• Nenhum resultado encontrado

HELLEN KAROLINE DE BRITO DOS SANTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HELLEN KAROLINE DE BRITO DOS SANTOS"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DO CONSUMO DA ÁGUA NA CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES, SINOP-MT

SINOP - MT 2014/2

(2)

HELLEN KAROLINE DE BRITO DOS SANTOS

ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DO CONSUMO DA ÁGUA NA CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES, SINOP-MT

Projeto de Pesquisa apresentado à Banca

Examinadora do Curso de Engenharia Civil –

UNEMAT, Campus Universitário de Sinop-MT, como pré-requisito para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.

Professor Orientador: Cezár Cláudio Granetto Coorientadora: Gínia Brito de Lima

SINOP-MT 2014/2

(3)

LISTA DE FIGURAS

(4)

ii

LISTA DE ABREVIATURAS

ASFAMAS - Associação Brasileira de Fabricantes de Materiais e Equipamentos para Saneamento

CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável

PBQP-H - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat PURA – Programa de Uso Racional da Água

SAAS - Sistemas de Abastecimento de Água e Saneamento UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso

(5)

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Título: Estudo do Consumo de Água na Construção Civil

2. Tema: Hidrologia, SAAS.

3. Delimitação do Tema: Estimativa da redução de água na construção

4. Proponente(s): Hellen Karoline de Brito dos Santos

5. Orientador(a): Cezár Cláudio Granetto

6. Coorientador(a): Gínia Brito de Lima

7. Estabelecimento de Ensino: UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso

8. Público Alvo: População em geral

9. Localização: Avenida dos Ingás, 3001, Centro, Sinop/MT, CEP 78550-000

(6)

SUMÁRIO LISTA DE TABELAS...i LISTA DE ABREVIATURAS...ii DADOS DE IDENTIFICAÇÃO...iii 1 INTRODUÇÃO ... 7 2 PROBLEMATIZAÇÃO ... 9 3 JUSTIFICATIVA ... 10 4 HIPÓTESES ... 11 5 OBJETIVOS ... 12 5.1 OBJETIVO GERAL ... 12 5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ... 12 6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ... 13 6.1 CONSUMO DE ÁGUA ... 13

6.2 EQUIPAMENTOS ECONOMIZADORES DE ÁGUA ... 14

6.3 UTILIZAÇÃO DA ÁGUA NAS CONSTRUÇÕES ... 14

6.4 DISTRIBUÇÃO DE ÁGUA DOCE NO BRASIL ... 15

7 MATERIAIS E MÉTODOS ... 16

8 CRONOGRAMA ... 17

(7)

1 INTRODUÇÃO

O uso racional da água é um tema de fundamental importância pois devido sua escassez este fator está se tornando cada vez mais preocupante, isto pode ser verificado com algumas evidências alarmantes a respeito das baixas nas quantidades de reservas hídricas do Planeta.

A água doce até pouco tempo era considerada uma fonte inesgotável. Hoje em dia tal afirmativa já não é mais aceita devido ao grande aumento populacional e concentração urbana.

A necessidade de industrialização de alimentos e uma alteração no comportamento das populações tem aumentado a exigência deste recurso, trazendo como consequência à poluição dos mananciais, tornando a utilização da água inviável para o consumo humano, vem sendo cada vez mais importante o desenvolvimento de tecnologias para obter um uso racional d’água (LOMBARDI, 2012, p. 13).

Segundo Ilha apud LEUCK, (2008, p.1), “O termo Uso Racional da Água (URA) consiste em otimizar o seu uso em busca do menor consumo de água possível”.

O Programa de Uso Racional da Água (PURA) foi criado em 1996 pela companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, onde são previstas obter metas para a utilização de dispositivos poupadores d´água e a conscientização da população.

O Brasil possui aproximadamente 12% da água doce do Planeta, porém a mesma está muito mal distribuída no território. Com isso, o país corre um grande risco de sofrer consequências dramáticas como conflitos e o então racionamento, conforme Tomaz (2001).

