• Nenhum resultado encontrado

UNIMONTES1-2005

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIMONTES1-2005"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Questões numeradas de 31 a 45 QUESTÃO 31

De acordo com suas funções, as cartilagens podem ser classificadas em três tipos: hialina, elástica e fibrosa. A cartilagem hialina é formada por fibrilas de colágeno tipo II, associadas a proteoglicanas e a glicoproteínas adesivas. A figura a seguir ilustra a histogênese da cartilagem hialina. Analise-a.

Cada etapa envolvida no processo apresentado é caracterizada por eventos celulares. Analise as alternativas abaixo e assinale a que representa a ASSOCIAÇÃO CORRETA entre a etapa e o seu evento celular característico.

A) I – formação da matriz B) II – proliferação celular C) IV – diferenciação D) III – aglomeração celular

QUESTÃO 32

O trecho a seguir foi retirado de um poema de Cecília Meireles. Leia-o atentamente. Não sejas o de hoje.

Não suspires por ontens... Não queiras ser o de amanhã. Faze-te sem limite no tempo. Vê a tua vida em todas as origens. Em todas as existências.

Em todas as mortes. ... Ela prossegue:

É a passagem que se continua.

Analisando o poema, podemos fazer analogia com alguns aspectos relacionados à evolução dos seres vivos. Com base no texto, é possível extrair os seguintes aspectos evolutivos, EXCETO

A) A distribuição e abundância de uma espécie, através do tempo e espaço. B) Desenvolvimento de grupos, a partir de diferentes linhas evolutivas. C) Especiação, a partir de isolamento geográfico de espécies diferentes. D) Alteração das características adaptativas e seleção natural.

(2)

A análise citogenética é um importante método para diagnosticar doenças relacionadas a anomalias cromossômicas. Para esse tipo de análise, é realizado um procedimento específico para que as células possam ser observadas ao microscópio. A figura abaixo mostra etapas desse procedimento. Analise-a.

Considerando a figura e o assunto relacionado a ela, analise as afirmativas abaixo a assinale a alternativa CORRETA.

A) A etapa 6 tem como objetivo uma melhor visualização dos cromossomos em prófase. B) Hemácias podem ser usadas para esse tipo de análise.

C) O componente do tecido sangüíneo utilizado no processo é denominado plasma. D) Após a etapa 7, as células tornam-se túrgidas, ao captarem água por osmose.

QUESTÃO 34

As plantas exibem um tipo de ciclo de vida denominado alternância de gerações, ocorrendo a formação de uma geração gametofítica e de outra esporofítica. A figura abaixo representa esse processo. Analise-a.

Considerando que a alternância de gerações apresenta algumas semelhanças com o ciclo de vida dos mamíferos, analise as afirmativas abaixo a assinale a alternativa CORRETA.

A) As células da geração esporofítica são análogas às ovogônias dos mamíferos.

B) Os gametas das plantas, assim como os dos mamíferos, são originados por divisão mitótica. C) As células presentes na geração gametofítica são semelhantes aos blastômeros dos mamíferos. D) Os organismos haplóides podem ser totalmente desenvolvidos como nos mamíferos.

(3)

Existem diferenças e similaridades consideráveis entre embriões de vertebrados, em vários estágios de seu desenvolvimento. As diferenças estão relacionadas, principalmente, às formas de reprodução distintas que ocorrem nesse grupo. A figura a seguir mostra algumas características observadas durante o desenvolvimento embrionário dos vertebrados. Observe-a.

Considerando a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa

CORRETA.

A) Ovos de mamíferos são inicialmente nutridos pela placenta, devido ao tamanho e à pouca quantidade de vitelo presente.

B) No estágio mostrado em B, todos os embriões apresentam, pelo menos, uma característica em comum.

C) As alterações morfológicas observadas no embrião permanecem as mesmas no animal adulto. D) A estrutura indicada pelas setas mostra uma característica que diferencia vertebrados de

invertebrados.

