• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: QUANTIFICAÇÃO EM EQUIPAMENTO DE BANCADA DO DIFERENCIAL DE PRESSÃO DE UM FLUXO ÁGUA/ÓLEO NO PADRÃO CORE ANNULAR EM DUTO RUGOSO HORIZONTAL

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

ÁREA:

SUBÁREA: Engenharias

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA - UNISANTA

INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): WESLEY MARTINS DOMINGUES, ALLANA HELEN MACHADO, MARIANA GRACIOLLI DE ASSIS MARTINS PERPÉTUO, MIRELA DE FÁTIMA SIQUEIRA SANTOS, TACIANA CRISTINA

CLEMENTE

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): DEOVALDO DE MORAES JÚNIOR, NELIZE MARIA DE ALMEIDA COELHO

ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): ELIZABETH CAROLINA FLORES JORQUERA, FERNANDO TACHIBANA, ISLANNY KEDJA TRINDADE OLIVEIRA LINS

(2)

1. RESUMO

A recuperação e transporte de óleos, em especial os de alta viscosidade, exige o desenvolvimento de métodos que contribuam para o aperfeiçoamento das técnicas já aplicadas em operações de elevação e escoamento, pois é de suma importância para a indústria petrolífera. O Core Annular Flow (CAF) é um método de transporte simultâneo de óleo e água, sendo que a água cria uma película na parede da tubulação e envolve o óleo, visando a redução dos custos de bombeamento, principalmente quando se trata de óleos com maior peso molecular. O CAF é caracterizado pela injeção de água na transversal do duto de produção, visando criar uma camada em torno do núcleo de óleo, para evitar o contato contínuo do fluido viscoso com a parede da tubulação. Esta prática tem como consequência a diminuição da perda de carga e da energia consumida no bombeamento. A literatura é carente de informações concernentes à influência da rugosidade no emprego e desempenho do escoamento CAF.

O presente trabalho teve por objetivo determinar experimentalmente a diferença de pressão de um fluxo bifásico (água e óleo), operando em padrão Core

Annular em duto posicionado na horizontal e com presença de rugosidade.

A unidade experimental consistiu de um “loop” de tubulação de PVC transparente com diâmetro nominal de 1 in. (27 mm de diâmetro interno), contendo um trecho reto horizontal em aço carbono de diâmetro interno igual a 29,35 mm, comprimento de 2,225 m, um tanque de alimentação de água de 95 L, e outro de óleo de 75 L, um tanque pulmão de óleo de 127 L, um tanque de separação de 300 L, uma bomba de engrenagens para o óleo (motor 2 hp), uma bomba regenerativa para a água (motor 1 hp), manômetro de tubo em “U” utilizando água como fluido manométrico para medir o diferencial de pressão, um rotâmetro para leitura da vazão da água e um PIG de espuma para a limpeza da linha.

Os resultados indicaram que o fluxo de água pura é semelhante ao bifásico. Dessa forma, o diferencial de pressão do CAF é de aproximadamente da mesma ordem de grandeza quando comparado ao fluxo de água pura, o que faz o método apresentar uma economia significativa no processo de transporte de óleo pesado, pois reduz drasticamente a perda de carga, se comparado ao carreamento do óleo puro.

Palavras-chave: Core Annular Flow, rugosidade, escoamento bifásico, perda de carga, óleo pesado.

(3)

2. INTRODUÇÃO

O interesse por fluxos bifásicos de óleo-água é antigo e data do início do século XX, através da patente de Isaacs e Speed (1904). No entanto, a abordagem com fundamentação acadêmica iniciou-se somente nos anos 50, a partir das primeiras publicações de um grupo de pesquisa Canadense, estabelecido na Universidade de Alberta. Nesse conjunto de publicações constatou-se que a adição de água ao petróleo bruto poderia reduzir o gradiente de pressão (RUSSELL E CHARLES. (1959), RUSSELL ET AL. (1959), CHARLES ET AL. (1961), CHARLES E REDBERGER. (1962)). Depois de um período com baixa repercussão, o interesse no campo está crescendo novamente devido à produção simultânea de petróleo e água a partir de muitos poços atualmente em operação, principalmente quando refere-se a óleos pesados.

