• Nenhum resultado encontrado

CENTRO CULTURAL DENISE STOKLOS: NOVA PROPOSTA ARQUITETÔNICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO CULTURAL DENISE STOKLOS: NOVA PROPOSTA ARQUITETÔNICA"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

CENTRO CULTURAL DENISE STOKLOS: NOVA PROPOSTA ARQUITETÔNICA

VANESSA PÂMELA LEUCH ¹

¹ Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCA GE – Arquitetura e Urbanismo – Ponta Grossa - PR – Brasil.

Email

RESUMO: A cidade Irati, segundo dados do IBGE de 2018 localiza na região

Sudeste do Estado do PR. Em 2010, sua densidade demográfica era de 56,23 hab./km² e atualmente conta com uma população estimada de 60.357 habitantes, onde há uma mescla de etnias, principalmente poloneses e ucranianos. Ao longo dos anos a cidade vem crescendo e percebe-se a falta de um espaço destinado a cultura e lazer na região. Diante disto este projeto tem como objetivo o resgate do edifício Centro Cultural Denise Stoklos, que se encontra em estado de abandono, propondo além do teatro um novo anexo que irá oferecer lazer e ensino ao público. Os Centros Culturais são relevantes para uma sociedade, com o objetivo de produzir e difundir a cultura e os bens simbólicos. E com isso tem como finalidade melhorar o potencial da região, proporcionando mais atrativos, relacionadas à cultura, ensino e lazer.

Palavras-chave: resgate, ensino, cultura.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade apresentar o projeto de uma nova proposta arquitetônica para o Centro Cultural Denise Stoklos – que atualmente se encontra inacabado e em estado de abandono – localizado na cidade de Irati – PR. A cidade foi fundada em 1890, em uma vila chamada Covalzinho, pelos povos que chegaram de Campo Largo, Assungui e da Lapa. Em 1899, Covalzinho torna-se a sede de Irati, nessa mesma época inicia-se na região a construção da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande do Sul. Nos anos seguintes, recebe colonos estrangeiros, alemães, holandeses e, principalmente, os poloneses e ucranianos. Seu nome deriva da tribo indígena de índios Iratins, que povoavam o território nos tempos em que surgia a cidade (DLUGOSZ, 2016).

A obra do Centro Cultural Denise Stoklos foi iniciada em 2007 e planejada para ser finalizada em 2010, mas foi paralisada devido a mudanças de gestão do governo estadual. Parte da edificação construída custou mais de quatro milhões aos cofres públicos e com isso, o governo cedeu o prédio para a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), que hoje está responsável pela edificação (G1.GLOBO.COM, 2014).

O terreno se localiza em um ponto estratégico, próximo a principal entrada da cidade, assim quem chega já se depara com a edificação, o que gera indignação pelo fato de se ter um edifício de extrema importância para a população, em estado

(2)

de abandono. A condição atual da obra contribui para o atraso da cultura e coopera para a desvalorização imobiliária da região.

O projeto original foi criado pelo engenheiro Civil Rubens Meister, que também elaborou o teatro Guaíra de Curitiba – PR. Inicialmente, o projeto contemplaria uma área construída de aproximadamente cinco mil metros quadrados, contendo: um teatro completo, com capacidade para 517 lugares, designado para apresentações culturais como: teatro, dança, música e eventos educacionais e uma concha acústica para apresentações ao ar livre (figura 01 e 02) (G1.GLOBO.COM, 2014).

.

Figura 01 – Projeto original Centro Cultural Denise Stoklos Fonte: CENTRO (2018).

Figura 02 – Projeto original Centro Cultural Denise Stoklos. Fonte: CENTRO (2018).

No momento, o espaço serve de moradia para famílias indígenas e para moradores de rua, correndo o risco de ser usado para atividades ilícitas. O prédio abandonado apresenta muitos detritos no seu interior e, no exterior, acúmulo de lixo

(3)

e entulhos (figuras 03 e 04).

