• Nenhum resultado encontrado

A CONFIGURAÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "A CONFIGURAÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM DO MINISTÉRIO DA SAÚDE"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

M iranda LV et al

Resumo

P a la vr a s- cha ve :

P a la vr a s- cha ve : Residência de Enfermagem. Estudo documental.

Abstract Resumen

Ke ywo r d s:

Ke ywo r d s: Nursing Residence. Documentary study. Pa la bra s cla ve :Pa la bra s cla ve : Pasantía de enfermería. Estudio documental

A CONFIGURAÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA

DE ENFERMAGEM DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

The conf igurat ion of t he Nursing Residence Program f rom t he Healt h Minist ry

La conf iguración del Programa de Pasant ía de Enf ermería del Minist ério de la Salud

Leticia Valladão Miranda Gertrudes Teixeira Lopes

Trata-se de um estudo de natureza documental, tendo como objeto a constituição didático-pedagógica do Programa de Residência de Enfermagem do Ministério da Saúde em convênio com a Universidade do Rio de Janeiro. O objetivo foi descrever a organização da estrutura do Programa de Residência de Enfermagem nos aspectos pedagógicos e metodológicos. As fontes primárias utilizadas foram os documentos pertinentes ao programa e adequações evidenciadas em sua trajetória. As fontes secundárias foram as diversas publicações sobre a temática. Os campos do estudo foram o Núcleo Estadual do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde e a Coordenação Acadêmica da Residência de Enfermagem. No desenvolvimento do trabalho, foi utilizado um roteiro para análise documental. Os resultados mostram como está distri-buída a carga horária do curso, estrutura curricular e critérios para conclusão do curso; e analisa o desenvolvimento do curso desde sua criação, os aspectos positivos e as inadequações do Programa.

It’s a documentary study. It has as object a constitution of the didactic pedagogical Nursing Residence Program from the Health Ministry on convention with the Rio de Janeiro University (UNIRIO). The purpose was to describe the organization of the structure of Nursing Residence Program on pedagogical and methodological aspects. The primaries fountains used were the documents relating to the Program and adjustments evidenced on its trajectory. The secondaries fountains were the several publications about the subject. The areas of study were The Rio de Janeiro Nucleus from the Health Ministry and the Academic Coordination of the Nursing Residence. On the work development it was utilized a script to the documentation analysis. The results show us how the schedule load course is distributed, curriculum structure and criterions to the course conclusion. It analyzes the development of the course since its creation, positive aspects and inadequations of the program.

Se trata de un estudio de naturaleza documental, tieniendo como objeto la constitución didáctica y pedagógica del Programa de Residencia de Enfermería del Ministério de la Salud en convenio com la Universidad de Rio de Janeiro – Brasil. El objetivo fue describir la organización de la estructura del Programa de Pasantía d e En fe r m e r ía e n lo s a s p e ct o s p e d a g ó g ico s y metodológicos. Las fuentes primarias utilizadas fueron los documentos pertinentes al Programa y adecuaciones evidenciadas en su trayectoria. Las fuentes secundarias fueron las diversas publicaciones sobre la temática. Los campos de estudio fueron el Núcleo Estadual del Rio de Janeiro del Ministério de la Salud y la Coordinación Académica de la Pasantía de Enfermería. En el desarrollo del t r abajo fue ut ilizado un guión par a análisis d o cument al. Lo s r esult ad o s mo st r an co mo est á distribuida la carga horaria del curso, estructura curricular y criterios para conclusión del curso; y analisa el desarrollo del curso desde su creación, aspectos positivos e inadecuaciones del Programa.

ARTIGOS DE PESQUISA

(2)

INTRODUÇÃO

A Residência de Enfermagem do Ministério da Saúde/ UNIRIO é uma modalidade de treinamento em serviço, cri-ada nos moldes da Residência Médica, e que é oferecido aos enfermeiros recém-formados como forma de qualifi-ca-los para o mercado de trabalho, mediante um aprofundamento teórico/prático. Tem a duração de 2 anos, com uma carga horária de 60 horas semanais, com 40 horas desenvolvidas em atividades práticas, 12 horas em extensão e 8 horas em atividade de pesquisa. Oferece uma bolsa de estudo no mesmo valor que é pago para a Residência Médica (em torno de R$ 1400,00).

Apesar de a Residência de Enfermagem ter mais de 20 anos de existência, ainda hoje não é reconhecida, es-tando em tramitação, na Câmara dos Deputados, o Proje-to de Lei de no 2264/961, do Deputado Paulo Rocha (PT-PARÁ), que institui a Residência de Enfermagem na mo-dalidade de pós-graduação “ Lato-Sensu” . Devido a isso, o enfermeiro em muitos Programas existentes recebe somente um certificado de Treinamento em Serviço.

