• Nenhum resultado encontrado

Anatomia e Fisiologia. Guia para praticantes de Reiki

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Anatomia e Fisiologia. Guia para praticantes de Reiki"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Anatomia e Fisiologia

Guia para praticantes de Reiki

(2)

Anatomia e Fisiologia

para praticantes de Reiki

Enquadramento

Este pequeno guia de Anatomia e Fisiologia para Praticantes de Reiki é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Reiki, desenvolvida pelo Enfermeiro e Mestre de Reiki Bruno Azevedo e revisto pela Enfermeira e praticante Carla Páscoa.

O seu âmbito é o da divulgação e esclarecimento, vocacionado a terapeutas de Reiki. Nenhum conteúdo presente neste guia capacita a pessoa a qualquer tipo de conhecimento aprofundado em Anatomia e Fisiologia, é apenas um lembrar das matérias que foram adquiridas por qualquer estudante dentro da escolaridade obrigatória.

A prática de Reiki não requer o conhecimento da Anatomia e Fisiologia, nem o terapeuta irá trabalhar sobre esse conhecimento, realizando qualquer diagnóstico ou prescrevendo para uma ação física. No Reiki não se pratica diagnóstico médico, nem se prescreve. Esta terapia complementar, energética e holística, visa equilibrar os vários corpos do Homem – físico, mental, emocional e espiritual, permitindo uma condição onde o corpo, por si, encontra a capacidade de se autoregenerar.

(3)

Conteúdo

Enquadramento ... 1

REVISÃO ANATOMICA E FISIOLOGICA ... 3

ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL E FUNCIONAL ... 4

SISTEMAS DO CORPO HUMANO: ... 5

TEGUMENTAR ... 4 ESQUELÉTICO ... 6 MUSCULAR ... 8 NERVOSO ... 10 ENDOCRINO ... 11 CARDIOVASCULAR ... 12 LINFATICO ... 14 RESPIRATORIO ... 15 DIGESTIVO: ... 16 URINARIO ... 17 REPRODUTOR ... 18

REGIÕES DO CORPO HUMANO ... 21

(4)

REVISÃO ANATOMICA E FISIOLOGICA

ANATOMIA: É uma ciência, ramo da biologia, que estuda a estrutura e a organização internas e externas dos seres vivos, relacionando-as com a sua função. Ou seja, a anatomia estuda, por exemplo, a forma e o tamanho dos ossos e relaciona-as com as suas funções. Tal como um martelo apresenta a estrutura adequada para martelar pregos, a estrutura dos ossos proporcionam força e suporte, para andar, correr carregar, etc.

FISIOLOGIA: É também uma ciência, do ramo da biologia, que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos, ou seja, estuda o funcionamento do organismo.

(5)

ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL E

FUNCIONAL

O corpo humano pode ser estudado em sete níveis estruturais: químico, organelo, célula, tecido, órgão, sistema e organismo.

 Químico: compostos responsáveis pela estrutura e funções da vida;

 Organelo: pequenas estruturas dentro das células que desempenham funções específicas;

 Célula: unidade básica dos seres vivos;

 Tecido: grupos de células de estrutura e função semelhantes associados às suas substâncias extracelulares. Os quatro principais tipos de tecido são o epitelial, o conjuntivo, o muscular e o nervoso.

 Órgão: estruturas compostas por dois ou mais tecidos que desempenham funções específicas.

 Sistema: grupo de órgãos considerada uma unidade que apresenta uma ou mais funções em comum.

(6)

SISTEMAS DO CORPO HUMANO:

TEGUMENTAR

É responsável pela proteção do esqueleto dos seres vivos, incluindo o do Homem em que os principais componentes são a pele, cabelo, unhas e glândulas sudoríparas.

Funções: protege, regula a temperatura, evita a perda de água e produz precursores da vitamina D.

O tegumento, ou pele, é o maior órgão do corpo. Está exposto ao ambiente externo e proporciona a primeira linha de defesa do organismo; ao mesmo tempo é atingido pelas mudanças no ambiente interno. A apreciação do tegumento fornece dados sobre como a pessoa é afetada e lida, tanto com os ambientes externos como os internos.

(7)

ESQUELÉTICO

Os principais componentes do sistema esquelético humano são ossos, cartilagens e articulações.

Funções: protege, suporta, permite o movimento do corpo, produz células sanguíneas e armazena minerais. Crânio Vértebras cervicais Escápula Esterno Tórax/Caixa torácica Rádio Úmero Vértebra dorsal Vértebra lombar Cúbito Ossos pélvicos Sacro Fémur Tíbia Rótula Perónio

(8)

O esqueleto humano é formado por estruturas axiais e apendiculares, consistindo em 206 ossos. O esqueleto axial consiste em 80 ossos (o osso hióide e os do crânio, coluna vertebral e tórax). Os restantes 126 ossos formam o esqueleto apendicular, o qual contam os ossos das extremidades superiores e inferiores, a cintura escapular e a cintura pélvica.

