• Nenhum resultado encontrado

O MUTIRÃO DE PREVENÇÃO AO CÂNCER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O MUTIRÃO DE PREVENÇÃO AO CÂNCER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1,2 Acadêmicos do Curso de Medicina - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Membros da Liga Acadêmica de Cancerologia Norte-Mineira (LACAN). E-mail: marcellinha_rabelo@hotmail.com; fernando.ribeiro.amaral@gmail.com

3 Acadêmico do Curso de Medicina - Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE). E-mail: danielfrabelo@hotmail.com

4 Graduada em Medicina pela Unimontes; Residência em Oncologia Clínica pela Santa Casa de Belo Horizonte; Título de Especialista em Oncologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC); Pós-Graduada em Cuidados Paliativos pela Harvard University; Mestre em Ciências da Saúde pela Unimontes; Preceptora da LACAN, Fundadora e Presidente da Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer - Padre Tiãozinho. E-mail: priscilamirandasoares@yahoo.com.br

O MUTIRÃO DE PREVENÇÃO AO CÂNCER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Marcella Oliveira Rabelo1 Fernando Ribeiro Amaral2 Daniel Filipe Oliveira Rabelo3 Priscila Bernardina Miranda Soares4

A EXTENSÃO, A LIGA ACADÊMICA DE CANCEROLOGIA NORTE-MINEIRA (LACAN) E O 6° MUTIRÃO DE PREVENÇÃO AO CÂNCER

A extensão universitária é um processo que promove a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade, mediado por alunos de graduação orientados por um ou mais professores. Desde que foi implementado o Programa de Apoio à Extensão Universitária pelo Ministério da Educação, inúmeros benefícios foram colhidos. Entre estes benefícios há o estímulo para o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes, a contribuição para a melhoria da qualidade da educação brasileira por meio do contato direto dos acadêmicos extensionistas com realidades concretas e com a troca de saberes com os populares e a colaboração para a implementação de políticas públicas.

A ação extensionista pode ser desenvolvida por diversos meios, sendo um deles a promoção da saúde. Nesse sentido, as Ligas Acadêmicas desenvolvem o princípio da indissolubilidade entre ensino, pesquisa e extensão; permitindo aos acadêmicos

(2)

crescimento intelectual e social, na medida em que possibilita ações de contribuição à comunidade por meio, especialmente, da promoção da saúde. Através das ações de extensão das ligas, há a comunicação entre o conhecimento adquirido na universidade e a prática comunitária, tendo um benefício social inegável, como aborda Silva (2015).

A LACAN atua como Projeto de Extensão do curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, tendo por objetivo proporcionar ao graduando em Medicina o acesso a conhecimentos científicos na área de cancerologia, bem como a utilização desses em atividades teóricas e práticas de pesquisa e extensão, contribuindo assim para a formação de seus participantes. Ciente de que o conhecimento absorvido na universidade deve ser compartilhado com a sociedade, a LACAN apoiou e participou ativamente do 6° Mutirão de Prevenção ao Câncer, auxiliando tanto na organização como nas tendas de atendimentos e exames disponibilizadas no evento.

O Mutirão de Prevenção ao Câncer é um projeto idealizado pela Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer - Padre Tiãozinho, instituição essa que atua desde 2004 em Montes Claros (Minas Gerais) e que tem como missão promover a assistência, cuidado e amparo a jovens, adultos e idosos carentes com câncer e atuar na

prevenção e diagnóstico precoce da doença. O evento tem como principal objetivo

possibilitar o diagnóstico precoce do câncer na população em geral, utilizando para isso uma grande estrutura composta por tendas de atendimento e exames que abrangem os tipos mais prevalentes dessa enfermidade no Brasil (mama, boca, pele, colo uterino e próstata), além de proporcionar aos pacientes atendidos acesso a outros procedimentos e consultas oferecidos por parceiros do projeto, se necessário. Ademais, propicia ao público acesso a orientações e conscientização acerca da relevância da prevenção, de hábitos de vida saudáveis, dos fatores de risco de diversos tipos de cânceres e da importância da realização periódica dos exames recomendados para diagnosticar a doença.

No dia 15 de abril de 2016 ocorreu a 6ª edição do Mutirão de Prevenção ao

Câncer. A expectativa era de um atendimento para mais de 2 mil pessoas. E, para

alcançar este objetivo, mais de 200 voluntários, entre eles médicos, enfermeiros, nutricionistas, dentistas e acadêmicos, incluindo os membros da LACAN, se dividiram entre as tendas para realizar orientações, atendimentos e exames relativos aos cânceres de mama, boca, pele, colo uterino e próstata.

