• Nenhum resultado encontrado

São Lucas. zona Leste

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "São Lucas. zona Leste"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Com aproximadamente 150 mil habitantes, São Lucas precisa superar difi culdades na área do transporte público e da segurança. A construção do monotrilho na Zona Leste pode ajudar a trazer desenvolvimento ao distrito

zona Leste

Saiba mais sobre os Bairros Vivos de SP em: www.policeneto.com.br

(2)

década seguinte, a população mais que dobrou e, em 1970, o distrito já tinha 113.504 pessoas, segundo dados do IBGE. O ápice foi no começo dos anos 1980, com 156.430 habitantes. As décadas seguintes registraram uma peque-na diminuição e, segundo o Censo mais recente, de 2010, há cerca de 142 mil pessoas em São Lucas.

L

ocalizado na Zona Leste da

Capital e próximo aos muni-cípios de Santo André e São Cae-tano do Sul, o distrito de São Lucas enfrenta difi culdades na área de transporte e segurança, que po-dem ser superados por meio da construção de novas linhas de Me-trô e da atuação mais intensa do Poder Público. Atualmente, ocupa posição intermediária em relação ao IDH (Índice de Desenvolvimen-to Humano), sendo o 42º colocado entre os 96 distritos de São Paulo. O local pertencia à Vila Prudente até 1986, quando houve uma rees-truturação da cidade.

O nome foi dado em homena-gem ao santo padroeiro da família

As obras do Monotrilho do Metrô, que vão melhorar a mobilidade e o trânsito de São Lucas

De Luccas, cujos irmãos, Antônio, Luís e Domingos, eram proprietá-rios dos primeiros lotes vendidos na região. O santo católico é con-siderado o padroeiro dos médicos, além de pintor, músico e autor do terceiro livro dos evangelhos. Até o início do século 20 o local perma-neceu pouco habitado em com-paração aos vizinhos – principal-mente o distrito de Vila Prudente e a cidade de São Caetano do Sul. Um dos motivos eram as terras de brejo, pouco propícias para o cul-tivo de pequenas hortas – ativida-de que impulsionou o crescimento de diversos distritos da Zona Leste, como Parque do Carmo e Itaquera. A partir dos anos 1940 o lo-cal passou a ser mais povoado, e abrigava principalmente os tra-balhadores das indústrias que se instalavam em locais como a Mooca, a Vila Prudente e nas cida-des vizinhas do ABCD Paulista. A partir daí começa o crescimento populacional da região. Em 1950, eram aproximadamente 30 mil moradores. Na década seguinte, a população mais que dobrou e, em 1970, já tinham 113.504 pes-soas, segundo dados do IBGE. O ápice foi no começo dos anos 1980, com 156.430 habitantes. Na

O legado

de Anhaia Mello

A

principal avenida de São Lucas, que tem 11 km de extensão e atravessa boa parte do distrito, é uma homenagem a Luiz Ignácio Romeiro de Anhaia Mello, que foi engenheiro, pro-fessor e diretor da Escola Politéc-nica da USP, vereador e prefeito da Capital. Em 1948, ele ajudou a fundar a Faculdade de Arquitetu-ra e Urbanismo da Universidade de São Paulo e, em 1950 chegou ao cargo de vice-reitor da USP. Morreu em 1974. Atualmente, a via é famosa por ter diversas concessionárias de automóveis – e também pelo trânsito compli-cado, situação que será revertida com a chegada do monotrilho, cujo traçado passará justamente na avenida.

T

ransformar a cidade, fazer de São Paulo um melhor lu-gar pra se viver. E todos nós sabe-mos de uma coisa: essa mudança só é possível se nascer do lugar em que as pessoas realmente vi-vem: os bairros, os distritos da nossa metrópole. Neste livrinho, você verá como em São Lucas as ideias e as práticas de um Bairro Vivo vêm mudando a vida de quem mora lá. Transformação que surge do conhecimento da região, de suas praças e ruas, de seus córre-gos e parques, do que existe e do que falta, do que foi feito e de tudo o que ainda precisa e pode ser fei-to. Conhecimento do passado, do presente e do futuro. Bairro Vivo.

