• Nenhum resultado encontrado

Relato de experiência das atividades de extensão na forma de campanhas conscientizadoras sobre estresse e ansiedade / Experience report of extension activities in the form of awareness campaigns on stress and anxiety

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Relato de experiência das atividades de extensão na forma de campanhas conscientizadoras sobre estresse e ansiedade / Experience report of extension activities in the form of awareness campaigns on stress and anxiety"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Relato de experiência das atividades de extensão na forma de campanhas

conscientizadoras sobre estresse e ansiedade

Experience report of extension activities in the form of awareness campaigns

on stress and anxiety

DOI:10.34117/bjdv6n8-464

Recebimento dos originais: 15/07/2020 Aceitação para publicação: 21/08/2020

Álvaro Vitor Teixeira Filho

Médico pela Universidade Federal de Goiás Instituição: Universidade Federal de Goiás

Endereço: Rua GV01 Qd 05 Lt 16 Granville, Goiânia – GO, Brasil E-mail: alvaroteixeiramed@gmail.com

Alana Cristina Xavier de Almeida Médica pela Universidade Federal de Goiás

Instituição: Universidade Federal de Goiás

Endereço: Rua Rio Verde Qd 08 Lt 18, Goiânia – GO, Brasil E-mail: alanacx.almeida@gmail.com

Lucas Lupes Cunha

Médico pela Universidade Federal de Goiás Instituição: Universidade Federal de Goiás

Endereço: R. 235, s/n - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, Brasil E-mail: lukas-lop3s@hotmail.com

Ana Gabriela Maia

Médica pela Universidade Federal de Goiás Instituição: Universidade Federal de Goiás

Endereço: R. 235, s/n - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, Brasil E-mail: anamaiac@hotmail.com

Natália Carasek Matos

Médica pela Universidade Federal de Goiás Instituição: Universidade Federal de Goiás

Endereço: R. 235, s/n - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, Brasil E-mail: nataliacascudo_c@hotmail.com

Frederico dos Santos Batista Médico pela Universidade Federal de Goiás

Instituição: Universidade Federal de Goiás

Endereço: R. 235, s/n - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, Brasil E-mail: frederico_sbc@hotmail.com

(2)

Luísa Soffa Rimoldi

Médica pela Universidade Federal de Goiás Instituição: Universidade Federal de Goiás

Endereço: R. 235, s/n - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, Brasil E-mail: luisa.rimoldi@gmail.com

Roberta Sudário Pinheiro

Médica pela Universidade Federal de Goiás Instituição: Universidade Federal de Goiás

Endereço: R. 235, s/n - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, Brasil E-mail: roberta_sudario@hotmail.com

RESUMO

Estresse representa uma reação adaptativa do organismo a um evento, de modo que a cronicidade do estímulo pode provocar manifestações fisiológicas e psicológicas importantes. A proposta da Liga Acadêmica de Saúde Mental (LASM) está relacionada à capacitação dos acadêmicos no âmbito da promoção de saúde mental, sob o olhar da ética e responsabilidade social. Desse modo, este artigo tem como objetivo explicitar as ações desenvolvidas pelos acadêmicos da LASM em campanhas de conscientização sobre estresse e ansiedade. A metodologia utilizada foi o relato de experiência das atividades de extensão, que se utilizou do questionário Jbeili para identificação preliminar da síndrome de Burnout e exaustão emocional. Adicionalmente, habilidades de comunicação também foram exercitadas neste contato com a população, durante a distribuição de panfletos, realização de massagens, orientações e momentos de esclarecimento de dúvidas sobre estresse e ansiedade. Sob o ponto de vista da formação profissional, a liga enriqueceu a experiência acadêmica de forma a sedimentar conhecimentos nas áreas de Psiquiatria e Psicologia.

Palavras-chave: Burnout, Liga Acadêmica, Psiquiatria, Psicologia, Saúde Mental ABSTRACT

Stress represents an adaptive reaction of the organism to an event, so that the chronicity of the stimulus can cause important physiological and psychological manifestations. The proposal of the Academic League of Mental Health (LASM) is related to the training of academics in the field of mental health promotion, from the perspective of ethics and social responsibility. Thus, this article aims to explain the actions developed by LASM academics in awareness campaigns about stress and anxiety. The methodology used was the experience report of the extension activities, which used the Jbeili questionnaire for preliminary identification of Burnout syndrome and emotional exhaustion. In addition, communication skills were also exercised in this contact with the population, during the distribution of pamphlets, massages, guidance and moments to clarify doubts about stress and anxiety. From the point of view of professional training, the league enriched the academic experience in order to consolidate knowledge in the areas of Psychiatry and Psychology.

Keywords: Burnout, Academic League, Psychiatry, Psychology, Mental Health

1 JUSTIFICATIVA/BASE TEÓRICA

Estresse representa uma reação adaptativa do organismo, gerado pela percepção de estímulos que provocam excitação emocional e, ao perturbarem a homeostasia, provocam manifestações fisiológicas e psicológicas. Trata-se de uma experiência inevitável da vida e se desenvolve quando

(3)

um indivíduo falha ao lidar com as aflições e dificuldades psicológicas e cognitivas no cotidiano. O estresse percebido é definido como um entendimento pessoal da quantidade de estresse a que o indivíduo está exposto em um período de tempo.

