• Nenhum resultado encontrado

Diário de Classe. Educação Infantil - creche 0 a 3 anos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Diário de Classe. Educação Infantil - creche 0 a 3 anos"

Copied!
50
0
0

Texto

(1)
(2)

Diário de Classe

Educação Infantil -

creche 0 a 3 anos

(3)
(4)

DIÁRIO DE CLASSE

Instituição: _______________________________________________________ CRE: _____________________________ Ato de Inscrição: ______/______/_____ Grupo: _________________________ ___Ano litivo: ______________________ Turno: ( ) matutino ( ) vespertino ( ) integral

Turma: _______________

(5)

APRESENTAÇÃO

O Diário de Classe para a etapa da Educação Infantil tem por objetivo sistematizar a ação pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo, possibilitando o registro das observações feitas pelo professor em torno do desenvolvimento apresentado pelas crianças, no processo de construção do conhecimento.

Este documento constitui-se em fonte permanente de consulta no âmbito da instituição, pois através dele é possível obter informações sobre o processo vivenciado por cada criança, transformando-se, assim, num valioso instrumento que subsidia as intervenções pedagógicas por parte dos professores, bem como orienta os pais no acompanhamento da aprendizagem das crianças.

Para que o Diário de Classe cumpra com o seu objetivo ele deverá ser atualizado cotidianamente e, os registros realizados tomarão por base as habilidades definidas pela SMED para esta etapa da Educação Básica. Ressalta-se que as vivências definidas neste documento fundamentam-se no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (Brasil, 1998), e em estudos relacionados ao processo de aprendizagem nessa área, considerando a faixa etária das crianças avaliadas.

O que se pretende com este documento é auxiliar a equipe pedagógica através de referenciais teóricos a sistematizarem suas propostas e processo avaliativo, favorecendo o desenvolvimento e as aprendizagens típicas da faixa etária das crianças que freqüentam a Educação Infantil. Para isso, o professor deve se apoiar nas diretrizes aqui dispostas em cada linguagem para produzir seus projetos e sequencias, além de registrar ao final de cada semestre correspondente como foi a evolução das crianças diante das propostas (projetos e sequências) realizados. Dessa forma, é possível selecionar as vivências que se relacionam com o processo de desenvolvimento das crianças, em cada fase realizada.

(6)
(7)

ORIENTAÇÕES

1. O Diário de Classe é um dos instrumentos de acompanhamento e registro do desempenho das crianças da Educação Infantil. Além dele, o professor pode utilizar na sua prática cotidiana, outros instrumentos que auxiliem na coleta diária de informações, que retratem o processo vivenciado pelas crianças, tais como: portfólio (coletânea reflexiva e contextualizada das produções); caderno de registro das observações realizadas; diários de campo, dentre outros.

2. A avaliação da aprendizagem deve pautar-se nas aprendizagens definidas para a Educação Infantil, considerando os conteúdos desenvolvidos e a faixa etária das crianças. Ressalta-se que nesta etapa da Educação Básica a Avaliação não tem fins de promoção, mas sim de acompanhamento e prevenção de possíveis dificuldades a serem enfrentadas futuramente pela criança.

3. A avaliação proposta responde a duas funções importantes: adaptação da intervenção pedagógica às características individuais das crianças, mediante observações sistemáticas freqüentes e determinação do grau de eficácia das intenções previstas no planejamento.

4. A avaliação será sempre da criança em relação a si mesma e não comparativamente com as outras crianças. O olhar que busca captar o desenvolvimento, as expressões, a construção do pensamento e do conhecimento (etc.) deve identificar, também, seus potenciais, interesses, necessidades, pois, esses elementos serão cruciais para o professor planejar atividades ajustadas ao momento que a criança vive. A avaliação ocorre permanentemente e nunca como ato formal de teste, comprovação, atribuição de notas e atitudes que sinalizem punição.(Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Infantil/SECULT/2012,pag.148).

5. As funções da avaliação acima referidas serão alcançadas a partir da:

(8)

novas aprendizagens (diagnóstico inicial); este deverá ser realizado no momento em que a criança chega ao grupo.

Avaliação formativa: proporciona a ajuda pedagógica mais adequada em cada momento, ou seja, acompanhamento da proposta (sequência ou projeto) adequando à realidade concreta do grupo, caso necessário. Esta prática traduz-se na observação sistemática do processo de aprendizagem da criança. Estas deverão ser registradas no espaço destinado para o Plano individual de Trabalho (PIT). O PIT é um plano individual de trabalho, que consiste em elaborar propostas complementares de acordo com a demanda da criança de forma individualizada. Este plano deverá ser estruturado pelo professor após o diagnóstico inicial ou em qualquer tempo em que se observem necessárias mediações específicas com o objetivo de que a criança se desenvolva de forma plena.

