• Nenhum resultado encontrado

PREGÃO PRESENCIAL nº 014/2012 ESCLARECIMENTOS. 1) No Item do Anexo I Termo de Referência do Edital, temos:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREGÃO PRESENCIAL nº 014/2012 ESCLARECIMENTOS. 1) No Item do Anexo I Termo de Referência do Edital, temos:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PREGÃO PRESENCIAL nº 014/2012 ESCLARECIMENTOS

Visto a solicitações de esclarecimentos, temos a informar:

1) No Item 6.3.1.1.3 do Anexo I – Termo de Referência do Edital, temos:

“6.3.1.1.3. – O serviço deverá ter redundância com meios físicos distintos, sendo, o link principal em fibra óptica e a redundância em rádio. O serviço deverá estar configurado de maneira que em caso de interrupção do principal a redundância assuma automaticamente.”

Entendemos que o serviço a ser prestado será um único circuito de 50Mbps com redundância somente do meio físico distintos, sendo que ambos circuitos serão conectados em um único roteador, ou seja, não há necessidade de fornecimento de dois circuitos de 50Mbps com um roteador para cada circuito.

Nosso entendimento está correto? Caso não esteja, solicitamos esclarecimentos. Resposta: O objetivo de se ter dois meios físicos distintos é um subsídio a mais de

segurança para manutenção do link no ar. Entendemos sim que haverá redundância de meio físico, sendo cada um deles responsável pela transmissão de 50Mbps cada, pois, havendo queda de um deles, independente da circunstância o outro deverá assumir. Reforçamos que não necessariamente os links deverão estar balanceados operando com 100Mbps. Sendo assim, manter-se-á o texto como publicado.

2) Ainda sobre o Item 6.3.1.1.3 do Anexo I – Termo de Referência do Edital, temos: “6.3.1.1.3. – O serviço deverá ter redundância com meios físicos distintos, sendo, o link principal em fibra óptica e a redundância em rádio. O serviço deverá estar configurado de maneira que em caso de interrupção do principal a redundância assuma automaticamente.”

Entendemos que caso a licitante opte pelo meio de transmissão somente em fibra, a mesma poderá fazê-lo desde que sejam considerados rotas/caminhos distintos entre as fibras.

Nosso entendimento está correto? Caso não esteja, solicitamos esclarecimentos. Resposta: Como explicado no item anterior, o CRC-SP tem por objetivo garantir a

estabilidade do serviço contratado. Para isso, será de suma importância ter: links em meios físicos (fibra, rádio) distintos, o que garantirá em caso de queda de um por rompimento de fibra, por exemplo, o outro assumir automaticamente. Diante disso, o texto não será alterado.

3) Do Valor Estimado Item 11.1 do Anexo I – Termo de Referência do Edital, temos: “Considerando propostas apresentadas por empresas do ramo, foi efetuado a

média simples, na qual obtivemos o valor de R$ 192.000,00 (cento e noventa e dois mil reais)..”

(2)

Entendemos que o valor supracitado é relativo ao período de 12 meses.

Nosso entendimento está correto? Caso não esteja, solicitamos esclarecimentos. Resposta: O entendimento está correto, o valor estimado de R$ 192.000,00 contempla o

período de 12 (doze) meses. Tal dúvida já possui esclarecimento publicado em 13/08/2012, no site do CRCSP (www.crcsp.org.br), link de licitações. 4) Exigência de comprovação da regularidade fiscal relativa ao domicílio ou à sede

da licitante:

“Os subitens 3.3.2 e 3.3.3 do item X do Edital exigem, a título de habilitação, prova de regularidade para com as Fazendas Estadual e Municipal de seu domicílio ou outra equivalente na forma da lei. Contudo, nos termos do inciso II do art. 29 da Lei n.º 8.666/93, para fins de comprovação da regularidade fiscal das licitantes, poderão ser apresentados documentos do domicílio ou da sede da licitante, ou seja, da matriz ou da filial;”

Solicitamos adequação do referido item. Nossa solicitação será atendida?

Resposta: Correto a sua dúvida é calcar no inciso III do art. 29 da lei nº 8.666/93, a qual informa: “prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei;” itens esse que são questionados.

Pois bem, as provas de regularidade, deverão ser atinentes a uma especifica unidade empresarial interessada em participar do certame, ou seja, sendo a matriz, deverá toda a documentação ser pertinente à essa unidades, sendo filial, a documentação apresentada deverá ser da filial, em tempo, sabe-se que algumas provas de regularidade são emitidas apenas no CNPJ da matriz, sendo, claramente aceitos pela comissão.

