• Nenhum resultado encontrado

Não perca tempo, faça contato através do zap , vamos bater um papo. Simpatia, Compromisso e responsabilidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Não perca tempo, faça contato através do zap , vamos bater um papo. Simpatia, Compromisso e responsabilidade"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Olá Estudantes Unopar precisam de ajuda para montagem do

seu portfólio? Entre em contato, será um grande prazer

ajudá-l(a)o.

JÁ TENHO

MODELOS PRONTOS

A

PREÇOS ACESSIVEIS

Não perca tempo, faça contato através do

zap 31 99732-0837, vamos bater um papo.

Simpatia, Compromisso e responsabilidade

O portfolio se encontra bem formatado e todos os

dados foram CORRIGIDOS POR PROFESSORES,

tenham a absoluta certeza que tudo está certinho.

Tenho exatamente o que você precisa.

Vamos fazer um teste?

VISITE NOSSO SITE:

WWW.ASSESSORIAACADEMICAEAD.COM.BR

PAGAMENTO FACILITADO

PIX, cartão, boleto, transferências, Nubank, Mercado

Pago, depósito bancário, etc...

(2)

Prezad@ alun@!

Seja bem-vind@ a este semestre!

Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A sua participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá ser considerado o caso da empresa Bistrô Brasil, apresentado na sequência

1. Leitura e interpretação da SGA

Na Produção Textual Individual você deverá, em um primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve a empresa Bistrô Brasil. Em um segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por vocês).

No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a

construção do trabalho individual. Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e orientações para que o desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a atividade exige.

Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre

recorra as instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da melhor forma possível.

O Bistrô Brasil é referência em sua cidade, fundado em 1990, possui 30 anos de história e foi herdado a Paula, pelo seu pai. Paula, que é chef de cozinha, assumiu a gestão do Bistrô Brasil há 10 anos e, neste ínterim, manteve a qualidade, tanto das refeições, como do atendimento e da gestão da casa. O Bistrô Brasil é um local democrático, querido na cidade por famílias, casais de namorados, solteiros e grupos empresariais. Muito animado, com música, drinks e boas refeições, o local sempre está entre os mais indicados e frequentados da cidade.

(3)

Contudo, Paula também lidou com o advento da pandemia, a qual dificultou (e muito) o setor de bares e restaurantes. Paula precisou demitir colaboradores e se sentiu perdida e confusa, pois se tratava de um momento inesperado e totalmente novo.

Com o distanciamento social e as normas de saúde o Bistrô Brasil fechou suas portas e o faturamento caiu. Paula sabia que precisava tomar iniciativas inovadoras para lidar com este momento imprevisível. Ela possuía compromissos a serem cumpridos, como pagamentos de fornecedores e salários.

Logo, Paula, como uma boa chef de cozinha que era, pensou logo em “saídas” para esta situação e desenvolveu novos produtos e novos formatos para colocar no mercado e obter faturamento. Ela iniciou e experimentou três “saídas empreendedoras”:

Sua primeira iniciativa foi a de fazer caixinhas da alegria, as quais ela batizou de “Bistrô Hour”, a hora do bistrô. Seriam caixas decoradas, entregues via

delivery como presente, ou, também para o cliente comprar e apreciar em casa

um pedacinho do Bistrô Brasil. As caixas continham desde um café da manhã ou café da tarde, até mesmo delicioso happy hour individual ou para casais. A segunda opção foi oferecer pães recheados, salgados, bolos, bolachas, compotas, geléias e até cafés diferenciados via delivery para que o Bistrô Brasil continuasse firme e forte na casa de seus clientes.

Sua terceira ideia foi aproveitar a cozinha durante a manhã também e implementou almoços com pratos feitos, o famoso “PF”, na marmitinha, chamado de “Box Brasil”. Ela desenvolveu um cardápio que vai da comida brasileira até a italiana, com um bom custo X benefício em suas marmitas para o almoço de seus clientes.

Uau! Paula teve bastante trabalho, mas o que não faltou foram boas ideias para implementar em seu bistrô e ter boas saídas para este momento difícil. Deste modo, temos o cenário, no qual você irá atuar a fim de contribuir para que a empresa Bistrô Brasil tenha domínio acerca de sua “saída empreendedora”. Para tal, ajude Paula a elaborar um bom planejamento de gestão para este novo formato implementado pelo bistrô, transformando isto em um projeto que auxilie a Paula.

(4)

2. Agora, é com você!

Você, como gestor(a) de projetos, ajudará a Paula do Bistrô Brasil. Paula passou por momentos instáveis, mas teve agilidade e se firmou com novas ideias que trouxeram prosperidade, esperança e, também lucros, neste momento tão delicado e inesperado provindo da pandemia de COVID-19. Logo, ela quer gerir melhor toda essa situação que aconteceu de forma muito rápida. Para tal, responda as questões a seguir acerca da gestão destas novas “saídas empreendedoras” encontradas pela Paula no Bistrô Brasil e, assim, estruture o projeto.