Avaliação cumulativa: possibilita a visualização do percurso de aprendizagem trilhado por cada criança, já que neste instrumento constará a descrição evolutiva desde a avaliação diagnóstica, passando pelo Plano individual de trabalho (PIT) e propostas desenvolvidas (sequências e/ou projetos) durante o semestre. A finalidade deste instrumento não consiste na valoração quantitativa, no êxito ou no fracasso da criança na realização das propostas, mas ao contrário. Este instrumento visa retratar como a criança se portou na construção desse conhecimento, com base nas observações feitas pelo professor através de relatos que partam da proposta feita. 6. O processo de avaliação na Educação Infantil deve contar com a participação da família a partir da explicitação dos critérios de avaliação adotados pelo professor, ou seja, é necessário compartilhar o que se espera da criança em cada fase do processo, bem como os seus resultados.

7. Para cumprir com a sua função, o professor deve manter o Diário de Classe sempre atualizado, sem emendas e rasuras, e com registros diários, pois este é um documento oficial da escola, que guarda informações do processo educativo das crianças.

Todas as observações referentes a atestados, faltas, suspensão de atividades ou qualquer intercorrência na frequência da criança deverá ser registrada no espaço destinado à observações no verso da ficha de frequência.

(9)

8. Os registros do desenvolvimento das crianças deverão ser realizados através do diagnóstico inicial, das observações para o plano individual de trabalho (PIT) que se darão no decorrer do desenvolvimento das sequências e/ou projetos, e por fim da elaboração de um relatório ao final de cada semestre. Este deverá ser feito em duas vias sendo entregue uma cópia para a família, proporcionando aos pais das crianças da Educação Infantil, uma visão do desenvolvimento de seus filhos. Considerando os seguintes âmbitos:

Formação pessoal e social da criança – Este âmbito deverá promover vivências que favorecerão, prioritariamente, a construção do sujeito. Tratando-se de questões que envolvem o desenvolvimento de capacidades que dirão respeito ao autoconhecimento (reconhecer-se enquanto sujeito), construindo assim a sua identidade, seus esquemas simbólicos de interação com os outros e com o meio, bem como a relação consigo mesmas.

Conhecimento de mundo – Neste âmbito a construção das diferentes linguagens se dará através de vivências pelas quais as crianças estabelecerão relações entre si e com os objetos de conhecimento, enfatizando aspectos culturais.

É preciso que a avaliação seja coerente com o planejamento e seja proposta em diferentes momentos, já que esta também é um instrumento de suporte reflexivo para o professor sobre a sua prática pedagógica. As observações e os registros são dois grandes instrumentos que devem ser utilizados para avaliar e acompanhar o desenvolvimento das crianças.

As observações poderão acontecer em momentos não programados sendo que estes sejam oriundos de uma situação espontânea e significativa para a criança observada, ou ainda poderá se dar de forma sistemática, quando são previamente traçados objetivos a serem atingidos pelas crianças, nos registros deverão conter a proposta feita à criança, suas reações às atividades e mediações realizadas pelo professor, revelando assim o percurso da criança até o final do semestre.

9. O registro da assiduidade das crianças deve ser realizado diariamente, de modo que o professor e o grupo possam acompanhar sua freqüência. É importante que identificada a ausência providências possam ser tomadas para que ela retorne a instituição, pois ao freqüentar o espaço institucional os vínculos da criança com a instituição e com o grupo são fortalecidos, dando à mesma a segurança para se desenvolver plenamente.

(10)

ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS NO ACOMPANHAMENTO

DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Crianças de 0 a 1 ano

Os professores deverão organizar sua prática de forma que possibilite vivências geradoras de aprendizagens para as crianças. Estas aprendizagens estão organizadas da seguinte forma:

APRENDIZAGENS VOLTADAS À FORMAÇÃO

PESSOAL E SOCIAL

Cuidar de si

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Familiarizar-se, gradativamente, com a própria imagem corporal.

Reconhecer, progressivamente, o próprio corpo e as diferentes sensações que produz.

ӹ Realizar pequenas ações cotidianas ao seu alcance, adquirindo maior independência.

ӹ Interessar-se pelas brincadeiras e exploração de diferentes brinquedos. ӹ Participar de brincadeiras de “esconder e achar” e brincadeiras de imitação ӹ Escolher brinquedos, objetos e espaços para brincar.

