• Nenhum resultado encontrado

PROVA Nutrição. Nome: Data: 12/07/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA Nutrição. Nome: Data: 12/07/2016"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROVA – Nutrição

Nome: _____________________________________________________ Data: 12/07/2016

1. A síndrome do intestino curto pode ser definida como uma capacidade inadequada de absorção, resultante de comprimento reduzido ou de diminuição funcional do intestino após a ressecção. Na cirurgia de ressecção importante do íleo, especialmente o íleo distal, ocorre má absorção de sais biliares e variadas complicações nutricionais e clínicas, tais como:

a) má absorção de vitamina B12, de ferro e hipercalemia.

b) má absorção de vitamina E, de cobre e deficiência de dissacaridades.

c) má absorção de vitaminas hidrossolúveis, de ferro e aumento da frequência de cálculos biliares. d) má absorção de vitamina B12, de cálcio e aumento da frequência de cálculos renais de oxalato. e) Nenhuma das alternativas

2. A colelitíase é a formação de cálculos biliares. Na prática, todos os cálculos biliares se formam dentro da vesícula biliar. Os cálculos biliares são mais prevalentes em dietas ocidentalizadas com as seguintes características:

a) pobre em fibras e com alto teor de gordura b) rica em fibras e com alto teor de gorduras c) pobre em fibras e baixo teor de gordura d) rica em fibras e com baixo teor de gordura e) Nenhuma das alternativas

3. Analise as assertivas abaixo:

I) Os indivíduos com pré-diabetes apresentam alto risco para conversão para diabetes melito tipo 2 (DMT2) doença cardiovascular, se não forem adotadas estratégias preventivas no estilo de vida.

II) A insulina é um hormônio produzido pelas células alfa do pâncreas que é necessário para uso ou armazenamento dos combustíveis do corpo (carboidratos, proteína e gordura).

III) O uso de hemoglobina glicosilada para diagnosticar diabetes é uma medida confiável dos níveis agudos de glicose. O teste de hemoglobina glicosilada reflete as concentrações de glicose em curto prazo. São corretas as assertivas:

a) I, II e III. b) I e III, apenas. d) II e III, apenas. d) I, apenas.

e) Nenhuma das alternativas

4. Na nefrolitíase por cálculos de oxalato, a orientação dietética para reduzir o oxalato na urina deve incluir:

(2)

PROVA – Nutrição

b) redução de oxalato na dieta com a adição simultânea de alimentos ricos em cálcio a cada refeição. c) redução de oxalato na dieta com a restrição simultânea de alimentos ricos em cálcio a cada refeição. d) aumento de oxalato na dieta com a restrição simultânea de alimentos ricos em cálcio a cada refeição. e) Nenhuma das alternativas

5. Assinale a alternativa correta em relação aos objetivos da avaliação do estado nutricional.

a) Determinar se a disponibilidade de micronutrientes está prejudicada devido ao aumento da taxa metabólica em repouso.

b) Pressupor o risco que um paciente tem de desenvolver complicações crônicas relacionadas à desnutrição.

c) Monitorar a adequabilidade e a eficácia do plano terapêutico estabelecido para o paciente.

d) Identificar pacientes que têm ou estão em risco de desenvolver desnutrição protéico-energética e/ou deficiência de micronutrientes específicos.

e) Nenhuma das alternativas

6. Em relação à avaliação global subjetiva do estado nutricional, assinale a alternativa correta.

a) Uma grande vantagem do método é a inclusão de medidas antropométricas, que são parâmetros sensíveis e específicos das alterações do estado nutricional.

b) Os resultados são reproduzíveis em mais de 80% dos casos quando a avaliação é aplicada por pessoas habilitadas e bem treinadas.

c) A história da ingestão de alimentos é um parâmetro bastante preciso independentemente da dieta prescrita, da sensação de fome ou do apetite.

d) Por ser um método subjetivo, os resultados da avaliação global subjetiva são muito variáveis, apresentando relação esporádica com o aparecimento de complicações decorrentes da presença de desnutrição.

e) Nenhuma das alternativas

7. Em relação aos efeitos adversos das doenças pulmonares no estado nutricional, assinale a alternativa correta.

a) Os alimentos mais consistentes podem ser mais fáceis para comer quando há dificuldade respiratória, desde que reduzam a frequência de engasgos.

b) A ingestão de alimentos frequentemente está prejudicada desde que os pacientes possam apresentar diminuição da saturação de oxigênio durante a alimentação.

c) Os pacientes portadores de doenças pulmonares tendem a recuperar o estado nutricional, desde que apresentem diminuição do trabalho respiratório e do gasto energético.

d) Os pacientes portadores de doenças pulmonares tendem a apresentar deficiência de micronutrientes específicos, desde que apresentem dificuldade na preparação do alimento em decorrência de incoordenação motora e fadiga.