Uma forma de se oficializar esse Programa, que se-gue os moldes da regulamentação proposta, é o modelo adotado pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO) que, através de um convênio de cooperação técnica firmado com o Ministério da Saúde (MS), criou o Curso de Pós-Graduação em nível de Especialização, sob a forma de Treinamento em Serviço para Enfermeiros, nos moldes de Residência. Ele é respaldado pela Resolução no 1 2 /

8 3 , de 0 6 / 1 0 / 8 32, do Conselho Federal de Educação,

que fixa condições de validade aos certificados de aper-feiçoamento e especialização emitidos por qualquer instituição de nível superior.

O curso oferece atividades práticas e de extensão desenvolvidas nos Institutos e Hospitais do MS, além de outras instituições públicas que mantenham convênios de cooperação técnica com o Ministério da Saúde e estejam localizadas no Município do Rio de Janeiro, sob a orienta-ção e supervisão dos enfermeiros dessas unidades hos-pitalares, que desempenham a função de preceptores desses Residentes. As atividades de ensino e pesquisa são de responsabilidade da UNIRIO, através da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, que estruturou esse curso de pós-graduação na modalidade de Residência de En-fermagem e está regulamentado pela Resolução n. º 1560, de 09/ 01/ 963, dos Conselhos de Ensino e

Pes-quisa e Universitário da UNIRIO.

A sétima turma do curso está em andamento e seus objetivos são proporcionar ao enfermeiro o acesso a um conjunto de atividades que articulem os conhecimentos referentes a pesquisa, assistência, extensão e ensino de

Enfermagem, qualificando-o como profissional crítico e inseri-do no debate sobre o desenvolvimento técnico-científico.

Para conhecer melhor este Programa, levantou-se os seguintes questionamentos: Como se configura o Pro-grama de Residência de Enfermagem da UNIRIO? Como ocorre essa formação?

Assim delimitou-se como objeto do estudo: a consti-tuição didático-pedagógica do Programa de Residência de Enfermagem do Ministério da Saúde em convênio com a Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO).

O objetivo do estudo é descrever a organização da es-trutura do Programa de Residência de Enfermagem no que se refere aos aspectos pedagógicos e metodológicos.

A escolha específica desse programa justificou-se por ser o mesmo regulamentado como curso de pós-gradu-ação, em nível de especializpós-gradu-ação, sob a forma de treina-mento em serviço, nos moldes de Residência, tendo um conteúdo teórico-prático já sistematizado e implementado. Como responsável direta pela Residência de Enfer-magem no MS no âmbito do Rio de Janeiro, tivemos um grande interesse em desenvolver este trabalho, pela necessidade de aprofundamento do conhecimento acerca deste programa, nos aspectos relacionados à atividade acadêmica.

Este estudo é relevante, pois como a Residência de Enfermagem encontra-se ainda procurando seus rumos e está em constante processo de transformação e apri-moramento, buscando caminhos para sua regulamenta-ção e reconhecimento, esperamos que sirva de subsídio não só para avaliações do programa, mas também como norte para instituições que desejem oficializar esta im-portante forma de qualificação que é representada pela Residência de Enfermagem.

METODOLOGIA

Este trabalho é de natureza documental. Ao iniciá-lo, o primeiro passo foi buscar a documentação referente ao con-teúdo didático-pedagógico do Programa, desde a primeira turma que iniciou no ano de 1996. Essa documentação en-contra-se arquivada na Secretaria Acadêmica da Residên-cia, que fica situada na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da UNIRIO, que autorizou através da sua direção, por escri-to, sua publicação.

(3)

M iranda LV et al

Como método de pesquisa, foi utilizada a análise documental que é definida4 como “ uma operação ou

um conjunto de operações visando representar o con-teúdo de um documento sobre uma forma diferente da original, a fim de facilitar num estado ulterior, a sua consulta e referenciação” . Foi enfatizado também5

que “ a análise documental busca identificar informa-ções factuais nos documentos” .

Para o desenvolvimento do trabalho, foram utili-zados como fontes primárias de pesquisa, os docu-mentos referentes à oficialização e à operacionalização da Residência de Enfermagem, entre as quais as resolu-ções, regimentos, projetos do curso, entre outros, e como fontes secundárias teses, dissertações, catálogos etc.

Nos procedimentos iniciais da análise documental, foram selecionados os documentos de acordo com o objeto do estudo, utilizando um roteiro estruturado e pré-estabelecido. Foi feita uma leitura detalhada, com a identificação e numeração de cada documento.

