• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE MELHORIA DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE MELHORIA DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

1

PLANO DE MELHORIA

DO C.S.T. EM ANÁLISE E

DESENVOLVIMENTO DE

SISTEMAS

2019

(2)

2 PLANO DE MELHORIA DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE

SISTEMAS

São Luís Montes Belos/GO Janeiro, 2019

(3)

3 SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ... 4

Contextualização da IES ... 4

Contextualização do Curso ... 5

Fundamentação do Plano de Melhorias ... 7

Objetivos ... 9

AÇÕES PROPOSTAS VISANDO MELHORIAS ACADÊMICAS EM 2018 ... 10

DIAGNÓSTICO ... 11

Os resultados do ENADE ... 11

Os resultados da Autoavaliação da CPA ... 11

Os resultados das Avaliações “in loco” ... 12

CORPO DOCENTE ... 12

INFRAESTRUTURA ... 13

BIBLIOTECA ... 13

LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS ... 14

IDENTIFICAÇÃO DAS OPORTUNIDADES ... 14

IDENTIFICAÇÃO DAS AMEAÇAS ... 14

COMO TRANSFORMÁ-LAS EM OPORTUNIDADES ... 15

IDENTIFICAÇÃO DOS PONTOS FORTES ... 15

IDENTIFICAÇÃO DOS PONTOS FRACOS ... 15

COMO TRANSFORMAR OS PONTOS FRACOS EM FORTES ... 16

PLANO DE AÇÃO ... 16

(4)

4 INTRODUÇÃO

Contextualização da IES

O Centro Universitário Montes Belos, com limite territorial de atuação circunscrito ao município de São Luís de Montes Belos, Estado de Goiás, constitui-se como um estabelecimento isolado particular de Ensino Superior, mantido pelo(a) Centro Educacional Montes Belos Ltda, entidade de direito privado, que segue as normativas do Código Civil de 2002, com atos constitutivos, devidamente registrados sob o nº.52203015234 , na Junta comercial do Estado de Goiás, inscrito no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda em 10 de novembro de 2011.

Missão “Formar profissionais competentes, éticos e humanistas para atuarem no mercado de trabalho, promovendo a integração entre o conhecimento e as novas tecnologias e sua aplicação para o desenvolvimento regional e nacional.”

Visão “Tornar-se referência nacional em educação, contribuindo com a formação profissional ética, social e humana, visando o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável, bem como, transformar a vida das pessoas e organizações.”

O perfil do Centro Universitário Montes Belosvisa atender às expectativas e à demanda regional com cursos que permitam à comunidade envolvida permanecer nos municípios próximos. A região onde está inserida a IES, possui 62 municípios, e pertence à região oeste do estado de Goiás. A Região Oeste Goiana, também conhecida como Mato Grosso Goiano, faz divisa com a Região Metropolitana de Goiânia. O Município de São Luis de Montes Belos localiza-se, a 120 km da Capital Goiânia. Em um raio de aproximadamente 120 Km, encontram-se 44 (quarenta a e quatro) cidades que potencialmente utilizam os serviços da FMB, com uma população total de mais de 380.000 (trezentos e oitenta mil) habitantes. Oferta os Cursos de graduação em Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia Agronômica,

(5)

5 Engenharia Civil, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Psicologia, Pedagogia, Nutrição e oferta ainda Cursos Superiores de Tecnologia em: Gestão de Turismo, Gestão Ambiental, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Alimentos, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Agronegócio e Produção Sucroalcooleira, além dos cursos que estão em processo de implantação: Serviço Social, Odontologia. Na Pós-Graduação "latu sensu", oferta Docência Universitária, Gestão Empresarial, Produção Animal, Saúde Pública, Produção e Qualidade de alimentos, Controladoria e Perícia Contábil, Psicopedagogia, Direito Público e Educação Inclusiva, entre outros.

