• Nenhum resultado encontrado

Eu amo, eu sirvo ESTATUTO DO DISTRITO AL-2012/2013 ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES GOVERNADORIA DO DISTRITO LA-6

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Eu amo, eu sirvo ESTATUTO DO DISTRITO AL-2012/2013 ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES GOVERNADORIA DO DISTRITO LA-6"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES

GOVERNADORIA DO DISTRITO LA-6

CL Antonio Massoud Salame / CaL Silvia

ESTATUTO DO DISTRITO

AL-2012/2013

(2)

ESTATUTO DO DISTRITO LA-6

TITULO I

DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FORO

Art. 1o – O Distrito LA-6 de Lions Internacional é uma organização civil, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, constituída pelos Lions Clubes existentes ou a serem fundados na área delimitada e descrita nesta Estatuto.

Art. 2o – Sua sede será a cidade de residência e domicílio do Governador em exercício, ou a que for por ele indicada, e seu foro, também.

TITULO II

DOS OBJETIVOS

Art. 3o – Os objetivos do Distrito LA-6 são:

a) organizar, constituir e orientar Clubes de Serviço denominados Lions Clubes; e

b) supervisionar as atividades e uniformizar a administração dos Lions Clubes de sua área

TITULO III

DA ORGANIZAÇÃO SEÇÃO 1 – DOS CLUBES

Art. 4o – O Distrito LA-6 é constituído por Lions Clubes devidamente organizados de conformidade com os dispositivos estatutários de Lions Internacional

Art. 5o – Poderão ser organizados e constituídos Lions Clubes em qualquer município em sua área, mediante autorização do Governador do Distrito e/ou autorização da Diretoria Internacional

Art. 6o – Cada Clube será identificado pelo nome do Município onde se acha situado.

Parágrafo Único: - Havendo mais de um Clube no município, a identificação será acrescida de um complemento que os diferencie.

Art. 7o – Qualquer grupo ou associação devidamente organizada e que tenha seus dirigentes eleitos, poderá tornar-se um Lions Clube, desde que cumpridas formalidades estabelecidas por Lions Internacional.

Art. 8o – Os Clubes estão sob a exclusiva jurisdição da Diretoria Internacional.

Art. 9o – O Clube que não cumprir as normas estabelecidas terá seus direitos e privilégios suspensos pela Diretoria Internacional, até a sua decisão final.

Art. 10 – O Clube pode solicitar a sua exclusão de Lions Internacional, renunciando expressamente ao direito do uso do emblema, das insígnias e da palavra Lions como Clube de Serviços.

Parágrafo Único: - A exclusão somente dar-se-á quando efetivada pela Diretoria Internacional

SEÇÃO 2 – DO DISTRITO

Art. 11 – O Distrito LA-6 em sua jurisdição, abrange os Estados do Piauí, Maranhão, Pará e Amapá.

Art. 12 – O Distrito terá um Governador e um Vice-Governador eleitos na Convenção Distrital

Art. 13 – O Distrito será dividido em Regiões, e estas, em Divisões, a critério do Governador

Parágrafo Único: - Cada Região terá um Presidente de Região e cada Divisão um Presidente de Divisão, nomeados pelo Governador, dentre os sócios dos Clubes das respectivas áreas.

Art. 14 – O Distrito terá um Secretário e um Tesoureiro, nomeados pelo Governador.

Parágrafo Único: - Os cargos de Secretário e Tesoureiro poderão ser unificados a critério do Governador.

Art. 15 – O Governador poderá nomear Assessores, Assistentes Distritais e Coordenadores de Interclubes, com funções específicas e determinadas.

Art. 16 – O Distrito LA-6 terá um comitê de Honra, constituído por ex-Governadores que sejam sócios ativos ou vitalícios de Clubes do Distrito LA-6.

Art. 17 – O Governador e o Vice-Governador o ex-Governador Imediato o Secretário, o Tesoureiro, os Presidentes de Região, os Presidentes de Divisão, os Assessores, os Assistentes e os Coordenadores de Interclubes são os dirigentes Distritais e constituem o gabinete do Distrito

Parágrafo Único: - Os cargos de nomeação do Governador que integram o Gabinete do Distrito deverão ser preenchidos por sócios ativos ou vitalícios de Clubes do Distrito.

