• Nenhum resultado encontrado

Muita luz, animação e diversões

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Muita luz, animação e diversões"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

Árvore de Natal e iluminações

Uma árvore de Natal gigante domina a zona pedonal, no centro de Almada. Esta estrutura de alumínio pesa 10 toneladas e tem 30 metros de altura, o que equivale a um edifício de 10 andares. O “pinheiro”, situado na Praça do MFA, é decorado com 6 mil metros de fios com 62 mil lâmpadas de LED`s (o que daria para ir até à Praça do Comércio, em Lisboa, e regressar à Praça da MFA, em Almada).

A árvore de Natal pode ser admirada por dentro e proporciona um espectáculo único com a projecção no seu topo, de meia em meia hora, de neve artificial.

As principais praças, ruas e Igrejas do concelho de Almada estão também iluminadas, até 6 de Janeiro, por mais de 820 mil luzes, das quais quase 70% são lâmpadas de LED`s e que permitem uma poupança de energia significativa (cada lâmpada LED gasta cerca de 1/8 da energia de uma lâmpada normal).

Pista de Patinagem

No Largo Gabriel Pedro, junto ao antigo Tribunal de Almada, está instalada uma pista de patinagem em gelo artificial, com 260 m2. O bilhete de entrada custa 2 euros e reverte na íntegra para duas instituições do concelho que apoiam pessoas com deficiência (Rumo ao Futuro e CERCISA). A Pista de Gelo está a funcionar até 4 de Janeiro, nos dias úteis das 15h00 às 20h00 e ao fim-de-semana e feriados das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 20h00 (encerrada no dia 25 de Dezembro e 1 de Janeiro).

Comboio de Natal

A zona pedonal de Almada, no renovado centro da cidade, pode ser percorrida pelas famílias num comboio eléctrico de rua. O preço dos bilhetes (2 euros) reverte igualmente a favor da Rumo ao Futuro e da CERCISA. O Comboio de Natal funciona até 4 de Janeiro, nos dias úteis das 15h00 às 20h00 e ao fim-de-semana e feriados das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 20h00 (encerrado no dia 25 de Dezembro e 1 de Janeiro).

Cristo Rei

O Cristo Rei está, este ano, iluminado por quatro anjos, com 70 metros de altura por 21 metros de largura, colocados sobre cada um dos lados do monumento.

Esta instalação luminosa, visível a 360 graus, num raio de 14 km, é composta por mais de 162 000 LED`s brancos e azuis.

Centro de Almada

(3)

Dias 15, 16 e 17 de Dezembro

Festa de Natal das Escolas

O Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, no Feijó, recebe nos dias 15 (10h00), 16 (10h00 e 15h00) e 17 de Dezembro (10h00) mais uma Festa de Natal das Escolas.

Dez mil crianças de cerca de 50 estabelecimentos de ensino básico, 1º ciclo e da educação pré-escolar do concelho vão

Teatro Extremo

Um Sorriso de Natal para as crianças

A 8ª edição de Sorriso de Natal vai estar em digressão, até 18 de Dezembro, pelos palcos de várias freguesias do concelho de Almada, este ano com um novo desafio: as crianças vão representar para os colegas.

Alunos das escolas básicas inscreveram--se nas Juntas de Freguesia da sua área de residência e encontraram-se para experimentarem a arte de representar em oficinas promovidas pelo Teatro Extremo. O Sorriso de Natal 2008 é agora partilhado com a comunidade escolar do Ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico da rede pública e as Instituições de Solidariedade Social do concelho de Almada.

O Sorriso de Natal conta com o apoio do Ministério da Cultura, Direcção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Almada, Juntas de Freguesia do concelho de Almada e a imprescindível contribuição de várias empresas.

ter a oportunidade de participar numa festa onde se revivem as tradições locais e nacionais e se faz apelo aos valores de solidariedade, amizade e cidadania.

A Festa de Natal das Escolas 2008 será animada pelos 4Taste, Pulga Maldita e Palhaço Companhia.

(4)

É no renovado centro da cidade que, de 12 a 17 de Dezembro, decorre a quinta edição do Mercado de Natal Amigo da Terra. Instalado em duas estruturas esféricas e iluminadas, que fazem lembrar o planeta.

O evento pretende contribuir para o Natal ser uma época mais sustentável e solidária.

