• Nenhum resultado encontrado

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

ECONOMIA GERENCIAL

Teoria do Consumidor (Preferências, Utilidade, Maximização de Utilidade, Escolha, Curva de Demanda, Elasticidade). Escolha Intertemporal do Consumidor. Teoria da Firma: Conceitos Básicos. Diferentes Estruturas de Mercado. Monopólio (Política de Preço, Discriminação de Preço). Introdução à Teoria dos Jogos. Oligopólio (Modelos Introdutórios).

ANÁLISE AVANÇADA DE INFORMAÇÕES

Introdução à análise de dados quantitativos (estruturas de dados; variáveis aleatórias). Inferência estatística (distribuição amostral e intervalo de confiança para a média; teste de hipóteses para a média de uma, duas ou mais populações; modelo de regressão linear simples e múltipla).

ESTRATÉGIA COMPETITIVA

Definição de estratégia e de vantagem competitiva. Estrutura da indústria. Dinâmicas competitivas: comprometimento; entrada e saída; precificação cooperativa; competição de múltiplos mercados. Análise da indústria: modelo cinco forças e extensões (externalidades de rede e co-opetição). Posicionamento: estratégias genéricas. Visão baseada em recursos e sustentabilidade de vantagens competitivas. Inovação, hipercompetição e competências dinâmicas. Gestão da inovação. Visão relacional. Efeito regional: modelo diamante e instituições. Política industrial e interface com governo.

DINÂMICA ORGANIZACIONAL

Inteligência Cognitiva e Emocional. Personalidade. Modelos de Cognição. Identidade Social. Psicologia do Poder. Psicologia Social. Perspectivas Sociais.

ESTRATÉGIA CORPORATIVA

Fronteiras horizontais e fronteiras verticais da firma. Tipos de diversificação. Determinantes da estratégia de diversificação. Efeitos da diversificação no desempenho das firmas. Determinantes da integração vertical total e parcial. Fusões

(2)

e Aquisições como modo de expansão das fronteiras organizacionais. Internacionalização como modo de expansão das fronteiras verticais. Diversificação via Fusões & Aquisições. Diversificação via internacionalização. O papel da matriz e da alta direção. Governança corporativa.

AVALIAÇÃO DE EMPRESAS

Matrizes, sistemas lineares e determinantes, autovalores e autovetores. Introdução: visão geral das diferentes abordagens de avaliação e análise das demonstrações financeiras. Estimação do custo de capital próprio e Modelo de Dividendo Descontado. Estrutura de capital e Custo Médio Ponderado de Capital (WACC). Modelos de Avaliação com base no Fluxo de Caixa (Fluxo de Caixa para a Firma, Fluxo de Caixa para o Acionista, Valor Presente Ajustado). Avaliação Relativa e Múltiplos. Fusões e Aquisições (M&A) e opções reais. Valor Econômico Adicionado - Economic Value Added. Valor do Controle, Liquidez, Sinergia e Transparência. Casos Especiais: análise do valor do Controle, da liquidez, de sinergias em investimentos e da transparência.

ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

Relação de agência. Motivação de colaboradores e contratos de incentivo. Avaliação de desempenho individual, de grupos, e divisional. Governança corporativa. Estruturas de propriedade. Contratos relacionais. Cultura organizacional. Alocação de direitos de decisão e controle. Estruturas organizacionais e desempenho. Complementaridades de escolhas organizacionais. Alinhamento organizacional.

SEMINÁRIOS DE ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO I

Estrutura da Dissertação. Representação gráfica do modelo teórico. Estratégias Metodológicas e questões de Viabilidade. Comunicação e Difusão da Pesquisa.

SEMINÁRIOS DE ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO II

Transição do “projeto de pesquisa” para a execução e finalização. Road map para execução e análises, e escrita dos resultados e conclusões. Habilidades de comunicação para escrever reportes técnicos, e peças de comunicação para públicos distintos. Componentes da dissertação e integração.

(3)

DISCIPLINAS OPTATIVAS

INSTRUMENTAIS

(Os alunos deverão cursar uma optativa instrumental)

ANÁLISE AVANÇADA DE INFORMAÇÕES II

BLOCO I: VARIÁVEIS INSTRUMENTAIS, DOIS ESTÁGIOS E EQUAÇÕES SIMULTÂNEAS

Variáveis instrumentais, 2SLS, erros de medida, variáveis omitidas. Modelos de equações simultâneas. Identificação do problema. Consistência dos estimadores. Mínimos quadrados ordinários em dois estágios. Estimação de equações simultâneas com correlação serial e variáveis dependentes defasadas.