QUESTÃO 36

A perda de água pelas plantas ocorre por meio de um processo denominado transpiração, o qual envolve, principalmente, as folhas dos vegetais. As afirmativas abaixo estão relacionadas a esse processo. Analise-as e assinale a alternativa CORRETA.

A) O colênquima é a parte do vegetal responsável pelo controle da difusão do vapor de água da folha para a atmosfera.

B) A cutícula, estrutura que recobre as folhas, permite a passagem livre de água e de dióxido de carbono.

C) Luz e temperatura são os fatores que controlam a abertura e o fechamento dos estômatos. D) A maior perda de água de um vegetal ocorre por meio dos estômatos.

A

B

(4)

Hifas Raízes MICORRIZAS Fungo Hifas do fungo Raízes do pinheiro pH Disponibilidade de água Conservantes Calor Práticas de higiene Condições de empacotamento Estocagem sob refrigeração

Uma grande quantidade e diversidade de plantas apresentam a capacidade de formar relações simbióticas com fungos, dando origem às micorrizas. A figura abaixo apresenta esse tipo de relação ecológica. Observe-a.

Considerando a figura e o assunto relacionado a ela, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.

A) Em alguns tipos de micorrizas, as hifas do fungo apenas envolvem a raiz da planta. B) As micorrizas podem proteger as plantas contra a ação de outros fungos patogênicos. C) A presença do fungo diminui a tolerância das plantas à temperatura e acidez extremas. D) A planta fornece ao fungo carboidratos e vitaminas essenciais para o seu crescimento.

QUESTÃO 38

A demanda por produtos alimentícios industrializados tem aumentado significativamente e, em contrapartida, têm surgido graves problemas com contaminação veiculada por esse tipo de alimento. A figura abaixo ilustra alguns procedimentos utilizados no processamento dos alimentos, desde a utilização da matéria-prima até o lançamento do produto final. Analise-a.

Considerando a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa

INCORRETA.

A) A manipulação adequada do alimento pode reduzir, mas não eliminar todos os microrganismos presentes no alimento.

B) A utilização de conservantes químicos é um fator adicional na retenção de alguns tipos bacterianos. C) Baixas temperaturas são mais eficientes na eliminação de microrganismos que o calor.

(5)

Muitas raízes são importantes órgãos de reserva de alimento, além de desenvolver funções como fixação, absorção e condução. A figura a seguir mostra um corte longitudinal de uma raiz e os respectivos estágios de desenvolvimento dos seus componentes estruturais. Observe-a.

Considerando a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa

CORRETA.

A) Durante o transplante de mudas, é necessário que a raiz de nutrição seja removida sem resíduos do solo.

B) Os pêlos radiculares das células epidérmicas estão associados, principalmente, à fixação da raiz ao solo.

C) Durante a fase de maturação celular, ocorrem alguns eventos relacionados ao aumento do comprimento celular.

D) Geralmente, as raízes que apresentam ectomicorrizas não desenvolvem pêlos radiculares. Coifa Meristema apical Epiderme Cilindro vascular Córtex Pêlos radiculares D ivisão celular A longamento D ifer e nciação

(6)

O aparelho reprodutor feminino pode, em diferentes situações, apresentar modificações fisiológicas e morfológicas. Utilização de contraceptivo oral, gravidez e menstruação são exemplos que alteram esse aparelho e estão representados na figura abaixo. Analise-a.

Considerando o assunto e a figura apresentada, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa

CORRETA.

A) A ação do contraceptivo hormonal representado por I se dá no momento da fecundação. B) As alterações ocorridas no endométrio são responsáveis pelo seu papel protetor em II.

C) As tubas uterinas representam o local de amadurecimento do ovócito primário liberado em III. D) A liberação do material contido no útero representado por III caracteriza um aborto.

II

III

I

(7)

A gripe, doença infecciosa provocada pelo vírus Influenza, tem provocado a morte de milhares de pessoas em muitos países e continua sendo umas das principais preocupações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A figura a seguir ilustra alguns aspectos relacionados a essa infecção e ao vírus. Analise-a.

Considerando a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa

CORRETA.

