• Nenhum resultado encontrado

GABARITO ATIVIDADE DE CLASSE DESVENDANDO A NOTÍCIA. Pastor recua e garante que nunca irá queimar o Alcorão (Folha UOL/ 10/09/2010)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GABARITO ATIVIDADE DE CLASSE DESVENDANDO A NOTÍCIA. Pastor recua e garante que nunca irá queimar o Alcorão (Folha UOL/ 10/09/2010)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

GABARITO – ATIVIDADE DE CLASSE

Questão 1

DESVENDANDO A NOTÍCIA

Certos acontecimentos que ganham destaque na mídia internacional costumam, como se diz na linguagem corrente, esconder problemas ou polêmicas muito sérias. É como se o fato divulgado pelos jornais fosse apenas “a ponta do iceberg” que não revela a totalidade do problema. Com base nessa lógica, contextualize e explique os “verdadeiros problemas” que se escondem atrás das seguintes manchetes.

Dia 13/09/2010 Manchete I

“Pastor recua e garante que nunca irá queimar o Alcorão” (Folha UOL/ 10/09/2010) Manchete II

“Casa Branca condena publicações da Wikileaks” (www.dw-world.de/dw/article) Manchete III

“Israelense e palestinos alertam para frágil negociação de paz”

(www.bbc.co.uk/portuguese/noticias) Dia 14/09/2010

Manchete I

“Casa Branca diz que queima de Alcorão fortalece a Al Qaeda” (Folha UOL/ 10/09/2010) Manchete II

“Transparência da Wikileaks recebe críticas e elogios” (www.dw-world.de/dw/article) Manchete III

“Israel promete surpreender céticos nas negociações de paz” (br.noticias.yahoo.com)

RESPOSTA 13/09/2010

Manchete I

Esta manchete trata da declaração polêmica de um pastor que disse que iria queimar cem exemplares do Alcorão, livro sagrado muçulmano. Sua declaração foi feita no dia 9 de

(2)

setembro, tendo a intenção de queimar os exemplares no dia 11 de setembro, dia do atentado às torres gêmeas.

Este fato provocou opiniões diversas, sendo uma delas a do exército americano. Este foi totalmente contra esta idéia do pastor, pois a mesma ameaça a segurança dos soldados americanos em países muçulmanos, como o Afeganistão.

Essa discussão é mais um exemplo de Islamofobia, aversão aos muçulmanos, nos Estados Unidos. Isto nos remete à construção da mesquita à três quadras do local onde ocorreu o atentado ao World Trade Center, o ponto zero.

Tanto a construção da mesquita, quanto a queima do Alcorão tiveram opiniões divergentes. Barack Obama, o presidente norte-americano, defende a liberdade religiosa e, portanto, é contra a queima do Alcorão. Porém, mais da metade dos norte-americanos possui uma visão xenofóbica dos muçulmanos. Isso coloca em risco a eleição dos representantes do partido de Obama, o Democrata, na eleições dos parlamentares deste ano e também sua própria reeleição.

Manchete II

Esta manchete trata da condenação da Casa Branca às publicações feitas no Wikileaks. Este site foi criado no ano de 2006 por um jornalista australiano com o objetivo de expor documentos sigilosos e inacessíveis à população. É importante citar que o Wikileaks garante total anonimato às pessoas fornecedoras dos documentos.

Um exemplo de publicação no site que causa grande repercussão é um vídeo mostrando soldados em operação no Afeganistão matando civis. Vídeos como este provocam uma dúvida quanto às reais intenções dos EUA em relação ao Afeganistão.

Outro exemplo presente neste site foi o manual de tortura usado pelos soldados norte-americanos na prisão de Cuba, além de estratégias de guerra.

A Casa Branca condena essas publicações, pois as mesmas colocam em risco à população americana, a credibilidade do próprio governo e os soldados. Vale lembrar que já houve uma série de tentativas com o objetivo de apagar o site, porém todas fracassadas.

É importante citar que este fato abre a discussão sobre o que deve ou não ser mostrado e em que situações o sigilo é necessário.

Manchete III

Esta manchete trata das negociações de paz entre os israelenses e palestinos.

As divergências entre Israel e Palestina já são uma questão antiga proveniente das três guerras entre os dois países, tendo destaque a Guerra dos Seis Dias, nas quais Israel ganhou todas. Estas discussões vêm desde o ano de 1948, com a criação do Estado De Israel pela ONU (Organização das Nações Unidas).