(3)

TÍTULO IV

DA ADMINISTRAÇÃO

Art. 18 – O Distrito será administrado pelo governador através dos seguintes órgãos:

a) Convenção Distrital; b) Conselho Distrital; e

c) Comitê Assessor do Governador. SECÃO 1 – DA CONVENÇÃO DISTRITAL

Art. 19 – A Convenção Distrital é o órgão superior do leonismo do Distrito, devendo realizar-se, anualmente, no mês de abril.

-se no mês de abril cabe ao Conselho Distrital fixar a data mais adequada; e

cerrar-se, no mínimo, quinze(15) dias antes da abertura da Convenção Regional e trinta (30) dias antes da Convenção Internacional.

Art. 20 – São finalidades da Convenção: a) estimular o espírito de companheirismo;

b) promover instruções leonísticas e o debate de temas de interesse para o leonismo;

c) eleger o Governador e o Vice-Governador; d) apreciar todas as propostas apresentadas;

e) votar a indicação de candidatos aos cargos de Presidente, Vice-Presidente do Conselho de Governadores do Distrito LA e da Diretoria Internacional;

f) aprovar a indicação da cidade, clube ou clubes anfitriões da Convenção Distrital seguinte;

g) fixar o valor das quotas Distritais joias e outras contribuições relativas as obrigações dos sócios e dos Clubes.

h) premiar os Clubes, conforme Portaria aprovada na 1a Reunião do Conselho Distrital;

i) divulgar as atividades dos Clubes através de Temas Livres e Poste’s, inscritos antecipadamente antes da Convenção Distrital

Art. 21 – Todo sócio de um Lions Clube poderá participar da Convenção Distrital, na qualidade de convencional.

Art. 22 – Os Lions Clubes pertencentes ao Distrito LA-6, em pleno gozo de seus direitos, poderão fazer-se representar na Convenção Distrital, através de Delegados devidamente credenciados.

– Cada Clube terá direito a um Delegado e um Suplente, para cada grupo de 10 sócios ou fração igual ou superior a 5, de conformidade com os registros de Lions Internacional, no primeiro dia do mês anterior ao em que se realizar a Convenção Distrital

– São considerados Delegados, independentemente do número estabelecido neste artigo, o Governador do Distrito e os ex-governadores que sejam sócios ativos ou vitalícios de um Clube do Distrito.

– Entende-se por Clube em pleno gozo de seus direitos, o que estiver em atividade e em dia com seus compromissos de qualquer natureza, junto a Lions Internacional, ao Distrito Múltiplo LA e ao próprio Distrito.

Art. 23 – Todas as deliberações da Convenção Distrital serão tomadas por maioria dos votos dos Delegados inscritos.

Art. 24 – Somente os Delegados, cujas credenciais tenham sido aceitas pela Comissão competente, poderão sufragar um voto de acordo com o que ficou decidido pelo Clube em Assembleia Geral e, na sua falta, ser substituído pelo 1o suplente.

Parágrafo Único: os suplentes votarão apenas na ausência dos titulares.

Art. 25 – Serão estabelecidas em Regulamento, as normas relativas à organização e funcionamento da Convenção.

SECÃO 2 – DO CONSELHO DISTRITAL

Art. 26 – O Conselho Distrital é o órgão que assessora o Governador em sua Administração

Art. 27 – O Conselho Distrital compõe-se de Membros Deliberativos e Membros Conselheiros.

§1o – São Membros Deliberativos, com direito a voto, o Governador, o Ex-Governador Imediato, o Vice-Ex-Governador, o Secretário, o Tesoureiro, os Presidentes de Região, de Divisão e os Assessores Distritais, reconhecidos por Lions Internacional.

§ 2o – São membros Consultivos, sem direito a voto, os ex-Governadores que sejam sócios ativos ou vitalícios de um dos Clubes do Distrito, os Assistentes Distritais e os Coordenadores de Interclubes. os Dirigentes leonísticos.

Art. 28 – O Conselho Distrital reunir-se-á quatro vezes por ano, sob a presidência do Governador, para apreciar e deliberar sobre os assuntos de interesse do Distrito.

(4)

Art. 29 – As convocações para as reuniões do Conselho Distrital serão feitas com a antecipação mínima de trinta(30) dias.

Art. 30 – A presença dos Membros Deliberativos nas reuniões do Conselho Distrital é obrigatória, não sendo permitido a representação ou a delegação de poderes.