Após este passo, foi iniciada a análise de conteúdo, com estabelecimento da unidade de análise e sua pos-terior classificação temática4.

Para dar maior visibilidade aos conteúdos contidos nos documentos estudados, criamos um modelo de quadro para classificação temática, que foi de extrema utilidade na análise dessa documentação.

Numa posterior análise do material, foram separa-dos os documentes referentes à estrutura curricular, desde a sua implantação, no ano de 1996, até o último programa, em 2 0 0 2 . Esta etapa teve como objetivo verificar se houve alguma modificação no decorrer des-ses anos no conteúdo da estrutura curricular inicial-mente proposta.

Apresentamos a seguir, a configuração do Progra-ma de Residência de EnferProgra-magem, nos seus aspectos de formação, de pesquisa e de extensão com uma aná-lise baseada na visão de Paulo Freire sobre Educação.

Número Documento Classificação Temática

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13 Projeto de Lei 2264/96 Resolução no 2204

Resolução no 2245

Resolução no 1CNE/CES

Proj. Curso Res Enf

Regulamento do curso

Programa de disciplina

Diretrizes do curso

Prog da Res.Enf

Prog ativid.Preceptoria

Extrato do convênio

Normas e Diretrizes

Decreto 80.281 Res. Médica

Preceptoria

Criação/ aspectos legais Especialização Formação

27

13

18

41

8

8

19

43

17

1

2

2

9

4

28

1

3

5

2

31

9

10

13

24

9

20

5

3 Q ua dro n

Q ua dro noo 1 : 1 : Classificação temática dos conteúdos evidenciados na Análise Documental.

(4)

RESULTADOS

A Residência de Enfermagem do convênio do Ministé-rio da Saúde/UNIRIO é um curso de Especialização sob a forma de Treinamento em Serviço para Enfermeiros, nos moldes de Residência, e está regulamentada pela Reso-lução no 1560, de 09/01/963, e se apóia nos seguintes

instrumentos legais.

· Resolução no 12/83, de 06/10/83, que fixa

condi-ções de validade aos certificados de aperfeiçoamento e especialização emitidos por qualquer instituição de nível superior2;

· Resolução CNE/CES no 1, de 03/04/2001, do

Conse-lho Nacional de Educação6;

· Resoluções da Residência Médica – Decreto número 80281/77, Lei número 6932, de 07/07/1981, e de-mais Resoluções que regulamentam a Residência Mé-dica, cria a Comissão Nacional de Residência Médica e dá outras providências7;

· Lei no 1 0 .4 0 5 / 2 0 0 28, de Legislação da Comissão

Nacional de Residência Médica (CNRM) 8, que prevê

no seu artigo 4o , uma bolsa de estudo

correspon-dente a 85% (oitenta e cinco por cento) do venci-mento básico fixado para os cargos de nível superior posicionados no padrão I da classe A do Anexo da Lei no 10.302, de 31/10/2001, em regime de 40

(qua-renta) horas semanais, acrescido de adicional no percentual de 112,09%, por regime especial de treina-mento em serviço de 60 (sessenta) horas semanais.

De acordo com o Regulamento do curso9, o programa

tem como objetivo geral:

Proporcionar ao Enfermeiro o acesso a um conjunto de atividades/ ações que articulem os conhecimentos referentes à pesquisa, à assistência, à extensão e ao ensino de enfermagem, qualificando-o como profissional crítico e inserido no debate sobre o desenvolvimento técnico-científico, visando a:

1. Aprofundar conhecimentos de Enfermagem em quatro áreas de concentração: Enfermagem Clínica e Cirúrgica, Enfermagem na Saúde da Criança e da Mulher, Enfermagem em Saúde Pública e Enfermagem em SaúdeMental e Psiquiatria..

2. Formular estratégias de atuação do Enfermeiro frente aos problemas de saúde da população,

articulando conteúdos específicos ao quadro sanitário e ao modelo assistencial, segundo os pressupostos do Sistema Único de Saúde (SUS).

3. Realizar investigações científicas com base nos subsídios teóricos e práticos oriundos do desenvolvimento do Curso de Especialização sob a forma de Treinamento em Serviço para Enfermeiros nos moldes de Residência.

Os objetivos desta proposta mostram coerência com a visão de Freire10de que a Educação precisa ser

construída numa relação dialógica e crítica para que consiga ser transformadora. Na teoria, demonstra ser avançada comparando-a aos Programas de Residência existentes que valorizam apenas o treinamento em serviço e a força de trabalho destes enfermeiros.