(9)

MUSCULAR

Os principais componentes do sistema muscular são os músculos que se encontram inseridos no esqueleto.

Funções: permite o movimento do corpo, mantem a postura e produz calor corporal.

Os três tipos principais de músculos são os esqueléticos, os viscerais e os cardíacos. O músculo visceral, que constitui os vasos sanguíneos, estômago e intestinos, é enervado pelo sistema

Grande peitoral Deltóide Grande dorsal Recto anterior Glúteo máximo Bicípite braquial Esternocleiodomastóideo Trapézio

(10)

nervoso autónomo, ou seja, não está sob o controlo voluntário. O músculo esquelético é responsável por 45% a 50% do peso corporal médio de um adulto. O corpo possui aproximadamente 350 músculos esqueléticos, a maior parte em pares e a sua função determina a sua forma. A função dos músculos é contrair-se e movimentar o corpo. Este movimento é coordenado e produzido pelos músculos que empurram os ossos, com estes a servirem de alavancas e as articulações a servirem de fulcro para as referidas alavancas.

(11)

NERVOSO

Os principais componentes do sistema nervoso são o cérebro, a medula espinhal, os nervos e os recetores sensoriais.

Funções: é um dos principais sistemas reguladores do corpo humano (perceciona sensações, controla movimentos e controla funções fisiológicas e intelectuais).

Tálamo

Bulbo

Corpo caloso Córtex cerebral Hipotálamo Pineal Cerebelo Bulbo olfactivo Fórnix Protuberância Mesencéfalo Hipocampo Espinal medula Hipófise

(12)

ENDOCRINO

Os principais componentes deste sistema são as glândulas endócrinas: hipófise; hipotálamo; tiroide, pâncreas, gonadas (ovários e testículos), timo, suprarrenais, entre outras.

Funções: participa na regulação do metabolismo, na reprodução e interage com sistema nervoso, ou seja, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais.

A complexidade do corpo humano e a particularidade das células e dos tecidos requerem um sistema interno de comunicação que integra processos, de forma a funcionarem como um todo na satisfação de determinadas necessidades. Assim, o endócrino e o nervoso funcionam em sintonia de modo a permitir ao organismo dar respostas adequadas às alterações ambientais, externas e internas. Pituitária Pineal Tiróide Timo Pâncreas Rins Supra-renais Ovários Testículos

(13)

CARDIOVASCULAR

Os principais componentes do sistema cardiovascular são o coração, vasos sanguíneos e sangue.

Funções: este sistema transporta nutrientes, produtos de excreção, gases e hormonas através do corpo; desempenha um papel importante na resposta imunitária e na regulação da temperatura do corpo. Arco da aorta Coração Aorta Pulmões Fígado

(14)

O sistema vascular é um circuito fechado, que consiste em circulação sistémica e circulação pulmonar. O sangue circula o lado esquerdo do coração até aos tecidos e de retorno ao lado direito do coração. Segue pelos pulmões e volta à parte esquerda do coração. Os principais componentes do sistema vascular são as artérias, os capilares e as veias.

As artérias são vasos de parede espessa, que transportam sangue oxigenado através da aorta, desde o coração até aos tecidos.

As veias são vasos de paredes finas, que transportam sangue desoxigenado dos capilares de retorno ao lado direito do coração.

(15)

LINFATICO

O sistema linfático é composto por vasos, gânglios e outros órgãos linfáticos.

Funções: Este sistema remove, do sangue e da linfa, substâncias estranhas ao organismo, mantêm o equilíbrio dos líquidos intersticiais e absorve gorduras.

O sistema linfático é uma via alternativa pela qual os fluidos circulam, entre os espaços intersticiais e o sangue. Todos os tecidos do organismo contêm canais linfáticos, excepto o sistema nervoso central, os ossos e as camadas superficiais da pele.

(16)

RESPIRATORIO

O aparelho respiratório é constituído por vias aéreas superiores (nariz, seios perinasais, faringe e laringe), vias aéreas inferiores (traqueia, brônquios e bronquíolos), caixa torácica e circulação pulmonar.

Funções: promove a troca gasosa (oxigénio e dióxido de carbono) entre o sangue e o ar, e regula o pH do sangue.

A respiração inclui o movimento do ar para dentro (inspiração) e para fora (expiração) dos pulmões (ventilação) e as trocas de oxigénio e dióxido de carbono entre o sangue capilar pulmonar e alvéolos (respiração).

Nariz e seios perinasais

Fígado Baço Estômago Faringe (gargan ta) Traqueia Laringe Brônquios e bronquíolos Intestinos Bexiga

(17)

DIGESTIVO

Os principais componentes do aparelho digestivo são a boca, esófago, estômago, intestinos e estruturas anexas.

Funções: desempenha funções mecânicas e químicas da digestão, absorção de nutrientes e elimina produtos de excreção.

Para a manutenção de uma nutrição e saúde adequadas, é essencial o bom funcionamento do sistema digestivo. O processo de digestão inicia-se desde logo com a trituração dos alimentos na boca e termina com a eliminação das fezes pelo ânus.