ӹ Fazer a higiene das mãos, ainda que com ajuda.

ӹ Expressar desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas ou roupas pessoais.

ӹ Interessar-se em desprender-se de fraldas.

ӹ Apropriar-se, progressivamente, de hábitos regulares de higiene pessoal

(11)

ӹ Comunicar que está com fome, sede, dor, frio, etc.

ӹ Alimentar-se com progressiva autonomia, experimentando novos tipos de alimentos.

ӹ Escolher, gradativamente, o que quer comer ao servir-se ou ser servido. Aprender a relacionar-se

Participar de vivências que possibilitem às crianças: ӹ Pedir ajuda nas situações em que isso se faz necessário.

ӹ Expressar seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas.

ӹ Solicitar aconchego em situações cotidianas. Participar de situações com crianças de diferentes faixas etárias.

Sobre o Meio Ambiente

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Guardar brinquedos e materiais, gradativamente, nos devidos lugares depois de utilizá-los nas atividades.

ӹ Cooperar para que o entorno (ambiente que frequenta) esteja limpo.

APRENDIZAGENS VOLTADAS AO BRINCAR E IMAGINAR

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Brincar com os professores de esconder e descobrir o rosto. ӹ Procurar e achar objetos que foram escondidos.

(12)

ӹ Encaixar peças de madeira. ӹ Empilhar cubos.

ӹ Imitar gestos e vocalizações do professor, dos colegas, animais.

ӹ Imitar sons de objetos (o som do relógio, o movimento de um carro, etc.). ӹ Bater com as mãos sobre uma superfície.

ӹ Entrar e sair de espaços pequenos.

ӹ Brincar de roda ou de ciranda imitando gestos e cantos do professor e dos colegas.

ӹ Brincar de esconde-esconde, pega-pega, de jogar bola, de correr, com a supervisão do professor.

ӹ Envolver-se em turnos de troca de objetos.

APRENDIZAGENS VOLTADAS À LINGUAGEM VERBAL

ORALIDADE

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Compreender mensagens curtas (pedidos, comandos, perguntas, breves informações) que lhe são dirigidas.

ӹ Estabelecer relações gradativas entre os objetos, acontecimentos, pessoas e os nomes que lhes são atribuídos.

ӹ Substituir, gradualmente, a comunicação não verbal (gestos, mímicas) pela comunicação verbal (sons, palavras, frases).

ӹ Nomear as pessoas, objetos e eventos mais familiares.

ӹ Brincar de produzir sons com o professor, com outras crianças e sozinha. ӹ Distinguir a entonação da voz do professor quando ele conta histórias e quando

se comunica em situações cotidianas.

ӹ Expressar suas necessidades e desejos através de gestos, vocalizações, grito ou choro.

(13)

LEITURA

Participar de vivências que possibilitem às crianças: ӹ Interessar-se pela leitura de histórias.

ӹ Participar de situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos: quadrinhos, músicas, receitas, etc.

ESCRITA

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Manusear e folhear materiais impressos (livros, jornais, revistas, histórias em quadrinhos, etc).

ӹ Observar e participar de atos de escrita com função real, realizados pelo professor (construção de blocão com letras de músicas, quadrinhas, receitas).

APRENDIZAGENS VOLTADAS À LINGUAGEM CORPORAL

EXPRESSIVIDADE

Participar de vivências que possibilitem às crianças: ӹ Imitar gestos simples (agitar os braços, por exemplo).

ӹ Seguir movimentos com os olhos e mover a cabeça na direção de sons. ӹ Apropriar-se da própria imagem (principalmente em fotos e espelhos). ӹ Observar-se fazendo movimentos diante do espelho.

(14)

EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Segurar objetos por um tempo maior, inclusive segurar um alimento para comer.

ӹ Sentar em diferentes inclinações. ӹ Deitar em diferentes posições.

ӹ Tirar objetos de um recipiente e colocar em outro;

ӹ Envolver-se em brincadeiras de esconder, atirar uma pequena bola, etc. ӹ Manter-se em pé, apoiando-se em algo ou na planta dos pés, sem ajuda. ӹ Deslocar-se no espaço engatinhando,correndo, andando ou saltando. ӹ Manipular objetos de diferentes formas (peso, texturas, tamanhos, que

produzam sons , etc), usando movimentos como pegar, levar à boca, chutar, empilhar, encaixar, lançar em várias direções e de diferentes modos, etc.