(3)

As ações do Mutirão ocorreram na Praça Doutor Carlos, local de grande aglomeração no centro de Montes Claros, motivo pelo qual foi escolhido como adequado para que o evento pudesse atingir muitas pessoas. Ademais, o auxílio da mídia na divulgação e a presença de profissionais e acadêmicos empenhados na realização do evento, focando na qualidade de vida e bem-estar da população e, principalmente, no diagnóstico precoce do câncer, contribuíram para que o 6° Mutirão alcançasse e até mesmo superasse os resultados esperados.

A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO AO CÂNCER

O câncer é uma das principais causas de morte por doença no Brasil. A incidência dessa enfermidade cresce progressivamente, inclusive em faixas etárias abaixo dos 50 anos; os serviços de assistência oncológica são insuficientes, às vezes inadequados e mal distribuídos geograficamente; e muitos óbitos podem ser evitados por ações de prevenção ou detecção precoce. Portanto, percebe-se que a prevenção é a melhor ação para controle dessa doença, já que essa patologia está acometendo um número de pessoas cada vez maior e o serviço oncológico ainda não é adequadamente distribuído.

As neoplasias vêm crescendo em todo o mundo e já representam a segunda causa de morte na maioria dos países, ganhando destaque no grupo de doenças crônicas não

transmissíveis. No Brasil, esse foi o grupo de doenças crônicas com menor declínio na

incidência, no período de 2000 a 2011, segundo o estudo de Malta (2014).

Para que haja redução na ocorrência de cânceres, medidas de prevenção e de conscientização da população quanto aos fatores de risco para essa doença são essenciais. Já a diminuição da mortalidade depende da capacidade nacional em detectar essa enfermidade o mais precocemente possível e tratá-la adequadamente. Quando há a detecção precoce, aumentam as chances de cura, a sobrevida e a qualidade de vida do paciente. Estas duas ações (conscientização e detecção precoce) caracterizam a indissolubilidade do binômio prevenção-assistência.

Kligerman (2002), diretor do Instituto Nacional de Câncer (INCA), ressalta que a preocupação com a prevenção ao Câncer é antiga, apesar de ter evoluído aos poucos até os dias atuais:

(4)

A preocupação com a prevenção e controle do câncer, tomando-o como um problema de saúde pública, iniciou-se nos anos 30 por um grupo de médicos liderado pelo Prof. Mário Kröeff. Naquela época, já se idealizava uma “ampla política sanitária de combate ao câncer”, de âmbito nacional, que fosse capaz de orientar as ações preventivas e assistenciais em larga escala e corrigindo a tendência, que também já se verificava, no Brasil, de se priorizar as ações terapêuticas individuais, levadas a cabo nos ambientes médico-hospitalares. (KLIGERMAN, 2002, vol. 48 nº1)

A partir do contexto apresentado, se justifica a importância da atividade de extensão da LACAN no 6° Mutirão de Prevenção ao Câncer, que visa tanto a diminuição da incidência do câncer por meio de orientações relativas aos fatores de risco quanto a redução na mortalidade por meio da detecção precoce.

METODOLOGIA

Este estudo tem como base as análises qualitativas e descritivas de experiências adquiridas através da realização do 6° Mutirão de Prevenção ao Câncer, que ocorreu no dia 15 de abril de 2016 na Praça Doutor Carlos, em Montes Claros. Para o seu desenvolvimento, houve a estruturação de duas etapas que se associam: a 1ª etapa

abrangeu o tema “A Extensão Universitária na LACAN e o Mutirão de Prevenção ao

Câncer” e a 2ª etapa abordou “A Importância da Prevenção ao Câncer”. Para isso, foi necessária uma capacitação por meio de palestra no dia anterior ao evento, com o intuito dos membros da LACAN assimilarem os conhecimentos para repassar à população, e se fez imprescindível uma participação ativa dos acadêmicos da Liga no Mutirão.

RESULTADOS

O 6° Mutirão de Prevenção ao Câncer se estruturou em tendas de combate ao câncer de colo uterino, câncer de mama, câncer de pele, câncer de próstata e câncer de boca. Além destes tipos de cânceres serem os mais prevalentes da sociedade brasileira, todos permitem, através de exames, o diagnóstico precoce e, assim, o tratamento com maior chance de cura.

A tenda do câncer de colo uterino ofereceu consultas, orientações e o exame Papanicolau para as mulheres atendidas. Este espaço contou com a presença de médicos ginecologistas e os membros da LACAN que, auxiliando os profissionais,

(5)

agilizavam o atendimento, permitindo que centenas de mulheres fossem atendidas. Considerando que o câncer do colo do útero é o terceiro mais incidente (se não incluído o câncer de pele não melanoma) entre as mulheres no Brasil, de acordo com o INCA (2015), ressalta-se a importância da sua prevenção. No mais, este câncer apresenta potencialidade de cura extremamente alta quando diagnosticado na forma de lesões pré-invasivas e estágios iniciais da lesão invasiva, ratificando a importância do exame de prevenção.

