• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE PORTUGUÊS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE PORTUGUÊS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

GÊNERO JORNALÍSTICO NOTÍCIA E REPORTAGEM O que é notícia?

A notícia é um fato considerado, por um determinado grupo de pessoas, relevante para o conhecimento geral da sociedade. Por isso, merecem publicação. Como todo material informativo, a notícia merece apuração jornalística, fornecendo sempre a verdade da maneira mais imparcial possível.

As notícias devem ser feitas (escritas, gravadas ou filmadas) em um curto espaço de tempo, sendo algo que deve ser levado ao público quase que de forma imediata.

Estrutura da notícia

Por ser um trabalho feito em pouco tempo, para escrever, gravar ou filmar uma notícia, é necessário estar atento a uma estrutura básica, o que guia o público entre os fatos. Cada mídia tem seu próprio tipo de estrutura, mas todas seguem basicamente um padrão comum.

É necessário ter um título, que deve passar a ideia de imediatismo da questão. Ou seja, quem ler, ouvir ou ver uma notícia deve conseguir ter ideia pelo título do conteúdo de que é um fato realmente recente. Após, é necessário abrir o texto com o que os jornalistas chamam de lide (corresponde ao primeiro parágrafo).

A palavra "lide" vem do inglês lead, que significa liderar em português. Em uma notícia, serve para que o leitor ou espectador tenha uma visão geral dos acontecimentos já no primeiro contato com o conteúdo.

Para um lide completo, o material precisa responder a seis perguntas:  O quê?  Quem? (Sujeito)  Quando?

 Onde?  Como?

 Por quê? (Se possível)

Assim, tudo o que for mais relevante é entregue ao público rapidamente, sem delongas e de forma direta.

Nos parágrafos ou minutos seguintes, é apresentado o corpo da notícia, onde o jornalista irá desenvolver sobre o que foi revelado no lide. Assim, traz informações adicionais, sendo necessário que os pontos mais importantes apareçam sempre na frente.

Os detalhes não tão relevantes são deixados para os últimos parágrafos ou minutos de uma notícia. Dessa forma, a notícia seguirá a fórmula chamada de “pirâmide invertida”, em que a base do conteúdo está no topo.

Abaixo, em detalhes, uma ilustração da pirâmide invertida na qual se observa os níveis de importância da notícia a ser priorizado na hora de construir um texto do gênero.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

DE PORTUGUÊS

Professores: Delizete Rosana

Turmas: 7° anos Volume PET: 1 Semana PET: 1

(2)

Exemplo de notícia para entender na prática:

Texto I:

Incêndio atinge Instituto do Coração em São Paulo

Um incêndio atingiu na manhã de hoje (18) o Instituto do Coração (Incor) no complexo do Hospital das Clínicas, na zona oeste da capital paulista. De acordo com a assessoria do hospital, o fogo começou em uma torre de resfriamento externa ao prédio.

O Corpo de Bombeiros deslocou 18 viaturas para o local, mas as chamas, que duraram apenas 10 minutos, foram controladas pela própria brigada de incêndio da instituição.

Entretanto, devido a fumaça, parte dos pacientes teve que ser remanejada.

Repare no lide: Um incêndio [o quê] atingiu na manhã de hoje (18) [quando] o Instituto do Coração (Incor) [quem / sujeito] no complexo do Hospital das Clínicas, na zona oeste da capital paulista [onde]. De acordo com a assessoria do hospital, o fogo começou em uma torre de resfriamento externa ao prédio [como e/ou por quê].

O que é reportagem?

Uma reportagem é um fato ou assunto desenvolvido de forma mais aprofundada. Ela conta com diversos elementos para oferecer ao leitor várias versões de um mesmo tema e interpretações dos dados e acontecimentos.

Por demandar mais horas de dedicação, a reportagem pode levar mais tempo para ser concluída, uma vez que trará muito mais informações do que a notícia.

(3)

Há vários tipos de notícia e reportagem, sendo ambos importantes gêneros textuais. No entanto, uma reportagem pode não ser considerada notícia, pois pode ser sobre diversos assuntos, não tendo o caráter imediatista da notícia.