Tal solução se dá, visto que a lei nº 8.666/93, ipsis litteris, requereria a comprovação em toda a federação, incluindo estados e municípios, inviabilizando a participação na invocação literal da redação do inc. III.

5) Desnecessidade de apresentação dos Termos de Abertura e de Encerramento das Sociedades Anônimas:

“O item 5.1.1 do item X do Edital prevê, no que diz respeito à comprovação da qualificação econômico-financeira, que em se tratando de Sociedades Anônimas a apresentação da publicação do balanço no Diário Oficial, não exime a proponente da obrigação de apresentar o balanço, juntamente com os termos de abertura e encerramento. Todavia, a Lei n.º 6.404/76, que dispõe sobre as sociedades por ações, não determina que o balanço patrimonial deve necessariamente ser apresentado juntamente com os Termos de Abertura e de Encerramento;”

Solicitamos adequação do referido item. Nossa solicitação será atendida?

Resposta: A Lei nº 6.404/76, que dispõe sobre as sociedades por ações, não trata do assunto objeto da dúvida. A disposição sobre o assunto, ou seja, as regras para os termos de abertura e encerramento, podem ser localizadas nas normas do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC), especificamente na Instrução Normativa – DNRC nº 107/2008, e até mesmo na legislação tributária. Em se tratando de empresa sujeita ao Sistema Público de Escrituração digital (SPED), necessariamente, os referidos termos são

(3)

enviados à Receita Federal do Brasil e podem ser impressos a qualquer momento, juntamente com a comprovação do envio da escrituração contábil. 6) Exigência de Emissão de Nota Fiscal com CNPJ da Empresa Contratada:

“O subitem 3.1 do item XVI do Edital e o item 3.1 da Cláusula Quinta da Minuta de Contrato prevêem que o número de inscrição no CNPJ da empresa deverá ser o mesmo da documentação apresentada para habilitação, da Proposta Comercial e do documento de cobrança. Na hipótese de divergência entre o CNPJ constante do contrato e do documento de cobrança, deverá a fornecedora apresentar Declaração (juntamente com este último documento), justificando este procedimento e, ao mesmo tempo, se responsabilizando pela regularidade fiscal do estabelecimento comercial emitente do documento de cobrança. Contudo, a mencionada exigência não encontra previsão legal e, além disso, se mostra ofensora a prescrições licitatórias e tributárias;”

Solicitamos adequação do referido item. Nossa solicitação será atendida?

Resposta: Visto que a licitação pública quando do certame visa contratar empresa, utilizando-se para isso a isonomia entre os participantes, e considerandoa resposta a questão de número 04 (quatro), deverá toda a documentação, desde a participação no certame, até a prestação dos serviços ser uniforme, ou seja, não deverá haver alterações de unidade emrpesarial, salvo, em casos devidamente justificados.

7) Pagamento via nota fiscal com código de barras:

“O subitem 3.7 do item XVI do Edital estabelece que “optando pelo depósito bancário, no documento de cobrança deverá constar o nome e o número do banco, bem como o nome e o número da agência e o número da conta à qual se dará o depósito bancário para pagamento, repetindo-se os dados contidos na Proposta Comercial”. Pode-se solicitar que o pagamento se dê via documento fiscal com código de barras, conforme modelo utilizado pelo Grupo Telemar;”

Nossa solicitação será atendida?

Resposta: Sim, poderá ser feito via boleto ou depósito bancário. 8) Previsão de multas abusivas:

“O subitem 2.2 do item XVIII do Edital e o item 9.2.2 do Termo de Referência prevêem a aplicação de multas de até 30% (trinta por cento) sobre o valor do contrato, bem como multas que incidirão sobre o valor total do contrato, mesmo nos casos de inexecução parcial;”

Entendemos que a multa a ser aplicada deve ser enquadrada conforme sua indisponibilidade, ou seja, caso tenhamos inexecução parcial, a multa a ser aplicada deverá ser sobre a parcela do serviço não prestada.

Solicitamos adequação do referido item. Nossa solicitação será atendida? Resposta: Manteremos as alíquotas .

9) Interrupções na prestação do serviço:

“O item 6.3.2.1 do Termo de Referência determina que a Rede IP CRC SP deverá estar disponível 24 (vinte e quatro) horas por dia, 07 (sete) dias por semana. Por sua vez, o item 6.3.2.2 do Termo de Referência dispõe que não serão computadas no cálculo de disponibilidade mensal até 05 (cinco) interrupções anuais do serviço a

(4)

serem utilizadas como janelas para manutenção preventiva e predictiva, Todavia, as interrupções não programadas, por motivos de caso fortuito ou de força maior, nos termos da Resolução da Anatel n.º 272/2001, também não poderão ser computadas no cálculo da disponibilidade; “

Solicitamos adequação do referido item. Nossa solicitação será atendida?

Resposta: Os casos de interrupções não programadas por motivos de caso fortuito ou de força maior desde que devidamente justificados que ultrapassarem as 05 (cinco) janelas de interrupções anuais programadas serão avaliadas e posteriormente validadas pelo CRC-SP.

10) Período de reparo:

“O item 6.3.2.2.1 do Termo de Referência estabelece que “o prazo máximo para resolução de qualquer problema de hardware, inoperância de acesso decorrente de defeito físico do próprio circuito ou configuração lógica dos roteadores será de 04 (quatro) horas, salvo motivo justificado e validado pelo CRC”. Da mesma forma, o item 6.5.1.1.10 do Termo de Referência prevê que “em caso de falha em qualquer hardware que compõem a solução, a contatada terá o prazo de 04 horas para dar início a solução do problema ou substituir o equipamento avariado”. Porém, o art. 25 da Resolução n. 574/2011 da Anatel, que estabelece o Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (RGQ-SCM), prevê que “as solicitações de reparos por falhas ou defeitos na prestação do serviço devem ser atendidas em até vinte e quatro horas, contadas do recebimento da solicitação, [...]”; Solicitamos adequação do referido item. Nossa solicitação será atendida?

Resposta: Fica estabelecido o prazo de 4 horas contados a partir da notificação do defeito para início das atividades de reparo, com prazo não superior a 24 horas contados do contato inicial.

11) Comprovação da regularidade fiscal por ocasião do pagamento:

“O item 12.3.2 determina que nenhum pagamento será efetuado à Contratada na pendência de comprovação de regularidade junto à Seguridade Social (CND), ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (CRF), à Receita Federal (Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União) e ao Ministério do Trabalho (Certidão negativa de débitos Trabalhistas). Contudo, deve-se impedir a retenção do pagamento, que não deve-se encontra prevista no rol taxativo das sanções elencadas no art. 87 da Lei n.º 8.666/93;”

Solicitamos adequação do referido item. Nossa solicitação será atendida?

Resposta: O Artigo 87 da Lei 8.666/93 trata de aplicação de multas por descumprimento contratual quanto a execução do objeto contratado.

O artigo 55 inciso XIII determina que o contratado deve manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações por ele assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação, portanto a condição de suspensão do pagamento na hipótese de não comprovação de regularidade à seguridade social (CND) ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (CRF), à Receita Federal (Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União) e ao Ministério do Trabalho (Certidão negativa de débitos Trabalhistas) será mantida.

(5)

Lembrando que referida a suspensão será feita pelo período em que perdurar a pendência, sendo liberado o pagamento assim que a situação for regularizada.

12) Vedação ao reajuste dos preços:

“O item 3 da Cláusula Quarta da Minuta de Contrato determina que os valores ora pactuados são fixos e irreajustáveis, salvo disposição legal que autorize a correção. Entretanto, deve-se prever expressamente a possibilidade de reajuste dos preços, observado o interregno mínimo de 12 (doze) meses, com base no IST;”

Solicitamos adequação do referido item. Nossa solicitação será atendida?

Resposta: O item 3 da clausula quarta será mantido, sendo que os valores somente poderão ser reajustados no interregno mínimo de 12 meses.

13) Responsabilidade da Contratada:

“O item 1.2 da Cláusula Oitava da Minuta de Contrato determina que a Contratada deverá “resguardar o Conselho contra perdas e danos de qualquer natureza, oriundos dos serviços executados sob este contrato, suportando os prejuízos resultantes da negligência ou má execução dos serviços”. Contudo, o art. 70 da Lei n.º 8.666/93 determina que a contratada é responsável pelos danos causados diretamente à Administração ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execução do contrato, não excluindo ou reduzindo essa responsabilidade a fiscalização ou o acompanhamento pelo órgão interessado; “

Solicitamos adequação do referido item. Nossa solicitação será atendida?

Resposta: Entendemos que o texto está compatível com o artigo 70 da Lei 8.666/93, em conjunto com a cláusula de fiscalização e acompanhamento pelo departamento gestor do contrato.

14) Ausência de previsão de garantias à Contratada em caso de inadimplência da Contratante:

“Faz-se necessário que o Edital preveja as seguintes garantias à Contratada em caso de inadimplência da Contratante:

"O não pagamento da Nota Fiscal/Fatura de Serviços até a data de vencimento sujeitará o Contratante, independentemente de interpelação judicial ou extrajudicial, às seguintes sanções:

a) Multa de 2% (dois por cento) sobre o valor da fatura no mês de atraso; b) juros de mora de 1% (um por cento) a.m.; e

c) correção Monetária, calculada pro rata die, com base na variação do IST (Anatel).”.

Solicitamos adequação do referido item. Nossa solicitação será atendida?

Resposta: A única possibilidade de não pagamento por parte do CONSELHO é no caso de erro na cobrança e ainda da regularidade com as certidões conforme item 11 deste questionamento, portanto a solicitação não será atendida.

15) O item 6.3.1.1.3. descreve : O serviço deverá ter redundância com meios físicos distintos, sendo, o link principal em fibra óptica e a redundância em rádio. O serviço deverá estar configurado de maneira que em caso de interrupção do principal a

redundância assuma automaticamente.

(6)

contratada ? Se sim o contrato será feito com base em 2 acessos, correto? Resposta: O objetivo de se ter dois meios físicos distintos é um subsídio a mais de segurança para manutenção do link no ar. Entendemos sim que haverá redundância de meio físico, sendo cada um deles responsável pela transmissão de 50Mbps cada, pois, havendo queda de um deles, independente da circunstância o outro deverá assumir. Reforçamos que não necessariamente os links deverão estar balanceados operando com 100Mbps. Sendo assim, a redundância será fornecida pela empresa contratada.

16) Item 6.3.1.1.3 Anexo I

6.3.1.1.3. – O serviço deverá ter redundância com meios físicos distintos, sendo, o link principal em fibra óptica e a redundância em rádio. O serviço deverá estar configurado de maneira que em caso de interrupção do principal a redundância assuma automaticamente.

Observação: Este item solicita a solução com acessos em tecnologias distintas (fibra + radio), contudo já atendemos este cliente com dupla abordagem.Minha sugestão é encaminharmos um questionamento para que o cliente aceite o fornecimento do serviço com dupla abordagem e roteadores de acesso distintos. Outro ponto crítico é que não teremos tempo hábil para fazer um estudo de rádio em uma semana.

Questionamento: Em nosso entendimento o fornecimento de uma solução baseada em acesso de fibra óptica em dupla abordagem (com link’s contingentes em roteadores de acesso distintos) atende o SLA e índices de qualidade solicitados, quando constatada a impossibilidade de atendimento de uma das abordagens com rádio enlace, estamos certos sobre nosso entendimento?

Resposta: O objetivo de se ter dois meios físicos distintos é um subsídio a mais de segurança para manutenção do link no ar. Entendemos sim que haverá redundância de meio físico, sendo cada um deles responsável pela transmissão de 50Mbps cada, pois, havendo queda de um deles, independente da circunstância o outro deverá assumir.

Reforçamos que não necessariamente os links deverão estar balanceados operando com 100Mbps. Sendo assim, manter-se-á o texto como publicado. Quanto ao tempo hábil o edital foi lançado no dia 03 de agosto de 2012 inicialmente com previsão de abertura dia 17 de agosto, posteriormente prorrogado para o dia 24 de agosto, exatamente 21 dias corridos, não cabendo a alegação de falta de tempo hábil para levantamento das necessidades e apresentação da proposta.

Sendo o que se apresenta, na oportunidade, e confiando em que haverá acolhida para o esclarecimento que se deseja obter, subscrevemo-nos.

São Paulo, 23 de agosto de 2012.

WILLIAN CANDIDO DOS REIS Pregoeiro

Referências

Documentos relacionados

Esses resultados podem servir de subsidio para se estudar a questão CTS no país, dando maior enfoque as questões que ainda apresentam um nível de conhecimento muito baixo por parte

A Banca Examinadora atribuirá́ nota 10 (dez) à Fase 1 (Análise do Currículo Lattes e Documentação Comprobatória) ao candidato que obtiver o maior número de

11) Após a utilização, lave bem a cabeça de escova  com água corrente. 12) Retire a cabeça de escova  do aparelho portátil. Para limpar o eixo de acionamento  e o

Desligue a máquina de lavar loiça pressionando a tecla "LIGAR/DESLIGAR" para confirmar na nova selecção. Para ligar o alarme, siga os

1) O atendimento de nossos clientes é realizado por empregados da XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos ou XP”) ou por agentes autônomos de investimento que

Com o objetivo de construir um sistema online de triagem de problemas visuais e auditivos, foram desenvolvidos cinco protótipos: três de triagem da acuidade visual e dois

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição

Diagrama de Pourbaix para o Zinc Zn metal stable Zn 2+ stable in solution Zn(OH) 2 stable solid ZnO 2 2- stable in solution Corrosion Corrosion Imunidade Passivity Corrosão é