação. E, finalmente, os aprovados em concurso público, ainda que para o chamado "cadastro de reserva", não podem ser preteridos em sua nomeação, se, no prazo de validade do certame, ocorrer contratação de forma precária (terceirização), sob pena de ofender 18.

(19) se aos princípios constitucionais da administração pública, em especial. ao. da. moralidade. e. impessoalidade,. além. da. boa -fé. daqueles que se sujeitam ao concurso público.. 6. A ILICITUDADE DA TERCEIRIZAÇÃO BANCÁRIA. A discussão sobre a terceirização dos serviços banc ários é um dos grandes pontos na discussão sobre o que são atividades -fim ou atividades meio de um determinado serviço. Hoje os chamados "correspondentes bancários" absolveram uma imensa demanda de serviços,. que a princípio deveriam ser atribuições exclusivas das. instituições financeiras. As loterias, por exemplo, que começaram com a venda de bilhetes para sorteios, com o passar dos anos foram aumentando a prestação de serviços, e hoje já são responsáveis por grande parte dos atendimentos oferecidos pe la Caixa Econômica Federal, tais como abertura de conta para pessoa física e jurídica, cartão de crédito,. empréstimo. consignado,. consórcios. imobiliários. e. de. veículos, depósitos, saques, pagamento de boletos, dentre outros. Ta m b é m t e m o s o B a n c o P o s t a l , r e p r e s e n t a d o p e l o s C o r r e i o s n u m a parceria com o Banco do Brasil, em que faz atividades que a princípio deveriam ser atribuições exclusivas daquele Banco. O s B a n c o s p e r c e b e r a m q u e a l i p o d e r i a m d i m i n u i r, e m u i t o , o fluxo de clientes dentro das agências, e a ssim, apenas atender aqueles que realmente interessassem a eles, os que tivessem muito dinheiro. Uma nova forma de atendimento, onde a pequenos custos de tarifas pagas aos correspondentes, sobressai em exorbitantes lucros. verificados. nos. balancetes. anuais .. Assim,. os. saques,. depósitos, pagamentos de benefícios sociais como bolsa família, S e g u r o D e s e m p r e g o , F u n d o d e G a r a n t i a p o r Te m p o d e S e r v i ç o , dentre outros, poderiam ser retirados de dentro das agências para outro local. A chamada bancarização popular se fez ao custo de trabalhadores que tiveram seus direitos reduzidos e consumidores insatisfeitos com um serviço precário. 19.

(20) Além disso, tal "manobra" empresarial resul tou em menos funcionários. bancários,. menor. investimento. em. segurança. e. responsabilidade quanto aos seus usuários, entre inúmeros outros benefícios para os banqueiros. Com a ideia de " facilitar transações bancárias" e se utilizar de uma vasta rede de prestadores de serviço,. na. realidade. a. principal. esperteza. foi. extrair. a. responsabilidade de si . A utilização. de. casas. lotéricas,. pontos. de. comércio. ou. agências dos Correios para operações financeiras vem provocando a redução dos direitos sociais dos trabalhadores. Os empregados de correspondentes bancários são vendedores de concessionárias de veículos, de lojas de varejo, de agências de turismo, atendentes de casas lotéricas, dos Correios, lan houses, caixas de supermercados, balconistas. de. farmácias. e. padarias.. Eles. fazem. serviços. de. bancários, mas não têm direito às conquistas dessa categoria profissional,. como. jornada. de. 6. horas,. vales. refeição. e. alimentação, piso salarial, estrutura de funções gratificadas, Plano de Participação nos lucros, auxílio -creche, dentre tantos outros. Os efeitos perniciosos dessa prática são, principalmente, a precarização. das. relações. de. trabalho.. Há. também. uma. discriminação social. Enquanto a população rica é privilegiada com agências luxuosas com toda segurança, o cidadão de baixa renda é obrigado a realizar suas operações bancárias em pequenos estabelecimentos. exp ostos. a. assaltos. e. a. trabalhadores. despreparados para a prestação de serviços bancários.. O mais. grave é que o Banco Central promove e incentiva a transgressão aos direitos sociais, ao permitir a terceirização da atividade-fim das instituições financeiras. Não cabe ao BACEN, que não é um órgão legislativo, criar uma lei que regulamente isso. Ao editar resoluções estabelecendo a figura dos correspondentes, o Banco Central acaba por criar normas de direito material do trabalho em autorizar a terceirização dos serviços bancários. E é evidente que extrapola. sua. competência. legal. ao. fazê -lo,. uma. vez. que. é. atribuição exclusiva do Congresso Nacional legislar sobre direito 20.

