• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO HOSPITAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PARA MÉDICOS RESIDENTES/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO HOSPITAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PARA MÉDICOS RESIDENTES/2016"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO

DO HOSPITAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

PARA MÉDICOS RESIDENTES/2016

PROGRAMA COM PRÉ-REQUISITO - ÁREA DE ATUAÇÃO - PSICOTERAPIA EDITAL Nº 018/PRPGP/UFSM, de 31 de março de 2016 ABERTURA DE INSCRIÇÕES - PROCESSO SELETIVO PÚBLICO

DO HOSPITAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PARA MÉDICOS RESIDENTES/2016

A COORDENAÇÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA DO HOSPITAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA E A PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA faz saber aos interessados que estarão abertas as inscrições ao Processo Seletivo Público para Residência Médica para o ano de 2016, o qual se regerá do presente Edital.

ATIVIDADES DATAS

Período de inscrições, via web 04 e 05/04/2016

às 19h59min Período de solicitação via web, de isenção de pagamento da taxa de inscrição 04/04/2016 ás 23h59min Divulgação da relação dos candidatos com a taxa de inscrição isenta 05/04/2016 Data e horário limite para pagamento da taxa de inscrição. 05/04/2016 às

19h59min

Data da prova escrita objetiva 06/04/2016

Divulgação do resultado final no site http://site.ufsm.br/editais/prpgp e

www.husm.ufsm.br 08/04/2016

Período para solicitação de confirmação da vaga no site www.ufsm.br/derca,

entrega e a documentação constante nos itens 5.2.2 ou 5.2.3 08/04/2016 Os suplentes interessados deverão observar os chamamentos para ocupação de vagas

ociosas, será realizado pela COREME através do endereço www.husm.ufsm.br → Residência (coluna à direita) → PROCESSO SELETIVO 2016

a partir de 08/04/2016

(2)

1 INSCRIÇÕES PARA RESIDÊNCIA MÉDICA DO HUSM /UFSM

A inscrição para o Processo Seletivo – Programa de Residência Médica COM PRÉ-REQUISITO – PSICOTERAPIA estará aberta, nos dias 04 e 05 de abril de 2016, até às 19h59min para

1.1 Candidatos portadores de comprovante de ter cursado Residência Médica em Psiquiatria em instituição brasileira credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica.

1.3. A inscrição deverá ser efetivada via Internet, através do endereço http://site.ufsm.br/editais/prpgp. 1.4 Procedimentos para realizar a inscrição

Passo1: Localize o Edital Nº 018/PRPGP/UFSM “Processo seletivo para ingresso na Residência Médica Programa com Pré-Requisito - Área de Atuação - PSICOTERAPIA;

Passo 2:

Clique aqui para acessar o sistema de inscrições

; Passo 3: Clique na opção desejada;

Passo 4: Preencha o formulário com seus dados pessoais e clique em avançar; Passo 5: Confira os dados preenchidos e clique em “Efetuar inscrição”;

Passo 6: Anote o número para consulta de sua situação; e

Passo 7: Clique sobre a figura (Gerar Boleto) para gerar e imprimir o boleto bancário para efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

1.5 O pagamento da taxa de inscrição (GRU) é aceito somente pelo Banco do Brasil, opção pagamento GRU até o dia 05 de abril de 2016 até às 19h59min, no valor de R$ 56,00.

1.5.1 No boleto bancário é gerado o número de referência, que servirá para identificar o pagamento que será realizado pelo candidato. Caso seja solicitado no momento do pagamento, preencha corretamente o número de referência com o número gerado pelo sistema de inscrições. Se houver inconsistência, o pagamento não será identificado e, como consequência, a pré-inscrição do candidato não mudará para “Inscrição confirmada”. Ressaltamos que é de responsabilidade exclusiva do candidato a conferência dos códigos gerados no Boleto Bancário, no ato do pagamento. 1.5.2 Não será aceito agendamento de pagamento como comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

1.6 Caberá ao candidato realizar a consulta no sistema, por meio do número gerado na pré-inscrição (Número único para consulta), a fim de verificar a sua situação em relação à inscrição.

1.6.1 Caso a situação continue como “inscrição solicitada”, compare todos os campos impressos no Boleto Bancário com o comprovante de pagamento. Se houver algum campo incorreto no comprovante de pagamento, entre em contato urgentemente com a agência bancária onde o pagamento foi efetuado.