As áreas de concentração abordam a produção e a aplicação dos conhecimentos de Enfermagem e áreas afins, com ênfase nos seguintes elementos9:

· A análise crítica dos determinantes do processo saúde-doença ( aspectos econômicos, políticos e sociais);

· A articulação entre o conhecimento teórico e a prática profissional;

· O estudo da Assistência de Enfermagem com base nos enfoques clínico (diagnóstico, tratamento, cura e reabilitação), epidemiológico, de programação das ações e serviços de saúde e da educação em saúde.

A ênfase na articulação da teoria com a prática, ou seja, a práxis na visão de Freire11,, configura-se como um

grande avanço para os programas de Residência, uma vez que historicamente esta modalidade de treinamento tem sido utilizada equivocadamente como uma forma de suprir postos de trabalho em diversas instituições. Apesar disso, na prática, tem sido um grande desafio fazer essa articulação, devido ao grande distanciamento das instituições de ensino com as unidades de treinamento onde se desenvolvem as atividades práticas, além da carência de recursos humanos na área de Enfermagem que faz com que os enfermeiros residentes sejam vistos como mais um para compor a escala.

(5)

M iranda LV et al

incluindo a coordenação acadêmica. Toda a programação teórica desenvolvida é baseada na grade curricular aprovada pelos Conselhos de Ensino e Pesquisa e Universitário3.

A metodologia do curso é desenvolvida de forma a int egr ar os component es de ensino, pesquisa, extensão e assistência, objetivando proporcionar uma formação abrangente e global, não fracionada, mas garantindo a especialidade do saber em enfermagem3,

da seguinte forma:

En sin o :

En sin o : são ministradas as disciplinas apresentadas

na estrutura curricular.

P e s q u i s a :

P e s q u i s a : exer cícios de investigação que

instrumentalizam os Residentes em Enfermagem na elaboração e formulação do projeto de pesquisa que resulta na monografia de conclusão do curso.

Ext e n sã o :

Ext e n sã o : ações e atividades na comunidade, tendo

como referência as unidades de saúde selecionadas como pólos da Residência em Enfermagem.

Assist ê n cia :

Assist ê n cia : exercício profissional do assistir,

ten-do o cuidaten-do de enfermagem como alvo dessa as-sistência, nas unidades de saúde selecionadas como pólos da Residência em Enfermagem na for-ma de jornadas diárias e plantões.

Este curso tem uma carga horária de 5.580 horas, cumprida em 2 anos, com um período de 30 dias de des-canso entre cada ano. Para efeito de medida do trabalho acadêmico, a unidade básica utilizada é o crédito. Cada crédito corresponde a 45 horas de trabalho acadêmico efetivo por período letivo. O Programa congrega 124 cré-ditos, sendo a maior parte da carga horária (70%) de atividades assistenciais, ficando o restante (30%) para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, conforme demonstrado no quadro a seguir.

Q u a d ro n

Q u a d ro no o 2 : 2 : Atividades, carga horária e créditos do

Pro-grama de Residência de Enfermagem do Ministério da Saúde. Rio de Janeiro, 2003.

Fonte: Programa do Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu, da Escola de Enfer-magem Alfredo Pinto, referente à Residência de EnferEnfer-magem, ano 2003.

ENSINO

PESQUISA

EXTENSÃO

ATIVIDADE ASSISTENCIAL DIÁRIA

TOTAL

CRÉDITOS

ATIVIDADES CARGA HORÁRIA

8 1 0

5 4 0

3 1 5

3915

5.580

18

12

7

87

1 2 4

Esta carga horária distribuída semanalmente repre-senta 6 0 ( sesrepre-senta) horas de atividades, cumpridas da seguinte forma:

· 08 horas semanais para as aulas teóricas na Esco-la de Enfermagem Alfredo Pinto - 1 dia na semana

· 4 0 horas semanais nas unidades de saúde - 4 dias de 10 horas.

· 12 horas semanais destinadas à pesquisa e ex-tensão que deverão ser desenvolvidas na própria unidade assistencial ou em outras instituições, após aprovação da Coordenação do curso.

Consideramos a carga horária de 40 horas sema-nais de assist ência muit o exaust iva, levando- se a especificidade da atividade de Enfermagem, que po-deria prejudicar o desempenho do enfermeiro residente nas outras atividades desenvolvidas no curso que equi-vale a mais 20 horas.

No Projeto de lei1 que regulamenta a Residência de

Enfermagem, a carga horária proposta é de 40 horas semanais, porém a grande maioria dos programas de Residência mantém 60 horas, porque se baseiam na Lei n0 1 0 .4 0 5 / 2 0 0 28. Alterar essa carga horária

signi-fica diminuir o valor da bolsa, o que provavelmente di-minuiria o interesse do enfermeiro pelo Programa.