(21) do trabalho , conforme instituído no artigo 22, I, da Constituição Federal.. Portanto,. essa. questão. envolvendo. a. intermediação. fraudulenta de mão-de-obra está fora da alçada do Banco Central como órgão regulador desta atividade. A s s i m , s e g u i n d o c o m a p r o t e ç ã o d e s e u o r g ã o r e g u l a m e n t a d o r, os bancos mudaram completamente a prestação de seus ser viços. O cliente quase não entra na agência propriamente dita. Fica isolado nos serviços de caixas eletrônicos e correspondentes, muitos deles sem. nenhum. conhecimento. necessário. para. o. manuseio. das. máquinas. Ali ficam um ou dois funcionários persuadindo o cliente para não entrar na agência, e prestando algum tipo de auxílio aos que tem dificuldade de lidar com cartões magnéticos e transações no caixa eletrônico, aliás , a maior parte da população. O problema é. que. com. essa. "esperteza". eles. passaram. o. custo. p ara. os. prestadores desse serviço, ou seja, empurraram a responsabilidade para terceiros. Acontece que os correspondentes não tem como investir. em. portas. giratórias,. vidros. blindados,. guardas. de. segurança, e então, o usuário que vai até lá pagar suas contas fica a mercê dos bandidos. O Banco se livrou de vários incômodos a preço módico. Ainda assim, mesmo dentro das agências bancárias, existe uma imensa quantidade de funcionários terceirizados, prestadores de serviços, estagiários, menores aprendizes e tud o mais que os bancos possam fazer para diminuir o custo real de um funcionário efetivo de carreira. Os empregados concursados que tem, de tão pouco que são e para uma gama imensa de tarefas e serviços, se veem muitas vezes trabalhando de igual com aqueles que deveriam ser. só. de. atividades. meio,. os. telefonistas,. recepcionistas. e. estagiários. Ora, sabe-se muito bem que a atividade que um empregado terceirizado. fizer. de. igual. com. aquele. que. é. contratado. diretamente, estando sujeito à subordinação direta da em presa terceirizante, gera o direito subjetivo do vínculo com esta. Assim, ao trabalhador terceirizado em empresa pública deve ser garantido 21.

(22) os. mesmos. direitos. (salário. e. vantagens). alcançados. pelos. empregados contratados diretamente pela administração públ ica indireta, desde que comprovado o exercício de funções da mesma natureza.. O. vínculo. empregatício. mantém -se. com. a. empresa. prestadora de serviços terceirizados, diante da impossibilidade de estabelecer a relação jurídica diretamente com a empresa pública, em razão da exigência de concurso público, conforme o disposto no artigo 37, II, da Constituição Federal. Este processo de precarização da mão de obra acaba por gerar prejuízos para toda sociedade, seja diminuindo a qualidade dos serviços prestados à pop ulação, aos trabalhadores que perdem em salários e benefícios, os participantes de concursos públicos que esperam por ser chamados para uma vaga que , por sua vez, está sendo. ocupada. por. um. funcionário. mais. barato.. Ainda,. a. terceirização provoca a pulveriza ção do enquadramento sindical, a diminuição. da saúde dos trabalhadores e um alto índice de. informalidade.. 7. CONCLUSÕES. Nesses termos , fica evidenciado que os orgãos e empresas da administração pública podem valer-se dos serviços terceirizados, deste. que. com. isso. não. retroajam. nas. relações. trabalhistas,. equilibrando a praticidade e eficiência dos serviços terceirizados com a contratação de empregados concursados de carreira. Ao utilizar. essa. força. de. trabalho. de. maneira. sensata,. pode-se. desobstruir a máquina pública de muitos engasgos e burocracias, como na contratação de trabalhadores terceirizados de empresas de vigilância, limpeza, serviços de informática, consultoria, telefoni a, dentre outros. Mas a economia visada com a terceirização de sua atividade-fim no serviço público, pode implicar num verdadeiro desserviço à comunidade, com pessoas desqualificadas e mal pagas atendendo a população, com pouco ou nenhum compromisso com o resultado de seu trabalho. Sem mencionar os custos adicionais 22.

(23) desta mão de obra, que por uma análise inicial seria mais "barata", acaba por se tornar um grande fardo financeiro ao rescindir seus contratos de trabalho, que acabam por ingressar na justiça para ser ressarcidos do serviço realizado quase sempre em igualdade com funcionários concursados. Conclui-se. que. os. bancos. com. seus. "correspondentes. bancários" conseguiram reduzir muito seus custos operacionais, mas a que custo para sociedade que passa a usar os serviços financeiros em ambientes desprotegidos, sem condições mater iais e humanas de receber um atendimento qualificado? Percebe -se uma manobra na legislação para que não se contrate mais funcionários bancários,. fragmentando. trabalhadores. que. a. realizam. classe. trabalhista. exatamente. o. e. distinguindo. mesmo. serviço. mas. recebem salários bem diferentes. Assim, entendemos que os avanços empresariais e trabalhistas podem caminhar juntos, em benefício para toda sociedade n uma relação. conciliadora. entre. capital. e. trabalho,. sem. distinção. preconceituosa entre empregados concursado s e terceirizados, e utilizando este mecanismo em prol de toda coletivade.. 23.