A) A origem de novas linhagens de vírus pode ser obtida por mutações envolvendo a neuraminidase e a hemaglutinina.

B) Os anticorpos produzidos no hospedeiro, contra o vírus, podem ser utilizados contra esse mesmo vírus, após sua mutação.

C) O contato do homem com o vírus presente nas fezes de aves e disseminado pelo ar é a sua única forma de contágio.

D) Dentro do organismo humano, o vírus não possui tropismo por um determinado local, sendo distribuído por todo o corpo.

Neuraminidase

Nucleocapsídeo Envelope viral

(8)

O ataque de tubarões a banhistas, em determinados lugares do mundo, inclusive no Brasil, tem acontecido freqüentemente. Segundo pesquisadores, esses ataques podem estar relacionados ao grande índice de degradação ambiental. A figura abaixo representa um desses animais e evidencia algumas estruturas relacionadas com a localização de presas. Observe-a.

Considerando a figura apresentada e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.

A) Um peixe ferido, com sangramento e imóvel, pode ser percebido pelo tubarão, graças à utilização do sentido representado por III.

B) Os dentes do tubarão mudam de posição, à medida que o seu tamanho se modifica, e são repostos quando caem.

C) Embora a estrutura representada por I seja bastante evoluída, sua função principal é facilitar o fluxo de água da cabeça para a cauda do animal.

D) II é utilizado pelo tubarão para a localização de presas, quando estão próximas.

II - Olho

III - Olfato

IV - Dentes I - Ouvido

(9)

Durante o desenvolvimento do organismo humano, ocorre um balanço entre crescimento e perda tecidual, podendo ser realizado por mitose e apoptose. Esses mecanismos são opostos em alguns aspectos: enquanto a mitose aumenta o número de células, a apoptose diminui. Considerando essas informações e o assunto relacionado a elas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa

CORRETA.

A) Os dois processos ocorrem apenas em células somáticas.

B) Em todo tecido com câncer, a taxa de apoptose é maior que a de mitose.

C) A principal organela celular envolvida nos dois processos é o aparelho de Golgi. D) A separação dos dedos, na fase embrionária, decorre da apoptose.

QUESTÃO 44

Para que ocorra a manifestação de um fenótipo, é necessário que a informação genética seja transcrita e traduzida em uma proteína. A figura abaixo representa etapas do fluxo da informação genética. Analise-a.

Considerando a figura e o assunto relacionado a ela, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

A) A etapa 3 ocorre em células infectadas por vírus contendo DNA. B) Os ribossomos participam, principalmente, da etapa 2.

C) Em eucariotos, a etapa 4 ocorre dentro do núcleo.

D) A formação de um alelo mutante depende de alterações na etapa 1.

Fenótipo

1

2 3

4

PERPETUAÇÃO DA INFORMAÇÃO GENÉTICA

EXPRESSÃO G Ê NI CA Polipeptídeo

(10)

Uma planta necessita de uma série de fatores para o seu crescimento, incluindo luz, temperatura, duração do dia e força da gravidade. Os hormônios vegetais são substâncias que desempenham a principal função no regulamento desse crescimento. A figura abaixo mostra um experimento de Darwin & Darwin sobre curvatura das plantas na direção da luz, processo conhecido como fototropismo. Observe-a.

Considerando a figura e o assunto relacionado a ela, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

A) A redistribuição do etileno, em resposta à luz, é mediada por um fotorreceptor. B) A cobertura opaca na base da planta resulta no bloqueio da sua curvatura. C) A curvatura na planta é resultante de um crescimento celular diferencial.

D) O composto responsável pela curvatura da planta é transmitido da parte inferior para a superior.

Luz Parte iluminada

Parte não iluminada

Controle Extremidade removida Cobertura

opaca Cobertura transparente

Base com cobertura opaca

(11)

l

Abreviaturas: (s) sólido (l) = líquido (g) = gás (aq) = aquoso [A] = concentração de A em mol/L Dados: Constante de Avogadro (N) = 6,02 × 1023 /mol PV = nRT R = 0,082 atm L/K mol

Questões numeradas de 46 a 60

QUESTÃO 46

Compostos contendo radionúcleos são tidos como marcadores ou traçadores. Esses compostos, quando injetados em plantas ou animais (in vivo), podem ser rastreados, em virtude de sua radioatividade, por um dispositivo de detecção. As técnicas com traçadores são variadas e têm sido empregadas in vitro ou

in vivo, tanto em pesquisas biológicas como para diagnóstico de certas doenças.