(3)

PROVA – Nutrição

8. No momento da realização da história clínica nutricional de um indivíduo, quais são os principais sinais clínicos que devem ser observados no exame físico?

a) Queda de cabelo, aumento da parótida, dor óssea, visão noturna prejudicada, fraqueza ou perda da força muscular.

b) Neuropatia periférica, distensão abdominal, dor óssea, diarreia, queilose, glossite, ceratomalacia. c) Edema, hepatomegalia, queilose, glossite, queda de cabelo, cavidades nos dentes, perda muscular. d) Edema, queda de cabelo, alterações imunológicas, hábitos alimentares irregulares, queilose. e) Nenhuma das alternativas

9. Entre os fatores etiológicos abaixo relacionados, assinale qual deles influencia de forma favorável o fechamento espontâneo das fístulas gastrointestinais.

a) Falha da anastomose.

b) Desnutrição proteico-energetica. c) Enterite actínica.

d) Doença inflamatória intestinal e) Nenhuma das alternativas

10. Na insuficiência cardíaca congestiva, a dieta mais frequentemente indicada deve ter as seguintes características:

a) Hipercalórica, normoproteica, redução do fracionamento e volume reduzido. b) Hipercalórica, hiperproteica, normoglicídica e volume reduzido.

c) Hipocalórica, normoproteica, fracionamento aumentado e volume aumentado. d) Normocalórica, hiperproteica, normoglicídica e volume aumentado

e) Nenhuma das alternativas

11. Em relação à alimentação destinada a pessoas com doenças renais é incorreto afirmar:

a) A ingestão conveniente de sódio e potássio dos pacientes renais depende das circunstâncias individuais e deve ser determinada por medições constantes desses eletrólitos no soro e na urina.

b) A suplementação vitamínica torna-se aconselhável com a prolongada restrição protéica grave, considerando que uma dieta que subministra 40g de proteínas ou menos não contribui para complementar todas as vitaminas.

c) É importante a regulação da ingestão de líquidos de acordo com a diurese e as perdas insensíveis de água.

d) A uréia, a creatinina, o ácido úrico, os sulfatos e os ácidos orgânicos são os principais produtos de resíduo das proteínas tissulares e dietéticas, por esse motivo não é necessária a restrição protéica.

(4)

PROVA – Nutrição

12. Em relação às modificações da dieta normal quanto à consistência, marque a alternativa correta: a) A dieta líquida restrita inclui alimentos líquidos à temperatura ambiente, leite, iogurtes e preparações mais elaboradas como sopas liquidificadas.

b) Na dieta branda, mantém-se a restrição de fibras (vegetais crus são excluídos), mas as frituras são permitidas.

c) A dieta pastosa inclui alimentos ou preparações na forma de purês, pastas ou cremes, frutas cozidas, amassadas ou raspadas, biscoitos amolecidos.

d) A dieta normal é completa, com restrições de fibras insolúveis. e) Nenhuma das alternativas

13. Qual vitamina abaixo não está correlacionada corretamente com a sua deficiência? a) Vitamina B12- Anemia perniciosa.

b) Niacina – Pelagra. c) Vitamina B1- Beribéri. d) Vitamina C – Escorbuto. e) Nenhuma das alternativas

14. Sobre a Dietoterapia de Diabéticos, podemos afirmar:

I - Pacientes diabéticos devem ser orientados por um nutricionista quanto ao valor calórico e à composição dos alimentos da sua dieta, para reduzir o risco de obesidade; a educação nutricional é importante para proporcionar ao indivíduo o conhecimento necessário na hora de escolher os alimentos. II - A alimentação do diabético não precisa ser diferente da alimentação das outras pessoas; só é preciso observar as quantidades (tamanho da porção), as combinações entre os alimentos e o índice glicêmico destes (capacidade do alimento para elevar a glicemia).

III - Carboidratos simples, como a sacarose (da cana de açúcar) e a frutose (do mel) devem ser evitados, dando-se sempre preferência aos carboidratos complexos (amido, cemulose), ricos em fibra dietética. Marque a alternativa correta:

a) Apenas as afirmativas, I e III estão corretas. b) Apenas as afirmativas, II e III estão corretas. c) Apenas as afirmativas, I e II estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas. e) Nenhuma das alternativas

15. O envelhecimento, apesar de ser um processo natural, submete o organismo a diversas alterações anatômicas e funcionais, com repercussões nas condições de saúde e nutrição do idoso. As orientações a seguir fazem parte dos “Dez Passos para uma Alimentação Saudável para Pessoas Idosas”, EXCETO: a) Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho e trigo, pães e massas), tubérculos como a batata, raízes como a macaxeira, nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

(5)

PROVA – Nutrição

b) Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

c) Beba pelo menos 1 litro (5 a 6 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

d) Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. e) Nenhuma das alternativas

16. A equipe multiprofissional de terapia nutricional (EMTN) é um grupo formal e obrigatoriamente formado por, pelo menos, um profissional de cada área: médico, nutricionista, enfermeiro e farmacêutico. Assinale a alternativa que apresenta uma atribuição do nutricionista nessa equipe.

