• Nenhum resultado encontrado

Aplicações: Este registrador de dados é usado principalmente para medir temperatura e umidade relativa em estufas, áreas e ambientes.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aplicações: Este registrador de dados é usado principalmente para medir temperatura e umidade relativa em estufas, áreas e ambientes."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Registrador eletrônico de Umidade e Temperatura - modelo RHT-4

Instruções: O data logger armazena até 32 000 leituras (16.000 para cada variável). O aparelho pode ser ligado diretamente à porta USB do computador.

Você pode visualizar analisar e imprimir os dados ou exporta-los em outros formatos de arquivo (txt e JPG ) Aplicações: Este registrador de dados é usado principalmente para medir temperatura e umidade relativa em estufas, áreas e ambientes.

Especificações

1. Portátil, preciso, compacto e de baixo custo.

2. Interface USB que se comunica diretamente com o computador para configuração e download de dados 3. Software de computador incluso

4. Cada unidade tem um único número de série

5. O usuário pode definir senha de acesso para cada registrador de dados 6. Alarme e indicação de status em LED

7. Bateria de lítio substituível e os dados não serão perdidos 8. Permite Calibração de temperatura e umidade.

9. Tela LCD para leitura local

Medição de temperatura: -35 a 80ºC Faixa de umidade: 0~100%

Precisão: Temperatura ±0.5ºC Resolução: Temperatura ±0.1ºC

Capacidade de Memoria: 32.000 registros Taxa de Amostragem: 10s ~ 12 Horas

Fonte de Energia: Bateria Lítio 3.6V, 1200mAH Tamanho: 120x 37x 23mm

Display LCD: Sim

Guia Rápido para Registrador de Dados Siga as instruções deste guia.

NOTA IMPORTANTE

Este guia prático oferece uma série de diferentes medidas e parâmetros com relação a este sensor.

ATENÇÃO! QUANDO O APARELHO ESTIVER CONECTADO A ENTRADA USB, A BATERIA DO APARELHO É DESCARREGADA A UMA TAXA MAIOR QUE A USUAL. PARA CONSERVAR A BATERIA, NÃO DEIXE O APARELHO CONECTADO À PORTA USB POR UM LONGO PERÍODO DE TEMPO.

INICIANDO

Tudo o que você precisa é um computador rodando com Windows XP∕Vista∕7∕8(32 ou 64 bit), entrada USB, drive para CD-ROM, o CD de instalação do programa, o próprio aparelho leitor e uma bateria de lithium de 3.6V.

1. INSTALANDO A BATERIA

Antes de usar o aparelho, você precisa instalar a bateria de lithium 3.6V não incluída no kit padrão do seu aparelho.

(2)

2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE

Instale o Gráfico de análise de dados colocando o CD no drive de CD-ROM. Se a instalação não começar automaticamente, dê um duplo clique em “setup.exe” arquivo incluído no CD no diretório de instalação do software. Siga as instruções no modelo de tela para completar a instalação. Você verá um novo ícone “Data Logger Graph” no seu Computador. Atente-se que você deve instalar o drive USB depois de completada a instalação do software para poder usar o aparelho.

3. INSTALAÇÃO DO DRIVER

Depois de completada a instalação do software. Clique duas vezes em USBXpressInstaller.exe arquivo incluído no CD->Driver directory para começar a instalação. Siga as instruções no modelo de tela para completar a instalação. Você já pode ligar o aparelho na entrada USB do seu PC. Em seguida seu computador mostrará uma mensagem que a instalação do dispositivo foi realizada normalmente. Agora você completou a instalação do software requerido do seu aparelho com sucesso.

4. LIGAR E USAR

Para usar seu aparelho, siga os seguintes passos:

1. Certifique-se que a bateria esteja corretamente instalada, ou se você usar a porta USB para ligar o aparelho diretamente, você não deve removê-lo da porta USB quando estiver em funcionamento. 2. Insira o aparelho numa porta USB disponível do seu PC (que tenha instalados o software gráfico e o

driver).

3. Clique duplo no ícone “DATA LOGGER GRAPH” no seu Desktop. Isso irá carregar o software de gráficos. No canto superior esquerdo do software você verá o botão START. Clique nele. Abrirá o “DATA LOGGER DEVICE”.

4. Selecione o DATA LOGGER DEVICE e escolha o modo (or default). Nele você irá acompanhar a versão do firmware, situação e outras informações sobre o aparelho.

5. Clique no botão de SETUP para carregar o “DATA LOGGER Setup” e você poderá seguir as definições e instruções na tela. No “General” Setting, você pode nomear o dispositivo e os tipos de

1 2

1

(3)

amostra de dados. Em “Channel Settings” você poderá designar limites máximos e mínimos, armar e desarmar alarme e habilitar ou não o alarme de espera. Em “Start and Stop Method” você poderá definir como iniciar e parar o processo. Você pode definir o aparelho com a configuração padrão em seu primeiro uso do aparelho registrador de dados.