Em relação à técnica, aplicação e natureza dos traçadores, está INCORRETO o que se afirma em: A) Os radionúcleos usados para diagnóstico in vivo devem ser efetivos em baixas concentrações e ter

meia-vida curta.

B) Os raios X, partículas emitidas dos radionúcleos, permitem desenvolver imagens de órgãos internos por técnica in vivo.

C) Os marcadores são úteis para análise in vitro de pequenas quantidades de substâncias biologicamente ativas, presentes no sangue.

D) Os traçadores emitem, espontaneamente, radiações que podem ser detectadas para avaliar a atividade da glândula tireóide, por exemplo.

QUESTÃO 47

A poluição do ar é um problema antigo, várias são as fontes de poluentes e os agentes poluidores, assim como os efeitos nocivos desses poluentes. Os poluentes, as fontes e os efeitos nocivos à saúde e ao meio ambiente estão CORRETAMENTE associados em:

A) O monóxido de carbono industrial contribui para a formação do ozônio e causa câncer de pele. B) As partículas sólidas provenientes de veículos motorizados provocam a acidificação do ar.

C) O ozônio, como poluente secundário, concentrado na superfície da terra, causa irritação dos olhos. D) Os óxidos de enxofre resultantes da combustão de álcool aumentam a oxigenação das células.

(12)

Soluções aquosas de íons Al3+ são normalmente ácidas, devido ao equilíbrio que se estabelece, segundo a equação química representada abaixo:

Sendo o valor da constante de equilíbrio igual a 1,4 x 10-5, a massa necessária do sal Al2(SO4)3, em

gramas, que deve ser dissolvida em 10.000 L de água, para se ter um valor de pH igual a 6,0, é de, aproximadamente, A) 0,243. B) 3,42. C) 0,121. D) 7,15. QUESTÃO 49

O polímero PVC – poli(cloreto de vinila) – é utilizado para fabricação de tubos para encanamento, isolantes elétricos, etc. Ele é sintetizado através da polimerização do monômero cloreto de vinila, conforme a reação representada:

Esse monômero pode ser obtido a partir do etino. Das equações abaixo, aquela que representa CORRETAMENTE a reação para obtenção do monômero é

A)

B)

C)

D)

QUESTÃO 50

O arsênico, trióxido de arsênio (As2O3), é um poderoso pesticida, sendo o seu consumo controlado pela

Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Comunidade Européia, que consideram o valor máximo de 10 µg/L de arsênico nas águas como um índice inócuo para a saúde, enquanto a Argentina, atualmente, limita esse valor em 50 µg/L. Já em Minas Gerais, o limite é estabelecido para o elemento Arsênio. Nas águas dos rios mineiros, é permitida uma quantidade de 0,05 mg/L de As.

Com base nessas informações, pode-se afirmar que a

A) Europa permite, aproximadamente, 0,007 mg/L de arsênio na água. B) Argentina permite 05 vezes menos arsênico na água do que a OMS. C) legislação mineira permite 10 vezes mais arsênio na água do que a OMS. D) Argentina e Minas Gerais permitem a mesma quantidade de As na água.

Al3+ (aq) + 2H2O Al(OH) 2+ (aq) + H3O + (aq) C C H H H H + Cl2 C C H H + HCl H C C H + Cl2 Cl H H H C C + H2 CH2 CH Cl CH2 CH Cl n n

(13)

Em quatro tubos de ensaio numerados, adicionaram-se, em cada um deles, soluções aquosas de iodeto de potássio, KI, 1,0 mol/L, e de nitrato de chumbo (II), Pb(NO3)2, 1,0 mol/L, conforme o esquema

abaixo. Os tubos foram colocados em banho-maria para facilitar a precipitação do iodeto de chumbo, PbI2.

Analisando a proporção estequiométrica na reação química representada pela equação 2KI(aq) + Pb(NO3)2(aq) 2KNO3(aq) + PbI2(s)

e comparando com as informações fornecidas, está CORRETO afirmar que A) o tubo 3 apresenta menor quantidade de precipitado, PbI2.

B) os reagentes do tubo 2 foram consumidos totalmente. C) o tubo 4 contém excesso de iodeto de potássio, KI. D) o Pb(NO3)2 do tubo 1 foi consumido totalmente. QUESTÃO 52

Muitas moléculas da estratosfera apresentam, na sua estrutura, espécies altamente reativas, radicais livres Br, HO, Cllll•, ON•, ligados fracamente por um átomo de oxigênio. A dissociação dessa ligação envolve energia e permite a liberação dos radicais livres, como mostra o quadro abaixo. Os radicais livres são responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

Molécula (espécie-O) Ligação (espécie-O) Energia de ligação (espécie-O) (kJ/mol) BrO• Br − O 235 HOO• HO − O 266 ClO• Cl O 272 NO2• ON − O 305

Tendo em vista as informações fornecidas e suas relações com as estruturas eletrônicas das espécies envolvidas, é INCORRETO afirmar que

A) o átomo de oxigênio é removido mais facilmente da molécula BrO•que da molécula HOO•.

B) o átomo de Cl, ligado ao oxigênio da molécula ClO•, apresenta três pares de elétrons não ligantes. C) o átomo de oxigênio liberado de cada molécula apresenta sete elétrons na sua camada de valência. D) os átomos ligados ao oxigênio removível têm igual número de pares de elétrons não ligantes.

4mL de KI 5mL de KI 5mL de Pb(NO3)2 6mL de KI 7mL de KI 4mL de Pb(NO3)2 3mL de Pb(NO3)2 2mL de Pb(NO3)2 2 1 3 4

(14)

Os efeitos térmicos − resfriamento ou aquecimento − envolvidos nas reações químicas devem-se, entre outros aspectos, às diferenças nas interações intermoleculares das moléculas dos produtos e reagentes e podem ser avaliados, utilizando-se da figura e dos valores tabelados de entalpia de ligação a seguir:

Ligação ∆Hº (kJ.mol-1)

H−H 436,0

O=O 495,4

O−H 462,7

O efeito térmico decorrente da formação de vapor d’água resulta da A) liberação de 483,4 kJ de energia.

B) absorção de 483,4 kJ de energia. C) liberação de 3218,2 kJ de energia. D) absorção de 3218,2 kJ de energia.

QUESTÃO 54

As figuras abaixo representam, esquematicamente, diferentes substâncias, à temperatura ambiente.

Com relação às substâncias I, II, III e IV, pode-se afirmar que A) apresentam a mesma densidade.

B) apresentam o mesmo estado físico. C) têm ponto de ebulição diferente. D) constituem substâncias simples.

QUESTÃO 55

A anilina é um pigmento usado para tingir tecidos e pode ser obtida a partir do nitrobenzeno em meio ácido, como mostra o esquema abaixo:

Considerando as etapas I e II, a função do ferro (Fe), no processo de obtenção da anilina, é A) catalisar a reação. B) oxidar o nitrobenzeno. C) reduzir o nitrobenzeno. D) reduzir os íons H+. 4H(g) + 2O(g) 2H2(g) + O2(g) 2H2O(g) ∆H1 ∆H2 ∆H3 N O 2 NH2 Fe + 3HCl 3/2H2 + FeCl 3 3H2 + + 2H 2 O ( I ) ( II ) I II III IV

(15)

A razão entre a segunda e a primeira energia de ionização, em função do número atômico dos átomos de alguns elementos localizados no segundo e terceiro períodos da tabela periódica, está representada pelo gráfico a seguir:

Relacionando as configurações eletrônicas dos átomos em questão com a primeira e segunda energia de ionização (EI), é INCORRETO afirmar que

A) os dois elétrons removidos de lítio se encontravam mais próximos do seu núcleo do que os dois elétrons removidos do sódio, em relação ao núcleo desse átomo.

B) o segundo elétron removido dos átomos de boro e alumínio se encontrava em subníveis mais energéticos que o primeiro elétron removido desses átomos.

C) a primeira EI do metal alcalino lítio é maior que a primeira EI dos metais − também alcalinos − sódio e potássio.

D) os dois elétrons removidos dos átomos de berílio e neônio se encontravam em uma mesma camada eletrônica.

QUESTÃO 57

Um dos sistemas tampões utilizados pelo organismo humano para controlar o pH do sangue é aquele constituído pelas espécies diidrogenofosfato H2PO4− e monoidrogenofosfato HPO42−. Sobre o

funcionamento desse tampão, é CORRETO afirmar que

A) as substâncias básicas são neutralizadas pela espécie HPO42−.

B) a adição de íons H+ aumenta a concentração de HPO42−.

C) a espécie doadora de prótons para o meio é a H2PO4−.

D) o meio se torna neutro (pH = 7) quando [H2PO4−] = [HPO42−]. QUESTÃO 58 CH2CH3 CH2CH3 CH2CH3 CH3 CH2CH3 CH2CH3 CH2CH3 CH2CH3 II III IV I

Analisando as estruturas dos hidrocarbonetos aromáticos I, II, III e IV, os isômeros que diferem apenas quanto às posições Orto e Para dos grupos substituintes são

A) I e IV. B) I e III. C) II e III. D) II e IV. 2a energia de ionização 1a energia de ionização

(16)

A cromatografia em coluna é uma técnica utilizada para separar misturas contendo diferentes substâncias e consiste em preencher uma coluna com um material sólido e passar, através desse material, um solvente. A mistura a ser analisada é colocada no topo da coluna e a separação ocorre de acordo com as interações entre as substâncias da mistura com o material sólido ou com o solvente. Se o solvente é menos polar que o material sólido, as substâncias apolares são eliminadas primeiro.

O esquema a seguir mostra, simplificadamente, a separação de quatro substâncias I, II, III e IV, utilizando sílica (SiO2) como material sólido e butanol (CH3CH2CH2CH2OH) como solvente. Cada

faixa representa uma substância.

De acordo com o esquema acima, a substância mais polar é A) II.

B) IV. C) III. D) I.

QUESTÃO 60

O gráfico a seguir apresenta a variação da solubilidade em água com a pressão parcial de alguns gases presentes no ar atmosférico (O2, N2 e He).

Um mergulhador, quando submerso, respira ar comprimido, permitindo que esse ar entre em contato com seu sangue. Analisando-se o gráfico, é CORRETO afirmar que

A) a solubilidade do ar comprimido depende da quantidade dos gases constituintes O2, N2 e He.

B) a solubilidade dos gases diminui quando o mergulhador avança em grandes profundidades. C) o gás N2 escapa do sangue primeiro do que o He, quando o mergulhador volta à superfície.

D) o gás O2 apresenta maior solubilidade no sangue, somente em pressões muito elevadas.

O2 N2 He Pressão parcial So lu b ilid ad e Sílica Butanol Mistura (I + II + III + IV) I II III IV

Referências

Documentos relacionados

se a uma forma de comunicação que engloba vários meios para transmitir uma mensagem (Ribeiro, 2004). As aplicações multimédia interactivas ultrapassaram a sua utilização em contexto

Soneto Dormindo vi a cândida Poesia Testemunhos impressos – Obras de Domingos dos Reis Quita, chamado entre os da Arcadia Lusitana Alcino Micenio, segunda edição correcta, e

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Diante disso, o projeto de pesquisa que está em andamento, se volta para o estudo de como ocorre a prática educativa em saúde e o processo de educação no trabalho, levando em

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Curvas da Função Condutividade Hidráulica para os processo de umedecimento ou infiltração, obtidas por métodos de campo método do permeâmetro Guelph e indireto de laboratório no