• Nenhum resultado encontrado

Medidas de prevenção e proteção

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Medidas de prevenção e proteção"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Medidas de

prevenção

e proteção

no escritório e no terreno

(2)

Segundo a Organização Mundial da Saúde, um dos seis critérios a ter em conta

na suspensão/levantamento das medidas restritivas impostas no âmbito da

pandemia COVID-19 é a existência de medidas preventivas nos locais de trabalho.

No Grupo, temos a convicção que

é uma obrigação das empresas a

implementação dessas medidas e um dever dos colaboradores o cumprimento

de todas as orientações que permitem que o regresso ao trabalho seja feito em

segurança, por todos.

Este documento sistematiza as medidas implementadas nas instalações do Grupo

e os comportamentos a adotar no escritório e no terreno, para garantir o normal

funcionamento das nossas empresas, numa lógica de prevenção, e a máxima

proteção de cada um.

Estamos prontos para regressar!

Medidas de prevenção e proteção

É bom estar de volta

Esta informação não dispensa a consulta do Plano de Contingência do Grupo e demais informação disponibilizada em: https://procme-covid19.com

(3)

Monitorize a temperatura corporal antes de sair de casa e no regresso. Em caso de febre, tosse ou dificuldade em respirar, contacte o SNS, fique em casa e alerte a sua chefia direta.

Medidas de proteção individual

Em caso de dúvida ligue

Na empresa disponibilizamos máscara, luvas e gel desinfetante mas é importante que os tenha sempre consigo, especialmente se se desloca em transportes públicos.

Protegendo-se, protege os que o

rodeiam em casa, no trabalho e na

comunidade

Ao espirrar ou tossir faça-o para um lenço de papel ou para o antebraço. Deite o lenço no lixo e lave as mão de seguida.

Lave as mãos frequentemente, já que elas são um dos principais veículos de transmissão do vírus. Evite o contacto com superfícies como corrimãos, maçanetas, manípulos,

(4)

Sinalética

PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CIRCULAÇÃO OCUPAÇÃO DE ESPAÇOS USE MÁSCARA USE LUVAS ETIQUETA RESPIRATÓRIA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS DISTÂNCIA SEGURANÇA

INDICAÇÃO DE CIRCULAÇÃO INDICAÇÃO LOCAL ESPERA QUANDO EXISTE ELEVADOR: OCUPAÇÃO E POSIÇÃO DE SEGURANÇA

Nas instalações

INDICAÇÃO OCUPAÇÃO MÁXIMA DAS SALAS , UTILIZAÇÃO WC, ETC.

USO DAS COPAS

UTILIZAÇÃO DAS COPAS (quando existirem)

Nas instalações vai encontrar sinalética

que o ajudará a cumprir as orientações de

prevenção e proteção

(5)

Distanciamento social Cumpra a distância de segurança mínima de 2m. Os cumprimentos com contacto físico devem ser evitados. Evite aglomerados de pessoas.

Nas instalações

Proteção Ao entrar no edifício deve colocar máscara (caso não tenha estão disponíveis nas receções ou com as administrativas das instalações).

O uso da máscara é obrigatório durante a circulação nos espaços comuns, incluindo open space e gabinetes partilhados, e em zonas em que não seja possível cumprir a distância mínima de segurança.

Cumpra as orientações de

prevenção e proteção

As luvas são indispensáveis no contacto com papel, impressoras, bebedouros ou outras superfícies de uso comum (mais do que 1 colaborador).

Eliminação Coloque os EPIs descartáveis e resíduos de limpeza (lenços de papel, toalhetes, etc.) dentro de um saco plástico fechado, no contentor de lixo identificado para o efeito.

(6)

Cumpra as orientações de

circulação e ocupação de espaços

Nas instalações

ESPERE AQUI

Nas instalações circule sempre pela sua direita e sempre com máscara.

Mantenha-se na sinalética, por forma a cumprir a distância de segurança, à entrada dos edifícios ou nos pontos onde ela exista.

Privilegie o uso das escadas, mantendo sempre a regra de circulação pela direita e respeitando o distanciamento. Caso exista elevador, respeite o

número máximo de pessoas permitido bem como a posição de segurança dentro do mesmo.

(7)

Cumpra as orientações de

circulação e ocupação de espaços

Nas instalações

Salas reuniões Respeite a ocupação máxima das salas de reuniões e privilegie as conversas online.

WC

Respeita as indicações à entrada das instalações sanitárias. WC

Postos trabalho

Com as novas regras de ocupação de espaços, apenas poderão ser ocupados os postos de trabalho com barreira de proteção acrílica. Não estranhe caso o seu lugar de trabalho não seja o mesmo, pois pode ser necessário adequar o layout a esta nova realidade por forma a existir uma secretária vaga entre 2 postos ocupados. Temos de garantir a segurança de todos.

Limpe/desinfete os equipamentos e acessórios (rato, teclado, telemóvel, telefone fixo, superfície da secretária, etc.) com frequência.

(8)

Medidas de higienização e proteção

implementadas

Nas instalações

Desinfeção e limpeza Para além das limpezas diárias, foi efetuada uma desinfeção e foram introduzidas novas rotinas nas instalações. Durante o dia serão efetuadas mais 4 rondas para desinfeção dos WC, copas e pontos de contacto

(botões, puxadores, bebedouros, etc.). Sem prejuízo da intervenção da equipa de limpeza, tenha o cuidado de ir

limpando o seu posto de trabalho e de o desinfetar à chegada e antes de sair. AVAC e ventilação natural Na ventilação mecânica estão a ser cumpridas todas as recomendações

da DGS. A equipa de manutenção reforçou as intervenções e as unidades de tratamento de ar novo foram preparadas para funcionarem em regime de caudal máximo e inexistência de mistura de ar novo com recirculado. As instalações estão preparadas para que seja possível, mesmo em edifícios com sistemas de ventilação mecânica, abrir as janelas durante cerca de 15 minutos, por exemplo, ao chegar ao escritório.