6. Clique em “Finished”. O aparelho irá iniciar de acordo com as suas configurações.

7. Remova o aparelho da porta USB do seu PC exceto quando e se utilizado a porta USB como uma fonte de alimentação de energia do aparelho.

5. DOWNLOAD DE DADOS

1. Quando terminar, se preferir, você pode salvar as informações no PC. Siga os passo de 2-4 na seção “SETUP e START” e clique em “DOWLOAD” e em seguida em “DATA LOGGER DEVICE”. Você poderá seguir as instruções da tela para baixar e gravar informações no seu PC. Atente-se que é necessário inserir a senha correta para seguir com esta ação caso o seu dispositivo tenha sido anteriormente configurado com esta opção (modo não incluso na configuração de fábrica).

2. Após termino do Download, um caixa de diálogo “Download Finshed” será apresentada e você poderá clicar em “Open” para visualizar o conteúdo baixado.

6. GRAFICOS

1. Clique duas vezes em “Data Logger Graph” em seu desktop para carregar o Data Logger software. 2. O usuário pode abrir arquivos com extensões (*.dlg, *.mdlg) via menú “File->Open” para que os

gráficos sejam visualizados.

3. Mais Zoom: Use o mouse para clicar e criar uma área de seleção que permitirá a ampliação da área escolhida. Menos Zoom: clique no botão “Undo Last” ou “Undo All” para retornar a último parâmetro ou a forma original do gráfico.

4. Deslocar: Aperte e mantenha o botão do meio no mouse numa área do gráfico o movimente o mouse para deslocar a área do gráfico.

5. Método de Zoom e Deslocamento: Ambos em qualquer direção. Manualmente: Defina inicio e fim no eixo horizontal e defina a escala para o eixo vertical.

6. Clique em “Mark Data Points” para mostrar marcações em todos os pontos de interesse do gráfico. 7. Ajustes de Gráficos: Clique no botão direito na área do gráfico para mostrar a janela pop-up do

menu abaixo. Clique em “Graph Settings” para ver o diálogo. Você pode escolher cores, fontes, tamanhos de linha e unidade de medida do gráfico.

7. IMPRESSÃO

Para imprimir um gráfico, estatísticas e tabela de dados, clique no ícone de impressão na barra de ferramentas regular ou selecione “Print” direto do “File” no menu de rolagem abaixo.

Usuário também pode clicar no “File->Print and Export Options” selecionando os conteúdos a serem impressos na caixa de diálogo.

(4)

Nenhum led pisca

Um sinal verde a cada 10s O aparelho esta ativo

Duplo sinal verde a cada 10s

O aparelho irá iniciar conforme o momento do registro de usuário ou alertar para que o usuário Inicie pela tecla

Duplo sinal verde a cada 60s

O aparelho terminou o uso e ira parar Sinal vermelho pisca por 10s

O aparelho esta em logging ativo. Alarme (alto, baixo ou ambos) ligado em pelo menos um canal

Duplo sinal vermelho a cada 60s

O aparelho terminou de realizar a tarefa está finalizado. Alarme (alto, baixo ou ambos) ligado em pelo menos um canal

Nota: isto só ocorre quando o alarme de espera estiver ligado Sinal amarelo piscando a cada 10s

Indicação de nível baixo de bateria. O aparelho continua ativo e você precisa checar as condições ou a substituição imediata da bateria Sinal amarelo piscando a cada 1s

Indicação de que a conexão USB está normal Sinal amarelo e verde piscando um após o outro Indicação que a bateria está instalada e o nível é bom Sinal amarelo e vermelho piscando um após o outro

Indicação que a bateria está instalada, mas o nível é deficiente.

O Status da Bateria pode ser checado pelo box de informação do Data Logger Device dentro do software Data Logger Graph. Mesmo que a bateria esteja no final da vida, a informação não será perdida.

Método de Inicio e Parada pode ser definido via Data Logger Device dentro do software Data Logger Setup.

O Alarme vermelho e o indicador de status do flash verde podem ser desabilitados no Data Logger Device dentro do software Data Logger Graph para poupar bateria.

 Se o alarme de espera estiver habilitado, o sinal vermelho irá piscar quando algum canal estiver fazendo medição e voltar ao status de padrão inicial, isso permitirá que você saiba sempre se o limite de alarme foi excedido.

TECLAS

Existe apenas um botão no corpo do aparelho, pressionando este botão você pode obter diferentes resultados dependendo do que o dispositivo está fazendo e da duração que o botão permanece pressionado.

Se o usuário seleciona o START pelo botão via Data Logger Setup no Box do Data Logger Graph software, após concluído o setup, o usuário pode pressionar e manter o botão até que o sinal de pisca verde inicie a tarefa de logging.

 Se o usuário selecionar o OVERWRITE WHEN FULL (sobrepor quando cheio) no método de parada do box de diálogo do Data Logger Setup no Data Loger Graph software, o usuário pode pressionar e manter o botão assim até que o sinal verde pare a tarefa de loggin.