1.6.2 A inscrição somente será efetivada após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição, a qual não será restituída. Esta confirmação será realizada a partir de 48 horas após o pagamento do Boleto Bancário.

1.7 A relação dos candidatos que efetuaram a pré-inscrição e o pagamento da taxa de inscrição no período determinado neste edital será divulgada no site http://site.ufsm.br/editais/prpgp, pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), no dia 06 de abril de 2016.

1.7.1 O candidato que não constar nesta relação deverá entregar no dia de realização da prova escrita objetiva a ficha de pré-inscrição, a GRU e o comprovante original de pagamento efetuado.

(3)

1.8 Solicitação de isenção de pagamento da taxa de Inscrição:

1.8.1 Os candidatos amparados pela Resolução CNRM nº 7, de 20 de outubro de 2010, publicada no Diário Oficial da União de 21 de outubro de 2010, poderão solicitar no dia 04 abril de 2016 a isenção da taxa de inscrição.

1.8.2 Estará isento do pagamento de taxa de inscrição o candidato que apresente uma das seguintes condições: a) a taxa de inscrição for superior a 30% (trinta por cento) do vencimento/salário mensal do candidato, quando não tiver dependente;

b) a taxa for superior a 20% (vinte por cento) do vencimento/salário mensal do candidato e o mesmo possuir até dois dependentes;

c) a taxa for superior a 10% (dez por cento) do vencimento/salário mensal do candidato e o mesmo tiver mais de dois dependentes;

d) o candidato declarar-se impossibilitado de arcar com o pagamento da taxa de inscrição e comprovar renda familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimos ou renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos.

1.8.3 Em quaisquer das situações descritas nos incisos do item 1.8.2 o candidato estará obrigado a comprovar que não custeou, com recursos próprios, curso preparatório para o processo seletivo para ingresso no Programa de Residência Médica a que se candidata e, ainda, ter sido beneficiário de bolsa de estudo oficial.

1.8.4 A isenção deverá ser solicitada durante a inscrição, via Internet, na data determinada anteriormente, quando o candidato deverá, obrigatoriamente, preencher os campos, no qual deverá indicar seu Número de Identificação Social (NIS) atribuído pelo CadÚnico.

1.8.5 O preenchimento correto do formulário e a apresentação dos comprovantes é de inteira responsabilidade do candidato.

1.8.6 A UFSM poderá consultar o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato, se julgar necessário.

1.8.7 As informações prestadas no requerimento de isenção serão de inteira responsabilidade do candidato, podendo responder este, a qualquer momento, por crime contra a fé pública, o que acarreta sua eliminação do processo seletivo, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10, do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

1.8.8 Não será concedida isenção de pagamento de taxa de inscrição ao(à) candidato(a) que: a) omitir informações e/ou torná-las inverídicas;

b) fraudar e/ou falsificar documentação;

c) não observar a forma e o prazo estabelecidos nesse edital.

Não será aceita solicitação de isenção de pagamento de valor de inscrição por fax ou por correio eletrônico.

1.8.9 A relação dos candidatos com a taxa de inscrição isenta será divulgada no dia 05 de abril de 2016 no endereço http://site.ufsm.br/editais/prpgp.

1.8.10 Não haverá recurso contra o indeferimento do requerimento de isenção da taxa de inscrição.

1.8.11 O candidato cuja solicitação de isenção do pagamento de taxa de inscrição for indeferida poderá imprimir o boleto bancário, através do Número único para consulta gerado na FICHA DE PRÉ-INSCRIÇÃO, e efetuar o pagamento da taxa, até a data limite para a inscrição neste Edital.

(4)

1.8.12 Cabe exclusivamente ao candidato a decisão sobre suas condições de concorrer ao presente Processo Seletivo Público quanto à observância da escolaridade e de outros requisitos exigidos.

1.8.13 A UFSM, a qualquer tempo, poderá fazer diligências relativas à situação declarada pelo candidato, deferindo ou não seu pedido de isenção.

1.9 A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PRPGP e a Comissão de Seleção dos Programas ou Cursos de Pós-Graduação, não se responsabilizarão se o candidato não conseguir completar o preenchimento da ficha de inscrição por motivo de falhas no sistema e/ou congestionamento das linhas de comunicação, falha dos Correios ou no sistema interno de distribuição de correspondência, bem como de outros fatores técnicos que impossibilitem o processamento das informações.

