• Nenhum resultado encontrado

A CONTABILIDADE NO BRASIL GUARDA-LIVROS???? Primeiro curso técnico Primeiro curso superior 1946

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A CONTABILIDADE NO BRASIL GUARDA-LIVROS???? Primeiro curso técnico Primeiro curso superior 1946"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A CONTABILIDADE NO BRASIL

GUARDA-LIVROS ????

Primeiro curso técnico

1902

Primeiro curso superior

1946

O que não passou na TV Globo

 Os Primórdios

No início foi fortemente influenciada pela Escola Italiana.

As paixões e discussões em torno das escolas - reditualista, patrimonialista, contista, materialista, etc. - foram quase tão acesas aqui quanto na Itália e, de certa forma, igualmente irrelevantes.

 Século XIX

Com a criação, no Brasil, do Erário Régio, pelo Alvará de 28 de junho de 1808, considerado o primeiro Ministério da Fazenda, foram criadas, no Rio de Janeiro, três Contadorias e três lugares de Contadores Gerais.

Em 1 de abril de 1869, é fundada no Rio de Janeiro a Associação dos Guarda-Livros da Corte, que teve seus estatutos aprovados pelo Decreto nº 4476, de 18 de fevereiro de 1870.

 1902

Criada a primeira escola especializada em Contabilidade, ESCOLA DE COMÉRCIO ALVARES PENTEADO, em São Paulo.

Os autores que mais se destacaram na escola clássica foram: Francisco D'Auria e Frederico Herrmann Júnior.

Francisco D'Auria é considerado o mais “brasileiro" dos autores famosos e criou o embrião da autêntica escola brasileira, embora, sua excessiva prolixicidade tenha prejudicado o conteúdo de sua obra.

As paixões e discussões em torno das escolas - reditualista, patrimonialista, contista, materialista, etc. - foram quase tão acesas aqui quanto na Itália e, de certa forma, igualmente irrelevantes.

(2)

Da Rádio Nacional para a TV Tupi, e depois TV Globo

 1946

Fundada a FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS da USP, e instalado o curso de Ciências Contábeis e Atuariais, com o primeiro núcleo efetivo, embora modesto, de pesquisa contábil nos moldes norte-americanos, com professores dedicados, produzindo artigos de maior conteúdo científico e escrevendo teses acadêmicas de alto valor.

 De 1940 a 1970

Surgem firmas de auditoria de origem anglo-americana, os cursos de treinamento em Contabilidade e Finanças, oferecidos por grandes empresas, como o BTC da General Eletric, e o curso básico de Contabilidade Geral da Faculdade de Economia e Administração, que revertem a tendência/influência da escola italiana passando-a para a escola norte-americana.

 1976

A legislação comercial, de inspiração européia, passa a adotar uma filosofia norte-americana a partir da Lei das Sociedades por Ações (1976) e da Resolução nº 220 e da Circular nº 179 do Banco Central.

 2005

Criado pela Resolução CFC nº 1055/05, o Comitê de Princípios Contábeis (CPC), nos mesmos moldes do FASB e IASB, com o objetivo de convergir a Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais.

 2008

Após longas discussões (desde 1996), a Lei 11.638 de 28 de dezembro de 2007, altera a Lei das SA de 1976, modernizando os procedimentos contábeis, tornando-os mais em linha com as práticas internacionais.

O Brasil converge para as normas internacionais contábeis do IASB.  2009

Lei 11.941, de 27 de maio de 2009, estabelece a formal separação entre a contabilidade para fins tributários e contabilidade societária.

 2010

Lei 12.249, de 11 de junho de 2010, dá poderes ao órgão profissional de classe contábil - o CFC- para estabelecer Normas Brasileiras de Contabilidade para todas as empresas/entidades.

(3)

O QUE (FOMOS) SOMOS !!!

E COMO SEREMOS ????

Características da Contabilidade no Brasil

 Da década de 70 até o fim do Século XX a característica do desenvolvimento da Contabilidade no Brasil era paradoxal: a qualidade das normas contábeis à disposição ou editadas por órgãos governamentais foi claramente superior - principalmente com a Lei das SA e a Correção Integral - à qualidade média dos profissionais que tinham de implementar aquelas normas.

 Nossa legislação, historicamente, sempre esteve adiante dos homens que as utilizam, e isto é mais sentido no campo contábil.

 A legislação fiscal, reiteradamente, tem tido influência nos conceitos contábeis em virtude da falta de esclarecimento de muitos contadores sobre os limites da Contabilidade Científica e da Contabilidade Fiscal.  A falta de discussão dos princípios e das boas técnicas de Contabilidade tem

sido responsável por uma enorme confusão mental de nossos contabilistas.

 Na falta de parâmetros teóricos, aceitaram os limites da Contabilidade para fins fiscais e confundiram critérios técnicos com critérios fiscais.  Os contadores brasileiros ainda precisam “digerir” a recente Lei 11.941/09,

que claramente fixou os limites entre esses critérios

 A criação do CPC, a reforma da Lei das SA e a adesão recente aos padrões internacionais de contabilidade representam um grande passo para a Contabilidade Brasileira que, espera-se reverta a miopia de grande número de nossos contadores.

 A convergência brasileira às normas internacionais (do IASB), com a Lei 11.638/07, com a emissão do CPC, também carece ainda de um estudo mais aprofundado sobre suas conseqüências.

(4)

Perspectivas da Contabilidade e da Profissão Contábil no Brasil

 Do ponto de vista financeiro o mercado de trabalho do contabilista brasileiro é excelente, embora o número de bons profissionais com ampla visão financeira ainda seja escasso.

 Bons profissionais têm condições de assumir posições de controladores, diretores financeiros, chefes de Departamento de Contabilidade e de Custos, auditores internos e externos e têm condições de obter remuneração e satisfação profissional muito grande.

 Um processo duradouro e equilibrado, para adesão aos padrões internacionais de contabilidade, dependerá de alguns circunstâncias como:

1. Nossos Técnicos de Contabilidade se dirijam, em massa, para os bons cursos de Ciências Contábeis, a fim de obterem uma formação realmente completa;

2. Nossos professores se reciclem para atender as novas normas contábeis internacionais e deixem de enfatizar a ênfase nos registros contábeis e na contabilidade fiscal.

3. Apoio governamental e do público em geral para as poucas universidades que ainda dispõem de um bom núcleo contábil.

4. O apoio das empresas também é extremamente importante. Nos Estados Unidos, uma razoável parcela dos fundos das universidades é constituída por doações de empresas e de particulares.

 Temos todas as possibilidades de progredir, o caminho, entretanto, é muito longo e talvez estejamos sendo demasiadamente esperançosos, tendo em vista a situação econômica atual do País que, aparentemente, não dispõe de condições para atribuir à pesquisa a prioridade necessária.

 Em linha com países mais adiantados, como os Estados Unidos, (através do FASB) por exemplo, a Lei 12.249, de 11 de junho de 2010, estabeleceu a prerrogativa dos profissionais de contabilidade estabelecerem suas normas técnicas e profissionais, sem ingerência do próprio Governo (através do fisco)

CONTADORES OU AUXILIARES FISCAIS TRIBUTÁRIOS?

CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO,

(5)

Questionário 04

1. A contabilidade no Brasil foi influenciada inicialmente pela Escola Européia. Qual a conseqüência desta influência?

2. Qual foi e quando foi criada a primeira escola de contabilidade brasileira. E a primeira faculdade?

3. No Brasil, quando foi criada a primeira associação de classe contábil e quando foi regulamentada a profissão de Contador?

4. Por que, a partir de meados do século passado, a contabilidade brasileira passa a sofrer grande influência da Escola Norte-Americana? Que influências foram essas?

5. “Nossa legislação, historicamente, adianta-se sempre em relação aos homens que irão utilizá-la e isto é mais sentido no campo contábil“. Explique o sentido desta frase. 6. Sob seu ponto de vista, cite 2 principais problemas da contabilidade, e 2 principais

Referências

Documentos relacionados

É nessa perspectiva que podemos compreender o trabalho de Valêncio na medida em que selecionar e reorganizar são estratégias fundamentalmente importante na

A espécie Anoura caudifer, foi um importante registro para a região, demonstrando que 

 Cumprir sua jornada de serviço pré-determinada pelo superior imediato e manter-se no local de trabalho até que haja a devida substituição, para a manutenção da prestação

Por meio da análise exploratória via planejamento experimental fracionário, foi possível definir os fatores marginalmente significativos como concentração de metabisulfito

Os resultados dos estudos acima discutidos, como mencionado, indicam que a consciência metatextual é uma habilidade que emerge de forma mais efetiva por volta dos 8-9 anos.

É possível afirmar que até mesmo as emendas à Constituição se encontram abrangidas pela eficácia vinculante dos direitos fundamentais, já que, a teor do art. IV, da nossa

• Critérios para a determinação da potência mínima de iluminação: • Para recintos com área ≤ 6m2, atribuir um mínimo de 100W;. • Para recintos com área > 6m2, atribuir

Ä Altere os parâmetros de configuração do sensor de segurança com o software de configura- ção e diagnóstico em conformidade com a classe de rendimento da unidade de scanner