Contextualização do Curso

O curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Montes Belos foi concebido com base na legislação que norteou e que regulamenta os cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Brasil, a saber: Parecer do CNE/CES Nº 436 de 02 de abril de 2001, da Resolução do CNE/CP Nº3 de 18 de dezembro de 2002, Parecer CNE/CES Nº277 e 7 de dezembro de 2006 e do Parecer CNE/CES nº 239 de 6 de novembro de 2008.

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi concebido tendo como fundamento não só os princípios que norteiam e identificam esta Instituição e seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico das regiões na qual se insere, como também com os princípios e os fundamentos essenciais da educação. O curso possui um currículo flexível, com estratégias metodológicas diversas, de modo a poder adequar-se à realidade da nossa região, buscando aproximar o espaço acadêmico ao meio social de origem, possibilitando integração entre os interesses específicos regionais e a formação de profissionais qualificados. Neste sentido, cabe ressaltar a relevância deste aspecto, na medida em que a qualificação do indivíduo capaz de exercer cidadania se torna de suma importância quando integrada ao grupo social de ação imediata; difundindo

(6)

6 a cultura, a ciência e a tecnologia, realizando concretamente a ligação entre a faculdade e a sociedade.

O Centro Universitário Montes Belos, tem por política a busca contínua do aperfeiçoamento de suas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas de atuação do conhecimento em que atua, bem como, as exatas, eixo no qual está inserido o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Montes Belosfoi reconhecido no ano de 2010 com conceito três (3) e CPC três (3) em 2011 e quatro (4) em 2014, numa escala de 0 a 5, na avaliação do curso feita pelo Ministério da Educação e Cultural (MEC).

As portarias que regularizam o curso são: - Port. Re. Reconhecimento: 286 de 21/12/2012 - Port. Re. Reconhecimento: 1093 de 24/12/2015

- Turno e vagas utilizadas: Matutino (100) e Noturno (100) - Vagas autorizadas: 300 vagas

- CC - Conceito do Curso, obtido através da avaliação in loco: 3 (2010)

- CPC – Conceito Preliminar do Curso, obtido através do ENADE e CENSO: 3 (2011) 4 (2014)

- ENADE – 2 (2011) 2 (2014)

- Port. Autorização: 42 de 26/07/2006 - Port. Reconhecimento: 10 de 02/03/2012 - Port. Re. Reconhecimento: 286 de 21/12/2012 - Port. Re. Reconhecimento: 1093 de 24/12/2015

Os resultados publicados pelo Inep em dezembro de 2014 apontaram que as médias (Resultados Geral; Formação Geral; Componente Específico) alcançadas por estes alunos foram dentro das médias nacionais para o mesmo curso, o que resultou em um CPC 4. Nota que responde positivamente aos conceitos esperados pelo MEC que atribui as notas dos cursos em uma escala de 0 a 5.

É com esse objetivo que, em atendimento à Nota Técnica do INEP, o Centro Universitário Montes Belos através da coordenação do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apresenta este Plano de Melhorias

(7)

7 Acadêmicas, elaborado em consonância com o Regimento e o Plano de Desenvolvimento Institucional desta IES, documentos que fundamentam e norteiam os projetos pedagógicos de seus cursos.

Fundamentação do Plano de Melhorias

Enquanto proposta, este Plano de Melhorias Acadêmicas objetiva elencar não apenas os pontos fortes do curso, mas também suas fragilidades corroborando como instrumento que busca contemplar ações que tenham o poder transformador de pontos frágeis em pontos fortes.

Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando o melhor funcionamento das atividades humanas. O ato de planejar é sempre um processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações. (PADILHA, 2001 p.30).

O relatório de avaliação in loco da IES, em seu parecer final atribuiu o conceito 3 ao curso, conceito considerado satisfatório uma vez que as notas são atribuídas em uma escalda de 0 a 5.

Já no ano de 2014, os concluintes do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas fizeram o ENADE o qual resultou no CPC 4. Em função de tais avaliações, torna-se necessário fazer uma reflexão constante, visando sempre à melhoria nos processos de ensino implantados, infra-estrutura e corpo docente para que os conceitos sejam sempre melhorados e com isso também a qualidade dos profissionais inseridos no mercado de trabalho.