A tenda do câncer de mama possibilitava às mulheres consulta com mastologistas, acompanhados por acadêmicos da LACAN. Muitas pacientes ganharam mamografias, conforme fosse necessário considerando a idade, alteração no exame físico das mamas ou presença de fatores de risco, como parente de primeiro grau que já teve esta doença. A prevenção desse tipo de câncer apresenta importância por ele ser o mais incidente (exceto pele não melanoma) entre as mulheres no Brasil, de acordo com o INCA (2015), além de as chances de cura aumentarem bastante com a detecção precoce.

A tenda do câncer de pele ofereceu consultas com dermatologistas, acompanhados por membros da LACAN. Ademais, os profissionais e acadêmicos presentes no local prestavam orientações para a prevenção deste câncer, como o incentivo ao uso do protetor solar. A prevenção ao câncer de pele torna-se importante por este ser o câncer mais incidente (considerando pele não melanoma) tanto em homens como em mulheres, segundo o INCA (2015).

A tenda do câncer de próstata ofereceu consultas com urologistas, acompanhados por acadêmicos da LACAN, e exames de toque e PSA. A prevenção a este câncer torna-se fundamental visto que é o mais incidente na população masculina torna-se não for considerado o de pele não melanoma, de acordo com o INCA (2015).

A tenda do câncer de boca contou com a presença de dentistas, que prestaram atendimentos e forneceram orientações acerca dos fatores de risco para essa doença.

Todas estas tendas funcionaram durante o período da manhã e da tarde do dia 15 de abril de 2016, possibilitando que muitas pessoas fossem atendidas e orientadas (Imagem 1). O evento permitiu que os acadêmicos da LACAN desenvolvessem tanto o seu conhecimento a respeito de questões técnicas quanto o relativo ao lado humano do

(6)

cuidar e da promoção da saúde (Imagem 2). Tendo em vista isso, o papel do Mutirão de Prevenção ao Câncer como evento de extensão foi atingido com sucesso, já que aproximou os acadêmicos e a comunidade, tendo benefícios para ambas as partes.

Imagem 1: O evento ficou marcado pela participação maciça da população

Fonte: Acervo da Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer – Padre Tiãozinho Imagem 2: Profissionais e acadêmicos se empenharam na realização do Mutirão

Fonte: Acervo de Dione Afonso

(7)

As atividades de extensão permitem aplicar na prática os conhecimentos dos acadêmicos de Medicina, que também passam a conhecer melhor a realidade social e a valorizar o processo biopsicossocial envolvido nas doenças. Sendo assim, o benefício é mútuo, tanto para os estudantes quanto para a comunidade.

Ressalta-se a importância da atividade realizada no 6° Mutirão de Prevenção ao Câncer, que buscou aplicar as ações de prevenção e propiciar o diagnóstico precoce desta enfermidade que atinge níveis alarmantes no Brasil e no mundo. O evento torna-se motivo de exaltação na medida em que se tem conhecimento das vidas que são salvas a partir dos vários diagnósticos precoces que foram feitos, já que o câncer é uma doença silenciosa que muitas vezes só se manifesta em estágios avançados.

O objetivo do Mutirão foi cumprido, posto que promoveu o diagnóstico precoce e a prevenção ao câncer, oferecendo à população atendimentos, exames e informações de qualidade.

REFERÊNCIAS

INCA. Estimativa 2016: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro,

2015. Disponível em: http://www.inca.gov.br/estimativa/2016/estimativa-2016-v11.pdf. Acesso em: 7 ago. 2016.

KLIGERMAN, Jacob. Fundamentos para uma Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 48, n. 1, jan./fev./mar. 2002.

Disponível em: http://www1.inca.gov.br/rbc/n_48/v01/editorial.html. Acesso em: 7 ago. 2016.

MALTA, Deborah Carvalho et al. Mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis no Brasil e suas regiões, 2000 a 2011. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 23, n. 4, p. 599-608, dez. 2014. Disponível em: http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/ess/v23n4/v23n4a02.pdf. Acesso em: 7 ago. 2016.

SILVA, Simone Alves da; FLORES, Oviromar. Ligas Acadêmicas no Processo de Formação dos Estudantes. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 39, n. 3, p.

(8)

410-417, set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n3/1981-5271-rbem-39-3-0410.pdf. Acesso em: 07 ago. 2016.

Referências

Documentos relacionados

La primera fila son los meses analizados en abreviatura y el Semestre de Primavera y Verano ( SPV). Hay, sin embargo, un patrón consistente espacial que subyace a la

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Partindo dos elementos focais que se apresentam nesse trabalho como, o absenteísmo docente nas escolas da rede municipal de ensino; a falta de controle dessas

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

O caso de gestão estudado discutiu as dificuldades de implementação do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMT) nas escolas jurisdicionadas à Coordenadoria