Nele participam artesãos, Instituições Particulares de Solidariedade Social e diferentes entidades, que comercializam artigos criados com preocupações ambientais ou sociais, ou que promovem modos de vida mais sustentáveis.

Numa visita a este Mercado é possível descobrir artigos decorativos e úteis criados a partir de materiais reciclados, conhecer produtos “Comércio Justo” vindos de países distantes da América do Sul e da Ásia e achar produtos biológicos para a sua ceia de Natal.

Brinquedos em tecido e madeira, calçado ecológico, plantas aromáticas, cosmética feita com ingredientes naturais, livros sobre diferentes temas ambientais e têxteis “orgânicos” são algumas das muitas sugestões de prendas amigas do Ambiente que se pode encontrar neste espaço.

Também a Agência Municipal de Energia de Almada marca a sua presença disponibilizando objectos úteis e lúdicos movidos a energia solar, sem pilhas ou electricidade.

Melhor ainda que comprar, é oferecer algo feito por nós.

No Mercado decorrerão vários ateliers práticos onde se pode aprender a construir originais prendas de Natal, reutilizando materiais e usando a imaginação.

Para adoçar a iniciativa, poder-se-ão encontrar também iguarias de Natal. Animações e inúmeros momentos musicais para toda a família, fazem igualmente parte da programação deste Mercado.

Mercado de Natal Amigo da Terra

Tantas ideias para um Natal

mais sustentável e solidário

(5)

O Natal é uma época em que o apelo ao consumo leva as pessoas a aumentarem a sua pegada ecológica sobre o planeta. Com o aumento do consumo, produzem-se mais resíduos e consomem-se mais recursos naturais e energia para criar presentes e embrulhos que muitas vezes duram uma noite, acabando no contentor do lixo...

De modo a promover um Natal mais sustentável, a Câmara Municipal de Almada lança o desafio a todos de optarem por oferecer prendas mais originais, solidárias e amigas do Ambiente, que podem ser encontradas no Mercado de Natal Amigo da Terra. E, melhor ainda, feitas pelos próprios.

A ideia de organizar este evento surge no contexto do trabalho de sensibilização e educação ambiental desenvolvido no âmbito da Agenda Local 21 de Almada.

Associado à programação do Mercado destaca-se no dia 15 o lançamento do livro “Um Problema Muito Enorme - Novíssimos Contos da Mata dos Medos”, escrito por Álvaro Magalhães e ilustrado por Cristina Valadas, e que é uma co-edição da Câmara Municipal de Almada e Texto Editores.

Para mais informações e programa detalhado:

Casa Municipal do Ambiente

Rua Bernardo Francisco da Costa, 42 2800-029 Almada

Tel. 21 272 25 10 almada21@cma.m-almada.pt www.m-almada.pt/ambiente

Já tem árvore de Natal?

• Não tire o seu pinheiro de Natal à Natureza. Uma boa opção é er uma árvore artificial que dure vários Natais, sempre em forma. Ou então, uma árvore proveniente da limpeza autorizada de matas.

Para decorar e embrulhar...

• Dê largas à imaginação e, com a família, construa os seus enfeites de Natal. Se tiver de os comprar, prefira os de boa qualidade para que durem vários anos. Opte por embrulhar as prendas em papel reciclado, revistas ou com papel que guardou de anteriores prendas. Seja original!

Presentes a pedir ao Pai Natal...

• Peça ao Pai Natal coisas úteis! Muitas vezes compram--se coisas só por comprar que depois são postas de lado.

•Se pedir ao Pai Natal presentes que funcionem a pilhas, peça-lhe também um carregador e pilhas recarregáveis, para poupar

dinheiro e energia. E se for um carregador solar, ainda melhor! •Ofereça a Instituições de Solidariedade Social roupas, brinquedos e livros que estão lá em casa e que já não têm uso. Vai dar um Natal mais feliz a outras pessoas.

E que tal não comprar?

• O Natal não tem de ser sinónimo de compras. Oferecer uma prenda não material pode ser a prenda mais valiosa! Faça uma surpresa, organize um passeio de bicicleta com a família, um piquenique especial ou uma visita a sítio especial.

Convide o Planeta para a sua noite de Natal!

• Na sua festa de Natal, reduza os resíduos. Não use loiça descartável, nem guardanapos ou toalhas de papel.