(24) REFERÊNCIAS A M O R I M , H e l d e r S a n t o s . Te r c e i r i z a ç ã o n o S e r v i ç o P ú b l i c o : à L u z d a N o v a H e r m e n ê u t i c a C o n s t i t u c i o n a l . S ã o P a u l o : LT R . 2009. BRASIL. Constituição da República Federa tiva do Brasil , 5 de outubro de 1 9 8 8 . h t t p : / / w w w. p l a n a l t o . g o v. b r / c c i v i l _ 0 3 / c o n s t i t u i c a o / c o n s t i t u i ç o.htm. Acesso em 26 janeiro de 2014. B R A S I L . Tr i b u n a l S u p e r i o r d o Tr a b a l h o . R e s p o n s a b i l i d a d e s u b s i d i á r i a d o t o m a d o r d e s e r v i ç o s . S ú m u l a n º 3 3 1 , i t e m i v, d o Tr i b u n a l S u p e r i o r d o Tr a b a l h o . C o n t r a t o d e p r e s t a ç ã o d e s e r v i ç o de instalação e manutenção de rede de acesso. Agravo de Instrumento em Recurso de Revista nº 493/2005 -032-05-40.2. R e i n a l d o M o r a i s R i b e i r o e Te l e m a r N o r t e L e s t e S / A . R e l a t o r Va n t u i l A b d a l a . D i á r i o E l e t r ô n i c o d a J u s t i ç a d o Tr a b a l h o , 2 d e outubro de 2009. Disponível em <http://brs02.tst.jus.br/ cgi bin/nphbrs?s1=4905604.nia.&u=/Brs/it01.html&p=1&l=1&d=blnk&f=g&r= 1>. Acesso em 15 de janeiro de 2014. C O N T R A F C U T. O B a n c o C e n t r a l d o B r a s i l e o s c o r r e s p o n d e n t e s b a n c á r i o s , d i s p o n í v e l e m : < h t t p : / / w w w. f e t e c p r. o r g . b r / o - b a n c o central-do-brasil-e-os-correspondentes-bancarios/>. Acesso em 29 de janeiro de 2014. CONCEIÇÃO, Maria de Conceição. A terceirização e o direito no B r a s i l . D i s p o n í v e l e m : < h t t p : / / w w w. f o c o n e t . c o m . b r > . A c e s s a d o e m 10 de janeiro de 2014. M A RT I N S , S é r g i o P i n t o . A t e r c e i r i z a ç ã o e o D i r e i t o d o Tr a b a l h o . 5 ª e d . r e v. e a m p l . , S ã o P a u l o : A t l a s , 2 0 0 1 . N E T O , P e d r o Vi d a l . A Te r c e i r i z a ç ã o P e r a n t e o D i r e i t o d o Tr a b a l h o . I n : M A L L E T, E s t e v ã o e R O B O RT E L L A , L u i z C a r l o s A m o r i m ( c o o r d . ) . D i r e i t o d o Tr a b a l h o . S ã o P a u l o : L t r. 1 9 9 6 , p . 91. O L I V E I R A , L o u r i v a l J o s é d e . D i r e i t o d o Tr a b a l h o : o r g a n i z a ç õ e s de trabalhadores e modernização . Curitiba: Juruá, 2003, p.169 70. RBA, Redação. Ministério Público quer que bancos e Correios paguem R$ 6 bi por terceirização ilícita . Disponível em: < h t t p : / / w w w. r e d e b r a s i l a t u a l . c o m . b r / t r a b a l h o / 2 0 1 3 / 0 8 / m p t - q u e r que-bancos-e-correios-paguem-r-6-bi-por-terceiriacao -ilicita6162.html>. Acesso em 29 de janeiro de 2014.. 24.

(25)

Referências

Documentos relacionados

Regime jurídico pode ser conceituado como o conjunto de regras de direito que regulam determinada relação jurídica. A principal diferença entre os servidores públicos

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

foi dito. d) leitura e releitura são atividades parecidas, ao se tratar de um clássico. A principal estratégia argumentativa do autor consiste em apresentar: a) um paralelo

Como já foi dito, as adaptações dos clássicos literários não servem apenas para substituir de maneira rasa a obra literária original, torna-se, também, uma aliada nas

A aprovação, no presente Concurso Público dos candidatos considerados classificados, gerará direito à nomeação, dentro do prazo de validade do concurso que é de 02 (dois)

16.7 Tendo em vista que este concurso público se destina preenchimento da vaga e à formação de cadastro de reserva e que as vagas que vierem a surgir no prazo de validade do

&#34;modernização&#34;, com alguns dispo- sitivos não muito diferentes do que estamos observando atualmente, a exemplo da profissionalização da administração, visando

O Supremo Tribunal Federal não decide tema relaci onado a o Mi nistério Público, suas atribuições e prerrogativas de seus membros sem tomar em conta ou