• Nenhum resultado encontrado

REVISÃO NOVAFAP-FACID(geografia-Hugo)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REVISÃO NOVAFAP-FACID(geografia-Hugo)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

REVISÃO NOVAFAP-FACID(geografia-Hugo)

1. (Ufu) Na década de 1960, o geógrafo Aziz Nacib Ab'Saber reuniu as principais características do relevo e do clima das regiões brasileiras para formar, com os demais elementos naturais da paisagem, o que denominou de "domínios morfoclimáticos".

Sobre esse assunto considere o mapa a seguir.

De acordo com as informações do mapa, marque a alternativa correta.

a) Em III, a ação dos agentes modeladores sobre o substrato geológico cristalino produziu um relevo típico de morros arredondados que constituem o domínio dos "mares de morros florestados".

b) Em II, nos planaltos tabulares basálticos, do Pré-Cambriano, recobertos por florestas tropicais úmidas, encontram-se as principais reservas minerais fósseis do território brasileiro.

c) Em VI, as planícies, coxilas e chapadas sedimentares constituem o domínio das florestas subtropicais aciculifoliadas.

d) Em V, encontra-se o domínio dos planaltos e da bacia sedimentar do Paraná, de clima temperado, com baixas amplitudes térmicas e recoberto por matas tropicais.

(2)

31/05/2010 11:16 pag.2

2. (Fuvest) Considerando as massas de ar que atuam no território brasileiro e alguns de seus efeitos, analise o quadro a seguir e escolha a associação correta.

3. (Uepg) A respeito da rede hidrográfica brasileira, assinale o que for correto.

(01) A Bacia Amazônica, a mais vasta do mundo, tem potencial hidrelétrico, mas apresenta o inconve-niente de que, em função de a maioria de seus rios ser de planície, o represamento deles provocará a inundação de vastas áreas cobertas de florestas.

(02) As Bacias do Rio Paraná e do Rio São Francisco, em que predominam rios de planalto, têm elevado poder hidrelétrico. Neles está instalada a maior parte das usinas hidrelétricas do país. (04) Os rios de planície da Bacia Amazônica têm como funções principais o transporte fluvial e o sustento das populações ribeir inhas, por causa da abundância da pesca.

(08) As Bacias Platina, Amazônica e do São Francisco são genuinamente brasileiras, pois seus rios formadores, seus afluentes e subafluentes banham apenas território brasileiro.

(16) A construção de usinas hidrelétricas em regiões da Bacia Amazônica provocaria, além do afogamento de áreas de florestas, a relocação de povos indígenas das áreas inundadas e prejuízos à rica fauna.

(3)

4. (Ufrs) Observe a figura a seguir, que apresenta os quatro fusos horários brasileiros.

Assinale a alternativa que cita duas capitais brasileiras situadas no mesmo fuso horário. a) Belém e Manaus

b) Campo Grande e Goiânia c) Boa Vista e Cuiabá d) Porto Velho e Rio Branco e) Belo Horizonte e Manaus

(4)

31/05/2010 11:16 pag.4

5. (Uft) Analise a figura a seguir

Tomando-se como base a figura que mostra o Brasil em três escalas diferentes, é INCORRETO afirmar que:

a) Quanto menor for a escala, maior é o tamanho do mapa e conseqüentemente maior é a riqueza de detalhes.

b) Quanto maior for a escala, maior é o tamanho do mapa e conseqüentemente maior riqueza de detalhes.

c) Quanto menor for a escala, menor o tamanho do mapa e consequentemente menor é a riqueza de detalhes.

(5)

6. (Ufop) Analise a tabela a seguir.

Com base nos dados, é incorreto afirmar:

a) O rendimento médio da população residente na região metropolitana de Belo Horizonte é maior do que o rendimento médio da população brasileira.

b) O rendimento médio dos "pretos" é menor do que o dos "pardos", e ambos possuem índice de escolaridade menor do que os chamados "brancos".

c) Os dados indicam a existência de forte relação entre nível de escolaridade e rendimento médio de toda a população brasileira.

d) Os dados sobre o rendimento e a escolaridade dos "pretos" e "pardos" da região metropolitana de Belo Horizonte indicam que essa população é majoritária.

(6)

31/05/2010 11:16 pag.6

7. (Uece) A urbanização no Brasil ocorreu de modo acelerado nas últimas décadas do século XX, comprimindo no tempo um fenômeno que em outros países aconteceu lentamente. Considere as seguintes afirmações que tratam do processo da urbanização brasileira:

I. As indústrias tiveram papel central no crescimento das metrópoles, sobretudo aquelas localizadas no Sudeste.

II. As metrópoles brasileiras tornaram-se lugar da crise urbana, relevada pela precariedade do sistema de transportes e falta de moradia entre outros problemas que afligem a população de baixa renda.