Figura 03 – Imagem interna da edificação

Fonte: arquivo pessoal da autora, em 25 de ago 2018.

Figura 04 – Imagem interna da edificação

Fonte: Arquivo pessoal da autora, em 25 de ago 2018.

A área se encontra tomada por ervas daninhas e isso atraí animais peçonhentos, insetos, roedores, que ocasionam riscos aos moradores da região, além de se transformar em um local apropriado para a criação e disseminação do Aedes aegypti (figura 05 e 06).

(4)

Figura 05 – Vista exterior do terreno da Rua Ipiranga Fonte: Arquivo pessoal da autora, em 12 de mar. 2018.

Figura 06 – Vista exterior do terreno da Rua Pedro Choma. Fonte: Arquivo pessoal da autora, em 12 de mar. 2018.

A justificativa para o projeto é a de que um centro cultural é de suma importância para o desenvolvimento de uma cidade, exerce o papel de inclusão social, oferece acesso a atividades artísticas e manifestações culturais, promove a discussão sobre a valorização do patrimônio artístico e cultural da região. Tem por finalidade oferecer espaços que se destinam a exposição e contemplação das expressões artísticas, também apresenta locais pensados para diversas atividades, como: ensino e cursos, oficinas, espaço expositivo, área de convivência, lazer e teatro. Também pode ser utilizado por alunos e universitários, para exposições de seus trabalhos, palestras, apresentações e peças teatrais, e inclusive, conhecerem o trabalho de outros artistas até mesmo locais, de que não tinham ciência. Com um teatro na cidade, a população não terá mais que se deslocar para outras regiões para ver uma peça teatral, ou até mesmo outras atividades que um Centro Cultural

venha a oferecer (NEVES, 2013). Os

Centros Culturais são relevantes para uma sociedade, com o objetivo de produzir, elaborar e difundir a cultura e os bens simbólicos. Os Centros devem propor atividades de interação, como: oficinas, cursos, educação, formação artística, consulta, leitura em biblioteca, exibição de vídeos e filmes, audição musical, apresentações de espetáculos, entre outros, de forma a promover um espaço acolhedor e de formação das pessoas, atendendo a todas as classes sociais e faixas etárias (NEVES, 2013).

Com isso, esses são alguns dos objetivos que o projeto para o Centro Cultural Denise Stoklos busca atender, como também tem o intuito de potencializar a região,

(5)

atraindo a população vizinha, acarretando lucro aos comerciantes locais, além de valorizar os terrenos ao entorno e melhorar a especulação imobiliária. Com a implantação do Centro Cultural serão oferecidas áreas livres, espaços de lazer, áreas verdes arborizadas, praças, que contribuirão para a integração social, para a melhora da qualidade do ar e da saúde humana, oferecendo mais qualidade de vida, com a redução da poluição atmosférica e da poluição sonora, e diminuição de riscos para os cidadãos que residem próximo da área, com o fim do acumulo de lixo e entulho.

Com o novo projeto também será possível o aprimoramento da qualidade estética da cidade, causando melhor impressão aos que visitam a região.

O terreno situa-se em Irati-PR, cidade da região sudeste do estado do Paraná, a 156 km da capital do estado, Curitiba. Está localizado no eixo principal de acesso da cidade, com isso é um local de fácil acesso e muita visibilidade. Conta com uma área de 11. 965,74 m², fazendo frente com a Rua Pedro Choma, Rua Rebouças, Rua Ipiranga e a Rua Benjamin Constant (figura 07).

Figura 07 – Delimitação do terreno, localização. Fonte: Google Earth – adaptado pela autora 2018. .

O mesmo se encontra em uma Zona Especial – ZE, (figura 08) a qual é destinada a usos e funções de caráter excepcional, como edificações de uso público, ginásios, escolas, unidades de saúde, hospitais, cemitérios e afins

(6)

Figura 08 – Uso e ocupação do solo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Irati – adaptado pela autora 2017

Logo a frente do terreno existe uma praça, destinada ao convívio e lazer dos moradores, que inclui parque infantil, quadras de esporte, academia ao ar livre, e pista de skate (figura 09).

