• Nenhum resultado encontrado

Projeto Experimental em Jornalismo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Experimental em Jornalismo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

S e n d o uma disci-plina, é veda-da a reprovação do aluno por mais de quatro vezes (por freqüên-cia ou por conceito), de acordo com o Regulamento dos Cursos de Graduação da Universidade.

É obrigatória a definição formal da atividade de orientação no semestre letivo imediatamente anterior ao que o(a) aluno(a) se inscreva na disciplina Projeto Experimental.

é uma disciplina do 8º período do Curso de

Comunicação Social – habilitação

Jornalis-mo – cujo programa prevê a elaboração

de um projeto de pesquisa e/ou

experimentação, sob

orienta-ção acadêmica, que reúna

técnicas e/ou

conhe-cimentos teóricos

de disciplinas

seguidas ao

longo

do

curso.

Projeto Experimental em Jornalismo

(2)

Procedimentos básicos

a.

O projeto poderá ser apresentado sob a forma de uma monografia ou de um produto experimental acompanhado de memorial des-critivo, justificando a escolha do tema e descrevendo as etapas de realização e os resultados do tra-balho. Produtos experimentais poderão ser realizados em dupla, mas a redação dos memoriais será individual.

b.

Em ambos os casos, o projeto de-verá ser o resultado de um traba-lho de pesquisa e/ou experimen-tação, análise e reflexão sobre tema pertinente à área de Comu-nicação Social, de livre escolha do aluno, podendo incluir suas pró-prias vivências nesta área.

c.

O projeto deverá ser elaborado individualmente, no caso de tra-balho monográfico, podendo ser realizado em dupla no caso de produto experimental, sob a orientação de um(a) professor(a) convidado(a) pelo(a) aluno(a) e que aceite formalmente orientá-lo(a), mediante parecer sobre a proposta na ficha de identifica-ção do projeto entregue pelo(a) aluno(a) devidamente preenchida;

l A referida ficha deverá ser

entre-gue ao professor(a) responsável pela disciplina Projeto Experimen-tal no ato de inscrição, à coorde-nação do curso. No caso do aluno não entregá-la no prazo determi-nado, esta poderá ser aceita em até 30 (trinta) dias com justificati-va do orientador(a).

l Para que este prazo possa ser

cumprido, recomenda-se ao alu-no o preenchimento da ficha e a escolha formal do orientador no semestre imediatamente anterior à sua inscrição em Projeto Experi-mental.

l Mesmo no caso de produtos em

dupla, a orientação é individual. d.

Depois de concluído, com o aval do(a) orientador(a), o projeto deve-rá ser apresentado para avaliação a uma Banca Examinadora forma-da por dois professores além do(a) orientador(a). No caso de produto realizado em dupla, haverá uma única apresentação para a banca, que avaliará individualmente o desempenho de cada aluno para a elaboração dos respectivos parece-res. As notas, consequentemente, serão individuais, já que cada aluno deverá entregar o seu memorial.

(3)

a.

O orientador(a) deverá ser esco-lhido(a) exclusivamente entre os professores do departamento de Comunicação Social ou professo-res de outros departamentos que ofereçam disciplinas obrigatórias para a habilitação Jornalismo (para o currículo novo).

l Para atender peculiaridades do

projeto, o(a) aluno(a) poderá con-tar também com um(a) co-orien-tador(a) de qualquer departamen-to da Universidade.

l No caso da escolha de um

pro-fessor de outro departamento como orientador, os outros dois membros da banca deverão, obri-gatoriamente, ser do departa-mento de Comunicação Social.

b.

O(a) professor(a) orientador(a) é responsável pelo acompanhamen-to do processo de produção do projeto até a sua conclusão, ao longo do qual deve:

l ajudar o(a) aluno(a) na escolha

da abordagem do tema e na estru-turação do trabalho;

lindicar bibliografia e fontes de

consulta pertinentes.

l dirimir dúvidas e avaliar os

tex-tos dos capítulos, à medida que forem sendo redigidos;

l dar sua aprovação final para

edição e apresentação

c.

