ATA SUMÁRIA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA n. º 98

Share "ATA SUMÁRIA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA n. º 98"

COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO DOS EMPREGADOS DO BANRISUL CNPJ 92.935.741/0001-82 ID BACEN Z9978995 NIRE 43 4 0000204 9 ENDEREÇO: PRAÇA DA ALFÂNDEGA, Nº 12 SALA 301 - PORTO ALEGRE / RS CEP 90010-150 FONE/ FAX: (51) 3216-1500

ATA SUMÁRIA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA n. º 98

I. DATA, HORA, LOCAL: 27 de abril de 2017 17horas e 30 minutos, na Sala Ilha dos Marinheiros, Auditório localizado no Guaíba Eventos, situado à Rua Sete de Setembro, 531 – 3º andar, Porto Alegre - RS.

II. PRESENÇAS: registrou-se a presença, no início da Assembleia, de 29 (vinte e nove) associados, realizando-se a Assembleia em terceira e última convocação, às 17h30min. Ao encerrar a Assembleia, foi registrada a presença de 25 (vinte e cinco) associados.

TOTAL DE ASSOCIADOS DA COOPERATIVA: 7.874 (sete mil oitocentos e setenta e quatro).

III. CONVOCAÇÃO: a Assembleia foi convocada na forma do que dispõem os artigos “25” e “26” do Estatuto Social da Cooperativa e o Edital publicado no Jornal do Comércio, na edição de 31 de março de 2017, na página 12 do Segundo Caderno.

COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO DOS EMPREGADOS DO BANRISUL

Praça da Alfândega nº 12 sala 301 - Porto Alegre - RS CEP 90010-150 CNPJ 92.935.741/0001-82 Certificado de Autorização BACEN nº 242

NIRE 4 3 4 0000204 9

CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

Convocamos os 7.874 associados da Cooperativa para se reunirem em Assembleia Geral Ordinária, no dia 27 de abril do corrente ano, em primeira convocação às 15h30min, com a presença de 2/3 dos associados, em segunda convocação, às 16h30min, com a presença de 50% mais um dos associados e, em terceira e última convocação, às 17h30min, com um mínimo de 10 (dez) associados presentes, tendo como local o Guaíba Eventos, Sala Ilha dos Marinheiros, situada a Rua Sete de Setembro, 531, 3º andar, Centro, Porto Alegre – RS.

1. Prestação de contas dos órgãos de administração, acompanhada dos pareceres do Conselho Fiscal e da Auditoria Externa, compreendendo: a) Relatório da Gestão; b) Balanços do Exercício Social; c) Demonstrativo de sobras.

2. Destinação das sobras líquidas apuradas.

3. Refixação dos honorários da Diretoria Executiva e cédulas de presença dos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal (conforme deliberação da A.G.O. de 28/04/2016).

4. Deliberação sobre a Política de Sucessão de Administradores conforme previsto na Resolução 4.538 de 24 de novembro de 2016, do Banco Central do Brasil.

5. Outros assuntos de interesse do quadro social (sem caráter deliberativo)

Obs.: A realização da Assembleia não terá como local a Sede da Cooperativa, por motivo de espaço físico insuficiente, realizando-se assim, em Auditório com maior capacidade para acolher os associados.

Porto Alegre, 31 de março de 2017.

CIRILO AUGUSTO THOMAS

Presidente do Conselho de Administração

IV. COMPOSIÇÃO DA MESA

Diretor Presidente: Francisco Edgar Gonçalves Finamor Diretor Administrativo: Cirilo Augusto Thomas

Diretor Financeiro: Elson Derin Gewehr

Conselheiro de Administração: Jaime Sulzbach Conselheiro de Administração: Otilo José Plentz

Conselheiro de Administração: Maria Aparecida Busanello Conselheiro de Administração: Renato Pepe Lucas

Conselheiro de Administração: Carlos Flávio Bulcão Bittencourt Secretária dos Trabalhos: Luciane Rotta

V. DELIBERAÇÕES: deliberou-se sobre a seguinte ordem do dia:

1- PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO, ACOMPANHADA DOS PARECERES DO CONSELHO FISCAL E DA AUDITORIA EXTERNA, COMPREENDENDO: a) RELATÓRIO DE GESTÃO; b) BALANÇOS DO EXERCÍCIO SOCIAL; c) DEMONSTRATIVO DE SOBRAS: foram apresentados o Relatório da Gestão, os Balanços, os Demonstrativos da Conta "Sobras e Perdas", o Parecer do Conselho Fiscal e o Parecer da Auditoria Externa, todos relativos ao exercício de 2016. Após a apresentação, os itens foram avaliados e discutidos, sendo colocados em votação e tendo aprovação por unanimidade dos presentes, abstendo-se de votar os legalmente impedidos.