a) Assegurar o acesso intravenoso para a administração da fórmula parenteral.

b) Verificar se o gotejamento da dieta enteral está de acordo com o volume e a frequência prescritos. c) Garantir que nenhum medicamento seja infundido na mesma via da administração da nutrição parenteral.

d) Avaliar qualitativa e quantitativamente as necessidades de nutrientes baseadas na avaliação do estado nutricional do paciente.

e) Nenhuma das alternativas

17. Relacione de modo mais adequado o estado clínico e a conduta nutricional indicada e assinale a alternativa correta seguindo a ordem das lacunas assinaladas:

I. Diarreia II. HIV positivo

III. Obstrução intestinal distal total IV. Insuficiência pancreática ( ) Indicação de nutrição parenteral ( ) Fórmula contendo imunomoduladores ( ) Fórmula de baixa osmolaridade

( ) Fórmula contendo triglicérides de cadeia média a) I, II, III, IV

b) I, III, IV, II c) II, I, IV, III d) III, II, I, IV

18. Paciente P.C.P, 63 anos, sexo masculino, hospitalizado e submetido à cirurgia de revascularização do miocárdio por acidente vascular isquêmico. O paciente tem história de tabagismo há 30 anos, desenvolveu diabetes melito tipo 2 há 10 anos, quando parou de realizar atividade física, referindo ganho de peso corpóreo de 8 Kg em 2 meses e peso atual de 92 Kg. No pós-operatório evoluiu com diminuição do nível de consciência e hemiparesia à direita. Após 3 dias, apresentou pneumonia aspirativa e febre. Iniciada terapia antibiótica e passada sonda nasoenteral em posição gástrica para alimentação.

(6)

PROVA – Nutrição

Considerando a situação do paciente anterior, com indicação de oferta de dieta por sonda nasoenteral, qual o tipo de dieta recomendada segundo a complexidade da molécula de proteína:

a) Dieta enteral polimérica. b) Dieta enteral elementar. c) Dieta enteral semi elementar. d) Dieta enteral imunomoduladora. e) Nenhuma das alternativas

19. A sonda nasoenteral com posicionamento gástrico apresenta vantagens em relação à localização duodenal e jejunal. Não é vantagem do posicionamento gástrico o(a):

a) Maior tolerância a fórmulas variadas. b) Boa aceitação de fórmulas hiperosmóticas.

c) Progressão mais rápida para alcançar o valor calórico total ideal. d) Menor risco de aspiração.

e) Nenhuma das alternativas

20. MDF, 48 anos, masculino, hospitalizado para tratamento de câncer de esôfago. Está em tratamento quimioterápico, apresentando quadro diarreico, hiporexia devido às alterações do paladar, náuseas e algumas vezes êmese. O seu índice de massa corporal é 18,1 kg/m2, sendo sua aceitação alimentar via oral menor que 50% das suas necessidades nutricionais. Sobre esse quadro, assinale a conduta dietética correta.

a) Aumento da ingestão hídrica e de fibras solúveis; dieta fracionada em menores volumes, não havendo necessidade de terapia nutricional enteral, pois a dieta via oral consegue manter as suas necessidades nutricionais.

b) Dieta fracionada, consistência branda, em menor volume, com aumento das fibras insolúveis; redução do consumo de carboidratos simples e de alimentos fontes de lactose, associada à terapia nutricional enteral.

c) Dieta fracionada, semilíquida, em menor volume, com aumento das fibras insolúveis, associada à suplementação via oral para atingir as recomendações nutricionais.

d) Dieta via oral fracionada, de consistência semilíquida, com menor volume, aumento das fibras solúveis; redução dos carboidratos simples e de alimentos fontes de lactose; associado à dieta o suporte nutricional via cateter nasoenteral.

Referências

Documentos relacionados

These receptors are longer than the ones seen in other species, displaying up to five LDLa repeats and two distinct new types of repeats predicted using the Interpro

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

O mar profundo é uma vasta região que recobre aproximadamente 70% da superfície da terra, sendo considerado ainda uma vastidão a ser explorada e estudada pelo homem. A coleção

As Despesas Gerais e Administrativas (G&A) foram reduzidas em 50 bps como percentual da receita líquida no 3T12, na comparação com o 3T11, em virtude de alavancagem

Nos anos 1990, o movimento da luta antimanicomial fortaleceu-se - em 1992, foi realizada a 2ª Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília, com a participação de

In line with these findings, this dissertation further explores the investigation and measure of effects of different visual representations concerning an e-commerce

A redução da margem EBITDA do segmento de concessões rodoviárias no 4T17 deve-se ao repasse no 4T16, das reduções de custos ocorridas ao longo de 2016, nos preços

BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. A PRÓ-REITORA DE ENSINO da Universidade Federal do Maranhão, no uso de suas atribuições legais, torna público, para conhecimento dos interessados,