SEÇÃO 3 – DO COMITÊ ASSESSOR

Art. 31 – O Comitê Assessor é o órgão que presta ao Governador as informações sobre a situação e atividades dos Clubes.

Art. 32 – O Comitê Assessor compõe-se de Membros Deliberativos e Membros Conselheiros.

- São membros Deliberativos os Presidentes de Divisão, os Presidentes, os Secretários e os Tesoureiros dos Clubes da Divisão.

– São membros Conselheiros os Dirigentes leonísticos

Art. 33 –O Comitê Assessor reunir-se-á sob a Presidência do Presidente de Divisão e/ou Presidente de Região, três (03) vezes ao ano.

– As convocações devem ser feitas pelo Presidente de Divisão, com a antecedência mínima de quinze (15) dias, dando-se das mesmas, comunicação prévia ao Governador e ao Presidente de Região.

– A não convocação para qualquer das reuniões a que se refere este artigo, ressalvada a hipótese de, pelo Governador, ser considerada justificada, será motivo de substituição do Presidente da Divisão.

Art. 34 – A presença do Presidente, do Secretário e do Tesoureiro dos Clubes convocados é obrigatória, podendo, em caso justificado, os referidos titulares se fazerem representar por outros associados de seus Clubes.

SEÇÃO 4 – DO COMITÊ DE HONRA

Art. 35 – O Comitê de Honra é órgão opinativo e consultivo especial para assuntos leonísticos e suas finalidades precípuas são:

a) opinar sobre a conveniência e oportunidade da fundação de novos Clubes:

b) opinar sobre assuntos que digam respeito às relações leonísticas no Distrito, bem como as interdistritais e internacionais: e

c) opinar sobre assuntos considerados de relevância para o movimento leonístico, a critério do Governador

Art. 36 – O Comitê de Honra é constituído de ex-Governadores que sejam sócios ativos ou vitalícios de Clubes do Distrito LA-6

Art. 37 – O Comitê de Honra será presidido pelo ex-Governador, cujo mandato tenha se expirado mais recentemente.

Art. 38 – O Comitê de Honra reunir-se-á, quatro vezes ao ano, coincidindo com o período das Reuniões do Conselho Distrital.

Parágrafo Único – As reuniões serão convocadas pelo Governador em exercício e/ou pelo seu Presidente.

Art. 39 – Compete ao Presidente do Comitê de Honra a) presidir as reuniões do Comitê de Honra; b) comparecer às reuniões do Conselho Distrital; c) editar pareceres do Comitê de Honra

TITULO V

DAS ATRIBUIÇÕES DOS DIRIGENTES Art. 40 – Compete ao Governador:

a) representar o Distrito em Juízo e fora dele:

b) presidir as reuniões da Convenção Regional para as quais tenha sido designado:

c) presidir a Convenção Distrital e as reuniões do Conselho Distrital;

d) autorizar a fundação de novos Clubes e presidir a respectiva sessão de instalação;

e) entregar as Cartas Constitutiva dos novos Clubes, fixando as datas respectivas;

f) organizar o Distrito em regiões e divisões, dando ciência ao Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LA e a Associação Internacional de Lions Clubes

g) referendar, obrigatoriamente, o presidente e os membros do Comitê de Honra e nomear o Secretário, o Tesoureiro, os Presidentes de Regiões, os Presidentes de Divisão, os Assessores, Assistentes e os Coordenadores de Interclubes, bem como facultativamente, a galeria de Membros Honorários, que deve ser constituída de pessoas físicas relacionadas ao Leonismo;

h) superintender e fiscalizar o cumprimento do Estatuto e Regulamento vigentes no Distrito;

i) promover o intercâmbio de ideias e proveitosa aproximação entre os Clubes do Distrito;

j) participar das reuniões do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LA

k) propor a Associação Internacional de Lions Clubes a suspensão temporária ou o cancelamento da carta Constitutiva de Clube do Distrito que apresente incapacidade econômica ou administrativa, ou ainda, que tenha desrespeitado normas leonísticas;

(5)

m) apresentar ao seu substituto, ao fim do seu exercício leonístico, até trinta dias após o encerramento da Convenção Internacional, relatório e fichas dos Clubes, documentos e materiais do Distrito; e

n) exercer suas funções e realizar atos exigidos preconizados pelo Presidente Internacional, através do Manual do Governador do Distrito.

Art. 41 – Compete ao Vice-Governador:

a) desempenhar as obrigações que lhe forem designadas pelo Governador; b) desempenhar quaisquer outras obrigações ou atos que lhe sejam designados por Lions Internacional;

c) participar das reuniões do Conselho Distrital; e Art. 42 – Compete ao Secretário:

a) desempenhar as obrigações que lhe forem designadas pelo Governador b) manter em ordem todos os serviços inerentes à secretaria do Distrito c) expedir as convocações para as reuniões do Conselho Distrital

d) participar das reuniões do Conselho Distrital, secretariando-as e elaborando as suas respectivas atas e encaminhando-as no prazo de quinze (15) dias, após cada reunião; e

e) representar o Governador quando designado. Art. 43 – Compete ao Tesoureiro:

a) desempenhar as obrigações que lhe forem designadas pelo Governador; b) efetuar todos os recebimentos e pagamentos devidos, a qualquer título, pelo Distrito;

c) elaborar o orçamento financeiro do Distrito e submetê-lo à apreciação e aprovação do Conselho Distrital

d) fiscalizar o fiel cumprimento das obrigações financeiras dos Clubes, para com Lions Internacional e com o Distrito Múltiplo LA

e) escolher um estabelecimento bancário, que será aprovado na 1a Reunião do Conselho Distrital, para movimentar os fundos do Distrito;

f) participar das reuniões do Conselho Distrital; e g) representar o Governador quando designado. Art. 44 – Compete ao Presidente de Região:

a) desempenhar as obrigações que lhe forem designadas pelo Governador; b) representar o Governador quando designado em todos os atos e solenidades que tiverem lugar em Clubes de sua Região;

c) superintender e fiscalizar todos os Clubes de sua Região a fim de que cumpram o Estatuto e Regulamento vigentes;

d) apresentar, trimestralmente, ao Governador, um relatório de suas atividades e da situação dos Clubes de sua Região

e) assegurar-se de que os Presidentes de Divisão de sua Região estejam realizando normalmente as reuniões do Comitê Assessor;

f) visitar uma vez por ano, pelo menos, cada Clube de sua Região.

g) manter um estreito relacionamento com os Presidentes de Divisão e os Presidentes dos Clubes, tendo em vista o desenvolvimento do leonismo em sua Região; e

h) participar das reuniões do Conselho Distrital. Art. 45 – Compete ao Presidente de Divisão:

a) desempenhar as obrigações que lhe forem designadas pelo Governador b) representar o Governador ou o Presidente de Região quando designado, em todos os atos e solenidades dos Clubes de sua Divisão.

c) convocar os Presidentes, Secretários e Tesoureiros dos Clubes de sua Divisão para as reuniões do Comitê Assessor, presidindo-as e emitindo relatórios para o Governador e ao Presidente de Região;

d) visitar duas vezes por ano, pelo menos, cada Clube de sua Divisão; e e) participar das reuniões do Conselho Distrital.

Art. 46 – AOS ASSESSORES DISTRITAIS, conforme seja sua função definida por Lions Internacional, compete em sua área respectiva, propor medidas e elaborar programas a serem sugeridos pelos Clubes, desempenhando as obrigações que lhe forem designadas pelo Governador.

Art. 47 – AOS ASSISTENTES DISTRITAIS, conforme seja sua função definida pelo Governador do Distrito, em sua área respectiva, compete desincumbir-se das tarefas e encargos que lhe forem cometidos pelo Governador

PARÁGRAFO ÚNICO – dentre os Assistentes Distritais deverá ser designado um para cada Estado que compõe o Distrito LA-6, e aos quais, sem intereerência nas atribuições dos Presidentes de Região e Divisão, compete estimular os clubes de sua jurisdição a um trabalho conjunto de propagação dos ideais do leonismo, bem como convocar Presidente de Clubes, para reunir, quando julgar conveniente e sempre que houver assuntos de relevância a tratar.

Art. 48– Os Assistentes Distritais e os Coordenadores Interclubes, quando convocados, deverão participar das reuniões do Conselho Distrital, sem direito a voto.

TITULO VI

DAS ELEIÇÕES E POSSE DOS ELEITOS

Art. 49 – O Governador e o Vice-Governador do Distrito serão eleitos, anualmente, na Convenção Distrital.