1.10 A Comissão de Seleção poderá indeferir as inscrições que não atenderem a todos os requisitos e exigências descritas nesse edital ou estejam em desacordo com a legislação pertinente.

1.11 A efetivação da inscrição do candidato dar-se-á somente após o recebimento da confirmação bancária do pagamento de sua taxa de inscrição, a qual a situação no Sistema passa para Inscrição confirmada.

2 PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA E VAGA 2.1

Código Acadêmico Área de Atuação Duração nº de vagas

1074 Psicoterapia 1 ano 01

2.2 O Programa de Residência Médica referido no quadro acima tem acesso através de pré-requisito em Psiquiatria, de acordo com a Comissão Nacional de Residência Médica, Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina.

3 SELEÇÃO: O processo seletivo será composto de duas etapas:

A primeira será constituída de uma prova escrita objetiva; a segunda constará da análise do “Curriculum Vitae”.

3.1 ETAPA 1. Prova escrita objetiva, peso 9,0 (nove) será realizada no dia 06 de abril de 2016, com início às 09 e término às 10horas. O local de prova será divulgado no site www.husm.ufsm.br → Residência (coluna à direita) → PROCESSO SELETIVO 2016 no dia 05 de abril de 2016.

3.1.1 A prova escrita versará sobre Psiquiatria.

3.1.2 A divulgação do gabarito da prova será no dia 06 de abril de 2016 no site www.husm.ufsm.br → Residência (coluna à direita) → PROCESSO SELETIVO 2016, a partir das 10 horas.

3.1.3 O prazo para interposição de recurso para os gabaritos será no dia 06 de abril de 2016, das 11 às 14horas e deverá ser entregue na Secretaria da Coordenação de Residência Medica.

3.1.4 A análise dos recursos administrativos será realizada no dia 06 de abril de 2016.

3.1.5 A divulgação do resultado da prova escrita objetiva, será em ordem alfabética dos candidatos, no dia 07 de abril de 2016, no período das 8horas às 10horas no site www.husm.ufsm.br → Residência (coluna à direita) → PROCESSO SELETIVO 2016.

(5)

3.1.6 O prazo para interposição de recurso administrativo para o resultado da prova escrita objetiva será o dia 07 de abril de 2016, das 10 às 12 horas e deverá ser entregue na Secretaria da Coordenação de Residência Medica.

3.1.7 A análise dos recursos administrativos será realizada no dia 07 de abril de 2016.

3.1.6 O resultado final desta fase será divulgado no dia 07 de abril de 2016. Todos os candidatos que realizarem a prova escrita objetiva serão convocados para a segunda etapa.

3.2 ETAPA 2. Avaliação do "Curriculum Vitae", peso 1,0.

3.2.1 A segunda etapa ocorrerá no dia 06 de abril de 2016, logo após o término da prova escrita, sob a responsabilidade da Comissão de Seleção oficialmente designada.

3.2.2 O candidato poderá verificar a listagem dos títulos e sua valorização nos endereços eletrônicos www.ufsm.br e www.husm.ufsm.br → Residência (coluna à direita) → PROCESSO SELETIVO 2016, como anexo a este Edital 3.2.3 O "Curriculum Vitae", com documentação comprobatória de todos os títulos, deverá ser entregue no dia 06 de abril de 2016, imediatamente antes da realização da prova escrita.

3.2.4 A divulgação da análise do "Curriculum Vitae", por ordem alfabética, será dia 07 de abril de 2016, no período das 8horas às 10horas, no endereço www.husm.ufsm.br → Residência (coluna à direita) → PROCESSO SELETIVO 2016. 3.2.6 A data para recurso da análise do "Curriculum Vitae", será o dia 07 de abril de 2016, das 10 às 12horas. O recurso deverá ser encaminhado à Secretaria da Residência Médica.

3.2.7 A avaliação dos recursos da análise do "Curriculum Vitae", será no dia 07 de abril de 2016.

3.2.8 A divulgação da reavaliação solicitada da análise do "Curriculum Vitae", será no dia 07 de abril de 2016.

3.2.9 Os candidatos que não entregarem o "Curriculum Vitae", estarão automaticamente eliminados do processo seletivo.

4 RESULTADO FINAL

4.1 O resultado final, constitui-se em média ponderada da prova escrita objetiva (9,0) e da avaliação do "Curriculum Vitae", (1,0).