O escoamento de fluidos viscosos é uma prática comum e necessária na indústria do petróleo, pois esses componentes de elevado peso molecular, como por exemplo óleos pesados e derivados, possuem alto valor agregado. Para tal, sistemas de bombeamento por tubulação são utilizados e, consequentemente, representam custos associados que são repassados ao produto final. Visando minimizar esses custos, a técnica de transporte de fluidos viscosos com água, na configuração Core

Annular, se apresenta como uma proposta interessante, cujo desenvolvimento e

completa compreensão merecem destaque. Nesse contexto, explorar escoamentos bifásicos em tubulações com características semelhantes às industriais parece ser o caminho a ser percorrido após estudos em unidades com tubulações transparentes, feitas de PVC e de rugosidade desprezível.

A rugosidade é caracterizada por micro obstáculos presentes em determinadas superfícies e está associada à dissipação de energia por atrito. Como a rugosidade interfere diretamente no escoamento, métodos que consigam avaliar o efeito desse parâmetro podem trazer benefícios ao projeto em termos de redução de custos e uma melhor previsibilidade da curva de produção. Esta propriedade não é uniforme, e apresenta uma distribuição aleatória, tanto em altura como em disposição e seu efeito está diretamente relacionado às dimensões relativas do diâmetro interno da tubulação (BRUNETTI, 2008). No setor Petrolífero, a literatura referente ao escoamento de fluidos com influência da rugosidade é escassa e, principalmente, quando se trata de métodos alternativos de transporte de óleos de alta viscosidade, essa variável

(4)

mostra-se ainda mais relevante para o processo, necessitando, dessa forma, complementação bibliográfica.

Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo e Gás), o petróleo brasileiro caracteriza-se como parafínico, naftênico e aromático. Outra classificação relacionada a densidade dos diferentes tipos de óleo é representada pelo ºAPI (American Petroleum Institute), trata-se de uma escala arbitrária, onde óleos leves apresentam ºAPI igual ou acima de 31 e óleos pesados °API inferiores a 22. Grande parte do óleo brasileiro é classificado como óleo pesado, com °API menor que 20. Esse tipo de óleo necessita de uma logística mais específica, contendo tubulações com trechos maiores para melhor transportá-lo até a refinaria.

A técnica CAF destaca-se por seu eficiente método que consiste na injeção de água na tubulação, com o objetivo de se obter um padrão de escoamento anular, onde a água escoa como uma fase contínua envolvendo o núcleo de óleo. Por se tratarem de fluidos imiscíveis, a água tem tendência de permanecer nas paredes da tubulação e atua como um lubrificante para o escoamento do óleo (PRADA, 1999), evitando assim, o contato permanente deste com as paredes do duto e, consequentemente, reduzindo a queda de pressão por fricção. Atualmente, a técnica CAF tem como principal objetivo realizar o transporte de fluidos viscosos utilizando água como fluido carreador, com base na imiscibilidade e na diferença de viscosidade e de densidade entre as soluções da mistura.

Segundo Angeli (1998) e Angeli e Hewitt (2000), a vazão de água que minimiza o gradiente de pressão é muito próxima da que leva a transição ao regime estratificado. Neste caso, os efeitos da gravidade são importantes até mesmo para a lubrificação de óleos pesados. O óleo e a água serão estratificados sempre que o fluxo for interrompido. Em geral, os gradientes de pressão necessários para reiniciar uma linha que é preenchida com óleo acima e água abaixo é muito maior do que para o fluxo constante. Devido a isso grande parte dos experimentos laboratoriais são realizados por meio de tubos de acrílico, para facilitar a visualização do comportamento do fluido, porém a indústria concomitantemente utiliza dutos de aço em suas atividades. Segundo a literatura há uma diferença significativa entre os gradientes de pressão destes materiais quando se tange a rugosidade, o que torna necessária a readequação para a indústria.

(5)

A rugosidade como propriedade da parede do tubo pode, portanto, afetar os padrões de escoamento e, subsequentemente, os gradientes de pressão que dependem do regime de fluxo (ANGELI E HEWITT, 2000). Como os tubos de resina acrílica são amplamente utilizados em estudos experimentais de escoamentos líquido-líquido, deve-se obviamente tomar cuidado ao aplicar os resultados de tais experimentos a casos práticos nos quais os tubos de aço são amplamente utilizados.

3. OBJETIVOS

O presente trabalho teve por objetivo determinar experimentalmente a perda de carga distribuída de um escoamento bifásico água-óleo em configuração Core

Annular, utilizando um duto metálico com rugosidade não nula, posicionado na

horizontal.

4. METODOLOGIA

Para o estudo da perda de carga distribuída, apresenta-se na Figura 1 o esboço da unidade experimental utilizada, a qual foi projetada e construída no Laboratório de Operações Unitárias da Universidade Santa Cecília.