A apreciação e a votação deste item foram secretariadas pelo associado escolhido pela Assembleia, Sr. Antônio Brasil Medeiros Silva.

As demonstrações aprovadas por esta Assembleia Geral Ordinária, relativas ao exercício de 2016, estão lavradas no Livro Diário nº 47, enviado eletronicamente através da escrituração contábil digital – ECD – em 17 de abril de 2017

2- DESTINAÇÃO DAS SOBRAS LÍQUIDAS APURADAS: das sobras brutas apuradas no exercício de 2016, no valor de R$ 583.359,44 (quinhentos e oitenta e três mil, trezentos e cinquenta e nove reais e quarenta e quatro centavos) foram destinados 10% (dez por cento) para a Reserva Legal, no valor de R$ 58.335,94 (cinquenta e oito mil, trezentos e trinta e cinco reais e noventa e quatro centavos) e, 5% (cinco por cento) para o F.A.T.E.S., no valor de R$ 29.167,97 (vinte e nove mil, cento e sessenta e sete reais e noventa e sete centavos), resultando na sobra líquida de R$ 495.855,53 (quatrocentos e noventa e cinco mil oitocentos e cinquenta e cinco reais e cinquenta e três centavos). Foram apresentadas, pelo conselho de administração, duas propostas de destinação extra para o fundo de reserva. A primeira proposta com uma destinação de 20% (vinte por cento) a mais, correspondente a R$ 99.171,11 (noventa e nove mil, cento e setenta e um reais e onze centavos) e a segunda proposta, de 25% (vinte e cinco por cento) a mais, correspondente a R$ 123.963,88 (cento e vinte e três mil, novecentos e sessenta e três reais e oitenta e oito centavos). Após ponderações, o cooperado, Sr, Humberto Schwertner sugeriu que não fosse destinado nenhum percentual a mais para o Fundo de Reservas. Colocado em votação, a proposta de destinação adicional zero recebeu 04 (quatro) votos, a proposta de destinação adicional de 20% (vinte por cento) recebeu 06 (seis) votos e a proposta de destinação adicional de 25% (vinte e cinco por cento) a mais das sobras líquidas foi aprovada, por 16 cooperados presentes, da seguinte forma:

i. Destinação extra para o FUNDO DE RESERVA no valor de R$ 123.963,88 (cento e vinte e três mil, novecentos e sessenta e três reais e oitenta e oito centavos).

ii. Distribuição proporcional às operações dos associados no ano de 2016, no valor total de R$ 371.891,65 (trezentos e setenta e um mil oitocentos e noventa e um reais e sessenta e cinco centavos) nas seguintes condições:

a. R$ 185.945,82 (cento e oitenta e cinco mil, novecentos e quarenta e cinco reais e oitenta e dois centavos), sobre o saldo médio das aplicações financeiras; e,

b. R$ 185.945,82 (cento e oitenta e cinco mil, novecentos e quarenta e cinco reais e oitenta e dois centavos), sobre o saldo médio de juros pagos nas operações de crédito.

Foi aprovada também, por unanimidade dos presentes, a integralização total das sobras distribuídas, no capital social.

3 REFIXAÇÃO DOS HONORÁRIOS DA DIRETORIA EXECUTIVA E CÉDULAS DE PRESENÇA DOS MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E CONSELHO FISCAL (conforme deliberação da A.G.O. de 28/04/2016).: abstendo-se de votar os legalmente impedidos, foi aprovada por unanimidade a proposta de reajuste dos honorários e cédulas de presença apresentada pela diretoria.

I. Diretoria Executiva:

a. Remuneração mensal:

Diretor Presidente, Diretor Administrativo e Diretor Financeiro: R$ 8.673,08 (oito mil seiscentos e setenta e

três reais e oito centavos) mensais, a título de honorários, cada um;

Obs.1: Os honorários serão reajustados anualmente, no mês de maio, pelo IPCA ou outro índice que venha a substituí-lo, até a A.G.O. de 2020, quando serão novamente examinados.