Esófago Estômago Intestino delgado Intestino grosso Recto Apêndice

(18)

URINARIO

O aparelho urinário é composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e pelas vias urinárias. Funções: remove produtos de excreção do sistema circulatório, regula o ph e o equilíbrio da água e eletrólitos do sangue.

As células do nosso organismo produzem muitos resíduos que são produtos do seu metabolismo e que são eliminados (excretados) através dos rins, além de substâncias que estão em excesso no sangue. Juntamente com estas substâncias, o aparelho urinário filtra e elimina também água. A eliminação da água é muito importante, uma vez que as substâncias nocivas estão diluídas no plasma.

Rim direito

Rim esquerdo

Bexiga

(19)

REPRODUTOR

Este sistema tem como componentes principais as gonadas, estruturas anexas e órgãos genitais do homem e da mulher.

Funções: desempenha as funções de reprodução controlando as funções e o comportamento sexual.

O aparelho reprodutor da mulher é constituído por dois ovários, duas trompas, útero, colo do útero, vagina e vulva (zona exterior). Este sistema é responsável pela fertilidade da mulher e pela menstruação. A mulher produz óvulos que quando fecundados dão origem a embriões. A gravidez desenvolve-se no útero durante nove meses.

Ovário

Trompa

Colo do útero Útero

(20)

No aparelho reprodutor, o pénis é responsável por depositar os espermatozoides na vagina, de modo a haver fecundação dos óvulos e consequentemente reprodução humana.

Bexiga Próstata Testiculo Epididimo Vesicula seminal Pénis

(21)

TERMINOLOGIA E PLANOS CORPORAIS

Posição anatómica: é quando o ser humano se encontra na vertical, com os pés virados para a frente, os braços suspensos ao longo do tronco e as palmas da mão orientadas para a frente. Os termos descritivos referem-se sempre à posição anatómica.

(22)

REGIÕES DO CORPO HUMANO

O corpo humano pode ser dividido em membros superiores e inferiores e regiões medianas (ou axiais): cabeça, pescoço e tronco.

O tronco é dividido em tórax (peito), abdómen (região entre o tórax e a pélvis) e pelve (extremidade inferior do tronco que se encontra articulada com as ancas).

(23)

Figura 2 - planos do corpo O abdómen é dividido em 4 ou 9 partes (quadrantes).

(24)

REFLEXÃO/CONCLUSÃO

A elaboração deste trabalho surge da necessidade de um aprofundamento e revisão do conhecimento anatómico por parte dos terapeutas de Reiki para que facilmente se estabeleça uma ligação entre a mente e o coração e que possa eventualmente beneficiar todos os

envolvidos no processo.

Pretende-se que exista sempre um aprimoramento e um constante crescer em todos os aspetos, logo todas as sugestões são bem-vindas e poderão ser remetidas para o seguinte correio

eletrónico: enfbrunoazevedo@hotmail.com ou info@montekurama.org

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

SEELEY, Rod R.; STEPHENS, Trent D.; TATE, Philip - Anatomia & fisiologia. 1ª ed. Lisboa: Lusodidacta, 1997. ISBN 972-96610-5-7.

PHIPPS, Wilma J.et. al- Enfermagem Medico Cirúrgica, 6ª ed. Loures: Lusociencia, 1999. ISBN 972-8383-65-7

PARKER, Steve- Anatomia e fisiologia do corpo humano, Porto: Civilização, 2007, ISBN978-989-550-546-3

IMAGENS:

As imagens são propriedade da Associação Portuguesa de Reiki, doadas por João Magalhães, pelo banco de imagens Shutterstock. Não podem ser distribuidas fora do contexto deste guia.

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma os objetivos específicos são: (i) Identificar o percentual de participação de cada agente econômico na distribuição da riqueza gerada no período

revelou que existe uma ampla base genética na população que pode ser devida à amostragem adequada do material, que é genuinamente vari- ável e/ou à seleção para a

Balanço Hídrico, N, P Produção Potencial R di ã S l Aumento Radiação Solar Temp Max/Min Caracteristicas d C lti Radiação Solar Temp Max/Min

Contraste Cor Tonalidade Vermelho Verde Azul Redução de ruído Temp.. 55 Entrada Menu avançado Português Alemão Francês Italiano Espanhol Português Holandês Sueco Chinês

Apro- ximaremos o novo problema pelo método de elementos finitos utilizando as funções de base hierárquicas de Legendre de segunda ordem, logo após, usaremos a aproximação obtida

A utilização de água proveniente de uma fonte segura e isenta de agentes infectantes é essencial para que se diminua a prevalência de protozooses intestinais

débito em conta bancária, se na data do vencimento o saldo da conta bancária indicada na sua Proposta de Contratação não for suficiente para quitação do

Apontam-se duas grandes questões para o discernimento: uma sobre a leitura de fé dos sinais de Deus na sociedade e outra sobre os sinais e indicadores do Espírito Santo na própria