O programa consta de 10 disciplinas em sua estru-tura curricular, das quais 7 são oferecidas no primeiro ano, sendo 4 com uma carga horária de 45 horas e 3 com carga horária de 90 horas. No segundo ano são ministradas 3 disciplinas, sendo 2 com carga horária de 90 horas e 1 com carga horária de 180 horas. O desenvolvimento da monografia é realizado ao longo do segundo ano do curso, com um trabalho definido pelo próprio aluno, de acordo com as linhas de pesqui-sa da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, com orien-tação de docente do quadro da UNIRIO, com título de mestre ou doutor.

(6)

Q ua d ro 3 :

Q ua d ro 3 : Disciplinas oferecidas no1o ano do Programa da Residência de Enfermagem do Ministério da Saúde. RJ, 2003

EMENTA DISCIPLINA Horária CréditosCarga

Aborda diretrizes políticas que definem a organização/ o funciona-mento do Sistema Nacional de Saúde. Discute os princípios do SUS e formulação de modelos assistenciais.

POLÍTICA DE SAÚDE 45 01

45 PLANEJAMENTO E

PROGRAMAÇÃO EM SAÚDE

Apresenta abordagens teórico-metodológicas do planejamento, enfatizando o planejamento estratégico como instrumento adequa-do ao manejo da problemática da Saúde. Aborda o planejamento em Saúde como meio de subsidiar a ação dos profissionais da área. 01

45 01

45 01

EPIDEMIOLOGIA

Estuda os determinantes do processo saúde-doença. Apresenta os conceitos e os pressupostos do método epidemiológico e conceitos básicos em epidemiologia. Propiciará o cálculo e interpretações de indicadores de saúde.

RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Aborda o relacionamento entre profissional de saúde/ cliente/ equi-pe/ comunidade objetivando a humanização do cuidado de enferma-gem. Proporciona o debate sobre as dificuldades do relacionamen-to humano e as implicações no processo saúde-doença.

02 90

METODOLOGIA DA ASSISTÊNCIA

Estuda as várias abordagens teórico-metodológicas sobre assistência de enfermagem, tendo como fulcro o cuidar em Enfermagem. Proporci-ona a reflexão sobre a prática com base na Ética e na Legislação em Enfermagem. Os conhecimentos de Semiologia e do Registro de Enfer-magem constituem instrumentos da Metodologia da Assistência.

02 90

Estudo do processo ensino-aprendizagem. Subsidia a ação educacional do profissional enfermeiro na formulação de objetivos, conteúdos e téc-nicas voltadas para diferentes grupos sociais.

DIDÁTICA

02 90

Estuda os elementos constitutivos essenciais à investigação científica tendo os paradigmas da ciência como base referencial. Discute a elabo-ração de artigos científicos e a pesquisa como forma de saber subsidi-ando a elaboração da monografia.

METODOLOGIA DA PESQUISA

10 10 T O T A L

T O T A L

450 450

Q ua d ro 4 :

Q ua d ro 4 : Disciplinas oferecidas no2o ano do Programa da Residência de Enfermagem do Ministério da Saúde. RJ, 2003.

Fo nt e: P ro gr am a do C ur so d e P ós -G ra du aç ão L at o-Se ns u, d a Es co la d e En fe rm a-ge m A lfr ed o Pi nt o, re fe re nt e à Re si dê nc ia d e En fe rm ag em , a no 2 00 3. Fo nt e: P ro gr am a do C ur so d e P ós -G ra du aç ão L at o-Se ns u, d a Es co la d e En fe rm ag em Al fr ed o Pi nt o, re fe re nt e à Re si dê nc ia d e En fe rm ag em , a no 2 00 3. EMENTA DISCIPLINA Horária CréditosCarga

Aborda as teorias administrativas, com ênfase na gerência, tendo como referencial o conceito de Qualidade Total. Abrange a administração de re-cursos humanos, materiais e financeiros através dos vários métodos e téc-nicas organizacionais. Discute os vários modelos de supervisão e auditoria. ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA TÓPICOS AVANÇADOS EM ENFERMAGEM

Proporciona condições para a produção de trabalhos científicos através da exposição e da análise crítica dos elementos constitutivos metodológicos exigidos por uma investigação científica, caracterizando-se por uma construção coletiva. Orienta a elaboração das monografias. 02

90

02 90

T O T A L T O T A L

04 180

Aborda os conhecimentos relativos a cada área de concentração, cuja abrangência e aprofundamento propõe-se a incorporar conteúdos atualizados, tais como a aplicação crítica das tecnologias de ponta, a formu-lação de modelos assistenciais, a construção do saber em enfermagem e a implantação de novas abordagens teóricas e metodológicas.