Desinfeção e proteção Nas instalações encontra desinfetante para mãos e superfícies, bem como

(9)

Desinfetar as luvas com solução alcoólica líquida ou em spray no intervalo de tarefas, quando não se justifique a sua troca por deterioração, rompimento ou humidificação. A organização do trabalho deve, sempre que possível, garantir mais de 2 metros de distância entre cada 2 trabalhadores (e transeuntes, clientes, etc.), em todas as direções. Não deve existir qualquer troca de objetos/ferramentas/equipamentos entre trabalhadores e/ou terceiros; Caso seja absolutamente necessário, limpar/desinfetar as mãos e os objetos (na zona de contacto), antes e após cada utilização. Sempre que possível, usar desinfetante em todas as superfícies suscetíveis de terem sido acedidas por

outros (nas últimas 24h) onde se vai intervir. Higienizar o vestuário de trabalho, incluindo luvas e calçado de segurança com spray, gel ou líquido alcoólico após a realização da atividade ou turno, antes da retirada das luvas descartáveis, se aplicável, e da máscara. A remoção do vestuário deve ser feita por forma a evitar o contacto das mãos com a superfície exterior, e devem ser lavadas/desinfetadas as mãos após a remoção do mesmo. O vestuário de trabalho, quando removido, não deve ser misturado com outra roupa, devendo ser lavado em separado e, se possível (não comprometendo as propriedades protetoras do mesmo) a 90ºC (consultar etiquetas do vestuário). Higienizar os locais de contacto frequente no veículo (volante, manípulos, manetes de velocidades) e

colocar em recipiente próprio todos os resíduos e materiais de higienização gerados durante as intervenções ou no final do turno. Entrega e receção de documentos em papel sempre com uso de luvas, efetuar assinatura ou rubrica sem contacto com a superfície e com utilização da própria caneta; os impressos e guias devem ficar intocados por um período não inferior a 72 horas.

Medidas gerais

No terreno

(10)

As equipas devem ser organizadas por forma a ter o menor número possível de trabalhadores por viatura nas deslocações para as obras. Os trabalhadores devem ocupar os lugares na viatura de modo a garantir a máxima distância possível entre si. Durante a viagem devem estar voltados para a frente e não uns para os outros. No final da viagem devem limpar/desinfetar as mãos. Limpar/desinfetar com frequência as superfícies de contacto – volante, manete das mudanças, painel de comandos, pegas das portas, entre outros componentes tocados e partilhados. Cada veículo deverá dispor de produto desinfetante.

Medidas gerais

Nas viaturas

(11)

Sempre que possível transporte consigo para o interior das instalações o mínimo de pertences (casacos, sacos, etc.), já que deve ser evitado o uso de bengaleiros comuns. Caso os leve consigo, coloque-os nas costas da cadeira ou numa área acedida apenas por si.

Outras medidas

Evite o uso de bijuteria ou, caso não prescinda, tenha o cuidado de a desinfetar também.

Caso faça refeições no interior das instalações privilegie fazê-lo na sua secretária, devendo desinfetá-la antes e depois, ou caso o faça em espaços destinados ao efeito faça-o nos horários indicados pelo gestor das instalações.

Evite partilhar comida ou objetos pessoais, como talheres, porque podem conter gotículas que espalhem a infeção.

Quanto menos superfícies de

contágio, melhor a prevenção

Se viaja de transportes públicos Utilize máscara nos transporte coletivos (é obrigatório) Utiliza as escadas, sempre que possível, evitando tocar em corrimãos Se possível, viaje na zona onde haja menos pessoas aglomeradas Ao chegar às instalações desinfete as mãos.

(12)

Proteja-se a si e aos outros

Em caso de dúvida contacte a equipa de contingência através do email

equipadecontingencia@cme.pt

Consulte informação adicional no micro site do Grupo https://procme-covid19.com ou em https://covid19.min-saude.pthttps://covid19estamoson.gov.pt

É bom estar de volta

Referências

Documentos relacionados

Use equipamentos de proteção individual apropriados (equipamento de proteção respiratória com filtro contra vapores/névoas; luvas de proteção de PVC e óculos de

A transferência de veículos entre Unidades Patrimoniais da Administração Centralizada dar-se-á por meio de processo administrativo, com autorização do responsável

Após o exposto acima, formulou-se a seguinte questão de pesquisa: quais as contribuições de uma apropriação do Modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento

Nos resultados referentes a pesquisa do tema Process Management se identificou que os autores Ooi Keng-Boon, Hajo Reijers e Wil van der Aalst foram os que mais

Também fizeram agradecimentos o conselheiro classista Carlos Alberto Amaral Dourado; o conselheiro classista Eduardo Quintanilha Telles de Menezes; o

309 Tabela 3.6.9 - Número de empregados conforme atividade e tamanho da empresa no arranjo produtivo de transformados plásticos da região Nordeste do estado de Santa Catarina –

No Rio Grande do Sul, foram anatomica- mente descritas, até o momento, apenas sete espécies: Eugenia involucrata (Marchiori, 1984); Eugenia mansoi (Marchiori & Santos,

§ 1º Os atletas ficam cientes que deverão assumir no ato da inscrição todos os riscos e danos da eventual suspensão da corrida iniciada, por questões de segurança