(3)

O impacto das ações

de Police Neto no

seu distrito

Ao longo de seus dois mandatos como vereador, José Police Neto (PSD), que atualmente é também presidente da Câmara Municipal de São Paulo, criou diversos proje-tos que se transformaram em lei e benefi ciam a população de toda a cidade de São Paulo. Veja, no mapa abaixo, qual o impacto delas no dis-trito em que você mora.

vo c ê e s t á a q u i

2

LEI DA FICHA LIMPA MUNICIPAL

A lei da Ficha Limpa, aprovada em 2012, obri-ga os servidores municipais (e de órgãos contratados pela Prefeitura) a seguirem os mesmos critérios previstos na lei federal de mesmo nome. Os servidores não podem ter sido condenados em processos de corrup-ção. Os que já estão contratados precisam comprovar a inexistência de débitos com a Justiça. E quem for admitido deverá apresen-tar estes documentos na hora da contratação.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

O projeto de lei de Police Neto que trata da regulariza-ção fundiária de interesse social, assim que aprovada, vai benefi ciar quem mora em loteamentos grilados, clandestinos, irregulares e em favelas, processo seme-lhante ao que ocorre hoje na Favela São Nicolau, em uma área total de 10.536 m2, com aproximadamente 112 habitações na comunidade.

6

INDICADORES DE DESEMPENHO

Police é o autor da lei que criou os indicadores de de-sempenho, que avaliam a qualidade do serviço público da cidade de São Paulo. O morador de São Lucas, por exemplo, pode saber como está a educação do distrito, e se ele está melhor ou pior que os outros. Para acessar os dados é só entrar no site da Prefeitura, depois na página da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e, em seguida, no link Indicadores.

5

PLANO DE BAIRRO

Police Neto foi o mentor do primeiro Plano de Bairro da cidade de São Paulo, no distrito de Perus (Zona Norte), onde obras de um terminal de ônibus já são executadas. Previstos no Plano Diretor do Município, os planos de bairros têm como diferencial a participação da co-munidade local junto a especialistas e a subrefeitura para discutir melhorias. No caso de São Lucas, os moradores podem se organizar para resolver os problemas que afl igem a região.

3

TELECENTROS

O acesso gratuito à internet se expandiu desde que a Política Municipal de Inclu-são Digital, lei de autoria de Police Neto, foi instituída. Com ela, as empresas de Tecnologia da Informação podem des-tinar parte do ISS (Imposto sobre Servi-ços) ao Fundo Municipal de Inclusão Di-gital, criando novas unidades e ajudando a manter os já existentes, como o Sítio do Pinheirinho.

4

LEI DO ALVARÁ CONDICIONADO

Com a Lei do Alvará Condicionado, pequenos comerciantes podem abrir suas portas mesmo antes de conseguir a licença de funcionamen-to, e podem trabalhar enquanto providenciam a documentação, que pode ser obtida em um prazo máximo de quatro anos. No caso do dis-trito de São Lucas, a medida pode benefi ciar lojistas da Avenida São Lucas, uma das princi-pais vias comerciais do local.

1 1 3 2 7 4 6 5

PROCON DO SERVIÇO PÚBLICO

Esta lei de Police Neto equipara o usuário de serviços públicos ao consumidor comum, assegurando o direi-to de acompanhar e fi scalizar a qualidade de qualquer serviço oferecido pelo Poder Público. Se os ônibus do terminal de São Lucas não estão saindo no horário, você pode ir até a subprefeitura e reclamar. A crítica chegará ao setor competente e o serviço será checado.

(4)

aumentar a segurança do mora-dor. Outra realização importante foi a construção do Parque Line-ar da Integração Zilda Arns, loca-lizado na divisa com o distrito de Sapopemba. Com 224 mil metros quadrados de área, o espaço au-menta as possibilidades de lazer para a população, com quadras, campos de futebol, mesas para jogos e espaço para crianças. Outro objetivo do parque é aju-dar na preservação dos rios.

