• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

6

º

A

NO DO

M

ESTRADO

I

NTEGRADO EM

M

EDICINA

R

ELATÓRIO

F

INAL DE

E

STÁGIO

Regência: Prof. Doutor Rui Maio

Orientador: Prof. Doutor Joaquim Gago

António Trigueiros Cunha | 2012121

2017/2018

(2)

Índice

1. Introdução ... 3

2. Objetivos ... 3

3. Atividades desenvolvidas ... 3

3.1 Estágio de Medicina Geral e Familiar ... 4

3.2 Estágio de Pediatria ... 4

3.3 Estágio de Ginecologia e Obstetrícia ... 5

3.4 Estágio de Saúde Mental ... 5

3.5 Estágio de Medicina ... 6

3.6 Estágio de Cirurgia ... 7

4. Elementos Valorativos Extracurriculares ... 7

(3)

1. Introdução

O 6º Ano do Mestrado Integrado (MI) em Medicina da Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas é, desde a introdução do novo currículo em 2011, um ano profissionalizante no qual os alunos são colocados em ambiente hospitalar e de cuidados de saúde primários (CSP) e incentivados a participar nas atividades clínicas assumindo autonomia e responsabilidades progressivas.

A divisão em estágios parcelares de Medicina, Cirurgia, Medicina Geral e Familiar, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental e Pediatria permite o contacto com as áreas nucleares da prática clínica nas quais o aluno deverá aprofundar os conhecimentos adquiridos nos cinco anos anteriores e desenvolver novos conhecimentos e competências que suportarão o futuro exercício clínico.

Neste relatório descreverei os principais Objetivos estabelecidos para cada estágio, aos quais se seguirá uma breve descrição das Atividades Desenvolvidas ao longo dos estágios parcelares culminando num Posicionamento Crítico onde enunciarei um pequeno comentário sobre o curso que agora termino e, finalmente, os Anexos onde colocarei alguns aspetos que acredito terem enriquecido a minha formação.

2. Objetivos

Apesar de dividido em diferentes estágios parcelares, o último ano do MI Medicina tem um objetivo único: preparar o aluno para a prática clínica a ser iniciada num futuro próximo. Para que este objetivo último seja alcançado, é necessária a aquisição de competências em três valências. Cognitiva, técnica e humana.

Assim, a capacidade de estabelecer uma comunicação aberta, honesta e empática com o doente para a colheita duma anamnese cuidada, a elaboração duma história clínica minuciosa, a realização dum exame físico completo, a colocação das hipóteses diagnósticas adequadas, a escolha dos métodos complementares de diagnósticos e terapêutica (MCDT’s) mais indicados a cada situação e a capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos nas

(4)

ciências básicas e clínicas para elaborar uma estratégia terapêutica, médica e/ou cirúrgica, correta, são competências fundamentais para uma prática clínica responsável e que devem ser adquiridos ou aprofundados ao longo deste ano.

3. Atividades desenvolvidas

3.1 Estágio de Medicina Geral e Familiar

O estágio de Medicina Geral e Familiar, sob regência da Prof. Doutora Mª Isabel Santos foi realizado entre os dias 11 de Setembro e 6 de Outubro de 2017 na USF Linha de Algés sob tutoria do Dr. Francisco Carvalho.

Como objetivos principais por mim traçados incluíram o ganho progressivo de autonomia na condução de consultas a importância da Prevenção como método terapêutico e a compreensão da razão pela qual os Cuidados de Saúde Primários serem a base do Sistema Nacional de Saúde.

Acompanhei os variados tipos de consulta disponíveis na unidade de saúde onde me incluí tais como Saúde de Adultos, Diabetes, Hipertensão Arterial, Planeamento Familiar, Saúde Materna e Saúde Infantil, num espectro de doentes com idades compreendidas entre os 0 e os 99 anos de idade. Durante estas consultas foi-me dada liberdade para comunicar com o doente e realizar a anamnese e exame físico sob orientação assim como de conduzir consultas autonomamente e de acompanhar visitas domiciliárias. A elaboração do Diário do Exercício Orientado foi um exercício bastante estimulante por me incentivar a fazer uma pesquisa bibliográfica aprofundada e treinar a argumentação baseada na evidência científica.

3.2 Estágio de Pediatria

O estágio parcelar de Pediatria, sob regência do Prof. Doutor Luís Varandas, foi realizado no Hospital Dona Estefânia (HDE) sob orientação da Dra. Ana Casimiro.