APRENDIZAGENS VOLTADAS ÀS LINGUAGENS ARTÍSTICAS

EM RELAÇÃO À LINGUAGEM MUSICAL

Fazer Musical

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Manusear objetos que produzem sons (ex: pequenos tambores, chocalhos, recipientes de plásticos cheios de diferentes materiais).

ӹ Explorar materiais sonoros diversos.

ӹ Participar de situações de construção de brinquedos sonoros com sucata. ӹ Participar de situações que envolvam brincadeiras e jogos cantados. ӹ Explorar as possibilidades expressivas da própria voz.

(15)

Apreciação musical

Participar de vivências que possibilitem às crianças: ӹ Escutar músicas.

ӹ Escutar obras musicais variadas.

ӹ Escutar diversos tipos de sons (Ex: telefone, campanhia, a água correndo, a chuva, o cachorro latindo, o avião, etc.).

ӹ Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.

EM RELAÇÃO À LINGUAGEM TEATRAL

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Imitar gestos, movimentos e expressões de outras crianças, adultos ou personagens de histórias diversas que forem lidas, contadas ou dramatizadas. ӹ Brincar de ser coisas diferentes fazendo uso de maquiagem, adereço e fantasia. ӹ Apreciar teatro com animação de objetos, de fantoche, de bonecos e de

sombras.

ӹ Participar de situações onde possa ser ator ou espectador.

ӹ Expressar gosto ou desagrado, alegria, medo ou tensão em relação a uma apresentação.

EM RELAÇÃO À LINGUAGEM VISUAL

O fazer artístico

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Manipular diferentes materiais, sentindo, rasgando, amassando, juntando, separando, sobrepondo, colando, etc.

ӹ Usar diversas consistências de tintas para pintura. ӹ Utilizar as mãos para pintar.

ӹ Movimentar o corpo no espaço, produzindo marcas na areia, pintando partes do corpo, reconhecendo a impressão das mãos e dos pés.

(16)

ӹ Explorar e manipular materiais como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, entre outros, em tintas, água, areia, terra, argila, etc., e de variados suportes gráficos como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.

ӹ Articular visualmente as diferentes relações de claro e escuro em situações de brincadeira.

ӹ Observar as transformações das cores das misturas de composições não tóxicas, mais especificamente sucos, mingaus de beterraba, gelatinas, etc. Apreciação

Participar de vivências que possibilitem às crianças: ӹ Observar imagens diversas.

ӹ Entrar em contato com a diversidade de produções artísticas, como desenhos, pinturas, fotografias, ilustrações, etc.

ӹ Apreciar suas produções e a dos outros, por meio da observação.

APRENDIZAGENS VOLTADAS À LINGUAGEM MATEMÁTICA

Números e Sistema de Numeração

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Explorar objetos que contenham números como telefone, relógio, etc. ӹ Participar de vivências onde o professor recite a contagem numérica. Forma

(17)

ӹ Manipular e explorar objetos e brinquedos com diferentes características. ӹ Fazer tentativas de jogar objetos de formas diferentes (cilindros, cubos,

quadrados, triângulos, etc). Espaço

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Manipular e explorar objetos que possibilitem situações de empilhar, rolar e construir.

ӹ Explorar os espaços da instituição.

ӹ Brincar de encontrar objetos, gradativamente, antecipar onde eles podem estar escondidos e fazer o deslocamento necessário para procurá-lo.

ӹ Explorar espaços bidimensionais e tridimensionais, utilizando materiais e ferramentas diferentes, a exemplo de caixas de tamanhos e alturas variadas.

Grandezas e medidas

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Participar de atividades de exploração e manipulação (agrupar objetos, empilhar, colocar um dentro do outro, encher, etc).

ӹ Explorar as relações de peso, tamanho, volume e direção das formas tridimensionais.

APRENDIZAGENS VOLTADAS À LINGUAGEM DA

CULTURA E DA NATUREZA

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras e canções relacionadas às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.

(18)

ӹ Explorar diferentes objetos, suas propriedades e relações simples de causa e efeito.

ӹ Explorar o ambiente, estabelecendo contato com pequenos animais e plantas, manifestando curiosidade e interesse.

ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS NO ACOMPANHAMENTO

DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Crianças de 1 a 3 anos

Os professores deverão organizar sua prática de forma que possibilite vivências geradoras de aprendizagens para as crianças. Estas aprendizagens estão organizadas da seguinte forma:

APRENDIZAGENS VOLTADAS À FORMAÇÃO

PESSOAL E SOCIAL

Cuidar de si

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Comer sem ajuda e usar talheres adequadamente, de forma gradativa. ӹ Expressar preferências em relação a cheiros e paladares.