Os equipamentos empregados nos experimentos foram um rotâmetro, três cronômetros, um manômetro em “U” invertido com água como fluido manométrico (Figura 2), projetado e construído no Laboratório de Operações Unitárias da Universidade Santa Cecília, um PIG, um béquer, um paquímetro, uma escala e uma balança de precisão modelo BG-8000 da marca Gehaka.

Os fluidos utilizados foram água com viscosidade () de 1 cP, massa específica () de  kg/m³ e óleo LUBRAX GEAR 680 com massa específica () de  kg/m³ e viscosidade () de 3200 cP (22ºC, temperatura dos ensaios). Inicialmente, a linha foi preenchida apenas com água para verificar a calibração do rotâmetro por meio do método massa/tempo. Posteriormente, o óleo tomou toda a tubulação para se estabelecer a relação entre a vazão de óleo e o inversor de frequência que controlava o fluxo, também pelo método massa/tempo. Após a calibração, foi passado um PIG maleável esponjoso para a limpeza da tubulação e para iniciar os ensaios com escoamento bifásico.

Os ensaios com escoamento bifásico se iniciaram a partir da injeção de água pura na linha a uma vazão superior à adotada nos experimentos, pois ao adicionar

(6)

óleo ao sistema, houve uma tendência de diminuir a vazão de água, devido a bomba de água ser do tipo regenerativa. Já a vazão de óleo não foi alterada em relação à calibração vazão/frequência do inversor em função da bomba de óleo ser do tipo de engrenagens. Ajustadas as vazões de água e óleo, foram realizadas as medições de perda de carga no trecho em estudo, utilizando-se o manômetro em U invertido com fluido manométrico água. A função da bomba de ar no topo do manômetro foi providenciar um colchão de ar acima da coluna de líquido para reduzir a altura de leitura (a diferença de pressão é a mesma) e minimizar a oscilação do nível, fenômeno bastante característico de escoamentos multifásicos.

1) Tanque pulmão de óleo em acrílico (127 L);

2) Injetor de água;

3) Bomba de engrenagens para óleo (2 hp);

4) Base de lançamento de PIG;

5) Tanque de operação para o óleo em acrílico (75 L);

6) Tanque de separação óleo e água em acrílico (300 L);

7) Recheio (anéis “Pall”);

8) Tubulação em aço carbono (trecho de análise);

9) Tanque de alimentação para água (95 L);

10) Rotâmetro;

11) Bomba regenerativa para água (1 hp);

12) Inversor de frequência (óleo e água);

(7)

Figura 2 – Manômetro tubo em “U” fluído manométrico: Água

5. DESENVOLVIMENTO

A calibração do rotâmetro de água e a relação entre o inversor de frequência e a vazão do óleo, estão apresentadas na Figura 3. Todos os cálculos de vazão subsequentes se basearam, portanto nas equações lineares por eles geradas.

(A) (B)

Figura 3 – Curvas de calibração A) Óleo B) Água

y = 0.0485x R² = 0.9957 0.00 0.20 0.40 0.60 0.80 1.00 0 5 10 15 20 V az ão de ól eo ( m ³/h) Frequência (Hz) y = 1.0446x R² = 0.9903 0.00 0.20 0.40 0.60 0.80 1.00 1.20 1.40 0 0.5 1 1.5 V az ão r ea l (m ³/h)

(8)

Após o estabelecimento das vazões de óleo e água, foram selecionados os pares de vazão do fluxo bifásico, os quais somam 24 pontos e estão apresentados na Tabela 1.

Tabela 1 – Pares de vazão relativas ao CAF

TAG Qo ( 𝑚3 ℎ ) Qa ( 𝑚3 ℎ) Qtotal ( 𝑚3 ℎ) P ( 𝐾𝑃𝑎 𝑚 ) A15O3 A15O6 A15O9 A15O12 A15O15 A15O18 0,15 0,29 0,44 0,58 0,73 0,87 0,94 0,94 0,94 0,94 0,94 0,94 1,09 1,23 1,38 1,52 1,67 1,81 0,63 0,89 1,09 1,34 1,56 1,76 A13O3 A13O6 A13O9 A13O12 A13O15 A13O18 0,15 0,29 0,44 0,58 0,73 0,87 0,81 0,81 0,81 0,81 0,81 0,81 0,96 1,10 1,25 1,39 1,54 1,68 0,52 0,69 0,89 1,15 1,43 1,66 A11O3 A11O6 A11O9 A11O12 A11O15 A11O18 0,15 0,29 0,44 0,58 0,73 0,87 0,69 0,69 0,69 0,69 0,69 0,69 0,84 0,98 1,13 1,27 1,42 1,56 0,42 0,57 0,76 0,92 1,20 1,51 A9O3 A9O6 A9O9 A9O12 A9O15 A9O18 0,15 0,29 0,44 0,58 0,73 0,87 0,56 0,56 0,56 0,56 0,56 0,56 0,71 0,85 1,00 1,14 1,25 1,43 0,39 0,64 0,68 0,71 1,00 1,29