BLOCO II: SÉRIES TEMPORAIS

Séries de tempo: modelos estáticos; modelos de defasagens distribuídas finitas; propriedades de amostra finita dos MQO sob as hipóteses clássicas; forma funcional, variáveis dummies e números-índice; tendência e sazonalidade. Processsos estacásticos (estacionários e não-estacionários). Regressões espúrias. Testes de estacionaridade. Testes de raiz unitária. Abordagens para previsões. Metodologia de Box-Jenkins e modelos AR, MA e ARIMA. Identificação. Testes de diagnósticos. VAR e VEC, Cointegração.

BLOCO III: ECONOMETRIA DE PAINEL

Pooling de cross sections e séries de tempos. Métodos avançados para dados em painel. Efeitos fixos. Efeitos aleatórios. Efeitos fixos versus efeitos aleatórios. Teste de Hausmann.

ANÁLISE MULTIVARIADA

Análise Exploratória de Dados Multivariados – representação gráfica, valores ausentes (missings) e valores aberrantes (outliers). Inferência Multivariada – MANOVA. Análise de Componentes Principais. Análise Fatorial. Regressão Logística. Análise Discriminante. Análise de Correlação Canônica. Análise de Agrupamentos (Cluster). Escalonamento Multidimensional. Análise de Correspondência. Análise de Preferência Conjunta. Modelagem de Equações Estruturais.

(4)

COMPLEMENTARES

(A depender da demanda, os alunos deverão cursar quatro optativas complementares)

ALIANÇAS ESTRATÉGICAS E REDES DE EMPRESAS

Visão Geral e Objetivos do Curso. Conceitos Teóricos de Organizações em Rede. Alianças e Joint Ventures. Redes de Inovação. Redes de Fornecedores. Formas Plurais. Clusters.

CONTROLE ESTRATÉGICO

Análise de sistemas gerenciais na formulação e execução de estratégias. Revisão de análises estratégicas e do processo de planejamento. Discussão sobre o planejamento da estratégia através de iniciativas, indicadores e metas. Avaliação de mecanismos de integração e alinhamento na organização. Entendimento do planejamento da operação e sua relação com a estratégia. Avaliação de sistemas de controle e incentivos no processo de execução. Entendimento sobre gestão de mudanças.

EMPREENDEDORISMO E CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS

O que é empreendedorismo. Empreendedorismo inovador, sustentável e de alto impacto. Empreendedorismo corporativo. Crescimento, valuation e saídas.

ESTRATÉGIA DE MARKETING

Visão Geral da Estratégia de Marketing. Origens do Marketing e Evolução. Valor e Relacionamento com Cliente. Pesquisa de marketing. Marca, Segmentação e Posicionamento. Gestão de Promoção e Comunicação. Gestão de Preço, Produto e Competição. Boca-a-Boca e Recomendação. Gestão de Canais de Marketing. Gestor de Relacionamento.

ESTRATÉGIA DE SUPPLY CHAIN

Estratégia de Operações. Decisões operacionais e alinhamento estratégico. Melhorias e Gestão da Qualidade. Estratégia da Cadeia de Suprimentos. Configuração da Cadeia de Suprimentos. Dinâmica da Cadeia de Suprimentos. O valor da informação em Cadeias de Suprimentos. Gestão estratégica dos estoques e nível de serviços. Relacionamento na Cadeia de Suprimentos. Integração da Cadeia de Suprimentos.

(5)

FINANÇAS II (CORPORATIVAS)

Decisões de Finanças Corporativas. Avaliação de Projetos. Estimação de Custo de Capital. Eficiência de Mercado. Estrutura de Capital. Fusões. Aquisições e Avaliação de Empresas. Política de Dividendos.

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Cultura como ponto de partida para entendimento da organização: como se forma, vetores de sustentação e processo de mudança. Estratégia como diretriz fundamental na gestão do capital humano: relação entre modelos competitivos e estratégia de capital humano. Os diferentes processos de gestão do capital humano e suas alavancas estratégicas: planejamento e captação, gestão do desempenho, gestão do desenvolvimento e de carreiras, gestão da compensação, gestão da retenção, construção do pool sucessório. Indicadores de performance da gestão do capital humano: qual a lógica para defini-los, como gerencia-los. Os dilemas inerentes ao papel da liderança nas decisões sobre capital humano.

GESTÃO INTERNACIONAL

Formas de Internacionalização. Ambientes Globais. Modos de Coordenação. Operação Internacional Internacionalização da Cadeia de Valores.

MÉTODOS QUANTITATIVOS DE PESQUISA

Fundamentos da pesquisa qualitativa. Estudo de casos. Escolha da amostra: Theoretical sampling. Construção de teoria e Grounded Theory. Observação e estudos etnográficos. Condução de focus groups. Condução de entrevistas. Análise de conteúdo e codificação de material qualitativo. Software para análise de dados: NVivo / Atlas. Qualidade em análise qualitativa: validade e confiança dos resultados. Fundamentos de análise comparativa qualitativa (QCA).

PRIVATE EQUITY

Visão Geral dos Fundos. O que são fundos de PE e VC: benefícios e custos de se investir em fundos de PE/VC, segmentação da indústria e diferentes modelos de fundos. Estruturação dos fundos e levantamento de capital. Organização da indústria e dificuldade de se levantar um primeiro fundo. A relação entre investidores (LP) e gestores de fundos (GP): conflitos existentes, cláusulas contratuais em contratos e compensação. Fundos de PE e VC como uma classe de ativos na carteira dos investidores. Dificuldade em acessar desempenho de fundos de PE e VC. Relação entre os gestores do fundo e as empresas investidas. Considerações pré-investimento por parte dos fundos de PE/VC e das empresas e estruturação de

(6)

deals: riscos legais, cláusulas contratuais, due diligence. Monitoramento dos investimentos: participação em conselho, técnicas de governança corporativa, oportunidades de criação de valor. Saída dos Investimentos de PE e VC. Diferentes estratégias de saídas em fundos de PE. Conflitos existentes em IPOs. Distribuição de quotas aos investidores. Market timing.

REGULAÇÃO E CONCORRÊNCIA

Introdução: Instituições de Mercados, Regulação e Defesa da Concorrência. Demanda por regulação: Serviços de utilidade pública e setores potencialmente competitivos. Desenho regulatório normativo. Economia Política da Regulação. Defesa da Concorrência: fundamentação e modos de atuação. Fusões e Aquisições Cartéis e acordos horizontais. Estratégias exclusionárias . Formas de Acordos entre Agência e Empresas. Regulação de Monopólios Naturais : Telecomunicações. Regulação de Telecomunicações e Regulação de Produção de Conteúdo e comunicação. Regulação de Energia, petróleo e gás. Regulação de Transportes: rodoviário, ferroviário, aviação e portos. Regulação de Urbana e de Meio Ambiente. Inovação tecnológica e Direito de Propriedade.

Referências

Documentos relacionados

Representam uma linguagem estrutural única na qual a eficiência está cada vez mais associada à otimização da forma, do material e das forças, e cuja estabilidade e

Este sistema do nosso organismo é composto por várias células como os macrófagos, células dendríticas, neutrófilos, células Natural Killer (NK), mastócitos,

Para esta pesquisa foram estudados usuários, familiares, trabalhadores e coordenadores dos CAPS da Região Sul do Brasil. Nesta etapa 20 duplas de pesquisadores

Muchas actuaciones del conciliador, la mayoría en muchas comunida- des, llegarán a una solución pero no a un acta. El papel do conciliador es prolongado en el tiempo y no se

Emphasizing the potential that this kind of combined therapies has in the treatment of oncological diseases, studies of combination therapy with quercetin have been carried out

com situações de exclusão em função do nível de performance atingido em algumas das competências do Perfil (entendidas como mais estratégicas para essa Organização).. NO

Williams desenvolvidas (alongadas e enraizadas) em recipiente de plástico, contendo 45,0 mL de meio de cultura MS líquido (mudas do lado direito) e 65,0 mL de meio de cultura MS

No método de remoção de enxames mal-alojados (Figura 14), situados em paredes e telhados de moradias, ocos de árvores, cupinzeiros e outros locais, são recomendados os seguintes