No jornalismo, sendo a notícia a descrição de fatos relevantes para o público de determinada mídia, a reportagem se concentra no aprofundamento destes fatos. Ela traz, além de descrição detalhada, dados, interpretações dos acontecimentos e diferentes versões dadas por aqueles que presenciaram o evento em questão.

Estrutura da reportagem

O objetivo de uma reportagem é apresentar diversas versões de um mesmo fato ou tema, garantindo ao leitor que forme e tenha a própria opinião sobre o assunto. No entanto, por ser um conteúdo mais trabalhoso de ser feito, não há uma estrutura rígida para a reportagem, sendo baseada no bom senso do repórter.

Como todo material jornalístico, é crucial que haja um título.

O jornalista ou editor de um veículo de comunicação impresso pode optar também por um subtítulo. Este traz mais informações sobre o que consta na reportagem e serve para chamar a atenção do leitor, despertando curiosidade. No restante, ao apresentar um lide respondendo às seis questões da notícia, o repórter irá se desdobrar em cada uma delas para apresentar várias versões do mesmo acontecimento.

Para isso, a apuração dos fatos é a mais cautelosa possível, muito mais profunda, uma vez que a reportagem pode criar uma opinião na mente do leitor. Para compreender a teoria, veja na prática uma reportagem feita a partir do conto infantil ”Chapeuzinho vermelho”

“Achei a vovó ainda com vida dentro do animal e, graças a Deus, pude socorrê-la, era

preciso acabar com a maldade daquele vilão” ( Caçador Florestal)

A sexta-feira do dia 22 de outubro foi um dia inesquecível e assustador para o Caçador Florestal que socorreu a menina Chapeuzinho Vermelho e a vovozinha dela, devorada inteirinha pelo cruel Lobo Mau.

Em depoimento ao autor do clássico, Charles Perrault, que estava apurando o caso, ele disse que, após ouvir gritos vindos da casa da Vovó, encontrou o animal tentando abrir um velho guarda-roupas de onde vinham os gritos por socorro da menina. Como não tinha muito tempo para pensar, golpeou o canídeo na cabeça, desmaiando-o.

Texto II:

Engolida viva

(4)

Ao retirar a menina do móvel, ela contou que o malvado havia devorado a vovozinha e, por isso, ainda continuava a chorar.

Usando sua famosa faca de cirurgia, ele abriu a barriga do bicho, libertando a velha senhora.

“A culpa foi minha, não deveria ter desobedecido minha mãe”, afirmou a garota que se mostrava sinceramente arrependida.

O autor que já estava de olho na má atuação do personagem Lobo Mau, deu-lhe uma punição: ficaria preso em outra história e passaria o resto de sua vida comendo apenas vegetais.

“Ainda bem que existem bons personagens, pois pensei que nunca mais iria ver minha netinha”, disse, ainda muito emocionada, a velha senhora.

O autor parabenizou o caçador e a idosa. Aproveitando-se que todos estavam ali, deu uma bronca na menina para que ela não desobedecesse a mais ninguém.

“Ainda bem que tudo terminou com um final feliz”, disse Charles Perrault.

Lobo Mau: mito ou verdade?

Conhecido como maior canídeo nativo da América do Sul, o lobo é um animal que se alimenta de pequenos animais como roedores e tatus, além de frutos variados do Cerrado.

A espécie tem sido ameaçada de extinção não somente devido a beleza de sua pele, que é altamente valorizada em países como Argentina, e seus olhos e cauda serem utilizados como amuletos em outras regiões, mas o problema maior de ter, constantemente, sua existência ameaçada, segundo ele mesmo nos relatou, deve-se ao fato de que, em diferentes histórias, ser considerado o mais cruel de todos os vilões. Um ser abominável capaz de devorar viva Vovozinhas indefesas, colocar em perigo meninas de capuz vermelho e perseguir porquinhos gordos e fofos.