Art. 50 – Os candidatos aos cargos de Governador e Vice-Governador deverão preencher os seguintes requisitos:

a) ser sócio ativo ou vitalício de um Lions Clube do Distrito LA-6, em pleno gozo de seus direitos;

(6)

c) ter desempenhado cargo de Presidente de um Lions Clube por um período completo de um ano, ou maior parte deste, e um ano adicional como membro do Gabinete do Governador do Distrito como: Secretário, Tesoureiro, Presidente de Região ou Presidente de Divisão;

Art. 51 – As indicações dos candidatos aos cargos de Governador e Vice-Governador, instruídas com os requisitos estabelecidos serão apresentadas pelos Clubes a que pertencerem ou pela maioria dos Clubes do Distrito, ao Governador em exercício.

Art. 52 – Ocorrendo vaga no cargo de Governador, o Vice-Governador, automaticamente, passará a ocupar o cargo de Governador.

Art. 53 – A promoção automática não se realizará se o Vice-Governador expressar, por escrito, sua recusa.

Parágrafo Único – Em tal caso, o ocupante do cargo de ex-Governador Imediato responderá pelo Distrito até ser o referido cargo preenchido por nomeação da Diretoria Internacional.

Art. 54 – Caso não seja eleito ou em caso de vacância, o cargo de Vice-Governador permanecerá vago.

Art. 55 – caso não seja eleito na Convenção Distrital, o Governador será eleito pelos Delegados do seu Distrito presentes à Convenção do Distrito Múltiplo LA em plenária específica ao LA-6.

Art. 56 – As eleições para cargos considerados no artigo anterior, serão realizadas mediante votação secreta, sendo eleito o candidato que obtiver maior número de votos.

Art. 57 – Os mandatos de cargos de Governador e Vice-Governador é de um ano, iniciando-se no último dia da Convenção Internacional realizada no ano em que forem eleitos e concluído no ano seguinte igualmente no último dia da Convenção Internacional.

– caso aquelas convenções não se realizem, os mandatos terão início a 1o de julho do ano da eleição e terminarão em 1o de julho do ano seguinte.

– o mandato dos cargos de nomeação encerrar-se-á concomitantemente ao do Governador.

TITULO VII

DAS CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS

Art. 58 – Os Clubes deverão pagar uma quota de contribuição ao Distrito, além das quotas devidas ao Lions Internacional e ao Distrito Múltiplo LA.

Art. 59 – O valor da quota distrital e sua forma de pagamento serão fixadas pela Convenção Distrital, por proposta do Conselho Distrital.

Art. 60 – As quotas serão calculadas em razão do número de associados de cada Clube, registrado no Distrito em 1o de julho e 1o de janeiro de cada exercício leonístico.

Art. 61 – A Convenção Distrital por solicitação do Conselho Distrital, deverá fixar também, o valor da joia e da quota de sócio fundador e sócio novo devidas ao Distrito.

Art. 62 – O não pagamento de quaisquer das quotas no prazo de três (3) meses constitui motivo para suspensão dos direitos dos Clubes e possível cancelamento de sua afiliação à Associação, por solicitação do Governador.

Art. 63 – O movimento financeiro do Distrito deverá ser efetuado através de estabelecimento bancário escolhido pelo Tesoureiro e referendado pelo Conselho Distrital.

Parágrafo Único – A conta bancária deverá ser movimentada pelo Governador e pelo Tesoureiro, conjuntamente.

TITULO VIII

DOS DEVERES DOS CLUBES

Art. 64 – Os Lions Clubes filiados ao Distrito são obrigados a:

a) respeitar e fazer cumprir as disposições estatutárias e regulamentares, resoluções, instruções e determinações da Associação Internacional, do conselho de Governadores, do Distrito Múltiplo LA, das Convenções Regionais, Distritais e do Conselho Distrital.

b) manter em dia seus compromissos financeiros;

c) enquadrar o Clube nas exigências legais e fiscais das áreas federal, estadual e municipal;

d) manter registros separados das receitas administrativas e empregadas para a manutenção do Clube;

e) realizar mensalmente, no mínimo, duas reuniões ordinárias e/ou extraordinárias;

f) realizar atividades para o progresso e bem estar cívico, cultural, moral e social da comunidade; e

g) proceder a eleição anual de seus dirigentes, o mais tardar até quinze (15) de abril, os quais deverão assumir suas funções até 1o de julho seguinte.

Art. 65 – Nenhum Clube ou associado poderá solicitar fundos ou qualquer tipo de contribuição a outro Clube, exceto em casos de calamidade pública.

