• Nenhum resultado encontrado

EMBRIOLOGIA EXERCÍCIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EMBRIOLOGIA EXERCÍCIOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)
(2)

EMBRIOLOGIA Gametogênese

Na gametogênese são formados os gametas a partir de células especializadas chamadas células germinativas, que passam por várias mitoses e se multiplicam. Depois elas crescem e passam pela primeira divisão meiótica, formando células-filhas com a metade dos cromossomos da célula-mãe. Nos gametas masculinos a divisão meiótica continua e ao final são formados 4 gametas (espermatozoides). Nos gametas femininos a meiose é interrompida antes de se completar, originando um ovócito secundário e um corpo polar primário bem menor.

Fecundação

Após o ato sexual os espermatozoides lançados dentro do corpo feminino têm de alcançar o ovócito. Quando um espermatozoide consegue penetrar no ovócito secundário é completada a divisão meiótica e o óvulo recém-formado pode ser fertilizado. Na fecundação ocorre a cariogamia, ou seja, a fusão dos núcleos dos gametas e formação do zigoto.

Desenvolvimento Embrionário Humano

Basicamente em todos os animais o desenvolvimento do embrião abrange três fases principais: segmentação, gastrulação e organogênese.

Segmentação

Logo após a formação do zigoto iniciam as clivagens, fazendo aumentar o número de células. As divisões são rápidas e em cerca de uma semana. O primeiro estágio na qual se forma uma massa esférica é chamado mórula, após atingir um número considerável de blastômeros, se inicia o surgimento de uma cavidade no interior da mórula, a blastocele. A partir desta cavidade a mórula se chamará blástula se fixará na parede uterina para dar continuidade ao processo.

Gastrulação

Nessa fase aumenta não só o número de células, como o volume total do embrião. São formados os três folhetos germinativos ou folhetos embrionários (ectoderma, mesoderma e endoderma), iniciando a diferenciação celular que originará os tecidos do corpo.

Organogênese

Na organogênese começam a ser formados os órgãos. Os primeiros são os órgãos do sistema nervoso originados do ectoderma, a camada mais externa. Isso ocorre por volta da terceira semana de gestação. Os Anexos Embrionários (alantoide, âmnio, cório e vesícula vitelina) são estruturas que se formam a partir dos folhetos embrionários ectoderma, endoderma e mesoderma. Eles surgem durante a gestação, mas não fazem parte do embrião. Por esse motivo também são chamados de estruturas extra embrionárias e desaparecem com o nascimento. Têm a função de auxiliar o desenvolvimento do embrião. Isso é feito mediante a cedência de nutrientes, da proteção e da troca entre o embrião e o meio externo através do corpo materno (respiração e excreção).

EXERCÍCIOS

QUESTÃO 01 – O desenvolvimento embrionário é diversificado entre os diferentes grupos animais, e

ocorre, de maneira geral, em três fases consecutivas. Assinale a alternativa correta quanto ao desenvolvimento embrionário dos mamíferos.

(3)

a. A organogênese é a fase em que o arquêntero, ou intestino primitivo, é formado a partir da blastocele. b. A gastrulação é o processo de formação dos órgãos, sendo possível visualizar o tubo neural e o intestino, ao final dessa fase.

c. A organogênese é o processo de transformação da blástula em gástrula.

d. A segmentação é um processo em que o zigoto sofre clivagens (divisões), originando os blastômeros. e. A neurulação é o início da formação dos folhetos embrionários denominados ectoderme e endoderme, a partir da gástrula.

QUESTÃO 02 - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

A _______ é o processo no qual os folhetos germinativos embrionários são formados. Nos vertebrados, o folheto denominado _____________ originará o coração, os vasos e as células sanguíneas.

a. clivagem – ectoderma b. gastrulação - mesoderma c. neurulação - endoderma d. clivagem - endoderma e. gastrulação – ectoderma

QUESTÃO 03 - Durante o desenvolvimento dos animais, um processo morfogênico chamado de gastrulação origina os tecidos embrionários, coletivamente chamados de folhetos embrionários: a ectoderme, a endoderme e a mesoderme. Com base nessa afirmativa, relacione os folhetos embrionários com alguns de seus derivados em vertebrados adultos.

( 1 ) ectoderme ( 2 ) endoderme ( 3 ) mesoderme

( ) sistemas esquelético e motor ( ) fígado

( ) sistema nervoso e glândula hipófise ( ) pâncreas e glândula tireoide

O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, a. 1 – 2 – 3 – 1

b. 1 – 3 – 2 – 3 c. 2 – 1 – 3 – 3 d. 2 – 3 – 1 – 2 e. 3 – 2 – 1 – 2

QUESTÃO 04 -Os primeiros vertebrados a conquistar definitivamente o ambiente terrestre foram os répteis, apresentando fecundação interna e ovo revestido por uma casca impermeável. Isto, por sua vez, gerou problemas como as trocas gasosas respiratórias através da casca e a eliminação das excretas de nitrogênio. Esses problemas foram resolvidos pelo desenvolvimento de estruturas extra-embrionárias, tais como:

a.córion, âmnio, notocorda e endoderma. b.saco viteIino, alantoide, âmnio e córion. c.alantoide, celoma, bIastocela e arquêntero. d.âmnio, tubo neural, córion e notocorda. e.celoma, bIastoceIa, móruIa e gastrocela.

QUESTÃO 05 -Ao longo da evolução dos vertebrados, alguns grupos passaram a explorar o ambiente terrestre, o que demandou adaptações que permitissem o desenvolvimento do embrião nesse novo ambiente. A mais emblemática dessas adaptações talvez seja o âmnio, razão pela qual os répteis (incluindo as aves) e os mamíferos são chamados de amniotas.

(4)

a.armazenar o vitelo, que será consumido pelo embrião durante seu desenvolvimento. b.armazenar os resíduos metabólicos tóxicos que seriam lançados diretamente na água. c.permitir que ocorram trocas gasosas que garantam a respiração do embrião.

d.permitir que o embrião se desenvolva protegido de choques mecânicos e dessecação. e.desenvolver uma rede de vasos que transportem nutrientes para o embrião.

QUESTÃO 06 - Durante o desenvolvimento embrionário de répteis, aves e mamíferos, formam-se estruturas associadas ao corpo do embrião denominadas anexos embrionários. A respeito desses anexos, associe a coluna da direita com a esquerda.

Assinale a alternativa correta. a.I-D - II-A - III-B - IV-C

b.I-A - II-C - III-D - IV-B c.I-C - II-A - III-D - IV-B d.I-B - II-A - III-C - IV-D

QUESTÃO 07 - A placenta, uma das principais estruturas envolvidas no processo de desenvolvimento embrionário, surge precocemente, estabelecendo as relações materno-fetais até o nascimento.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. O transporte de oxigênio e dióxido de carbono, através da placenta, se dá por simples difusão. II. O sangue materno e fetal se mesclam nas vilosidades coriônicas da placenta.

III. A placenta é uma estrutura de origem mista, com um componente fetal e um materno. IV. O vírus da rubéola pode atravessar a placenta e causar anomalias congênitas no feto. Estão corretas apenas as afirmativas:

a. I e II. b. III e IV. c. II e IV. d. I, II e III. e. I, III e IV

(5)

QUESTÃO 08 - Os gêmeos sempre exerceram um fascínio para a maioria das pessoas, principalmente os monozigóticos ou idênticos. Parte desse interesse está relacionada ao fato de que esses indivíduos representam a manifestação natural que mais se aproxima da clonagem na espécie humana.

O mecanismo que está associado com a formação dos indivíduos citados é a a. divisão do feto em gestação em dois indivíduos separados.

b. divisão do embrião em dois grupos celulares independentes. c. fecundação de um óvulo por dois espermatozoides diferentes. d. ocorrência de duas fecundações simultâneas no útero materno. e. fertilização sucessiva de dois óvulos por apenas um espermatozoide. QUESTÃO 09 – Na gametogênese humana,

a) espermatócitos e ovócitos secundários, formados no final da primeira divisão meiótica, têm quantidade de DNA igual à de espermatogônias e ovogônias, respectivamente.

b) espermátides haploides, formadas ao final da segunda divisão meiótica, sofrem divisão mitótica no processo de amadurecimento para originar espermatozoides.

c) espermatogônias e ovogônias dividem-se por mitose e originam, respectivamente, espermatócitos e ovócitos primários, que entram em divisão meiótica, a partir da puberdade.

d) ovogônias dividem-se por mitose e originam ovócitos primários, que entram em meiose, logo após o nascimento.

e) espermatócitos e ovócitos primários originam o mesmo número de gametas, no final da segunda divisão meiótica.

QUESTÃO 10 – Um pesquisador marcou um grupo de células em um embrião de rato de laboratório. Ao observar o animal adulto, encontrou marcadas as células nervosas. Assinale a alternativa que indica corretamente o tecido embrionário que foi marcado.

a) Mesoderma na fase de blástula. b) Endoderma na fase de gástrula. c) Ectoderma na fase de blástula. d) Mesentoderma na fase de blástula. e) Ectoderma na fase de gástrula.

Referências

Documentos relacionados

Como resultado da deliberação entre os parceiros (São Bernardo do Campo, SHAMA e SABESP), em relação ao Centro de Estudo e Experimentação Ambiental e Centro de Gerenciamento

Este artigo propõe-se a reconstruir uma parte da História da Loucura no Ceará deste período através da inauguração do primeiro hospital voltado para a alienação, o Asilo de

Para tanto, estamos encaminhando o(a) acadêmico(a) _________________ ___________________________________, aluno(a) regularmente matriculado(a) no ___º semestre do

Como ferramentas de apoio ao desenvolvimento de produtos nas fases iniciais, destacam-se o Desdobramento da Função Qualidade (QFD) para auxiliar no levantamento das necessidades dos

In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISADORES DA HISTÓRIA DAS COMUNIDADES TEUTO-BRASILEIRAS (6: 2002: Santa Cruz do Sul).. BARROSO, Véra Lúcia

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

Entretanto, com o passar dos anos o mesmo fenômeno que caracterizou a sociedade antiga, persiste na Idade Média, no modo de produção feudal, pois, na