• Nenhum resultado encontrado

Curso de Especialização em PSICOMOTRICIDADE CLINICA E RELACIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curso de Especialização em PSICOMOTRICIDADE CLINICA E RELACIONAL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Curso de Especialização em PSICOMOTRICIDADE

CLINICA E RELACIONAL

ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação e Saúde.

NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em

Psimotricidade Clínica e Relacional.

OBJETIVO DO CURSO:

O curso de Psicomotricidade Clínica e Relacional é voltado para profissionais das áreas de Saúde e Educação, professores, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos, psicomotricistas, dentre outros que queiram capacitar-se e ampliar conhecimentos nas áreas da psicomotricidade relacional, de diagnóstico e avaliação psicomotora, transtornos globais do desenvolvimento (TGD), jogos e brincadeiras aplicados à Psicomotricidade para atuar no âmbito da clínica relacional tanto para crianças quanto adultos focando a prevenção e profilaxia.

METODOLOGIA DE ENSINO:

a.) MODALIDADE ON-LINE: Nesta modalidade os estudos são desenvolvidos todo a

distância (sem sair de casa) e não depende de formação de turma, haverá apenas 01 encontro presencial no final do curso, onde o aluno será convidado para fazer (AVP) Avaliação Presencial e Apresentação do TCC (Artigo ou Monografia), conforme data, horário e local programados pela UCAMPROMINAS.

No encontro presencial, o aluno poderá ter um professor exclusivo na cidade onde o mesmo residir, para aplicar e acompanhar (AVP) Avaliação Presencial e a apresentação do TCC ou o Pós-Graduando poderá escolher uma cidade onde tenha outros alunos concluintes, conforme necessidade e opção do próprio aluno.

b.) MODALIDADE SEMIPRESENCIAL: Nesta modalidade os estudos também são

desenvolvidos a distância, porém, o Pós-Graduando deverá participar de 02 encontros presenciais na cidade polo, onde o mesmo escolheu no ato da matrícula para estudar (se houver formação de turma), fazer as duas (AVP) Avaliações Presenciais e

(2)

apresentação do TCC (Artigo ou Monografia), conforme datas, horários e locais programados pela UCAMPROMINAS.

O professor titular do encontro presencial será o responsável para aplicar as duas (AVP) Avaliações Presenciais (valor de 10 pontos) aos alunos presentes e acompanhar a apresentação do TCC (Artigo ou Monografia), conforme necessidade e opção do próprio aluno.

MATRIZ CURRICULAR:

O Curso de Especialização ora proposto será de 495 h/a, distribuídas da seguinte forma: Teorias e Práticas da Psicomotricidade - 60h

Introdução À Psicomotricidade – 45h

Origem E Estudo Da Motricidade Humana – 45h Psicomotricidade Clínica E Relacional – 45h Diagnóstico E Avaliação Psicomotora – 45h

Transtornos Globais Do Desenvolvimento – TGD – 45h Jogos E Brincadeiras Aplicados À Psicomotricidade – 45h Tópicos Especiais Em Psicomotricidade – 45h

Métodos e Técnicas de Pesquisa - 60h Metodologia do Trabalho Científico - 60h

EMENTAS DO CURSO:

TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOMOTRICIDADE

Ementa: A Psicomotricidade: uma Reflexão Dialética. A Influência Materna no

Período Pré-Natal. A Diferenciação e a Integração Celular e sua Relação com o Processo de Crescimento, Maturidade e Desenvolvimento do Sistema Sensório-Motriz do Ser Humano. A Primeira Aprendizagem das Crianças: as Habilidades Motrizes. Os Níveis das Ações Motrizes: as Habilidades, os Hábitos e as Destrezas como Pressupostos Básicos dos Fenômenos Psicomotrizes. Bases Biológicas, Fisiológicas, Neurológicas e Psicológicas que influenciam a Motricidade Humana. A Teoria Psicomotriz como pressuposto para sua Prática.