(7)

Art. 66 – O Clube não visará benefícios ou vantagens de ordem pessoal, para seus associados, nem permitirá a seus membros servirem-se dele em proveito de suas aspirações particulares, políticas ou de qualquer índole.

TITULO IX

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 67 – O Patrimônio do Distrito é constituído por bens móveis, imóveis, direitos, títulos e numerários que possui.

Art. 68 – O superávit de cada exercício será, obrigatoriamente, revertido ao Patrimônio, constituído em fundo de reserva com movimentação dependendo de autorização do Conselho Distrital.

Art. 69 – A sede do Distrito será na cidade indicada pelo Governador.

Art. 70 – Os Clubes, bem como seus associados, não respondem pelas obrigações do Distrito.

Art. 71 – Nenhum dos cargos mencionados neste Estatuto será remunerado. Art. 72 – Qualquer alteração deste Estatuto somente será apreciada através de proposição apresentada à Convenção Distrital, pelo Conselho Distrital ou subscrita por um mínimo de vinte Clubes.

- a alteração deverá ser aprovada pelo voto afirmativo de 2/3 dos Delegados inscritos; e

2o – toda alteração deste Estatuto só terá validade e aplicação a partir do exercício seguinte ao da Convenção Distrital que a aprovar.

Art. 73 – O Distrito poderá ser extinto se obedecidas as normas estabelecidas por Lions Internacional, desde que:

a) a dissolução tenha sido fundamentada pelo Conselho Distrital ou por manifestação da maioria dos Clubes ativos do Distrito;

b) obtenha a aprovação de 2/3 dos votos dos Delegados inscritos na Convenção Distrital Extraordinária, especialmente convocada com essa finalidade. Art. 74 – O Governador tem prazo de dez (10) dias contados da decisão do Conselho Distrital ou do recebimento da manifestação dos Clubes, para convocar a Convenção que deverá realizar-se dentro de quarenta e cinco (45) dias.

Art. 75 – A Convenção deverá nomear, se for o caso, liquidante, pessoa jurídica ou física, outorgando-lhe poderes especiais para praticar os atos aprovados e necessários a essa finalidade.

Parágrafo Único – em caso de extinção, os bens do Distrito serão doados a uma entidade nacional à escolha da Convenção Distrital Extraordinária, convocada com fim específico da extinção do Distrito.

Art. 76 – Os Coordenadores Interclubes terão a incumbência de promover encontros leonísticos com os clubes e tudo mais em favor de entrelaçamento da amizade entre os componentes dos clubes de sua jurisdição.

Art. 77 – Os Clubes de Lions poderão instituir Clubes de Leo, desde que cada Clube de Lions assuma toda responsabilidade perante Lions Internacional quanto ao seu funcionamento e obrigações.

Art. 78 – Os casos omissos serão resolvidos pelo Governador, “ad-referendum” da Convenção Distrital, onde deverá receber homologação.

Art. 79 – Revogam-se as disposições em contrário.

Referências

Documentos relacionados

Para congelar alimentos frescos, active la función Fast Freezing al menos 24 horas antes de introducir los alimentos en el compartimento congelador.. Coloque los alimentos que vaya

– As convocações devem ser feitas pelo Presidente de Divisão, com a antecedência mínima de quinze (15) dias, dando-se das mesmas, comunicação prévia

O perito nacional é responsável por (i) realizar o diagnóstico da qualidade dos laboratórios identificados em seu país e propor um plano de melhoria para cada laboratório;

Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, em uma perspectiva preventiva à essa operação (uma vez que os agentes estatais não adotaram nenhuma medida assecuratória

As amostras da bebida elaborada a partir do extrato hidrossolúvel da amêndoa da castanha de caju (ACC) e suco de manga obtiveram boa aceitação da aparência (Figura 1),

Para usar os recursos é preciso adquirir um adaptador, cha- mado de Flex Mount, para conectar os acessórios de iluminação aos flashes. Para cada marca e modelo diferente de flash

Aplicaremos o modelo proposto para analisar o comportamento ao longo do tempo da correlação entre quatro importantes índices financeiros latino americanos – MERVAL (Índice de

A palavra foi franqueada ao Presidente do Distrito LEO CL Carlos Mateus que expôs o quadro situacional do Distrito LEO, que atualmente conta com 18 clubes de LEOs, ele destacou