Passo 1:

O Bistrô, como empresa familiar, em que Paula dá seguimento à tradição da família, precisa, além disso, estar atento à necessidade de manter-se em um estado de inovação constante para que a empresa possa continuar competitiva, mesmo diante das contingências que se apresentam na prática empresarial.

Você deve apresentar à Paula as características do Método Canvas, justificando porque ele é importante para uma empresa e deve conceituar o diferencial competitivo.

Ademais, sua equipe deve conceituar os tipos de inovação que podem ser praticados pelo Bistrô, e apontar qual ou quais os tipos mais indicados para a empresa, considerando suas características particulares.

Passo 2:

Sabe-se que a gestão da qualidade dentro de um projeto começa na análise dos conceitos levantados de acordo com a necessidade do cliente, assim como suas expectativas e especificações do produto. Portanto, quando o produto de um projeto satisfizer as necessidades do cliente, atendendo a todos os seus requisitos e podendo ser usado da forma como foi imaginado, ele definitivamente atendeu aos critérios de qualidade estipulados.

(5)

Paula precisa que seu projeto novo tenha qualidade e seja bem aceito por seus consumidores. Logo, pensando sobre a qualidade de um projeto, analise e responda as colocações a seguir para contribuir com a Paula e seu bistrô:

1. Sabe-se que um projeto é algo único, o qual possui um cronograma pré-determinado, um escopo e demanda recursos financeiros, estes três pontos (custo, tempo e escopo) em um projeto são

2. chamados de restrição tripla. A qualidade é parte da restrição tripla do projeto, ela está subentendida e o permeia, logo, sofre os efeitos das decisões dos outros itens contidos na restrição tripla. A qualidade deve atender a pelo menos três critérios, quais são estes critérios? Descreva-os na intenção de esclarecê-lDescreva-os para Paula.

3. 2. Durante o planejamento da qualidade são definidas as ferramentas que serão utilizadas para medir e comparar o desempenho real com os requisitos e especificações registrados no plano do projeto. Neste contexto, considere as metodologias da qualidade e descreva metodologia “Lean”, na sequência explique como Paula pode utilizá-la no Bistrô Brasil neste momento.

4. 3. Quais saídas empreendedoras, além das que ela já aplica, a Paula poderia trazer para seu negócio pensando nos finais de semana do Bistrô Brasil? Use sua criatividade e monte uma nova oportunidade de vendas, que valorize o ato de “ficar em casa” e oferte muita qualidade e valor agregado ao cliente.

Passo 3:

Os impactos econômicos diante do processo de pandemia e pós-pandemia ainda se constituem como imensuráveis, ou seja, não se sabe ao certo as dimensões destes impactos, mas o que se sabe é que há um movimento significativo, principalmente de pequenas empresas, para encontrar caminhos para que sejam minimamente mantidas as atividades econômicas. No caso específico da SGA, nos deparamos com o desafio de apresentar propostas para que Paula mantenha seu bistrô em funcionamento.

Algumas possibilidades podem ser vislumbradas, principalmente acerca de estratégias que utilizem como ferramenta, os recursos das tecnologias da

(6)

informação e da comunicação. Entendendo que houve um aumento significativo de compras pela internet, no Brasil e no mundo, Paula poderia investir em canais que possam expandir as vendas dos seus produtos não só no Brasil, mas por exemplo, em países da América Latina.

A pergunta, portanto, seria: como o debate sobre os impactos da

globalização podem laçar luzes neste momento de reconstrução da economia, comércio e trocas? Essa análise deve ser acompanhada de uma percepção crítica sobre a realidade social da qual Paula está inserida; uma vez que, ela pode utilizar esses instrumentos como possibilidade de ampliar a carta de clientes e estabelecer contato e outras formas de comercializar seus produtos.

Passo 4:

A situação enfrentada pelo Bistrô, da propriedade de Paula, reflete mais um caso dentre os milhares existentes atualmente. Infelizmente, desde as primeiras notícias da chegada da COVID-19 ao Brasil, a nossa realidade econômica e social alterou de forma significativa.

Isso não impediu, todavia, que diversos comerciantes e empresários se reinventassem, por meio da criação de novos produtos, novas formas de atendimento e, inclusive, novas relações de trabalho, a exemplo de diferentes formas de contratação de pessoal.

Nesse contexto, o Bistrô, procurando saídas para a crise e, ao mesmo tempo, preocupado com as questões de ordem social, buscou encontrar alternativas de contratação de trabalhadores, de modo a atender à oscilação de demanda no mercado. Paula também tinha a intenção de estabelecer novas regras nas relações com seus colaboradores, que correspondesse à realidade atual, mas, em contrapartida, sem violar a legislação trabalhista.

