• Nenhum resultado encontrado

Conteúdo. Código de Conduta e Ética. Código MP_5.3 Data 01/04/2016 Versão 1.1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conteúdo. Código de Conduta e Ética. Código MP_5.3 Data 01/04/2016 Versão 1.1"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Governança Corporativa Page 1 of 7

Grupo Normas e Processos

Referência Governança Corporativa Assunto Código de Conduta e Ética

Título Ética e Conduta

Código MP_5.3 Data 01/04/2016 Versão 1.1

Conteúdo

Objetivos ... 2 Aplicabilidade ... 2 Área Responsável ... 2 Overview ... 2 Padrão Ético ... 2 Ética e Conduta ... 2 Informações Confidenciais ... 3 Informações Privilegiadas ... 4 Privacidade do Funcionário ... 4 Aparência e Atitude ... 4

Entretenimento e Aceitação de Presentes ou Favores ... 5

Administração e Funcionários ... 5

Conflitos de Interesse ... 5

Uso do Logotipo da RMW Investimentos ... 5

Sanções e Procedimentos de Defesa ... 6

Áreas Aprovadoras ... 6

(2)

Governança Corporativa Page 2 of 7

Objetivos

O objetivo deste Normativo é definir diretrizes sobre Conduta e Padrões Éticos para todos na RMW Investimentos.

Outras normas relacionadas à Conduta e Ética poderão ser elaboradas a qualquer tempo, quando se fizerem necessárias.

Aplicabilidade

Este normativo se destina a todos os colaboradores e sócios da RMW Investimentos Ltda.

Área Responsável

A área responsável pela manutenção deste código é a área de Compliance. No entanto, cada gestor deve zelar pelo atendimento do padrão aqui estabelecido, cuidando para que as relações dentro e fora da empresa sejam justas e saudáveis.

Overview

Este código é em linhas gerais uma ferramenta para orientar a conduta pessoal e profissional dos administradores, funcionários, estagiários e prestadores de serviços regulares da RMW Investimentos, devendo ser considerado como uma declaração formal do compromisso dos colaboradores com as regras de ética empresarial, bem como com os princípios da transparência, respeito à igualdade de direitos e à diversidade.

O mesmo deve ser observado e plenamente cumprido por todos os colaboradores internos. Individualmente somos obrigados a reconhecer nossa responsabilidade pessoal definida por lei, além de entender e cumprir as diretrizes constantes deste Código.

Padrão Ético

Em nossa missão de fornecer ótimos resultados aos nossos investidores, obtendo por consequência e em conjunto expressivo crescimento, seguiremos o seguinte padrão ético:

•Seremos saudáveis, justos e transparentes em nossa administração, sempre baseada nos mais elevados princípios de respeito, verdade e ética.

•Proveremos ambiente de trabalho desafiador, profissional e gratificante para os funcionários, engrandecendo assim a comunidade que nos cerca.

Ética e Conduta

A reputação da RMW Investimentos no mercado depende do modo como seu negócio é conduzido. É, portanto, de responsabilidade de cada diretor, funcionário e terceirizado como representante da Empresa, efetuar suas responsabilidades de forma eficiente e honesta, obedecendo às leis e regulamentos vigentes.

Na condução de suas responsabilidades, a RMW Investimentos solicita a todos os gestores, funcionários e terceirizados que observem os mais altos padrões éticos de conduta pessoal e de

(3)

Governança Corporativa Page 3 of 7

negócios. Todo funcionário deve conduzir suas responsabilidades na Empresa baseado nos seguintes princípios básicos:

• Conformidade com as leis, regulamentos, regras e procedimentos. Cumprir e fazer cumprir estritamente a legislação aplicável à sua atividade.

• Comprometer-se com os objetivos da Empresa, exercendo suas atribuições de acordo com práticas comerciais aceitáveis, com lealdade à instituição, com eficácia e otimização de recursos. • Assumir as responsabilidades inerentes à sua função.

• Confidencialidade.

• Manter a boa ordem do local de trabalho.

• Não participar, em nome da Empresa, de transações e eventos vinculados ou relacionados com seus interesses pessoais ou familiares. Se imprescindível sua participação, submeter à apreciação dos gestores.

• Recusar ofertas que possam configurar vantagem pessoal indevida, ligadas a qualquer tipo de rendimento ou comissão originário ou resultante de operações em nome da RMW Investimentos. • Empenhar-se em oferecer aos clientes, serviços que vão de encontro com suas necessidades de forma a obter sua satisfação e confiança na RMW Investimentos.

• Nas dependências da Empresa, não utilizar telefones móveis para operar carteira própria, receber instruções de outros ou para emitir qualquer opinião, recomendação ou assessoria no local de trabalho, utilizando-se sempre de ramais com gravação telefônica.

• Zelar pelo aprimoramento pessoal e profissional próprio e de seus subordinados, e pelo comprometimento profissional nas dependências da Empresa.

• Cumprir os compromissos assumidos perante fornecedores, órgãos públicos, parceiros de mercado e colegas de trabalho nas dependências da Empresa.