• Adicione produtos biológicos à sua ceia de Natal. • Separar as embalagens e outros materiais recicláveis, será uma boa forma de terminar o seu Natal Amigo da Terra.

Porquê um Mercado de Natal Amigo da Terra

Lembre-se do Planeta no seu Natal

Para que as ofertas desta quadra sejam também uma prenda para o Planeta, ficam aqui algumas sugestões simples para um Natal mais amigo do ambiente:

(6)

O Solar dos Zagallos, na Sobreda, transforma-se com a época natalícia. Avós e netos, pais e filhos, encontram nesta antiga casa apalaçada do século XVIII, recuperada pela Câmara Municipal de Almada, um espaço para viver o Natal em família, este ano com o lema “encontro de culturas que aproximou a Europa das Américas”.

O Natal é uma comemoração cristã por excelência mas que não permaneceu indiferente às influências das Américas. Pelo Solar dos Zagallos vão passar tradições que fazem parte da nossa cultura, como o Bolo-Rei e os odores e sabores do café e do chocolate quentes. O Pinheiro de Natal também vai dividir atenções com uma colorida e recheada Pinhata.

Em Dezembro vão ouvir-se “estórias” ao pé da lareira e também podem ser solidários com as vendas de doçaria tradicional e de Presépios do Mundo.

Exposições e concertos completam o programa que o Solar dos Zagallos preparou para a família.

Exposições

Exposição-Venda de Presépios da América Latina

A Cooperativa de Comércio Justo Mó de Vida organiza esta exposição de presépios da América Latina.

Duração: Até 21 de Dezembro

Horário: de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Aos domingos, das 14h00 às 17h30.

Solar dos Zagallos

A tradição do Natal em Família

Exposição “Presépios à maneira de Machado de Castro”

Apresentação dos trabalhos realizados durante a segunda Oficina de Escultura em Barro “Presépio à maneira de Machado de Castro” 2007.

Local: Corredor do Cofre Duração: Até 11 de Janeiro

Horário: de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Aos domingos, das 14h00 às 17h30.

Degustação

Casa de Chá na cozinha e venda de doçaria tradicional

Enquanto os seus filhos participam num ateliê de artes plásticas ou de doçaria, delicie-se com as guloseimas à venda na cafetaria do Solar (espaço Cozinha).

Horário: Sábados (6, 13 e 20 de Dezembro), das 10h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Domingos (7, 14 e 21 de Dezembro), das 14h00 às 17h30

Local: Cozinha do Solar. Dinamização da Cozinha a cargo da Associação Cultural e Recreativa Bairro de S. João, Agrupamento de Escuteiros da Sobreda, Centro Paroquial de Sobreda e Associação e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.

Literatura

Horas do Conto

“Era uma vez um Natal…”. Assim começam todas as nossas “estórias”, para ouvir, imaginar, perguntar e colorir ao pé da lareira.

Horário: Sábados (6, 13 e 20 de Dezembro), das 15h30 às 16h00 Público-Alvo: Crianças de todas as idades

Local: Sala da Lareira

Concertos

Concertos Corais Infantis e Juvenis

As vozes das crianças fazem-se ouvir nos Salões Nobres dos Solar dos Zagallos.

Domingo (14 de Dezembro) – Instituto Gregoriano de Lisboa Domingo (21 de Dezembro) – Alunos do Musicentro-Escola Salesiana e Academia de Amadores de Música

Horário: 16h00

Local: Salões Nobres. Entrada livre.

O Teatro Municipal de Almada apresenta, nesta época natalícia, dois espectáculos para os mais novos.

“O Fantasma das Melancias”, de Clyesen, Espina e Acuña, é um espectáculo composto por três histórias: “A sopa de pedras”, “O galo com dentes” e “Churrinche contra o fantasma”. A interacção com as crianças, juntamente com muita cor e divertimento, são parte integrante do que se vai passar no palco da Sala de Ensaios.

Na Sala Experimental, os Artistas Unidos, ao som da ópera de Mozart, apresentam “A Flauta Mágica”. Neste espectáculo as crianças vão entrar no mundo da fantasia onde as personagens só podem crescer e aprender se enfrentarem as dificuldades.

“O Fantasma das Melancias” – até 7 de Dezembro

Intérpretes: Cecília Laranjeira, Luís Ramos e Pedro Walter Encenação: Teresa Gafeira

Local: Sala de Ensaios / Duração: 00h50 / Preço: 6 euros / Idade: M3

Horário: de terça a sexta-feira das 10h30 às 14h30, sábados às 16h00 e aos domingos às 11h00.

“A Flauta Mágica” – até 21 de Dezembro

Intérpretes: Cecília Laranjeira, Miguel Martins, Pedro Walter e Rita Aveiro Encenação: Teresa Gafeira

Local: Sala Experimental / Duração: 00h50 / Preço: 6 euros Idade: M3 Horário: de terça a sexta-feira das 10h30 às 14h30, sábados às 16h00 e aos domingos às 11h00.

Espectáculos para as crianças

(7)

Neste Natal, ao fazer compras nos estabelecimentos comerciais do concelho, habilita-se a ganhar um automóvel amigo do ambiente. Trata-se de mais uma edição da campanha “Compre em Casa, Compre no Concelho de Almada”.

Até ao final de Fevereiro de 2009, todos os clientes, por cada 15 euros de compras efectuadas nas lojas aderentes, recebem uma senha (no máximo de 10 senhas) que os habilita a ganhar um Honda Civic Hybrid (motor eléctrico e gasolina).

Esta é uma iniciativa da Delegação de Almada da Associação de Comércio e Serviços de Almada, com o apoio da Câmara Municipal de Almada, que oferece o veículo a sortear.

As normas do concurso estão disponíveis para consulta no site da Câmara Municipal de Almada em www.m-almada.pt.

Sorteio de Natal do

comércio tradicional

Compre em Casa

Compre no Concelho

de Almada

Fórum Municipal Romeu Correia,

Convento dos Capuchos e

Teatro Municipal

Concertos de Natal

animam concelho

“Do Natal aos Reis em Coro” e “Vamos Cantar as Janeiras”

Cânticos de Natal percorrem Almada

As iniciativas “Do Natal aos Reis em Coro” e “Vamos Cantar as Janeiras” levam, em Dezembro e em Janeiro, a música e os cânticos de Natal às igrejas, instituições de solidariedade social, equipamentos culturais e outros locais de convívio comunitário das freguesias de Almada.

Concertos e animações musicais, demonstrativos da riqueza

cultural existente no concelho, dão lugar à festa e ao convívio, com o espírito natalício sempre presente.

O programa tem o seu ponto alto no Solar dos Zagallos (Sobreda), a 10 de Janeiro, pelas 21h00, onde terá lugar a actuação de todos os grupos e instituições que percorreram o concelho a “Cantar as Janeiras”.

A música erudita volta a merecer destaque na programação de Natal. São três concertos em espaços do concelho dedicados à cultura.

O Fórum Municipal Romeu Coreia, em Almada, recebe o Concerto de Natal da Academia de Música de Almada a 14 de Dezembro, pelas 16h30. Participam várias classes instrumentais e grupos de música de câmara da escola, incluindo o coro desta Academia. O bilhete custa 3 euros.

No dia 21 de Dezembro, pelas 17h00, a sala Principal do Teatro Municipal de Almada recebe a Camerata de Lisboa. Esta orquestra de cordas composta por onze jovens solistas portugueses liderada por Otto Pereira vai interpretar temas de Mozart, Bartók, Vivaldi, Boccherini e Corelli. O preço dos bilhetes varia entre os 6 e os 13 euros.

No encerramento das comemorações dos 450 anos do Convento dos Capuchos, no dia 23 de Dezembro, pelas 21h30, realiza-se o Concerto de Natal (Missa Nelson de Haydn - versão Piano e Coro – e Motetes de Mozart). Os Intérpretes são alunos do Mestrado em Direcção Coral do Instituto Piaget. A entrada é livre.

(8)

À meia-noite

Almada dá as boas-vindas ao Ano Novo com um grandioso espectáculo multimédia e pirotécnico que evolui a partir da fragata D. Fernando II e Glória. As temáticas nascimento do Universo – Big Bang e 2009 – Ano Internacional da Astronomia vão misturar-se e para preencher o céu de cor, luz e efeitos deslumbrantes.

O fogo-de-artifício será diferente dos anos anteriores com uma dimensão superior, quer pela quantidade, quer pela originalidade. As plataformas no rio Tejo (em frente a Cacilhas), o pontão norte da Lisnave, a torre de controle e as margens do cais são os locais de lançamento pirotécnico e que serão conjugados com a projecção de raios laser e focos de luzes e imagens a surgirem na lateral do morro de Cacilhas.

