• Nenhum resultado encontrado

Índice Remissivo. Introdução. Content gate. Mail Chimp

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Índice Remissivo. Introdução. Content gate. Mail Chimp"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)
(2)

3 5 8

Índice Remissivo

Introdução Content gate Mail Chimp

(3)

Introdução

Você está prestes a conhecer mais profundamente um dos métodos mais eficientes na construção de uma base sólida de clientes

interessados nos seus serviços.

Antes de entrarmos mais a fundo no conceito de páginas de captura de contatos, temos que entender os motivos que me lavam a dizer que essa é, sem sombra de dúvidas, uma das técnicas mais importantes para aumentar o seu faturamento.

Até agora, criamos o nosso site e vimos como conduzir os pacientes pelo processo de decisão de compra, até o ponto em que ele liga para

agendar a consulta.

Mas e se quisermos fazer uma segmentação desses pacientes e buscar apenas aqueles mais interessados em um determinado tipo de serviço!? "Ah Raphael... Mas eu só trabalho com consultas... Isso não serve pra mim!"

Veja bem: estamos falando de segmentação por interesses. Todos nós, independentemente da especialidade de atuação, temos preferência por um tipo de cliente ou realização de um serviço específico.

Aqui, veremos que, com as páginas de captura, podemos ir aos poucos selecionando a clientela que queremos para nossa clínica.

(4)

alguns amigos, com finalidade de segmentação de público:

• Páginas para captura de pacientes com problemas de fertilidade, para clínicas de inseminação artificial

• Páginas de captura para pacientes que querem emagrecer, para nutricionistas

• Páginas de captura para pacientes que buscam correção odontológica estética, para facetas e outros procedimentos

• Páginas de captura para pacientes que querem realizam implantes mamários, para clínicas de cirurgia plástica.

E o resultado!? Todos eles aumentaram (e muito) o número de pacientes que os procuravam para resolução desses problemas específicos.

Ainda, tem o exemplo de um amigo clínico, que tem uma preferência pelo atendimento de adultos jovens. Criamos para ele uma página de captura apenas com esse foco. Hoje, mais de 90% dos novos pacientes dele possuem entre 25 e 35 anos.

Portanto, com as páginas de captura, é possível segmentar o nosso público para aquilo que temos como objetivo e gostamos mais. Mas antes de entrar nesse assunto mais profundamente, vou te apresentar o conceito de "Content Gate".

(5)

Content gate

"Content gate" é um conceito relativamente recente no mundo do marketing digital.

O conceito é muito simples: vamos criar um portão com uma chave, e atrás desse portão, vamos colocar um conteúdo muito útil para um determinado tipo de cliente.

Para acessar o conteúdo, o cliente tem que dar algo em troca: no caso, o nome e e-mail.

Simples, não é!?

Mas veja que interessante... Se o visitante deixou o nome e e-mail (ninguém sai por aí deixando nome e e-mail em qualquer site,

concorda?), significa que ele depositou confiança no nosso serviço e, muito mais do que isso: ele possui um interesse específico sobre aquele assunto!

A partir daí, cabe a nós conduzí-lo pelo processo de compra, com o conteúdo útil que oferemos: geralmente um e-book.

Para a criação desse e-book, sugiro a contratação de um designer para diagramação (pode ser feito nos sites de freelancers que te mostrei no início do curso ou mesmo em agências digitais - o preço médio é de R$200,00 por um e-book com 30 páginas).

(6)

• informar sobre o problema,

• mostrar as formas de resolvê-lo (gerais),

• ir mais a fundo e explicar as melhores opções,

• falar sobre a solução mais eficiente para aquele problema, • e, finalmente, convidá-lo para agendar uma consulta.

Vamos dar alguns exemplos, sobre esses materiais. Para um

nutricionista que quer aumentar os clientes que estão acima do peso e querendo perder alguns quilinhos, uma boa estrutura seria:

• informar que o sobrepeso aumenta riscos de x, y e z.

• depois, mostrar que as pesquisas e principais institutos recomendam que atingir as metas 1, 2 e 3 reduzem esses riscos

• mostrar em âmbitos gerais como as pessoas podem atingir esses objetivos

• focar em duas dessas opções (como caminhada e dieta), mostrando que são as mais eficientes e fáceis de começar, por exemplo

• Depois, destrinchar as opções de dieta para cada tipo de caso • E convidar o paciente a marcar uma consulta para entender vocês escolherem juntos o melhor tipo de dieta pra ele

• No fim, coloque os dados de contato e tudo o mais

Você vai se surpreender como o bom conteúdo é compartilhado e indicado pelas pessoas.