(3)

Ementa: INTRODUÇÃO. ORIGEM E EVOLUÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE.

Origem e evolução da ciência. Conceitos e definições. FINALIDADE E ÁREAS DE ATUAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE. Finalidades da Psicomotricidade. Áreas de atuação. A PARTICIPAÇÃO DOS DIVERSOS ATORES NO PROCESSO DA PSICOMOTRICIDADE. A escola. Os pais. Professor-aluno. ELEMENTOS ESTRUTURANTES DA PRÁTICA PSICOMOTORA. O equilíbrio. O esquema corporal. A imagem corporal. Coordenação motora ampla. Coordenação motora fina. Lateralidade. Estruturação ou orientação espacial. Percepção musical. Percepção olfativa. Percepção gustativa. Percepção, organização temporal e ritmo. CÓDIGO DE ÉTICA DO PSICOMOTRICISTA. Abrangência. Dos Princípios. Das responsabilidades Gerais do Psicomotricista.

Das responsabilidades para com o cliente. Das relações com outros Psicomotricistas. Das responsabilidades e relações com as instituições empregatícias e outras. Das relações com outros profissionais. Das relações com as Associações congregantes, representativas dos Psicomotricistas. Do sigilo profissional. É vedado ao Psicomotricista. Dos honorários profissionais. Das disposições gerais.

ORIGEM E ESTUDO DA MOTRICIDADE HUMANA

Ementa: INTRODUÇÃO DA CONCEPÇÃO À MATURIDADE – BREVE

DIÁLOGO COM A PSICOMOTRICIDADE. A INFLUÊNCIA MATERNA NO PERÍODO PRÉ-NATAL. O que é herdado e adquirido na motricidade humana. Fatores que podem ocorrer na gravidez e prejudicar o novo ser. O DESENVOLVIMENTO PERINATAL. Desenvolvimento neural do embrião e do feto. O processo de mielinização dos nervos no embrião, no feto e na criança. A estrutura óssea no embrião, no feto e na criança. A estrutura muscular do embrião, do feto e da criança. Ápices de crescimento e desenvolvimento pré-natal, segundo Gallahue e Ozmun. Anamnese cognitivo-afetiva para analisar a possível influência positiva ou negativa das variáveis do meio ambiente sobre o processo de crescimento, maturidade e desenvolvimento do ser humano enquanto habita o útero materno. A PRIMEIRA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. A preparação intrauterina para a motricidade pós-parto. Distúrbios psicomotrizes mais comuns segundo Haim Grünspun (2000). AS INFLUÊNCIAS BIO-FISIOLÓGICAS, NEUROLÓGICAS E PSICOLÓGICAS NA MOTRICIDADE HUMANA E ALGUMAS ABORDAGENS TEÓRICAS DA PSICOMOTRICIDADE. O sistema de movimentos que intervém na psicomotricidade da criança. Atividade

(4)

osteo-muscular na motricidade infantil. Outros estágios que marcam o crescimento, a maturidade e o desenvolvimento psicomotriz das crianças enquanto acontece sua evolução ontogênica e psicossocial. Fatores que influenciam na “psicomotricidade” das crianças. Algumas abordagens teóricas da psicomotricidade. Abordagem biologicista. Abordagem sociologista. Abordagem biossocial.

PSICOMOTRICIDADE CLÍNICA E RELACIONAL

Ementa: INTRODUÇÃO. PSICOMOTRICIDADE CLÍNICA, FUNCIONAL E

RELACIONAL – LIMITES E POSSIBILIDADES. O MEIO AQUÁTICO. Metodologias de trabalho no meio aquático. A intervenção em portadores de Síndrome de Down e Paralisia Cerebral. A EQUOTERAPIA E A ASINOTERAPIA. Evolução e história das relações homem-cavalo. Equoterapia. Postura e Posicionamento. Corpo e Afetividade. Movimento e atividade. Outras indicações e contraindicações na equoterapia. Equipe multidisciplinar e programas de equoterapia. Asinoterapia. CONHECENDO OS PORTADORES DE PARALISIA CEREBRAL. CONHECENDO A DEFICIÊNCIA VISUAL. A importância da visão. A estimulação da criança cega. CONHECENDO A DEFICIÊNCIA AUDITIVA.

DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO PSICOMOTORA

Ementa: INTRODUÇÃO. EDUCAÇÃO, REEDUCAÇÃO E TERAPIA

PSICOMOTORA. PERTURBAÇÕES, DISTÚRBIOS E ALTERAÇÕES. PSICOMOTORAS. Perturbações psicomotoras. Perturbações Motoras. Perturbações Intelectuais. Perturbações do Esquema Corporal. Perturbações da Lateralidade. Perturbações da Estrutura Espacial. Perturbações da Orientação Espacial. Perturbações do Grafismo. Perturbações Afetivas. Distúrbios e alterações psicomotoras. AS NECESSIDADES ESPECIAIS. As necessidades especiais. Deficiências sensoriais. Deficiência visual. Cegueira. Visão Subnormal ou Baixa Visão. Deficiência auditiva. Condutiva. Sensório-Neural. Mista. Central ou Surdez Central. Deficiências físicas. Deficiências mentais. Crianças superdotadas. OBSERVAÇÃO, MEDIÇÃO, DIAGNÓSTICO, AVALIAÇÃO E AÇÕES MOTRIZES. Diferenças entre mediação e avaliação psicomotora. AVALIAÇÃO DE “DENVER”: Diagnóstico psicomotriz. O primeiro nível das ações motrizes: as habilidades. O segundo nível das ações motrizes. O terceiro nível das ações motrizes. As fases do hábito motriz e seu tratamento metodológico. Primeira fase: de familiarização. Segunda fase: de aperfeiçoamento.

(5)

Terceira fase: de estabilização. Os analisadores externos que influenciam nas habilidades, nos hábitos e nas destrezas. O analisador visual. O analisador auditivo. O analisador tátil. Os analisadores internos que influenciam nas habilidades, nos hábitos e nas destrezas. O analisador cinestésico ou coordenativo. O analisador vestibular ou do equilíbrio. Focando na Educação Infantil e resumindo. BATERIA PSICOMOTORA DE VÍTOR DA FONSECA. A utilização da BPM para um grupo de alunos portador de deficiência visual. Atividades para o desenvolvimento das diversas habilidades. Coordenação motora global. Coordenação motora fina. Coordenação viso-motora (parte da coordenação motora fina que envolve os olhos e as mãos ao mesmo tempo). Lateralidade. Percepção musical. Percepção espacial. Percepção temporal. Percepção corporal.

TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO – TGD

Ementa: INTRODUÇÃO. A CID-10 E O DSM-IV. Classificação internacional de

doenças. Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO – CONDUTAS TÍPICAS. Possíveis determinantes das condutas típicas. Autismo. Síndrome de Rett. Síndrome de Asperger. A EDUCAÇÃO ESPECIAL E TGD – FOCANDO O AUTISMO 54.

JOGOS E BRINCADEIRAS APLICADOS À PSICOMOTRICIDADE

Ementa: INTRODUÇÃO. JOGOS E BRINCADEIRAS – DO LÚDICO À FUNÇÃO.

PEDAGÓGICA E AO DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO. As funções e dimensões do jogo. Os jogos segundo Piaget e Vigotsky. Características e utilidade dos jogos. AS DIMENSÕES DO JOGO E A PSICOMOTRICIDADE. Dimensão social. Dimensão afetiva. Dimensão cognitiva. Dimensão ao nível motor. O TRABALHO DO PROFISSIONAL: ALIAR TEORIA E PRÁTICA. PSICOMOTRICIDADE E AFETIVIDADE. Relações diretas entre Psicomotricidade e Afetividade. ATIVIDADES APLICADAS AO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR. Jogos para desenvolver a atenção e a concentração. Jogos para desenvolver a sensibilidade táctil e a acuidade visual. Jogos para desenvolver paladar e audição. Jogos para desenvolver a imaginação e a criatividade. Jogos para desenvolver a motricidade. Programas específicos para aulas de hidropsicomotricidade focando a terceira idade. SESSÃO DEMODELAGEM. Atividades na área da comunicação e expressão. Atividades na área da percepção. Atividades na área de coordenação. Atividades na área da orientação. Atividades na