Já em 2009

A recepção ao ano novo continua em Cacilhas com uma Dance Party, uma grande pista de dança ao ar livre para todas as idades. O melhor som da música electrónica estará a cargo dos famosos DJ`s Nuno Di Rosso e Leonardo Abbate, acompanhados por um trabalho de imagem com conteúdos multimédia manipulados pelo VJ User In Orb.

Como ir

Na noite de passagem de ano a maneira mais fácil e segura de chegar a Cacilhas é através de transporte público. O Metro Sul do Tejo já se encontra em funcionamento e a empresa MTS vai assegurar circulações especiais, que se poderão prolongar para lá das 2 da manhã.

Almada despede-se de 2008 e recebe o Ano Novo com músicas do mundo e um espectacular fogo-de-

-artifício. Em Cacilhas, tendo a fragata D. Fernando II e Glória como elemento central, as sonoridades

dos vários continentes vão fazer-se ouvir e prometem aquecer a noite para um espectáculo multimédia

e pirotécnico que à meia-noite vai pintar o céu com muitas cores e formas. Já em 2009, a música

electrónica transformará Cacilhas numa enorme pista de dança.

Programa

Ainda em 2008

Os “Municipale Balcanica” vão pôr toda a gente a dançar com sonoridades dos quatro cantos do Mundo. A partir das 22 horas, este grupo italiano promete uma electrizante actuação que traz a Cacilhas melodias encantadoras, umas vezes exóticas, outras frenéticas e vertiginosas mas carregadas de influências do jazz, rock e outras fusões.

Muita música e grandioso espectáculo multimédia e pirotécnico

Espectáculo de Fim de Ano em Cacilhas

Concerto de Ano Novo

“L’Enfance du Christ”

de Hector Berlioz

na Academia Almadense

Almada celebra 2009 com a realização do tradicional Concerto de Ano Novo, desta vez com “L’Enfance du Christ” (A Infância de Cristo), de Hector Berlioz (1803-1869), que irá decorrer na Academia Almadense, no dia 4 de Janeiro, pelas 18 horas.

O famoso episódio bíblico da perseguição e assassinato de todos os recém-nascidos aquando do nascimento de Jesus Cristo, a comando do rei Heródes e a consequente fuga da “Sagrada Família” para o Egipto, é o principal episódio que Hector Berlioz descreve nesta trilogia, tendo como mensagem principal o facto de uma família católica em fuga ter sido acolhida por uma família Ismaelita.

Os valores da solidariedade e humanidade que se sobrepõem, às divergentes crenças dos homens, fez com que a Câmara Municipal de Almada escolhesse este espectáculo e fosse esta a mensagem escolhida para festejar o Ano Novo que se avizinha.

A interpretação de “L’Enfance du Christ” estará a cargo do Coro Sinfónico Lisboa Cantat e da Orquestra Sinfónica A2M. Os cantores solistas que protagonizam o Concerto

de Ano Novo na Academia Almadense são:

Maria Luísa Freitas – Mezzo Soprano – Virgem Maria

João Cipriano Martins – Tenor – Recitante

Diogo Oliveira – Barítono – S. José

Nuno Dias – Baixo – Pai de Família

A direcção musical é do Maestro Pedro Pinto Figueiredo. Este concerto conta ainda com o envolvimento da comunidade local, através da participação de cerca de 24 figurantes que vão vestir alguns personagens da trilogia.

Os bilhetes (10€) para o concerto podem ser adquiridos na Bilheteira da Academia Almadense.

Horário da bilheteira:

Dias 29 e 30 Dezembro e 2 e 3 Janeiro – das 14h às 19h e das 20h às 22h Dia 4 de Janeiro – das 14h às 18h. Este concerto será legendado.

Referências

Documentos relacionados

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos fundos Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

O mar profundo é uma vasta região que recobre aproximadamente 70% da superfície da terra, sendo considerado ainda uma vastidão a ser explorada e estudada pelo homem. A coleção

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Contudo, não é possível imaginar que essas formas de pensar e agir, tanto a orientada à Sustentabilidade quanto a tradicional cartesiana, se fomentariam nos indivíduos