ӹ Executar movimentos colaborativos ao vestir-se ou desnudar-se, como colocar (ou tirar) os sapatos, desabotoar, etc.

ӹ Identificar produtos que não devem ser ingeridos.

ӹ Tomar cuidados necessários à proteção do corpo conforme manipula tintas, objetos pontiagudos e ao brincar.

(19)

ӹ Dormir sozinho sem a utilização de objeto de transição (chupeta, e/ou paninho).

ӹ Apreciar os sabores, as cores, as texturas e a consistência de diferentes alimentos.

ӹ Perceber a vontade, ir ao banheiro e ter progressivo controle dos esfíncteres. ӹ Lavar as mãos, limpar o nariz, escovar os dentes, usar o sabonete e enxugar-se

com a toalha, com a ajuda do adulto.

ӹ Localizar, no ambiente, objetos habituais e acessá-los com progressiva autonomia.

Aprender a relacionar-se

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Identificar, progressivamente, algumas singularidades próprias das pessoas com as quais convive, cotidianamente, em situações de interação.

ӹ Respeitar regras simples de convívio social.

ӹ Cooperar, solidarizar-se com os companheiros e outras pessoas.

ӹ Participar, com interesse, de situações que envolvem a relação com o outro, incluindo diferentes faixas etárias.

ӹ Conviver com todas as crianças, respeitando as diferenças referentes a: etnia, gênero, religião, condição sócio cultural, ou em razão de necessidades educacionais especiais.

ӹ Comunicar-se com diferentes parceiros, em duplas ou em pequenos grupos, usando gestos, expressões faciais e movimentos corporais.

ӹ Resolver conflitos a partir de diálogo com outras crianças e adultos.

ӹ Identificar elementos que lhe provocam medo e buscar ajuda para superá-lo. Sobre o Meio Ambiente

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Identificar, progressivamente, situações onde haja o desperdício de água e de energia.

ӹ Perceber a necessidade de cuidar e preservar plantas em hortas e jardins. ӹ Reconhecer que os animais domésticos necessitam de cuidados.

(20)

ӹ Perceber, progressivamente, o impacto do lixo no meio ambiente. ӹ Participar de situações de organização de materiais e brinquedos.

ӹ Separar o lixo em recipientes próprios, entrando em contato progressivo com ações voltadas para construção de procedimentos e atitudes.

APRENDIZAGENS VOLTADAS AO BRINCAR E IMAGINAR

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Participar com os companheiros de brincadeiras de roda e ciranda, cantando e fazendo os gestos esperados, sem precisar ter o professor como modelo. ӹ Assumir papeis ao reproduzirem situações cotidianas no faz de conta, mediado

por objetos e indumentárias.

ӹ Imitar as ações de um personagem de uma história lida (Ex.: imitar o lobo da história, caminhar como os sete anões cantando na floresta, etc).

ӹ Brincar com marionetes, reproduzindo falas simples de personagens que memorizaram ou inventaram.

ӹ Construir, com o auxílio do professor, brinquedos com sucatas, a partir de modelos, casas ou castelos com areia, tocos de madeira e outros materiais. ӹ Brincar com a sonoridade de palavras, com variações de um gesto, ou de uma

postura corporal.

ӹ Brincar de seguir o mestre, de lenço atrás, de caça ao tesouro, etc. ӹ Montar quebra-cabeça com ajuda.

ӹ Explicar a um ou mais colegas como se participa de uma brincadeira com regra, usando suas palavras e a sua forma de entender a brincadeira e seu funcionamento.

ӹ Dramatizar um enredo, usando bonecos como atores, dizer aos colegas ou ao professor quais devem ser os personagens, os objetos e adereços necessários ao faz de conta de um determinado tema.

ӹ Brincar de cantar, de dançar, de desenhar, de escrever, de jogar futebol, etc. ӹ Demonstrar interesse e aprender novas brincadeiras.

(21)

ӹ Prolongar cada vez mais seu tempo em brincadeiras. ӹ Descrever uma brincadeira vivenciada.

APRENDIZAGENS VOLTADAS À LINGUAGEM VERBAL

EM RELAÇÃO À LINGUAGEM ORAL

Oralidade

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Ouvir com atenção ( atenção a opinião dos colegas, a contação de histórias, as conversas na roda, as orientações do professor, etc.).

ӹ Ouvir histórias e reconhecer elementos das histórias nas ilustrações. ӹ Responder a perguntas, utilizando palavras e frases conhecidas.