4.2 Na hipótese de igualdade entre dois ou mais candidatos no número de pontos da nota final, serão utilizados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

a) maior número de pontos na prova escrita; b) sorteio público.

4.3 A divulgação do resultado final será no dia 08 de abril de 2016, nos endereços www.husm.ufsm.br → Residência (coluna à direita) → PROCESSO SELETIVO 2016 e www.ufsm.br/prpgp.

5 SOLICITAÇÃO DE CONFIRMAÇÃO DA VAGA, ENTREGA DOS DOCUMENTOS E MATRÍCULA

5.1 O candidato classificado deverá solicitar a confirmação da vaga através do endereço eletrônico www.ufsm.br/derca, no dia 08 de abril de 2016, utilizando o número de inscrição como login e a data de nascimento (formato DDMMAAAA) como senha. Confirmar as informações, imprimir, assinar o comprovante de solicitação de confirmação da vaga e entregar com a documentação constante nos itens 5.2.2 ou 5.2.3, conforme candidato brasileiro ou candidato

(6)

estrangeiro, no horário das 10h30min às 12h30min.

5.2 A documentação dos candidatos classificados, bem como dos suplentes quando convocados, deverá ser entregue pelo próprio candidato, no endereço a seguir:

Universidade Federal de Santa Maria

Av. Roraima, Prédio 26, Centro de Ciências da Saúde – CCS, 4° andar, sala 1435 CEP 97105-900 - Campus da UFSM - Bairro Camobi

Santa Maria, RS

5.2.1 candidato brasileiro:

a) uma fotografia recente 3x4 ou 5x7 (digitalizar e inserir no sistema no momento de confirmação da vaga, via internet), os demais documentos serão entregues no endereço referido acima;

b) cópia da Cédula de Identidade Civil ou Militar (com validade indeterminada); c) cópia do CPF;

d) cópia do Título Eleitoral (bem legível);

e) cópia da comprovação da situação militar (para os homens); f) cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (bem legível); g) cópia do diploma de graduação;

h) o candidato classificado que realizou o curso de medicina no exterior, deverá apresentar cópia do diploma revalidado no Brasil;

i) cópia do certificado de Residência Médica de Psiquiatria, j) registro num Conselho Regional de Medicina do Brasil*; k) número de Inscrição PIS/PASEP;

l) comprovante da solicitação de confirmação de vaga, impressa e assinada; m) ficha cadastral impressa e completa (anexo ao Edital).

5.2.2 candidato estrangeiro: a) cópia do passaporte;

b) visto temporário e registro junto à Polícia Federal;

c) comprovante da solicitação de confirmação de vaga, impressa e assinada d) cópia do diploma de médico revalidado;

e) cópia do certificado de Residência Médica de Psiquiatria, f) registro num Conselho Regional de Medicina do Brasil*. OBSERVAÇÃO:

* Para o início da Residência Médica o registro do Conselho Regional de Medicina é obrigatoriamente do Rio Grande do Sul.

5.3 A matricula dos candidatos que confirmaram vaga será efetivada pelo DERCA a partir do dia 08 de abril de 2016. A partir disso o aluno poderá acessar o Portal do Aluno no endereço eletrônico www.ufsm.br, usando login e senha que corresponderão, respectivamente, ao número de matrícula (fornecido pela Coordenação da Residência Médica) e data

(7)

de nascimento, para imprimir o relatório comprovante de matrícula.

6 CONVOCAÇÃO DE SUPLENTES

6.1 A chamada dos candidatos classificados como suplentes será logo após o encerramento da solicitação de confirmação da vaga e entrega dos documentos (dia 08 de abril de 2016, às 14h)

6.2 Os candidatos classificados como suplentes deverão ficar atentos no endereço www.husm.ufsm.br → Residência (coluna à direita) → PROCESSO SELETIVO 2016 a chamada dos candidatos pela COREME.

7 O atendimento integral às datas e horários previstos no cronograma do processo seletivo é de responsabilidade exclusiva dos candidatos. Todos os horários citados neste Edital referem-se ao horário oficial de Brasília-DF.

8 A retirada dos documentos dos candidatos não classificados poderá ser feita até sessenta dias após o inicio do curso. Não sendo retirados neste período, os mesmo serão descartados.

9 Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, ouvida a Coordenação da Residência Médica e observada a legislação pertinente.

10 INÍCIO DAS ATIVIDADES

O início das atividades de todos os Programas de Residência Médica está previsto para o dia 08 de abril de 2016.

