• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Unimagem, Comunicação e Imagem, SA (Lisboa)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Unimagem, Comunicação e Imagem, SA (Lisboa)"

Copied!
107
0
0

Texto

(1)
(2)

Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto

Instituto Politécnico da Guarda

R E L A T Ó R I O D E E S T Á G I O

FÁBIO JORGE DE ALMEIDA OLIVEIRA

RELATÓRIO PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE LICENCIADO EM COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA

JANEIRO/2013

(3)

I

Ficha de identificação

Nome do estagiário: Fábio Jorge de Almeida Oliveira Número de Matrícula: 5006844

Estabelecimento de Ensino:

Instituto Politécnico da Guarda

Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto

Licenciatura: Comunicação Multimédia

Docente Orientador: Mestre Guilherme Monteiro Local de Estágio:

Unimagem, Comunicação e Imagem, SA

Rua Basílio Teles, 35 – 3º Esquerdo

1099-005 Lisboa

Tlf: 213 187 900

unimagem@unimagem.pt

Supervisor: Dra. Maria João Fernandes

Grau Académico: Licenciatura em Gestão de Empresas

(4)

II AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar dirijo o meu agradecimento à Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda e a todos os docentes do curso de Comunicação Multimédia.

Ao meu orientador de estágio, Mestre Guilherme Monteiro, pela sua disponibilidade e conhecimentos partilhados ao longo desta experiência.

Um agradecimento especial à Unimagem, Comunicação e Imagem, SA, por me ter acolhido e possibilitado aplicar os meus conhecimentos.

À minha mãe, falecida em Julho de 2012, que sempre foi o meu suporte vital e me guiará pela vida inteira.

Ao meu pai e ao meu irmão pelo apoio incondicional manifestado desde sempre. Um último agradecimento a todos os que, direta ou indiretamente, me apoiaram nesta jornada.

(5)

III RESUMO

O estágio curricular foi desenvolvido com o objetivo principal de obter experiência e conhecimentos profissionais, aplicados na divulgação e aposta na dinamização da imagem da Unimagem, Comunicação e Imagem, maioritariamente nas componentes Web.

As atividades desenvolvidas dentro da empresa enquadraram-se nos parâmetros estabelecidos e, consequentemente, o retorno qualitativo das mesmas foi determinante para a sua funcionalidade para a empresa.

Procedi à realização de clippings diários da empresa, à criação de um catálogo digital oficial da Unimagem, a criação do cartão digital natalício da Unimagem, a Assessoria de Imprensa no Congresso Fórum do Mar, no Centro de Congressos do Estoril e a organização de relatórios semestrais de análise de notícias para o Grupo Mello. Por fim, assisti a uma formação Webinar, através da Cision, relacionado com a Comunicação, elaborei e traduzi

press releases e atualizei os contactos da empresa numa base de dados específica.

Em todas as atividades desenvolvidas, garantiu-se a satisfação das necessidades da empresa e em contacto com o público prevaleceu a harmonia e profissionalismo adequados.

(6)

IV

Índice Geral

Introdução ... .1

Capítulo I –Unimagem, Comunicação e Imagem, SA ... 3

1.1. Unimagem, Comunicação e Imagem, SA ... 4

1.1.1. Missão ... 4

1.1.2. Localização ... 4

1.1.3. Organograma ... 6

1.1.4. Análise SWOT ... 7

1.1.5. Imagem e Identidade Organizacional ... 9

1.1.6. Mercado e público-alvo ... 11

Capítulo II - Comunicação Multimédia………..14

2.1. Comunicação ... 15

2.1.1. Comunicação Interna………..…...15

2.1.2. Comunicação Externa………..……...16

2.2. Multimédia ... 17

Capítulo III - Estágio: Atividades e Propostas………...19

3.1. Atividades Desenvolvidas e Propostas ... 20

Reflexão Final ... 26

Bibliografia... 27

Anexos

(7)

V

Índice de Figuras

Figura 1- Mapa Geográfico da Localização da Unimagem ... 5

Figura 2 - Fotografia do edifício da Unimagem ... 5

Figura 3 - Gráfico da Estrutura Orgânica da Unimagem………...6

Figura 4 - Logótipo atual da Unimagem ... 10

Figura 5 - Antigo logótipo da Unimagem ... 10

Figura 6 - Elementos de Multimédia ... 17

Figura 7 - Exemplo de Capa da área de Consultoria de Comunicação ... 21

Figura 8 - Exemplo da Capa do Catálogo Geral ... 21

Figura 9 - Exemplo de esboço de Cartão de Natal ... 22

Figura 10 - Exemplo de Cartão Natalício finalista ... 23

Figura 11 - Cartaz do Congresso Âncora ... 23

Índice de Tabelas

Tabela 1 - Análise SWOT da Unimagem ... 8

(8)

VI

Glossário de Termos Técnicos

Catering - é o serviço de promover serviços alimentares em lugares remotos.

Clipping – o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de

comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona.

E-mail – Um correio eletrónico ou e-mail é um método que permite compor, enviar e receber

mensagens através de sistemas eletrónicos de comunicação.

Facebook - Rede social, na qual os utilizadores podem partilhar mensagens escritas, imagens, vídeos ou áudios com outros utilizadores conectados entre si.

Front-desk – Receção.

Lettering - é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou

digitalmente.

Know-how - é o conhecimento de como executar alguma tarefa.

(9)

1

Introdução

Este relatório tem como objetivo divulgar as atividades efetuadas durante o período de estágio, integrado no plano de estudos da Licenciatura em Comunicação Multimédia, determinando todas as etapas e processos, sempre com o máximo rigor e veracidade perante as ações desenvolvidas na empresa.

A escolha da Unimagem deveu-se à minha decisão de querer estagiar numa empresa da área da publicidade e na região de Lisboa, onde verifico que existe uma maior atividade dentro dessa área.

Apresentando-me como estagiário, foi-me sempre transmitida confiança nas minhas qualidades de trabalho o que me permitiu ultrapassar as barreiras habitualmente presentes quando alguém se inicia no mundo do trabalho. Isto permitiu-me uma comunicação relativamente fácil com todos os membros da estrutura da empresa, inclusivamente o Dr. Miguel Almeida e a Dra. Maria João Fernandes. A capacidade de comunicação de toda a equipa era excelente, e cedo me senti parte importante da mesma.

Sinteticamente, a minha função dentro da Unimagem prendeu-se na ampliação da divulgação da mesma, principalmente em meios digitais. Aplicando os meus conhecimentos de Multimédia, e após o reconhecimento dos colegas, produzi conteúdos práticos e informativos que se tornaram uma mais-valia para a empresa.

Preferencialmente, a utilização do pacote da Adobe, software utilizado para a criação e edição de imagem, para todo o tipo de projetos permitiu a aplicação dos meus conhecimentos adquiridos na licenciatura de Comunicação Multimédia. Sem estes, teria mais dificuldade em realizá-los.

O relatório de estágio presente divide-se em três capítulos. O primeiro capítulo aprofunda o conhecimento histórico e gestão da Unimagem, Comunicação e Imagem, SA. O segundo capítulo refere-se à análise da Comunicação e Multimédia, relacionando-a com o mercado de trabalho presente. Por fim, o último capítulo indica as atividades desenvolvidas pela minha parte, dentro da empresa onde foi realizado o estágio. Uma reflexão final é apresentada em jeito de conclusão do estágio.

Para a realização da estrutura deste relatório foi necessário utilizar metodologia, técnicas de pesquisa e recolha de informação específicas, das quais realço a análise

(10)

2 observatória, a consulta documental e bibliográfica e a pesquisa de informação em sites da Internet. Baseei-me em artigos de autores reconhecidos nas áreas definidas, com o objetivo de garantir uma pesquisa adequada e autêntica. A minha capacidade pessoal foi colocada à prova, e sem dúvida que demonstrando dinamismo, capacidade organizacional e adaptabilidade, consegui integrar-me na empresa.