Remuneração anual: remuneração adicional por ano, a título de gratificação natalina, no valor correspondente a 100% (cem por cento) do valor mensal de honorários, para cada Diretor;

b. Benefícios: auxílio refeição de R$ 32,42 (trinta e dois reais e quarenta e dois centavos) por dia útil e auxílio alimentação – cheque rancho - no valor mensal de R$ 687,20 (seiscentos e oitenta e sete reais e vinte centavos) e Cesta Alimentação Natalina, no valor correspondente a R$ 1.320,00 (um mil trezentos e vinte reais), a ser creditada no mês de dezembro

Obs.1: deliberado que os benefícios serão pagos somente aos Diretores que não exerçam atividade remunerada no Banrisul.

Obs.2: os valores dos benefícios serão atualizados no mesmo período e conforme acordo coletivo dos funcionários da Cooperativa.

c. Remuneração variável: deliberado pelo pagamento anual da remuneração variável, de acordo com a média de resultados obtidos no atingimento de metas pela equipe funcional da Banricoop.

II. Conselho de Administração e Conselho Fiscal: remuneração de cédula de presença no valor de R$ 867,31 (oitocentos e sessenta e sete reais e trinta e um centavos) mensais por reunião que participar. III. Vigência: a vigência dos valores será a partir do mês de abril de

2017.

4- DELIBERAÇÃO SOBRE A POLÍTICA DE SUCESSÃO DE

ADMINISTRADORES CONFORME PREVISTO NA RESOLUÇÃO 4.538 DE 24 DE NOVEMBRO DE 2016, DO BANCO CENTRAL DO BRASIL: Explanada a necessidade de criação de política de sucessão de administradores de instituições financeiras, em atendimento a resolução do Banco Central do Brasil. A proposta foi disponibilizada no sitio da Banricoop na Internet e apresentada aos cooperados presentes, tendo sido aprovada por unanimidade e sendo o texto parte integrante desta Ata (anexo).

5- OUTROS ASSUNTOS DO INTERESSE DO QUADRO SOCIAL: Colocado em pauta, não foram levantados outros assuntos pelos cooperados presentes, tendo sido procedido o SORTEIO DOS INSCRITOS PARA AS BOLSAS DE ESTUDOS DO FATES: Realizado o sorteio das bolsas de estudos com recursos oriundos do F.A.T.E.S., conforme disposição regulamentar de utilização do respectivo Fundo, sendo contemplados 65 (sessenta e cinco) associados e ficando mais 13 (treze) como suplentes. Tanto o sorteio quanto os cupons foram devidamente auditados pelo Conselheiro Fiscal Sr. Edson Fernando de Lima Bazana.

VI. NOMINATA DOS ASSOCIADOS DESIGNADOS PARA ASSINAR A ATA NO LIVRO: Antonio Brasil Medeiros Silva, Francisco Edgar Gonçalves Finamor, Cirilo Augusto Thomas, Elson Derin Gewehr, Otilo José Plentz, Humberto Schwertner, Luciane Rotta.

VIII. ENCERRAMENTO:

Declaramos, para os devidos fins, que a presente Ata é cópia fiel e autêntica da que se encontra lavrada no Livro de Atas de Assembleias Gerais da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados do Banrisul.

Porto Alegre, 27 de abril de 2017

Francisco Edgar Gonçalves Finamor Cirilo Augusto Thomas

Diretor Presidente Diretor Administrativo

Elson Derin Gewehr Luciane Rotta

mantido limpo até 60 dias após o plantio, período durante o qual ocorre cobertura total do terreno pelas ramas da batata-doce, impedindo o crescimento de plantas invasoras.

Apesar da similaridade entre as estimativas é natural optar pela versão discreta dada a natureza dos dados uma vez que, pela adoção da versão discreta, pode-se calcular exatamente,

A norma CEI/EN 60034-30 abrange quase todos os motores (por exemplo: motores standard, motores para ambientes perigosos, motores para embarcações e marinas, motores usados como

conspícuos, sendo comuns em ambientes costeiros. Atualmente compreende 14 espécies válidas e, apesar de estas serem utilizadas em estudos filogenéticos dentro da

A história das fraudes na Indústria de Cartões ... O que o estabelecimento deve fazer para vender de forma segura pela Internet? ... Como a Cielo pode ajudar seu estabelecimento