Para tanto, tomou-se por base para proposição de ações que visem a melhoria do curso a avaliação do ENADE, a avaliação da CPA e o relatório de avaliação in loco.

Este PLANO DE MELHORIAS atende ao disposto no Art. 35-C, inciso I, da Portaria Normativa 40, de 12 de dezembro de 2007, consolidada e republicada em 29/12/2010, e tem por diretrizes os seguintes dados e documentos oficiais emitidos

(8)

8 pelo INEP/MEC com relação ao curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e documentos Institucionais da própria FMB:

- Relatório ENADE 2015; - Relatório de Avaliação CPA; - Relatório de avaliação in loco.

O Plano de Ações de Melhorias é um documento elaborado com base no resultado das pesquisas de auto-avaliação das ações do curso, nele são contempladas as questões apontadas como potencialidades e fragilidades bem como as ações de curto, médio e longo prazo para melhorar o que é potencial e corrigir os pontos fracos. Neste sentido, o Centro Universitário Montes Belos, procura desenvolver ações e processos que propiciem uma relação direta e conseqüente entre o trabalho realizado pela CPA (Comissão Própria de Avaliação), o PDI (Projeto Pedagógico Institucional) e as ações administrativas.

As ações de avaliação desenvolvidas pelo Centro Universitário Montes Belosabrangem o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão, nesta incluída a organização administrativa. Nesse sentido, o processo avaliativo incorpora, como essencial e imprescindível, o envolvimento dos mais diversos setores e segmentos institucionais. No âmbito acadêmico, essa interlocução ocorre por meio de uma relação permanente entre Diretoria Geral e Colegiados dos cursos e destes com o corpo docente e pessoal técnico-administrativo.

A avaliação institucional é compreendida como processo permanente e coletivo de produção e desenvolvimento de soluções para as fragilidades, encontradas internamente ou apontadas pelas avaliações externas, e como fator de incremento das potencialidades institucionais em sintonia com sua missão, objetivos e metas. A dinâmica seguida tem sido a de prever ações, desenvolvê-las, avaliar seus resultados, pensar em novas ações quando algumas não surtiram efeito, acrescentar outras ações diante de fatos e cenários novos, em um processo constante de ação-reflexão-ação.

Os expedientes e procedimentos avaliativos implantados pelo Centro Universitário Montes Belos buscam fundamentação e orientação nos instrumentos do MEC (Ministério da Educação) de avaliação externa (de IES e de cursos), nos relatórios das visitas in loco do MEC/INEP, nos resultados do ENADE, nos

(9)

9 resultados das ações avaliativas internas, nas informações relativas ao corpo docente, discente e funcional, nos seus documentos institucionais (Regimento, PDI, Projetos Pedagógicos dos Cursos), dentre outros.

Todas as ações autoavaliativas permanentes e seus respectivos processos, instrumentos e resultados, constituem referenciais constantes no âmbito do planejamento e da gestão do Centro Universitário Montes Belos e dos cursos ofertados. Para tanto, os gestores têm procurado inter-relacionar os resultados das avaliações internas e as mobilizações que geram com as estratégias de ações expressas em seu planejamento.

A busca constante de envolvimento e de responsabilização dos diferentes atores e o esforço persistente para favorecer a sinergia entre os diversos setores, essenciais para um gerenciamento eficiente, eficaz e com foco na qualidade acadêmica, consubstanciam o principal desafio desta instituição de ensino superior. Tal desafio está presente tanto nos pontos positivos, acertos e potencialidades quanto nas dificuldades que o Centro Universitário Montes Belos identifica e enfrenta nos procedimentos avaliativos, e comparece, com extrema intensidade, no processo de apropriação plena dos resultados obtidos por meio deles.

Em assim sendo, este Plano de Melhorias busca por soluções que façam com que o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FMB ultrapasse as metas estabelecidas pelo MEC e pela própria sociedade, objetivando sempre o melhor instrumento para a formação profissional e pessoal do acadêmico.