(5)

Delineei como principais objetivos deste estágio a compreensão da patologia pediátrica e, acima de tudo, do doente pediátrico e a importância dos pais como interlocutores.

O estágio contou com as valências de consulta externa, internamento, serviço de urgência e consulta de imunoalergologia. Assisti ainda às sessões clínicas que se realizam à terça e quinta-feira no HDE. Foi-me permitido treinar as competências de anamnese e exame objetivo, mas tive dificuldade na prescrição de MCDT’s e terapêutica devido às particularidades do doente pediátrico.

No final elaborei uma história clínica e apresentei um seminário teórico com o tema “Aneurismas Intracranianos na Idade Pediátrica”.

3.3 Estágio de Ginecologia e Obstetrícia

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia, sob regência da Prof. Doutora Teresa Ventura foi realizado entre os dias 6 e 30 de Novembro de 2017 no Hospital CUF Descobertas sob tutoria da Dra. Susana Pinho.

Os objetivos que coloquei prendiam-se com a consolidação dos conhecimentos adquiridos na Unidade Curricular (UC) frequentada no 4º ano do MI Medicina e de obter autonomia na realização de partos.

As atividades desenvolvidas foram as de observação de Consultas de Ginecologia, Obstetrícia, Uroginecologia e Patologia Tromboembólica, Bloco Operatório, Cirurgia de Ambulatório, Serviço de Urgência (12h semanais), Ecografia e MCDT’s. Apresentei ainda um trabalho sobre “Síndrome do anticorpo antifosfolipido obstétrico”

3.4 Estágio de Saúde Mental

O estágio de Saúde Mental, sob regência do Prof. Doutor Miguel Talina, foi realizado entre os dias 4 de Dezembro de 2017 e 12 de Janeiro de 2018 no Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca (HFF), sob tutoria do Dr. José Ramos.

(6)

Os objetivos a que me propus alcançar estavam relacionados com a quebra do estigma do doente com patologia psiquiátrica, contacto com patologia psiquiátrica aguda, e condução de entrevista clínica autonomamente.

O estágio começou com dois dias de Seminários teórico-práticos lecionados na faculdade sobre o estigma da doença mental e de abordagem de casos clínicos. Estive durante quatro semanas no internamento do Serviço de Psiquiatria. O Dr. José Ramos estava responsável pelo acompanhamento dos doentes oriundos do CS da Brandoa e o dia-a-dia baseava-se no seguimento dos doentes por entrevista e avaliação clínica dos doentes e posterior orientação para a alta. Estive também no Serviço de Urgência e pude observar sessões de Eletroconvulsivoterapia. No final realizei uma história clínica acerca de uma doente com diagnóstico de Doença Bipolar tipo l.

3.5 Estágio de Medicina

O estágio de Medicina, sob regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco realizou-se entre os dias 22 de Janeiro e 16 de Março de 2018 no serviço de Medicina 1.2 do Hospital de S. José sob tutoria da Dra. Liliana Dias.

Propus-me a adquirir competências avançadas ao nível do reconhecimento dos eventos clínicos mais prevalentes em Portugal, na hierarquização das situações de emergência e na sua orientação diagnóstica e terapêutica.

Por dia, ficavam a meu cargo 2-3 doentes aos quais tinha de realizar uma curta anamnese e exame objetivo, detetar e reportar intercorrências. No final da manhã os doentes eram discutidos em equipa e tomavam-se decisões acerca de MCDT’s e/ou terapêutica a serem prescritos.

Destaco ainda a apresentação oral com o tema “Hipertensão Arterial Secundária – Abordagem no Adulto”.

(7)

3.6 Estágio de Cirurgia

O estágio de Cirurgia, sob regência do Prof. Doutor Rui Maio, decorreu entre os dias 2 de Abril e 18 de Maio de 2018 no Hospital da Luz sob tutoria do Dr. Carlos Ferreira.

Neste estágio tentei conhecer as principais síndromes cirúrgicas, sua etiopatogenia e semiologia, bem como os fundamentos para o diagnóstico e terapêutica dos mesmos. O estágio dividiu-se entre atividades de Consulta Externa, Bloco Operatório e Enfermaria. Não tive atividade de Serviço de Urgência. Acompanhei o meu tutor assistindo e participando ativamente tanto em cirurgias, como em consultas. Nas cirurgias participei como 1º e 2º ajudante, ficando a meu cargo tarefas como as de afastamento de bordos, limpeza do campo cirúrgico, corte de fios de sutura e sutura da ferida cirúrgica. Nas consultas, pude participar na anamnese e exame objetivo aos doentes como na decisão acerca da terapêutica e orientação clínica dos doentes.

