• Nenhum resultado encontrado

Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos Regulamento Etapa 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos Regulamento Etapa 2"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Programa de Capacitação em Gestão de

Projetos e Empreendimentos Criativos

(2)

2

1. Apresentação

1.1 O Programa de Capacitação em Projetos e Empreendimentos Criativos é uma iniciativa do Ministério da Cultura, que, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, Secretaria de Economia Criativa e Diretoria de Direitos Intelectuais, oferece formação gratuita no campo da gestão cultural e criativa a agentes culturais de todo o país, voltada para o conhecimento das políticas culturais desenvolvidas pelos órgãos públicos e privados de cultura, a elaboração e gerenciamento de projetos, gestão de carreiras e formatos de negócios do campo cultural, além da gestão de redes, empreendimentos criativos, coletivos e equipamentos culturais.

1.2 Na sua segunda edição, o Programa de Capacitação será ministrado e certificado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/DF.

1.3 A 2ª etapa do Programa de Capacitação é composta por duas disciplinas: “Elaboração e Gestão de Projetos Culturais” (60 horas/aula) e “Gestão de Empreendimentos Criativos” (35 horas/aula).

Seu objetivo é capacitar os participantes, priorizando os profissionais dos setores cultural e criativo, para o desenvolvimento de competências em elaboração de planejamento estratégico e de plano de negócios em empreendimentos criativos, gestão de organizações e projetos culturais, por meio do conhecimento de técnicas e procedimentos metodológicos da produção, além do contato com o ambiente e a prática das organizações culturais.

A trilha pedagógica desta etapa se divide em quatro módulos: “Elaboração e Gestão de Projetos Culturais I” – “Elaboração e Gestão de Projetos Culturais II” – “Gestão de Empreendimentos Criativos I” e “Gestão de Empreendimentos Criativos II”.

Como se pode ver, cada disciplina está dividida em dois módulos. O módulo I de ambas as disciplinas é autoinstrucional, isto é, sem tutoria, com carga horária de 20 e 15 horas/aula, respectivamente, e deve ser concluído em duas semanas a partir de sua disponibilização no ambiente virtual de aprendizagem.

(3)

3

culturais e de planejamento estratégico e plano de negócios para empreendimentos criativos, e o aluno deverá cursá-lo de acordo com sua disponibilidade de tempo.

O módulo “Elaboração e Gestão de Projetos Culturais II” terá duração de 40 horas/aula – equivalente a 8 semanas - e será destinado ao aprofundamento das técnicas de elaboração e gestão de projetos culturais, sendo constituído fundamentalmente de tarefas práticas a serem desenvolvidas pelos participantes sob orientação e avaliação de um tutor.

Por fim, o módulo “Gestão de Empreendimentos Criativos II” terá duração de 20 horas/aula, devendo ser concluído em 4 semanas. Também terá enfoque prático, e os participantes deverão, sob supervisão e avaliação do tutor, desenvolver um planejamento estratégico e um plano de negócios para um empreendimento criativo.

2. Critérios de seleção

2.1 Serão incluídos no módulo “Elaboração e Gestão de Projetos Culturais I” todos os participantes aprovados na 1ª etapa do Programa de Capacitação que tenham relatado, no momento da inscrição, atuação na área de produção ou gestão cultural ou de empreendimentos criativos.

2.2 Avançarão para o módulo “Elaboração e Gestão de Projetos Culturais II” os alunos aprovados no módulo anterior e, adicionalmente, que residam na cidade a ser contemplada com a oficina presencial da terceira etapa, ou em cidades próximas a ela, conforme a oferta de vagas.

2.3 Considerando que as disciplinas ofertadas nos módulos avançados são independentes, ou seja, não se constituem como pré-requisito uma da outra, a participação no módulo “Gestão de Empreendimentos Criativos I” será franqueada a todos os participantes inscritos no módulo “Elaboração e Gestão de Projetos Culturais I”, independente de terem sido aprovados e convocados para cursar o segundo módulo desta disciplina.

(4)

4

2.3.1 Serão observados os critérios para a ocupação de vagas para os cursos com tutoria. Entretanto, somente os alunos com aprovação em todas as disciplinas da Etapa 2 e com média igual ou superior a 7,0 poderão participar da seleção para a etapa presencial.

2.3.2 As vagas para as oficinas presenciais serão ofertadas prioritariamente para os participantes aprovados em tordos os cursos das etapas anteriores e que residam no polo ou nas cidades próximas. Entretanto havendo excedente de vagas, poderão ser convocados para as oficinas os participantes que sejam de outras localidades e que tenham sido aprovados em todas as etapas anteriores com média igual ou superior a 70%.

Parágrafo único: Todas as despesas de deslocamento, alojamento e manutenção do participante no local na oficina presencial pelo período de duração da mesma será por conta do próprio participante, independente do local de origem.

2.4 Os alunos que tenha sido reprovados no curso “Elaboração e Gestão de Projetos Culturais I”, somente poderão avançar para o curso “Gestão de Empreendimentos Criativos I” após manifestar o interesse em ser matriculado na disciplina a ser ofertada

2.5 Considerando o limite de vagas existente para os cursos com tutoria no contrato firmado entre o Ministério da Cultura e o SENAC/DF, caso a demanda de alunos seja superior ao número de vagas, a Coordenação do Programa/MinC juntamente com a coordenação pedagógica/Senac-DF utilizará critérios adicionais, a serem estabelecidos no regulamento do módulo “Elaboração e Gestão de Projetos Culturais II” para a definição da ocupação das vagas

2.6 Apenas os participantes aprovados nos três módulos anteriores serão convocados para cursar o último módulo da 2ª etapa, “Gestão de Empreendimentos Criativos II”.

Parágrafo único: os participantes do 1º ciclo do Programa de Capacitação que aderiram ao novo ciclo para completar a formação poderão cursar as disciplinas desta segunda fase, correspondente à antiga 3ª etapa, mas não serão, em hipótese alguma, convocados a realizar novamente a oficina presencial de elaboração de projetos e planos de negócio.

(5)

5

3. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

3.1 Das Matrículas nas Etapas: é responsabilidade exclusiva do participante acompanhar as notícias sobre a capacitação, especialmente no que diz respeito à chamada para matrícula em todas as etapas do Programa, no site do Programa de Capacitação aberto pelo SENAC/DF, independente de comunicação via correio eletrônico pessoal.

3.2 Cabe ao participante, a partir do módulo “Elaboração e Gestão de Projetos Culturais II”, confirmar, após divulgação da lista de aprovados, seu interesse em participar de cada módulo da segunda etapa. A não realização das atividades dentro do prazo estipulado será entendida como abandono do curso e ensejará a exclusão definitiva do participante do Programa de Capacitação.

3.3 Considerando o cronograma de ofertas dos cursos online, estabelecido no contrato firmado entre o Ministério da Cultura e o SENAC/DF, pedidos de trancamento da matrícula deverão ser apresentados à Coordenação do Programa de Capacitação do MinC, no endereço eletrônico programadecapacitacao@cultura.gov.br , antes do início dos cursos, e serão analisados de acordo com a previsão de ofertas no cronograma do contrato.

3.4 Pré-Requisitos Computacionais dos Participantes: Para acesso ao ambiente virtual de aprendizagem e aos recursos e ferramentas propostos no curso é necessário a seguinte estrutura:

3.2.1 Computador do tipo PC (pessoal) ou notebook/netbook com capacidade mínima de 512 MB de memória e um processador de 1.8 Ghz.

3.2.2 Windows XP ou superior ou MAC OS. 3.2.3 Resolução de tela de 1024x768.

3.2.4 Navegador de Internet (Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox ou Opera). 3.2.5 Conta de e-mail ativa e em uso.

3.2.6 Conexão com a internet (mínimo de 512 kbps efetivos). 3.2.7 Softwares do Pacote Office (Word e PowerPoint) ou similar. 3.2.8 Adobe Acrobat Reader (a partir do 7.0).

(6)

6

3.2.9 Plugin "Adobe Flash Player" (versão 9 ou superior). 3.2.10 Caixa de som ou fone de ouvido.

3.5 Ambiente do curso: O curso será realizado no ambiente virtual de aprendizagem Moodle 2.4 (ead.senacdf.com.br/moodle24), contando com recursos e ferramentas disponibilizados neste ambiente para esta versão.

3.5.1 Na Sala Virtual, o participante encontrará um Manual de Navegação do ambiente com informações sobre o ambiente virtual como um todo, sendo disponibilizado suporte técnico para esclarecimento de eventuais dúvidas técnicas sobre o ambiente e navegação.

3.5.2 Na Sala de Aula Virtual, o participante contará com curso online composto de telas web com os principais conceitos abordados nesta etapa da capacitação, material instrucional em versão digital, questionários de resposta automática (atividades formativas e avaliação final), fórum de notícias (utilizado para comunicados e avisos gerais durante o curso seja sobre o Programa ou sobre a Etapa em si). Integra também a sala de aula virtual o espaço destinado à biblioteca virtual, em que o participante encontrará indicações de material complementar para aprofundamento.

3.5.3 No LMS Moodle, os recursos e ferramentas utilizados serão basicamente:

(1) FÓRUNS DE DISCUSSÃO - Ferramenta de comunicação assíncrona que permite a discussão entre os participantes do curso, contribuindo para a construção coletiva do conhecimento.

(A) Fórum Notícias – Tipo especial de fórum que é criado automaticamente para cada disciplina, não permite que os participantes respondam. É utilizado para comunicados e avisos gerais durante o curso realizados pelo professor-tutor, pela coordenação pedagógica ou pela secretaria.

(B) Fórum Café – Tipo de fórum que é criado para interação entre os participantes, não é avaliativo. É utilizado para trocas e divulgação entre a turma.

(7)

7

manter uma lista de definições, como um dicionário. Caso o filtro autolink, do glossário, esteja habilitado, as entradas podem se autolinkar com outros conteúdos (conceito ou frase no local onde elas aparecem no curso) criando os hipertextos internos, e assim como criar links externos. O professor-tutor pode permitir que arquivos sejam anexados às entradas no glossário. Imagens anexas são exibidas na entrada. Entradas podem ser pesquisadas ou navegadas alfabeticamente ou por categoria, data ou autor. Entradas podem ser aprovadas por padrão ou necessário aprovação por um professor antes que sejam visualizadas por alguém.

(3) TAREFA - É um recurso assíncrono, que permite a troca de arquivos entre o participante e o professor-tutor. As tarefas serão realizadas de forma individual sobre o assunto em discussão. O recurso permite envio de diferentes formatos de texto e imagem, assim como a definição da quantidade de arquivos a ser enviados. Permite ao professor-tutor fornecer o feedback por meio de comentários, ou de envio de arquivo, seja este de texto ou de áudio. Possibilita também ao participante a inclusão de notas/comentários ao arquivo enviado.

(4) QUESTIONÁRIO - O questionário reúne um conjunto de questões, constituído de diversas formas de apresentação nas devolutivas automáticas. Permite ao professor-tutor criar e configurar testes de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, correspondência e outros tipos de perguntas. Cada tentativa é corrigida automaticamente e o professor-tutor pode optar por fornecer feedback e/ou mostrar as respostas corretas. O sistema possibilita, também, mais de uma tentativa de acesso, sendo que as questões e os itens de resposta em cada questão são apresentados de forma aleatória.

(5) WIKI - O módulo de atividade wiki permite ao participante adicionar e editar uma coleção de páginas da web. A atividade pode ser colaborativa, com todos podendo editá-la, ou individual, em que cada um tem seu próprio wiki que só eles podem editar. Um histórico de versões anteriores de cada página é mantido, listando as edições feitas por cada participante, permitindo assim o acompanhamento da construção da última versão salva. Wiki é utilizado na escrita colaborativa em atividades de grupo que demandem construção do conhecimento. E tem como característica a facilidade de edição e a possibilidade de

(8)

8

criação de textos de forma coletiva e livre onde não há necessidade do conteúdo ser revisto antes da sua publicação.

(6) BASE DE DADOS - O módulo de atividades de base de dados permite aos participantes criar, manter e pesquisar em um banco de entradas de registros. O formato e a estrutura dessas entradas incluem imagens, arquivos, URLs, números e texto, entre outras coisas. A base de dados é utilizada quando desejamos que os participantes enviem arquivos que fiquem disponíveis/visíveis a todos.

3.5.4 Eventuais problemas técnicos que venham a impedir o acesso ao ambiente virtual de aprendizagem e a conseqüente finalização do curso no prazo estabelecido e divulgado na página do Programa e na sala de aula virtual serão de inteira responsabilidade do interessado.

3.6 Da Certificação: A aprovação em cada módulo da 2ª etapa enseja um certificado específico.

3.6.1 A certificação será emitida no ambiente virtual de aprendizagem no curso, pelo próprio participante, no máximo 30 dias após término do Curso. Ao concluir seus estudos e finalizado o prazo de realização da etapa, se aprovado, o participante poderá fazer a impressão do certificado.

5. CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO

5.1 Para aprovação, o aluno deverá acessar o curso somente no período estipulado para sua realização, devendo:

5.1.1 Estudar o conteúdo disponível em sala de aula; 5.1.2 Participar das atividades propostas em cada unidade;

5.1.3 Realizar a avaliação final (as atividades formativas e a avaliação final são elaboradas com questões objetivas), no caso dos módulos sem tutoria;

5.1.4 Entregar dentro do prazo estipulado as avaliações dissertativas, para correção pelo tutor;

(9)

9

aprovado em cada um deles. A nota mínima para aprovação é 70 pontos, em todos os módulos, tanto nas avaliações objetivas quanto nas avaliações dissertativas a serem avaliadas pelos tutores.

5.2.1 As notas obtidas nos módulos anteriores não são acumulativas.

5.3 A lista dos participantes aprovados estará disponível no ambiente online ao término do prazo para conclusão do curso, e os aprovados serão também informados por e-mail, para que possam fazer a atualização de seu cadastro inicial.

Parágrafo único: é de inteira responsabilidade do participante acompanhar as notícias no ambiente online e realizar os procedimentos necessários à sua progressão no Programa de Capacitação. O Ministério da Cultura ou o SENAC/DF não se responsabilizarão por eventuais problemas técnicos na recepção dos emails.

5.4 Após aprovação, o certificado de participação será liberado para impressão. A impressão deste será de sua inteira responsabilidade.

5.5 Caso não obtenha a média necessária para aprovação (7,0) após o término da primeira avaliação objetiva, o aluno terá ainda outras duas chances para refazer o teste. Esgotadas as três (3) tentativas a que têm direito seu CPF estará automaticamente bloqueado.

5.6 No caso da etapa tutorada, o aluno deverá atingir média igual ou superior a 70% a partir da soma dos resultados obtidos nas atividades realizadas semanalmente, seja participação em fóruns temáticos, seja envio de tarefas envolvendo a elaboração de projeto, seja em outras atividades avaliativas previstas no sistema.

5.6.1. As avaliações são de caráter formativo e acontecerão semanalmente durante a capacitação, acompanhando o processo de construção das atividades e participação nos fóruns de discussão temáticos.

Referências

Documentos relacionados

SUMÁRIO: Introdução; 1 Olhar neoinstitucional sobre o transplante jurídico do federalismo norte‑ ‑americano – Peculiaridade do desafio institucional brasileiro na pandemia;

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles

Em 2015, a nossa Escola - fundada e dirigida exclusivamente por professores - passou a utilizar o nome fantasia PLENUS Colégio e Curso - Petrolina e respira cotidianamente

Embora o tratamento dispensado pela Sociedade dos Povos aos absolutismos benevolentes não seja em nada semelhante àquele que realizam frente aos Estados fora da lei (que devem

O presente trabalho aplicará a simulação computacional em Simulink através do modelamento dinâmico de um dos componentes do chiller de absorção de simples efeito - o

Outro ponto crítico para o fechamento controlado de disjuntores de transformadores de potência sem carga é que o fluxo prospectivo criado pela tensão no instante do fechamento

No presente trabalho foram utilizados 55 bovinos Nelore variedade Mocha, criados sob condições extensivas, visando avaliar a biometria testicular, as concentrações plasmáticas

Atividade anti-helmíntica in vivo: Os grupos (n=6) compostos de aves com peso médio de 1,5 kg, foram constituídos por controle positivo (piperazina, 50 mg.mL -1 ),