Se confirmar e limpar o LED de alarme do botão disponível via Data Logger Setup no box do Data Logger Graph software, quando o sinal vermelho pisca no alarme, o usuário pode pressionar e manter o botão pressionado até a luz vermelha do sinal parar e redefinir o sinal vermelho de alarme.

(5)

COMO OBTER RESULTADOS PRECISOS

Cheque o status da bateria antes de iniciar as tarefas. Se você prefere usar a entrada USB como interface de suprimento de energia para o aparelho, isto pode ser ignorado.

Observe a taxa de IP, mensurando corretamente os valores limites de análise e o valor do ponto médio da análise. Faça com que o dispositivo esteja locado num ambiente adequado para a tomada de medida.

CUIDADOS AMBIENTAIS

Este produto contem substâncias que pode ser nocivas ao meio ambiente se não descartado corretamente. Equipamentos eletroeletrônicos nunca devem ser descartados junto com lixo comum e sim separados e recolhidos para que recebam tratamento adequado e possam se reciclados. O símbolo cruzado, disposto no produto, lembra você que é preciso descartar o produto adequadamente ao final de sua vida útil. E assim sendo, você poderá assistir a recuperação, reciclagem e o reuso de muitos dos materiais usados neste produto.

BATERIA Muitas baterias terminam descartadas no solo onde seus componentes podem contaminar inclusive o subsolo e lençol freático. È muito mais aconselhável enviar as baterias para a correta destinação onde poderá ser corretamente reciclada. Faça a destinação correta segundo normas federais, estaduais de descarte∕reciclagem de sua bateria de lithium contida no seu dispositivo DATA LOGGER.

RoHS – As Restrições a Substancias Nocivas (– em inglês – RoHS), Diretiva 2002∕EC do Parlamento Europeu estipula que certas substancias nocivas não devem estar presentes em produtos como os que tratam este manual. Este produto está em acordo com as determinações do RoHS.

DISPLAY LCD

O usuário pode pressionar o botão uma vez para ativar a tela de LCD e mudar a forma de exibição tanto quando as funções. O display LCD irá encerrar automaticamente depois de 30 segundos se nenhuma ação for executada.

1. Leituras em tempo Real

2. Símbolo LOG quando em modo “Logging”. O símbolo LOG não é mostrado em outros modos.

3. Seta para cima quando em modo “Logging” ou modo “Finished”: Alguns modos de leitura logging excedem os valores máximos.

4. Seta para baixo mostrada quando o modo “Logging” ou modo “Finished”: Alguns leitura de logging excedem os valores mínimos.

NOTA: O visor LCD não pode trabalhar a temperaturas inferiores a -10 Celsius não sendo efetivo ou emitindo medições confiáveis nestas condições de ambiente.

Para maiores informações do software, você pode acessar o menu de ajuda na interface do software ou outros arquivos no CD. GARANTIA 1 2 3 4 Nível de Bateria 1 2 3 4

Numero do canal da leitura exibida Unidades das leituras exibidas

(6)

A HIDROSENSE Comércio de Sistemas para Irrigação Ltda garante este aparelho contra defeitos de projeto, fabricação e/ou solidariamente em decorrência de vícios de qualidade dos materiais que o tornem inadequado ao uso a que se destina pelo prazo de 6 (seis) meses, a contar da data de emissão da Nota Fiscal, desde que observadas as orientações de instalação e operação descritas neste manual. Em caso de defeito, no período de garantia, a responsabilidade da HIDROSENSE fica restrita ao conserto ou substituição do aparelho de sua fabricação. A substituição ou conserto não prorroga o prazo de garantia.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA:

Orientações quanto ao uso, manutenção e defeitos do equipamento devem ser solicitadas diretamente a Hidrosense Comércio de Sistemas para Irrigação Ltda. Contato pelo fone: 11- 4586.6295 ou e-mail: hidrosense@hidrosense.com.br

Referências

Documentos relacionados

Com base na literatura revisada, conclui-se pela importância da implantação de um protocolo de atendimento e execução de exame de Ressonância Magnética em

É importante destacar estas atividades oferecidas para compreender a dinâmica da escola que tem uma equipe diretiva (diretora, coordenadora geral, psicóloga escolar

Com o intuito de registrar tais alterações, anúncios de revistas premiados pelo 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo são apresentados de forma categórica como

Quem pretender arrematar dito(s) bem(ns), deverá ofertar lanços pela Internet através do site www.leiloesjudiciais.com.br/sp, devendo, para tanto, os interessados,

Durante tratamentos de fertilização assistida, muitos oócitos podem ser coletados e, consequentemente, vários embriões podem ser gerados e parte deles

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor

Aos 7, 14 e 21 dias após a emergência (DAE), foi determinado o índice SPAD no folíolo terminal da quarta folha completamente expandida devido ser esta folha recomendada para verificar

Tendo como objectivos a prevenção do maltrato e negligência infantil junto das crianças e dos professores e a promoção do desenvolvimento emocional e do