O burnout emocional e estresse ocupacional estão correlacionados a trabalhos que exijam performance emocional. Esses trabalhos estão positivamente correlacionados a estresse diário e elevados índices de estresse por interação social, os quais têm grande impacto sobre a saúde mental. Por fim, todo esteconjunto se associa a ansiedade e sintomas depressivos. Esses sintomas do estresse se relacionam à capacidade do indivíduo se adaptar ou lidar com fatores estressantes, tanto pela ausência de estratégias de enfrentamento quanto pela reduzida inteligência emocional (a qual age como um moderador entre o estresse e a saúde psicológica) ou resiliência (CARLOTTO; PALAZZO, 2012).

Os efeitos do estresse sobre a saúde são avaliados desde o final do século XIX, especulando-se sua relação com doenças cardiovasculares, insônia, enxaqueca, depressão e transtornos de ansiedade. Os efeitos negativos do estresse e ansiedade estão relacionados não só com o evento estressor e a quantidade de estresse a que cada um está submetido, mas também à interação entre estratégias de enfrentamento e suporte social com o estresse percebido, no contexto da personalidade individual.

As estratégias de enfrentamento do stress podem ser categorizadas em ativas e evitativas. As estratégias ativas pautam-se no gerenciamento dos problemas cognitivamente, através da tomada de medidas que atenuem os efeitos negativos do estresse. Medidas evitativas, por outro lado, regulam o estado emocional negativo gerado pelo evento estressor. Em geral, as estratégias ativas resultam em um ajustamento mais efetivo às situações adversas que as evitativas. O estresse percebido tem um impacto considerável no processo de enfrentamento, que, por sua vez, desempenha um importante papel na adaptação os eventos estressores da vida do indivíduo.

Dentre as pesquisas que avaliam formas de reduzir o estresse, ressalta-se o exercício físico, capaz de reduzir a ansiedade, os sintomas depressivos, e melhorar as funções cognitivas e cardiovascular. Outros estudos mostram que a respiração profunda e meditação podem aliviar tanto o estresse físico quanto mental. Essa técnica também melhora a inteligência emocional, o que contribui para o uso de estratégias de enfrentamento adaptativas para lidar com o estresse. Ademais, o cérebro saudável possui elevada resiliência, através da plasticidade neuronal, o que redireciona a função cerebral no sentido da saúde mental e pode ser auxiliada pela meditação, em função da sua capacidade de fortalecer os circuitos neuronais e melhorar a capacidade de reserva cognitiva. Por fim, a resistência ao estresse pode ser ampliada por estratégias de enfrentamento como resolução de problemas e estratégias de suporte social.

(4)

Diante do exposto, consideramos que a capacitação dos acadêmicos sobre saúde mental é essencial. Essa proposta está contemplada nos projetos da Liga Acadêmica de Saúde Mental (LASM), com objetivo de formar médicos e enfermeiros no campo do saber e do fazer na promoção de saúde, sob o olhar da ética e responsabilidade social.

2 OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho é explicitar as ações desenvolvidas pelos acadêmicos da Liga Acadêmica de Saúde Mental em campanhas de conscientização sobre estresse e ansiedade, relatando as experiências vividas.

3 METODOLOGIA

As atividades de extensão realizadas pela LASM visam principalmente a conscientização da população acerca do estresse e da ansiedade e seus efeitos deletérios à saúde, oferecendo ainda ferramentas para combatê-los, como a massagem relaxante nas mãos. Essas atividades são realizadas por uma equipe multidisciplinar, com cerca de 40 acadêmicos de medicina e psicologia, sob a supervisão de docentes vinculados ao Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFG.

Os acadêmicos da liga participam quinzenalmente de aulas teóricas que abordam temas necessários para realização das atividades com qualidade. Há também aulas práticas em que os acadêmicos aprendem a realizar a massagem relaxante nas mãos, bem como recebem o embasamento teórico de seus benefícios ao organismo para que possam compartilhar tal conhecimento com a população.

Como atividade de extensão os membros da liga participam de campanhas realizadas em diversos contextos, na capital Goiânia e em algumas outras cidades do estado de Goiás, em shoppings centers, parques, Câmara Municipal, unidades do SESC e também no Encontro das Ligas Acadêmicas, promovido anualmente pelos alunos da Faculdade de Medicina da UFG.

As campanhas tiveram como intuito a promoção à saúde na comunidade, abordando temas como ansiedade e stress na vida cotidiana e no trabalho, além de atividades práticas como massagem para as mãos e ginástica laboral. Nestes projetos os alunos entregaram panfletos informativos para a população, os quais ensinavam sobre o que é stress e ansiedade, como tratar e como evitar.

