• Nenhum resultado encontrado

LEI N / DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LEI N / DISPOSIÇÕES PRELIMINARES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

LEI N. 8.625/1993 - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O Ministério Público é uma instituição permanente e essencial à função jurisdicional do estado. Ele compreende dois grandes MP's: O Ministério Público da União e o Ministério Público dos Estados. Embora haja já no texto original da Constituição Federal atribuições ao MP e descrições de suas funções, a CF não dá conta de toda a matéria, daí a necessidade de implementação da lei que trataremos nessa aula.

Já há lei que regula o Ministério Público da União. Quanto ao Ministério Público do Estado, embora cada estado possua sua autonomia, a CF estabelece a necessidade de uma lei orgânica nacional para uniformizar a organização dos Ministérios Públicos do Estados.

LEI N.

8

.

625

/

1993

(LEI ORGÂNICA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO)

O objetivo desta lei é trazer uma regulamentação comum aos Ministérios Públicos do Estado, evitando distorções na organização de um Ministério perante o outro. Ela apresenta elementos mínimos que uma lei complementar estadual deve estabelecer com respeito aos Ministérios Públicos.

Natureza Jurídica da Lei n. 8.625/1993

Na CF, art. 127-130/A é estabelecida a organização dos MP's dos estados. Há, também, a lei sobre a qual estamos tratando, a Lei n. 8.625/93, que tem fundamento no art. 61, §1º da CF: São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que: II - disponham sobre: d)...normas gerais para a organização do Ministério Público... dos Estados. Por fim, temos a Lei Complementar Estadual, que também se fundamenta na CF, mas desta vez no art. 128, §5º: Leis complementares... dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procu-radores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros.

Quando se estuda o Ministério Público de algum dos estados, estuda-se, em geral, a Lei n. 8.625 e a lei complementar estadual do respectivo estado.

5m

(2)

LEI ORGÂNICA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Uma das características principais dessa lei é o fato dela ser nacional. Isso significa que os estados, no momento de editar suas leis complementares, deverão observar o regulamento específico da lei 8.625. O único cargo que possui poder para altera-la é a presidência da repú-blica, o presidente é o único a possuir essa iniciativa privativa. Ademais, esta lei dispõe de normas gerais sobre o MP e sobre a organização do MP.

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1. (FMP/MPE-AM/2015/PROMOTOR DE JUSTIÇA)

Quem é legitimado a propor alteração na Lei Federal n. 8.625/93, que instituiu a Lei Orgâ-nica Nacional do Ministério Público?

a. O Procurador-Geral da República.

b. O Conselho Nacional do Ministério Público.

c. O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça. d. O Presidente da República.

e. Nenhuma alternativa está correta.

COMENTÁRIO

Compete ao Presidente da República iniciar projeto de lei com o objetivo de alterar as disposições da Lei Orgânica Nacional (lei 8.625/93). Basta-nos lembrar do último parágrafo que lemos.

2. (FGV/2018/MPAL/ANALISTA DE MINISTÉRIO PÚBLICO)

Eraldo, estudante de direito, foi informado que as atribuições do Ministério Público estadu-al seriam detestadu-alhadas em lei complementar estaduestadu-al.

À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que a referida lei complementar está sujeita aos balizamentos estabelecidos

a. pela lei nacional, editada pela União sob a forma de lei complementar. b. pela lei nacional, editada pela União sob a forma de lei ordinária. c. pela lei nacional, editada pela União em conjunto com os Estados.

(3)

d. pela Constituição da República, somente. e. pela Constituição Estadual, somente

COMENTÁRIO

Como vimos, a Lei n. 8.625/93 é nacional e ela é uma forma de regular, ou ordenar, os MP estaduais, para que eles não sejam tão dispares, em termos organizacionais.

LEI N.

8

.

625

/

1993

Definição de Ministério Público: Art. 1º O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Além do MP não ser um quarto poder, como muitos pensam, ele não pode ser tirado do ordenamento jurídico, visto que é uma instituição permanente. O MP defende a ordem jurídica ao participar dos processos ou como parte legítima (por exemplo, controle de constituciona-lidade) ou como fiscal da lei (por exemplo, fiscalizando a execução da lei no decorrer de um processo).

Jurisprudência

O Ministério Público tem legitimidade ativa para a defesa, em juízo, dos direitos e interes-ses individuais homogêneos, quando impregnados de relevante natureza social.

[RE 472.489 AgR, rel. min. Celso de Mello, j. 29-4-2008, 2ª T, DJE de 29-8-2008.] [RE 167.118 AgR, rel. min. Joaquim Barbosa, j. 20-4- 2010, 2ª T, DJE de 28-5-2010] O MP atuará somente em casos de direito indisponível, nos casos contrários, um advo-gado é contratado para solucionar o problema. Contudo, quando tais direitos disponíveis forem direitos homogêneos (que pertencem a uma coletividade), o MP deve atuar. Por exemplo, uma série de algum automóvel que fora vendida com defeito de fábrica.

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

3. (FGV/2017/MPBA/ASSISTENTE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO)

A Constituição da República de 1988 fortaleceu o Ministério Público, atribuindo-lhe

rele-20m

25m

(4)

vantes atividades estatais com contornos de soberania e conceituando-o como instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado.

De acordo com o texto constitucional, ao MP incumbe a defesa da ordem jurídica, do regi-me democrático e dos interesses:

a. públicos e coletivos, e aplicam-se seus princípios institucionais da unidade, da divisibili-dade e da supremacia do interesse público;

b. sociais e individuais indisponíveis, e aplicam-se seus princípios institucionais da unida-de, da indivisibilidade e da independência funcional;

c. públicos e individuais dos hipossuficientes, e aplicam-se seus princípios institucionais da vitaliciedade, da isonomia e do acesso à justiça;

d. sociais e individuais disponíveis, e aplicam-se seus princípios institucionais da celerida-de, da contemporaneidade e da independência funcional;

e. públicos e individuais disponíveis, e aplicam-se seus princípios institucionais da inde-pendência funcional, da isonomia e do acesso à justiça.

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Conforme o art. 127 da CF, incube ao MP a defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e indisponíveis, tendo como princípios institucionais a unidade, indivisibilidade e independência funcional.

4. (CESPE/2016/TRT 8ª REGIÃO/ TÉCNICO JUDICIÁRIO/ÁREA ADMINISTRATIVA)

5. Incumbe ao Ministério Público, entre outras importantes delegações constitucionais, a de-fesa do regime democrático e dos interesses sociais indisponíveis.

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Pode-se observar a resposta dessa questão no art. 1º da lei 8.625/93, que trata da definição de MP.

6. (CESPE/2015/TJDFT/TÉCNICO JUDICIÁRIO)

O Ministério Público detém legitimidade para postular, em juízo, direitos individuais homo-gêneos quando estes se enquadrem como subespécie de direitos coletivos indisponíveis e desde que haja relevância social.

(5)

COMENTÁRIO

Devemos observar a decisão do STF que fora abordada nesta aula.

7. (CESPE/2014/TJ-CE/TÉCNICO JUDICIÁRIO)

O Ministério Público, instituição permanente que desempenha atividade essencial à fun-ção jurisdicional do Estado, é subordinado administrativamente ao Poder Judiciário.

COMENTÁRIO

Lembre-se de que o MP é um instituição que deve fiscalizar o exercício da justiça.

GABARITO

1. d 2. b 3. b 4. C 5. C 6. E  ��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

Este material foi elaborado pela equipe pedagógica do Gran Cursos Online, de acordo com a aula preparada e ministrada pelo professor Gilcimar Rodrigues.

A presente degravação tem como objetivo auxiliar no acompanhamento e na revisão do conteúdo ministrado na videoaula. Não recomendamos a substituição do estudo em vídeo pela leitura

Referências

Documentos relacionados

São apresentadas informações relativas ao cálculo, fixação, distribuição, aplicação e prestação de contas dos recursos transferidos mediante o Fundo de Participação dos

43 Mato Grosso. Tribunal de Contas do Estado. Fiscalização de contratos administrativos.. Normalmente os contratos cujo objeto sejam bens comuns, aqueles se exaurem com

Para concluir a matrícula é necessária a entrega da documentação, que pode ser feita presencialmente na Unidade Paulista ou Morato até , ou por SEDEX, somente na Unidade

ria ainda está dando os primeiros passos, Se bem que vár;i; as tentativas venham sendo feitas~ a exemplo do que ocor- re com a Fundação Especial de Saúde

Para diagnóstico e classificação da maioria dos pacientes que apresentam sinais e sintomas de DTM existem diferentes métodos, permanecendo a anamnese como o passo mais

Educação Profissional e Tecnológica, com as discussões sobre a Criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Instituto Federal de Educação, Ciência

Tendo como objetivo identificar variações neuromotoras de flexibilidade e força a partir da prática de exergames como ferramenta pedagógica nas aulas de educação

O presente estudo teve como objetivo principal determinar os efeitos de um programa de treinamento em atletas de futsal durante dez semanas de uma temporada competitiva,