Diante do problema, uma das alternativas que vem sendo sugerida para melhorar o aproveitamento dos recursos hídricos é a captação pontual de água da chuva, e consequentemente o temporizador. “Instalações com esses fins podem ser construídas em quase todos os tipos de construções e não geram custos adicionais elevados. Com a valorização econômica da água, estes tipos de instalação tende a ser cada vez mais atraente do ponto de vista financeiro”, (FLESCH 2011, p.11).

Este trabalho propõe um estudo da economia de água potável a ser utilizada durante construções de casas unifamiliares no município de Sinop - MT, estudando

(8)

8

as possíveis soluções para o uso racional de água com o intuito de reduzir o consumo por meio dos minimizadores de água.

(9)

2 PROBLEMATIZAÇÃO

Partindo do requisito que a água é um bem comum, estamos utilizando de forma racional? Quando construímos, independente do tamanho da obra é possível realizar a captação pontual de água da chuva para a confecção das atividades propostas nas obras de forma que possa atender as necessidades que forem encontradas, agindo de forma a racionalizar o consumo?

A água vem sendo utilizada de forma correta e racional nas construções de casas unifamiliar?

Desta forma o presente trabalho delimita a redução do consumo de água e a possível realização de captação pontual de água da chuva para confecção de diversas atividades na construção civil.

(10)

10

3 JUSTIFICATIVA

Percebe-se que o assunto consumo da água é de grande polêmica e interesse, mas ainda está muito incipiente, devendo-se investir na implementação de projetos piloto nas diversas modalidades de reuso, com o intuito de fornecer subsídios para o desenvolvimento de padrões e códigos de prática, adaptados ás condições e características brasileiras, antes que práticas de sistema sejam difundidas e implantadas de maneira descontrolada e irresponsável, conforme BONI (2009, p. 7).

Sendo assim percebe-se que a água vem sendo muitas vezes utilizadas de forma inadequada, chegando ao desperdício, onde são deixados de lado a conscientização de cada uso devido.

Com a chegada da crescente escassez de água em diversas localidades e consequente elevação do seu custo, torna-se necessária a adoção de medidas para o uso racional da água, para que a mesma seja utilizada de maneira adequada.

Em agosto de 2007 o (CBCS) – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável anunciou a possível escassez de água potável no Brasil, apontando medidas preventivas para que o problema não venha a atingir o país. A maior preocupação está voltada ao consumo excessivo de água tendo em vista a otimização do uso dos recursos naturais, sendo um deles por meio da captação pontual da água da chuva.

Nas maiorias das construções civis ocorrem o uso descontrolado da água, fatos como: a falta de consciência dos trabalhadores, baixo custo pago pela disponibilização da agua, ou até mesmo por não conhecer a verdadeira forma da utilização dos recursos hídricos ou pluviométricos, proporcionando diminuição dos gastos que poderiam ser evitados ou ao menos controlados, podendo assim ser utilizadas águas com fins menos nobres para diversos tipos de atividades executadas.

Pesquisas relacionadas ao assunto sobre o consumo excessivo da água chama atenção e proporciona um grande interesse para se realizar a pesquisa com o objetivo de propor alternativas viáveis para a redução do consumo e desperdício. Portanto, o presente trabalho torna-se relevante à comunidade acadêmica e sociedade.

(11)

4 HIPÓTESES

O trabalho tem como hipótese a viabilidade técnico econômico da captação pontual de água da chuva e a utilização de dispositivos poupadores d´água como um investimento de retorno rápido em função do grau de redução do consumo alcançado.

(12)

12

5 OBJETIVOS

5.1 OBJETIVO GERAL

Esta pesquisa tem como principal objetivo estudar o consumo de água racional em construções civis por meio de captação de água da chuva.

5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Observar o que será realizado na obra durante os dias em que forem feitas as medições, utilizando o hidrômetro.