O(a) orientador(a) pode aprovar ou não o trabalho final entregue pelo(a) aluno(a). Em caso positi-vo, deve ajudá-lo(a) na escolha da Banca Examinadora e na mar-cação da data de apresentação, dentro do período previamente estipulado para o semestre le-tivo em que o(a) aluno está ins-crito. Em caso negativo, deve co-municar o fato por escrito ao (à) responsável pela disciplina, que deverá encaminhar o(a) aluno(a) a outro(a) orientador(a), notifi-cando-o(a) da situação.

l Caberá aos professores

orienta-dores comunicar ao(à) responsá-vel pela disciplina a data marcada para apresentação dos projetos de cada um dos seus orientados.

l A indicação de um(a) novo(a)

orientador(a) no decurso do pe-ríodo não garante a conclusão e apresentação do projeto dentro do semestre letivo em curso.

d.

Para garantir o adequado atendi-mento, é recomendável que cada orientador tenha, no máximo, 4 (quatro) orientandos. Cabe ao (à) professora responsável pela disciplina fazer esse controle, indi-cando alternativas, caso os(as) pro-fessores(as) consultados pelo(a) aluno(a) não estejam disponíveis

Orientação

(4)

Formatação do Projeto

ou não se considerem adequados

ao tema proposto. e.

O(a) aluno(a) deve manter seu(sua) orientador(a) informado(a) do an-damento do trabalho, submeten-do-lhe regularmente os resultados parciais de sua atividade, median-te um cronograma elaborado em conjunto. Caso não cumpra esse procedimento, o(a) orientador(a)

pode recusar-se a continuar orien-tando-o(a). Neste caso, caberá ao (à) professor(a) responsável pela disciplina, em comum acordo com o(a) aluno(a), a indicação de um(a) novo(a) orientador(a), que deverá ser notificado(a) da situação.

lO(a) orientador(a) não é

obriga-do a aceitar trabalho pronto ou semi-concluído.

l O(a) aluno(a) deverá criar e

apre-sentar um produto experimental pertinente à área de Comunicação Social (“boneca, protótipo ou pro-jeto-piloto de jornal, revista, vídeo programa de rádio, publicação eletrônica, etc.), acompanhado de um texto explicativo dos seus fun-damentos teóricos e técnicos, seu processo de desenvolvimento e conclusões a respeito.

l O texto explicativo deverá ser

redigido com no mínimo 10 (dez) laudas (2.100 caracteres cada), cor-po 12, espaço duplo, formatadas em Times New Roman (ou similar) impressas em papel A-4, conforme

o anexo 3 deste regulamento. Não entram nessa contagem: capa, de-dicatória, resumo ou sinopse, su-mário, bibliografia, notas, anexos, currículo e ilustrações.

l A capa poderá ser

personaliza-da pelo(a) aluno(a) mas a folha de rosto deverá seguir o padrão do Anexo 1 deste regulamento.

lA folha de rosto deverá ser

se-guida de uma sinopse ou resumo de sete a dez linhas, indicando o tema, os objetivos e resultados do trabalho; na mesma página deve-rão ser indicadas três palavras ou expressões-chave representativas do conteúdo do trabalho. b. Monografia b. Realização Experimental

O texto deverá ter no mínimo, 30(trinta) laudas (2.100 caracteres cada), formatadas em Times

Ro-man (ou similar), corpo 12, espaço duplo, e impressas em papel A-4. Não entram nessa contagem: capa,

(5)

dedicatória, resumo ou sinopse, sumário, bibliografia, notas, ane-xos, currículos e ilustrações.

lA capa poderá ser personalizada

pelo(a) aluno(a) mas a folha de ros-to deverá seguir o padrão do Anexo 1 deste regulamento.

l A folha de rosto deverá ser seguida

de uma sinopse ou resumo de sete a dez linhas, indicando o tema, os objetivos e resultados do trabalho; na mesma página deverão ser indi-cadas três palavras ou expressões-chave representativas do conteúdo do trabalho.

l Opcionalmente, poderão ser

inse-ridas a seguir páginas de dedicató-ria, citação e/ou agradecimentos.

Projeto exPerimental em jornalismo . GCo 09196

4

l A seguir, deverá ser apresentado

um sumário do conteúdo do traba-lho, com relação de capítulos, sub-capítulos e complementos( bibliogra-fia, notas, anexos, tabelas, gráficos, ilustrações).

l Os capítulos e sub-capítulos

deve-rão seguir numeração hierárquica ( 1,1.1,1.1.1); cada capítulo deverá ser iniciado em alto de página, mas os sub-capítulos e poderão ser contí-nuos ao texto.

lO aluno(a) deverá indicar,

obriga-toriamente, as fontes das citações, podendo optar por notas de rodapé, notas de fim de capítulo ou notas gerais, no final do trabalho, antes da bibliografia(Anexo 3).

c.

Para os dois formatos

lNa penúltima página do relatório

deverá ser incluído um breve currículo do(a) aluno(a), redigido de forma livre e pessoal, com informações sobre es-tágios, cursos complementares, idio-mas e atividades acadêmicas como monitorias e iniciação científica.

l A última página (em branco) ficará

reservada às anotações dos mem-bros da banca.

l Os três exemplares do relatório

des-tinados aos membros da Banca de-verão ser entregues com pelo menos oito dias de antecedência da data prevista para a apresentação e po-derão ser encadernados em formato espiral.

l Junto com a cópia do(a)

orienta-dor(a) deve ser entregue, como folha solta, uma cópia do formulário de pa-recer, devidamente preenchido com o nome do(a) aluno(a), seu número de matrícula, título do trabalho.

lOs dispositivos e sala especial

ne-cessários à apresentação do produto experimental deverão ser solicitados pelo(a) aluno(a), por escrito, à dire-ção do IACS (com cópia para o(a) professor(a) responsável pela discipli-na), com pelo menos 15 (quinze) dias de antecedência.

l Após a defesa e eventuais correções

e/ou acréscimos recomendados pela Banca, o(a) aluno(a) deverá entregar

(6)

à Coordenação de Curso, no prazo de 30 dias, o original do produto experi-mental apresentado, acompanhado de uma cópia impressa do relatório, ou o original da monografia, com seus respectivos anexos, encadernada em capa dura e lombada quadrada, com

Apresentação oral

título e ano, a ser destinado ao acer-vo do IACS. Em ambos os caso, deve ser incluído, na última página, o pa-recer original com a nota atribuída pela Banca Examinadora, conforme modelo no Anexo 2.

a.

As Bancas de Exame Público do Projeto Experimental serão com-postas de 3 (três) membros, sendo um deles o(a) orientador(a), que a presidirá, e dois outros professores convidados pelo(a) aluno(a), em comum acordo com o seu(sua) orientador(a), pertencentes ou não ao quadro docente do curso. Além desses, em casos especiais a Banca poderá incluir mais um membro;

b.

A apresentação do projeto será pública, nas dependências do IACS, obrigatoriamente durante o período letivo, dentro de calen-dário previamente divulgado pelo professor coordenador da disciplina (Anexo 3);

l Os projetos não apresentados

nesse prazo ficarão com freqüên-cia insuficiente no resumo final da disciplina, situação que poderá ser posteriormente revertida, median-te comunicado por escrito do(a)

orientador(a) à Coordenação do Curso, com a nota atribuída pela Banca Examinadora. O prazo final para este procedimento será deter-minado pela Coordenação do Cur-so, com base no calendário escolar.

l A apresentação do Projeto

Ex-perimental poderá ser realizada antes do período estipulado pelo calendário da disciplina, desde que o(a) orientador(a) esteja de acor-do e o(a) professor(a) responsável pela disciplina seja previamente notificado (a). Mas a nota final só será registrada no resumo final da disciplina juntamente com a dos demais alunos inscritos no mesmo semestre letivo.

c.

No caso de monografia, a apre-sentação será iniciada com uma exposição de até 20 minutos do(a) aluno(a), seguida pelas indagações e comentários de cada membro da Banca, intercalados com as respos-tas e explicações do(a) aluno(a);

(7)

Projeto exPerimental em jornalismo . GCo 09196

7

d.

No caso de realização experi-mental, a apresentação será ini-ciada com a exibição do produto seguida de uma exposição de até 20 minutos do(a) aluno(a), após a qual cada membro da Banca fará indagações e comentários, intercalados com as respostas e explicações d[a) aluno(a);

e.

Após a conclusão da defesa a Ban-ca Examinadora se reunirá sem a presença do(a) aluno(a) e do públi-co para deliberação, devendo for-necer um parecer recomendando a reprovação ou aprovação, devi-damente justificada e referendada por uma nota de 0 (zero) a 10 (dez); a nota mínima para aprovação é a mesma das demais disciplinas do curso: 6 (seis).

f.

Uma cópia do parecer datado e assinado pelos três membros da Banca – com nome completo e as-sinatura de todos os professores - deverá ser entregue pelo forman-do ao professor(a) responsável pela disciplina e outra cópia deve-rá ser entregue ao Departamento de Comunicação Social, para que a nota possa ser lançada.

g.

O parecer original deverá ser anexado ao exemplar definitivo, encadernado em capa dura e lombada quadrada, com título e ano, a ser destinado ao acervo do IACS. Junto com esta docu-mentação, deverá ser entregue uma cópia em CD, em formato PDF, com etiqueta identificando o(a) aluno(a), a habilitação e a data, para a devida inclusão no acervo do IACS.

§

Os alunos que obtiverem nota final 10 (dez) deverão ser in-dicados para participação em concursos externos, bem como serem estimulados a produzi-rem artigos para publicação em periódicos da própria Universi-dade ou de outras instituições.

§

Cabe ao professor(a) responsável pela disciplina divulgar ampla-mente – por todos os meios dis-poníveis – as datas de apresenta-ção dos projetos, bem como os que se destacaram na avaliação das bancas, de forma a estimular e valorizar a pesquisa e a experi-mentação na graduação.

(8)

aluno:________________________________ matrícula:_____________ tema do projeto:______________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ o que o(a) levou a escolher este tema?____________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ o que já sabe e/ou leu a respeito?________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ Que objetivos pretende atingir com a pesquisa sobre esse tema?________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ nome do(a) orientador(a): _________________e-mail________________ Parecer sobre a proposta:______________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ __________________________________________________________ Data: / /

Assinatura do(a) aluno(a)_______________________________________ Assinatura do(a) orientador(a)___________________________________

PROJETO EXPERIMENTAL EM JORNALISMO GCo00259 Prof. responsável: ildonascimento@yahoo.com.br

Referências

Documentos relacionados

Quanto ao primeiro objetivo específico proposto: conhecer as formas de tomada de decisão sem do SADWEB: observou-se que os alunos, em sua maioria, fizeram uso

1 — As empresas que oferecem redes de comunica- ções públicas ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público são obrigadas a disponibilizar ao público, bem

A pesquisa realizada por Krozeta; Meier e Danski (2008) revela que, a autoavaliação, inserida nas práticas avaliativas dos professores de Graduação em Enfermagem,

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

- habilitar o professor de Psicologia a atuar na constru- ção de políticas públicas de educação, na educação básica, no nível médio, no curso Normal, em cursos

La asociación público-privada regida por la Ley n ° 11.079 / 2004 es una modalidad contractual revestida de reglas propias y que puede adoptar dos ropajes de

Como o treinamento dos músculos do assoalho pélvico é o tratamento de primeira escolha para mulheres com incontinência urinária e não é usualmente realizado na Atenção