• Não utilizar as dependências, máquinas e equipamentos da Empresa para tratamento de assuntos e/ou atividades de caráter pessoal, não ligado às funções desempenhadas na Instituição.

• Agir em linha com as estratégias de negócios.

• Atentar para a centralização dos contatos com meios de comunicação na figura do sócio responsável. Além deste, ninguém está autorizado a dar declarações ou entrevistas em nome da empresa.

• Construir uma organização forte, baseada nos princípios de mercado e pensamento racional, que reflita os valores da instituição e delegue autoridade e poder internamente, baseado no sistema de gerenciamento de risco estabelecido, de forma a possibilitar decisões rápidas e eficientes na condução dos negócios.

Informações Confidenciais

A informação relacionada à Empresa, não disponível ao público em geral é considerada como informação confidencial. Todos na Empresa não estão autorizados a discutirem ou dividirem informações confidenciais para terceiros quando da condução dos negócios a menos que os mesmos sejam autorizados a receberem informações por conta de transações regulares de negócios ou quando esta revelação seja solicitada por força de lei.

A natureza dos negócios da Empresa e seu relacionamento com os clientes, frequentemente nos coloca na posição de lidarmos com informações confidenciais e/ou não - públicas. Gerenciar essas informações de uma forma altamente profissional tem um impacto importante nas relações da Empresa com seus Clientes. A RMW Investimentos, dessa forma, depende de todos para assegurar que a confidencialidade das informações do Cliente seja mantida o tempo todo.

(4)

Governança Corporativa Page 4 of 7

Além disso, a divulgação de informações para pessoas fora da RMW Investimentos, bem como o uso desta informação em benefício próprio ou de terceiros, é proibida por lei, com implicações civis e criminais.

Além da informação sobre os clientes, a Empresa possui informação confidencial sobre os gestores e outros funcionários. Tal informação deve ser estritamente controlada como no caso da informação ao cliente. Há colaboradores que possuem acesso à informação pessoal de outros no exercício de suas funções. Os mesmos não devem divulgar essa informação a terceiros, outros empregados ou usá-la em seu próprio benefício ou por curiosidade.

Ninguém deve discutir sobre informações de clientes, pública ou não - pública, com pessoas que não sejam funcionários da RMW Investimentos, sem autorização específica dos sócios.

Mesmo nas dependências da Empresa, discussões a respeito de operações devem ser mantidas dentre os funcionários envolvidos na operação. Quanto menos pessoas tiverem conhecimento de informações confidenciais, menor o risco de vazamento.

Mesmo entre familiares ou amigos, cuidados devem ser tomados para que assuntos relativos à Empresa não sejam discutidos fora de suas dependências. Todos aqueles que não fazem parte do relacionamento da Empresa, não conhecem a extensão da confidencialidade da informação e podem causar danos a RMW no caso de quebra de sigilo da informação.

Finalmente, a RMW deve respeitar a privacidade de seus clientes, diretores, gerentes de relacionamento e outros funcionários, e não deve invadir sua privacidade além do necessário quando da condução de seus negócios. Ainda, a quebra de sigilo constitui crime e as pessoas responsáveis estão sujeitas a penalidades prescritas pelo Código Penal.

Informações Privilegiadas

Os regulamentos acerca de Informações Privilegiadas se aplicam a pessoas que estão em uma posição de fácil acesso à informação da empresa antes de se tornar pública.

Em virtude de que essas pessoas obtêm informações importantes que podem afetar as opções de investimento antes de se tornarem abertas ao público, são proibidas, a compra ou venda de papéis, ações ou aconselhar terceiros a fazê-lo, baseado nessas informações.

Portanto, caso esta pessoa que tem conhecimento dos fatos no exercício de seu ofício libera a informação para terceiros ou até mesmo para amigos ou familiares ou aufere vantagens, antes que esses fatos se tornem públicos, tal conduta constituirá em violação a esta política.

Os diretores e funcionários devem manter confidencialidade das informações não públicas das empresas e devem seguir essas normas de forma a evitar se envolverem em situações descritas na regulamentação brasileira.

Privacidade do Funcionário

Informações e comunicações nos sistemas de computadores privados e ligações estão sujeitas à revisão, monitoramento e gravação a qualquer época sem aviso prévio.

O uso de tais recursos de monitoramento e gravação é restrito, sendo especificado em políticas próprias. Caso haja uso ou acesso não autorizado, o autor da ação estará sujeito a medidas disciplinares ou penais.

Aparência e Atitude

É esperado que todos os Funcionários se apresentem como profissionais de negócios do mais alto nível em todas as visitas e representações, especialmente junto aos nossos Clientes.

(5)

Governança Corporativa Page 5 of 7

Também é esperado que o local de trabalho seja mantido de forma limpa e organizada. Além disso, é solicitado que sempre seja demonstrada cortesia, respeito, cordialidade, honestidade e imparcialidade no relacionamento com clientes, investidores, competidores, fornecedores, público em geral e funcionários da Empresa.

Entretenimento e Aceitação de Presentes ou Favores

Ninguém pode aceitar presentes, pagamentos, serviços, considerações especiais ou favores de qualquer tipo quando o aceite possa influenciar, ou aparentar influenciar a performance do trabalho.

Entretanto é permitido aceitar presentes de valor nominal abaixo de R$ 150,00 reais caso seja impraticável sua recusa ou seu retorno.

Caso ocorram gastos relacionados com entretenimento, estes devem estar dentro do orçamento destinado para tal fim, devendo cada funcionário efetuar as devidas prestações de contas acompanhadas dos respectivos comprovantes dos gastos efetuados.

Administração e Funcionários

As condições de trabalho adequadas proporcionam a base para existência e o desenvolvimento das empresas.

Colaboradores somente serão capazes de manter um bom estado de espírito, serem criativos e produtivos se puderem trabalhar em condições adequadas. Para tanto, fatores como salários, horários adequados de trabalho e confiança de que seu trabalho será avaliado e tratado de maneira justa são fundamentais para o nosso crescimento.

Colaboradores da empresa devem se esforçar para alcançar uma boa atmosfera de trabalho e criar um ambiente corporativo onde cada membro do quadro de funcionários da Empresa possa agir com vitalidade e sem abusos de poder.

Conflitos de Interesse

Todos devem evitar conflitos de interesses pessoais com os interesses da RMW Investimentos, ou mesmo a aparência de tais conflitos.

Não devemos agir em nome da Empresa em nenhuma transação que envolva pessoas ou organizações com as quais tenhamos ou, um membro da família tenha, qualquer interesse financeiro ou residual.

De maneira ampla, um conflito de interesse financeiro inclui situação em que você participa de duas ou mais atividades ou relacionamentos que, em algum nível, são incompatíveis.

Tais situações podem incluir atividades, conduta, investimentos que poderiam conflitar com suas tarefas na Empresa, ou que poderiam afetar adversamente seu julgamento ou desempenho no trabalho. A aparência de um conflito de interesse pode muitas vezes ser tão prejudicial como um conflito propriamente dito. Você deve exercer um julgamento sólido antes de se comprometer em qualquer atividade ou participar de qualquer transação que possa potencialmente ser um conflito.

Uso do Logotipo da RMW Investimentos

O logotipo da Empresa não deve ser utilizado se houver qualquer probabilidade de comprometimento da credibilidade e posição da Empresa. A aprovação antecipada dos Gestores é

(6)

Governança Corporativa Page 6 of 7

necessária quando houver a necessidade de se utilizar do logotipo da RMW Investimentos, como em cartas, mídia, materiais de divulgação, Internet, e-mails, etc.

Sanções e Procedimentos de Defesa

Caso haja o desrespeito por parte de colaborador ou sócio dos princípios acima elencados, o Comitê de Compliance, composto pelos sócios irá analisar o caso e emitir seu parecer bem como as sanções cabíveis, como advertência, reparações, demissão ou mesmo a instauração de processos nas esferas de direito. Nesta ocasião, o comitente da falta poderá apresentar defesa e deverá ser ouvido no próprio comitê.

Áreas Aprovadoras

Área Validadora: Área de Compliance

(7)

Governança Corporativa Page 7 of 7

RMW INVESTIMENTOS

Estratégias Quantitativas

Termo de Compromisso e Ciência

Manual de Ética e Conduta da RMW Investimentos

Eu, _________________________________, CPF número ______________________ li,

compreendi e concordo em respeitar ao Manual de Ética e Conduta da RMW Investimentos

Ltda. Não tenho ciência, neste momento, de quaisquer circunstâncias que envolvam a mim,

ou qualquer outro funcionário e que possam estar em conflito com este Manual. Caso tome

conhecimento de qualquer circunstância desse tipo, comprometo-me a notificar

imediatamente o gestor.

________________________________ Assinatura do Colaborador

________________________________ Local e Data da Adesão

Referências

Documentos relacionados

Não trabalhamos com intermedíarios de matéria prima. Os nossos fornecedores são todos diretos, eles tem area de extração florestal e fornecem para a Tradelink. Quantos dos

Ao oferecer a oficina como território de existência, campo de experiência estética e enlace social, a proposta aproxima práticas artísticas e práticas clínicas, contemplando o

Garantir as necessidades dos clientes com as melhores soluções, produtos e serviços altamente qualificados para geração de energia, permitindo praticar preços que garantam

Art. 31 – Poderão ser admitidos no Programa candidatos que tenham graduação em Ciência da Computação ou em áreas afins, a critério da CPG. O ingresso como aluno

partidas, nas datas, locais e horários afixados nas tabelas, que serão elaboradas e publicadas pelo Departamento Técnico da FSF - Federação Sergipana de Futebol. §

Todos os colaboradores da HORMIGON e pessoas físicas que atuam diretamente como parceiros de negócio, no processo de admissão, contratação ou durante a execução de

Administradores, empregados e também os prestadores de serviços devem assumir o compromisso de orientar as suas ações por elevados padrões éticos de conduta; de zelar pelos valores

Como parte do compromisso da TAC Transportes em conduzir seus negócios pautados nos princípios éticos, foi criada uma Comissão de Ética, para auxiliar na gestão das normas