(11)
(12)

4

1.1.

Unimagem, Comunicação e Imagem, SA

A Unimagem – Comunicação e Imagem, SA é uma empresa que tem funções nas áreas de Consultoria de Comunicação, Marketing, Publicidade e Relações Públicas. Fundada em 1991, tem sido uma presença constante em eventos e associada a empresas de grande nome, nomeadamente o Grupo Mello ou o Porto de Sines. Nos últimos tempos tem marcado, cada vez mais, presença nas redes sociais, sendo o Facebook o principal interveniente a nível de atualizações e notícias relacionadas com a empresa ou associados.

1.1.1. Missão

A missão e os objetivos de uma empresa devem estar bem definidos desde a sua criação, para que seja possível aplicar os seus serviços no segmento de mercado que se direciona. A Unimagem foi criada para melhor aproveitar as diversas valências presentes nos setores que a constituem, procurando constantemente estar na frente do seu setor de exploração.

A principal missão desta empresa é comunicar eficazmente e, garantindo os serviços a que foi contratada, não só os realiza com sucesso, como também os faz de uma forma criativa e inovadora, tornando os seus clientes extremamente satisfeitos.

“O LEMA da Unimagem é a excelência. A MISSÃO da Unimagem é privilegiar o rigor e criar com imaginação. Os VALORES da Unimagem são a ética, a competência e a qualidade na prestação de serviços. O que nos distingue é sermos mais inovadores, mais criativos e mais ousados na comunicação integrada.

A história da Unimagem, desde a sua fundação em 1991, fala por si.”

(www.unimagem.pt)

1.1.2. Localização

Ser uma empresa estabelecida na capital do país, Lisboa, é ter um mercado mais abrangente e um grande número de possíveis clientes. Como tal, é muito importante a localização geográfica de uma empresa, principalmente dedicada à comunicação e interação humana. A Unimagem beneficia desta localização.

(13)

5 Figura 1 – Mapa Geográfico da Localização da Unimagem

A empresa Unimagem - Comunicação e Imagem, S.A situa-se na freguesia de Campolide, concelho de Lisboa, distrito de Lisboa (ver Figura 1). É uma localização privilegiada, devido ao facto de se situar numa área empresarial, onde se encontram várias sedes de grandes empresas nacionais.

Figura 2 – Fotografia do edifício da Unimagem (Fonte: www.unimagem.pt)

(14)

6

1.1.3. Organograma

Na atualidade em que nos encontramos é imperativo que exista uma ordem de funções e cargos nas empresas, não só nas mais complexas como também nas pequenas e médias empresas, representando as hierarquias presentes.

Através de um organograma podemos observar uma “representação gráfica das

estruturas de uma organização na qual podem ser identificados cargos, tarefas e/ou nomes dos responsáveis” (Fonseca, Abílio, 1999:157)

O organograma é uma espécie de diagrama que tem como finalidade “definir com

perfeita ordem a função que desempenha cada um na organização perfeita, definidas por postos em forma de pirâmide de acordo com o grau de competência”

(http://queconceito.com.br/organograma)

Uma estrutura orgânica, ou organograma, é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização, através da conjugação de órgãos dispostos numa sequência de níveis, representando a hierarquia existente entre eles. Na Figura 3, está explícito o organograma da Unimagem.

Figura 3 – Gráfico da Estrutura Orgânica da Unimagem

Maria João

Almeida

Fernandes

Administradora

Margarida

Guimarães

Diretora de Consultoria de Comunicação

Ana Simões

Diretora de Marketing, Publicidade e Relações Públicas

Miguel Almeida

Fernandes

(15)

7 A estrutura orgânica da Unimagem é definida pela administradora, Dra. Maria João Fernandes, que gere a empresa juntamente com o marido e principal acionista, Dr. Miguel Almeida Fernandes. A estrutura completa-se com os dois cargos diretivos das áreas de atuação da empresa, estando a Dra. Margarida Guimarães a cargo da direção de Consultoria de Comunicação e a Dra. Ana Simões a cargo da direção de Marketing, Publicidade e Relações Públicas.

1.1.4. Análise SWOT

A Análise SWOT, cujo termo “SWOT” deriva da sigla inglesa para Forças ou Pontos Fortes (Strengths), Fraquezas ou Pontos Fracos (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), consiste num modelo de avaliação da posição competitiva de uma organização no mercado. Essa avaliação da posição competitiva é efetuada através de uma tabela de dois eixos, compostos por duas variáveis: pontos fortes (Strenghts) e pontos fracos (Weaknesses) da organização; oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) do meio envolvente.

“Este diagnóstico apresenta-se sob a forma de dois quadros, um para forças e fraquezas das empresas, e outro para as oportunidades e ameaças, identificadas ao longo da análise de mercado e da concorrência” (Lindon, 2004:451)

A elaboração da análise SWOT surge da necessidade da empresa compreender todo o meio envolvente e adaptar-se ao mesmo. A organização passa a compreender-se melhor e à concorrência.

São necessários dois tipos de análises para a construção da tabela: uma análise interna e uma análise externa. Na análise interna, identificam-se aspetos em que a organização apresenta pontos fortes e aspetos em que apresenta pontos fracos relativamente aos seus concorrentes. Na análise externa, avalia-se a organização para identificar oportunidades e ameaças com que esta se depara ou possa vir a deparar. Ambas as análises são efetuadas numa perspetiva dinâmica e permanente. Na Tabela 1, está exposta a análise SWOT á Unimagem.

(16)

8 Tabela 1 – Análise SWOT da Unimagem

Nesta análise SWOT conseguimos identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da Unimagem. Na área das Forças, evidencia-se o facto de existir uma equipa qualificada, a presença nas redes sociais, a associação com grandes empresas nacionais, como o grupo Mello, a localização geográfica, Lisboa, capital de Portugal, a diversidade na oferta de produtos, por exemplo publicidade e relações públicas, e a excelente reputação da empresa a nível nacional. Na área das Fraquezas, a fraca aderência da empresa na web, a equipa reduzida, com cerca de dez elementos, a localização da empresa numa zona onde existe dificuldade de condução devido ás horas de ponta, o estacionamento condicionado e limitado na zona, e a pequena dimensão física da empresa. Na área das Oportunidades, distingue-se a expansão da empresa para outras áreas de comunicação, por exemplo, o UniCoaching, a equipa unida e bastante produtiva, com uma excelente comunicação e um ambiente quase familiar, uma imagem

(17)

9 publicitária atrativa e com vias de comunicação modernizadas. Na área das Ameaças, o excesso de empresas na área e consequente concorrência, o contexto socioeconómico do país, com a crescente poupança dos associados na área da comunicação, para além da diminuição dos apoios do Estado.

1.1.5. Imagem e Identidade Organizacional

A imagem organizacional é a expressão da identidade da organização. Trata-se de uma estratégia aplicada diretamente no público-alvo, que constrói essa expressão da identidade na mente dos diversos públicos a partir de uma combinação de técnicas mentais e materiais e que envolve a elaboração e a fixação de mensagens.

“Conjunto de representações, tanto afetivas como racionais, que um indivíduo ou grupo de indivíduos associam a uma empresa e que é o resultado de experiências, crenças, atitudes, sentimentos e informações desse grupo de indivíduos, associados à empresa em questão.” (Sanz de la Tajada, 1990:131)

A Identidade Organizacional é o processo pelo qual uma empresa utiliza os elementos de comunicação para transmitir o que faz, como o faz, quem é e como pretende ser compreendida pelo público de uma forma eficaz.

Os valores da empresa são expressos através de vários elementos: a marca gráfica da empresa, as suas comunicações (interna e externa), o seu ambiente de produção ou atendimento, o tratamento que dá ao cliente, a apresentação dos seus profissionais, o seu material impresso, o seu nome, o seu portfólio de produtos.