III. No Nordeste, apesar da pobreza rural, a urbanização com industrialização promoveu um aumento no nível de renda dos trabalhadores.

IV. A extensão contínua dos grandes centros urbanos é definida por cidades que balizam regiões de agricultura moderna, como é caso de Ribeirão Preto em São Paulo.

Assinale o correto.

a) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras. b) As afirmações I, II e III são as únicas verdadeiras. c) As afirmações I, II e IV são as únicas verdadeiras. d) Apenas as afirmações I, III e IV são verdadeiras.

8. (Pucmg) A agricultura brasileira tem grande importância social e econômica. Entre os fatores que a caracterizam, é INCORRETO afirmar:

a) A atividade agrícola fornecedora de alimentos gera as maiores receitas financeiras, seguida de fontes de matéria-prima e produtos de exportação.

b) As atividades agrárias sofrem influência de fatores naturais, como características tropicais, que favorecem a produção de cultivos de destaque no mercado mundial.

c) A economia agroexportadora contribuiu, durante um extenso período, para estabelecer uma organização social que relacionou a propriedade da terra à concentração do poder político e econômico, favorecendo os conflitos existentes.

d) A atividade agrícola apresenta forte dualidade entre uma agricultura comercial, mecanizada e de exportação, e lavouras arcaicas de subsistência, com trabalho familiar.

9. (Unifesp) A adoção de usinas nucleares para gerar energia voltou ao debate no Brasil em função da anunciada crise energética. Entre as implicações mais graves que este modelo de geração de energia cria, está

a) o aumento do poder militar do Brasil, que ganhará um posto no Conselho de Segurança da ONU.

b) o lixo atômico, cuja atividade prolonga-se por gerações. c) a ameaça de explosão por ambientalistas radicais.

d) a obrigação do país de não produzir armas nucleares, que mantém o 'status quo' nuclear mundial.

(7)

10. (Pucsp) Comparando-se o Mercosul e a União Européia é correto afirmar que:

a) Enquanto a União Européia conheceu ampla integração territorial por meio das infra-estruturas (ferrovias, rodovias, hidrovias) antes mesmo de sua institucionalização, o Mercosul passou a expandir tais infraestruturas somente após sua criação e ainda assim em ritmo bastante lento. b) Não são passíveis de comparação, pois a União Européia resultou de um tratado amplo e antigo entre países desenvolvidos e o Mercosul é um acordo de Livre Comércio entre países subdesenvolvidos que nunca visou a qualquer tipo de integração regional.

c) A integração regional da União Européia atinge as esferas econômica, social, política e cultural do mesmo modo que o Mercosul, que projeta para o futuro a plena integração comercial em todos os setores da economia e uma moeda comum ainda para 2006.

d) Nos dois casos verificou-se que, após as tentativas de integração regional, as relações comerciais entre os países membros praticamente não foram afetadas, pondo em dúvida a eficácia dessas organizações supranacionais.

e) A União Européia tem colhido fracassos em razão de ser composta por países que têm um histórico recente de conflitos armados, ao passo que os sucessos do Mercosul devem-se à harmonia natural de países vizinhos sem histórico de conflitos.

11. (Fuvest)

A censura política na internet está, em geral, associada à atitude de países que pretendem I. proteger suas culturas e valores nacionais, inibindo o contato com culturas de outras nações. II. controlar o acesso a informações sobre a situação política interna e a questão dos direitos humanos.

(8)

31/05/2010 11:16 pag.8 GABARITO 1. [A] 2. [A] 3. 1 + 2 + 4 + 16 = 23 4. [C] 5. [A] 6. [D] 7. [C] 8. [A] 9. [B] 10. [A] 11. [C]

Referências

Documentos relacionados

A apréénsaão da arté cinématograéfica pélo viéés fíélmico, a qué sé référé Barthés como “ménsagém obtusa”, éé a narratividadé céênica déscontíénua qué

[r]

Considerando a relevante frequência com a qual ocorrem os ferimentos ocasionados por mor- deduras de animais e a controvérsia entre os profis- sionais, principalmente com relação

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Núbia Ivete Monteiro de Oliveira, constituída pela Portaria nº 290/2012, publicada no DOE de 20/06/2012,alterada pela Portaria SEGESP nº 023/2013, publicada no DOE de

Tabela 17: Exportação - Oferta de manufaturas 77 Tabela 18: Exportação - Oferta de manufaturas ex-Argentina 78 Tabela 19: Exportação - Oferta de semi-manufaturas 80 Tabela

Faz uma abordagem da formação da União Européia, desde a criação da Comunidade Econômica Européia (CEE) até tornar-se de fato União Européia, atualmente com 27 membros, por