Foram substituídos nas equações geradas através dos gráficos de calibração, os pontos referentes a frequência para o óleo e as vazões do rotâmetro para a água para a construção da Tabela 1. As vazões resultantes foram somadas e a perda de carga do fluxo bifásico foi dividida pelo comprimento igual a 1,286 m entre as tomadas de pressão no tubo metálico, para que fosse possível normalizar a perda de carga do escoamento.

(9)

6. RESULTADOS

Apresenta-se na Figura 4 os resultados obtidos na unidade experimental para a perda de carga do escoamento. A curva referente à água pura possibilitou observar os ganhos da técnica CAF para o transporte de óleo puro pesado, uma vez que os diferenciais de pressão se mostraram muito semelhantes.

Figura 4 – Curvas de comparação relativas a água e o CAF

Por fim, foi possível concluir que o diferencial de pressão do CAF é de aproximadamente da mesma ordem de grandeza quando comparado ao fluxo de água pura, o que faz o método apresentar uma economia significativa, pois reduz drasticamente a perda de carga, se comparado ao carreamento do óleo puro. Dessa forma, em termos práticos, o CAF permitiu transportar óleo pesado nos mesmos termos que água pura.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Visto a importância da rugosidade e do Core Annular Flow, sugere-se que sejam feitos experimentos variando o comprimento e o material do tubo estudado, para que possa ser realizado um número maior de comparações, aumentando significativamente os resultados. Conclui-se que o método CAF é plenamente eficiente para o transporte de óleo pesado à baixo custo, visando a minimização de perda de carga durante o escoamento.

0.00 0.05 0.10 0.15 0.20 0.25 0.30 0.35 0.40 0.45 0.50 0 0.5 1 1.5 2 Qa=0,94 m³/h Qa=0,81 m³/h Qa=0,69 m³/h Qa=0,56 m³/h Água pura  P Á g u a e CAF (KP a /m ) Vazão total (m³/h)

(10)

8. FONTES CONSULTADAS

ANGELI, P.; HEWITT, G.F. Flow structure in horizontal oil-water flow. International Journal of Multiphase Flow. v. 26, n. 7, 2000.

ANGELI, P.; HEWITT, G.F. Pressure gradient in horizontal liquid-liquid flows. International Journal of Multiphase Flow. v. 24, n. 7, 1998.

BRUNETTI, F. Mecânica dos fluidos. 2 ed. São Paulo, SP: Pearson Pretice Hall. 2008.

CHARLES, M. E.; GOVIER, G. W.; HODGSON, G. W. The Horizontal Pipeline Flow of Equal Density Oil-Water Mixtures. The Canadian Journal Of Chemical Engineering. v. 39, n. 1, p. 27-36, 1961.

CHARLES, M. E.; REDBERGER, P. J. The Reduction of Pressure Gradients in Oil Pipelines by the Addition of Water: Numerical Analysis of Stratified Flow. AIChE - SPE Joint Symposium on MultiphaseFlow in the Production and Drilling of Oil Wells. 1962.

ISAACS, J.; SPEED, J. Method of piping fluids. US Patent 759374. 1904.

RUSSELL, T. W.; CHARLES, M. E. The Effect of the Less Viscous Liquid in the Laminar Plow of two lmmiscible Liquids. The Canadian Journal Of Chemical Engineering. v. 37, n. 1, p. 18-24, 1959.

RUSSELL, T. W.; HODGSON, G. W.; GOVIER, G. W. Horizontal Pipeline Flow of Mixtures of Oil and Water. The Canadian Journal Of Chemical Engineering. v. 37, n. 1, p. 9-17, 1959.

VANEGAS PRADA, J. W. Estudo experimental do escoamento anular óleo-água ("Core Flow") na elevação de óleos ultraviscosos. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. 1999.

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

A dissertação que originou essa Sequência Didática como Produto Educacional, tem como foco principal analisar a contribuição dos espaços não-formais mapeados em Vila

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa