• Nenhum resultado encontrado

Manual Básico de Aplicação da Logomarca Usiminas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual Básico de Aplicação da Logomarca Usiminas"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Manual Básico de Aplicação

(2)

sUmário

1. aPrEsEnTaÇÃo

1.1. Introdução

1.2. Valores da marca

1.3. História da marca

1.4. Idéia da marca

2. a Logomarca

2.1. Elementos e proporção da logomarca

2.2. Área de proteção e redução máxima

3. corEs

3.1. Cores Usiminas

3.2. Versões da logomarca

4. imagEns

4.1. Estilo fotográfico

4.2. Recorte

5. TiPograFia

5.1. Família principal

5.2. Família secundária

6. Usos incorrETos

7. organiZaÇÃo dE arQUiVos

26/01/09

(3)

aPrEsEnTaÇÃo

26/01/09

(4)

aPrEsEnTaÇÃo

Introdução

1.1.

A partir do aço é possível extrair infinitas possibilidades. Da matéria-prima bruta, consistente, brotam ideias da mais pura leveza e da mais alta resistência.

A Usiminas é agora um grupo unido, uma só empresa, forte e cada vez mais consistente. Mas ela continua atenta a cada detalhe. Usiminas é o aço feito no capricho. É tirar beleza do improvável. É desenhar um novo projeto de vida.

A nova logomarca que você vai conhecer aqui traduz traduz a nova fase da Usiminas, e as aplicações refletem sua abertura para as oportunidades que vêm pela frente.

O símbolo gráfico “U” tem sua forma inspirada nas grandes panelas da aciaria onde o aço ganha forma. O “U” vazado que salta da base preta, num universo de cinco cores, revela que dele pode surgir um universo dinâmico, flexível e inspirador.

(5)

Os valores são conceitos que traduzem a essência da marca Usiminas. Eles refletem sua Plataforma e projetam a evolução da marca. Os valores comprovam a consistência na qualidade do trabalho da Usiminas e sua busca em aprimorá-lo sempre. Seu olhar atento à realidade e sua abertura para o novo.

Vivenciar constantemente esses valores ajuda na diferenciação da marca, serve de inspiração para a comunicação e preserva a identidade da Usiminas.

aPrEsEnTaÇÃo

Valores da marca

consistência

técnica

capricho

abertura

1.2.

26/01/09

(6)

A Usiminas atua em diversos segmentos da cadeia siderúrgica. Entrega qualidade superior de produtos e serviços, integra soluções e traz mais valor para o cliente. Tem um jeito único de fazer as coisas com capricho. E esse capricho é o resultado de uma busca contínua pelo essencial, pela perfeição, pelo aprimoramento em tudo o que faz.

A Usiminas domina o aço, das partes ao todo, desenvolvendo a técnica e aprofundando

o conhecimento. Simplifica acessos e processos, equilibra eficácia e eficiência. Tem uma atitude aberta e curiosa que impulsiona uma dinâmica perene de renovação.

Parceiro firme e consistente, a Usiminas pauta relacionamentos pela confiança compartilhada com todos os seus stakeholders. Esta postura garante um posicionamento único e diferenciado, característico de quem dedica um olhar atento para as necessidades da sociedade e corajoso para os múltiplos caminhos que se desenham em direção ao futuro.

aPrEsEnTaÇÃo

História da marca

1.3.

(7)

A idéia da marca define seu jeito de pensar e agir. É um guia que direciona a atitude da marca.

Esta idéia não deve ser confunfida com assinatura de campanha, slogan ou tagline. Ela deve ser vivenciada no dia-a-dia da Usiminas.

Usiminas. Em cada detalhe

um universo possível.

aPrEsEnTaÇÃo

Idéia da marca

1.4.

(8)

a Logomarca

26/01/09

(9)

Logomarca

Elementos e proporção

da logomarca

2.

1.

A logomarca Usiminas é composta pelo logotipo e pelo símbolo gráfico.

O logotipo, em caixa alta, traduz a segurança e a consistência da Usiminas. Ele foi desenhado a partir da tipografia “The Sans Bold”, com ajustes nas entreletras e formas.

O símbolo gráfico “U” é inspirado nas panelas de aciaria e reflete as infinitas possibilidades que surgem a partir do aço.

Ao lado você aprende a proporção correta para as aplicações da logomarca. As distâncias entre os elementos são calculadas a partir da letra “A” do logotipo.

oBs.: Não redesenhe a logomarca Usiminas,

utilize sempre os arquivos originais fornecidos com este manual.

,OGOTIPO

3qMBOLO

!

 !

 !

(10)

Logomarca

Área de proteção e

redução máxima

2.

2.

A área de proteção tem o objetivo de preservar a integridade da logomarca. Ela é delimitada pela altura da letra “A” do logotipo Usiminas e está representada ao lado.

Não interfira na área delimitada pela moldura verde com desenhos, fotos ou textos.

A redução máxima é o tamanho mínimo em que a logomarca pode ser aplicada. Ela é determinada para garantir legibilidade e está representada abaixo.

oBs.: O logotipo nunca deve ser utilizado sem a

presença do símbolo gráfico. Já o símbolo gráfico pode ser aplicado sem o logotipo em uma peça em que a logomarca completa esteja aplicada. O símbolo gráfico serve como apoio à logomarca para ilustrar a presença do aço de Usiminas no dia-a-dia de todos.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. In rutrum. Maecenas Accumsan. Mauris ullamcorper, tellus nec tristique mattis, orci erat pharetra neque, sed ultrices mauris eros eget neque. Cras at sapien. Phasellus pellentesque, m a g n a imperdiet t e m p u s porta, odio sejoinokjm r h o n c u s pedretfe, seraninder in convallis l i g t u r i s l a ligula a t enim. Nunc v e h i c w d ula magna eaha. ajeu enisdasm. Du is porta. Vivamus ma tis nisl cur sus lorem. Curabitur aliquam. Ut turpis est, imperdiet sed, dictu m vitae, sag ittis id, ma gna. Integer ligula felis, feugiat et, congue id, semper id, felis. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient

5

 

LOREM IPSUM DOLOR



6ERSjO 6ERSjO



(11)

corEs

26/01/09

(12)

corEs

Cores Usiminas

3.

1.

O universo de cores Usiminas é formado por cinco cores que devem ser utilizadas de maneira aleatória e acompanhadas do preto. O preto representa a base de todos os elementos que podem nascer a partir do aço. As outras cores, vivas e intensas, exemplificam essa diversidade e transmitem a atitude flexível, dinâmica e corajosa da Usiminas.

,!2!.*! 0ANTONE # 2 && 02%4/ 0ANTONE # 2  6%2-%,(/ 0ANTONE # 2 && 2/8/ 0ANTONE # 2  !:5, 0ANTONE # 2 && 6%2$% 0ANTONE # 2 ## 26/01/09

(13)

A logomarca Usiminas pode variar a partir do seu universo de cores, e é no símbolo gráfico que elas vão aparecer, aleatoriamente.

A logomarca deve ser aplicada

preferencialmente sobre fundo preto (negativa). Se isso não for possível, pode-se utilizar a versão secundária sobre fundo branco (positiva). Quando houver impossibilidade técnica de reprodução pode-se usar as versões monocromáticas (negativa para fundos escuros e positiva para fundos claros).

oBs.: Em nenhum dos casos deve-se criar um

box preto ao fundo da logomarca.

Não redesenhe a logomarca Usiminas, utilize sempre os arquivos originais fornecidos com este manual.

corEs

Versões da logomarca

Versões preferenciais negativas

Versões secundárias positivas

Versão monocromática negativa (uso restrito)

Versão monocromática positiva (uso restrito)

3.

2.

(14)

imagEns

26/01/09

(15)

imagEns

Estilo fotográfico

4.

1.

Os materiais de comunicação da Usiminas devem, independentemente de seus objetivos finais, utilizar-se de imagens que traduzam os valores da marca: consistência, técnica, capricho e abertura.

Nessas imagens, a predominância de uma das Cores Usiminas (vide capítulo 3) é essencial para dar consistência à identidade visual da marca.

,!2!.*! 6%2-%,(/

!:5, 6%2$%

2/8/

(16)

imagEns

Recorte

4.

2.

Esse recurso é uma alternativa para aplicação da logomarca em uma de suas versões preferenciais, quando há uso de imagem. O layout desenvolvido segue as indicações anteriormente especificadas neste Manual sobre o uso de fotos e cores.

O símbolo gráfico recorta um detalhe da imagem em que há predominância da cor principal e o transporta para a logomarca, levando elementos como brilhos, sombras e texturas.

26/01/09

Escolha de imagem de acordo com o estilo fotográfico

Escolha de uma área de cor com textura, porém sem maiores interferências

Recorte do símbolo gráfico deixando a área branca

Aplicação da textura recortada na composição da logomarca Usiminas

rEcorTE do sÍmBoLo gráFico Passo a Passo 1.

2.

3.

(17)

TiPograFia

26/01/09

(18)

TiPograFia

Família principal

5.

1.

A identidade Usiminas é formada pela família “The Sans”, definida em função de sua versatilidade e contemporaneidade. É a única que pode ser utilizada no desenvolvimento de qualquer material de comunicação da marca.

oBs.: Quando nos referirmos à Usiminas em

um texto, devemos sempre utilizar caixa alta na letra “U” na mesma tipografia do texto em que estiver inserida.

A tipografia “The Sans” deve ser adquirida por meio do site: http://www.fontshop.com. É importante lembrar que fornecê-la sem a compra constitui crime de pirataria.

The Sans Light

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

1234567890

The sans Bold

aBcdEFgHiJKLmnoPQrsTUVWXYZ

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

1234567890

The Sans Bold Italic

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

1234567890

The Sans Light Italic

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

1234567890

(19)

TiPograFia

Família secundária

5.

2.

Em cartas, dados variáveis de formulários, memorandos ou e-mails, por exemplo, os textos deverão ser compostos com a família tipográfica “Verdana” nos pesos apresentados ao lado.

Verdana

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

1234567890

Verdana Bold

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

1234567890

Verdana Italic

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

1234567890

26/01/09

(20)

Usos incorrETos

26/01/09

(21)

Usos incorrETos

Não altere nenhum elemento da logomarca. Respeitar suas regras de aplicação é respeitar a essência da marca Usiminas.

siminas é uma empresa

comprometida com o Brasil

Não alterar a posição e/ou proporção dos elementos

Não alterar o logotipo

Não alterar as cores da logomarca

Não aplicar em outline Não utilizar o logotipo sema presença do símbolo gráfico Não aplicar efeitos e/ou sombras

sobre a logomarca Não aplicar a logomarca sobre fundos coloridos não especificados nesse manual

Não utilizar o símbolo gráfico como letra Não distorcer e/ou

rotacionar a logomarca Não invadir a área de proteção da

logomarca com imagens e/ou textos

26/01/09

(22)

organiZaÇÃo dE arQUiVos

26/01/09

(23)

26/01/09 Para ajudar na localização dos formatos

de arquivos apropriados, um sistema de nomenclatura foi estabelecido para identificar as versões da logomarca Usiminas.

Cada arquivo possui um código que identifica a empresa, a versão da logomarca, a cor e o

formato do arquivo, especificados ao lado.

5SIMINAS ! #-9+AI

.OME „ 6ERSzES „ „ „ „ „ „ „ „ „ &ORMATO „ „ #OR „ „ „

organiZaÇÃo dE arQUiVos

7.

(24)

Este Manual contempla todo o regramento da logomarca Usiminas. Não altere, em hipótese alguma, os elementos aqui apresentados, siga sempre as regras que esse Manual apresenta.

Em caso de dúvidas, consulte:

Superintendência de Comunicação Social:

Henrique Moller: 31 3499-9120 hmfreitas@usiminas.com.br Luiz Malta: 13 3362-3379 luizmalta@usiminas.com.br

Superintendência de Marketing:

Rodrigo Moreira Correa: 31 3499-8128 rmcorrea@usiminas.com.br

créditos

coordenação geral: Superintendência de Marketing

e Superintedência de Comunicação Social

Projeto: Interbrand

Referências

Documentos relacionados

Detergente neutro bioalcohol perfumado con un alto poder de limpieza especialmente indicado para la limpieza de suelos (mármol, terrazo, granito, cerámicos,

sit ametelit, sed diam Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy

Doutro modo, é de realçar que há também coisas a evitar para o bom funcionamento desta enciclopédia; de facto, os artigos não devem ser sobre aspetos que

espécimes, encontra-se reparada superficialmente pela membrana, estando esta incorporada a um tecido ósseo bem desenvolvido. Ao observar os limites proximal e distal

Candidatos que atendem parcialm ente ao perfil – 50 pontos; Candidatos que não atendem ao perf il – 0 ponto.. Será considerado aprovado nesta etapa o candidato que obtiver um

( Ver nota explicativa, pág. 60) Apresentamos, a seguir, o plano específico para cada área de vida e trabalho da Igreja Metodista. O que é Missão? Missão é a construção do Reino

A gestante deveria ser mais motivada a assumir seu papel como sujeito ativo e responsável pela própria saúde bucal e a de sua família e ser informada da importância da Odontologia

 A classificação do 2º período (C2P) resulta igualmente da aplicação dos critérios gerais e específicos de avaliação às classificações obtidas pelo aluno