Resumindo, a capacidade de uma empresa de ter uma imagem corporativa consciente e bem definida aplica-se não só á estratégia de expressão de identidade no público-alvo, como também dentro da própria empresa, junto dos funcionários e associados. Ter uma imagem positiva é símbolo de uma empresa bem enquadrada no mercado de trabalho. O símbolo é um elemento base da identidade visual que pode integrar (ou não) uma marca. Pode ser abstrato e sem significado, figurativo ou representativo de conceitos ligados à atividade da empresa ou à sua política. Constitui frequentemente o elemento mais forte da identidade corporativa e concentra na sua simplicidade toda a força de uma identidade global complexa e de múltiplos significados.

(18)

10 O próprio símbolo dispensa palavras. É facilmente entendido, e dificilmente explicado.

O logótipo é a forma como o nome da empresa ou produto é representado graficamente, pela escolha de uma fonte de texto ou um desenho original específico. Juntamente com o símbolo, constitui a marca, mas é frequentemente o único elemento na representação gráfica da mesma.

Figura 4 – Logótipo atual da Unimagem (Fonte: www.unimagem.pt)

O logótipo da Unimagem (ver Figura 4) remete para uma partilha de Comunicação, por todo o Mundo, da mesma forma que apela á união e amizade. As setas apontadas com lados opostos significam o dinamismo e globalidade da Comunicação, e ao mesmo tempo, aparentam ser duas figuras a dar um abraço, remetendo para a união. O lettering escolhido passa uma mensagem direta e de simplicidade. A nível de cores, o laranja representa o calor e vitalidade, e o cinza representa sobriedade e atenção.

Após a utilização do antigo logótipo durante cerca de 10 anos (ver Figura 5), foi necessária a remodelação da imagem da empresa para algo mais sofisticado e atual.

Figura 5 – Antigo logótipo da Unimagem (Fonte: www.unimagem.pt)

(19)

11

1.1.6. Mercado e público-alvo

O termo mercado define-se como o conjunto de potenciais consumidores do produto ou serviço oferecido por uma empresa.

Segmentar o mercado significa dividi-lo em grupos de potenciais clientes que têm necessidades, desejos ou comportamentos de compra semelhantes.

“Segmentar um mercado consiste em dividi-lo num certo número de subconjuntos, tão homogéneos quanto possível, para permitir que a empresa adapte a sua política de marketing a cada um desses subconjuntos, ou a alguns deles” (Lindon, 1997:135)

A segmentação pode ser feita de acordo com as características dos consumidores: demográfica (género, classe, etnia, condição socioeconómica, nível de instrução e tipos de famílias), geográfica (bairro, cidade, região) e psicográfica (atividade, interesse e opinião) ou pela relação dos consumidores com o produto: por benefícios e pela lealdade com a marca (de acordo com a frequência com que o consumidor compra a mesma marca de um determinado produto).

A Unimagem elabora diversificados estudos de mercado utilizando, consoante os clientes, diferentes fontes de informação, como relatórios de contas, documentos sobre organização estratégica, planeamento de eventos, reuniões. Abrange uma quota de mercado bastante ampla, sendo especializada nas seguintes áreas de atuação: Consultoria de Comunicação, que tem como referência a assessoria, a consultoria e a gestão de crise;

“Comunicar eficazmente é hoje uma necessidade inerente à gestão estratégica das instituições, das empresas, das suas marcas ou dos seus produtos e uma ferramenta de apoio e reforço à sua imagem. A razão de ser da Unimagem é Comunicar, contribuindo para a evolução do negócio com instrumentos de apoio à decisão.

Com o objetivo de assegurar a melhor difusão das mensagens dos seus clientes, os serviços de Consultoria dispõem as mais vitaminadas fórmulas de comunicação a utilizar caso a caso:

- Auditoria e aconselhamento estratégico;

- Planeamento estratégico, definição e execução das ações planeadas; - Relação permanente com os jornalistas;

(20)

12

- Media Training;

- Conferências de Imprensa;

- Gestão de Crises (Manual de Crise e Constituição do Gabinete de Crise); - Comunicação Financeira e Institucional;

- Gestão de redes sociais” (www.unimagem.pt)

Relações Públicas, que tem como referência o planeamento de ações, o lançamento de produtos, seminários e eventos;

“O departamento de Relações Públicas pretende corresponder a uma necessidade cada vez mais sentida pelos clientes: marcar a diferença no que respeita à promoção da sua imagem ou produto. Esta diferença, aliada a um debate de ideias entre os mais variados temas da atualidade política, económica e social, levou ao grande desenvolvimento da área temática de Seminários. Propõe-se fomentar um serviço de qualidade, tendo como principal objetivo ajudar o cliente nos eventos e ações de relações públicas. Assume-se a gestão global de eventos, desde a conceção à materialização, desde o protocolo à respetiva logística e organização do front-desk. Assegura-se a gestão de espaços em eventos, feiras e exposições, incluindo secretariado e catering.” (www.unimagem.pt)

Marketing e Produção, que tem como referência a realização de identidade corporativa, brochuras institucionais, jornais internos e newsletters, relatórios de contas e criatividade para qualquer suporte de marketing e de apoio aos eventos;

“Com um forte know-how nesta área, adquirido ao longo dos anos de atividade da empresa, os serviços de Marketing desenvolvem os instrumentos de comunicação que vão sustentar estratégias de comunicação através das várias áreas de atuação.”

(www.unimagem.pt)

UniCoaching, que tem como referência o TeamBuilding e a formação em redes

sociais.

“Com o objetivo de diversificar e enriquecer os serviços que proporciona aos seus clients, a Unimagem criou uma área de apoio à Gestão de Recursos Humanos – o TeamBuilding “Special One, Special Team”.

Esta ação experiencial promove um conjunto de novos conceitos a nível da gestão das equipas, coesão organizacional, focalização nos objetivos/resultados, motivação e liderança cuja aplicação tem em José Mourinho a sua face mais imediata. Neste

(21)

13

contexto, o futebol assegurará então toda a contextualização da ação.”

(www.unimagem.pt)

A Unimagem destacou-se das empresas concorrentes pela capacidade de englobar vários serviços e realizá-los com um excelente desempenho, como tem sido destacado na imprensa especializada. Algumas das obras de referência da empresa tiveram excelentes críticas e, como tal, a empresa conseguiu angariar clientes e torná-los fidelizados (ver Tabela 2).

(22)
(23)

15

2.1. Comunicação

A palavra “comunicação” deriva do latim communicare, que significa “partilhar algo, pôr em comum”. Portanto, a comunicação é um fenómeno objetivamente implícito entre os seres vivos quando se reúnem em grupo. Através da comunicação, as pessoas ou os animais trocam informações que partilham entre eles.

O processo de comunicação define-se como a emissão de sinais (sons, gestos) com a intenção de transmitir uma mensagem. Para que a comunicação seja objetiva, o recetor deve ser capaz de descodificar a mensagem e de a interpretar. O processo reverte-se assim que o recetor responde e passa a ser o emissor (sendo que o emissor original passa a ser o recetor do ato comunicativo).

Nos seres humanos, a comunicação é uma atividade psíquica, numa junção de caraterísticas próprias como o pensamento, da linguagem e do desenvolvimento das capacidades psicossociais de relação. A troca de mensagens (que pode ser verbal ou não verbal) permite ao individuo comunicar.

Entre os elementos que se podem distinguir no processo comunicativo, encontra-se o código (conjunto de signos usado na transmissão e receção da mensagem), o canal (o meio pelo qual circula a mensagem), o emissor (aquele que emite a mensagem) e o recetor (aquele a quem é endereçada a mensagem).

2.1.1. Comunicação Interna

Comunicação interna é definida através das práticas desenvolvidas dentro da empresa, entre o público interno (funcionários, acionistas, sócios), que garantem a produção e fluxo de informação e que se referem a todo o tipo de atividade efetuada pelos mesmos. Aplicando-a corretamente, permite garantir um ambiente de trabalho mais confiante e tranquilo, garantindo também uma maior produtividade.

Podem-se referir algumas práticas, como a criação de uma intranet própria da empresa, a organização de workshops e seminários e a elaboração de produtos multimédia.

“A comunicação interna é um modo de difundir entre empregados a realidade da empresa, de ampliação dos laços de identidade funcional, de prestação de

(24)

16

informações e de estímulo ao debate da realidade social, sem intermediários.” (Bahia,

1995)

É fundamental definir e comunicar a missão da empresa, os seus valores, metas e objetivos ao seu público interno, pois quanto maior for o seu envolvimento com a organização, maior será o seu compromisso.

Os associados de uma empresa querem ter informações sobre a gestão da mesma, as decisões que ela toma, a situação em que ela se encontra. A falta de informação acaba por gerar desmotivação e falta de empenho. É fundamental definir e comunicar a missão da empresa, os seus valores e objetivos ao seu público interno, pois quanto maior for o seu envolvimento com a organização, maior será o seu empenho.

2.1.2. Comunicação Externa

O papel da comunicação externa é obter toda a informação relacionada com as atividades desenvolvidas pela empresa. A informação reunida tem como objetivo a promoção da imagem da empresa, principalmente nos media, aos quais se transmite a importância da divulgação não só dos grandes acontecimentos, mas também dos pequenos. As divulgações efetuadas são realizadas em torno da gestão da imagem institucional da empresa, que está diretamente ligada aos conceitos escolhidos e usados para tal.

"A imagem é a resultante da identidade organizacional, expressa nos feitos e nas mensagens. Para a empresa a imagem é um instrumento estratégico, um conjunto de técnicas mentais e materiais, que têm por objetivo criar e fixar na memória do público, os ‘valores’ positivos, motivadores e duradouros. Estes valores são reforçados ao longo do tempo (reimpregnação da mente) por meio dos serviços, as atuações e comunicações. A imagem é um valor que sempre se deseja positivo – isso é, crescente e acumulativo –, e cujos resultados são o suporte favorável aos êxitos presentes e sucessivos da organização". (Costa, 1995: 45).

Resumidamente, a comunicação é um processo de interação, efetuado através do envio e receção de mensagens entre duas ou mais pessoas, sendo, assim, um elemento-chave na possibilidade de criação de sociedades e tudo aquilo que nos define como seres humanos. A comunicação suscita também o interesse de investigação por parte de

(25)

17 ciências e disciplinas, onde se encontram várias teorias, criadas ao longo dos anos, dando-nos uma melhor perspetiva e compreensão da sua essência.

Assim, a comunicação esteve, está e estará sempre presente nas nossas vidas, sendo o suporte essencial no nosso dia-a-dia, no nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

2.2. Multimédia

Multimédia é um meio de apresentação de informação, utilizando diferentes tipos de média combinados entre si. Poderão ser, por exemplo, o texto, grafismo, animação, som, ou vídeo (ver Figura 6).

Figura 6 – Elementos de Multimédia

(Fonte: http://i.istockimg.com/file_thumbview_approve/3744987/2/stock-illustration-3744987-multimedia-icons-orange.jpg)

Ao longo da modernização do conceito de multimédia, foram possíveis determinar três fases relativamente distintas, citadas por autores diferentes:

“Multimédia Digital, ou simplesmente multimédia, define-se como a integração de até seis tipos de média num ambiente interativo e colorido por computador” (Fetterman & Grupta, 1993)

“Multimédia é uma tecnologia interdisciplinar, orientada para as aplicações, que capitaliza na natureza multissensorial dos seres humanos e na capacidade de armazenamento, manipulação e transmissão de informação não-numérica dos

(26)

18

computadores, tais como vídeo, gráficos e áudio complementada com informação numérica e textual” (Minoli & Keinath, 1994)

“Multimédia é qualquer combinação de texto, arte gráfica, som, animação e vídeo apresentada ao utilizador por um computador ou por outro meio eletrónico”

(Vaughan, 1996)

A definição mais utilizada hoje em dia pelos utilizadores resume-se a Mayer e Ribeiro:

“Eu defino a multimédia como a apresentação de material, usando palavras e imagens. Por palavras, refiro que o material é apresentado numa forma verbal, tal como texto impresso ou falado. Por imagens, refiro que o material é apresentado de uma forma pictorial, como o uso de gráficos estáticos, incluindo animações ou vídeo. Esta definição é suficientemente ampla para cobrir cada cenário de multimédia referidos.” (Mayer, 2001:2);

“Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos, imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio pelo qual a

informação possa ser representada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de media estático e um tipo de media

(27)
(28)

20

3.1. Atividades Desenvolvidas e Propostas

Este estágio desenvolveu-se de acordo com plano de estágio (ver anexo I), estabelecido pela Dra. Maria João Fernandes, no qual se evidenciaram as tarefas gráficas e com incidência na promoção da Unimagem.

• Realização de clippings diários

O clipping refere-se à adição de manchetes inseridas num e-mail-tipo da Unimagem, género newsletter, disponibilizado às empresas associadas. (Ver anexo II)

A associação com a Cision, empresa especializada em media research, distribuição, monitorização e avaliação de comunicação, permite a receção de manchetes publicadas pelos meios sociais diariamente. O objetivo da Unimagem é proceder à separação das notícias pelas empresas associadas, enviando-as já formatadas e distribuídas. O envio destes clippings é realizado assim que o horário laboral da empresa é iniciado.

• Criação de um catálogo digital oficial da Unimagem (Ver anexo III)

A criação do catálogo digital oficial da Unimagem foi, sem dúvida, a proposta mais aliciante e mais trabalhosa que tive em mãos, no período de estágio. Foi-me pedida a elaboração de um catálogo que contivesse todas as informações sobre os eventos realizados pela Unimagem, desde a data da sua fundação. O objetivo seria divulgar todo o trabalho efetuado pela mesma numa plataforma online, orientada para empresas. Para a realização do catálogo, foi-me pedido, também, para utilizar um estilo pré-definido pelas linhas da imagem da empresa.

Com estes detalhes bem esclarecidos, e consciente da importância do projeto, apliquei muitos dos conhecimentos que obtive aquando a realização do curso. Utilizando o pacote da Adobe, mais especificamente o Photoshop e o Illustrator, para além do CorelDRAW, software de criação e edição de imagem, iniciei a criação da capa. Nesta altura, tomei uma decisão, que acabou por ser bem aceite. Decidi criar quatro capas para as quatro áreas de funções da empresa, e uma quinta capa, para a área geral. Pegando nas cores definidas pela Unimagem para as áreas, utilizei um estilo simples e direto, bem visível e legível.

(29)

21 Figura 7 – Exemplo de Capa da área de Consultoria de Comunicação

Figura 8 – Exemplo da Capa do Catálogo Geral

A inserção de informações relativas aos eventos e atividades desempenhadas pela Unimagem acabou por ser relativamente mais fácil, mas mais dispendiosa a nível de tempo. Com a aprovação da Diretora de Marketing, Dra. Ana Simões, o catálogo foi direcionado para a Administradora Dra. Maria João Fernandes que, após uma avaliação positiva, o disponibilizou na dita plataforma.

(30)

22 • Criação do cartão digital natalício da Unimagem (Ver anexo IV)

O objetivo do cartão de natal da Unimagem insere-se nos seus ideais como empresa de comunicação, saudando as datas festivas com os respetivos associados. Assim, na época de Natal, é-lhes enviado um cartão de natal por correio eletrónico que representa a saudação da época, de uma forma criativa.

A criação do cartão digital natalício da Unimagem foi dividida em duas fases: uma fase criativa, na qual se foram realizando esboços de possíveis propostas, e uma fase mais decisiva, onde, após o estudo dos esboços, se determinaram quais as propostas que seguiriam em frente, procedendo-se á sua finalização.

Durante a primeira fase, tive cerca de duas semanas para mostrar várias ideias de esboços para avaliação, numa compilação de propostas.

Figura 9 – Exemplo de esboço de Cartão de Natal

A tendência para a inovação e criatividade foi-me solicitada, e consequentemente, os esboços de cartões que já estariam no mercado foram prontamente rejeitados.

Como tal, aperfeiçoei o meu método de trabalho, produzindo cartões simples e diretos, algo que está bastante em voga hoje em dia no mercado da Publicidade e Marketing. O intuito seria explorar a vertente psicológica do visualizador, conferindo-lhe sensações de familiaridade relativamente à época natalícia.

(31)

23 Figura 10 – Exemplo de Cartão Natalício finalista

Na segunda fase, após a determinação dos melhores esboços, e com um prazo mais apertado, procedi à produção de cartões de Natal finalistas, para consequente avaliação, com uma qualidade finalizada. Assim, a avaliação seria mais exigente, definindo com exatidão o produto final.

• Assessoria de Imprensa no Congresso Âncora – “o Mar com os pés assentes na Terra”, promovido pelo Fórum Empresarial da Economia do Mar (FEM), no Centro de Congressos do Estoril;

Figura 11 – Cartaz do Congresso Âncora

(32)

24 Pela primeira vez, tive a oportunidade de acompanhar o processo de assessoria de imprensa num evento nacional, onde se encontravam influentes nomes da política nacional. O processo decorreu dentro da normalidade, nos parâmetros pré-estabelecidos na Unimagem, e permitiu-me visualizar na prática o desenvolvimento do serviço prestado. Foi o único trabalho que efetuei fora do edifício da empresa. (Ver Anexo V)

• Organização de relatórios semestrais de análise de notícias para o Grupo Mello; A conceção de relatórios semestrais de análise de notícias para o Grupo Mello integra o contrato estabelecido com a Unimagem para a criação de um relatório de contas semestral, no qual se referem, entre outras, as estatísticas financeiras e as estatísticas mediáticas da empresa. (Ver anexo VI)

• Presença em formação Webinar, através da Cision, relacionado com a Comunicação. Os pontos mais importantes deste Webinar foram:

- “Know your audience”. Os comunicados não devem ser construídos como tendo apenas em mente a comunicação social, mas também o público em geral.

- Devem ser definidas palavras-chave sobre o nosso produto/tema, tendo em mente as palavras que o público em geral possa estar a usar para procurar produtos/temas como o nosso. Foi apresentado o “key word tool” do Google (basta fazer uma busca com este termo que aparece), que é um sistema que permite ver as palavras-chave que são mais procuradas online sobre o nosso tipo de produto/tema.

- Não devem ser definidas muitas palavras-chave. Apenas duas ou três.

- Quando estamos a construir o comunicado, a palavra-chave principal tem que vir logo à cabeça do texto (título ou subtítulo) e logo no início da frase. Devem ser evitados demasiados adjetivos no texto, uma vez que pode ser considerado pelos motores de busca como um texto publicitário ou até mesmo spam, afetando um bom posicionamento. O lead de cada comunicação deve ter entre as 11 e as 22 palavras, não mais.

- Colocar hiperligações no texto. Hiperligar certas palavras para páginas da marca/empresa que falem mais sobre o assunto.

(33)

25 - Sempre que possível, acompanhar cada comunicação com fotos, vídeos, infografias, para que a informação gere mais partilha e buzz.

• Elaboração e tradução de press releases;

Após receção de press releases pré-elaboradas por uma empresa associada na língua inglesa, foi necessário proceder à sua tradução para a língua portuguesa. Aplicando os meus conhecimentos, realizei a tarefa sem dificuldade. (Ver anexo VII)

• Atualização dos contactos da empresa;

A atualização dos contactos da Unimagem é efetuada cerca de duas vezes por ano, salvo quando se verifica algum contacto importante desatualizado. Neste processo, revi todos os contactos da empresa, com mais ênfase na área de Lisboa.

(34)

26

Reflexão Final

O estágio curricular efetuado na Unimagem – Comunicação e Imagem, SA revelou-se uma experiência enriquecedora, do ponto de vista profissional e pessoal, e para a empresa, que avaliou e acolheu novas perspetivas e ideias de trabalho.

Foi possível, com toda a minha dedicação, aplicar os conhecimentos, adquiridos durante a licenciatura em Comunicação Multimédia, e verificar que os projetos finais foram aceites e definidos como satisfatórios para a empresa. A facilidade de comunicação com os colegas foi fundamental para a minha integração e confiança no meu trabalho. Senti bastante apoio na execução de tarefas, por vezes bastante diferentes das definidas para a minha área, mesmo em tarefas que não tinha a capacidade individual para resolver. Apesar de ter realizado tarefas relativamente diferentes da minha área, retiro bastantes benefícios, pelo facto de aprender cada vez mais, algo que sempre procurarei na minha vida.

A realização do estágio na capital de Portugal, Lisboa, foi uma escolha minha, pelo facto de ter a noção da área de Comunicação Multimédia estar bem mais presente e desenvolvida nessa região, para além do facto de que cumprir um estágio neste local me trará mais visibilidade, em termos de formação curricular.

Numa palavra à direção do curso de Comunicação Multimédia, sou da opinião que algumas unidades curriculares deveriam ser lecionadas com uma componente mais prática, dando o exemplo de Comunicação Infográfica, visto que o mercado de trabalho procura, cada vez mais, aptidões práticas aos recém-licenciados, e sendo a Multimédia uma área bastante abrangente, quantos mais conhecimentos por parte do licenciado, maiores possibilidades de emprego.

Um agradecimento ao Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais, pela facilidade na conclusão do processo de escolha do local de estágio, por aceder às minhas exigências e pela garantia de profissionalismo da empresa escolhida.

Em jeito de conclusão, penso que a prática promove o trabalho, e sem dúvida alguma que a licenciatura em Comunicação Multimédia, aliada á experiência de trabalho, definirá o tipo de pessoa altruísta e capaz que serei, num futuro próximo.

(35)

27

Bibliografia

BAHIA, J. (1995). Introdução à Comunicação Empresarial. Mauad.

COSTA J. (1995). Comunicación corporativa y revolución de los servicios. Ediciones de las Ciencias Sociales.

LINDON, D. & FREITAS, L. (1997). Mercator XXI – Teoria e Prática do Marketing. Dom Quixote.

MAYER, R. E., (2001). Multimedia Learning. Cambridge University Press.

POYARES, W. (1998). Imagem pública: glória para uns, ruína para outros. Globo. RIBEIRO, N. (2004). Multimédia e Tecnologias Interactivas. FCA.

SANZ DE LA TAJADA, L.A. (1990). Integración de la entidad y la imagen de la

empresa: desarrollo conceptual y aplicación práctica.ESIC editorial.

TAVARES, M. C. (1998). A Força da Marca.- Como construir e manter marcas fortes. Harbra.

Webgrafia

http://www.unimagem.pt - Acedido em: 03/12/2012

http://i.istockimg.com/file_thumbview_approve/3744987/2/stock-illustration-3744987-multimedia-icons-orange.jpg - Acedido em: 22/12/2012

http://www.cienciaviva.pt/img/upload/ancora%20grande%20red.jpg– Acedido em 22/12/2012

(36)
(37)

Listagem de Anexos

Anexo I – Plano de Estágio Anexo II – Exemplo de Clipping Anexo III – Catálogo Digital Anexo IV – Cartão de Natal

Anexo V – Convite para Assessoria de Imprensa Anexo VI – Exemplo de Análise de Notícias Anexo VII – Tradução de Press Releases Anexo VIII – Relatório de Estágio

(38)

José de Mello e Arcus, que asseguraram 92% dos votos na Brisa, decidem nos próximos dias retirar empresa de bolsa

O presidente da José de Mello, Vasco de Mello, sublinhou esta quinta-feira, na sessão de apuramento dos resultados da oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Brisa que o grupo lançou em parceria com o fundo britânico Arcus, que será longo o período de recuperação do valor da empresa. “Decidimos lançar esta OPA porque acreditamos no potencial da Brisa e na sua revalorização a longo prazo”, disse Vasco de Mello, acrescentando ainda antecipar ser longo o “caminho de sucesso” da empresa. A saída de bolsa da concessionária deverá ser um passo nessa estratégia. “Neste momento temos os resultados e, em conjunto com os nossos parceiros, vamos equacionar todas as possibilidades de acordo com o que estava estipulado no prospeto”, afirmou o responsável, acrescentando que “será uma questão de dias” a tomada de uma decisão. No entanto, no final de Março, quando anunciou o lançamento da OPA, Vasco de Mello deixou claro que “se houver uma adesão à oferta com muito significado haverá retirada da empresa de bolsa”. A Tagus, “joint venture” entre a José de Mello e o fundo Arcus, adquiriu na oferta 84,8% do capital da Brisa. Dado que a Brisa tem 7,87% do capital em acções próprias, a posição agora detida pela Tagus corresponde a 92% dos direitos de voto da Brisa. No

entanto, a Tagus não assegurou a compra de mais de 90% das acções alvo da oferta, o que significa que não poderá lançar uma OPA potestativa. No entanto, ao assegurar mais de 90% dos direitos de voto, pode solicitar à CMVM a perda de qualidade de sociedade aberta pela Brisa. Antecipando esse cenário, na sessão de apuramento dos resultados da OPA, o

presidente da Euronext Lisboa, Luis Laginha de Sousa, quis apelar aos accionistas da Brisa para que mantenham a empresa cotada em bolsa. “Espero que a vontade dos accionistas da Brisa permita que esta operação seja apenas mais uma etapa num já longo caminho que a empresa tem percorrido, em estreita ligação com o mercado português de capitais", afirmou.

Projecto é de longo prazo e acordo com a Arcus de 12 anos

"Com esta nova participação no capital da Brisa, conseguimos a estabilidade accionista a que nos propusemos desde o primeiro momento, e consideramos que temos todas as condições para desenvolvermos uma política sustentada de criação de valor para a empresa, com impacto positivo na economia nacional", sublinhou Vasco de Mello no seu discurso.

O responsável disse ainda que os accionistas da concessionária vão agora "desenvolver nova estratégia", escusando-se a avançar pormenores. "A Brisa é uma excelente empresa, tem potencial a prazo e é isso que faremos com o parceiro Arcus", afirmou o presidente da José de Mello, considerando que este "vai ser um projecto de longo prazo" e lembrando que o acordo com a Arcus é de 12 anos.

A Tagus anunciou no final de Março o lançamento de uma oferta obrigatória sobre a Brisa, oferecendo 2,66 euros por acção da concessionária, um valor que acabou por subir para 2,76 euros. Tendo em conta os resultados apurados da oferta, o investimento é da ordem dos 584 milhões de euros.

(39)

BRISA SAI DO PSI-20 SEGUNDA-FEIRA Tagus com 84,8% do capital da brisa

Das 10.257 ordens de venda resultou a aquisição, por parte da oferente, de 21..659.680 acções durante o prazo da OPA. Desta forma, após a oferta, são agora imputáveis à Tagus

508.899.116 das 600 milhões de acções da Brisa. Ou seja, 84,817% do capital da

concessionária. A Abertis, que detinha 15,02%, anunciou quarta-feira a decisão de vender na OPA.

7,3% não vendeu

De acordo com os resultados apurados, a José de Mello e a Arcus não adquiriram na OPA 43.864.042 acções da Brisa, representativas de 7,31% do capital da concessionária, que detém 7,873% de acções próprias.

Liquidação física na próxima terça-feira

A liquidação física e financeira da oferta ocorrerá na próxima terça-feira dia 14 de Agosto, através de um pagamento em dinheiro, assegurado pela oferente através de um depósito de mais de 705 milhões de euros junto dos bancos organizadores.

Brisa sai do PSI20

As acções da Brisa serão excluídas do PSI20 com efeitos a partir de segunda-feira, 13 de Agosto. A Brisa não será substituída no índice até à próxima revisão intercalar em Setembro. Quatro meses

O anúncio preliminar de lançamento da OPA foi feito a 29 de Março, tendo a CMVM registado apenas a oferta a 16 de Julho. Dias antes a Tagus anunciou a revisão da contrapartida.

Inicialmente a "joint venture" da José de Mello e do fundo Arcus oferecia 2,66 euros por acção, tendo subido o preço em 10 cêntimos para 2,76 euros.

Os bancos da OPA

Caixa BI, Espírito Santo Investment Bank e Millennium Investment Banking montaram a operação, sendo também os financiadores.

Saída da Brisa deve ditar regresso da Novabase ao PSI-20

Índice perde duas referências em dois meses. Especialistas alertam para a quebra da liquidez no mercado nacional

(40)

Depois da Cimpor, é a vez da Brisa. A concessionária de auto-estradas vai, tal como a primeira, ser excluída do índice de referência do mercado nacional, depois do resultado da oferta lançada pela Tagus. Durante o próximo mês, em vez de 19 (depois da saída da cimenteira), o PSI-20 passa a contar apenas com 18 cotadas. Para as vagas deixadas em aberto, além do Banif, há lugar para a Novabase.

A Tagus, empresa detida em 55% pelo Grupo José de Mello e em 45% pelo fundo Arcus, ficou com 84,82% do capital após a conclusão da OPA. O resultado não foi o suficiente para que possa activar o mecanismo de aquisição potestativa, mas Vasco de Mello deu a entender que irá utilizar outros meios para atingir o mesmo fim: tirar a empresa de bolsa.

Suportando-se na reduzida percentagem de capital disperso após a oferta, mas também na perspectiva de que a Brisa acabará por sair do mercado accionista nacional, a gestora da bolsa de Lisboa fez o mesmo que já tinha feito com a Cimpor: anunciou a exclusão da cotada do PSI-20. Hoje é o último dia da Brisa no índice de referência que, até 24 de Setembro, ficará apenas com 18 empresas.

Para o lugar da Cimpor deverá, de acordo com cálculos realizados pelo Negócios, entrar o Banif, tendo em conta a maior liquidez apresentada pelo banco face a outras empresas presentes no mercado geral. Mas não virá sozinho. A revisão intercalar de Setembro deverá ditar, tendo em conta a liquidez apresentada, o regresso da Novabase ao "palco" da bolsa nacional.

Saem, assim, duas "gigantes". Entram duas cotadas de dimensão muito inferior, o que não abona a favor do índice. "Temo que os investidores se concentrem nas 10 maiores empresas, até por uma questão de liquidez", diz Pedro Lino. "O mercado vai ficar menos liquido. Disso não há dúvida. Isso vai dificultar a entrada, por exemplo, de fundos estrangeiros que queiram investir no mercado nacional", refere Rui Bárbara, gestor de activos do Banco Carregosa. "O substituto será sempre uma pequena empresa. O problema da substituição por pequenas empresas é que leva a uma maior concentração nas grandes cotadas. O peso relativo destas ficará ainda maior", afirma o administrador da DifBroker, em declarações ao Negócios. Com a saída da Cimpor, o peso da Jerónimo Martins, Portugal Telecom e EDP no PSI-20 saiu

reforçado. Juntas representam mais de 50% do índice.