ӹ Relatar pequenos fatos e experiências significativas, descrevendo situações e objetos com a ajuda de outras crianças e do adulto.

ӹ Participar, embora por breves períodos de “rodas de conversa”, nas quais as seguintes atividades são desenvolvidas: cantar canções acompanhadas de movimentos, escutar histórias curtas, escutar poesias, contar novidades. ӹ Reproduzir, oralmente, pequenos textos como canções, quadrinhas, parlendas,

histórias, etc.

ӹ Expressar desejos, necessidades e sentimentos, através da linguagem oral e/ ou linguagem gestual, interagindo nas situações cotidianas de comunicação. ӹ Participar de diferentes momentos verbais, comunicando-se em diferentes

contextos e com diversidade de interlocutores.

ӹ Ampliar seu vocabulário a partir da incorporação de termos advindos das experiências vivenciadas.

(22)

Leitura

Participar de vivências que possibilitem às crianças: ӹ Interessar-se pela leitura de histórias.

ӹ Participar de situações de leitura de diferentes gêneros feitas pelos adultos: quadrinhos, músicas, receitas, etc.

ӹ Desenvolver, progressivamente, procedimentos leitores apoiados em modelos adultos, de forma não convencional.

ӹ Manusear, com progressivo interesse, materiais impressos como livros, revistas, etc (previamente apresentados ao grupo).

Escrita

Participar de vivências que possibilitem às crianças: ӹ Vivenciar situações de escrita em suas brincadeiras. ӹ Reconhecer a escrita do seu próprio nome.

ӹ Compreender a função do nome como identificadora de suas atividades e pertences.

ӹ Familiarizar-se com diferentes portadores textuais (contos, notícias de jornal, adivinhações, poesias, etc.).

ӹ Identificar e escrever seu nome a partir de uma ficha modelo. ӹ Desenhar livremente.

ӹ Identificar a letra inicial do seu nome e de outras palavras significativas. ӹ Participar de situações de escrita com função social real, com a ajuda do

professor (textos coletivos, bilhetes para os pais, descrição de gravuras, combinados).

ӹ Imitar comportamento escritor em suas brincadeiras simbólicas; assinar documentos, anotar recados, fazer listas de compras, etc.

(23)

APRENDIZAGENS VOLTADAS À LINGUAGEM CORPORAL

EXPRESSIVIDADE

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.

ӹ Explorar as partes do corpo, conhecendo e identificando as qualidades do próprio corpo e do corpo dos outros, e de suas semelhanças e diferenças. ӹ Observar-se e observar o outro, fazendo movimentos diante do espelho. ӹ Participar de danças de diferentes gêneros e outras expressões de cultura

corporal (mímica, teatro).

EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Empurrar carrinhos e caixas, marchar, dançar, rolar, subir e descer de cadeiras, etc.

ӹ Empilhar blocos ou outros objetos.

ӹ Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., para uso de objetos diversos.

ӹ Saltar longe e em profundidade.

ӹ Avançar na segurança e na agilidade dos movimentos. ӹ Caminhar levando objetos.

(24)

APRENDIZAGENS VOLTADAS ÀS LINGUAGENS ARTÍSTICAS

Fazer Musical

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Manusear objetos que produzem sons (ex: pequenos tambores, chocalhos, recipientes de plásticos cheios de diferentes materiais).

ӹ Explorar materiais sonoros diversos. ӹ Construir brinquedos sonoros com sucata. ӹ Interpretar músicas e canções diversas.

ӹ Participar de brincadeiras cantadas e rítmicas.

ӹ Seguir o ritmo das músicas com movimentos corporais. ӹ Criar canções e letras.

ӹ Explorar diferentes maneiras de produzir sons com o próprio corpo.

APRECIAÇÃO MUSICAL

Participar de vivências que possibilitem às crianças: ӹ Escutar músicas.

ӹ Escutar obras musicais variadas (clássicas, populares, cantadas, étnicas e instrumentais).

ӹ Escutar diversos tipos de som (Ex: telefone, campainha, a água correndo, a chuva, o cachorro latindo, o avião, etc.).

ӹ Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais. ӹ Participar de situações que envolvam o contato com as qualidades sonoras

(intensidade, duração, timbre, altura) de objetos e instrumentos musicais diversos, mesmo sem reconhecê-los convencionalmente.

ӹ Participar de situações em que a música, canções ou sons produzidos por brinquedos sonoros se façam presentes em contações de histórias.