U

m dos principais

proble-mas do distrito de São Lucas, a falta de transporte público, está prestes a ser so-lucionada. O governo do Esta-do está construinEsta-do uma linha de Metrô que vai integrar toda a Zona Leste da Capital e terá ligação com a Linha 2-Verde, que leva até a Vila Madalena, na Zona Oeste. Chamada de Linha 15-Prata, ela usará o monotrilho, e terá 17 estações. Três delas, Oratório, São Lucas e Camilo Haddad, serão construídas no distrito e vão ajudar a resolver o excesso de veículos, que con-gestiona vias importantes como a Anhaia Mello e a Sapopem-ba. Segundo levantamento do Datafolha, 72% dos moradores não se mudariam de São Lucas. Com a chegada do monotrilho, esse índice de fidelidade deve aumentar mais ainda.

De acordo com levantamento do Datafolha, duas das maiores reclamações dos habitantes do distrito são o asfaltamento, com 13%, e trânsito, 11%. Por isso, essa grande obra pode transformar a realidade dos bairros, pois irá valorizar os imóveis no entorno

e trazer melhorias na mobilidade urbana. Com a redução do tráfe-go, a manutenção das principais vias pela Prefeitura tende a fi car mais fácil.

Por outro lado, a maior qua-lidade do distrito é o comércio, apontado por 30% dos morado-res, segundo o Datafolha. O vere-ador Police Neto acredita no co-mércio como gerador de renda e emprego na região. Por isso ele apoia a lei do Alvará Condicio-nado, dando a possibilidade aos pequenos lojistas abrirem suas portas antes mesmo de conse-guirem a licença de funciona-mento, obtido em um prazo má-ximo de quatro anos.

Uma das maiores difi culda-des enfrentadas pela Zona Les-te da Capital é a violência, e em São Lucas não é diferente. No distrito, 81% das pessoas não se sentem seguras. A prefeitu-ra e o Estado têm atuado paprefeitu-ra

Monotrilho vai melhorar qualidade de vida

O Plano de Bairro pode

ajudar a população de

São Lucas a solucionar os

problemas de segurança,

asfaltamento e trânsito

T

ransformar a cidade a partir de quem

conhece a cidade. Esse é o grande desa-fi o de quem vive em São Paulo, uma grande metrópole, habitada por mais de 11 milhões de pessoas. Cidade pensada e administrada desde há muito de cima para baixo. Mas São Paulo não é só isso. É também um conjunto de comunidades, onde vive quem conhece, e muito bem, a megacidade: seus habitantes.

Essa é a proposta que transparece nestes cadernos, nestes retratos dos Bairros Vivos de São Paulo: alguns de seus problemas e muitas de suas soluções. Que passam pelas leis produzidas e votadas pela Câmara Mu-nicipal, mas que sempre nascem do conhe-cimento que os habitantes de São Paulo têm do seu bairro. Leis como a que trata do uso da propriedade e de seu principal fundamen-to, a função social. Ou a lei que permite uma organização maior das atividades produtivas, através do Alvará Condicionado. Ou a que tornou permanentes os Telecentros, fonte de informação e conhecimento, base do proces-so de inclusão moderna, digital. E é no bairro que essas leis adquirem vida. Bairro Vivo.

Sou e quero continuar sendo um agente a serviço dos habitantes de cada bairro, para que, juntos, possamos transformar para me-lhor o espaço em que as pessoas moram e convivem. Contem comigo sempre: um par-ceiro para ajudá-los nessa empreitada.

José Police Neto

Quem conhece a cidade,

transforma a cidade

O

vereador Police Neto (PSD) acredita na participação da comunidade local como meio de auxiliar a Prefeitura na solução dos problemas de cada bairro. Por isso, ele foi o mentor do primeiro Plano de Bairro de São Paulo, no distri-to de Perus (Zona Norte). Entre as medidas previstas, estão a cons-trução de um terminal urbano de ônibus e de um parque linear que vai acabar com as enchentes. Em São Lucas, a iniciativa pode ajudar a desenvolver a região, estimulan-do a implantação de empresas. Se-gundo levantamento do Ministério do Trabalho, em 2010 o distrito ofe-recia 20.888 vagas de emprego.