Profª Tânia Denise Resener Coordenadora do Curso de Pós-Graduação - Residência Médica

Prof Paulo Renato Schneider Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa

(8)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

RESIDÊNCIA MÉDICA INGRESSO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 - ANEXO 3 AVALIAÇÃO CURRICULAR/ESPECIALIDADES COM PRÉ-REQUISITO, ÁREAS DE

ATUAÇÃO e ANO OPCIONAL

Residência Médica, Cursos, Estágios e Ligas Acadêmicas – Máximo 3,0

Residência Médica, como pré-requisito da especialidade/área de atuação/ano opcional pretendido Pontuação Programa concluído, sem trabalho de conclusão (0,75) Programa concluído, com trabalho de conclusão (1,00) Residência Médica concluída, além do Programa considerado pré-requisito (0,50) Participação em cursos ATLS, ACLS, PALS, PHTLS ou cursos semelhantes de suporte de vida

administrados por instituições reconhecidas internacionalmente

(0,30/curso, máximo 0,60) Participação em ligas acadêmicas, com certificado indicando claramente a atuação

como participante ou organizador

(0,25/liga; máximo 0,50) Estágios

Período ≤ a 120 horas (0,30)

Período > a 120 horas (0,50)

Atividades Científicas – Máximo 5,0

Pontuação Apresentação de temas livres em eventos científicos (máximo 3,0)

Eventos científicos internacionais (0,30)

Eventos científicos nacionais (0,15)

Publicação de artigos (máximo 2,0)

Periódicos científicos internacionais indexados (0,60) Periódicos científicos nacionais indexados (0,35) Participação em eventos científicos

Eventos científicos internacionais (0,03)

Eventos científicos nacionais (0,02)

Participação em projetos de pesquisa devidamente comprovada (máximo 1,0)

Participação voluntária (0,30/pesquisa)

Participação com bolsa de iniciação científica por órgão de fomento (0,50/pesquisa) Participação em projetos de extensão devidamente comprovada (máximo 0,5)

Participação voluntária (0,20/pesquisa)

Participação com bolsa de iniciação científica por órgão de fomento (0,25/pesquisa)

Atividades Didáticas e Conhecimento de Língua Estrangeira – Máximo 1,0

Pontuação

Exercício de monitoria (0,25 /semestre; máximo

0,50) Conhecimento de língua estrangeira comprovado

por teste de suficiência/proficiência com certificado de aprovação em IES brasileira ou por exame de reconhecimento internacional ou

por certificado de curso em instituição de ensino regular, com duração igual ou maior que 2 anos

(0,25/idioma; máximo 0,5)

Concursos e Atividades Profissionais na Área Médica, após Formatura – Máximo 1,0

Pontuação Aprovação em concurso com nota mínima 7,0 (0,10) Exercício profissional por no mínimo 6 meses

(Exercício profissional no PROVAB gerando pontuação adicional posterior não será pontuado neste item)

(0,30 por cada 6m meses, não superponíveis)

Referências

Documentos relacionados

Pacientes com menos de três (0 a 2) critérios de Centor não são susceptíveis de ter EGA e, em geral, não devem receber tratamento com antibióticos ou testes de diagnóstico..

olhares medusantes que articulam as práticas educativas na atualidade, sobretudo aquelas que insistem em fazer dos pobres e da pobreza um novo empreendimento-de-si.. Nesse aspecto,

A cabeça cerâmica está indicada para implante em conjunção com um tubo femoral, enquanto que os revestimentos cerâmicos estão indicados para implante em conjunção com uma

O presente estudo apresentou um resumo das condições do cultivo da soja na Região Nordeste, em relação à safra 2014/5 e na análise do projeto do TEGRAM no Porto de

A partir dos dados de perda de massa e área das amostras da Tabela 3 são apresentados os resultados das taxas de corrosão dos corpos de prova e da eficiência dos

Myriam Ribeiro de Oliveira assinala também o papel destes azulejos na divulgação do repertório do rococó no Brasil, visto o grande número de importação para o litoral brasileiro..

O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos da aplicação de um análogo sintético da PGF2 α (Cloprostenol sódico – Ciosin – Coopers  ) na velocidade de involução

Possui como principal finalidade a análise estática de código fonte em linguagem Java, possibilitando o auxílio ao teste de unidade de software através da construção do grafo de