 Verificar os diferentes tipos de equipamentos economizadores de água na construção civil viável tecnicamente para substituição;

 Estudar meios adequados para a redução do consumo de água;

 Identificar as áreas de maior consumo e apontar soluções para diminuir o mesmo.

(13)

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

6.1 CONSUMO DE ÁGUA

Devido à concepção que a água fosse uma substância inesgotável, o seu consumo vem ocorrendo de forma descontrolada, chegando até mesmo ao desperdício. Nas construções civis percebe-se que vários desses usos descontrolados estão aumentando cada vez mais.

“Em todos os tipos de construções civis, a água é um elemento de fundamental importância, sendo essencial para o consumo humano e indispensável na execução de alguns serviços. Nos serviços de construção civil, embora a água não seja vista e nem tratada como material de construção, o consumo é bastante elevado, por exemplo, para a confecção de um metro cúbico de concreto, gasta-se em média de 160 á 200 litros, e na compactação de um metro cúbico de aterro, podem ser consumidos até 300 litros de água”,(REVISTA SUTENTABILIDADE, Alencastro, 2008).

Medidas para redução do consumo de água em obras foram mencionadas pela “Revista Sustentabilidade”, onde a mesma diz que: a implantação de Programas para Economia de Água nos canteiros poderia prever diversas ações, visando a redução do consumo de água nos canteiros de obra, tais como:

 Utilização de torneiras com acionamento e desligamento automático;  Instalação de temporizador nos chuveiros, determinando o tempo de

banho;

 Utilização de água da chuva para descargas, limpeza da obra e etc;  Estudos para utilização de fontes alternativas de água para consumo

em serviços de construção civil. Por exemplo, utilização de água da chuva na cura do concreto ou dosagem de argamassa;

 Palestras para conscientização dos funcionários, com relação á fonte finita de recursos naturais;

 Acompanhamento mensal dos consumos e medidas para redução dos mesmos.

(14)

14

Com base na Revista Sustentabilidade (Alencastro, 2008), “o consumo de água nos canteiros deve estar fundamentada na sustentabilidade, entretanto os fatores econômicos ajudam a impulsionar esta necessidade”.

6.2 EQUIPAMENTOS ECONOMIZADORES DE ÁGUA

Ao perceber o consumo excessivo de água principalmente nas construções, foi-se em busca de equipamentos que reduzisse o consumo da mesma, buscando os equipamentos economizadores para o uso racional da água.

Segundo Gonsalves (2004), existe diversos tipos de equipamentos economizadores no mercado brasileiro, que tem como principal objetivo atender ás necessidades dos usuarios e promover o uso racional da água.

Entretando há produtos economizadore para diversas utilização de água: chuveiros, torneiras, mictórios e vasos sanitários. Embora o que irá determinar a economia de água é a vazão e o tempo de desligamento automático de cada aparelho.

Atualmente várias maneiras de racionamento do consumo de água em construções vem sendo apresentadas para assim poder fazer o seu uso na prática,, segundo SOUSA (2008).

A primeira pesquisa dos equipamentos economizadores de água foi realizada a partir das empresas da área vinculadas á Associação Brasileira de Fabricantes de Materiais e Equipamentos para Saneamento (ASFAMAS). Essas empresas carregam em seus produtos o selo do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), que é um instrumento do Governo Federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil quando da assinatura de Istambul (Conferência do Habitat II /1996).

6.3 UTILIZAÇÃO DA ÁGUA NAS CONSTRUÇÕES

O uso da água é de fundamental importância nas construções. Sendo que sua utilização está presente em quase todas as atividades executadas nas construções em andamento. Uma obra de construção civil tem início antes mesmo da instalação do canteiro de obras, desde a aquisição e estudo do terreno, elaboração e aprovação dos projetos, canteiros de obras, terraplanagem, locação da

(15)

obra e por fim o inicio da execução da obra para realizar a fundação, conforme COSTA (2012).