(5)

Dados estatísticos de SÃO LUCAS

População total 142.347 habitantes

Densidade

demográfi ca 14.378 habitantes/ km2 Área geográfi ca total 9,90 km2

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 0,864 (42º lugar entre os 96 distritos da capital)

serviços

Acidentes de trânsito ...156 Ambulância ...192 Auxílio à lista ...102 Bombeiros ...193 CET ... 1188

Guarda civil metropolitana ...3396-5830 Correios ...0800 725 7282 Defesa civil ...199

Delegacia de defesa da mulher ...2742-1701 Delegacia do idoso ...3237-0666 Disque-denúncia ...0800 156 315 ou 181 Disque saúde ...136 Hora certa ...130 Informações de trânsito ...156 Ouvidoria da câmara ...0800 322 6272 Ouvidoria do município ...0800 175 717 Polícia civil ...147 Polícia militar ...190 Prefeitura ...156 Previsão do tempo ...132 Procon ...151 PSIU ...156 ou 3101-3737 Receita federal...146 Vigilância sanitária...3397-8278 AES Eletropaulo ...0800 72 72 196 Sabesp...195 Itinerários de ônibus ...156 Metrô ...0800 770 7722 CPTM ...0800 055 0121 Telefones úteis em SP

Mande suas sugestões e reclamações, participe!

Expediente

Nome:

Tel: End: Sugestões

fonte: Censo IBGE, 2010.

Jornalistas | Regina Terraz (mtb 50144/SP) Adriana Chaves André Vargas Camila Belotti Danilo Rodrigues Guilherme Maciel Jéssika Torrezan Ivan Torraca Marianna Sanfelicio Fotografi a | Maurício Maranhão Ricardo Bakker Design editorial | Daniela N. Secondo

Kleber de Messas Design on-line | Débora Ferro

Mariel Meira

Participe de nossa campanha e ajude a construir uma cidade mais justa

Escritório político

Edifício Praça da Bandeira Rua Santo Antônio, 184 - 18º - sala 181 CEP 01314-000 - São Paulo - SP tel: (11) 3105-9966

site: www.policeneto.com.br

ouvidoria: ouvidoria@policeneto.com.br

e-mail: policeneto@policeneto.com.br

• /josepoliceneto • /policeneto

Telefones úteis no distrito de SÃO LUCAS

Subprefeitura Vila Prudente (11) 3397-0800 Telecentro Casa do Pão (11) 2143-5898 AMA Hermenegildo Morbin Junior (11) 2115-4284 UBS

Parque São Lucas (11) 2918-3595 70º Distrito Policia (11) 2702-0454 21º Batalhão da PM (11) 2211-1878 Inspetoria Regional Vila Prudente (11) 2719-7479 Corpo de Bombeiros

– Posto Vila Prudente (11) 2345-6001

Contr

atação

Referências

Documentos relacionados

 As marcações estromais para os carboidratos estudados (metil-α-D- manose e α-L-fucose), bem como para a expressão das Galectinas 1 e 3 no estroma não

ü The germination tests must be conducted at constant temperature 30ºC for 28 days; ü The addition of gibberellic acid and alternating temperature were ineffective for seed

LISTA DE FIGURAS Figura 01 – Mapa hidrográfico da bacia do Rio Preto20 Figura 02 – Unaí: município da RIDE29 Figura 03 – Eficiência no uso da água para irrigação36 Figura 04

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

A legislação da Comunidade Econômica Européia de defesa da concorrência coibiu as concentrações empresarias e o abuso de posição dominante que possam existir no mercado, pois

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

No decorrer do curso de Pedagogia uma das alunas-indígenas Pankararu residindo no bairro do Parque São Lucas, Zona Leste da cidade de São Paulo, participou ativamente da

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no