Não fique com medo de informar demais e depois a pessoa "não

precisar" dos seus serviços. Nada disso! Informação move o mundo: se você não fornecê-la para o seu cliente, o seu concorrente irá.

Então, quanto mais informação útil e ajuda você passar para esse possível cliente, maior a confiança que ele depositará em você.

(7)

Só como exemplo: dos 20.000 e-mails que possuo de clientes do meu consultório, cerca de 7.000 são segmentados para os meus interesses pessoais: são pacientes que possuem o perfil que eu gosto de trabalhar. Atualmente, no meu consultório, cerca de 45% dos pacientes possuem as características que gosto. Aos poucos a tendência é que a proporção aumente cada vez mais!

(8)

Mail Chimp

"Tudo bem Raphael... para de enrolação e me mostra como faço isso, ok?!"

Ok!

Já vimos nas aulas anteriores uma ferramenta muito importante para captação de e-mail: o Mailchimp. Se você não leu o e-book daquela aula, volte lá e faça o passo a passo do cadastro (aqui, considero que você já tenha feito isso!)

Você vai ver que é muito simples aplicar esse conceito. Em um único parágrafo eu consigo te mostrar como fazer isso:

Crie uma página no seu site (menu TODAS AS PÁGINAS >> ADICIONAR NOVA) com uma explicação sobre a promessa: você vai oferecer para esse cliente um conteúdo exclusivo, que vai falar exatamente como ele pode fazer X, Y e Z.

No fim da página, crie um botão com o link para a página do formulário do Mailchimp específica para essa lista (para criar a lista no Mailchimp, vá até o painel de controle, selecione Listas, crie uma nova e depois crie o formulário - copie o link e adicione ao botão).

Se tiver dúvidas sobre como criar o botão, lembre-se do manual de shortcodes que te demos na aula 15 (apenas copie o código e cole na página, alterando o link). Você pode usar também um Callout_box se quiser: o resultado é o mesmo.

(9)

Na página de edição do formulário no Mailchimp, você pode configurar o e-mail de confirmação colocando o link para o e-book.

"Mas como faço para criar um link para esse e-book?"

Simples! Arquivos PDF são encarados como "mídia" pelo Wordpress! Faça assim:

1) Clique no menu Mídia, depois em Biblioteca. A seguir, clique em "Adicionar nova"

(10)

3) Veja que o arquivo foi enviado e fica listado abaixo:

(11)

5) Copie o link que aparece na tela do arquivo:

(12)

Pronto...

Portanto, fazendo um resumo geral:

• crie o material com conteúdo útil para seu público segmentado

• certifique-se que ele passa por todas as fases do processo de compra, guiando o usuário até o final, em uma sequência lógica de venda

• faça o upload para a biblioteca de mídia e pegue o link do arquivo • crie uma nova lista no Mailchimp (segmentada - ex.: pacientes com XYZ)

• crie o formulário com os campos que você precisa (geralmente nome e e-mail são suficientes, pois você filtra no texto os pacientes que clicaram para receber o conteúdo)

• edite o e-mail de confirmação de cadastro, colocando o link para baixar o e-book

(13)

• crie uma página no wordpress que fala sobre o assunto e faz a promessa sobre o conteúdo

• coloque uma call-to-action com um botão com link para a página do formulário

Pronto!

Depois vamos aprender a levar tráfego para essa página específica! Agora, teste seu formulário e veja se os e-mails estão sincronizados e os links estão corretos!

O paciente passará pelo seguinte fluxo: • Acessa a página

• Lê a promessa • Clica no botão

• Deixa o nome e e-mail no formulário

• Recebe um e-mail pedindo para confirmar o cadastro • Confirma o cadastro

• Recebe um novo e-mail de confirmação de inscrição, com o link para ver o e-book

• Acessa o e-book

Agora você já tem uma página de captura que leva para um formulário em uma lista segmentada, utilizando o Mailchimp!

Referências

Documentos relacionados

Até o próximo domingo (19/02), as condições de Tempo não apresentarão mudanças significativas, ou seja, predomínio de sol, e a partir da tarde, pancadas de chuva/trovoadas

Tanto em 2008 quanto em 2009, Indooroopilly estava significativamente (os “bigodes”não se sobrepõem) (entre 0,2 e 0,5 nos desvios-padrão - portanto cor de rosa) atrás da

Nesse  passo,  mesmo  que  a  decisão  combatida  tenha  se  subsumido  na 

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Sociedade de Medicina de Alagoas Associação Médica do Amazonas Associação Médica do Amapá Associação Bahiana de Medicina Associação Médica Cearense Associação Médica

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor

Ao mesmo tempo ameaçando e reforçando a solidariedade social, a “exclusão” que é de ordem cultural e moral (mais do que material) põe em risco os laços que conectam