(6)

área do conhecimento corporal e lateralidade. Atividades na área de habilidade conceitual. Sugestões para reeducação psicomotora. Reeducação para perturbações motoras. Atrasos do desenvolvimento motor. Grandes déficits motores. Do ponto de vista motor. Do ponto de vista do esquema corporal. Do ponto de vista da lateralidade. Do ponto de vista da estruturação espacial. Perturbações do equilíbrio. Perturbações da coordenação. Perturbações da sensibilidade. Reeducação para perturbações intelectuais. Reeducação para perturbações do esquema corporal. Reeducação para perturbações da lateralidade. Reeducação para perturbações da estrutura espacial. Reeducação para perturbações da orientação espacial. Reeducação para perturbações do grafismo. Reeducação para perturbações afetivas.

TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOMOTRICIDADE

Ementa: INTRODUÇÃO. ESCOLAS DE DESENVOLVIMENTO. A criança segundo

diferentes escolas de desenvolvimento. OS MÉTODOS DE RELAXAÇÃO PSICOSSOMÁTICA. SÓCIO-PSICOMOTRICIDADE RAMAIN-THIERS. Método Ramain-Thiers. Avaliação do programa. Aplicações. Trabalho Corporal. Diferenciada Verbalização. O TRABALHO COM PORTADORES DA SÍNDROME DE DOWN. ENVELHECIMENTO E INTERVENÇÃO PSICOMOTORA. A gerontologia e a psicomotricidade. O trabalho com os idosos internados. Sugestão de atividades para gerontes. Escala motora para a terceira idade (EMTI). Motricidade fina. Motricidade global. Equilíbrio. Esquema corporal. Organização espacial.

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

Ementa: Introdução. Metodologia Do Artigo Científico. A Redação Técno-Científica.

Como Organizar Um Artigo Científico. Formatação. Ilustrações E Tabelas. Citações.

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Ementa: Introdução. A Ciência. Os Tipos de Conhecimento. A Pesquisa. Pesquisa

Bibliográfica. O Trabalho Científico. A Revisão de Literatura. O Artigo Científico. A Leitura. A Escrita. Instrumentalização Científica. Plágio: o que é e como evitar.

(7)

Este curso tem duração média de 12 meses, com mínimo de 06 meses e o máximo de 18 meses. O aluno terá em média 10 meses para realizar os estudos e fazer as avaliações (AVD e AVP) e 02 meses para apresentar o TCC (Artigo ou Monografia), conforme necessidade e opção do próprio aluno.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO:

Durante o curso o aluno fará uma Avaliação à Distância/on-line (AVD) para cada disciplina disponível no site/Portal do Aluno e duas Avaliações Presenciais (AVP) que serão feitas nos encontros presenciais. A nota final de cada disciplina será calculada da seguinte forma: (AVD + AVP) 2 = Média final e estará disponível no site/Portal do Aluno, onde poderá ser conferida e acompanhada pelo aluno. Ex: (AVD = 10 + AVP = 7) = 17 2 = 8,5 Nota Final.

a.) As avaliações (AVD) serão feitas individualmente (disciplina por disciplina) com

valor de 10 pontos cada e poderão ser realizadas nas modalidades on-line (no site/Portal do Aluno) ou impressa (retiradas do portal e enviadas pelo correio). As avaliações serão disponibilizadas proporcionalmente ao pagamento das mensalidades.

b.) As avaliações (AVP) = com valor de 10 pontos serão feitas nos encontros

presenciais.