Em suma, Paula pretendia:

• • Criar novos contratos de trabalho devidamente formalizados, com cozinheiras e garçons, que pudessem ser convocados de acordo com a demanda, como, por exemplo, nos finais de semana e em feriados. A prestação de serviços ocorreria mediante subordinação, em que o Bistrô seria

(7)

o empregador, porém de forma não contínua, havendo alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade.

• • Estabelecer mediante acordo coletivo de trabalho a remuneração por produtividade e por desempenho individual, no sentido de estimular os trabalhadores, incluindo as gorjetas recebidas pelos garçons, cobradas a título de taxa de serviços.

Com base nas pretensões de Paula:

1. Aponte e explique qual modalidade de contrato de trabalho poderá ser adotada pelo Bistrô, considerando as características da contratação pretendida. Não deixe de informar como poderá ser realizada a convocação do trabalhador bem como o seu pagamento, nos termos previstos na CLT.

2. A proposta de estabelecer, mediante acordo coletivo de trabalho, regras próprias de remuneração por produtividade e desempenho individual é viável legalmente? Justifique sua resposta, informando ainda as possíveis vantagens desse tipo de remuneração.

Passo 5:

Diante a um cenário de negócios ainda incerto, é certo que Paula terá que inovar e buscar novas “saídas empreendedoras”. Auxiliando ainda, a atividade anterior que pede ideias criativas para o Bistrô, o aluno deve compreender melhor a ferramenta de Benchmarking para auxiliar neste processo. Assim, conforme Rodrigues (2016,):

“O gestor moderno deve estar atento ao que acontece no ambiente da empresa, pois é lá que identifica boas práticas a serem replicadas e aprimoradas, e é lá que estão os principais riscos. Entretanto, o benchmarking também pode ser utilizado internamente, buscando por essas boas práticas e oportunidades de melhorias pesquisando uma área da empresa.” (RODRIGUES, 2016 p.90)

Desta maneira, pede-se:

1. Faça uma pesquisa teórica e fale sobre o Benchmarking. Após a pesquisa, disserte sobre a importância do Benchmarking dentro do contexto da SGA

(8)

(Situação Geradora de Aprendizagem) e/ou das dificuldades que o Bistrô enfrenta. Desenvolver de um a dois parágrafos, conforme a necessidade e o objetivo da atividade.

2. Após o entendimento da prática do Benchmarking, pesquise o que as pequenas empresas têm feito para inovar e sobreviver no mercado pós pandemia. Apresente dois exemplos que podem ser praticados pela Paula no seu Bistrô. (Apresente a fonte de pesquisa.)

3. Ao deparar-se com o atual cenário de negócios, a inovação e o conhecimento tornam-se a chave para manter a empresa competitiva. Para garantir isso, é primordial que, Paula desenvolva em sua empresa, um

ambiente organizacional criativo. Quais são os caminhos (componentes)

para criar este ambiente dentro da empresa? Para responder, utilize o contexto da SGA

Referências

Documentos relacionados

VITAVM ® 9 Procedimento com VITA In-Ceram ® YZ/VITA YZ HT Representação esquemática: VITA In-Ceram YZ sem cor CAD/CAM retoques Queima de limpeza Tingimento com COLORING

PROPRIEDADES PROPRIEDADES LA VANDEIRA JR./EP A/COR- BIS/LA TINS TOCK ARMAND O CA TUND A/PUL SAR ANT ÔNIO GUSMÃ O/TYB A CHAMINÉS E BALÕES CHAMINÉS E BALÕES

Fazem parte do projeto 58 entidades (associações de moradores, sindicatos, movimentos sociais, organizações não-governamentais e outros grupos e setores da

A melanina é um pigmento que está presente nos olhos, no cabelo e na pele. Quando temos uma pequena quantidade de depósito de melanina na íris dos olhos, eles parecem mais azuis.

Foi observado que as ações de enfermagem: classificação de risco correta, atendimento rápido e preciso, orientação na detecção dos sintomas e a prevenção dos fatores

Ao utilizar dois Movitrac Ports com o mesmo conversor, o usuário precisa mudar o número do dispositivo Movitrac Port Plus no segundo Movitrac Port para garantir operação correta..

TABELA 6 Estimativas dos parâmetros (A, B e K) do modelo de crescimento Logístico e seus respectivos intervalos de confiança (IC) para peso corporal em função da idade dos

Como vimos na tabela da seção anterior, das cinco comunidades analisadas a da Cidade de Deus tem a maior renda média do trabalho: R$439 contra R$396 da média das outras quatro,