6.4 DISTRIBUÇÃO DE ÁGUA DOCE NO BRASIL

No Brasil, a água não é bem distribuída. A região Norte possui aproximadamente 70% dos recursos hídricos disponíveis no território brasileiro, já o Sul e o Sudeste, onde a população é maior, concentram 12,0% dos recursos hídricos disponíveis, como apresentada na figura 1.

Figura 1: Distribuição de Água Doce no Brasil Fonte: Tomaz, 2001

(16)

16

7 MATERIAIS E MÉTODOS

Para a execução desse trabalho de pesquisa será realizado um estudo do consumo de água em obras de construção civil, utilizando hidrômetros como ferramenta de medição da quantidade de água consumida na obra, os quais serão instalados com o objetivo de coletar informação relativa ao efetivo consumo de água na edificação, e posteriormente analisando o consumo de água por etapas de construção que irão ocorrer no desenvolver da obra.

Segundo COSTA (2012, p. 17), o consumo da água será analisado separando-as da seguinte forma:

1º. Coleta de dados do consumo de água: Será analisado, o consumo diário de água com o uso do hidrômetro, como também as contas de água gerada pela Companhia de Água e Esgoto.

2º. Levantamento de dados do pessoal: Será feito o levantamento de quantas pessoas estarão trabalhando na obra nos períodos da medição.

3º. Parte da execução da obra: Nesta etapa será feito a medição da execução de cada parte especifica determinada na obra.

4º. Processamento e análise: Depois de todos os dados coletados, serão gerados indicadores de consumo.

5º. Coleta de dados: Medir a quantidade de água da chuva recolhida com o uso de Pluviômetro.

(17)

8 CRONOGRAMA

Considerando que não está decidido em qual semestre do ano será desenvolvida a pesquisa proposta por esse trabalho e que a duração da pesquisa está prevista para 6 meses, as atividades propostas foram divididas do primeiro ao sexto mês da pesquisa. ATIVIDADES PROPOSTAS 1°MÊS 2° MÊS 3° MÊS 4° MÊS 5° MÊS 6° MÊS PESQUISAS BLIBIOGRÁFICAS COLETA DOS DADOS ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS REDAÇÃO DO ARTIGO APRESENTAÇÃO DO ARTIGO

(18)

18

9 REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO

USP – Universidade de São Paulo. Programa de uso racional da água da USP. Disponível em < http://www.usp.br/fzea/pura.php>. Acesso em: 16 out. 2014.

BONI, S. S. N. Gestão de água em edificações: Formulação de Diretrizes para o reuso de água para fins não potáveis. Tese de Doutorado em Engenharia Civil. UNICAMP. Campinas, 2009.

COSTA, M. C. de A. Estimativa do consumo de água na construção civil. João Pessoa, 2012. 42 p.

REVISTA SUSTENTABILIDADE. Consumo de água nos canteiros, 24 mar. 2008. Disponível em: <http://revistasustentabilidade.com.br/consumo-de-agua-nos-canteiros/>. Acesso em: 17 out. 2014.

FLESCH, V.da C. Aproveitamento de águas pluviais: Análise do projeto de um edifício vertical. Porto Alegre, 2011. 63 p.

LEUCK. M. F. Avaliação econômica do impacto de medidas individualizadas de conservação de água em Porto Alegre. Porto Alegre, 2008. 177 p.

LOMBARDI, L.R. Dispositivos poupadores de água em um sistema predial: Análise da viabilidade técnico-econômica de implementação no instituto de pesquisas hidráulicas. Porto Alegre, 2012. 75p.

MAY, S. Estudo da viabilidade do aproveitamento de água de chuva para consumo não potável em edificações. São Paulo, 2004. 160 p.

TOMAZ, P. Economia de água: Para empresas e residências. São Paulo, 2001. 112 p.

Referências

Documentos relacionados

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários