• Nenhum resultado encontrado

Justificativa. Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Justificativa. Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1 Justificativa

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio “é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas”.

A Escola de Ensino Fundamental Mondrian, fundada em 2011, começou suas atividades em 2012 com o 1º, 2º e 3º ano, em 2013 com o 4º ano e assim sucessivamente até o 9º ano do ensino fundamental, localizada no centro da cidade de São Gabriel, atendendo a uma clientela de nível socioeconômico médio. Trabalha com o apoio do Sistema Positivo para a realização de nossas iniciativas. Estabelece vínculos com a realidade na qual estamos inseridos. Interage com o repertório sócio cultural. Resgata no trabalho escolar, a dimensão da produção coletiva do conhecimento e da realidade.

A nossa Missão é sermos os melhores naquilo que nos propusemos a fazer e também no campo da responsabilidade social, desenvolvendo projetos pautados pela inovação, pela qualidade e pela ética, que contribuam para a formação de uma sociedade educada, empreendedora e autodeterminada.

As crianças representam uma parcela muito importante para o futuro do nosso planeta. Acredito que a criança que desde cedo aprende a cuidar do meio ambiente, aprende a cuidar do meio onde está inserida, se torna um adulto consciente, que se preocupa em cuidar do planeta. E assim vemos a importância de manter as condições de higiene e saneamento básico, cuidar da qualidade do ar, da água e do espaço em que se vive, assumindo por meio de atitudes cotidianas a valorização da qualidade do ambiente. Por este motivo este trabalho foi desenvolvido, pela preocupação em preservar o meio onde vivemos, e com a intenção de ensinar e tornar hábito a prática de cuidar e preservar dos locais que cercam o nosso meio.

Precisamos viver em harmonia, proteger o nosso planeta, cuidando dos animais, vegetais e minerais, pois dependemos dele para viver. Precisamos de ar puro, de água potável, de uma casa, de roupas, de alimentos, de medicamentos... devemos usar os recursos que temos, mas tendo o cuidado para fazer isto de maneira sustentável, ou de modo a reduzir perdas e principalmente minimizar o impacto ambiental. Respeitando e cuidando do que é nosso.

Começar a fazer para mudar, começar a fazer a diferença. Então vamos começar a fazer alguma coisa para mudar o nosso mundo, o mundo onde vivemos, começando em casa e na escola. Para melhorar a qualidade de vida humana, devemos mudar nossas atitudes, nossos hábitos.

Devemos ter cuidado e respeito aos ambientes de nossa casa e coletivos, como jogar lixo no cesto e não no chão, utilizar o banheiro de modo a mantê-lo limpo, manter a organização e valorizar os aspectos estéticos da nossa casa e nas dependências da escola.

Vamos trazer para a realidade escolar o estudo de problemas do dia a dia. Dessa forma, sua aplicação não se restringe ao universo escolar, mas deve permear este para facilitar o entendimento dessas questões e suas aplicações no dia a dia.

Ter a consciência de que fazendo a nossa parte faz uma grande diferença, aos poucos vamos conseguindo mostrar aos outros a importância de começar, de ter atitude.

Além disso, as atividades de educação ambiental precisam extrapolar o âmbito escolar e promover o aprendizado e, até, a transformação de todos nós.

“A questão ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.” (PCN MEIO AMBIENTE SAÚDE).

Objetivos

Que este projeto proporcione experiências, mudando atitudes e comportamentos de modo que as crianças, familiares e funcionários da escola possam tomar decisões, atuar de fato e exercer posturas que demonstrem a aprendizagem dos valores relativos à proteção ambiental e à garantia da qualidade de vida

(2)

2 para todos. Ampliando seus conhecimentos e promovendo a cultura ambiental junto aos seus familiares e amigos.

- contribuir para a formação de cidadãos conscientes; - aprender a preservar o meio ambiente;

- perceber aexistência da interferência do homem na natureza a começar por sua própria realidade;

Conteúdos

Trabalhamos filosofia, quando motivamos nossos alunos a pensar sobre os problemas apontados envolvendo o meio ambiente, assim eles refletiram sobre tudo o que esta acontecendo no nosso planeta e discutiram o que podemos fazer para reverter este cenário de poluição, animais em extinção, desmatamento, erosão, etc. Trabalhando também com geografia.

Trabalhamos matemática, na hora de vender o material reciclado na escola. Após a venda cada professor trabalhou com sua turma quanto custa 1 quilo de determinado material e quanto pesou nosso material, no final desta conta, utilizamos o dinheiro para a compra de sementes e mudas para a horta da nossa escola, sendo trabalhada novamente a matemática financeira.

Culinária faz parte do nosso currículo, e ao final do projeto utilizamos os produtos colhidos na nossa horta, para um delicioso sanduíche e um saboroso suco.