Objetivos Geral:

Desenvolver condições efetivas de melhorias das práticas pedagógicas e organizacionais orientadas no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Específicos:

- Firmar o Curso de Tecnologia de Análise em Desenvolvimento de Sistemas, mantendo-o como referência em ensino de qualidade na região;

(10)

10 - Ampliar o vínculo entre professores e alunos do curso;

- Implementar o sistema de divulgação do plano de ensino;

- Estimular à qualificação do corpo docente do Curso, com auxílio integral ou parcial em participação em Programas de Pós-Graduação stricto sensu;

- Aumentar o número de docentes em regime de tempo integral;

- Valorizar os professores com dedicação exclusiva;

- Incentivar a iniciação científica;

- Cumprir o calendário acadêmico e os horários de aula da cada turno, entrada e saída dos professores de sala de aula;

- Continuar pleiteado a melhoria das condições de aulas práticas (laboratório de informática, visitas técnicas, etc.);

AÇÕES PROPOSTAS VISANDO MELHORIAS ACADÊMICAS EM 2018

- Aumentar o número de laboratórios especializados para as aulas práticas;

- Incentivar professores e alunos a enviar artigos para congressos e revistas especializadas.

- Fomentar ações de formação continuada aos docentes com a finalidade de aumentar a produtividade e motivação na carreira docente/pesquisa.

- Incentivar a realização de aulas práticas.

- Capacitar o corpo docente – promover formação contínua a professores do curso e incentivo à realização de mestrado e doutorado, e cursos específicos oferecidos pela IES;

- Atualizar o acervo bibliográfico;

- Divulgar o curso por diferentes meios de comunicação.

- Firmar parcerias com empresas e prefeituras para bolsas de estudo.

- Criar um Centro de Extensão para dinamizar a oferta de vários novos cursos de extensão.

(11)

11 - Ampliar o número de docentes com especialização stricto sensu para o Curso, com a finalidade de ministrarem aulas bem como promover avanços na iniciação e produção científica;

- Revisar os planos de ensino e orientar os docentes quando de sua elaboração para que atendam os requisitos mínimos repassados pela Coordenação que devem constar nos planos de ensino, visando otimizar o cumprimento do Projeto Pedagógico do Curso em sala de aula pelos docentes;

- Publicação de um livro com artigos científicos advindos, exclusivamente, dos docentes e discentes do Curso.

- Aquisição de aparelhos de ar condicionado para as salas do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

- Equipar as salas com tomadas e bancadas para notebook.

DIAGNÓSTICO

Os resultados do ENADE

O Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas passou pelo ENADE e os resultados publicados pelo INEP em dezembro de 2014 apontaram que as médias (Resultados Geral; Formação Geral; Componente Específico) alcançadas por estes alunos foram dentro das médias nacionais para o mesmo curso, o que resultou em um CPC 4. Nota que responde positivamente aos conceitos esperados pelo MEC que atribui as notas dos curso em uma escala de 0 a 5.

Os resultados da Autoavaliação da CPA

Foi realizada uma Avaliação do Curso, utilizando os relatórios da CPA. O objetivo foi fazer um diagnóstico do curso, apontando os itens que estão atendendo aos critérios mínimos ou estão além desses critérios, bem como, aqueles itens que estão aquém do referencial mínimo de qualidade estabelecido pelo MEC.

(12)

12 Com os resultados é possível traçar metas e estabelecer ações a serem implementadas no âmbito do curso e da instituição visando à melhoria das atividades realizadas no curso, e, consequentemente, nos resultados do ENADE. Para subsidiar o levantamento de metas e as ações a serem implementadas neste ano letivo, elencamos aqui apenas os pontos que demonstraram fragilidade no curso:

 Baixo investimento em manutenção da estrutura física, principalmente climatização das salas de aula;

 Maior divulgação das produções científicas e publicação de material didático ou científico por parte do corpo docente;

 Melhorar instrumentos/recursos didáticos para aprimorar a qualidade das aulas, como por exemplo, rede wireless em todas as salas.