“Nunca tive a oportunidade de me explicar”

Em depoimento à redação desse jornal, o Lobo Mau afirmou que se sente muito injustiçado, pois, ainda de acordo com ele, nunca teve a oportunidade de se explicar. “As pessoas sempre me julgaram, contudo ninguém veio até mim para saber os reais motivos que me levaram a tomar essa ou aquela decisão diante de outros personagens”.

Fome

“Matas e florestas de nosso país estão sendo destruídas, árvores queimadas, animais mortos e consumidos pelo fogo. Onde buscar alimento para sobreviver às maldades do homem? Muito fácil julgar meus atos, mas e a humanidade? Quando pagará por suas ações impensadas”?, continuou ele.

O animal levantou também algumas questões: “Como uma mãe, sabendo da existência de um lobo, permite que uma criança vague sozinha por uma floresta? Por que as crianças não ouvem nem obedecem às recomendações dos pais? Por que uma senhora de idade, conhecedora dos perigos e males da vida, permite que alguém entre em sua respectiva casa sem ao menos verificar quem bate à porta? Por que as leis desse país não punem os caçadores que, cada vez mais, colocam em perigo o equilíbrio da vida na floresta”?

Autores também são culpados

Para o Lobo Mau, os autores de contos infantis têm grande parcela de culpa nessa história toda. Nunca um vilão, animal ou não, teve a chance de explicar seus atos que seguem à risca o roteiro previamente escrito pelo autor. Assim, dizer que a trama teve um final feliz, é relativo, muito relativo. Feliz? Para quem”? Questionou.

(5)

Lobo Mau(Foto: © Depositphotos.com / nejron)

Características: pesam em média 50 kg. Dentição especializada em quebrar ossos. Pele considerada excelente isolante térmico. Vivem em grupos de 2 a 36 indivíduos.

Reprodução: são monogâmicos. Somente o casal dominante se reproduz. A gestação dura de 60 a 63 dias, com média entre 7 a 14 filhotes.

_____________________________________________________________________________ Diferença entre Notícia e Reportagem

Notícia: Apresenta um fato de forma simples e objetiva,se mantém dentro dos fatos, apuração e publicação imediata, conteúdo válido a curto prazo. Conteúdo no modelo de pirâmide invertida.

Reportagem: Questiona causas e feitos de um fato determinado; Apuração extensa com prazo maior para elaboração de um conteúdo válido a longo prazo; Conteúdo sem ordem prédeterminada, com gráficos, infográficos,citações, imagens, podendo conter, também , uma minientrevista.

____________________________________________________________________________ ATIVIDADES

QUESTÃO 1) - Em relação ao gênero Notícia, marque (X) na alternativa correta:

a) ( ) É um gênero muito valorizado, cujo único meio de veiculação é o jornal impresso. b) ( ) É um gênero informativo, que leva informação ao seu público alvo de forma detalhada, fornecendo espaço a todas as partes citadas para se manifestarem em relação ao que foi exposto no texto.

c) ( ) As notícias devem ser preparadas em um curto espaço de tempo, sendo algo que deve ser levado ao público quase que de forma imediata, devido a necessidade do imediatismo.

d) ( ) O gênero notícia não exige norma padrão da linguagem, de modo que pode ser escrito de

modo coloquial, não formal, já que se propõe a alcançar todos os níveis sociais.

_____________________________________________________________________________ QUESTÃO 2- Relia o texto I sobre o gênero notícias e responda: a) Quais são os três blocos que compõem o gênero notícia?

(6)

b) Explique cada um dos três blocos que compõem o gênero jornalístico notícia.

______________________________________________________________________________ QUESTÃO 3 – O que significa o termo pirâmide invertida? Ilustre-a:

QUESTÃO 4 – O que é reportagem?

____________________________________________________________________________ QUESTÃO 5 _ Quais as principais diferenças entre o gênero notícia e o gênero reportagem? ____________________________________________________________________________ QUESTÃO 6: Considere as características apresentadas nas sentenças abaixo, depois preencha a lacuna de acordo com o número do gênero textual que apresenta as características citadas:

1. Texto que traz informações imediatas, sem muitos detalhes, de natureza impressionista e objetividade dos fatos narrados.Apresenta um fato de forma simples e objetiva, se mantém dentro dos fatos, apuração e publicação imediata, conteúdo válido a curto prazo. Conteúdo no modelo de pirâmide invertida.