ӹ Ampliar ritmos diferentes de músicas e canções.

(25)

cantigas de roda, brincos, parlendas, trava-línguas, mnemônicas, adivinhas, etc.

EM RELAÇÃO À LINGUAGEM TEATRAL

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Imitar gestos, movimentos e expressões de outras crianças, adultos ou personagens de histórias diversas que forem lidas, contadas ou dramatizadas. ӹ Brincar de ser coisas diferentes, fazendo uso de maquiagem, adereço e fantasia. ӹ Apreciar teatro com animação de objetos, de fantoche, de bonecos e de

sombras.

ӹ Participar de situações onde possa ser ator ou espectador.

ӹ Participar da teatralização de histórias conhecidas, com ou sem uso de máscaras, fantasias, maquiagem ou adereços.

ӹ Reconhecer algumas características de personagens socializados. ӹ Criar histórias e enredos para dramatizar.

ӹ Improvisar situações e personagens, usando bonecos, brinquedos e objetos. ӹ Apreciar as apresentações, destacando aspectos como: sons, luzes, cenários,

fantasias e falas dos personagens.

ӹ Descrever os sentimentos de agrado ou desagrado, de medo ou de felicidade em relação à apresentação.

EM RELAÇÃO À LINGUAGEM VISUAL

O fazer artístico

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Manipular diferentes materiais, sentindo, rasgando, amassando, juntando, separando, sobrepondo, colando, etc.

ӹ Usar diversas consistências de tintas para pintura. ӹ Utilizar as mãos para pintar.

ӹ Movimentar o corpo no espaço, produzindo marcas na areia, pintando partes do corpo, reconhecendo a impressão das mãos e dos pés.

ӹ Explorar e manipular materiais como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, etc, de meios como tintas, água, areia,

(26)

terra, argila, etc., e de variados suportes gráficos como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.

ӹ Cuidar do próprio corpo no contato com os suportes e materiais de artes. ӹ Cuidar do corpo dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes. ӹ Cuidar dos materiais, dos trabalhos e objetos produzidos individualmente. ӹ Cuidar dos materiais, dos trabalhos e objetos produzidos coletivamente. ӹ Criar pinturas com consistências diferentes (dura ou mole); temperatura

variada (quente ou frio); pesos diversos (leve ou pesado). ӹ Identificar sua produção, dentre outras.

ӹ Explorar os materiais experimentados.

ӹ Observar e interagir com os processos de produção das demais crianças, incluindo as de outras faixas etárias.

APRECIAÇÃO

Participar de vivências que possibilitem às crianças: ӹ Observar imagens diversas.

ӹ Identificar imagens diversas

ӹ Conhecer a diversidade de produções artísticas, como desenhos, pintura, fotografias, ilustrações, etc.

ӹ Apreciar suas produções e a dos outros, por meio da observação.

APRENDIZAGENS VOLTADAS À LINGUAGEM MATEMÁTICA

Números e Sistema de Numeração

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Recitar, oralmente, sequências numéricas em brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.

(27)

procedimentos de contagem.

ӹ Utilizar diferentes formas de representação de quantidades.

ӹ Entrar em contato, com situações do dia-a-dia, favorecendo a construção de noções matemáticas referentes à construção do conceito de número.

ӹ Comunicar quantidades através do nome dos números.

ӹ Registrar, ainda que de maneira não convencional, controle de material, quantidade de crianças que irão lanchar, pontuação de brincadeiras, quantidade de crianças presentes no dia.

Forma

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Separar objetos de acordo com uma de suas características (cor, espessura ou tamanho).

ӹ Construir objetos com diferentes materiais.

ӹ Descrever algum atributo (pequeno/grande; comprido/curto; redondo/ quadrado) de objetos diversificados.

Espaço

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Representar o espaço em outra dimensão através de brincadeiras de construir torres, pistas para carrinhos e cidades com blocos de encaixe ou madeira. ӹ Explorar o espaço, realizando deslocamento de objetos e de si mesmo.

ӹ Deslocar-se em meio a obstáculos dispostos ao longo do trajeto (passando por cima, por baixo, rodeando, equilibrando, etc.).

ӹ Identificar algumas posições dos objetos no espaço.

ӹ Explorar percursos verticais, horizontais e em círculos (andar em cima da corda, bambolê, etc.).

ӹ Conhecer os espaços da instituição e suas funções, compreendendo as noções de dentro, fora, em cima, perto, longe e explorando caminhos diversos para chegar a um lugar.