Agora, sem a Brisa, a preponderância destas cotadas será ainda maior, e só será corrigida na revisão anual. "Mais valia diminuir o número de empresas do PSI-20. Era melhor ser PSI-10. Sempre era mais coerente", remata Pedro Lino, acrescentando que "o índice de referência nacional é cada vez menos um espelho da economia nacional. Sem duas empresas como a Cimpor e a Brisa, o desfazamento será ainda maior".

Fundos podem pressionar acções da concessionária

"Resultado da OPA surpreendeu-me", diz Pedro Lino. "Pensei que depois da Abertis ter dito que vendia, os investidores, tendo em mente o que aconteceu com a Cimpor, vendem-se as

(41)

suas acções", e permitissem que a Tagus avançasse com uma OPA potestativa. Isso não aconteceu, mas ficou no ar a vontade de retirar a Brisa de bolsa, recorrendo a um pedido de perda de qualidade da sociedade.

"Se nos próximos dias não for confirmado o pedido de perda de sociedade aberta, penso que não haverá investidores que queiram arriscar entrar no título. Será grande a incerteza", diz o administrador da DifBroker, alertando para a pressão que poderá surgir por parte de fundos deinvestimento. "Os fundos que replicam o PSI-20 não podem sair de um título enquanto este se mantiver no índice. A Brisa ainda vai estar amanhã [hoje] e só na segunda-feira poderão vender", refere o mesmo especialista ao Negócios. "Infelizmente, isso colocará pressão sobre as acções daconcessionária", que já estarão fora do índice de referência.

(42)

Consultoria de

Comunicação

(43)

O impacto do novo canal do Panamá nos portos

Portugueses

Seminário que decorreu no auditório do edifício da Administração do Porto de Sines com a presença de 150 participantes. Organização, consultoria de comunicação e

(44)

“Inauguração das obras de ampliação do terminal

XXI do Porto de Sines” – 2012

Evento da PSA – Port of Singapure Authority presidido pelo Primeiro-Ministro, com a presença do Ministro da Economia e de 200 convidados. Consultoria de

(45)

Centenário dos Escoteiros de Portugal – 2011

(46)

1º Torneio de golf José de Mello

– 2011

Assumindo um compromisso de responsabilidade social, a Unimagem associou-se ao Grupo José de Mello para divulgar o seu 1º Torneio de

Golfe cujas receitas reverteram integralmente para a Acreditar- Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.

(47)

Cimeira da NATO – 2010

(48)

Candidatura da Tailândia à Exposição Mundial de Filatelia 2013 – 2010

(49)

Assinatura do Acordo para a construção do Novo Hospital

de Vila Franca de Xira

– 2010

Evento para o Ministério da Saúde, que contou com cerca de 500 participantes e a presença do Primeiro-ministro, Ministra da Saúde e várias entidades locais. Consultoria de comunicação e assessoria de imprensa a cargo da Unimagem.

(50)

1º Congresso Nacional do Laboratório Clínico da European

Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine e Union

Européenne des Medicins Specialistes – 2010

Consultoria de comunicação, assessoria de imprensa, elaboração e produção de Newsletter do evento a cargo da Unimagem

(51)

AmbiTech Açores – 1ª Feira Nacional de Inovação e Tecnologia do

Ambiente e das Cidades – 2008

(52)

Apresentação do estudo da DOLE “Os portugueses e o consumo

de frutas – Hábitos e Atitudes” – 2008

Consultoria de comunicação, assessoria de imprensa e organização logística a cargo da Unimagem

(53)

3º e 4º Encontro COTEC Europa – 2007/08

(54)

Orientações Estratégicas para o setor Marítimo Portuário – 2006

Conferência na Rocha Conde de Óbidos para cerca de 450 participantes com assessoria de imprensa da Unimagem.

(55)

Lançamento do “Alta Velocidade”

– 2005

Evento para o Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações, com a presença do Primeiro-ministro Eng.º. José Sócrates e mais de 800 participantes.

(56)

Compromisso Portugal

– 2004

Organização, coordenação geral, consultoria de comunicação e assessoria de imprensa a cargo da Unimagem.

(57)

Unimagem, Comunicação e Imagem, SA

Quem somos

O LEMA da Unimagem é a excelência. A MISSÃO da Unimagem é privilegiar o rigor e criar com imaginação. Os VALORES da Unimagem são a ética, a competência e a qualidade na prestação de serviços. O que nos distingue é sermos mais inovadores, mais criativos e mais ousados na comunicação integrada.

A história da Unimagem, desde a sua fundação em 1991, fala por si.

Obras de Referência

• Organização da Reunião Anual de Investidores do Grupo Mello - 2012

• Organização do evento “Inauguração das obras de ampliação do terminal XXI do Porto de Sines” - 2012

• Aumento de carteira de clientes – 2011

• Organização do Seminário “O impacto do novo canal do Panamá nos portos Portugueses” – 2011

• Organização do evento “24 Horas de Gestão CORPORATE” - 2011

• Organização do evento de transição da gestão do Hospital Reynaldo dos Santos – 2011

• Organização logísitica do evento “Assinatura do Acordo para a construção do Novo Hospital de Vila Franca de Xira” – 2010

• Desenvolvimento estratégico, organização logística e coordenação geral do evento “Economia Verde e Avaliação Ambiental Estratégica” – 2010

• Organização do evento “13º aniversário Hospital Fernando da Fonseca” – 2008 • Organização do evento “O Fim do Petróleo – O Desafio do Século XXI” – 2008 • Concepção de Stand, apoio logístico e coordenação de promotores para o MOPTC -

Rock in Rio – 2008

• Organização da conferência “Orientações Estratégicas para o sector marítimo Portuário” – 2006

• Organização e coordenação logística total do Evento “Lançamento do “Alta Velocidade” – 2005

• Comemoração do Dia da Criança com o Canal Panda – 2005 • Organização da 1ª Corrida da Saúde – 2005

• Organização e coordenação geral do evento “Compromisso Portugal” – 2003 • Organização do evento “WTTC - WORLD TRAVEL & TOURISM COUNCIL” -1998

(58)

Principais Clientes

• ACL – Associação Comercial de Lisboa

• ADI – Agência de Inovação • ALD – Automotive

• APS – Administração do Porto de Sines

• Associação dos Escoteiros de Portugal

• BCA – Auditores • Brisa

• Câmara de Comércio e Indústria • CIEP

• Comissão Portuguesa do Atlântico • Compromisso Portugal

• CUF • FCUL

• Fórum do Mar

• Fundação Calouste Gulbenkian

• Grupo Pinto Basto

• Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca • IAPMEI • Intrum Justitia • InvestLisboa • José de Mello SGPS • LNEG • Metropolitano de Lisboa • Monte da Ravasqueira • Multilem • OralMED • Power RH • Plataforma Legal • SSCML • Servilusa • Thor VI • Transtejo/Soflusa

(59)
(60)

Aumento de carteira de clientes – 2011

A Unimagem aumentou a carteira de clientes em 2011 e criou novas áreas de negócio como a UniCoaching, área de apoio à Gestão de Recursos Humanos, que se revelou como um fator de sucesso no ano transato.

ALD Automotive, OralMED, Grupo Actuarial, Escoteiros de Portugal, MSC, Recheio e Monliz são algumas das empresas que escolheram os serviços de Comunicação da Unimagem juntando-se em 2011 à sua prestigiada carteira de clientes.

A Unimagem fechou o ano com novos clientes e projetos em áreas como Assessoria de Imprensa, Coaching, Relatórios e Contas, Identidade de Marca e Organização de eventos.

As áreas Premium da Unimagem, Assessoria de Imprensa e Consultoria de Comunicação e Organização de Eventos, foram responsáveis por cerca de 70% destas recentes conquistas de 2011.