Nas últimas duas semanas frequentei o estágio opcional em Anestesiologia em que pude observar uma outra perspetiva do doente cirúrgico, com um acompanhamento diferente do pré e pós operatório. Tive oportunidade de treinar técnicas como adaptação de máscara facial, ventilação manual, punção venosa e laringoscopia com entubação oro-traqueal. No final do estágio o grupo que integrei apresentou o tema “Colangiocarcinoma Intrahepático” no mini-congresso da UC de Cirurgia, realizado no Hospital Beatriz Ângelo.

4. Elementos Valorativos Extracurriculares

Ao longo do MI Medicina, fui procurando complementar a minha formação clínica e pessoal através de conferências, congressos, estágios extracurriculares e projetos de solidariedade social.

Do ano letivo que agora termina queria destacar:

• Estágio clínico extracurricular de Cirurgia Geral realizado em Recife, Brasil ao abrigo do programa de estágios clínicos da IFMSA (anexo 1)

(8)

• Congresso Nacional da Associação dos Médicos Católicos Portugueses (Anexo 2) • Curso Trauma Evaluation and Management (TEAM) (Anexo 3)

Durante os restantes anos do MI Medicina fiz estágios extracurriculares nas áreas de Anestesiologia e Urgência Médica, fui monitor da UC de Anatomia e formador em treino da UC de Suporte Básico de Vida. Assisti ainda a conferências de um espectro alargados de temas clínicos e não clínicos relacionados com a prática clínica e da defesa da Vida.

5. Posicionamento Crítico

O Estágio Profissionalizante do 6º ano do MI Medicina foi criado para colmatar o desaparecimento do primeiro ano do antigo Internato Geral. Como tal, tem como objetivo principal a preparação do Aluno para o início da sua prática clínica assumindo-se como a transição entre a Academia e a vida clínica. Para tal, pretende-se que o aluno consolide os conhecimentos obtidos ao longo do seu percurso e os transite para a prática clínica num exercício fundamental na aquisição de autonomia.

Pessoalmente, fui delineando objetivos, no início de cada estágio, que acredito terem sido mais-valias para o aproveitamento dos mesmos. Apesar das diferenças inerentes a cada rotação, as pedras basilares onde sustive os objetivos traçados eram os mesmos. Rigor

científico, por ser a base do conhecimento médico. Excelência, pois a prática clínica a ela

exige. Empatia, porque sem ela o exercício da Medicina não alcança o seu estatuto de Arte. No final, procedi sempre a uma reflexão crítica que seguidamente desenvolverei, particularizando cada estágio e terminando com uma reflexão global.

O estágio de MGF foi o primeiro do ano letivo. Neste estágio procurei compreender a razão pela qual os cuidados de saúde primários são a base do SNS e compreendi que o facto de o médico poder desempenhar papeis como clínico, educador, conselheiro, advogado, administrador e gestor o explica. Destaco ainda a importância da gestão da multimorbilidade

(9)

e polimedicação com vista à redução do impacto destas no dia-a-dia da, da abordagem biopsicossocial que permite uma maior integração e melhoria os cuidados prestados e da aplicação da evidência científica no “doente real” que foi realçada com a elaboração do Diário

de Exercício Orientado, um dos exercícios mais interessantes que realizei. O rácio tutor 1:1

aluno foi um dos principais motivos pelo qual tive grande aproveitamento deste estágio. Seguiu-se o estágio de Pediatria no qual a componente maioritária foi o acompanhamento e otimização da função respiratória de crianças e adolescentes com doenças crónicas e raras conseguida através de Ventilação Não Invasiva (VNI). Em conversa com os pais, foi-me transmitido que a VNI traz grandes benefícios no bem-estar destas crianças e adolescentes, algo que estava bem patente na relação de grande gratidão estabelecida entre estes e a Dra. Ana Casimiro. Creio que a complexidade dos casos que observei (não só a nível médico, mas também social, familiar económico e logístico) me permitiu alcançar os objetivos que me propus cumprir.