Também foi usado o questionário Jbeili para identificação preliminar da síndrome de Burnout (síndrome de esgotamento profissional), questionário o qual solicitava que a população marcasse com um x em uma pontuação de 1 a 5, sendo 1-nunca, 2-anualmente, 3-mensalmente, 4-semanalmente e

(5)

5-diariamente, em perguntas sobre o cotidiano no trabalho relacionadas a esgotamento emocional, exaustão e indisposição.

Foram realizadas massagens para as mãos por parte dos alunos na população atendida, fazendo com que pudessem relaxar e repetir a massagem em parentes em seus domicílios. Os alunos também ensinaram a população a pratica da ginástica laboral, no intuito de que pudessem utilizar de tal pratica para aliviar o stress nos seus respectivos empregos.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

No ano de 2015-2016, a LASM participou de projetos de extensão entre o período de 01/07/2015 e 31/06/2016 com objetivo de promover a saúde da comunidade. Através dessas campanhas em locais como SESC Centro, Parque Flamboyant e Câmara Municipal, foi possível observar várias camadas da população da cidade de Goiânia, conscientizando cada uma sobre os malefícios do stress e ansiedade, além de ajudar a combater e amenizar tal mal, de forma que foi observado que a população de forma geral se porta da mesma forma sobre tais enfermidades, o que foi constatado através de conversas entre alunos e as populações locais, além da utilização do questionário já citado.

O conceito de estresse e ansiedade tem sido utilizado com bastante frequência na atualidade, gerando com isso um crescimento de programas voltados para a redução do nível de estresse na população. Acredita-se que incorporando esses programas de forma responsável é possível amenizar o nível de doença em que o estresse e a ansiedade são os grandes responsáveis para o seu surgimento (BEZERRA; CARVALHO, 2012).

Atualmente, o alto nível de estresse e ansiedade estão deixando o ser humano mais vulnerável a certas patologias que correspondem a influência do estresse em nossas vidas, sendo uma dessas patologias a síndrome de Burnout, situação em que há um desdobramento do estresse necessariamente ligado a profissão, ou seja, como se estabelece a relação indivíduo e meios que são providos de estrutura para a prática do trabalho (BEZERRA; CARVALHO, 2012).

5 CONCLUSÕES

A participação dos acadêmicos da LASM em atividades de extensão trouxe uma importante contribuição social e também melhoria e ampliação dos horizontes na formação acadêmica de seus integrantes, possibilitando o contato com a população e a aquisição de experiência para manejá-la. Sob o ponto de vista da formação profissional, a liga enriqueceu a experiência acadêmica de forma a salientar a importância da responsabilidade social e sedimentar conhecimentos nas áreas de Psiquiatria e Psicologia Médica. Os conceitos de saúde e adoecimento mental foram ampliados, a

(6)

partir da observação da comunidade. Adicionalmente, habilidades de comunicação também foram exercitadas neste contato com a população, durante a distribuição de panfletos, realização de massagens, orientações e momentos de esclarecimento de dúvidas sobre estresse e ansiedade.

O sucesso das atividades da liga deveu-se ao empenho de seus participantes, bem como à efetiva integração entre os pilares que sustentam as atividades das ligas acadêmicas: ensino, pesquisa e extensão.

REFERÊNCIAS

BEZERRA, FDF; CARVALHO, JP. Síndrome de Burnout. Psicologia USP, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 197-216, 2012.

CARLOTTO, MS; PALAZZO, LS. Sindrome de Burnout e fatores associados: Um estudo epidemiológico com professores. Cad Saúde Pública. 22: 1017-1026. 2006.

JUNG, Y-H; et al. The Effects of an Online Mind-Body Training Program on Stress, Coping Strategies, Emotional Intelligence, Resilience and Psychological State. PLoS ONE, 2016.

MARGIS, R.; et al. Relação entre estressores, estresse e ansiedade. Revista de Psiquiatria. RS, 25'(suplemento 1): 65-74, abril 2003.

ROOHAFZA, H; et al. Path analysis of personality, perceived stress, and psychological outcomes. World J Psychiatry; 6(2): 248-256 ISSN 2220-3206. 22 de junho de 2016.

OLIVEIRA, M. F. ; ARAÚJO, L. M. Saúde mental do estudante de medicina. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. 5, n. 11, p.23440-23452nov. 2019

(7)

Imagem

Figura 1 e 2: Fotos dos participantes da LASM em campanha

Referências

Documentos relacionados

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

e) Quais são os elementos de ligação entre a política pública construída como fomento no município de Campinas e aquelas discutidas em suas intencionalidades pelo

Tendo em conta as respostas aos diferentes questionários, constata-se que a maioria dos alunos considerou que a metodologia adotada usando a pM@ facilita o

O presente trabalho foi desenvolvido objetivando inventariar um fragmento florestal e indicar espécies arbóreas para a recuperação das áreas de reserva legal e

Assim, cabe às Ciências Sociais e Humanas trabalhar esta problemática pois além de pobreza, o desemprego gera consequências negativas a nível pessoal e social (Gonçalves, et

A mesma autora (p.28) refere que: “A autonomia profissional decorre do reconhecimento por parte da sociedade de que a enfermagem enquanto disciplina e profissão coloca o utente