(3)

A grande tensão atual entre esses dois países é a construção de assentamentos israelenses na região de Jerusalém Oriental, onde os palestinos desejam que seja a capital de seu Estado. Por outro lado, Israel não concorda com o fim dos construções dos assentamentos, alegando que Jerusalém Oriental faz parte de seu território.

Os EUA, que sempre foram aliados de Israel, condenam a posição do mesmo, pois acredita que os assentamentos são uma grande barreira para o início do processo de paz no Oriente Médio.

Atualmente, o Quarteto de Paz formado por EUA, ONU, Rússia e EU (União Européia) vem atuando com o objetivo de retomar o diálogo entre Israel e Palestina. Eles desejam que com a formação do Estado Palestino haja uma relação pacífica entre os dois países. Por enquanto, a negociações ainda não renderam resultados significantes.

14/09/2010 Manchete I

Ocorre nos Estados Unidos a ascensão de um movimento denominado islamofobia que consiste na aversão aos muçulmanos, principalmente após os atentados de 11 de setembro de 2001. Este ano, um pastor católico anunciou que iria queimar o Alcorão, livro sagrado do Islã, no dia em que o atentado completa nove anos. A Casa Branca, ao saber das intenções do pastor, afirmou que a queima de tal livro religioso iria apenas fortalecer a Al Qaeda (grupo terrorista islâmico), pois até mesmo os muçulmanos menos radicais acabariam se sentindo ofendidos e extremamente furiosos com o povo norte-americano. Atitudes como esta, e a forte crítica à construção de uma mesquita próximo ao local das torres gêmeas só vem aumentando o conflito entre o ocidente e os muçulmanos, o que dá forças ao extremismo em ambos os lados.

Manchete II

O verdadeiro conflito por trás da manchete “transparência do wikileaks recebe críticas e elogios” consiste na divulgação de documentos sigilosos em um site aberto ao público, o wikileaks, que revela ações questionáveis do ponto de vista ético, o que acaba prejudicando, principalmente, relações políticas e militares. Um dos documentos liberados pelo site foi um vídeo de um ataque do exército norte-americano a um jornalista famoso da Reuters e outros civis inocentes. Esta exposição foi criticada pelos EUA, pois coloca em risco seus soldados que estão em atividade, porém foi elogiada pelo público por se aprofundar na realidade dos conflitos dos EUA com o oriente, com destaque para Iraque e Afeganistão. Dessa forma, o site recebeu ameaças de ser proibido, mas a falta de legislação internacional referente a internet impede ações balizadas juridicamente.

Manchete III

O verdadeiro problema por trás da manchete “Israel promete surpreender céticos nas negociações de paz” é a uma mudança na postura de Israel que não havia ocorrido literalmente, agora eles pretendem ceder nas suas exigências quanto às negociações da Palestina. Nos conflitos já existentes entre esses dois territórios, Israel insiste, principalmente,

(4)

no fim do Hamas e na proibição de relações entre palestinos e iranianos, ao passo que a Palestina exige o reconhecimento do seu Estado e o fim da construção de assentamentos em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia.

Questão 2

Considerando as estratégias de marketing utilizadas nas campanhas eleitorais – principalmente as divulgadas na TV – e os últimos acontecimentos sobre a corrida presidencial, elabore um texto analisando as charges abaixo. Destaque os personagens, as críticas ou ironias (se houver) e as estratégias que estão sendo utilizadas.

RESPOSTA 13/09/2010

Charge I

Essa charge trata sobre as eleições presidenciais desse ano de 2010, e sobre o apoio do presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, à candidata do PT (Partido dos Trabalhadores) Dilma.

A charge mostra o candidato José Serra, o tucano do partido PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), a candidata Dilma e o presidente Lula apostando uma corrida em que Dilma está na frente.

A ironia dessa charge está no fato de Serra reclamar que o jogo de equipe deveria ser proibido, remetendo assim à parceria entre os petistas que vem rendendo grande popularidade à Dilma.

A estratégia da candidata do PT é utilizar a imagem de Lula que possui alto índice de aprovação no Brasil. Além disso, Dilma busca passar uma imagem de que é a escolhida pelo atual presidente e, portanto, vai dar continuidade a seu governo. O candidato tucano também fez uso da imagem de Lula com o objetivo de adotar a mesma estratégia de marketing que sua adversária, porém esta tentativa fracassou.