ENCONTROS PRESENCIAIS:

a.) Pela modalidade On-line, haverá apenas 01 encontro presencial no final do curso,

onde o aluno fará a (AVP) Avaliação Presencial e Apresentação do TCC (Artigo ou Monografia), conforme data, horário e local programados pela UCAMPROMINAS.

b.) Pela modalidade Semipresencial, serão realizados 02 encontros presenciais (1º Encontro = informações sobre o funcionamento do curso, apresentação do TCC e

avaliações presenciais e 2º Encontro = instruções de como fazer o TCC, apresentação do TCC e avaliações presenciais), conforme datas, horários e locais programados pela UCAMPROMINAS.

(8)

CERTIFICAÇÃO:

O curso atende todas as exigências da Resolução No. 01 do dia 08/06/2007 e da Portaria do MEC No. 1.282 do dia 26/10/2010 e publicada no DOU – Diário Oficial da União no dia 27/10/2010 – Seção 01 e Página: 38, com validade em todo território nacional.

O Certificado de Conclusão de Curso será emitido pela UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES e entregue ao aluno no prazo mínimo de 45 dias, podendo chegar ao máximo em até 150 dias (somente em caso de extrema necessidade), após o aluno cumprir com todos os pilares obrigatórios para conclusão do curso.

O Certificado da UCAM – Universidade Candido Mendes atende também todas as exigências da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais que decidiu usar a avaliação da CAPES/MEC, para pontuar, classificar e nomear os candidatos de concurso público. Assim como a Secretaria de Educação de Minas Gerais, várias outras Secretarias Estaduais de Educação estão exigindo que os candidatos a concursos públicos, sejam Certificados em cursos de Pós-Graduação lato sensu/especialização, por instituições de ensino superior que tenham cursos de Mestrado ou Doutorado com nota superior a 03 pontos.

Aproveitamos o momento para comunicar que a UCAM tem 07 cursos de Mestrado com nota superior a 03 pontos e 02 cursos de Doutorado com nota máxima de 07 pontos. Estas informações poderão ser conferidas pelo link abaixo:

http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet?acao =pesquisarRegiaoIesPrograma&codigoIes=31032010

PILARES OBRIGATÓRIOS:

Para concluir o curso de Pós-Graduação e receber o certificado da UCAM, o aluno deverá cumprir os 05 pilares obrigatórios:

(9)

b.) ter sido aprovado em todas as disciplinas; c.) ter sido aprovado no artigo científico; d.) ter quitado todas as parcelas do curso; e.) ter entregue toda a documentação exigida.

Referências

Documentos relacionados

A sociabilização de seus ideais, ou seja, o processo de absorção de suas ideias por um contexto sociocultural, essencial para a sua concretização, só come- çou a ocorrer em meados

O Senac - Pernambuco, mediante as condições estipuladas neste Comunicado, em conformidade com a Resolução Senac 1018/2015, informa a realização do Processo Seletivo destinado

Pode-se dizer, considerando o Estado da Arte das pesquisas sobre as estratégias utilizadas por crianças na resolução de problemas aditivos, que: problemas inversos

O presente trabalho busca explanar como as estruturas cognitivas básicas do indivíduo evidenciadas por Jean Piaget (conservação, classificação e seriação) podem

Modified pink esthetic score (MPES) and probing depth were used for evaluation of peri- implant soft tissue at base line and follow up periods. Results: INFLP showed higher

Em segundo lugar, ela nos remete, a partir das medidas de natureza fiscal e monetária implementadas pelos EUA e países da zona do Euro e do Japão – tais como injeção de liquidez e

A Comissão Eleitoral, eleita na Assembleia Geral, realizada em 09/12/2015, em conformidade com a legislação vigente (Regimento Interno da Seção Sindical SINASEFE Ifes),

11º – As inscrições das chapas para a Diretoria da Seção Sindical dar-se-ão na forma do artigo 10 do Regimento do SINASEFE – SEÇÃO SINDICAL DO INSTITUTO