Espera-se que, com o referido diagnóstico, seja possível estabelecer um Plano de Ações que norteie as atividades acadêmicas do curso no sentido de melhorar a qualidade da formação dos acadêmicos.

Os resultados das Avaliações “in loco”

Em 2014 o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da IES passou pelo ENADE e foi renovado automaticamente o seu reconhecimento pela portaria nº 1093 de 24/12/2015.

CORPO DOCENTE

O corpo docente do Curso de Tecnologia em Desenvolvimento e Análise de Sistemas é composto por professores especialistas, mestres e doutores. A maioria com experiência profissional prévia de mais de 3 anos e experiência no magistério superior.

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas conta atualmente com 6 professores, dos quais 01 é doutor, 03 mestres e 02 especialistas.

(13)

13 Titulação ESPECIALISTA 02 MESTRE 03 DOUTOR 01 INFRAESTRUTURA

Em relação à estrutura física, considerando dimensões das salas de aula, laboratórios, gerais e específicos e biblioteca, a mesma é capaz de acolher aos acadêmicos e professores e proporcionar conforto aos mesmos. Tendo que dinamizar parcerias ou construir locais para desenvolvimento das aulas práticas no decorrer dos semestres de acordo com a evolução das disciplinas específicas do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

No entanto, é necessário que a FMB melhore os espaços físicos equipados com armário, mesas, cadeiras e computadores para as orientações de pesquisas científicas, desenvolvimento das aulas práticas e planejamento das atividades de extensão.

BIBLIOTECA

A Biblioteca Central foi criada para funcionar como subsídio para a comunidade acadêmica do Centro Universitário Montes Belos e comunidade em geral. É organizada segundo os princípios da Biblioteconomia.

Tem como objetivo principal servir como subsídio para alunos e professores nas atividades curriculares e extracurriculares.

Conta com um acervo, atualizado semestralmente, e as compras são feitas a partir de indicações de professores, alunos, bibliotecária e também atendendo a bibliografia básica e complementar dos cursos. Conta com aproximadamente 50.000 exemplares e mais de 70 assinaturas de jornais e revistas.

(14)

14 As assinaturas de revistas especializadas precisam ser sempre renovadas, pois são uma fonte rica e atual de pesquisa para os acadêmicos do curso.

Cabe ressaltar que por incentivo da Coordenação do Curso de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas, cada vez mais os professores têm realizado atividades com utilização da Biblioteca, incluindo aulas neste espaço. Tal atividade tem tido grande aprovação pelos alunos e boa avaliação de aprendizado pelos professores. Dessa forma, uma melhoria no acervo científico do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas reflete no aprendizado dos acadêmicos com consequente avaliação positiva do curso pelos alunos.

LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Montes Belos conta com um laboratório de informática para desenvolvimento das aulas práticas e também as salas de aula com acesso de rede wireless.

IDENTIFICAÇÃO DAS OPORTUNIDADES

- Demanda de mercado na área de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;

- Tradição e cultura que privilegiam o acesso ao curso; - Várias áreas de atuação do Analista de Sistemas;

IDENTIFICAÇÃO DAS AMEAÇAS

- Abertura de novas faculdades nas proximidades;

- Déficit por parte dos alunos ingressantes na IES sem a devida formação no ensino fundamental e médio;

(15)

15 - Dificuldade de locomoção dos acadêmicos em razão do não oferecimento de transporte para alguns municípios e péssima condição das estradas, o que demanda o desperdício de maior tempo no deslocamento cidade-faculdade-cidade;

- Baixo nível econômico da sociedade monte-belense e região;

COMO TRANSFORMÁ-LAS EM OPORTUNIDADES

- Tornar referência na região;

- Incentivar o aluno a participar do Nivelamento;

- FMB – Logística e convênios com prefeituras, visando facilitar a locomoção dos alunos;

- Disponibilizar ao aluno de baixa renda bolsas de estudos, através de convênios com empresas e prefeituras, assim como por FIES, PROUNI e outros.