Charge II

Esta charge é composta por duas ilustrações.

A primeira, nomeada como assombrações, mostra a candidata Dilma Roussef e o candidato José Serra tentando afastar suas imagens de suas respectivas “assombrações”. A “assombração” de Dilma é Zé Dirceu, petista envolvido no escândalo do mensalão. A candidata busca não relacionar sua própria imagem com a do mesmo para manter seu alto índice de intenções de voto. Já José Serra busca afastar Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente pertencente ao PSDB, pois seu mandato não obteve uma grande popularidade, por isso busca não associar sua imagem a dele.

(5)

A segunda ilustração mostra um homem cantando uma mulher dizendo que é amigo do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Esta cantada remete ao fato de todas as pessoas estarem buscando utilizar a imagem de Lula para conseguir um aumento de intenções de votos nas pesquisas.

As duas ilustrações mostram como as relações afetam na popularidade. Além disso, todos os personagens buscam associar sua própria ao popular chefe de Estado brasileiro, Lula.

14/09/2010 Charge I

Essa charge mostra José Serra, candidato à presidência da república pelo Partido da Social Democracia Brasileira, conversando com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do mesmo partido, sobre a aproximação de sua concorrente nas pesquisas. Indagado por este acerca da liderança de Dilma, Serra reconhece sua preocupação não é com a candidata do PT à frente, mas com Marina Silva do Partido Verde que sobe nas pesquisas de intenção de voto.

A ironia presente faz referencia ao fato de Serra só estar perdendo popularidade com o decorrer do período de corrida eleitoral. Isso está fazendo com que ele deixe de disputar a vaga de presidente com Dilma (que já disparou na sua frente nas pesquisas) e passe a se preocupar com uma candidata menos expressiva, Marina Silva, que vem aos poucos crescendo nas pesquisas eleitorais. Portanto, a disputa mais relevante nesse momento é a de quem poderia compor com Dilma Roussef um possível segundo nas eleições 2010.

Charge II

A segunda charge trata das propagandas eleitorais e das estratégias de marketing que vem sendo utilizadas por casa candidato antes das eleições de 03 de outubro.

A primeira ilustração mostra dois cidadãos humildes, que provavelmente não tem entendimento e conhecimento sobre política, debatendo o aparecimento de um no horário eleitoral. A ironia da charge consiste no fato de que muitas pessoas de baixa renda estão sendo utilizadas nas propagandas políticas dos grandes candidatos, para fazer com que as mesmas sintam-se inclinadas a elegê-los.

Isso pode ser visto na segunda ilustração de forma que para ganhar votos, o marqueteiro do candidato programa atividades junto com pessoas menos afortunadas. O candidato finge se sensibilizar com o sofrimento das pessoas mais pobres para tocar o eleitor e assim ganhar seu voto. Um trecho que evidencia tal característica é a orientação do marqueteiro em relação à falta de um beijo nas crianças e lanche de mortadela numa padaria.

Referências

Documentos relacionados

Existe, neste instante, a possibilidade de que o pastor Everaldo Pereira venha a ser candidato a presidente da República pelo Partido Social Cristão (PSC). Sua candidatura

No primeiro turno da eleição em questão disputaram seis candidatos: Lula pelo Partido dos Trabalhadores (PT); José Serra pelo Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB);

Programa Piloto para Proteção das Flo- restas Tropicais do Brasil - PPG7, foi cria- do para proteger a biodiversidade da Amazônia e da mata atlântica, reduzir as emis-

Em entrevista ontem ao Jornal Nacional, da Rede Globo, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, acusou o governo do presidente Fernando Henrique

A lo largo del siglo XX, y especialmente después de la Segunda Guerra Mundial, se constata en las formaciones sociales capitalistas en general, aunque con variaciones

Apoiar a candidatura à Presidência da República do candidato FERNANDO HADDAD, agora não mais representante de um partido ou coligação, mas das forças

Quando, quando for escrever a história de Campinas, daqui a algum tempo, eu e esse companheiro aqui, mais esse aqui, mais essa gente aqui, nós vamos ser lembrados como o

autoridades e serviços de saúde, nomeadamente na realização de inquéritos epidemiológicos, no rastreio de contactos e no seguimento de pessoas em vigilância ativa. b) Pode