A Unicoaching, criada no início de 2011 com o objetivo de diversificar e enriquecer os serviços que a Unimagem proporciona aos seus clientes, é constituída por uma equipa especializada em Teambuilding que dirige as ações que abordam a Gestão de Equipas, a Motivação e a Liderança, de acordo com o perfil e necessidades de cada cliente. Neste âmbito, uma das principais ações, as 24h de Gestão Corporate, contaram com o apoio do ISCTE e tiveram enorme êxito junto das empresas

(61)

Clientes

ACL – Associação Comercial de Lisboa

ADI – Agência de Inovação ALD – Automotive

APS – Administração do Porto de Sines

Associação dos Escoteiros de Portugal BCA – Auditores

Brisa

Câmara de Comércio e Indústria CIEP

Comissão Portuguesa do Atlântico Compromisso Portugal

CUF FCUL

Fórum do Mar

Fundação Calouste Gulbenkian Grupo Pinto Basto

Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca IAPMEI Intrum Justitia InvestLisboa José de Mello SGPS LNEG Metropolitano de Lisboa Monte da Ravasqueira Multilem OralMED Power RH Plataforma Legal SSCML Servilusa Thor VI Transtejo/Soflusa

(62)
(63)

Rua Basílio Teles, 35 – 3º Esq.

1099-005 Lisboa

---

Telf. 213 187 900 Fax. 213 187 999

---

www.unimagem.pt

unimagem@unimagem.pt

(64)

Marketing e

Produção

(65)

Organização da Reunião Anual de

Investidores do Grupo Mello – 2012

Edição da Reunião Anual de Investidores do Grupo Mello 2012.

O evento, organizado pela Unimagem, teve lugar no Hotel Ritz em Lisboa e contou com cerca de 300 pessoas, entre família e Investidores.

(66)

O impacto do novo canal do Panamá nos portos

Portugueses

Seminário que decorreu no auditório do edifício da Administração do Porto de Sines e que contou com cerca de 150 presenças. Organização a cargo da Unimagem.

(67)

Organização do evento “Inauguração das obras de

ampliação do terminal XXI do Porto de Sines” – 2012

Organização logística e assessoria de imprensa deste evento Institucional que contou com cerca de 200 participantes incluindo várias entidades oficiais como o

(68)
(69)

Economia Verde e Avaliação Ambiental Estratégica

– 2010

Conferência com 200 participantes onde a Unimagem esteve presente no desenvolvimento estratégico, organização logística e coordenação geral do evento.

(70)

Rock in Rio

– 2008

(71)

Orientações Estratégicas para o sector marítimo Portuário

– 2006

Conferencia na Rocha Conde de Óbidos para cerca de 450 participantes com a organização da Unimagem

(72)

Compromisso Portugal

– 2004

(73)
(74)
(75)
(76)
(77)
(78)
(79)
(80)

Relações

Públicas

(81)

Organização da Reunião Anual de

Investidores do Grupo Mello – 2012

Edição da Reunião Anual de Investidores do Grupo Mello 2012.

O evento, organizado pela Unimagem, teve lugar no Hotel Ritz em Lisboa e contou com cerca de 300 pessoas, entre família e Investidores.

(82)

O impacto do novo canal do Panamá nos portos

Portugueses

Seminário que decorreu no auditório do edifício da Administração do Porto de Sines e que contou com cerca de 150 presenças. Organização a cargo da Unimagem.

(83)

Organização do evento “Inauguração das obras de

ampliação do terminal XXI do Porto de Sines” – 2012

Organização logística e assessoria de imprensa deste evento Institucional que contou com cerca de 200 participantes incluindo várias entidades oficiais como o

(84)

Transição da Gestão do Hospital Reynaldo dos

Santos – 2011

A Unimagem participou na organização do evento de transição da gestão do Hospital Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, para a

(85)

1º Torneio de golf José de Mello

– 2011

Assumindo um compromisso de responsabilidade socia, associamo-nos à iniciativa do grupo José de Mello na organização do seu 1º torneio de golfe, cujas receitas revertem integralmente para a Acreditar- Associação de Pais e Amigos de Crianças

(86)

Assinatura do Acordo para a construção do Novo Hospital

de Vila Franca de Xira

– 2010

Organização Logística deste evento para o Ministério da Saúde, que contou com cerca de 500 participantes e contou com a presença do Primeiro-ministro, Ministra

(87)

Economia Verde e Avaliação Ambiental Estratégica

– 2010

Conferência com 200 participantes onde a Unimagem esteve presente no desenvolvimento estratégico, organização logística e coordenação geral do evento.

(88)

13º aniversário Hospital Fernando da Fonseca

– 2008

(89)

O Fim do Petróleo – O Desafio do Século XXI

– 2008

Mais um evento que contou com a organização da nossa Unimagem e o convidado especial James H. Kunstler

(90)

Orientações Estratégicas para o sector marítimo Portuário

– 2006

Conferencia na Rocha Conde de Óbidos para cerca de 450 participantes com a organização da Unimagem

(91)

Lançamento do “Alta Velocidade”

– 2005

Organização e coordenação logística total do Evento promovido no final de 2005, para o Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações, que contou com

a presença do Primeiro-ministro Eng.º. José Sócrates e reuniu mais de 800 participantes.

(92)

1ª Corrida da Saúde

– 2005

Estiveram presentes 5000 pessoas num evento que contou com a organização da Unimagem.

(93)

Dia da Criança

– 2005

(94)

Compromisso Portugal

– 2004

(95)

WTTC- WORLD TRAVEL & TOURISM COUNCIL

– 1998

(96)

UniCoaching

(97)

24 Horas de Gestão Corporate

O evento “24 Horas de Gestão CORPORATE”, organizado pela Sfori Teambuilding, em parceria com a Unimagem, que juntou sete equipas de várias empresas e uma

de jornalistas, foi considerado um sucesso pela organização e todos os participantes.

A ação de formação procurou levar as equipas ao limite para que os seus membros, se auto-conhecessem, desenvolvessem e potenciassem as soft skills, essenciais ao

(98)

UniCoaching

Conferência sobre a Liderança, dirigida a quadros do Grupo Jerónimo Martins. Evento promovido pela Unimagem, em parceria com Luis Lourenço, Biógrafo Oficial

(99)

Unicoaching na Brisa – 2011

1ª sessão de formação em redes sociais na Brisa, organizada no âmbito da parceira entre a Unimagem e a Inesting.

(100)
(101)
(102)
(103)
(104)
(105)

Referências

Documentos relacionados

Figura 41 Objeto recuperado obtido da correção digital das grades 5.3 Processamento da técnica de Moiré utilizando a referência criada Verificou-se que, com o retículo de

Desta forma, entendendo que a presença dos periodontopatógenos isoladamente não está necessariamente associada à presença de doença peri-implantar, mas sabendo que

O presente estudo teve como objetivo analisar as habilidades de processamento temporal em crianças com desvio fonológico, comparando-as com crianças com desenvolvimento típico de

Agrjidecjoja todo pessoal docente e discente da escola, pela a j u - da e cclaboragao que jme deram durante este periodo de estagio supervisio- nado, o qua..

However, at 28 days, still in the exponential stage, and at 42 and 56 days, in the deceleration and decrease phases, respectively, the ratio between the number of elongated

Percentagem de vagens predadas por Utetheisa ornatrix (vermelho) e Etiella zinckenella (verde) ou ambos (azul) nas 20 populações de Crotalaria pallida em janeiro e maio de 2014..

Foram avaliados 08 olhos de cães através do Teste Lacrimal de Schirmer, Prova de Fluoresceína, Teste de Rosa de Bengala e demais alterações do globo ocular como blefarospasmo,

Sendo assim, não há que se falar em um princípio de supremacia a priori do interesse público sobre o interesse privado, qualquer que seja o sentido, mas sim de uma ponderação