Figura 09 – Praça Edgard Andrade Gomes Fonte: Google Maps – Adaptado pela autora (2018).

Ela se torna um meio de integração com o edifício, gerando a necessidade de se ter um Centro Cultural em funcionamento. Próximo ao terreno está localizada a Rodoviária Municipal de Irati (figura 10).

(7)

Figura 10 – Rodoviária de Irati.

Fonte: Google Maps – Adaptado pela autora (2018).

O projeto visa atender toda a cidade de Irati e região, tendo como público alvo crianças, adolescentes e jovens, entre 10 e 24 anos. Segundo dados do IBGE (2010) a cidade de Irati – PR, possui a maioria da sua população com faixa etária entre 10 e 29 anos (figura 11).

Figura 11 – Pirâmide Etária da população de Irati - PR. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2010.

Não se deve utilizar o caractere &. Para citar obras escritas por três ou

mais autores, mencionar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al (AUTOR et al, Ano).

(8)

Para o desenvolvimento desse trabalho foram utilizados métodos de pesquisa exploratória e análise dos dados obtidos para buscar mais conhecimento sobre Centros Culturais. A primeira etapa é a fase de pesquisa exploratória, com o objetivo de compreender a importância de recuperar a edificação, sendo assim foram realizadas pesquisas bibliográficas e visitas in loco e levantamento fotográfico, onde foi analisado o entorno e demais condicionantes do local. As pesquisas foram realizadas através de fontes primárias e secundárias, utilizando artigos científicos e dados relevantes disponíveis em reportagens jornalísticas, livros, sites, resumos, dissertações, sendo que algumas informações foram consultadas no Plano Diretor Municipal de Irati. Também foram feitos diagnósticos de imagens geradas pelo Google Earth e Google Maps. Também se realizou pesquisas sobre os correlatos de referência, a elaboração do programa de necessidades, quadro de áreas, organograma e fluxograma, estudos sobre a implantação e volumetria, conceito e partido arquitetônico. Posteriormente foi realizado o artigo cientifico, e o projeto arquitetônico, utilizando-se dos softwares AutoCad, Sckechup, Lumion e Google Earth.

.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O projeto de nova proposta arquitetônica para o Centro Cultural Denise Stoklos se inicia com a recuperação e reforma do edifício existente e com a implantação de um novo bloco, com o objetivo de oferecer um espaço a mais para a população, através de lazer, convívio, cultura e ensino (figura 12). O terreno onde se insere a edificação possui área total de 12.849,00m² e apresenta declividade de 9m, sendo assim, optou-se por não fazer modificações e para adequar o projeto ao terreno foi necessário à construção de taludes para a estabilidade do solo. A área total construída da primeira proposta projetada por Rubens Meister era de 7.557,39m² e para a nova proposta a área total construída é de 16.615,00m² (figura 13).

O conceito do projeto surge através da ideia de resgate da edificação – a união entre o velho e o novo – e a soma dos edifícios. A ideia é unir os dois blocos através de um hall principal, onde a ligação dos dois será feito através de passarelas que se interligam dando acesso ao Memorial Denise Stoklos (artista e dramaturga, homenageada pelo projeto). O partido do projeto é a recuperação e ampliação do prédio, com a construção de um novo bloco, que irá oferecer atividades de ensino, cultura e lazer.

Para a implantação do novo bloco, foi analisada a topografia do terreno, e para tanto o local mais adequado foi na parte mais plana do terreno, no nível 29,000 (figura 14 e 15). A edificação conterá um cinema com capacidade para 304 pessoas, uma biblioteca pública, salas de música e um amplo hall que acessa o bloco antigo ao bloco novo.

Entre o prédio existente e o novo anexo existe um hall que interliga os dois edifícios através de passarelas internas. Esse hall também faz ligação para os dois lados de acessos do terreno, através da Rua Pedro Choma e da Rua Ipiranga, que se dá através de uma praça que transpassa a edificação internamente (figura 16 e

(9)

17). A praça é um ponto forte do projeto com uma ampla área de lazer, com árvores, bancos, onde as pessoas poderão fazer piquenique, utilizar como espaço de leitura e áreas de convivência (figura 18 e 19).

Figura 12 – Implantação. Fonte: Autora, 2018.

Figura 13 – Corte A. Fonte: Autora, 2018.

(10)

Figura 14 – Corte B. Fonte: Autora, 2018.

Figura 15 – Hall principal. Figura 16 – Hall principal. Fonte: Autora, 2018. Fonte: Autora, 2018.

Figura 17 – Perspectiva do projeto. Figura 18 – Perspectiva do projeto. Fonte: Autora, 2018. Fonte: Autora, 2018.

No térreo do bloco novo foi destinado um hall de acesso para o primeiro e segundo pavimento, foram distribuídas salas de administração geral e apoio, copa para funcionários, banheiros e escada de emergência.

Já, no teatro foi analisado o projeto existente e não foram necessárias muitas mudanças (figura 19), optando-se por algumas alterações na parte interna, proposto um novo revestimento acústico, painéis de madeira e carpete com função acústica, usando a referência de um dos correlatos analisados no TCCI (figura 20 e 21). Já na

(11)

parte externa houve mais mudanças, como a retirada de uma parte da cobertura e a construção de uma platibanda, com função de resguardar a forma curva já existente deixando a edificação mais linear, se identificando com o novo anexo (figura 22 e 23).

Na fachada, a ideia foi de manter as características do projeto original com o uso do concreto aparente, mas ao mesmo tempo trazer algo novo utilizando revestimentos, jardim vertical, letreiros com a assinatura da homenageada Denise Stoklos. Também foi elaborado um painel em aço corten em uma das laterais e na outra, uma marquise com propósito de se ter uma área utilizável ao público, e também servindo como abrigo nos dias em que estiver funcionando somente o teatro, quando será utilizada a entrada secundária que dá acesso ao foyer. O espaço do foyer existente também foi alterado, para o aumento de sua área, atendendo a quantidade de público estabelecida (figura 24 e 25).

Figura 19 – Planta Térreo . Fonte: Autora 2018. LEGENDA HALL HALL PRINCIPAL FOYER I.S TEATRO PALCO

(12)

.

Figura 20 – Painel acústico de madeira Figura 21 – Teatro Fonte: PEDROTTI, 2015. Fonte: Autora, 2018.

Figura 22 – Setorização do projeto Figura 23 – Demolir/ Construir Fonte: Autora, 2018. Fonte: Autora, 2018.

Figura 24 – Perspectiva do projeto Figura 25 – Perspectiva do projeto Fonte: Autora, 2018. Fonte: Autora, 2018.

No segundo pavimento localiza-se o cinema e a biblioteca, sendo que o cinema conta com duas salas, cada uma com capacidade para 152 lugares sendo 4

(13)

para cadeirantes, tendo um amplo espaço de foyer para que as pessoas aguardem até o horário das seções e uma área de exposições para os filmes. Na biblioteca os espaços foram distribuídos entre um hall de entrada, recepção, área administrativa e o espaço público, contendo a parte de acervo, informática, sala de oficinas e espaço para leitura. Tanto o cinema como a biblioteca podem ser acessados através do hall central como também pelos elevadores (figura 26).

Figura 26 – Planta 2° pavimento

Fonte: Autora, 2018.

No terceiro pavimento (figura 27), há uma área de ensino, contando com salas de música individual e em grupo, sala de coral, de ensaio, de aula teórica, multiuso e guarda de instrumentos, sendo que todas possuem painéis acústicos de divisórias articuladas, mono roldana, interflex, estas permitem o redimensionamento e a divisão de espaços com facilidade e rapidez, acusticamente gera uma atenuação de 45 a 60 db. O modelo escolhido foi o mono roldana. Funcionam como forma de melhorar a questão acústica e não interferir nos outros ambientes (figura 28).

Existe um corredor que remete a uma praça com bancos, plantas, para que os usuários tenham um espaço agradável. No final desse corredor há um vazio em que se pode ter visão para o pavimento inferior onde está a biblioteca. Esse espaço recebe iluminação e ventilação natural vindo da cobertura, que possui janelas basculantes que podem ser manuseadas conforme a necessidade (figura 29). Nesse mesmo pavimento foi proposto um café que todos os visitantes podem utilizar. LEGENDA SALAS DE FOYER CINEMA OFICINA ADM BIBLIOTECA ACERVO INFORMÁTICA ESPAÇO PARA LEIT. COZINHA/ COPA ADM TEATRO

(14)

Figura 27 – Planta 3º pavimento. Fonte: Autora, 2018.

Figura 28 – Painel acústico. Figura 29 – Praça interna. Fonte: Autora, 2018. Fonte: Autora, 2018.

Para o paisagismo foram escolhidas plantas que se adaptam com o clima da região, e também plantas nativas. As árvores escolhidas tem como principal função o sombreamento, para que as pessoas possam utilizar dos espaços externos também dias quentes. O paisagismo na praça foi utilizado o concregrama, para auxiliar na drenagem da água e por ser considerado um piso ecológico. A grama escolhida foi a São Carlos Plus, que se adapta tanto ao sol pleno como também a meia-sombra e possuí alta resistência a pisoteio.

Para a estrutura da nova edificação optou-se pela metálica, e como forma de sustentação o hall e a caixa de escada de emergência do cinema foram definidos em alvenaria. Utilizou-se perfis metálicos H de 30x30 cm, vigas dispostas com 7,50 m para vencer os vãos livres e pilares de sustentação de 80x80cm. Na parte do cinema foram dispostos tirantes que se amarram no bloco de concreto à estrutura metálica como forma de sustentação. Na cobertura foi utilizado estrutura e telhas LEGENDA

MEMORIAL DENISE STOKLOS CAFÉ

SALA DE ENSAIO

GUARDA INSTRUMENTOS SALA MÚSICA IND. SALA MULTIUSO SALA DE CORAL MÚSICA EM GRUPO AULA TEÓRICA

(15)

metálicas, e entre a estrutura foi possível deixar um espaço para colocação de janelas basculantes, que oferecem a entrada de ventilação para o ambiente. Também foram definidos rasgos de vidro e brises metálicos nessa cobertura, que garantem a entrada de iluminação natural.

Para o revestimento externo foi escolhido o ACM fosco, na cor amarela, com função de representar a alegria e atenção. O painel terá aberturas para a entrada de ventilação, que serão passíveis de serem manuseadas (figuras 30, 31 e 32).

Figura 30– Planta baixa estrutura Fonte: Autora 2018.

(16)

Figura 31 – Corte B estrutura. Figura 31 – Corte B estrutura. Fonte: Autora, 2018. Fonte: Autora, 2018.

Para o painel em aço corten, foram utilizadas chapas perfuradas de 5,00X3,00m, para a estrutura de sustentação foi utilizado perfil metálico tubular de 80X80 cm, perfis H de 25x25cm, e tirantes para a amarração. O letreiro foi definido em ACM da empresa VSO VISÃO (figura 32 e 33).

Figura 32 – Detalhamento estrutura. Fonte: Autora, 2018.

Figura 33 – Perspectiva estrutura. Fonte: Autora, 2018.

(17)

Para o jardim vertical (figuras 33 e 34) foi utilizado o sistema modular plástico, do ACQUA WALL 6L, que conta a tecnologia antimicrobiana Nanoxclean, que protege as plantas contra pragas. O produto conta também com sistema de irrigação por gotejamento e drenagem. A peça possui dimensões de 500x300x197mm, altura frontal de 47 mm (ACQUA, S.D).

Figura 33 – Sistema modular plástico Figura 34 – Jardim vertical Fonte: http://www.acquaverde.com.br/jardim-vertical-6l.php

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O projeto proposto para o Centro Cultural Denise Stoklos torna-se de grande importância para a população e região, priorizando o desenvolvimento na cultura, oferecendo espaços de lazer, áreas recreativas e também contribuindo para o ensino, com a inserção da biblioteca pública e das salas de música. Com isso a implantação desse projeto na cidade de Irati-PR, se torna de extrema importância para a sociedade gerando muitos benefícios aos habitantes, que terão maior qualidade de vida, melhor desenvolvimento da cultura na região e integração da população, através de atividades de lazer, convívio e cultura.

Os objetivos propostos foram alcançados, de forma que o projeto foi bem resolvido, todos os acessos, supriu as necessidades definidas, se realmente fosse edificado traria muitos benefícios para a população.

REFERÊNCIAS

ACQUA (WALL). Jardim vertical. S.D. Disponível em:

<http://www.acquaverde.com.br/jardim-vertical-6l.php>. Acesso em: 11 de novembro de 2018.

ALVES, André Willian Carvalho. Trabalho Final de Graduação. Anteprojeto Arquitetônico de um Centro Cultural Energeticamente Eficiente. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, p. 1 – 137, fevereiro, 2014.

CENTRO CULTURAL DENISE STOKLOS, S.D. Disponível

em:<https://denisestoklos.com.br/centro-cultural-denise-stoklos/> Acesso em: 11 de novembro de 2018.

DLUGOSZ, Sérgio Ricardo. Patrimônio Histórico Material da Cidade de Irati – Paraná.

2016. Disponível em:<

(18)

016_pdp_hist_unicentro_sergioricardodlugosz.pdf> Acesso em 11 de NOVEMBRO DE 2018.

G1.GLOBO.COM. Obra de teatro parada é usada como moradia por indígenas em Irati no Paraná. 2014. Disponível em: <http://g1.globo.com/pr/campos-gerais- sul/noticia/2014/02/obra-de-teatro-parada-e-usada-como-moradia-por-indigenas-em-irati-no-pr.html> Acesso em: 04 de abril de 2018.

GOOGLE EARTH. Disponível em:<https://www.google.com/earth/>Acesso em 09 de nov. de 2018.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/irati/panorama>. Acesso em: 11 de novembro de 2018.

IRATI, Prefeitura Municipal. Revisão e Atualização do Plano Diretor Municipal de Irati. Irati – PR., p. 1 – 272, outubro, 2016.

NEVES, Renata Ribeiro. Centro Cultural: a Cultura à promoção da Arquitetura. 2012, p. 11. Master em Arquitetura – Instituto de Pós- Graduação – IPOG, Goiânia, 2013.

AUTORIA

Inserir aqui os dados completos do autor responsável pelo trabalho:

Vanessa Pâmela Leuch

Filiação institucional: Centro de Ensino Superior Dos Campos Gerais - Cescage Departamento: Arquitetura e Urbanismo

Função ou cargo ocupado: Aluna

Rua Marcel RegutA, 84, Jardim Ipanema, Almirante Tamandaré- pr, Brasil, CEP: 83507-530, (41)9 9918-5541

Referências

Documentos relacionados

O sistema disponibiliza para os usuários que tem como função levantar dados estatísticos para as transportadoras um módulo exclusivo para gerar relatórios de todas os

As condições, meios, objetos e os próprios agentes dos diversos processos de trabalho são alvos de uma seleção, assim como de transformação e/ou de criação humanas, e interagem

Dispõe sobre as normas que regulamentam os Cursos de Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina.. Disponível em:

Quero dizer com isto que o sentido, mesmo que ausente, não impede a ressonância de um corpo que está na linguagem, ainda que não haja sujeito, ainda que este possa vir a convocar

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

calls that were related to: sender localization (contact!flight calls), flock congre- gation (socia1!social-alarm calls), agonistic contexts (proximity / threat /

 Baixos salários: na produção, o salário médio equivale a aproximadamente 65% do rendimento médio verificado pela PME-IBGE na região metropolitana do Recife, ou cerca de 33%