2. Predominância da forma narrativa e humanização do relato, que dá possibilidades a todas as partes de se manifestarem sobre seu ponto de vista. Questiona causas e feitos de um fato determinado; Apuração extensa com prazo maior para elaboração de um conteúdo válido a longo prazo; Conteúdo sem ordem pré-determinada, com gráficos, infográficos, citações, imagens, podendo conter, também, uma minientrevista.

( ) Gênero reportagem ( ) Gênero noticia

____________________________________________________________________________

QUESTÃO 7 – Assinale a alternativa que apresenta as características do gênero reportagem: a) Comunicação utilizada entre pessoas que mantêm algum tipo de relação íntima, cuja

linguagem

é predominantemente coloquial.

b) Seu principal objetivo é transmitir a opinião de pessoas de destaque sobre algum assunto de interesse.

c) Texto jornalístico divulgado nos meios de comunicação de massa, informa fatos de interesse público, cuja linguagem deve ser objetiva e clara.

d) A linguagem é sua principal característica, pois há uma preocupação com a seleção e a combinação vocabular. Sua linguagem é predominantemente subjetiva.

_____________________________________________________________________________ QUESTÃO 8 – Leia a notícia abaixo, depois retire todas as informações do led (O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?)

(7)

Mãe abandona duas crianças pequenas

e vizinhos chamam polícia

Profissionais constaram situação de abandono e abrigaram as crianças.

Essa não seria a primeira vez que mãe abandona as filhas enquanto sai.

LG Rodrigues Do G1 Santos

Duas meninas, uma com menos de um ano de idade e a outra com dois anos, foram resgatadas pelo Conselho Tutelar de Santos, no litoral de São Paulo, após vizinhos denunciaram a mãe das crianças. Ao chegar à residência na manhã desta terça-feira (18) os profissionais constaram a situação de abandono e levaram as duas crianças para um abrigo.

De acordo com informações da Delegacia da Mulher de Santos, onde o caso foi inicialmente tratado, essa não seria a primeira vez que a mãe abandona as filhas sozinhas em casa, no bairro Chico de Paula, enquanto sai durante a noite. As crianças foram encaminhadas até a delegacia e posteriormente foram levadas a um abrigo. Até o momento a mãe das crianças não foi localizada.

Acesso em: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/03/mae-abandona-duas-criancas-pequenas-evizinhos-chamam-policia.html

a) O quê b) Quem c) Quando d) Onde e) Como f) Por quê

Referências

Documentos relacionados

Após estas operações, deverá o candidato proceder à entrega, durante o horário comercial (dias úteis) na Sociedade de Pediatria estadual/filiada à SBP conforme

III ENCONTRO DA CLASSE TRABALHADORA DO RIO DE JANEIRO - ENCLAT - RJ. Relato dos acontecimentos do 111 Encontro da Classe Trabalhadora do Rio de Janeiro. Em anexo outro documento com

O leitor a quem se dirige esse livro não é evidente: em geral, quem vive o futebol não está interessado em ler sobre ele mais do que a notícia de jornal ou revista, e quem se dedica

Inicialmente será contratado 01 (um) candidato e, mediante necessidade do Serviço, os candidatos considerados habilitados serão convocados de acordo com sua ordem

A) Infração gravíssima, penalidade de multa e como medida administrativa a recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação. B) Infração média, penalidade de multa

Vista, crescimento, fertilidade Vitamina A U.I./kg 24.000 Metabolismo, ossos Vitamina D U.I./kg 1.800 Proteção celular, pele saudável Vitamina E U.I./kg 500 Coagulação

MMA – Ministério do Meio Ambiente MMAg – Movimento das Mulheres Agricultoras MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização MTE – Ministério do Trabalho e Emprego MST

Indices (1) to verify the agreement between soil depth values where penetration resistance is equal to 1.5 MPa, based on the proposed penetrometer (Hatô) and the