08 08 360

(7)

M iranda LV et al

Como podemos notar, há um bloco de 7 disciplinas que são apresentadas no primeiro ano, relativos a temas abrangentes, importantes para todas as áreas de Enfer-magem. No entanto, os temas relacionados aos aspectos técnicos, com enfoque na prática, só começam a ser abor-dados no segundo ano, na modalidade de Tópicos Avan-çados em enfermagem o que causa muitas reclamações e insatisfação por parte dos enfermeiros residentes que buscam este curso para qualificação e aprofundamento do fazer de enfermagem.

Por ser um curso com uma característica bastante pe-culiar, a de ser eminentemente assistencial, há uma gran-de expectativa gran-de que ele venha a preencher as lacunas deixadas pela graduação, o que na realidade tem deixa-do um pouco a desejar, pois esta não é uma meta deixa-do Programa.

Para as atividades de assistência, foram estabelecidas diretrizes para a definição de unidades e setores de saúde12 da seguinte forma:

1 º Ano 1 º Ano

· Devem contemplar ações e/ ou Programas e/ ou atividades de caráter abrangente, básico, atendendo aos diversos níveis de atenção à saúde (primário, secundário, terciário e quaternário) , no âmbito individual e coletivo;

· Devem oferecer suporte de recursos humanos em Enfermagem que favoreçam e estimulem a realização e/ou participação dos Residentes em Enfermagem nas ações, programas e atividades no âmbito da Pesquisa, do Ensino, da Assistência e da Extensão;

· Devem proporcionar condições e situações que permitam ao Residente em Enfermagem compreender a prática de Enfermagem como uma prática articulada entre os conhecimentos das quatro Áreas de Concentração (concepção de generalista);

· Devem possibilitar um tratamento interdisciplinar do objeto de estudo – a saúde e a doença, com base nos conhecimentos próprios da Enfermagem e das disciplinas afins;

· Devem favorecer e estimular o desenvolvimento de ações na ótica da equipe multiprofissional ( intr apr ofissional: Equipe de Enfer magem e interprofissional: Equipe de Saúde).

2 2oo Ano Ano

Devem oferecer ações e/ ou programas e/ ou atividades:

· que aprofundem e ampliem os conhecimentos específicos de cada Área de Concentração (concepção de especialista);

· de nível de complexidade do conhecimento teórico e da prática diferenciado do 1o ano;

· em áreas inovadoras, experimentais e alternativas, expandindo as possibilidades de atuação do Enfermeiro.

A organização do Programa desta forma busca uma atuação mais abrangente e horizontalizada no 1o ano,

com atividades assistenciais de média complexidade con-templando a concepção generalista estabelecida nas Di-retrizes do curso, e no 2o ano é destacada a vertente de

especialização, com um conhecimento mais aprofundado e verticalizado, com um nível de complexidade maior, vol-tado para uma área específica do saber. Porém, para a maioria dos enfermeiros egressos desse Programa, es-pecialmente na área de concentração Clínica e Cirúrgica, esta organização dificulta a vertente de especialização que eles almejam com o curso.

Quando vêm para a Residência, trazem consigo inú-meras expectativas de um aprofundamento teórico na área que eles escolheram e que nem sempre são alcançadas. Para Freire10, o Homem não pode ser objeto da

Edu-cação e sim sujeito. Contrariando essas argumentações, os residentes não conhecem a lógica do conteúdo, a sua distribuição e nem participam do seu planejamento.

A modalidade de Extensão13 é descrita como ações e

atividades na comunidade tendo como referência as uni-dades de saúde selecionadas como pólos da Residência em Enfermagem. Os residentes deverão oferecer cursos de atualização para os agentes comunitários, participar de campanhas de saúde e desenvolver projetos de ex-tensão que incorporem ações de planejamento, execu-ção e avaliaexecu-ção em saúde.

(8)

con-gresso, seminários, aulas e outras atividades que, apesar de serem importantes para o enfermeiro, não atendem aos objetivos a que se propõe a Extensão. Essas ativida-des da forma como são ativida-desenvolvidas, estão mais para atividades curriculares e necessitam de uma revisão para que ela atenda ao que se destina. O programa deixa uma lacuna neste aspecto, o que precisa ser corrigido.

As atividades de pesquisa são caracterizadas como exercícios de investigação para instrumentalizar os Residentes de Enfermagem na elaboração e formulação de Projeto de Pesquisa que resultará na monografia de conclusão do curso e englobam também a produção e apresentação de trabalhos científicos em eventos nacionais, regionais e locais.

Tais atividades são bem contempladas nesse progra-ma. Desde o primeiro ano, são oferecidos conteúdos que irão instrumentalizar o enfermeiro na elaboração e for-mulação da monografia. É destinada uma carga horária para essa atividade ao longo da Residência, mas infeliz-mente ela não é muito aproveitada pelo enfermeiro, que em geral acumula a Residência com outro emprego, o que traz prejuízo para a sua atividade científica. Apesar disso, no ano de 2002, foi elaborado um catálogo de monografias da Residência de Enfermagem da UNIRIO, referente ao período de 1998-2000, com 70 monografias publicadas (Catálogo de Monografias da Residência da UNIRIO, 2000) 14.

Ao final do período de 2 anos, o enfermeiro somente adquirirá o título do curso de Especialização, após o cum-primento dos seguintes requisitos:

· Freqüência comprovada de 85% (oitenta e cinco por cento) em cada atividade: Ensino, Pesquisa, Extensão e Atividade Assistencial.

· Aprovação com a nota mínima de 7,0 (sete) inteiros nas atividades com avaliação formal (Provas, Exercí-cios, Projetos, Monografia) e na avaliação feita pelo preceptor da área, relacionadas às atividades assistenciais.

· Apresentação de Monografia como conclusão do curso.

CONCLUSÃO

O curso de Especialização nos moldes de Residência de Enfermagem do Ministério da Saúde/UNIRIO foi criado em 1995, sob o aspecto legal, porém a sua primeira tur-ma iniciou em 1996, com o progratur-ma didático-pedagógi-co que foi apresentado no dedidático-pedagógi-correr deste trabalho. Após

estudo minucioso do programa no decorrer desses 7 anos, verificou-se que não houve modificações na sua estrutu-ra, na sua forma e nem no seu conteúdo. O programa permanece o mesmo, tal como foi concebido, tendo for-mado 98 enfermeiros dos 182 matriculados (até 2002). É um programa bem conceituado, uma vez que é o único no Rio de Janeiro que dá o título de especialização, estando inclusive de acordo com a proposta contida no Projeto de Lei que aguarda aprovação no Congresso Na-cional para oficializar a Residência de Enfermagem, com exceção da carga horária.

A estrutura do Programa mostra coerência com a proposta de desenvolver o enfermeiro nos aspectos de ensino, pesquisa e extensão no que se referem aos aspectos pedagógicos e metodológicos, porém deixa a desejar na composição do conteúdo teórico voltado para cada área de concentração específica, necessá-rios para uma especialização.

Apesar de não ter sofrido modificações e nem avalia-ções até o momento, a estrutura curricular está em con-sonância com os objetivos propostos pelo programa, muito embora não esteja atendendo as exigências atuais de formação do enfermeiro especialista e de suas expectati-vas, mostrando uma incoerência do programa que se propõe a formar um profissional crítico e inserido no de-bate sobre o desenvolvimento técnico-científico, sem, no entanto, dar oportunidade para que o enfermeiro partici-pe desse processo.

A estrutura curricular, desenvolvida ao longo de dois anos, permite uma uniformização de conhecimentos dos enfermeiros egressos de diversas faculdades e de dife-rentes níveis, facilitando assim uma melhor apreensão do conteúdo. Para ministrar esses conteúdos, a UNIRIO pos-sui um quadro docente capacitado, apesar de ter um quan-titativo limitado, o que impede a expansão do programa em número de alunos. Essa limitação quantitativa de docente também dificulta a atividade de orientação das monografias e o acompanhamento dos alunos nas ativi-dades assistenciais. Atualmente, esta dificuldade tem di-minuído devido a participação dos preceptores com títu-los de mestrado e doutorado como orientadores.

(9)

M iranda LV et al

Referências

Outra dificuldade nessa articulação é o distanciamento da instituição de ensino com as unidades de treinamento onde são desenvolvidas as atividades assistenciais. Os enfermeiros preceptores, que deveriam ser os grandes articulares dessa práxis, participam como meros coadju-vantes, muitas vezes desconhecendo a proposta do cur-so, o seu papel como preceptor e o do enfermeiro resi-dente naquela instituição.

A atividade de Extensão requer ainda uma definição de rumos pois parece ser uma outra incoerência do pro-grama em relação a sua proposta e o que se desenvolve na prática. É necessário um esforço conjunto da Coorde-nação da UNIRIO, do MS e das coordenações das áreas assistenciais para definir o que se pretende com essa atividade e de que forma ela deverá ser desenvolvida.

Uma outra questão que merece destaque é a carga horária utilizada para o desenvolvimento do curso, princi-palmente no que se refere às atividades assistenciais. Por ser 60 horas semanais e muitos deles acumularem com algum vínculo empregatício, o desgaste acumulado ao

longo desses dois anos é muito grande, talvez sen-do este um sen-dos motivos que levem muitos deles a desistirem no meio do caminho.