IDENTIFICAÇÃO DOS PONTOS FORTES

- Conceito do curso com nota 3;

- ENADE com nota 4;

- Egressos bem sucedidos no mercado de trabalho;

- Demanda de mercado na área de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;

- Professores comprometidos.

IDENTIFICAÇÃO DOS PONTOS FRACOS

- Corpo docente com mestres e doutores;

- Mais laboratórios especializados para as aulas práticas; - Atualização do acervo bibliográfico;

(16)

16 - Incentivo para visita técnica;

- Divulgação dos cursos;

- Parcerias com empresas e prefeituras;

- Estágio remunerado em parceria com a FMB; - Concorrência com Iporá e Goiânia;

- Incentivo para realização de aulas práticas; - Estímulo a produção científica;

COMO TRANSFORMAR OS PONTOS FRACOS EM FORTES

Com o objetivo de priorizar a educação de excelência são necessários mais investimentos no acervo do curso.

Criação do laboratório de hardware e redes, e aumento do número de laboratórios de informática para atender a demanda do curso. É importante ressaltar que a maioria das disciplinas do curso necessita de laboratório para efetuar suas práticas, momento este que não tem ocorrido como desejado por contarmos com apenas um (01) laboratório específico.

Incentivo para oferta de atividades extracurriculares (mini-curso, oficinas, etc) e parceiras de estágios para fortalecer a formação complementar dos alunos, mesmo não sendo obrigatório o estágio para os cursos de Tecnologia.

Estímulo à qualificação do corpo docente do Curso, com auxílio integral ou parcial em participação em Programas de Pós-Graduação stricto sensu;

Melhorar a divulgação dos cursos na região através da criação de sites individuais por curso com link no site institucional, outdoor, panfletos e programas de marketing com a participação da comunidade acadêmica.

PLANO DE AÇÃO

(17)

17 Gestor

Responsáv el:

Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa

Área1: Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

AÇÕES DE CURTO - MÉDIO - LONGO PRAZO

OBJETIVOS 2 : METAS-PROPOSTA3: AÇÕES4/ENCAMINH AMENTOS/ PROCEDIMENTOS: RESPONSÁ VEIS5 FACILITA DORES6 PRA ZO Ampliar o número de docentes com stricto sensu para melhores notas no Mec. Contratar mais professores com pós-graduação strictu sensu, incentivar os que já estão em programas de mestrado e doutorado e incentivar/facilitar a inserção dos professores que ainda não estão nestes programas, segundo as exigências da legislação do MEC. Qualificação strictu sensu para professores da casa. Estabelecer o cumprimento de convênio com profissionais (órgãos/instituições como universidades que forneçam cursos de pós-graduação strictu sensu em áreas afins para

parceria em

capacitação docente).

Buscar indicação de professores com títulos strictu sensu e experiência em docência superior, através da Coordenação do Diretoria Geral Coordenaçã o de curso Gestão de Pessoas Gestão de pessoas Janei ro de 2018 a deze mbro de 2018.

(18)

18 Unidade: CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTES BELOS

Gestor Responsáv

el:

Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa

Área1: Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

AÇÕES DE CURTO - MÉDIO - LONGO PRAZO

OBJETIVOS 2 : METAS-PROPOSTA3: AÇÕES4/ENCAMINH AMENTOS/ PROCEDIMENTOS: RESPONSÁ VEIS5 FACILITA DORES6 PRA ZO

curso, Direção geral e gestão de pessoas. Ampliar os recursos didáticos audiovisuais (multimídia). Adquirir Data-show e caixa de som. Aquisição de Data-show e caixa de som para o curso. Diretoria Geral Departam ento de compras; Gestão Financeir a Coordena ção do curso Janei ro a Agost o de 2018. Ampliar o número de computadore s e mais um laboratório de informática. Adquirir mais computadores Aquisição de mais computadores para o laboratório e para montar mais um laboratório de informática. Diretoria Geral Departam ento de compras; Gestão Financeir a Coordena Janei ro a Agost o de 2018.