O estágio seguinte foi de Ginecologia e Obstetrícia, no Hospital CUF Descobertas. O facto de este estágio se realizar num hospital privado condicionou a minha postura nas consultas tornando-as meramente observacionais e limitou a prática de técnicas diagnósticas elementares como colpocitologias das quais realizei apenas uma razões pelas quais creio ter sido bastante prejudicado. Tinha delineado ainda como objetivo a aquisição de autonomia na realização de partos, mas cedo me apercebi que tal não aconteceria por não constar nos objetivos da UC.

O estágio de Saúde Mental foi alvo de grande expectativa da minha parte pois durante a UC de Psiquiatria do 5º ano não tive oportunidade de contactar com internamento ou doentes com patologia aguda o que se veio a concretizar este ano. Consegui atingir os objetivos a que me propus, principalmente o rompimento do estigma do doente com patologia psiquiátrica. O rácio tutor 1:1 aluno permitiu-me ter um melhor aproveitamento do estágio.

(10)

Posteriormente, realizei o estágio de Medicina Interna. Este é, na minha opinião, o estágio que verdadeiramente promove a autonomia aos alunos. Durante oito semanas senti-me um membro de uma equipa hospitalar e não um aluno a realizar um estágio observacional. Foi o estágio em que senti maior evolução nas competências clínicas e não clínicas que atribuo à exigência e dedicação da minha tutora, Dra. Liliana Dias.

O último estágio que realizei foi o estágio de Cirurgia, no Hospital da Luz. Pessoalmente não concordo com o modelo de estágio utilizado, pois estou em crer que observar procedimentos cirúrgicos, apesar de interessante, não é o método mais proveitoso para os alunos. Acredito que o estágio poderia ter uma componente mais importante de consulta, enfermaria e SU para um maior aproveitamento e desenvolvimento da competência diagnóstica da patologia cirúrgica e de desenvolvimento de técnicas cirúrgicas básicas.

De forma global creio ter tido um aproveitamento muito bom de todos os estágios que integram o Estágio Profissionalizante do 6º Ano do MI Medicina. Sinto ter cumprido os objetivos propostos pelas UC’s e por mim próprio em todas as rotações à exceção de Ginecologia e Obstetrícia pelos motivos já abordados em cima.

Em exercício de autoavaliação, as competências que mais desenvolvi foram as de semiologia, diagnóstico dos principais síndromes clínicos, comunicação com doentes e familiares e postura profissional. Por outro lado, as principais dificuldades sentidas estão relacionadas com a prescrição farmacológica e na tomada de decisão que atribuo à falta de experiência.

Encarei este ano letivo com total dedicação e empenho e creio ter dele retirado excelentes frutos para o ciclo que brevemente iniciarei, resultado da postura proativa que mantive ao longo de todos os estágios realizados. Sei que muito caminho me resta percorrer, mas acredito partir desta casa com as bases que me permitirão alcançar os meus objetivos de ser um bom profissional e um defensor acérrimo da Vida Humana.

(11)
(12)
(13)

Anexo 2 – Certificado de comparência no Congresso Nacional da AMCP

Referências

Documentos relacionados

• texto informativo, esquema do ciclo de vida, oito figuras (características, semente, fruto, ger- minação, pólen, óvulo, flor), quadro comparativo de monocotiledôneas e

A minha intervenção incidiu nas crianças em acolhimento residencial e teve como principais objetivos: (i) traçar um retrato das crianças e jovens que se encontram no

Among the related themes identified in the study that showed greater relevance and incidence in the research were: supply chain, supply chain, sustainable operation

gonistas do poder político e a Igreja Católica, procurando construir um regime de separação mais viável, dado, por um lado, o peso dos sectores que reclamavam a independência

Os EUA coagiram os japoneses a abrir o país ao exterior, foram Aliados do Japão na Primeira Guerra Mundial, inimigos durante a Segunda Guerra Mundial, ocuparam o país e

Several limitations of this study should be considered when interpreting the results. Multiple measurements of exhaustion and organizational commitment over time would provide a

O tempo de cultivo mais adequado para a produção de amilases pelo fungo Rhizomucor miehei (48 horas) é inferior ao tempo encontrado por Kunamneni, Permaul e

64 Sendo que as edições de 1693 (e não de 1711 como inicialmente previsto) e de 1819 seriam adotadas como base para a revisão, uma opção justificada ao longo do processo de