Metodologia

Este projeto foi desenvolvido durante o ano letivo de 2012 com os alunos do 1º, 2º e 3º ano, com o auxilio dos professores, onde cada professor trabalhou parte do projeto com sua turma.

Em um primeiro momento conversamos com cada turma, explicando como trabalharíamos a reciclagem neste projeto, eles também assistiram a vídeos que estão disponíveis no portal positivo, sobre a preservação do meio ambiente.

Começamos com a reciclagem de materiais que podem ser vendidos, tendo como destino a reutilização, o reaproveitamento destes materiais. Pedimos que separassem latinhas, garrafas pet, embalagens plásticas leitosas ou coloridas (todos limpos), na escola e em casa A cada semana vamos vender este material, e este dinheiro vai ser usado para cultivar a horta na escola. Os alunos levaram para casa um pedido aos pais:

Srs. Pais

Meio ambiente: conscientizar as crianças a cuidar do que é nosso,

Para realizar este projeto, vamos juntar em casa alguns materiais que iriam para o lixo, como: latinhas, garrafas pet, garrafas plásticas leitosas ou coloridas (ex: alvejante, iogurte...) tragam para a escola

semanalmente.

OBS: não é uma competição de quem traz mais, o objetivo é não jogar no lixo materiais que podem ser reciclados.

Escola Fundamental Mondrian

A venda do material foi com a turma do 2º e 3º ano, fomos ao um galpão de reciclagem, e eles conheceram o funcionamento do galpão, como os materiais são separados, armazenados e transportados. Observaram quanto custa cada tipo de material, alguns valendo mais, outros menos. Na volta à escola, esta turma relatou a experiência para os alunos do 1º ano.

(3)

3 Após a venda do material, compramos sementes e mudas, que foram plantadas na horta da escola, com a participação dos alunos, onde cada um plantou uma muda ou sementes. Até o final do ano a horta foi regada e cuidada por todos da escola. A colheita dos produtos da horta foi feita pelos alunos, que utilizaram a beterraba e o alface na aula de culinária, onde fizemos um delicioso sanduíche, e com a couve da horta fizemos um saboroso e nutritivo suco de limão com couve.

Na semana do meio ambiente fomos até o Rio Vacacaí, em nossa cidade, com os alunos do 2º e do 3º ano, com suas professoras, para ver de perto uma triste realidade, lá nossos alunos encontraram muito lixo jogado no rio, e também observaram que as casas ao redor do rio estavam rodeadas de lixo. Ao retornar à escola, relataram o que presenciaram aos alunos do 1º ano, expondo as fotos do local.

Na continuação demonstramos para as crianças como está sendo tratado o nosso meio ambiente através de vídeos, fotos e passeios.

Aplicamos algumas perguntas às crianças, discutindo as possibilidades de resposta.

1 - Como podemos ajudar a resolver alguns problemas relacionados ao meio ambiente, como lixo, poluição, desmatamentos, espécies em extinção? Indicar medidas necessárias, discutir responsabilidades, decidir possíveis contribuições pessoais e coletivas.

2 – Quais as diferenças entre ambientes poluídos e preservados?

Mostrar do ambientalmente equilibrado, saudável, diversificado e desejável, ao degradado ou poluído, para que se sinta a necessidade de superar essa situação.

3- Como contribuir para a conservação e manutenção do ambiente com o qual convive? Comprometidos com a vida e a natureza.

Visamos proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências e ensinar-lhes formas de participação, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas ao meio ambiente.

Todo trabalho realizado foi documentado através de fotos. Avaliação

Os alunos se habituaram a separar o material para ser reciclado. Dentro da escola descartam os resíduos, após o lanche, usando sempre a lixeira seletiva. Observamos o apoio dos pais trazendo o material a ser reciclado e assim incentivando o projeto. A nossa funcionária de serviços gerais, aprendeu que além de separar o lixo dentro da escola nas lixeiras seletivas, é preciso descartar eles separadamente, no container, pois anteriormente ela mistura os lixos em apenas um saco.

Finalizando esta etapa de reciclagem, os alunos analisaram todo este processo, que começou com a reciclagem, venda do material, compra de sementes e mudas, plantação, colheita e culinária, ao qual todos participaram, se conscientizando de que aqueles materiais que iriam para o lixo, ao final de todo o nosso trabalho renderam alimentos que foram colhidos em nossa horta.

Os alunos do 2º e 3º ano que visitaram o galpão de reciclagem e o Rio Vacacaí, relataram essas experiências para os alunos do 1º ano (a turma do 3º ano conta com 5 alunos, e a turma do 2º ano com 7 alunos), contribuindo assim para o aprendizado de ambas as turmas.

Os professores foram motivados e desenvolveram por conta própria outros trabalhos relacionados ao meio ambiente.

- os alunos do 1º ano trabalharam a questão da água em sala de aula, com o material didático positivo; construíram um puf reciclado com garrafas pet; confeccionaram um jogo de argolas com garrafas recicladas;

- os alunos do 2º ano pintaram aventais com o motivo meio ambiente e confeccionaram brinquedos com materiais reciclados, que foram expostos às outras turmas;

(4)

4 - os alunos do 3º ano demonstraram às outras turmas a importância de separar o lixo e como usar as lixeiras seletivas; entrevistaram em casa familiares, perguntando qual a contribuição deles para a preservação do meio ambiente, e debateram em sala de aula os resultados obtidos;

Ao final do trabalho com o tema Meio Ambiente, onde primeiramente conversamos sobre o assunto, depois houve a participação dos alunos reciclando materiais que foram reutilizados, visitamos um rio de nossa cidade, plantaram e colheram os produtos em nossa horta, eles refletiram sobre a preservação e os cuidados que devemos ter com o nosso planeta escrevendo o que pensam sobre o assunto: meio ambiente, cuidando do que é nosso.

Alunos do 3º ano – Turma Volpi

“Atenção recicle o seu lixo.” Jeferson. “Não poluir o meio ambiente” Alícia.

“Devemos cuidar do meio ambiente! Porque é importante pra todos.” José. “Não podemos jogar lixo no chão e cortar as árvores” Eduarda.

“... o nosso meio ambiente não está feliz, as cidades estão crescendo cada vez mais, podíamos ajudar fazendo muitas coisas. Plantando uma árvore ou fazendo uma horta estamos ajudando, porque nós somos o coração deste projeto nós somos o Brasil.” Antônia.

Alunos do 2º ano – Turma Kandinsky

“Não jogar lixo no chão, na água, nas ruas...” Dexter. “... reciclando e ajudando a Mãe Natureza.” Adel.

“Cuidar das árvores e não matar animais em extinção.” Lucas Langmantel.

“Reciclando o lixo. Quando cortar árvore se planta uma muda. O ambiente limpo não tem sujeira e o ambiente sujo tem muita sujeira.” Bernardo.

“Não jogar lixo nos mares e nos rios, não matar os animais, não cortar muitas árvores, não gastar muita energia, não gastar muita água e preservar o meio ambiente.” Jaime.

“O ambiente poluído tem sujeira e o ambiente preservado tem plantas, árvores e animais.” Isadora. “Não jogar lixo em todo lugar. Não caçar tantos animais em extinção. Quando desmatar replantar e poluir menos.” Lucas Bertol.

Alunos do 1º ano – Turma Iberê Camargo

Foram avaliados, através de desenhos e frases, onde demonstraram como devemos tratar o meio ambiente, cuidando e preservando a natureza.

(5)
(6)
(7)
(8)
(9)

9 Fotos em anexo

(10)

10 As crianças produziram mudas de cenoura e salsinha.

(11)
(12)
(13)

13 Referências Bibliográficas

- Parâmetros curriculares nacionais : meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasil. Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: 128p.

1. Parâmetros curriculares nacionais. 2. Meio Ambiente. 3. Saúde : Ensino de primeira à quarta série.I. Título. CDU: 371.214

- Minha 1ª biblioteca Larouse: ciências / tradução Lúcia Helena Vianna. São Paulo: Larouse do Brasil2007. pag. 78 e 79; pag. 7

Referências

Documentos relacionados

1.1.12 Demonstração de que possui, o PROPONENTE, em seu quadro permanente de pessoal, na data da entrega das propostas, profissional(is) de nível superior, a

A realidade aumentada é uma particularização de um conceito mais geral, denominado realidade misturada, que consiste na sobreposição de ambientes reais e virtuais, em tempo

“Bioética Ambiental”, revista "monografias ambientais - remoa/ufsm com o artigo “A contribuição da bioética na preservação ambiental e na saúde”,

Quanto às variáveis relacionadas à satisfação nas duas últimas duas semanas, somente para dinheiro não houve diferença antes e depois da cirurgia, para as demais:

As refinarias de petróleo são áreas muito vulneráveis aos balões e suas equipes de serviço promovem uma verdadeira ação de guerra para monitorar a movimentação de balões sobre

Portanto associar valores monetários ao meio ambiente não representa literalmente atribuir um preço para os recursos, pois os bens ambientais possuem um

BD│23 agosto 2015 │Primeira Igreja Presbiteriana do Recife. Notícias de primeira

Assim, podemos concluir, de forma simplificada, que meio ambiente é uma expressão que se refere à relação entre os seres vivos e os não vivos.. Cuidar do meio ambiente