(19)

19 Unidade: CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTES BELOS

Gestor Responsáv

el:

Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa

Área1: Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

AÇÕES DE CURTO - MÉDIO - LONGO PRAZO

OBJETIVOS 2 : METAS-PROPOSTA3: AÇÕES4/ENCAMINH AMENTOS/ PROCEDIMENTOS: RESPONSÁ VEIS5 FACILITA DORES6 PRA ZO ção do curso Manter a remuneraçã o de gestores e docentes de acordo com o plano de carreira da FMB Fiscalizar a aplicação do plano de carreira, cargos e salários. Melhorar a linha de contato junto ao RH e Direção. Diretoria Geral Gestão de Pessoas Gestão Financeir a Deze mbro de 2018. Capacitar o corpo docente Fortalecer a formação contínua a professores do curso e incentivo com bolsas de mestrado e doutorado, bem Melhorar a capacitação e atualização do corpo docente da IES com congressos, palestras, oficinas, Gestão de Pessoas Diretoria Geral Direção Geral Janei ro e Nove mbro 2018

(20)

20 Unidade: CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTES BELOS

Gestor Responsáv

el:

Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa

Área1: Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

AÇÕES DE CURTO - MÉDIO - LONGO PRAZO

OBJETIVOS 2 : METAS-PROPOSTA3: AÇÕES4/ENCAMINH AMENTOS/ PROCEDIMENTOS: RESPONSÁ VEIS5 FACILITA DORES6 PRA ZO como cursos específicos

oferecidos pela IES.

seminários e curso

de extensão,

abordando temas como plano de curso, plano de ensino, plano de aula, didática, avaliação. Contratar profissionais com experiência de áreas afins.

Oferecer bolsas strictu sensu aos docentes da IES. Melhorar a qualidade das salas de aula. Recuperar salas de aula que estiverem sem pintura, quadro danificado, carteiras

Recuperar e/ou trocar todos os quadros brancos danificados, climatizar salas de Controle interno Departamen to de Diretor Administr ativo

(21)

21 Unidade: CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTES BELOS

Gestor Responsáv

el:

Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa

Área1: Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

AÇÕES DE CURTO - MÉDIO - LONGO PRAZO

OBJETIVOS 2 : METAS-PROPOSTA3: AÇÕES4/ENCAMINH AMENTOS/ PROCEDIMENTOS: RESPONSÁ VEIS5 FACILITA DORES6 PRA ZO e ventiladores estragados, interruptores e lâmpadas queimados. aula com ar condicionado ecológico, recuperar e adquirir mesas para

os docentes e carteiras para os discentes. compras Gestão financeira Incentivar participaçõe s em eventos científicos externos Fomentar ações de formação continuada aos docentes com a finalidade de aumentar produtividade e motivação na carreira docente. Definir semestralmente uma cota de eventos mais relevantes e de docentes que se destacarem nos trabalhos desenvolvidos na FMB. Custear viagens, traslados, hospedagens, alimentação e Coordenado r de curso Docentes Diretoria Geral Gestor Financeiro Diretores Agost o a deze mbro 2018

(22)

22 Unidade: CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTES BELOS

Gestor Responsáv

el:

Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa

Área1: Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

AÇÕES DE CURTO - MÉDIO - LONGO PRAZO

OBJETIVOS 2 : METAS-PROPOSTA3: AÇÕES4/ENCAMINH AMENTOS/ PROCEDIMENTOS: RESPONSÁ VEIS5 FACILITA DORES6 PRA ZO despesas com os eventos. Melhorar a qualidade das aulas práticas Melhorar as condições das atividades práticas do curso. Reestruturar o laboratório de informática. Diretoria Geral Coordenado r do Curso Departamen to de compras Gestor financeiro Gestor Controle Interno Direção Janei ro e Julho Incentivar os professores Melhorar as condições de De acordo com o planejamento da Coordenado res dos Direção Coordena Janei ro a