O Programa necessita de uma avaliação ampla para que se façam alguns ajustes visando não só atender aos objetivos do curso como também às necessidades do enfermeiro que busca a Residência como forma de se especializar. A avaliação não é um processo acabado, auto-suficiente, mas possibilita a explicação de um fenômeno, suas causas, conseqüências, propiciando elementos para discussão e tomada de decisão15.. Para isso, torna-se

im-prescindível a participação do enfermeiro residente como sujeito, crítico e participante, além de todos os profissio-nais envolvidos nesse processo de ensino/ trabalho.

Apesar dos ajustes que necessitam ser feitos, esse Programa, que já se encontra na sétima turma, se confi-gura como um norte para outras instituições que tenham tal Programa sem a configuração de um curso de pós-graduação, até que a legalização da Residência de Enfer-magem finalmente saia do papel.

1. Projeto de Lei n0 2264/96. Institui a Residência de Enfermagem e

dá outras providências. Disponível em: http://www.camara.gov.br. Acesso em 10 out 2003.

2 . Resolução n0 1 2 / 8 3 de 0 6 de outubro de 1 9 8 3 . Fixa

condi-ções de validade aos certificados de aperfeiçoamento e especi-alização emitidos por qualquer instituição de nível superior. Diá-rio Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília ( DF) , 2 7 out 1983: Seção I – p. 18.233

3 . Resolução n0 1.560. Dispõe sobre a regulamentação do

Cur-so de especialização Cur-sob a forma de treinamento em serviço para enfermeiros, nos moldes de Residência Conselho Superior de Ensino e Pesquisa. Universidade do Rio de Janeiro/ UNIRIO, Rio de Janeiro ( RJ) , 1996.

4. Bardin, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa (LB); Edições 70; 1977.

5. Lüdke M, André ED. Pesquisa em Educação: abordagens qualita-tivas. São Paulo (SP): EPU; 1986.

6. Resolução CNE/CES no1. Dispõe sobre o estabelecimento de normas

para o funcionamento de cursos de pós-graduação. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF), 09 abr 2001: Seção 1:12.

7. Decreto no 80.281, de 05 de setembro de 1977. Regulamentação

da Residência Médica. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília (DF),06 de set 1977. Disponível em < http:/ /www.abrasco.org.br.residencia/decreto> . Acesso em 02 out. 2003.

8. Lei no 10405, de 09 de janeiro de 2002.Altera o caput do artigo

40 da Lei no 6.932, de 07 de julho de 1981. Disponível em: < http//

rm.fundap.sp.gov.br> . Acesso em 02 out 2003.

9. Reg ulament o d o Cur so d e esp ecialização so b a fo r ma d e treinamento em serviço para enfermeiros, nos moldes de Re-sidência. Escola de Enfer magem Alfr edo Pinto/ UNIRIO, Rio de Janeiro ( RJ) , 1 9 9 6 .

1 0 . Freire, P. Educação e mudança. 2 6a ed. Rio de Janeir o:

Paz e Ter r a, 2 0 0 2 .

1 1 . Freire, P. Pedagogia do oprimido. 1 7a ed. Rio de Janeiro:

Paz e Ter r a, 1 9 8 7 .

12. Diretrizes para o desenvolvimento do programa do curso de especialização sob a forma de treinamento em serviço para enfer-meiros, nos moldes de Residência. Escola de Enfermagem Alfredo Pinto /UNIRIO, Rio de Janeiro (RJ), 1996.

13. Projeto do curso de especialização sob a forma de treinamento em serviço para enfermeiros, nos moldes de Residência. Escola de Enfermagem Alfredo Pinto /UNIRIO, Rio de Janeiro (RJ), 1996.

14. Universidade do Rio de Janeiro. Catálogo de monografias da Residência da UNIRIO. 1a ed. Rio de Janeiro (RJ): 2000.

(10)

Recebido em 17/ 12/ 2003 Reapresentado em 06/ 10/ 2004 Aprovado em 20/ 12/ 2004

Sobre as Autoras

Leticia Valladão Miranda: Leticia Valladão Miranda:

En fer meir a d o Min ist ér io d a Saú d e - RJ E- mail: lvmiranda@superid.com.br

Gertrudes Teixeira Lopes: Gertrudes Teixeira Lopes:

Referências

Documentos relacionados

6 Usou-se como referência para os fatores contextuais, o que foi considerado no SIMAVE, nas Avaliações Contextuais, aplicadas através de questionários aos alunos do

[r]

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

Nesta perspectiva, observamos que, após o ingresso dos novos professores inspetores escolares na rede da Secretaria de Estado de Educação, houve um movimento de

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base