ӹ Construir formas planas e volumosas considerando suas relações com os espaços tridimensionais, por meio de esculturas, modelagens, etc.

(28)

Grandezas e medidas

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Manipular instrumentos de medida em situações de brincadeiras, onde seja necessário mensurar comprimento, peso, volume e tempo.

ӹ Explorar relações de peso, tamanho e volume das formas bidimensionais ou tridimensionais ao construir formas planas e volumosas.

APRENDIZAGENS VOLTADAS À LINGUAGEM DA

CULTURA E DA NATUREZA

Participar de vivências que possibilitem às crianças:

ӹ Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras e canções relacionadas às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos. ӹ Cuidar de pequenos animais por meio de atividades que envolvam a observação,

a troca de ideias entre as crianças e a criação com ajuda do professor.

ӹ Cuidar de plantas e observar o seu crescimento, sua transformação e participar dos cuidados que exigem como regar, verificar a presença de pragas, etc. ӹ Mostrar interesse e curiosidade pelo ambiente físico e social à sua volta,

fazendo perguntas, movimentando-se, gradativamente, com independência, expondo suas idéias.

ӹ Participar de atividades que envolvam processo de culinária ou de confecção de objetos para ajudar a levantar questões relativas a transformação de elementos. ӹ Aprender a agir sobre objetos e materiais, com ajuda do professor, fazendo e

criando misturas (massinha, mingau grosso de água e maisena, etc.).

ӹ Reconhecer diferenças e semelhanças entre sua organização familiar e de outras crianças. ӹ Observar fenômenos e elementos da natureza presentes no dia-a-dia e

reconhecer algumas características (calor produzido pelo sol, chuva, claro e escuro; quente e frio).

(29)

PROJETO E/OU SEQUÊNCIA

Este espaço é destinado ao registro das propostas (nome dos projetos e/ou sequencias).

1º SEMESTRE ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(30)

PROJETO E/OU SEQUÊNCIA

Este espaço é destinado ao registro das propostas (nome dos projetos e/ou sequências).

2º SEMESTRE ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(31)
(32)

OBSERVAÇÕES REFERENTES À FREQUÊNCIA ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(33)

REGISTRO DO PERCURSO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

Nome: ______________________________________________________ Idade: ___________ anos e ____________ meses.

DIAGNÓSTICO INICIAL DATA: ____ /____ / ____

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ _______________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(34)

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(35)

OBSERVAÇÕES DO ACOMPANHAMENTO DURANTE O 1º SEMESTRE PIT - Plano Individual de Trabalho

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(36)
(37)

Instituição: __________________________________________________ Nome: ______________________________________________________ Grupo: _____________________ Turma: __________________________

RELATÓRIO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 1º SEMESTRE ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(38)

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(39)

Instituição: __________________________________________________ Nome: ______________________________________________________ Grupo: _____________________ Turma: __________________________

RELATÓRIO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 1º SEMESTRE ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(40)

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(41)

OBSERVAÇÕES DO ACOMPANHAMENTO DURANTE O 2º SEMESTRE PIT - Plano Individual de Trabalho

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(42)
(43)

Instituição: __________________________________________________ Nome: ______________________________________________________ Grupo: _____________________ Turma: __________________________

RELATÓRIO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 2º SEMESTRE ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(44)

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(45)

Instituição: __________________________________________________ Nome: ______________________________________________________ Grupo: _____________________ Turma: __________________________

RELATÓRIO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 2º SEMESTRE ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(46)

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

(47)
(48)
(49)
(50)

Referências

Documentos relacionados

O Presidente da Direção do CSPVC é convocado para todas as reuniões dos órgãos da Liga de Amigos, sejam, a Mesa e a Assembleia. Por motivos justificados, pode delegar

Espécie até então citada apenas para a região Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo), sendo registrada pela primeira vez para Goiás. Floresce de abril a agosto,

Embora esteja cada vez mais bem documentada a magnitude da dispersão no meio ambiente de poluentes tóxicos produzidos pelo homem, poucas pessoas sabem que esses mesmos compostos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Para demonstrar a seletividade do método proposto, comparou-se os resultados de amostras contendo monazitas, digeridas seguindo o procedimento proposto fusão com LiBO2 + moagem

Entretanto, parece-nos que seu manuscrito aponta para um outro livro, aquele que não chegou a ser publicado em vida pela autora e que não sabemos como seria.. Um livro para

A conceituação do que vem a ser Convenção Coletiva encontra-se no artigo 611 da CLT, (Brasil, 2017): que em síntese define ser a Convenção Coletiva de Trabalho um acordo de