(23)

23 Unidade: CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTES BELOS

Gestor Responsáv

el:

Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa

Área1: Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

AÇÕES DE CURTO - MÉDIO - LONGO PRAZO

OBJETIVOS 2 : METAS-PROPOSTA3: AÇÕES4/ENCAMINH AMENTOS/ PROCEDIMENTOS: RESPONSÁ VEIS5 FACILITA DORES6 PRA ZO a fazer a integração teoria e prática através de visitas técnicas. remuneração e transporte para realização de atividades de campo/visitas técnicas. coordenação de curso e docentes, intensificar a quantidade de visitas técnicas realizadas por semestre. cursos Docentes Diretoria Geral Gestor Financeiro ção de curso Docentes Deze mbro de 2018 Diversificar e dinamizar a metodologia de aula Melhorar o ensino e aprendizagem do aluno, para um maior rendimento das disciplinas ministradas. Aplicar nas disciplinas para um melhor ensino/ aprendizagem, conteúdos de

formação geral como: Interpretação de texto, Dinâmicas de leituras e conteúdos específicos como: estudos dirigidos, estudo de caso e Diretoria Geral Coordenado r do curso Docentes Coordena dor de curso Janei ro a Deze mbro de 2018

(24)

24 Unidade: CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTES BELOS

Gestor Responsáv

el:

Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa

Área1: Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

AÇÕES DE CURTO - MÉDIO - LONGO PRAZO

OBJETIVOS 2 : METAS-PROPOSTA3: AÇÕES4/ENCAMINH AMENTOS/ PROCEDIMENTOS: RESPONSÁ VEIS5 FACILITA DORES6 PRA ZO outros. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Montes Belos, que teve início em 01/08/2006, investe na melhoria e na qualidade do ensino oferecido.

Há um considerável desenvolvimento na estrutura física, especialmente na ampliação dos laboratórios específicos e na biblioteca, possibilitando melhores condições de realização do estágio e desenvolvimento de estudos e extensão.

As reformas e atualizações solicitadas fazem parte da continuação da busca por qualidade e empreendedorismo que marcam a história do curso na região.

O curso tornou referência pela trajetória de seus egressos, pela constante busca de inovação e atualização e pelo mercado de TI em expansão, tendo assim a necessidade de profissionais qualificados na área.

(25)

25 Atualmente, existe turmas de especialização de egresso da FMB que optaram por continuar sua formação na IES, confirmando o bom conceito dos cursos oferecidos por esta faculdade.

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FMB atende São Luís de Montes Belos e mais 42 (quarenta e duas) cidades da região, formando turmas todo início de ano, como comprovam os alunos matriculados.

Profª. Mestranda. Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa Coordenadora do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Profº. Esp. Roberto Viana Coordenador da CPA

Referências

Documentos relacionados

Os principais passos para o planejamento do processo estão baseados no fatiamento dos modelos 3D (geração das camadas), no posicionamento da peça na mesa de trabalho e

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

a exploração das propriedades constitutivas das TDIC permite a reconstrução do currículo na prática pedagógica, por meio da.. expressão de ideias; a interação

Nesta perspectiva, a escola não seria o centro do conhecimento e do saber, mas segundo Orozco-Gómez (2011), ela conservará sua função de instituição educativa

Dada a importância do setor da construção para a economia brasileira, assim como seus impactos socioambientais, é importante compreender como as organizações com

A seguir são apresentados dois algoritmos para consulta de dados espaciais (i) em um instante específico de tempo e (ii) em um intervalo de tempo, respectivamente..

O tema desta pesquisa surgiu do contato direto com as atividades realizadas como docente da área de agrárias pertencente ao quadro de servidores do Instituto

Estimou-se as seguintes variáveis relacionadas a arquitetura de planta: altura das plantas (ALT), diâmetro do caule (DBC), diâmetro de copa (DCO), , número de ramos aos 50 cm de